Ao nominar o golpe de 2016, Lula dá importante passo para reconstrução democrática, por Luis Felipe Miguel

Em 2016, Dilma foi retirada do cargo com base em pretextos frágeis, que não configuram, de forma nenhuma, crime de responsabilidade.

Ao nominar o golpe de 2016, Lula dá importante passo para redemocratização

por Luis Felipe Miguel

A direita se enfureceu com as referências de Lula ao golpe de 2016.

Um obscuro deputado bolsonarista viu nisso motivo para ingressar com um pedido de impeachment do presidente. O chefe da debilitada e envelhecida ala jovem do neofascismo brasileiro (o MBL), Kim Kataguiri, acionou a AGU contra Lula por “desinformação”.

Factoides baratos, mas que ganham espaço desproporcional na grande imprensa. Editoriais e colunistas também esbravejam contra Lula, pelo crime de ter chamado a deposição de Dilma pelo nome.

O argumento sempre é que o impeachment é um instrumento previsto na Constituição, logo seu uso é legítimo.

A questão, porém, é se este instrumento foi acionado de forma adequada.

Rubens Casara explica de forma didática:

“Cheque é uma ordem de pagamento. Cheque ‘sem fundos’, porém, é um golpe. Impeachment é um instrumento de controle do poder. Impeachment sem ‘crime de responsabilidade’, porém, é golpe. Não se trata de uma questão ‘ideológica’, mas técnica.”

Em 2016, Dilma foi retirada do cargo com base em pretextos frágeis, que não configuram, de forma nenhuma, crime de responsabilidade. Até Michel Temer, em sucessivos atos falhos, já chamou o episódio de “golpe”.

Um golpe ocorre quando partes do aparelho de Estado decidem mudar unilateralmente as regras do jogo, em seu próprio benefício. Foi o que ocorreu em 2016.

Como costuma ocorrer nos “golpes de novo tipo”, as Forças Armadas tiveram papel discreto – embora fossem ganhando maior protagonismo em seus desdobramentos.

E não se tratou de uma intervenção pontual, destinada a retirar uma governante indesejada por alguns, o que já seria ilegal, Foi o momento fundador de um amplo realinhamento político e de implantação de um projeto político que, submetido às regras vigentes, havia sido repetidas vezes derrotado nas urnas.

A ruptura de 2016 levou à implantação de um projeto que não tinha respaldo popular. Portanto, mesmo que se afirme que é o impeachment não foi golpe (e foi), fica claro que ao menos ele foi usado para se desferir um golpe.

É importante marcar isso para deixar claro que o bolsonarismo é apenas a metástase de um projeto de retração democrática que o precede e o transcende.

Ao chamar o golpe de 2016 por seu verdadeiro nome, Lula mostra que sabe que o principal desafio da reconstrução democrática é reincorporar o campo popular como interlocutor legítimo do debate político. Foi isso que o golpe e sua derivação, o bolsonarismo, tentaram impedir.

Luis Felipe Miguel é professor do Instituto de Ciência Política da UnB. Autor, entre outros livros, de O colapso da democracia no Brasil (Expressão Popular).

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected].

Luis Felipe Miguel

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ao vetar o uso do termo “golpe”, o poder de fato quer impedir a aproximação de Lula com o povão. Se o povo acreditar que um governo popular pode ser derrubado daquela forma, terá menos ímpeto para apoiar seu governo. Lula chamar de golpe, mostra que não se deve acreditar que um presidente honesto pode ser facilmente afastado.

    Se foi golpe ou não, os analistas podem até discordar. Mas a bordoada que tomei na cabeça está doendo até hoje…

  2. Por que não assumem que deram um golpe? impediram o fortalecimento da democracia e de maior justiça social. Por esse LIXO que o Brasil se tornou FOI GOLPE, GOLPE, GOLPE.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador