Na manhã desta sexta-feira, 1º de maio, a Agência de Notícias Oficial do Irã (IRNA) informou que o país enviou uma nova proposta de mediação visando ao fim da guerra com os Estados Unidos. O texto foi entregue ao Paquistão, que tem atuado como mediador de um acordo de paz entre as nações.
Segundo a IRNA, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baqaei, declarou que o fim da guerra e o estabelecimento de uma paz sustentável continuam sendo as prioridades de Teerã nas negociações com Washington.
O novo esforço diplomático surge após um fim de semana de intensas movimentações em relação ao Estreito de Ormuz. No último sábado e domingo, as partes chegaram a um pré-acordo para garantir a livre circulação de navios petroleiros e evitar o bloqueio da via, considerada o principal ponto de escoamento de energia do mundo.
Após um cessar-fogo entre o Irã e os Estados Unidos em 7 de abril, os dois lados realizaram negociações mediadas pelo Paquistão em Islamabad, no dia 11 de abril. No entanto, a conversa foi concluída sem acordo. Até o momento, não foi informado se os Estados Unidos já receberam a nova proposta.
- Sergio Moro perde força por proximidade com Flávio Bolsonaro, diz Esmael Morais
- “Lava Master” e o esquema de vazamentos que mira o STF e o Banco Central
- Na Marcha para Jesus, Flávio Bolsonaro fala em “guerra espiritual” e diz que “o mal vai ser expulso do governo do Brasil”
- Deputados da base do governo vão aos EUA pedir fim do tarifaço e defender o Pix
- Fachin autoriza AGU a defender Moraes em processo da Trump Media e Rumble
Deixe um comentário