Na HQ Marighella #LIVRE, o guerrilheiro comunista enfrenta duas ditaduras

Uma história em quadrinhos de resistência

Na HQ Marighella #LIVRE, o guerrilheiro comunista enfrenta duas ditaduras

Nesta semana, a Editora Draco lança a HQ Marighella #LIVRE, que tem como protagonista o guerrilheiro comunista Carlos Marighella, um dos principais personagens na luta armada contra a ditadura civil-militar, morto em uma emboscada policial em 4 de novembro de 1969. Mas, já com Getúlio Vargas, Marighella enfrentava a repressão.

O livro traz três histórias com roteiros de Rogério Faria (Corpos-Secos) e desenhos de Ricardo Sousa (ZéMurai) e Jefferson Costa (Jeremias – Pele). As narrativas abordam momentos cruciais da vida desse polêmico personagem – e se misturam com a história do Brasil no século XX – sob uma perspectiva original e com uma mesma abordagem temática: Carlos Marighella está livre. Nunca conseguiram derrotá-lo.

Marighella #LIVRE

A história que dá nome ao álbum conta a prisão do jovem comunista de 24 anos em 1936, às vésperas do Estado Novo, quando era um desconhecido militante do PCB, e como ele resistiu à tortura.

Marighella Em Cartaz

É uma alegoria sobre o momento atual e a violência policial, narrando a prisão do revolucionário no cinema em 1964, durante a ditadura civil-militar, quando, com 52 anos e um tiro no peito, lutou contra 14 policiais.

Marighella Vive

O álbum fecha com uma HQ sobre a covarde execução do célebre guerrilheiro em uma emboscada por agentes da ditadura em 1969, época em que era reconhecido pelos militares como o Inimigo Público nº 1.

A edição tem 64 páginas em preto e branco e arte da capa do artista phillzr (Nós que aqui estamos por vós esperamos), em um belo trabalho que utiliza técnica de colagem para criar imagens e símbolos com milhares de pedaços de papel rasgado e cola. Conta ainda com prefácio de Cynara Menezes, a Socialista Morena, e posfácio de Luis Nassif, do Jornal GGN.

Para promover a obra e complementar as informações sobre o período histórico, a Editora Draco lançou um episódio do podcast Imaginários com uma entrevista com Carlos Augusto Marighella, filho do guerrilheiro. Confira aqui:

https://anchor.fm/editora-draco/episodes/Imaginrios-16—Marighella-Livre-efe92e

Marighella #LIVRE pode ser adquirida pelo site da editora, no endereço: https://editoradraco.com/produto/marighella-livre/

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador