20 de junho de 2026

Trump contradiz Netanyahu e aponta fome em Gaza

Presidente norte-americano promete trabalho conjunto com a Europa para fornecer alimentação aos palestinos
Foto: IRNA - via fotospublicas.com

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou a repórteres que o país vai criar “centros de alimentação” em Gaza para lidar com a crise de fome e desnutrição na região em meio ao bloqueio efetuado por Israel.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

“Vamos criar centros de alimentação, e faremos isso em conjunto com pessoas muito boas, e forneceremos fundos, e acabamos de arrecadar trilhões de dólares, conseguimos muito dinheiro e vamos gastar um pouco em alimentos, e outras nações estão se juntando a nós”, disse Trump na segunda-feira.

O pronunciamento de Trump desmente fala do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de que “não há fome em Gaza” e, embora culpe o grupo palestino Hamas pelo atraso na distribuição de ajuda aos civis, o norte-americano destacou que Israel “tem muita responsabilidade” por limitar a chegada de ajuda à região.

Isso é fome de verdade“, disse Trump. “Eu vejo, e não dá para fingir. Então, vamos nos envolver ainda mais.”

As declarações foram feitas em meio a um encontro bilateral do presidente norte-americano com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer – e ambos também vêm a crescente condenação de alguns dos aliados mais próximos dos EUA ao movimento israelense na Palestina.

Embora Trump volte a descartar a ideia de reconhecer a Palestina como Estado, mais de 200 membros do parlamento britânico assinaram pelo reconhecimento imediato. Na última semana, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou que o país reconheceria o Estado da Palestina.

Com Politico e CNN

Leia Também

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Carlos

    29 de julho de 2025 3:37 am

    Atenção.
    Se este apoiador de genocidas pretende se juntar aos esforços para saciar a fome da população ora massacrada em Gaza, o objetivo deve ser atrasar de alguma forma esta ajuda visando mais mortes por fome (munição de Israel deve estar acabando), ou arrumar um jeito de simular algum engajamento de Israel neste esforço para, com esta simulação, conter a crescente escalada mundial contra este estado genocida e mais tarde distorcer a história a favor de criminosos.

  2. Rui Ribeiro

    29 de julho de 2025 2:37 pm

    Quando o cego Trump vem reconhecer essa realidade, a situação está realmente muito crítica.

Recomendados para você

Recomendados