Por jns
VIAGENS NA FRONTEIRA
Uma viagem com Waly Salomão a Cabeça do Cachorro.
Região localizada onde o Brasil faz fronteira com a Colômbia.

‘Não é coagulada, é como a água do Rio Negro, fluindo…
A fronteira tem uma maleabilidade, a fronteira desliza, a fronteira tem uma fluidez.’
Na opinião de Wally, a fronteira é algo transitório e fluido e não um obstáculo demarcatório absoluto que divide territórios geopolíticos, mas é também fluida de subjetividade e – fundamentalmente – de criatividade.
Neste sentido, ao pensarmos nas fronteiras que separam o Teatro e a Literatura, o Cinema e as Artes Visuais, se viajamos com Waly, percebemos a fluidez entre os gêneros artísticos, de modo que um desliza no outro e encontra, na maleabilidade, a sua razão de ser.
Texto publicado no site TEMPO FESTIVAL
nilccemar
4 de março de 2014 6:57 pmQue poeta perdemos com a ida
Que poeta perdemos com a ida de Waly Salomão. Assim nossa cultura vai ficando mais pobre, vão-se tantos seres pensantes e ficam tantos ignorantes.
CELSO ORRICO
4 de março de 2014 7:55 pmlembrando Waly..
lembrando Waly Salomão com quem tive grandes papos na escadaria do Teatro Castro Alves em Salvador, em época de muitos “casacos de generais” e pouca fantasia,,
VAPOR BARATO (letra original)
Sim!
Eu estou tão cansado
Mas não pra dizer
Que eu não acredito
Mais em você
Com minhas calças vermelhas
Meu casaco de general
Cheio de anéis…
Eu vou descendo
Por todas as ruas
E vou tomar aquele
Velho navio
E vou tomar aquele
Velho navio
Aquele velho navio…
Eu não preciso
De muito dinheiro
Graças a Deus!
E não me importa
E não me importa não…
A Minha Honey Baby!
Baby! Baby!
Honey Baby
Oh! Minha Honey Baby!
Baby! Baby!
Honey Baby…
Sim!
Eu estou tão cansado
Mas não pra dizer
Que eu estou indo embora
Talvez eu volte
Um dia eu volto
Quem sabe!
Mas eu preciso
Eu preciso esquecê-la…
A minha grande
A minha pequena
A minha imensa obsessão
A minha grande obsessão…
A Minha Honey Baby!
Baby! Baby!
Honey Baby
Oh! Minha Honey Baby!
Baby! Baby!
Honey Baby…
Uauau! Uauauauau!
Uauau! Uauauauau!…(2x)
Sim!
Eu estou tão cansado
Mas não prá dizer
Que eu não acredito
Mais em você
Com minhas calças vermelhas
Meu casaco de general
Cheio de anéis…
Eu vou descendo
Por todas as ruas
E vou tomar aquele
Velho navio
E vou tomar aquele
Velho navio
Aquele velho navio…
Eu não preciso
De muito dinheiro
Graças a Deus!
E não me importa
E não me importa não…
A Minha Honey Baby!
Baby! Baby!
Honey Baby
Oh! Minha Honey Baby!
Baby! Baby!
Honey Baby..
[video:http://www.youtube.com/watch?v=T_seMS5GHe4%5D
jns
4 de março de 2014 9:00 pmREBECA MATTA
[video:http://youtu.be/31jg7ORfXZo%5D
jns
4 de março de 2014 9:27 pmWALY
antonio francisco
5 de março de 2014 9:50 amDizem que São Gabriel da
Dizem que São Gabriel da Cachoeira fica naquela região, será?
http://oeldoradoeaqui.blogspot.com.br/2010/08/sao-gabriel-da-cachoeira.html
jns
5 de março de 2014 7:29 pmCABEÇA DO CACHORRO
A fronteira do Brasil com a Venezuela, em uma aréa 10 milhões de hectares, no extremo Oeste do Amazonas é conhecida como Cabeça do Cachorro. Na região,vivem cerca de 40 mil habitantes, 95% deles indigenas. Nessa aréa, a Força Aérea Brasileira está ampliando uma pista de pouso para melhorar a infraestrutura. O trabalho, no município de São Gabriel da Cachoeira tem o objetivo de resgatar a cidadania dos grupos indígenas e fortalecer as ações militares na fronteira do Brasil.
Cabeça do Cachorro, uma região do extremo noroeste do Brasil, tem esse nome por causa de sua forma no mapa. Com 200 quilômetros quadrados, duas fronteiras (Colômbia e Venezuela), 23 etnias e quatro idiomas, é uma complexa área da selva amazônica. Possui também, desde 23 de maio de 2005, uma unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), o Destacamento de Aeronáutica de São Gabriel da Cachoeira (DASG).
Ao chegar a São Gabriel da Cachoeira (AM), a cidade mais importante da região, percebe-se um cenário é deslumbrante. Banhada pelo Rio Negro, São Gabriel, possui praias de branquíssimas areias. Com 40 mil habitantes, sede da Brigada de Infantaria de Selva, a cidade possui problemas de infraestrutura, comunicação e transporte.
Os limites desta região do noroeste do Amazonas foram demarcados em 1907 pelo Tratado de Bogotá, que estabeleceu as atuais fronteiras entre a Colômbia e o Brasil. O local possui várias áreas demarcadas em favor das comunidades indígenas existentes no local.
São Gabriel da Cachoeira é o município onde está a região chamada “Cabeça do Cachorro”. O município está distante 852 quilômetros da capital do estado, Manaus. São Gabriel situa-se na bacia do Alto Rio Negro. Limita-se ao norte com a Colômbia e a Venezuela, ao sul e ao leste com o município de Santa Isabel do Rio Negro, ao sul com o Japurá e com a Colômbia. Boa parte do seu território é abrangido pelo Parque Nacional do Pico da Neblina.
O município é considerado um ponto estratégico pelo país, e por essa razão a cidade é classificada como área de segurança nacional, pela lei federal nº 5.449. Foi o primeiro município brasileiro a escolher prefeito e vice-prefeito indígenas, já que em outubro de 2008, foram eleitos Pedro Garcia, da etnia tariana, para prefeito; e André Baniwa, da etnia Baniwa, para vice-prefeito. No município, nove de cada dez habitantes são comprovadamente indígenas. É o município com maior número de indígenas no país.