
Braço direito do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) na Secretaria de Governo, Leonardo Américo Silveira de Oliveira, foi alvo de um mandado de condução coercitiva nesta sexta-feira (25) em Salvador.
A Operação Vigilante, parceria da Polícia Federal com o Ministério da Transparência, apura fraudes em licitações para o transporte escolar em Malhada das Pedras, município do sudoeste baiano a 690 km de Salvador.
O mandado não chegou a ser cumprido porque Américo estava em viagem, na cidade de Petrólolis (RJ). Ele informou que se apresentaria na segunda-feira (28) na sede da PF em Salvador.
Américo ocupa desde de 29 de junho deste ano um dos cargos mais importantes da Secretaria de Governo, a subchefia de Assuntos Federativos da Presidência, responsável pela relação com prefeitos. Ele faz parte do diretório do PMDB na Bahia e foi indicado por Geddel para o cargo.
Ele é dono da empresa Serbem Serviços e Locações, que prestou serviços de transporte escolar em Malhada nas Pedras, num contrato de R$ 1 milhão, entre março e junho deste ano. O contrato foi encerrado pouco antes de ele assumir o cargo no governo Temer.
“Temos farto material que aponta para um superfaturamento dos contratos e direcionamento nas licitações”, afirma o delegado da Polícia Federal em Vitória da Conquista, Rodrigo Kolbe.
Na operação, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão temporária, dois de prisão preventiva, oito conduções coercitivas e 15 mandados de busca e apreensão. Noventa agentes participam da operação.
Os mandados foram cumpridos em Malhada das Pedras, Salvador, Itagibá, Alagoinhas e São José do Jacuípe.
A investigação aponta para um suposto direcionamento de licitação e superfaturamento do contrato por meio da adulteração da quilometragem de linhas percorridas pelos ônibus escolares.
Segundo apuração do Ministério da Transparência, o valor da quilometragem cobrado era mais que o dobro da distância real percorrida.
Os contratos também apontavam pagamentos relativos a serviços de transporte para 22 dias letivos todos os meses, inclusive no período de férias. O esquema teria gerado prejuízos de R$ 3 milhões.
A Folha procurou Leonardo Américo na manhã desta sexta, mas o telefone celular dele estava desligado.
Dionízio MarinhoD
26 de novembro de 2016 12:23 pmPelo histórico do Geddel
Pelo histórico do Geddel sugiro que seja investigada a operação de compra do apartmento adquirido pelo Geddel.
É possível que nunca tenha ocorrido, sendo, neste caso, um acerto pela aprovação do projeto.
Possivelmente uma boa pesquisa para jornalistas investigativos.
Frederico69
26 de novembro de 2016 2:46 pmé possível
eu ainda acho que eles tem o prédio todo.
já o golpisto deve estar p da vida. se torna presidente e nem consegue ajudar o amigo,anão, irmão camarada.
OBS
26 de novembro de 2016 3:08 pmA parceria PMDB-PSDB de
A parceria PMDB-PSDB de Caetité ressaltada em Brasília
Em 20/11/2015
O presidente do PMDB em Caetité, Leonardo Américo Silveira de Oliveira, participou de Congresso promovido pela FUG – Fundação Ulisses Magalhães, no dia 17 de novembro, em Brasília – DF, juntamente com o Deputado Federal Lúcio Vieira Lima e do ex-ministro Geddel Vieira Lima, com quem tem fortes ligações políticas. O Congresso discutiu sobre programa de governo, estatuto partidário e a respeito da saída do PMDB do atual governo, sendo na opinião de Leonardo Américo uma atitude de coerência ao posicionamento partidário. “O PMDB baiano defende o imediato rompimento com o governo do PT. Nós fizemos parte do PMDB que apoiou Aécio Neves e mantemos nossa bandeira de oposição a essa forma de governar” ratificou.
Na oportunidade, Leonardo Américo esteve no Senado Federal, para uma conversa com o Senador Aécio Neves sobre a realidade do município de Caetité, abordando as suas riquezas naturais, o seu potencial energético eólico, a sua representatividade socioeconômica para a região em que está inserida, além da sua importância para Bahia e para o Brasil. O diretor do PMDB de Caetité adiantou a Aécio sobre a parceria entre o PMDB e o PSDB caetiteense no próximo ano por uma Caetité melhor e convidou o Senador para uma visita ao município, tendo demonstrações do desejo de se concretizar este agendamento já no primeiro semestre de 2016.
___________
http://www.folhadoalgodao.com.br/?lk=4&id=125