“Se não nos unirmos, ninguém nos dará prosperidade”, diz Mujica sobre América Latina

Renato Santana
Renato Santana é jornalista e escreve para o Jornal GGN desde maio de 2023. Tem passagem pelos portais Infoamazônia, Observatório da Mineração, Le Monde Diplomatique, Brasil de Fato, A Tribuna, além do jornal Porantim, sobre a questão indígena, entre outros. Em 2010, ganhou prêmio Vladimir Herzog por série de reportagens que investigou a atuação de grupos de extermínio em 2006, após ataques do PCC a postos policiais em São Paulo.
[email protected]

O ex-chefe de Estado uruguaio esteve 59º Congresso da UNE e advertiu contra os erros do passado que aprofundaram as desigualdades

José Mujica, ex-presidente do Uruguai, esteve em Brasília para o congresso da UNE. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, fez um apelo nesta quinta-feira (13) à noite pela unidade da América Latina, diante de centenas de jovens participantes do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

“Se não nos unirmos, seremos fracos, ninguém nos dará prosperidade. Eles devem aprender a colaborar com a América Latina”, disse o ex-presidente Mujica.

O ex-chefe de Estado uruguaio considerou que os jovens têm a oportunidade de lutar por um mundo melhor e alertou contra os erros do passado que aprofundaram as desigualdades sociais e econômicas na região.

Aproveitando o fato de estar com centenas de estudantes, Mujica convocou os participantes do fórum a lutar pelos milhões de pessoas que não podem estudar.

Com o presidente Lula 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve com Mujica, com quem mantém estreita relação e amizade. O ex-presidente uruguaio visitou Lula enquanto o presidente esteve preso na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba

“Hoje reencontrei o querido amigo Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai. Conversamos sobre a política sul-americana, a necessidade da re-industrialização da nossa região, os potenciais da reintegração entre os países irmãos e a volta do Brasil ao cenário internacional”, escreveu Lula no twitter. 

Povos negros e indígenas 

Pepe Mujica também denuncia que a América Latina é o continente mais rico do mundo, mas o mais injusto com milhões de indígenas abandonados e comunidades negras discriminadas.

O ex-presidente lembra que na pandemia de covid-19 a região teve mais de 30% das mortes no mundo. Porém, nunca houve uma reunião de presidentes para tratar do problema.

Perda da democracia 

O ex-presidente Mujica alertou sobre a facilidade com que se perde a democracia, justamente por aqueles e aquelas que pedem aos eleitores para cuidar dela, apesar dela não ser perfeita e cheia de defeitos.

LEIA MAIS:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador