A Grande Crise

Ainda sobre a crise econômica e a pandemia, por Victor Leonardo de Araujo

Blog: Democracia e Economia  – Desenvolvimento, Finanças e Política

Ainda sobre a crise econômica e a pandemia

por Victor Leonardo de Araujo

Mais de dois anos depois de iniciada a pandemia da Covid-19, seus efeitos sobre a economia ainda são sentidos. Cadeias produtivas globais foram desarticuladas, em decorrência da adoção de políticas de lockdown por diferentes países em períodos distintos, e sua normalização, prevista para ocorrer ainda durante o ano de 2022, será adiada, já que a China voltou a impor o lockdown em Xangai e Pequim nas últimas semanas. A desarticulação das cadeias produtivas globais tem resultado em prolongamento dos prazos dos processos produtivos e aumento de custos – estes últimos, repassados aos preços, têm desencadeado processos inflacionários, agravados ainda pelo aumento dos preços das commodities em mercados internacionais.

Para economias como a brasileira, que já se encontravam em situação frágil antes da pandemia, os efeitos têm sido mais severos. O Brasil, depois de recuperar os níveis de produto interno bruto (PIB) pré-pandemia, voltou a uma trajetória de estagnação; o mercado de trabalho continua a operar com baixo dinamismo e tem se mostrado incapaz de absorver 13 milhões de pessoas que se encontram desempregadas; retornaram ao País os flagelos da insegurança alimentar e da fome; e mais recentemente, a inflação voltou a assombrar a população brasileira. O presidente Jair Bolsonaro, sempre que pode, volta a responsabilizar as políticas de isolamento social pela tragédia que se abateu sobre o País – o “fique em casa”, em suas palavras. Como as hordas bolsonaristas reproduzem acriticamente esta ideia em diferentes espaços, é sempre pertinente procurar responder à pergunta: o Brasil ainda sofre as consequências do isolamento social de 2020?

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Em primeiro lugar, é preciso dizer que o Brasil jamais conseguiu realizar uma política séria de lockdown durante a pandemia da Covid-19. Em um país com as dimensões do Brasil, somente o governo federal seria capaz de coordenar de forma eficiente uma política séria de lockdown, formulando políticas de preservação da renda de todos/as que fossem afetados/as pela interrupção e fechamento das atividades econômicas. Em vez disso, o que assistimos foram esforços localizados e descoordenados de governos estaduais e municipais em promover políticas de isolamento social que não foram capazes de manter em casa milhões de trabalhadores informais e outros tantos de trabalhadores formais cujos patrões não respeitaram o isolamento social. O Auxílio Emergencial, programa rebaixado de preservação de renda das famílias durante o auge da pandemia, apesar de seus importantes resultados na dimensão social, não teve a capacidade de preservar a renda dos trabalhadores, que continuaram forçados a se expor ao vírus no seu dia-a-dia. O resultado já sabemos: milhões de pessoas se contaminaram com o vírus e centenas de milhares de vidas foram dizimadas enquanto não havia vacina – na sua maioria, pessoas pobres. Como o lockdown, na prática, jamais ocorreu, somente depois do avanço da vacinação é que o Brasil conseguiu de fato controlar a pandemia, ao contrário de outros países, que conseguiram promover momentos de controle parcial e abertura de suas economias após duros lockdowns.

Em suma, a agonia brasileira foi agravada e prolongada pela negação de Bolsonaro em promover o lockdown. Países que realizaram este tipo de política foram mais eficazes em reduzir mais rapidamente o contágio e as mortes e anteciparam a abertura de suas economias, ainda que em condições insuficientes para vencer a pandemia, estando sujeitos a novas ondas (e novos lockdowns) até a descoberta das vacinas. O lockdown permitiu aos países que o adotaram preservar simultaneamente vidas e economia. Já a negação de Bolsonaro dizimou vidas e fragilizou ainda mais a economia.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI),[1] as projeções para o crescimento do PIB em 2022 estão em modestos 0,8%, contra 2,5% da América Latina e 3,6% do mundo – projeções que já consideram os efeitos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Países que fizeram políticas de lockdown (“fique em casa”, no linguajar bolsonarista) crescerão bem mais que o Brasil: 2,9% na França, 2,3% na Itália, 3,7% no Reino Unido, para citar apenas alguns países que levaram a sério políticas de lockdown. A Argentina, cujo governo causa ojeriza ao bolsonarismo e que realizou um longuíssimo lockdown em 2020, deverá crescer 4% em 2022. Todos esses países também cresceram mais que o Brasil em 2021.

O mundo pós-covid também tem vivenciado um processo de aumento da inflação. De fato, trata-se de fenômeno mundial associado em grande parte ao duplo efeito da desarticulação das cadeias produtivas e do expressivo aumento dos preços das commodities em curso desde 2021. Neste ano, a inflação ao consumidor, segundo o FMI, registrou uma média de 3,1% para os países avançados, 4,7% para os EUA, e 2,6% para a Zona do Euro – elevado para os padrões dos últimos anos. As projeções para 2022 seguem altas: respectivamente 5,7%, 7,7% e 5,3%. Nada comparável ao Brasil de Bolsonaro, que opera com IPCA em dois dígitos desde o final de 2021. Aqui, a inflação foi turbinada por uma desvalorização cambial em 2020, volatilidade cambial em 2021, e por uma política de preços de combustíveis que vinha repassando quase imediatamente os aumentos internacionais do preço do petróleo ao preço doméstico. Em 2022, a perspectiva de derrota eleitoral levou Bolsonaro a aumentar a defasagem, mas os preços seguem aumentando.

Em suma: a longa estagnação econômica do Brasil até guarda relação com a pandemia, mas pouco ou quase nada é explicado pelo “fique em casa”, como insistem Bolsonaro e os bolsonaristas. Os efeitos econômicos da pandemia seguem – até porque a pandemia ainda não acabou. Todavia, o Brasil de Bolsonaro ostenta resultados mais frágeis e um horizonte de estagnação e inflação alta, sem perspectiva de superação de uma crise econômica que antecede a pandemia.

Victor Leonardo de Araujo – Professor da Faculdade de Economia da UFF e coordenador do Núcleo de Estudos em Economia e Sociedade Brasileira (NEB)

Blog: Democracia e Economia  – Desenvolvimento, Finanças e Política

O Grupo de Pesquisa em Financeirização e Desenvolvimento (FINDE) congrega pesquisadores de universidades e de outras instituições de pesquisa e ensino, interessados em discutir questões acadêmicas relacionadas ao avanço do processo de financeirização e seus impactos sobre o desenvolvimento socioeconômico das economias modernas. Twitter: @Finde_UFF

Grupo de Estudos de Economia e Política (GEEP) do IESP/UERJ é formado por cientistas políticos e economistas. O grupo objetiva estimular o diálogo e interação entre Economia e Política, tanto na formulação teórica quanto na análise da realidade do Brasil e de outros países. Twitter: @Geep_iesp

O Núcleo de Estudos em Economia e Sociedade Brasileira (NEB) desenvolve estudos e pesquisas sobre economia brasileira, em seus diversos aspectos (histórico, político, macroeconômico, setorial, regional e internacional), sob a perspectiva da heterodoxia. O NEB compreende como heterodoxas as abordagens que rejeitam a hipótese segundo a qual o livre mercado proporciona a melhor forma possível de organização da economia e da sociedade.


[1] INTERNATIONAL MONETARY FUND, World Economic Outlook: war sets back the global recovery, April 2022, World Economic Outlook, April 2022: War Sets Back The Global Recovery (imf.org).

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepauta@jornalggn.com.br.

Leia também:

Do caos à lama, por Daniel Henriques

Os royalties do petróleo podem promover o desenvolvimento regional

Um pedido de socorro, por Daniel Consul

Finde/GEEP - Democracia e Economia

O Grupo de Pesquisa em Financeirização e Desenvolvimento (FINDE) congrega pesquisadores de universidades e de outras instituições de pesquisa e ensino. O Grupo de Estudos de Economia e Política (GEEP) do IESP/UERJ é formado por cientistas políticos e economistas.

Finde/GEEP - Democracia e Economia

O Grupo de Pesquisa em Financeirização e Desenvolvimento (FINDE) congrega pesquisadores de universidades e de outras instituições de pesquisa e ensino. O Grupo de Estudos de Economia e Política (GEEP) do IESP/UERJ é formado por cientistas políticos e economistas.

View Comments

  • A fragilidade econômica do Brasil não é um acontecimento repentino, um incidente. Traz a consequência de tudo o que foi feito ao longo do tempo. O resultado econômico é de acordo com as ações feitas para alcança-lo. Não adianta esperar que o País tenha o resultado do esforço de outros, sem apresentar as alquimias que podem produzir o que está sendo procurado. O nível do PIB brasileiro o coloca entre os principais do planeta e causa a sensação de que aqui não existem necessidades de realizar algo, para ter-se o progresso e a prosperidade. Tudo terá uma geração espontânea: crescimento, desenvolvimento, competitividade, sustentabilidade, produtividade, ciência, tecnologia, inovações, etc. Sempre se está legando a alguém, pessoas ou governos, a responsabilidade de encontrar uma solução bem no "jeitinho brasileiro" que prescinda de esforços. Outrora chamados terceiro mundo, chamados Belíndia (mistura da Bélgica mais a Índia), passou-se a ser denominados: em desenvolvimento. O que oferece uma ideia de ação contínua; logo se o País está em desenvolvimento, as partes do País não precisam nada além do esperar. Uma incessante espera. Se quer ser desenvolvido sem se desenvolver, chegar sem nunca sair, e assim se continua seguindo.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago