Percival Maricato
Percival Maricato é advogado
[email protected]

A paralisação dos caminhoneiros pelo impeachment, por Percival Maricato

Por Percival Maricato

Quem não lembra ou não sabe sobre a paralisação dos camionheiros pela derrubada do governo Allende, no Chile, deve ler sobre o que ocorreu. Hoje sabe-se que foram financiados pela CIA americana, a quem nunca interessou governos independentes no continente. O movimento que surge no Brasil parece ter mais objetivos políticos que reivindicatórios, tanto que um tal de comando sem figura jurídica que responda por seus atos, diz que quer o impeachment. Se conseguirem, seria o fim da democracia brasileira. Afinal, porque outras categorias não poderiam fazer pedidos semelhantes, mais à frente?

Esperemos que os opositores pensem na gravidade do momento, em vez de tentarem se aproveitar de ações de grupos golpistas, tão indesejáveis como golpes de partidos ou militares. Os governos, da União e Estados, devem agir com rigor e não é difícil. A placa dos caminhões que lideram esses movimentos deve fica exposta.

A sociedade civil também pode reagir, exigindo das autoridades providências e das empresas proprietárias, ou até caminhoneiros individuais, ressarcimento por danos causados à economia, via ações civis públicas.

Cidadãos idem, podem ajuizar ações de ressarcimento se parados em uma estrada por caminhões atravessados, basta fotografar placas dos caminhões, depois ir em busca do prejuízo. Os nomes do tal comando podem aparecer e deveriam ser chamados com coréus. Diz o Código Civil que todo aquele que causa prejuízo a outrem, de forma ilícita, tem que ressarcí-lo. Não faltaram em outras épocas juízes corajosos, para enfrentarem desmandos e condenar com rigor os que rompem com as normas da legalidade e, mais ainda, da convivência civilizada.

GREVE NA PETROBRAS

Em hora bem imprópria a greve dos funcionários da Petrobrás, pior ainda por pleitearem aumento de 18%. Há quem vai dizer que os trabalhadores não tem nada a ver ou até têm que receber o aumento real devido a corrupção, inflação e etc. Em vezes anteriores, o fundamento dos pedidos era o lucro da empresa… mas agora ela só tem prejuízo.

A sociedade civil não está aceitando as explicações. No momento, milhões de brasileiros procuram por serviços onde a remuneração seria no máximo 1/5 do que ganham os petroleiros e sem nenhum de seus benefícios. A remuneração de funcionários de uma estatal devem estar coerentes com os interesses públicos qualquer que seja a situação da empresa, sem tanto distanciamento com as que são pagas na sociedade civil, devem eles colaborar em crises que atingem as mesmas.

O GOVERNO PARALISADO E DESGASTANDO-SE

As entidades dos petroleiros exigem, ainda, que não mais se transfira produção de petróleo ou setores da estatal a particulares. O que estamos vendo é o contrário: os privatistas apontam a greve como um dos motivos mais que justo para privatizar a empresa. E apontam a
paralisia do governo, mais ainda, sua cumplicidade. O governo, desgastado, deveria agir, mas não o faz, não acha pertinente agir contra potenciais apoiadores. Apoiadores?  A popularidade de Dilma cai pelas tabelas.

MARTA E O PMDB

Marta Suplicy, depois de foto ao lado de Renan e Cunha, declarando a importância do combate a corrupção, assinalou em sua coluna na Folha que é necessário um ampla frente política para liderar a recuperação do pais e que o PMDB seria o partido destinado a liderar essa missão. A Senadora se baseou em um documento recente do PMDB, com ampla repercussão nos jornais da TV Globo.

INCOERÊNCIA

Seria preciso de fato um ampla frente política, uma base majoritária no Congresso. O problema é que nunca um partido colaborou tanto para a instabilidade política e institucional como faz o PMDB: está com o governo na divisão de cargos, com a oposição na hora de capitalizar o
desgaste desse mesmo governo e se aproveitar das posições políticas da mídia (ex jornal nacional acima) e consigo mesmo na hora de aprovar obrigatoriedade do governo destinar verbas orçamentárias e outras prebendas aos congressistas.

No momento, como chantagem, inclusive para manter Cunha na presidencia da Câmara, recusa-se a votar até os vetos a projetos de lei da pauta bomba, o que sabidamente aumenta a insegurança e a crise econômica. Na campanha a senadora deverá responder se pelo menos pode definir questões básicas: o PMDB é da situação ou oposição? É de esquerda ou de direita? Renan e Cunha são mesmos honestos? Que papel exercer o PMDB com relação a
instabilidade política?

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE

As decisões do Judiciário obrigando a União, Estados e Prefeituras a fornecerem caríssimos medicamentos a determinados doentes que vão a Juízo, internação em UTIs por tempo indefinido, ida de UTIs a casa dos doentes, etc, tornaram-se quase unânimes.

Só o SUS  gastou R$ 554 milhões, com produtos farmacêuticos importados, para alguns poucos beneficiários. É difícil ser contra uma decisão como essa, sabendo-se que uma pessoa, as vezes uma criança, precisa do tal remédio para aliviar uma dor. Mas sem dúvida, é um problema que tem que ser discutido com profundidade e coragem.

O dinheiro destinado a salvar uns poucos, fará falta para salvar muitos outros, pois não existem recursos infinitos, para todas as necessidades médicas. Não é possível ser correto, e excelente com todos. A Justiça tem privilegiado um ou outro individualmente, mas e se todos forem a Justiça?

Trata-se de gravíssimo problema a ser discutido na sociedade e no Congresso, com priorização de recursos dados pelo legislativo, cumpridos pelo executivo e sem tanta intervenção do Judiciário. Aliás, faz parte do que vimos criticando da judicialização de decisões administrativas, que caberia aos executivos.

DEFICIENTES

Da mesma forma tem que ser pensado políticas para deficientes. Não é possível de uma hora para outra, resolver todos os problemas, equipar todas as cidades com tudo que deficientes tem necessidade. Já se fala que a Avenida Paulista terá pelas calçadas sinais eletrônicos que
permitirão deficientes visuais os seguirem com bengalas, desviando-se de obstáculos. A prioridade não seria levarmos redes de esgoto há dois milhões de paulistanos pobres….onde também há muitos deficientes que jamais estiveram ou estarão na Paulista?

OPERAÇÃO ZELOTES

O juiz que cuida da Operação Zelotes, voltou à sua vara, após cumprir período de convocação para ajudar no STJ. A mídia fez blitz de violentas acusações de suspeição sobre esse retorno. O motivo: ele negara as diligências que sua substituta aprovou, entre elas a devassa na empresa de um filho de Lula, que seria objeto de uma denúncia que nada tinha a ver com as prioridades. Nenhuma palavra sobre as questões jurídicas que embasaram a decisão do juiz ou da substituta.

Os jornalistas da CBN e TV Globo particularmente, usaram horas para esse fim. O juiz voltava do STJ por ter terminado o prazo com que se obrigara e descobriu-se agora que pedira meses antes do comemorado episódio, para voltar. Alguém acha que os jornalistas se desculparão? Que se o juiz voltar às prioridades da operação (corrupção promovida por bancos e grandes empresas nas decisões do CARF, coisa de centenas de milhões de reais) e esquecer o filho do ex-presidente, a mídia deixará de lançar suspeitas sobre sua honra?

MAR DE LAMA

O Estadão, que há poucos dias noticiou a saída de Haddad do PT e frontalmente desmentido, não se preocupou em se explicar, parece ter parado, também, de chamar o governo de Mar de Lama. Alguém deve ter lembrado os editores que na opinião pública mais esclarecida e nos
livros de história, Lacerda e Cia, continuam a ser os malfeitores que levaram Getúlio ao suicídio e o país ao golpe militar que impôs uma ditadura de mais de duas décadas aos brasileiros. Para quem é mais jovem, Mar de Lama era como Lacerda e a UDN chamavam o governo de Getúlio Vargas. Havia um golpe de estado a caminho, detido pelo suicídio do presidente, o que atrasou o nefasto evento de 1954 para 1964 e permitiu o governo de Juscelino. Entre os  brasileiros que foram fundamentais para viabilizar dez anos de democracia estavam vários militares, em especial um general do exército: Teixeira Lott.

Percival Maricato

Percival Maricato é advogado

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Me engana, que eu gosto.

       Caminhoneiros fazendo protestos contra a corrupção na Petrobras e pela saida da presidente. De graça? Eu quero ver o dia que um corajoso ira abrir as entranhas da CIA e nos teremos os nomes de todos os traidores da patria, espiõezinhos dos americanos, quinta colunas, fiéis ao dinheiro. So acredita nesse protesto sem manipulação, quem for bobo.

  1. tucaram de vez…

    Os govenistas estão mais perdidos que barata voando. Misturar uma ‘greve’ que não foi feita por sindicatos legalmente reconhecidos e que tem uma reivindicação de natureza estritamente politica com a greve dos petroleiros, toda feita dentro da legalidade e com reivindicações trabalhistas é um sinal que os governistas aderiram de vez ao ataque aos trabalhadores. Nesse sentido procura se criminalizar e deslegitimar qualquer greve. Quanto aos ‘remédios e tratamentos caríssimos’ pelo SUS trata-se apenas de cumprir a Constituição que estabelece a saúde como direito social, ou seja, de todos. Propor que se deva ‘economizar’ com o acesso universal aos direitos para que garanta-se a saúde da maioria é  dizer que tem que se escolher quem vai sofrer e em alguns casos morrer por não ter acesso a saúde. Uma proposta de esquerda, no meu entendimento, seria garantir os recursos para a saúde universal retirando-se recursos orçamentários para subsidios a grandes empresas e pagamentos de juros. Pensar o contrário me parece é coisa de ‘tucano’.

    1. Pois é…
      Pois é André.
      Quando Lula assumiu e começou a implantar mudanças no fundo de pensão (Petros), muito piores do que as preconizadas pelo governo FHC (se perdeu muito dinheiro fazendo greve dirigidas pelos atuais pelegos), eu disse que com o tempo eu iria ver trabalhador ser mandado embora por fazer movimento sindical.
      Primeiro mantiveram a regra “nunca escrita” implantada no governo tucano, que no nível médio, só pelego pega cargo de supervisão…
      E advinha só o que vai acontecer esse ano? Aguarde!
      Um abraço.

  2. O Brasil sempre inovando.

    Os dois principais sindicatos da categoria dos caminhoneiros não apoiam a greve.

    O cara que está na linha de frente é dono de tranportadora,porta voz de um tal Comando Nacional de Transporte.

    O Brasil sempre inovando.É só aqui que

    Traficante é viciado

    Pobre vota na Direita

    E empresário faz greve.

  3. Com a palavra o Ministério Público do Trabalho

    O Ministério Público do Trabalho que entrou com ação contra o programa Mais Médicos, aparecendo nos telejornais de horário nobre, com certeza atuará com o mesmo destaque na investigação dessa aparente prática de LOCAUTE, que é absolutamente ilegal. Espera-se também que o diligente Ministério Público Federal avalie a existência de crimes contra a economia popular e relacionados a esse suposto LOCAUTE. É para isso que financiamos essas briosas instituições: para que cumpram seus deveres. É para isso que elas têm suas diversas garantias institucionais. Com certeza, vamos ver esta noite nos telejornais as providências que seus destemidos Procuradores estão adotando, em defesa da Sociedade. E provavelmente as medidas cautelares que a Justiça do Trabalho e a Justiça Federal vão conceder, na defesa da ordem jurídica e dos intereses difusos e coletivos ameaçados por essa prática ilegal e condenável, do LOCAUTE.

  4.  
    Em BH, essa “greve” tem o

     

    Em BH, essa “greve” tem o apoio irrestrito da rádio itatiaia. Há  “correspondentes” em todas as rodovias mineiras.

  5. Petrobras

    Olá, comecei à lê o publicado pela manchete que prometia falar  sobre a paralisação dos caminhoneiros , mas logo fui surpreendido com  2 paragrafos falando da greve da petrobras. Bom, sobre a greve dos petroleiros  gostaria que o autor antes de publicar algo sobre um assunto tão importante para o Brasil  fizesse uma pesquisa e reflexão maior sobre o tema. Porque os petroleiros estão em greve sim, por melhores condições de trabalhor e manutenção de seus salários, o que é legítimo. Mas essa greve é também por algo muito mais importante que é, não só o futuro da empresa,  em se consolidar cada vez mais como uma das grandes petrolíferas do mundo , como o futuro da industria nacional que tem na Petrobras um grande indutor. Sabemos que o país  passou e passa por grandes transformações,  o que leva a uma mudança nas correlações de forças e uma disputa mais acirrada no campo político e econômico,  isso pode sim ser enxergado como um momento de desgaste como o  autor colocou “hora bem imprópria”, mas na verdade por assustador que pareça  esse é o momento de amadurecermos nossas convicções democráticas e ideais de país,  onde esparamos que o povo brasileiro seja protagonista nas mudanças de seu país e não mero coajuvante. 

  6. Viver sempre da bonança, nada

    Viver sempre da bonança, nada ajuda  para o ser  humano crescer. É na crise e na miséria aonde  estão  oportunidades fabulosas de sermos verdadeiramente humanos.

  7. Mistura imprópria
    Misturar quaisquer movimentos de categorias diferentes e socá-los nos mesmos arrotos, só pode ser explicado por má fé.
    O que o Sr. IDIOTA mentor desse texto deveria saber, é que pedir 18% de aumento faz parte de qualquer negociação salarial. É índice onde normalmente se pede perdas passadas. Todos os anos é assim. Na realidade tenho certeza que os petroleiros “fechariam” o acordo com o mesmo índice que os diretores tiveram, o IPCA. Mas o diabo mora nos detalhes, o que o articulista não sabe, mas deveria saber, já que se mete a escrever sobre uma negociação salarial específica, é que o índice oferecido, é só sobre o salário básico, todos os ganhos que fazem parte dos salários normais, tais como sobreaviso, alimentação, diárias, benefícios, inclusive sobre a saúde, ficam congelados. Índice zero.
    O articulista também deveria saber que a empresa em 2007 criou uma excrescência chamada RMNR, para poder pagar salários diferentes nas diferentes regiões do país, mas não soube “escrever” sua imposição direito, o que ocasionou uma enxurrada de ações por erro de cálculo sobre os índices que ela própria criou. Então começou a perder (e pagar) ações de recálculo em todas as instâncias. Agora ela inclui uma cláusula na negociação onde os petroleiros têm que abrir mão de suas causas retroativas até 2007. Uma gracinha não? Veja bem, ela não quer consertar o presente e o futuro, isto seria negociável, ela quer negar um passado onde ela foi avisada e por arrogância não quis corrigir. E há muito mais por trás da proposta infame que a empresa está fazendo…
    Também não vou entrar na agenda política da privatização de mais de 25% da empresa, junto com a implementação da mudança no sistema de exploração do pré sal, exatamente como o Sr. Jose Serra quer. Quem disse isso foi o ministro Levy, não eu… Só isso dá um texto com o dobro do tamanho deste.
    Por fim eu gostaria também de saber do “articulista” como ele ficou sabendo que a Petrobras deu prejuízo, pois o último balanço, auditado até por empresas que eu não dou o menor valor, dizem que ela foi uma das poucas petroleiras que ainda deu lucro… O “articulista” está dizendo que a Petrobras fraudou seu balanço?
    Opinião cada um tem a sua, mas se meter a falar sobre o que não conhece só para defender um governinho de direita é hipocrisia.
    Sem abraço!

    1. Ma-fé ou ignorância

      Sérgio, o que mais me chama a atenção é o despreparo do autor do texto sobre a greve dos petroleiros.

      Uma total falta de conhecimento por ignorância ou má-fé mesmo…

      1. Claro!
        O segundo parágrafo então é uma ofensa a todos que trabalham na empresa… Não entendi o que ele quis dizer com “sociedade civil”. Com essa “formulação” o IDIOTA dá a entender que os petroleiros são uma classe a parte (marajás?), não pertencem à mesma sociedade que ele.
        Esse sujeito precisa “virar” muito Natal em plataforma, refinaria ou terminal, gerando uma riqueza incalculável, perfazendo um custo total que não chega a 7%, inclusos aí salários, assistência médica, alimentação, horas extras, e mais TODOS benefícios, para começar a ENTENDER o mínimo do que é produzir riquesa, não papo furado de empresário “amigo”. Os petroleiros que fazem as coisas boas acontecer é que estão sendo penalizados por essas pessoas que definitivamente só conhecem a arrogância.
        Um abraço.

    2. Caminhoneiros
      Quanto ao movimento dos caminhoneiros, estou informado que há uma “inspiração” empresarial e possível lockout. Para mim vale o que vale para qualquer categoria. Se a mensagem da mobilização atinge os corações e mentes de uma maioria significativa da classe, o movimento que saia às ruas e seja forte. Se por outro lado, os motivos alegados são fracos, mentirosos e eivados de politicagem partidária, o movimento será fraco e vai se extinguir com uma certa naturalidade.
      Simples assim…

  8. A única coisa que o governo

    A única coisa que o governo deve fazer é estimular mais e mais o transporte ferroviário.

    Quando os caminheiros se tornarem irrelevantes, a poluição será menor e eles não vão mais parar estradas.

    Eles ficarão apenas parados.

    Ha, ha, ha…

  9. O Golpe no Chile foi

    O Golpe no Chile foi desencadeado com a greve de caminhoeiro, abastecido com dinheiro americano. No Brasil essa greve passa pelos golpistas que não aceitam os resultados das eleições. Bancado por políticos/empresários, principalmente os BBBs, representantes das bancadas do Boi, da Bala e da Bibília que defendem interesses de empresários e dão uma banana para o Brasil e a maioria pobre de sua população. Engraçado que esses terroristas de aluguel, transvestidos de grevistas, reclamam do preço do combustível mas são mudos quando se trata dos altos preços dos pedágios em rodovias estaduais, principalmente de SP que é o mais caro de todos. Esse protesto seletivo é mais uma das safadezas dessa gentalha ordinária que quer o golpe a qualquer preço e o Brasil que dane.

  10. Aqui no RN os caminhoneiros

    Aqui no RN os caminhoneiros já estão atrapalhando muito o trânsito nas rodovias principais com a paralização. Hoje vi na tv um daqueles bonecos gigantes de roupa listrada, ao mesmo tempo em que pneus eram incendiados nas rodvia, impedido a passagem dos carros.

    A notícia da semana será essa com mais relevância, porque por trás temos pessoas influentes da política. 

  11. Por que o governo não bota a

    Por que o governo não bota a ABIN para trabalhar e buscar todas as informações que estão por tras desse movimento facista. Eles estão sendo usados por espertos da direita e governo burro e inerte finge que não vê nada.

    Dar raiva um governo fraco desse. E os parlamentares do partido é outro bando de bunda mole. Só dar tiro no pé.

    Sinceramente merece…

     

  12. Percival foi muito infeliz em

    Percival foi muito infeliz em misturar o lockout dos caminhoneiros com a greve da Petrobras. 

    Concordo com o Sergio T. e com o Implacável, ambos petroleiros, que conhecem bem a situação da empresa e as condições salariais dos funcionários.

    1. Obrigado

      Valeu Nilva,

      O novo Plano de Negócios da Petrobras está provocando um verdadeiro maremoto dentro da Empresa.

      São várias empresas perdendo contratos e muitas pessoas desempregadas…

      O “Vendine” foi colocado lá para acabar de vez com a Empresa.

  13. Incoerências

    Num planeta onde existem 48 patrões é quase impossível traçar a ligação de seus subordinados a seus chefes.

    Existe algo de podre no Reino da Dinamarca.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador