21 de junho de 2026

Os princípios da Economia de Francisco

As 12 aldeias temáticas da Economia de Francisco apresentaram ao Papa declaração com propostas para um novo modelo econômico
Imagem de Annett_Klingner por Pixabay

Durante a conclusão do evento Economy of Francesco 2022 (#EoF2022), as 12 aldeias temáticas que fazem parte da Economia de Francisco apresentaram uma Declaração Final. Esta declaração reflete o trabalho e o comprometimento dos membros dessas aldeias e, em 24 de setembro, foi entregue ao Papa Francisco.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A Declaração Final conjunta é fruto de meses de diálogo, pesquisa e propostas desenvolvidas por jovens economistas, empreendedores e ativistas de todo o mundo.

Declaração Final EoF Assis 2022

  1. Políticas para a Felicidade : Nós, como pessoas, famílias, comunidades e cidadãos do mundo, acreditamos que “não podemos nos fazer felizes sem fazer os outros felizes também” e que só podemos alcançar isso adotando novas métricas para o bem comum e encorajando as instituições civis a fornecer o tempo e o espaço necessários para construir relações significativas.
  2. Energia e Pobreza : Defendemos uma transição energética pautada por um processo generativo que permita à nossa sociedade reverter a pobreza e as desigualdades multidimensionais. Propomos um acordo verde social, que compartilhe tecnologias limpas, oriundas de cadeias de valor de produção justas e princípios da economia circular.
  3. Vida e Estilo de Vida : Acreditamos no humanismo integral, que implica um estilo de vida que respeita a dignidade de todos. Comprometemo-nos a educar nossos padrões de consumo, a cuidar da Criação, a impactar positivamente o meio ambiente local e a trabalhar em conjunto com a sociedade civil, a ciência e as instituições ativas, em prol do desenvolvimento do bem comum.
  4. Negócios e Paz : Acreditamos que a paz deve ser um processo contínuo também nos negócios. Isso inclui educação, responsabilidade, conscientização e justiça, com foco no desenvolvimento de um ambiente sustentável que condene investimentos perversos. Uma economia de paz não inclui armas ou negócios que visam apenas a maximização do lucro.
  5. W4E : Comprometemo-nos a ajudar as mulheres a prosperar, a fim de gerar uma mudança transformadora em direção a uma economia humana, sustentável, equitativa e inclusiva. Ninguém fica para trás se nenhuma mulher ficar para trás.
  6. Negócios em transição : A transição é um ciclo virtuoso: primeiro você tem paixão, depois o coração se conecta à mente e depois volta ao normal. Estamos comprometidos em promover novas estruturas econômicas e modelos de negócios sustentáveis ​​que transformem os negócios tradicionais e orientem os emergentes para uma forma mais regenerativa e distributiva de fazer negócios.
  7. Trabalho e Cuidado : Acreditamos firmemente que, por meio do trabalho, somos capazes de participar da criação de Deus, realizando-nos em nossas comunidades. Pedimos uma nova cultura de trabalho que priorize a dignidade das pessoas, reconheça a contribuição de cada trabalhador, gere valor econômico compartilhado e elimine a pobreza no trabalho.
  8. CO2 para Desigualdades : Comprometemo-nos a reduzir a desigualdade, tornando-nos uma aliança viva com os mais vulneráveis ​​em nossas comunidades. Queremos criar espaços significativos para que todos possam ser ouvidos, participem plenamente e tenham maior poder de decisão por meio da educação inclusiva. 
  9. Gestão e Doação : Acreditamos na Gestão como a arte de unir pessoas para o bem comum por meio da liderança comunitária, não da supremacia.
  10. Vocação e Lucro : Vocação e Lucro unem o espiritual e o prático. Permite que as tensões da vida sejam encaradas como fonte de inovação, em vez de medo. Buscamos um equilíbrio entre tarefas e relacionamentos, um equilíbrio que leve à ação. Reconhecemos que muitos nem sequer conseguem pensar em combinar Vocação e Lucro. E somos chamados a mudar isso.
  11. Agricultura e Justiça : Estamos criando uma aliança ecológica integral, cocriando uma nova narrativa coerente que traduzimos em projetos agrícolas. Queremos impulsionar o acesso à terra e aos bens comuns por meio de ações de advocacy, estratégias globais e locais e políticas públicas, baseadas em relações harmoniosas com os povos indígenas, seguindo os passos de São Francisco.
  12. Finanças e Humanidade : Queremos focar no potencial das finanças como instrumento para o desenvolvimento humano integral e o cuidado da criação, à luz do Pensamento Social Católico. Estamos comprometidos a trabalhar local e globalmente em prol de mercados financeiros impulsionados pela fraternidade, cultivando semente por semente e caminhando lado a lado.

Leia também:

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados