24 de junho de 2026

Keiko Fujimori vence eleição e assume presidência de um Peru polarizado

Com 99,9% das urnas apuradas, candidata de direita atinge vantagem irreversível; oponente de esquerda fala em fraude e pede recontagem
Reprodução

▸ Keiko Fujimori lidera com 50,11% dos votos, quase 43 mil votos à frente de Roberto Sánchez no Peru.

▸ Sánchez não reconhece resultado, acusa fraude e pede recontagem dos votos externos decisivos.

▸ Fujimori será a nona presidente em 10 anos, assumindo após crise política e sucessivos afastamentos.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

A candidata de direita Keiko Fujimori, do partido Fuerza Popular, alcançou uma vantagem insustentável na apuração dos votos do segundo turno e deve ser confirmada como a nova presidente do Peru. Até a manhã desta quarta-feira (24), com 99,859% das urnas processadas, Fujimori somava 9.206.241 votos (50,11%) contra 9.162.855 (49,88%) de Roberto Sánchez, do partido de esquerda Juntos por el Perú.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A diferença de 43.386 votos consolidou-se como irreversível. Segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), restam cerca de 40 mil votos a serem contabilizados, o que matematicamente impede uma virada de Sánchez, mesmo que ele obtenha a totalidade das cédulas restantes.

A imprensa peruana projeta a proclamação oficial do resultado ainda para esta quarta-feira. Filha do ex-ditador Alberto Fujimori, Keiko torna-se a primeira mulher eleita para a presidência do país por voto direto, após ter sido derrotada nas últimas três disputas presidenciais em que concorreu.

Contestação e denúncia de fraude

O encerramento da apuração, contudo, não dissipa o cenário de forte polarização política. O candidato esquerdista Roberto Sánchez declarou publicamente que não reconhecerá o resultado das urnas e convocou apoiadores para manifestações no próximo sábado (27). Sánchez argumenta que o processo foi alvo de manipulação e informou que acionará a Justiça para exigir uma recontagem.

“Acreditamos que houve manipulação da votação. Não reconheceremos o governo de Fujimori”, disse Sánchez.

O partido do candidato questiona especificamente a contagem dos votos emitidos por cidadãos peruanos no exterior, que foram decisivos para a virada de Fujimori na reta final da apuração. Na segunda-feira (22), a campanha de Sánchez protocolou um recurso para tentar anular esses votos externos. Especialistas em direito eleitoral ouvidos pelo jornal local El Comercio, no entanto, afirmam que o pedido carece de fundamento jurídico e funciona como estratégia para postergar a oficialização do pleito.

Histórico de instabilidade

Fujimori assumirá o comando de uma nação marcada por uma severa crise institucional crônica. Ela será a nona presidente do Peru em um intervalo de dez anos.

A líder da direita substituirá o presidente interino José María Balcázar Zelada, que governa o país há apenas quatro meses. Zelada assumiu o posto após a destituição de José Jeri pelo Congresso por má conduta, decorrente de reuniões não declaradas com empresários chineses.

A linha sucessória recente expõe a fragilidade política local: a antecessora de Jeri, Dina Boluarte, também foi afastada por escândalos de corrupção. Boluarte havia assumido o cargo após a prisão de Pedro Castillo, detido depois de tentar dissolver o Congresso e decretar estado de exceção em uma tentativa de evitar seu próprio impeachment.

LEIA TAMBÉM:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados