Foto Gustavo Miranda

Enviado por Felipe A. P. L. Costa
ABL não merece Conceição Evaristo
Por F. Ponce de León, do blogue Poesia contra a guerra
Soube, ontem (20/6), por meio de matéria do Jornal GGN (ver aqui), que a escritora e professora universitária Maria da Conceição Evaristo de Brito (nascida em 1946) teria oficializado sua candidatura a uma vaga na Academia Brasileira de Letras. Para mim foi uma surpresa, embora eu ainda não tenha conseguido enxergar o lado bom da notícia.
Evaristo seria candidata à cadeira no. 7, vaga desde o falecimento do cineasta Nelson Pereira dos Santos (1928-2018). O primeiro ponto a se destacar aqui é este: diferentemente de Santos, Conceição Evaristo é uma escritora de verdade. Mas é igualmente importante dizer o seguinte: Santos não era nenhum gaiato oportunista, daqueles que prosperam pelos palácios e salões reluzentes da Colônia. (Lugares assim, sobretudo em países culturamente atrasados, atraem todo tipo de espertalhão – incluindo políticos influentes e semianalfabetos endinheirados. Em entrevista recente, por exemplo, o sr. Paulo Coelho não se furtou a dizer que, para ele, a eleição para a ABL era apenas uma conquista a mais [ver aqui]. Depois de eleito, o dublê de guru e escritor tratou de sumir. E mais: passou a se vingar de antigos desafetos, gente que outrora o criticava e que agora vinha até a sua porta, atrás de apoio e voto…).
O problema é que para manter de pé uma instituição ‘literária’, a cota de bufões precisa ser contrabalançada pela presença de um punhado de escritores de verdade, ainda que em quantidade mínima. Em meio a um elenco recheado de espertalhões, não há como negar que a ABL abriga alguns poetas e romancistas de respeito. A presença de Evaristo, no entanto, seria um trunfo e tanto (literário e político). A rigor, não seria exagero dizer que a intituição ganharia um lastro que ainda não tem (ou nunca teve). No lugar da escritora, eu não me candidataria – a ABL simplesmente não merece Conceição Evaristo.
Seja como for, espero que ela continue brindando a todos nós, leitores, com versos e beleza, como no exemplo abaixo [1].
Eu-mulher
Conceição Evaristo
Uma gota de leite
me escorre entre os seios.
Uma mancha de sangue
me enfeita entre as pernas
Meia palavra mordida
me foge da boca.
Vagos desejos insinuam esperanças.
Eu-mulher em rios vermelhos
inauguro a vida.
Em baixa voz
violento os tímpanos do mundo.
Antevejo.
Antecipo.
Antes-vivo
Antes – agora – o que há de vir.
Eu fêmea-matriz.
Eu força-motriz.
Eu-mulher
abrigo da semente
moto-contínuo
do mundo.
*
Nota
[1] Poema publicado em livro em 1995. Extraído do blogue Poesia contra a guerra. Sobre a obra da autora, ver, por exemplo, artigos em Um tigre na floresta de signos (Maza, 2010), organizado por Edimilson de Almeida Pereira.
*
jcordeiro
22 de junho de 2018 12:43 pmAlerta
Nassif: tô com o Leon, agradecendo ao Felipe. A ABL, hoje mais parecendo um antro, não quer Conceição pelo seu talento, mais para promover-se. Infelizmente, a Casa de Machado de Assis nisso transformou-se. Um palco onde, salvo as excessões que a regra comporta, desfilam os egos mais baixos e estranhos. Espero que ela não seja atraida pelo canto da sereia, com risco de inscrever na música magistralmente cantada por Cauby Peixoto — “Conceição”
Conceição / Eu me lembro muito bem / Vivia no morro a sonhar / Com coisas que o morro não temFoi então / Que lá em cima apareceu / Alguém que lhe disse a sorrir / Que, descendo à cidade, ela iria subirSe subiu / Ninguém sabe, ninguém viu / Pois hoje seu nome mudou / E estranhos caminhos pisouSó eu sei / Que tentando a subida desceu / E agora daria um milhão / Para ser outra vez Conceição
ze sergio
22 de junho de 2018 12:47 pm88 ANOS DE DITADURA FASCISTA. LOBO EM PELE DE CORDEIRO
Já tivemos uma Republica Liberal e Democrática baseada no Voto Livre e Facultativo. República construída sobre os Alicerces da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Vanguarda Economica e Socialista para espelho do Mundo. Não eram precisos cotas para que o mulato Machado de Assis fosse uma das nossas Referências Intelectuais e Literárias. Somente Machado de Assis?!!! E ainda existiam Lima Barreto, Cruz e Souza, José do Patrocinio,…. Algo que o Racismo Legislado e Institucionalizado e suas Cotas, por nosso último período pseudo-progressista nunca irá igualar ou superar. Prova a Sabedoria Popular: “O caminho do Inferno e calçado por “boas”(?) intenções”. Agora, apenas a incrição para a (branca, elitista, inexpressiva) ABL pela Escritora Conceição Evariso já nos causa espanto. O Brasil é de muito fácil explicação.
Maria Luisa
22 de junho de 2018 1:35 pmSalve Conceição Evaristo
Muito bem colocada a questão dos oportunistas que hoje pululam na ABL. Mas o que pensar de um casa que foi fundada quando a maioria absoluta do povo brasileiro era analfabeto? E que foi criada, visando a Academia Francesa de Letras? De 1897 para ca não foram poucas as vezes que verdadeiros intelectuais, escritores, recusaram a candidatarem-se à ABL por saber de sua propensão às aparências e ao carreirismo.
Andre Araujo
22 de junho de 2018 2:02 pmMas exatamente porisso não
Mas exatamente porisso não entendo porque Conceição Evaristo quer fazer parte da ABL.
Se a Casa é tão ruim porque pedir ingresso nela?
A ABL faz parte de um ritual, exite nos paises de lingua latina e recebe as mesmas criticas na Frnça, na Espanha, em Porugal e no Brasil, nunca existiu ubanimidade nas suas escolhas, nem nos tempos da boa literatura brasileira, tambem na França sempre houve discussões a respeito do ingresso de politicos na Academia, tradição de lá que copiamos aqui.
joel lima
22 de junho de 2018 8:47 pmQue Conceição Evaristo faça
Que Conceição Evaristo faça que nem fez o maior poeta brasileiro do século XX, Drummond = deu uma esnobada na ABL. Aliás, uma organização que aceita um escritor como Paulo Coelho, que não só escreve mal como faz questão de falar mal de quem escreve bem – como Joyce e Proust – não deveria atrair quem faz literatura de verdade.