Bolívia: candidato socialista Luis Arce vence eleições, aponta boca de urna

A vitória do MAS acontece um ano depois do golpe de Estado que derrubou o ex-presidente Evo Morales.

Foto do Público.pt

Jornal GGN – “Recuperamos a democracia”, disse Luis Arce após boca de urna apontar sua vitória na Bolívia. O candidato do MAS (Movimiento al Socialismo) à presidência da Bolívia celebrou o resultado de boca de urna e afirmou que que o país recupera a estabilidade e a paz social. A vitória do MAS acontece um ano depois do golpe de Estado que derrubou o ex-presidente Evo Morales.

“Irmãs e irmãos: a vontade do povo foi imposta. Foi produzida uma vitória retumbante do MAS-IPSP. Nosso movimento político terá maioria nas duas câmaras. Voltamos milhões, agora vamos devolver dignidade e liberdade às pessoas”, disse Evo Morales em comemoração pela vitória de seu partido MAS.

A autoproclamada presidenta do país após o golpe, Jeanne Añez, reconheceu o resultado eleitoral e a vitória de Arce. “Ainda não temos uma contagem oficial, mas pelos dados que temos, o Sr. Arce e o Sr. Choquehuanca venceram as eleições. Parabenizo os vencedores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia”, escreveu no Twitter.

Segundo o levantamento de boca de urna, Arce conquistou 52,4% dos votos válidos, seguido pelo ex-presidente Carlos Mesa, do Comunidade Cristã, com 31,5%. Luis Fernando Camacho, candidato ultraconservador, foi o terceiro, com 14,1%. Este resultado garante a Arce a vitória em primeiro turno.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador