24 de junho de 2026

Escola de samba com enredo em homenagem a Lula não teve favorecimento exclusivo do governo federal

Valor investido é igual entre todas escolas, sem distinção de enredo
Ricardo Stuckert/Presidência da República

O governo federal investiu R$ 12 milhões no Carnaval 2026 do Rio, distribuídos igualmente entre 12 escolas do Grupo Especial.
Deputado Kim Kataguiri questionou repasse à Acadêmicos de Niterói, que homenageia Lula, mas Embratur rebateu favorecimento.
Carnaval 2025 movimentou R$ 8,8 bilhões no RJ; Acadêmicos de Niterói estreia com enredo sobre Lula, primeira vez no Grupo Especial.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

O governo federal investiu R$ 12 milhões no Carnaval 2026 do Rio de Janeiro, o mesmo valor destinado em 2025, distribuído igualmente entre as 12 escolas de samba do Grupo Especial. A polêmica sobre suposto favorecimento à Acadêmicos de Niterói, que estreia no Grupo Especial homenageando o presidente Lula, foi rebatida pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que reforçou que o patrocínio beneficia todas as escolas sem distinção de enredo.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A polêmica surgiu quando críticos da direita passaram a questionar um suposto favorecimento federal à agremiação. O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) chegou a protocolar uma ação popular pedindo a suspensão do repasse de R$ 1 milhão à escola, alegando possível desvio de finalidade em ano eleitoral. Na prática, o patrocínio é o mesmo do ano anterior e não beneficia uma escola específica, mas sim o Carnaval do Rio como um todo, evento que gera impacto direto na economia nacional.​

Distribuição dos recursos públicos

Conforme explicou Marcelo Freixo, presidente da Embratur, em vídeo gravado na Cidade do Samba, os R$ 12 milhões do governo federal são distribuídos igualmente entre todas as escolas do Grupo Especial mediante contrato com contrapartida e promoção. “Foram 12 milhões no ano passado e 12 milhões esse ano, o mesmo valor”, afirmou Freixo.​

Além do aporte federal, a Prefeitura do Rio de Janeiro investe R$ 24 milhões também via contrato com a Liesa, distribuídos igualmente entre todas as escolas. O governo estadual fluminense completa o financiamento público com R$ 40 milhões, totalizando R$ 76 milhões divididos entre as 12 agremiações.​

O Grupo Especial do Carnaval carioca mantém 12 escolas de samba, conforme regulamento da Liesa para 2026, com sistema de acesso e rebaixamento em que apenas uma escola sobe e uma desce. Cada escola gasta entre R$ 16 e R$ 17 milhões por desfile, segundo informações da própria Liga.

“Se uma escola homenageia o Lula, se outro homenageia a Rita Lee, se outro vai homenagear o Ney Mato Grosso, essa é uma escolha de cada escola. O enredo é do interesse e da prioridade da própria escola”, explicou Freixo. Ele ressaltou que a Embratur é “um órgão de promoção do Brasil e não de censura”, e que não cabe ao governo avaliar os enredos.

Retorno econômico do investimento

O Carnaval 2025 do Rio de Janeiro movimentou aproximadamente R$ 8,8 bilhões na economia fluminense, considerando efeitos diretos, indiretos e induzidos – alta de 39,7% em comparação com 2024. O impacto direto dos gastos com hospedagem, alimentação, transporte e lazer chegou a R$ 3,4 bilhões durante o período, crescimento real de 36% em relação ao ano anterior.

A festa registrou ocupação hoteleira de 98,5% na capital, com mais de 8 milhões de pessoas circulando pela cidade durante os dias de folia. O setor de bares e restaurantes teve faturamento superior a R$ 1,4 bilhão, e apenas os quiosques da orla registraram aumento de 30% no faturamento em relação aos dias comuns de verão.

“O Carnaval do Rio de Janeiro é a maior promoção do Brasil no mundo”, afirmou Freixo, reforçando que o investimento público é estratégico para atrair turistas, gerar emprego e renda. A arrecadação municipal com ISS proveniente de serviços relacionados à folia superou R$ 220 milhões em 2025.

O enredo sobre Lula

A Acadêmicos de Niterói, campeã da Série Ouro em 2025 e estreante no Grupo Especial, desfilará no dia 15 de fevereiro com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. O carnavalesco Tiago Martins, em parceria com o enredista Igor Ricardo, criou uma narrativa que parte da referência ao mulungu, árvore típica do agreste, para simbolizar a infância de Lula e os caminhos que o levaram à política e à liderança sindical.

Esta é a primeira vez que Lula será tema de um desfile no Grupo Especial do Rio de Janeiro. O samba-enredo, assinado por Teresa Cristina, Paulo César Feital, André Diniz, Fred Camacho, Júnior Fionda e Lequinho, conta a trajetória do presidente desde o sertão de Pernambuco até a Presidência da República.

O presidente da escola, Wallace Palhares, justificou a escolha: “É um enredo forte para uma escola que está chegando agora. O time é todo formado por pessoas que vieram de periferias e foram beneficiadas por programas sociais. Esse enredo casa com a identidade da escola e de seus componentes”.

Icaro Brum

Repórter no Jornal GGN, produtor e apresentador do Programa “Em Movimento” na TV GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

4 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Carlos

    9 de fevereiro de 2026 9:44 am

    Lamentável … querer disfarçar o óbvio. Isso aí é a maior apelação. Antigamente a gente chamava de ‘jabá’, quando pagavam para tocar uma música na rádio. É a mesma coisa, e por sinal o samba ficou ridículo. Escola vai voltar pro segundo grupo (com o bolso cheio).

  2. Paulo Dantas

    10 de fevereiro de 2026 10:46 am

    Não deveria ter aceito, mas a vaidade é o pecado favorito do diabo …

  3. +almeida

    11 de fevereiro de 2026 2:31 am

    UM TIRO PELA CULATRA

    Eu penso que alguns fatos não estão sendo citados e tão pouco explorados, como deveria. Nessa celeuma, em que uma determinada escola de samba usa como tema de enredo uma figura política viva, em pleno exercício e candidato a reeleição, deve-se também colocar nesse balaio, que:
    não foi lembrado ou pode estar sendo ignorado, o tempo inicial percorrido por uma escola de samba, para se posicionar e se envolver de corpo e alma, na disputa pelo título maior do Carnaval, que é desfile das grandes escolas de samba, no grupo principal.
    O que também precisa se levar em conta o tempo corrido para a escolha e divulgação do tema de enredo; o tempo corrido que as pesquisas dos compositores e equipes de auxilio levaram aram peneirar fatos históricos para a elaboração do enredo; o tempo que os diversos compositores se dedicaram para a criação de seus sambas enredo; o tempo usado nas diversas etapas na disputas e apresentações nas quadras de ensaio e o tempo total desde o início de todo o processo criativo e artístico para preparar a escola, até a data que começaram a questionar se a escolha do politico é uma propaganda eleitoral antecipada ou não.vemos que após tanto tempo e após às divulgações de tantas notícias te informações, se passaram uma longa eternidade sem que ninguém contestasse esse fato.
    A contestação do lado reclamante provocou uma publicidade imensa e inesperada ao lado contestado, que este até deveria agradecer pela grande tacada de mestre ao avesso, que o lado dos reclamantes promoveram.

  4. Josué S. Silva

    12 de fevereiro de 2026 4:50 pm

    O carnaval do Rio de Janeiro é uma atração global, apresenta um determinado Brasil para o mundo. O Lula é também um líder mundial. Essa homenagem feita pela escola de samba será vista como natural e positiva para o proprio carnaval, para o reconhecimento do Brasil e para o próprio Lula como estadista brasileiro. Por outro lado, os movimentos sociais de Niteroi, os beneficiários dos projetos do Lula, o próprio vereador petista da escola de samba decidiram homenagear o político a que eles creditam merecedor da homenagem. Estão errados? Chico Mendes foi homenageado em dois carnavais, 1991 e 2023 mas já havia sido assassinado, Getúlio Vargas em tres (1956, 1985, 2000) mas também ja havia falecido. A diferença é esta, o reconhecimento do valor de Lula esta se dando com Lula ainda em vida. Melhor. Tanto oposição quanto situação terão uma colorida, musical e dançante oportunidade de refletir sobre um brasileiro, ainda vivo.

Recomendados para você

Recomendados