Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

A escola de Economia do ministro Barbosa, por André Araujo

Por André Araújo

Poucos analistas na imprensa tradicional se debruçam sobre a escola de Economia onde um novo ministro se formou. Trata-se de informação importantíssima. Dos anos formativos saem muitas das idéias que embasarão a política econômica do novo comandante do ministério da Fazenda.

A NEW SCHOOL OF SOCIAL RESEARCH – O Ministro Nelson Barbosa é pós-graduado em Economia em uma instituição única no espectro universitário americano, não há outra igual. É a lendaria escola dos anti-sistema, dos fora do “mainstream” do “economics” típico americano…

A New School é contestadora do mainstream na sua origem iconoclasta e desafiadora dos modelos bem pensantes. Optou por uma outra visão da sociedade e da economia, sem ser marxista, mas de ampla visão social no sentido americano de “liberal”, quer dizer, anti-conservador – no Brasil seria progressista.

Criada em 1919 por pensadores ousados fora do espectro conservador, sua grande corrente formativa veio nos anos 30 com os refugiados do nazismo que chegaram a um de seus alicerces, a Unibersidade no Exilio, experimento que trouxe Hanna Arendt, Harold Laski, (fundador e presidente do Labour Party inglês), Thostein Veblen, Albert Hischmann, Erich Fromm, Elsie Parsons, Roscoe Pound, Erwin Piscator (teatrólogo).

O conceito da New School foi reproduzido na França em reação ao colaboracionismo na Ecole Libre des Hautes Etudes, também escola aberta e fora do ranço academicista pesado no qual a França ainda se acorrentava em 1946.

A New School of Social Research é uma universidade completa, que funciona em Nova York em muitos prédios separados, não tem a estrutura clássica do “campus” americano, é uma escola dentro da cidade e que interage com ela.

O campo de estudo da economia seria o que se poderia dizer academicamente completo e abrangente mas o “flavor”, o tempero é keyneisiano, o que no Brasil se chamaria “padrão Unicamp” e nunca “PUC Rio”.

O ambiente da New School é interiamente aberto a ideias, atrai novas ideias – escrevi meu livro Moeda & Prosperidade usando as estantes de suas várias bibliotecas. A New School tem um centro de estudos economicos excelente, o CEPA (Center for Economic and Political Analysis) com uma massa de documentação fantástica.

O lastro intelectual absorvido pelo Ministro Barbosa na New School (desde 2005 chama-se apenas The New School) é promissor porque traz a riqueza intelectual geral dos EUA mais uma visão europeia progressista que vem dessa onda de refugiados do Terceiro Reich e que transportaram seu conhecimento acumulado para Nova York e lá fecundaram essa magnífica  e generosa escola, onde 74% dos alunos são bolsistas.

Há uma diferença gritante entre a bagagem adquirida por Joaquim Levy na Universidade de Chicago e a de Nelson Barbosa na New School, como água e vinho.  Curiosamente ambas, Chicago e New School existem em boa parte por causa das generosas contribuições da Fundação Rockefeller para ambas universidades.

Que o Ministro Barbosa seja um boa surpresa, inclusive para o mercado. Não é porque a New School é progressista que despreza o mercado, muito ao contrário, respeita-o e lhe dá o devido lugar, mas SEM EXAGEROS.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. já elogiei esse comentário do

    já elogiei esse comentário do andré.

    agora fostaria de destaccar o desfecho.

    o último parágrafo é um desejo meu.

  2. Bem

    Economia é acessório na New School. De lá saem os grandes designers de moda, atores, músicos e até modelos.

    Economista de destaque só o Modigliani.

    Mas enfim, vamos torcer para que dê certo, afinal, é o nosso que está na reta.

      1. Maravilha, mostra como a The

        Maravilha, mostra como a The New School é eclética mas ela foi fundada por grandes nomes da ciencia politica e da ciencia economica, o resto se agregou depois é não é a raiz da escola, é algo accessorio, dos 9.600 alunos quantos fazem moda?

    1.  Paul Krugman ? o memos que

       Paul Krugman ? o memos que  havia dito que ” a economia brasileira não enfrenta problemas graves “,  em palestra proferida no evento Diálogos Capitais, da revista Carta Capital ? Ele afirmou isto em 2014, ou seja, quando já tínhamos a plena noção do desastre econômico intencionalmente causado por Dilma…

      1. Primeiro que Paul Krugman não

        Primeiro que Paul Krugman não falou isso, o que ele disse é que a crise econômica no Brasil era “gerenciável”, nas palavras dele: “É um exagero descrever a atual conjuntura do Brasil como uma tempestade perfeita. O país já passou por situações piores”.

        Mas, deixa isso para lá, quem é um Premio Nobel de Economia para contestar o Rodney A. não é verdade?

        É muito pouca falta de noção do rídiculo…..

      2. A prova do pudim

        O cara já falou sobre a origem libidinal do dinheiro como descrito no Logos Baylonico do Heródoto? E que isto  junto com o pessimismo individualista, criou nossa civilização contemporânea?

        Se não, tenham certeza é mais um para cumprir as idéias de outro, um zumbi telecomandado pelos donos do poder, sem a menor condição de resolver os problemas do Brasil.

        Na minha opinião só a Dilma mesmo pode fazer algo de diferente, que nos tire dos juros pornográficos e da crise Grega que se instalará em janeiro.

        Acorda, Dilma!

      3. Intencionalmente? É

        Intencionalmente? É “inteligência” inata?ou estás apenas no início do cursinho de especialização? Se não sabias, que foi colocado no Ministério da Fazenda foi um representante dos bancos americanos(parece que ele mora lá)e que DEVERIA salvar o Brasil da tal críse que dizem (a imprensa golpista)estar DESTRUINDO O BRASIL. 

        Nós aqui em baixo ainda não notamos nada, talvez a gente note quando os mais de 20 milhões de empregos “legais” se reduzirem para dez milhões. Ou , quando o PIB,  que em 2014 foi de 2,475 trilhões de dólares, voltar a 509 bilhões de dólares de 2002 (auge da gloria do capitalismo que deixou mais de cem milhões de Brasileiros passando FOME. Ou quando as exportações que cresceram CINCO vezes em 12 anos voltares a 40 bilhões de dólares de 2002. 

        Mas o tal “ajuste” fiscal (na verdade sobrar dinheiro p/pagar JUROS a meia dúzia de safados e sonegadores) NÃO aconteceu. Talvez porque mandaram o cara errado?

        TODOS estão vendo que é um GOLPE em preparação. Nenhuma obra do Governo ou ação importante é divulgada, só erros de coordenação nos discursos da Presidenta. 

        Somos a próxima Venezuela e , em breve, estaremos sofrendo os mesmos problemas, desabastecimento o principal deles.

  3. Grata surpresa

    Agora o André nos informa que esta escola formou também o Pio Borges, o homem que botou preço na Vale do Rio Doce e depois foi trabalhar para o Bank of America, que detinha 20% da Valepar, que comprou a Vale pelo preço que o Pio Borges calculou.

     

    1. Privatização da Vale.
      1.Como

      Privatização da Vale.

      1.Como todas as privatizadas o preço foi avaliado por dois avaliadores internacionais. O que foi colocado à venda foram 27,45% das ações da Vale e não 100% das ações. O leilão foi aberto a qualquer interessado, apareceram cinco, inclusive o maior grupo economico nacional de então, Votoranti, associado à maior mineradora do mundo na época, a Anglo American,

      o lance de envelope deles ficou em segundo ligar e na sequencia do viva voz esse grupo muito mais forte que o vencedor não quis elevar o lance e não foi por falta de dinheiro e sim porque achou muito caro.

      2.O grupo vencedor aacabou vendendo sua parte para fundos de pensão controlados pelo Governo (Previ. Funcef e Petros) e Bradesco, que até hoje, atrés da Valepar esta por sua vez controlada pela Litel (dos fundos) controlam a empresa, mas o verdadeiro controle é da União, que manteve a GOLDEN SHARE, ação de controle de nivel superior às demais. Ao fim a Vale é uma falsa privatizada, o controle superior é da União, tanto que o Governo trocou Roger Agnelli por Murilo Ferreira.

      Portanto é hora de dar fim a esse LENDA de que a Vale foi vendida abaixo do preço, foi vendida pelo que VLIA NAQUELE MOMENTO, depois valeu muito mais mas hoje caiu muito esse valor-pico de 2011.

      3.Em comepnsação grande parte das eletricas vendidas nessa fase vale hoje em dolar muito menos, alguma um décimo, caso da Eletropaulo, do preço da privatização, outras foram pagas caro , como a CEMAR e revendidas por 1 dolar, o investidor perdeu 100% do investimento, quando se fala em compra de empres HÁ RISCO, NÃO É SÓ BELEZA.

  4. Caramba
    Caramba André, parece que você sucitou a revolta dos “chicago boys tupiniquins”! É Rodney, Bonna, don Vito,… Todos querendo disputar um lugar do seu sol, olhando de dentro de uma garrafa azul escuro… Bestial!
    Um abraço.

  5. Pra mim, na economia, Dilma é

    Pra mim, na economia, Dilma é o maestro e a equipe econômica é a orquestra. Esta pode ter os melhores integrantes, ter um solista de primeira ( o ministro da fazenda), mas de nada adianta se o maestro não saber reger com competência. Veja o caso do próprio Levy= quando regido por Lula, foi extremamente eficiente no que tinha que fazer, pois era guiado por uma maestro que sabia aonde queria chegar e sabia a a melhor maneira de chegar lá, tendo jogo um enorme jogo de cintura para ir fazendo as correções necessárias e no tempo certo. Portanto, a performance de Barbosa será diretamente proporcional à capacidade de Dilma. Que ela tenha aprendido alguma coisa de toda essa guerra sem parar que tem sido o seu segundo mandato. 

  6. investimento em educação,

    investimento em educação, saude, transporte urbano, internet… estimulo a economia pensando nas pequenas e medias empresas que mais empregam no basil. muita esperança mesmo. vida longa e prospera ao novo ministro. e que a força esteja conosco.

  7. Virtudes

    1a. Não ser originário do mercado financeiro (talvez a mais importante)

    2a. Ter uma visão sobre a economia real que vai um pouco além do corta despesas do Levy

    3a. Ter uma experiência de formulação de programas bem sucedidos dentro do governo, o que poucos têm.

    1. Vou discordar da 3a.

      Não consigo enxergar nenhuma experiência de formulação de programas dentro do governo bem sucedidas. Só planinhos meia bocas tapa-buracos. Quem mal conseguem empurrar a CRISE para a próxima esquina. O Barbosa não têm um parágrafo na direção certa, é uma anta.

      Agora não é culpa dos Economistas que trabalham no governo, na verdade um plano bem feito nem precisa de economista, precisa sim é de alguem que saiba fazer planos e que o possa fazê-los.

      O Brasil encara o abismo como nunca antes na história deste país.

      A situação é grave e perigosa, a Dilma brinca com fogo.

      Acorda, Dilma!

  8. RESOLUÇÃO 19

    Vou dar ideia pro Barbosa arrecadar um troco…

    Saca só a Resolução 19 (POR UM NOVO MODELO DE TRIBUTAÇÃO) da Cartinha de Salvador:

    “1- Imposto sobre grandes fortunas: esse tributo incidirá sobre o conjunto de bens e direitos, situados no País ou no exterior, que integrem o patrimônio do contribuinte, e que podem ser caracterizados como fortuna; esse tributo está previsto no inciso VII do art. 153 da Constituição Federal, e aguarda regulação por lei complementar;

    2- Imposto sobre grandes heranças e doações: a ampliação da arrecadação efetiva e da progressividade tributária desse tributo, que já é parte constitutiva do sistema tributário constitucional, sendo que sua arrecadação total responde hoje por apenas 0,24% da arrecadação tributária no Brasil.

    3- Tributação de lucros, dividendos no Brasil e remessa para o exterior: a legislação brasileira prevê isenção de Imposto de Renda de pessoas físicas quando da distribuição de lucros ou dividendos, caracterizando-se como um privilégio aos detentores de capital. Somente em 2013, foram US$30,6 bilhões enviados ao exterior como lucro e dividendos, sem pagar um centavo de imposto. Trata-se de uma sangria de riquezas do Brasil para o exterior. Enquanto os lucros e dividendos gozam de isenção, a renda do trabalho é taxada a alíquotas de até 27,5%.

     4- Tributação sobre juros sobre capital próprio: esse dispositivo estabelece um privilégio para as rendas do capital, permitindo que as grandes empresas reduzam seus lucros tributáveis a partir da dedução de uma despesa fictícia: os juros sobre o capital próprio; ´´e uma verdadeira excentricidade tributária, única no mundo, criticada até pela OCDE, clube dos países mais ricos do mundo.

    5- Cobrança da dívida ativa da União: o governo precisa aperfeiçoar os mecanismos de cobrança da dívida ativa de modo a recuperar um volume de recursos públicos estimados, para dezembro de 2014, em R$1,4 trilhões, segundo dados da PGFN. Também é importante que o governo desenvolva mecanismos rígidos de combate à sonegação tributária, de modo a evitar que esta prática criminosa tenha êxito no âmbito da nossa economia. A sonegação fiscal estimada para a economia brasileira, para o ano de 2014, é de aproximadamente $ 500 bilhões.”

    E aí, Barbosinha, vai encarar a parada?

    Fica a dúvida: as resoluções do 5º Congresso do PT foi papo sério ou foi só um papo de boteco tipo justificar um encontro festivo na Terra do Axé?

  9. o mais importante de tudo é

    o mais importante de tudo é que o ministro barbosa defenderá o governo do qual participa.

    levy raramente falava em programas sociais, etc e tal….

    se o governo tem um projeto iniciado desde 2003,

    há que ressaltar seus pontos mesmo afirmando a necessidade tática de ajustar a economia.

    mas estrategicamente, o ministro sabe que defende um overno

    popuilar quie tem um prpjeto conhecido há mais de treze anos.

  10. algo que ninguém falou ainda

    algo que ninguém falou ainda com a devida explanação

    competente

    (como costumam fazer muitos aqui do blog)

    é sobre a importancia do ministério do planejamento com

    valdir simão, tido como um competente gestor..,

    cuja carreira foi iniciada como auditor fiscal da receita federal….

    mas nestes últimos anos esteve em vários ministérios…

    possui master em direção e gestão des sistemas de seguridade

    social, pela universidade de alcalá, espanha.

    no último período foi ministro-chefe da controiladoria gerral da união – cgu -, um dos

    órgrãos mais importantes de combate á corrupção  desde o goveno lula…

  11. O fracasso de Levy

    As críticas à sucessão na Fazenda não levam em conta um fator primordial: Levy, o (auto)demitido, fracassou.

    Olhando de fora, e com um olhar leigo, essa parece uma simples constatação. Aberta a questionamentos, claro.

    Os números desastrosos da economia que alguém expôs aí em cima (ou será embaixo?) foram, em alguma medida muito relevante, construção do Levy.

    Claro que a maior parte dos problemas – especialmente o déficit – veio do primeiro governo, mas com uma queda de 14,5% na arrecadação, meus amigos, nada mais que 11 pontos superior à queda prevista do PIB, não há ajuste que equilibre as contas.

    Precisa de ajuste, sim. Mas é óbvio que precisa também de medidas para crescer, fontes alternativas e adicionais de receita, e por aí vai.

    Precisa ser economista para ver isso?

    No mais, alguém aí falou com muito acerto quando disse q o chefe da economia tem de partilhar do programa do governo eleito. Se não, aí sim é que temos uma escumlhabação que não tem como dar certo.

    É verdade que a situação desse ano, fiscal e inflacionária, é uma das piores da história recente. E é verdade que Dilma tem responsabilidade na sua construção. Muita responsabilidade. Talvez total responsabilidade. Mas é tão verdadeiro quanto isso que o médico chamado a salvar o paciente não ministrou os remédios necessários à sua melhora significativa. Ele tá entubado. Mas uma hora precisa também pensar em se levantar.

    E, mais importante que tudo isso, Dilma é a presidente reeleita. Estamos no primeiro ano de governo e na primeira semana do novo ministro.

    É, portanto, razoável esperar um pouco para fechar o juízo de que a ladeira está se inclinando e vai se inclinar cada vez mais.

  12. O PT perdeu para os rentistas…

    Toda vez que sair post assim vou repetir isto. O PT perdeu para os rentistas (frase anonima) na crise de 2008. Os juros da Selic estavam em 7,8% e com viés de baixa, aí o Meirelles criou o factóide de que estava impactando a poupança e os títulos de renda fixa, a partir deste momento impulsionado pela marolinha do Lula foi-se aumentando a Selic novamente até chegar onde estamos e falar de aumento de juros e corte de gastos num país com demanda reprimida e achar que vão diminuir as dívidas do setor público é uma falácia e tanto.

    O PT perdeu junto com o PSDB a guerra contra os rentistas. Nova esperança está em outro partido. Talvez daqui há 20 anos.

  13. Prefiro esperar para ver.

    Rapaz, eu estudei na modesta PUC-P. Mas, Barbosa tem um currículo pomposo, não resta dúvida. Só que não! Ele é um dos criadores da Desoneração da Folha de Pagamentos (Bolsa Patrão Amigo) que custou 30 Bilhões/ano ao país e, além de ajudar a desorganizar as contas do país, produziu resultados ridículos. Um dos programas mais estúpidos que o Brasil já viu. Prefiro esperar para ver.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador