As dimensões da utopia: palhoça x palácio, por Walnice Nogueira Galvão

SAMBAS E AFINS – para ouvir na quarentena (I)

As dimensões da utopia: palhoça x palácio

por Walnice Nogueira Galvão

Casinha pequenina (Domínio público)
Minha palhoça (J. Cascata)
Marambaia (Henricão e Rubens Campos)
O xis do problema (Noel Rosa)
Se acaso você chegasse (Lupicínio Rodrigues)
Ave Maria no morro (Herivelto Martins)
Chão de estrelas (Silvio Caldas e Orestes Barbosa)

Um dos temas mais constantes na música popular brasileira tem sido a idealização da pobreza.

Seu emblema é a moradia precária – que pode atender pelo nome de barraco ou barracão, favela, palhoça, casinha, chatô etc.etc. etc. , e se no nordeste, mocambo. Os maiores sambistas e poetas renderam-se ao tema, emprestando-lhe lirismo e grandeza.

Um de nossos clássicos em domínio público é Casinha pequenina, que não fala diretamente do dilema palhoça x palácio, mas o filtra através de uma história de amor e inconstância (tu não te lembras das juras, ó perjuras!).

O tratamento varia pouco. Alguns são singelos, exaltando a pobre moradia em detrimento das seduções da cidade grande. Assim, renova-se o vetusto tema grecoromano do fugere urbem (= fugir da cidade), num caleidoscópio de diferentes modulações.

É o caso de Minha palhoça, de J. Cascata, que oferece à amada seu lar, com reiteração dos clichês que falam de roça, riacho, roseira, violão e passarinhos. Da modernidade só comparecem como signos o rádio e a câmera Kodak. No sambinha Marambaia, de Henricão e Rubens Campos, é igualmente uma casinha que a narradora louva. Fica na praia, com uma trepadeira de brinco-de-princesa,  um moreno que entoa em sintonia, enquanto ela toca violão e canta. Ou seja, uma utopia onde se vive de brisa, música e amor. Mais que um sambinha, um cromo arcádico.

Na lira de Sinhô, A favela vai abaixo faz a crônica de um evento que se repetiu vezes sem conta no Rio de Janeiro, a chamada “remoção” das moradias nos morros. De tempos em tempos, um empreendimento imobiliário e milionário cobiça os terrenos onde se erguem os casebres dos pobres, para substitui-los por arranha-céus. E os pobres são expulsos novamente para a periferia, cada vez mais longe.

Outros são mais complexos, e quando Noel Rosa aborda o tema, lá vem sofisticação: e talvez seja o que mais aprofunda a contradição entre palhoça x palácio. Em O xis do problema, o samba homenageia a fidelidade que é ao mesmo tempo ética, étnica e estética. Samba-canção dramatizado, dá voz a uma moradora de um desses bairros do Centro, o Estácio, contíguo à Cidade Nova onde o samba nasceu. Já se vê que é da maior gravidade querer que uma mulher, que é diretora da escola de samba do Estácio, abandone tudo e se transfira para um bairro mais na moda.

A súmula se faz, com síntese extremada, na imagem da palmeira do Mangue que “não vive na areia de Copacabana”. Para vê-la, é só procurar nas fotos do Rio Antigo, as mais icônicas desse famoso bairro do meretrício nos anos 30 e 40, que foi execrado em prosa e verso por Oswald de Andrade e por Vinicius de Morais, além de ilustrado por Lasar Segall. As fotos trazem renques das palmeiras imperiais  que ainda subsistem, margeando o Canal do Mangue.

Na lira de Lupicínio Rodrigues, em Se acaso você chegasse  o usurpador procura desarmar o ciúme daquele a quem substituiu ao pé da amada. Com finura e malícia, pois a situação é cheia de perigo e num átimo pode descambar em tragédia, argumenta com a amizade entre ambos e a anterior separação. O chatô onde vivem fica “à beira de um regato/ e de um bosque em flor”, onde se vive de amor.

 E há aqueles que, procedendo ao elogio da casinha, atingem uma comunhão cósmica, como Ave Maria no morro e Chão de estrelas.

 Ave Maria no morro, em seu andamento solene e majestoso, pinta um barracão de zinco, situado no morro, onde se “vive pertinho do céu”. No morro tem alvorada, tem passarada, tem anúncio do amanhecer. E o morro inteiro reza a Ave Maria.

Chão de estrelas canta o improvisado barracão, de porta sem trinco e de teto de zinco todo furado, de onde a amada (pomba-rola que voou) já desertou. Com música de Sílvio Caldas, muito deve à poesia parnasiana de Orestes Barbosa. Manuel Bandeira disse mais de uma vez que “tu pisavas os astros distraída” é o mais belo verso da língua portuguesa.

Walnice Nogueira Galvão é Professora Emérita da FFLCH-USP

Walnice Nogueira Galvão

Walnice Nogueira Galvão

View Comments

  • Querida Walnice,
    Acho que nesse seu breve apanhado só faltou falar no samba paulistano de Adoniram Barbosa (aliás, João Rubinato), com sua Saudosa Maloca ("aqui onde agora está / Esse edifício arto / Era uma casa véia / Um palacete assobradado / Foi aqui seu moço / Queu, Mato Grosso e o Joca / Construímo nossa maloca / Mais um dia / Nóis nem pode se alembrá / Veio os hóme com as ferramentas / O dono mandô derrubá"), por meio do qual ele conta, naquele seu sotaque italianado, uma história similar à remoção dos moradores das favelas dos morros do Rio de Janeiro.
    Parabéns por seus artigos sobre cultura (popular ou erudita), sempre certeiros.
    Wilson R. Theodoro

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

9 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

10 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

13 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

13 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

14 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

15 horas ago