Milei decreta intervenção nas mídias públicas da Argentina

Federação Argentina dos Trabalhadores da Imprensa chama o ato do presidente de "absolutamente autoritário"

Foto: TwitterX @jmilei

O presidente da Argentina, Javier Milei, decretou intervenção da mídia pública no país. A medida é uma das promessas da campanha do ultradireitista, que, mesmo sem a maioria no parlamento, pode acabar gerando a privatização dessas empresas.

Para que as empresas de mídia pública da Argentina sejam privatizadas, é necessária aprovação legislativa. No entanto, a aprovação pode ser consolidada, uma vez que os meios de comunicação públicos não têm tanta força no país.

Como justificativa para a intervenção, o governo argentino disse que é “necessário otimizar a eficácia e eficiência das ações” da mídia pública. O decreto de Milei exonerou a direção colegiada que dirigia as emissoras e veículos públicos e colocou interventores no lugar. Entre os poderes dos interventores, está o de “operar e manter as sociedades de modo a manter a gestão administrativa com objetivo de tornar sustentáveis ditas empresas”.

Protesto dos trabalhadores da mídia

A Federação Argentina dos Trabalhadores da Imprensa (Fatpren) publicou uma declaração a respeito da intervenção de Milei. De acordo com o documento, o ato do presidente “viola a legislação vigente” e “passa por cima do Congresso e da Nação”.

Ainda na declaração, a Fatpren afirma que os veículos públicos funcionam de acordo com a legislação e através de um “controle democrático do parlamento e do povo”, que a intervenção é “absolutamente autoritária” e que fica clara a intenção do Poder Executivo de privatizar as mídias “para fazer com eles um negócio”.

Leia também:

Isadora Costa

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador