Brasil entra em caminho sem volta, por Hildegard Angel

Do blog da Hildegard Angel
 
Brasil entra em caminho sem volta: que Paris tenha muitos apês charmosos para acolher a todos os omissos
 
Recebo diariamente comentários carregados de ódio contra José Genoíno, que me abstenho de publicar até por vergonha de seu teor, vergonha pelo desequilíbrio e o descontrole dos remetentes. A falta de discernimento, querendo atribuir a este homem combativo todos os males do país. Daí que a prisão não basta. É preciso a morte. A imolação final. A cruz.
 
É preciso a volta das torturas. Da ditadura. Este, o subtexto das tantas mensagens enviadas.
 
A que ponto essa mídia manipuladora, essa pseudo esquerda democrática, esse suposto “centrão” levaram o nosso país!
 
A que abismo a omissão daqueles que poderiam se posicionar, protestar e agir, está levando a nossa Nação.
 
A quanto estamos chegando com o silêncio dos nossos formadores de opinião influentes, nossos artistas politicamente conscientes e articulados. Os intelectuais, pensadores, jornalistas de porte.
 
São tão poucos os que ousam falar, se manifestar. Um, dois, três, quatro ou cinco. A pasmaceira, a imobilidade, o acomodamento prevalecem. O Brasil que pensa e raciocina está congelado, em estado de letargia.

 
Os com bagagem intelectual, política, de memória, conhecimento histórico e político para se manifestar se calam. Certamente envelhecidos, provavelmente acomodados, talvez acovardados, quem sabe desesperançados.
 
Os jovens de nada sabem. Não viveram a História recente do país. Não lhes deram a chance de saber. Lhes sonegaram o conhecimento nas escolas sobre os fatos. O patriotismo caiu em desuso. Os sonhos globalizaram. Soberania virou palavra empoeirada que se encontra no sótão – se é que ainda existe sótão -, dentro de algum baú – se é que há baú -, no interior de um papel amarelado, se houver ainda alguma folha de papel sobrevivente nessa era digital.
 
Os velhos sábios não falam. Se calam. Voam para Nova York, refugiam-se em Paris. Precisamos dos velhos, imploramos aos velhos. Falem, reajam!
 
Não é questão mais de uma posição partidária, trata-se de uma postura de Soberania brasileira, de Pátria, de Estado de Direito.
 
Triste ver crescer sobre nosso Céu, nossos tetos, nossa alma, nossos ambientes, nossa consciência, a mancha escura da obtusidade, do receio da livre manifestação, do silêncio, do embrutecimento coletivo. Do medo.
 
Quando eu me vejo, aqui, escolhendo palavras para não resvalar num erro, num equívoco, num excesso que me possa custar a liberdade ou que me valha antipatias graves, retaliações, sinto a gravidade do momento que estamos vivendo.
 
Quando uma única cidadã de bem não respira a liberdade, a Pátria não está mais livre.
 
Quem permitiu, por omissão, inoperância, ambições e conveniências políticas que o Brasil caminhasse para trás, chegando a tal retrocesso de consciência, a ponto de apagar os méritos de sua própria História e ao extremo de aclamar a vilania de seus opressores, ainda vai se arrepender demais. Pagará alto preço por isso. Estamos entrando num caminho sem volta. E que Paris tenha muitos apartamentos charmosos para acolher a todos os valorosos omissos.
 
Perdoai-os, Senhor, por sua omissão!
Redação

191 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pig mandou

    Estamos vivendo a ditadura da midia, sou a favor das votações abertas mas discordo que isso tenha sido aprovado a toque de caixa por determinação da Globo

    1.   Aprovado a toque de caixa e

        Aprovado a toque de caixa e com alcance limitado.

        Só vale para cassação de mandatos e para derrubar veto presidencial.

      1. Desarmar? Me desculpe mas

        Desarmar? Me desculpe mas isso mais parece uma piada. Vc aposta na competência do PT e isso é coisa que não existe.

         

        O PT não consegue aprovar nem a regulação da internet com toda a sociedade a favor. Quer mais incompetência que isso?

        Já imagiou a chance em aprovar um projeto polêmico?

         

        O PT bem que tentou mas não da mais. Vai perder! O Estado, o Poder do Povo, está sendo roubado sob as barbas do PT!

        Veja bem, não é o PT que está sendo roubado, sou eu!!! Eles são responsáveis por deixar isso acontecer. Eu votei neles para que o INVERSO acontecesse.

        A situação está piorando com o passar do tempo e o pessoal fica só olhando.

         

        No tópico sobre a cocaína o pessoal ta hyper preocupado com a verdade. Ser moralmente correto.

        Foda-se a verdade.

        A chance de conseguir algo sem ser na porrada é nula!

        Ta na hora da mentira, do jogo baixo! Esse é o jogo a ser jogado!

        Que o PT chatageie o PMDB AGORA! Não é depois, é agora! Ou dá ou desce!

  2. Palavras de emocionar e

    Palavras de emocionar e preocupar quem está do lado do bem nesse pais. E temos alertado tanto, há anos, aqui nesse espaço sobre os terríveis movimentos conspiratórios da parte nojenta de nossa “elite”, desesperada com o sucesso do governo do nordestino. Como se deixaram levar tão facilmente….

    1. ESTE É UM AUTÊNTICO EPISÓDIO DA LUTA DE CLASSES

      Es está bem visível. Só não vê quem não quer. Ou, quem não conhece Karl Marx, que previu tudo que ora se passa na debacle do Capitalismo. Só que a luta de classes é mais complexa, não tem só os pólos antagonistas a se defrontarem, tem suas facções internas. Esta crise que vivemos hoje, a maior da história do capitalismo, dá-se pela contenda entre K PRODUTIVO X K FINANCEIRO, os produtores, trabalhadores, inclusive a classe operária, se alinham com o K produtivo. Leia o que diz disso Emir Sader no Carta Maior, é uma boa síntese do momento do capitalismo atual.

      1. Você se importaria se eu lhe

        Você se importaria se eu lhe confessasse minha admiração? E, detalhe: eu a conheci hoje.

        __________________________________

        Obrigado.

  3. É cansaço, ao ver tanta gente

    É cansaço, ao ver tanta gente contaminada pela mídia bandida. Infelizmente, ela tem o poder de contaminar corações e mentes de desavisados. E como há desavisados nesta terra…

  4. Perfeita esta análise.
    Sou um

    Perfeita esta análise.

    Sou um idoso, com 70 anos de idade, e é isto mesmo que penso e tenho visto.

    Dentro de minhas limitações, atrevo-me a comentar e “brigar” pelo idealismo perdido na atual geração em meio de uma sociedade de consumo, onde, acima de tudo, o valor está materialmente fixado.  Valores humanos, puxa vida, o que é isto?

    O mundo realmente está mudado. Ideais resistem em muitos poucos.

    A alienação beira o caos.

  5. Irresponsabilidade e loucura

    Repito aqui comentário de outro post.

    Na ânsia de retornar ao poder a qualquer custo, oposição, velha mídia e STF estão a destruir o estado de direito e a cometer arbítrios. Perderam a noção sobre o que é certo e o que é errado. Estão loucos e desesperados, e querem nos levar juntos para o inferno em que habitam.

    É errado ocultar provas e obstruir o direito a defesa dos réus, como Barbosa fez. É errado mentir num laudo pericial, como os médicos tucanos fizeram com Genoíno. É errado fazer justiça com as próprias mãos. É errado destruir as duras conquistas da jovem democracia brasileira, por ambição pessoal.

    Todos, sem exceção, ricos e pobres, sofreremos as consequências desta insanidade de uns poucos, se permenecermos de braços cruzados.

    1. Pra mim o gênio saiu da

      Pra mim o gênio saiu da garrafa desde 2005.

      Os que bolaram a estratégia de “sangrar” o Lula e o PT são tão responsáveis quanto os golpistas de sempre. Não adianta dizer que jogam em um outo nível. São responsáveis por toda essa baixaria.

  6. Um exemplo de Mulher, com M

    Um exemplo de Mulher, com M maiúsculo,  na qual as brasileiras deveriam se espelhar. No entanto, os ícones do momento são as mulheres frutas, as popozudas, as modelos e atrizes mentecaptas.  Em que país nos transformamos??? Alguém já viu um filmezinho despretencioso chamado “Idiocracy”? A ficção está se transformando em realidade muito antes do previsto no filme. Sinto-me como de uma outra espécie, que não a humana mais. E em extinção.

  7. Ok..concordo que esta  uma

    Ok..concordo que esta  uma pasmaceira estranha, não há uma reação daqueles que de certa forma

    deveriam estar um “pouquinho adiante”. O pior  que ” eles” estão comemorando a impunidade  deles,

    sabem que qualquer desvio é só culpar o PT que tá tudo certo, e da-lhe “trensalões”, cocainacópteros

    e por ai vai. Não sou pessimista, talvez a estratégia esteja um tanto distante da minha compreensão

    mas que haverá virada  de mesa isso vai. Falta um “salve.

  8. Athos,
    Estava pensando com

    Athos,

    Estava pensando com meus botões, talvez por desanimo, raiva, decepção, que seria bom para o Brasil se o PT perdesse a presidência da república, talvez o partido voltasse a ser combativo. Talvez o partido saisse dessa camisa de força em relação a mídia, judiciário, etc.

    Desgraçados covardes e ficamos nós aqui e ali, quase que sem voz, sem ar, a defender homens como Genoino, Lula, Dilma e o próprio PARTIDO DOS TRABALHADORES.

    São centenas de deputados, dezenas de senadores que não abrem a boca, que não defendem um homem com Zé Dirceu e quando abrem a boca é para dar munição para essa imprensa vagabunda, irresponsável.

    Vamos deixar que os ´´éticos, cheirosos´´ governem o Brasil de novo, talvez os jovens finalmente acordem.

    Dai eu penso nas milhares de pessoas que sairam da desgraça sécular, nos jovens que hoje tem acesso a educação, emprego, nas pessoas que conseguiram luz nas roças depois de ficarem a vida toda no escuro, em outros que conseguiram comprar sua casa própria através dos programas destes governos do Partido do Trabalhadores, em pessoas que viviam jogadas nos rincões deste país, sujas, com fome e que hoje, através de inúmeros beneficios oferecidos pelos governos do Partido dos Trabalhores conseguem comprar alimento e uma roupa nova, em outros que nunca viram um médico na vida e que hoje agradecem de joelhos o atendimento…. Dai em penso e peço a Deus que não deixe essa gente voltar tão cedo.

    Desculpe o desabafo, mas escrevi em só folêgo, sem revisão e espero não ter extrapolado.

    1. Desânimo, raiva e

      Desânimo, raiva e decepção.

      Esse é o sentimento da militância do PT hoje. MAs… se este sentimento durar muito tempo, é capaz do partido implodir.

      Não da para abaixar a cabeça para sempre. Tem que partir pra ofensiva. Tem que dar a cara a tapa. Tem que se expor. Tem que se arriscar. 

      Enfim, tem que ir pra porrada porque se não for assim, são apenas burocratas… como o mercadante e inúmeros outros.

      Mas não chego ao ponto de pensar que a derrota seja alternativa. Essa alternativa é sinistra demais e a volta não seria tão simples uma vez que o PT não teria o Lula.

      O futuro do PT é Haddad. Este deve ser protegido. Apesar de paulista e eu odiar este estado e tudo o que ELE REPRESENTA, tem o meu voto.

      Não há outro nome!

       

       

      PS. Alguém ouviu falar do PNLB? Lembra o que é isso?

       

    2. Jamais!
      O PT que conheci,

      Jamais!

      O PT que conheci, militei e continuo militando, apesar de mais afastado não se entrega e tem sangue nos olhos.

      Nossa responsabilidade é com o povo brasileiro, o PT é a via pela qual encaminhamos esse amor ao País e ao nosso povo.

      Um retrocesso nesse momento seria trágico para o País, imagine a Presidência na mão de um Aécio, Serra ou uma Bla Blarina da vida.

      Não, temos que cuidar das feridas, esquecer o cansaço e nos pintar para a guerra. 

    3. Se esses caras voltassem a

      Se esses caras voltassem a governar o Brasil, ia fazer besteira em cima de besteira, as nossas conquistas iriam todos pelo ralo, a situação iria se deteriorar como um todo…mas por pelo menos 10 anos, eles, associados a midia venal, conseguriam colocar a culpa de tudo nos governos anteriores  do PT.

    4. Se o PT perder o governo,

      Se o PT perder o governo, certamente eles destruirão tudo o que foi construido!  Venderão a Petrobrás, o Banco do Brasil, a CEF e outras, retirando assim todo o poder de investimento que o estado nacional ainda tem. Não adianta pensar que o povo irá para as ruas revoltado, pois não terão o menor escrúpulo em matar: vide Egito! Lembre-se que a população brasileira foi desarmada (com a própria iniciativa da Globo). Caso fossemos bem sucedidos nesta revolta, basta o presidente-canalha fugir para o Paraguai e de lá solicitar “intervenção estrangeira humanitária” (vide Líbia). O Brasil, no mínimo, seria transformado num palco de violenta gerra civil, teria toda a sua infraestrutura destruída por bombardeiros “humanitários” e provavelmente jamais seria ocupado, mas o que importa, teríamos também regredido à Idade Média. O poder imperial do planeta teria assim eliminado mais um concorrente…

      Veja que desmobilizaram o Oriente Médio e estão concentrando o poder no Pacífico para enfrentar a maior ameaça. Já, recentemente, peitaram a China, que corre a passos largos para aumentar seu poder de dissuação militar.

      Temos que ter muito cuidado. O enfrentamento deve ser político. Quem precisa de golpe são eles… Vamos ter maturidade ( e é isso que o Governo Federal está tendo) para conduzir a situação. Temos que redobrar o trabalho de formiguinhas e debatendo em público os fatos que são escamoteados da população. Não faço a cabeça de ninguém, mas procuro apresentar os fatos argumentados sob a roupagem da internet e deixo que cada um chegue às suas próprias conclusões.

      A LUTA SÓ ESTÁ COMEÇANDO COMPANHEIROS!!!

  9. A irracionaçidade

    Isso virou dogma. Pessoas estão perdendo amizades por discordarem sobre esse assunto. A irracionalidade se espalhou nas redes sociais.

     

    Justiça seja feita. Alberto Dines, Élio Gaspare, Mauro Santaiana, Cláudio Lembo, Celso Bandeira de Mello, Dalmo Dallari e Luis Nassif dentre outros poucos são nomes atuantes colocando um pouco de equilíbrio nessa insensatez.

     

    Não imaginei ver uma classe média tão desinformada e irracional.

  10. Onde anda você?

    Acho que muitos aqui têm o mesmo sentimento da Hildegard. Ficamos espantados com o silêncio dos intelectuais brasileiros. Dos artistas que lutaram pela democracia.  Por onde andam ? O que aconteceu ? Eles também acreditam em tudo que sai publicado em O Globo ? Na Folha ? Deu no Jornal Nacional…  Por que tanto silêncio, tanta cautela, tanta pasmaceira ?

    Ontem ainda lembravamos Henfil. Pois ai esta. Seria um que nunca teria deixado passar tanta injustiça e arbitrariedade em vão. 

    Parece que todos agora têm medo do absolutimo miditiaco em que vivemos. Realmente, demos uma marcha a ré.

  11. Talvez ela precise de outros amigos e leitores

    Parece ser um confusão comun na nossa imprensa e provavelmente todos fazemos um pouco também.

    Achar que nossa experiência pessoal imediata seja representativa da realidade.

    Outro erro também é achar que a discurso da imprensa e comentários em blogs (isso que a gente está fazendo, rá rá!)  refletem as opiniões e humores da população em geral. Ou da classe média em geral.

     

    Um idiota armado de e-mail e facebook continua sendo um idiota. Só fala mais alto.

  12. ‘aclamar a vilania dos seus

    ‘aclamar a vilania dos seus opressores, ainda vai se arrepender demais’

    Tem comentarista aqui dizendo que a culpa é do PT. Pode?

    Se o Genoíno morrer a culpa é dele? Quem mandou ficar doente justamente nesse momento?

    Pára. Jogar a culpa no PT é aclamar a vilania dos opressores.

    Querem o quê? Se o PT sair da defensiva a mídia bandida grita, e o judiciário cooptado barra.

    Gente! Só a sociedade como um todo pode dar um basta nesse clima de terror instalado pelo acordo da máfia-midiática com o judiciário. O PT é tão vítima quanto eu, que não sou filiado a partido político, mas não tolero esse macartismo hipócrita.

    Concordo com a Hildegard : quem aclama a vilania dos opressores, pagará um preço alto.

    1. O Governo é do PT ou não

      O Governo é do PT ou não é?

      Viu aí o Governo defendendo ou dizendo ALGO,  qualquer coisa, contra o julgamento?

      Alguma declaração contra Barbosa? Quem cala consente!

      Continuando, e o Lula? Alguma coisa? Disse algo?

      Quem cala consente!

       

      CArlinhos Cachoeira DEMITIU vários Ministros da Dilma. Não foi um ou 2 foram vários.

      Isso é prova de FRAQUESA!!! A culpa é do PT sim! São fracos! São reféns!

       

      Viu aí a que ponto chegou o “poder” do Barbosa? A culpa é de quem? De Jesus Cristo?

      Regime que não se defende, não merece ser regime!

      1.   Athos,
          Eu cheguei a

          Athos,

          Eu cheguei a pensar em te responder, talvez até discutir, mas… percebi que o que te move a escrever essas palavras não é escárnio. É rancor, é mágoa. É FRUSTRAÇÃO.

          Não penso mais em responder, em contra-argumentar. Quero apenas me solidarizar, dizer que seu sentimento é o meu também. Aceite a solidariedade deste paulista.

  13. É desanimador. Hoje estava

    É desanimador. Hoje estava indo para casa almoçar e encontrei um primo, além de primo amigo de infância, pessoa de esquerda, professor de História, eleitor de Dilma e Lula. Depois dos abraços fraternos, o comentário: Você viu o golpe que o Genuíno quis dar em relação a sua saúde? Respondi,  que golpe? Tentei esclarecer sobre a junta médica selecionada sob encomenda por Barbosa etc… etc… etc.. ele me olhava como se eu fosse a velhinha de Taubaté. Ele argumentou, quase se desculpando: Sei que você é petista, mas você acredita na inocência desses caras? Respondi que sim em relação ao que se convencionou chamar de mensalão e culpados em relação ao caixa dois, ele deu um sorriso irônico e mudou o assunto para o helicóptero que voava com dinheiro público traficando cocaína.

    Constatei que perdemos a guerra da comunicação em relação a esse assunto, senti um imenso cansaço e perdi o apetite, prometi enviar textos e esclarecimentos sobre o assunto, ele prometeu lê-los, mas sei que é um assunto espinhoso e cheio de tecnicismos, somente quem está dedicado como um militante para ter disposição de apesar do trabalho e da vida para cuidar, embrenhar-se nesse emaranhado que a mídia e Barbosa montaram para criminalizar o PT e os petistas.

  14. O medo venceu a esperança

    Estamos todos cansados e desesperançados, por razões diferentes.

    A turma do PT não entende o porque de ter perdido a guerra de corações e mentes, já que as vitórias eleitorais do partido têm se assentado mais no clientelismo, na manutenção de políticas distributivistas e na negação da meritocracia.

    O resto não compreende como não consegue vencer um grupo atolado em tantas notícias ruins.

    É a economia, e enquanto ela estiver funcionando bem vai ser assim.

    E existe um outro grupo não tão importante em termos numéricos que não consegue compreender aquilo em que o PT se tornou. Esse é o mais sofrido porque,discordando da mídia em sua campanha, está desanimado pela perda de princípios e negação de virtudes históricas da esquerda elevada ao poder.

    Todos temos medo, já que aprofundam-se os fossos e isso não pode terminar bem.

     

     

    1. Você não perdeu nada

      Não se perde o que nunca se teve. Você tinha medo antes, sem saber sequer do quê, e continua tendo agora, também sem saber porque. Este é o seu mal. Desligue a TV, não assita globo, não leia semanários escatológicos, anunciando o fim do mundo e inicio dos tempos do além. As previsões alarmantes estão dando sempre errado, e não são para você, são para os banqueiros e financistas. Viva a realidade ao seu redor. Curta sua condição de empregado, porque você é um privilegiado de estar fora, assistindo de camarote, essa que é a maior crise do capitalismo de todos os tempos. Os europeus estão miserabilizados. Perderam todo seu glamour na filas de abstecimento de alimentos os elegantes ingleses. Veja os índices de desemprego na Espanha, França, Inglaterra e outros, até USA: estão vivendo um cáos. O Brasil nunca esteve melhor, nunca tão bem cotado. A distribuição de rendas é indicador de progresso, e em nada atrapalha os critérios da meritocracia, os meritozos sempre serão contemplados. Pare de ler a revista Veja, ou coito de bandidos, leia publicações de pessoas honestas, e tudo vai mudar, e você perder o medo que lhe estão inculcando, o medo é deles, não seu, a única coisa que eles querem socializar é o medo deles, mas não o dinheiro deles. 

    2. Paraguaçu

      Não perdemos a guerra, apenas uma batalha. 2014 vem ai e depois…. depois a Dilma não precisara batalhar pela reeleição, e ai quem sabe não teremos belas surpreas( para todos que lutam pela Democria, claro, não para aqueles que embaralham as cartas e roem o edificio todos os dia).

    3. Eu sou de um grupo que

      Eu sou de um grupo que considerava o Mário Covas o supra sumo da decência política, atrás daquele outro que faleceu tb (e que ainda o considero um político decente, mas que agora esqueci o nome), o José Serra, o FHC, Beto Richa, Jereissatis, etc.

      Um grupo que se afastou do PMDB pelas sujeiradas e roubalheiras do partido e do Maluf. Quase caí no chão, quando este mesmo grupo se aliou então àqueles que os perseguiram na ditadura, o então PFL (ex arena), a maioria caronéis da política mais rampeira e desavergonhada que existiu, e ainda por cima ladrões tb. E minha cabeça deu um nó. Qual seria o verdadeiro motivo p/ escapar de um e dar o braço ao outro, se tinham toda a mídia à seu favor e todo o “aparelhamento” que fizeram em todos os setores da república. Roubalheira não seria, talvez disputa política mesmo.Esse grupo que ganhou as eleições, formado por pessoas mais que preparadas, nos mostrou que não era o povo brasileiro que ele queria melhorar, pois caiu de cabeça no trololó americano e seu “Consenso”. Não tiveram a capacidade de ver nada além de seus próprios narizes e sua ânsia de poder (por 20 anos ?).

      Então o PT, mais pé no chão e conhecedor da verdadeira política que se passava no Brasil, ganhou as eleições. Errou, dançou um pouco de acordo c/ a música, pois do contrário não conseguiria nada. Mas tinha um projeto para o POVO e tentou, do jeito que deu fazer e com muita cautela, um inicio de melhorias. Até que conseguiu bastante e prova disso foi a  reeleição do Lula, em meio à guerra armada pela imprensa e os “aparelhados” do PSDB que ainda continuaram e continuam até hoje no governo.

      E eu nunca mais abandonei o PT, aliás, até pensei em votar no Serra, qdo da eleição da Dilma, pois considero saudavel a alternância de poder. Mas o Serra que eu imaginava conhecer um pouco, se tornou o Cerra na campanha e agora jamais estarei ao lado do PSDB, pois está se mostrando o partido mais cara de páu e hipócrita que existe, dizendo ser o caso de propinas do metrô e trens em SP uma justificativa p/ esconder (como se a mídia deixasse) a prisão dos Petistas. É de matar !!!!!

  15. A briga é desigual, lembro

    A briga é desigual, lembro quando a midia esportiva era tão irracional quanto, certa vez um jogador estava sendo enxovalhado por todos em todas as emissoras, ele num programa ao vivo por um link desbafou – Eu só tenho esses cinco minutos para me defender e assim que eu sair do ar vc voltarão a ficar o dia inteiro me atacando”, ele tinha razão; agora mesmo só foi um empresário dar um emprego para o zé dirceu que já estão chovendo denuncias, infundadas ou não, contra ele; o corretivo seria regulamnetar o direito de resposta nos mesmo parametros da ofensa, mas parece que a letargia domina o congresso.

  16. QUEM CALA SOBRE O TEU CORPO, CONSENTE NA TUA MORTE

    Apesar da omissão de tantos, para mim, uma omissão pesa bem mais que as outras: a dos juízes. Onde estão os  juízes, que deixaram perpetrar um golpe em sua própria instituição ? Por que permitiram isso ? E, se está indo longe demais, por que nunca se manifestam, preferindo adotar uma postura de alheiamento, como se nada disso fosse com eles ? Não somos médicos. E nem médicos de doenças mentais diagnosticam à distância. Mas todos estamos vendo ações de destempero, de ausência total de bom senso e condutas minimamente éticas, a progredir diariamente, de modo insano, chegando ao ponto de identificar os réus execrados através de números: coisa tipicamente nazista, detectável à olho nú. Isso, após ter-lhes negado a identidade durante toda aberração, composta de mentiras ardilosamente tramadas, coisa de mitomaníacos, e intensamente repetidas para se tornarem verdade. No entanto, há neste blog mesmo, uma palestra amena e educada do único juiz que vimos atuando como tal na farsa, o revisor, sem uma palavra sequer sobre o que nos causa tanta perplexidade ( ! ) Com tal pronunciamento, consagrou, mais uma vez, a versão da normalidade, em sua fala. Desacreditei também desse, que, além de ter conferido legitimidade à fronta, ainda continua, face ao que estamos vendo, a proceder como se tudo estivesse normal. Atestando mais uma vez a legitimidade do evento hediondo ( ! )

    As vozes que se levantam tentam salvar sua própria moral. É como se dissessem eu estou fora disso, não concordei com isso. E, até mesmo dois juristas de direita assim se manifestaram, o apoio veio de onde não se esperava. Mas os juizes nada fazem. Cederam seu palco, nomes e credibilidade, para essa montagem sinistra no seu sagrado âmbiente de trabalho ( ! ) Uma performance excepcional. Deu-se um julgamento privado, de qualidade pior que os do PCC, no qual o justiceiro-carrasco apropriou-se desses réus _ são seus réus o número 1, 2 e 3 _ e ele pode fazer o que bem entender com eles. Estão à mercê de seus caprichos, por desejo da midia e autorização do STF.

    Tudo isso se passa, enquanto que, paralelamente, o STF continua julgando os processos de acordo com as leis, e garantindo todos direitos individuais que a CF precreve a todos cidadãos: em plena normalidade. É uma atitude nitida, descarada, de exclusão de pessoas escolhidas do direito ao jugamento propriamente dito. Para todos outros réus, inclusive assassinos perversos e hediondos, justiça;  só para esses, justiçamento. Só para esses réus um tribunal de exceção em todas fases.

    Não esperemos mais solidariedade com quem não se tem afinidade. Os pequenos partidos de esquerda, que já não tinham um futuro promissor antes, agora vão caminhar para a extinção, graças ao que sempre foram: meros repetidores de seus gurus. São, geralmente, papagaios de Trotski, além de papagaiarem também bastante a midia. Têm raciocínios estreitos e rígidos, e mente povoada de ideias genéricas pre-concebidas sobre tudo. Assim, diante do inusitado, estão mais perdidos que cego em tiroteio, e nessa, se revelam. São o que sempre chamamos esquerda festiva. É a lógica formal, instrumental, positivista, querendo ser revolucionária, não apreende o pensamento dialético marxista para acompanhar a dinâmica dos fatos.

    Quem cala sobre o teu corpo, consente na tua morte.

     

  17. E os jovens, por onde andam os jovens?

    Talvez distribuindo palavras de ódio contra Genuíno, o ódio tão criticado por Hildegard.

    Porque os jovens que estiveram nas ruas em junho, também não voltam agora para protestar contra o espetáculo máfio-jurídico-midíatico que foi o julgamento do “mensalão”?

    Protestos que no passado foram elogiados por Hildegard:

    http://advivo.com.br/node/1409022  (Hildegard Angel e os jovens nas ruas)

    A resposta a essa pergunta não é muito difícil de saber:

    Os jovens que saíram as ruas em junho, saíram porque a imprensa os estimulou a sair. Não era por causa de 20 centavos, concordo, era por causa de 20 centavos aumentado por um prefeito petista. Isso faz uma absurda diferença.

    Sairam ontem e não saem hoje, não porque desanimaram ou porque cansaram de apanhar da polícia. Sairam ontem e não saem hoje porque foram estimulados pela mesma imprensa a ficar gritando pelas redes sociais palavras de ódio contra Genuíno. De fato, estão quase satisfeitos com o julgamento de exceção, para que  a satisfação seja total, Genuíno precisaria ser torturado e morto conforme bem lembrou Hildegard.

    Os jovens voltariam as ruas se o resultado do julgamento fosse o contrário, se os condenados sem provas fossem absolvidos.

    Voltariam porque seriam contra a corrupçaõ? Não! Voltariam porque a mesma mídia conservadora os estimularia a protestar. Fato: O método Goebels é eficiente.

    E os velhos? Estariam dispostos a sofrer o que sofreu Lewandowski por defender a justiça?

     

    1. Acredito  que exista falta de

      Acredito  que exista falta de informação, assim como a maioria foi as ruas sem saber  os “porques” pode

      ir sim sabendo o porque.É uma questão nebulosa não só para os jovens esta coisa do mensalão,saber

      o mecanismo certo para essa discusão de forma mais abrangente é a chave.

       

       

  18. reedito meu comentário
     19/11/2013 – 10:23

    Saco cheio 17/11/2013 – 22:07

    Corre a campanha sistemática de fomento do ódio
    qualquer momento o dique romperá.

    Então; guerra civil.

    E estaremos pronto!

     

  19. São muito oportunas as suas

    São muito oportunas as suas palavras. Estamos perdendo a luta das idéias por falta de iniciativa de quem pode e de quem deve sustentá-la. Vejo que os nossos maiores criadores receiam perder o seu mercado tradicional, hoje francamente direitista ou obnubilado por falsas discussões. No entanto, é tão fácil desalojar os interesses criados que sufocam a emergência de uma cultura nacional verdadeiramente contemporânea da luta de nossa sociedade para se desenvolver …  Outra hora, uma hora dessas, poderemos tratar do assunto. A idéia não é esperar um pouco mais. Para ver como tudo vai ficar, precisamos refletir. 

  20. Tristeza

    Hildegard, acompanho você há muitos anos.

    Há algum tempo parei de ler os blogs como esse do Nassif e semelhantes, pq depois de dedicar um longo período da vida por um outro país, não tenho mais nenhuma esperança que isso vá ocorrer, veja você: hoje o Banco Central de um partido que se denomima dos trabalhadores aumentou os juros de novo, o dolar vai continuar sobrevalorizado e uma empresa que produz no interior da Bahia há 45 anos ( única na América dos Sul ) decidiu fechar este mês, por não poder conncorrer com os produtos “‘importados”…triste Bahia e seus 600 empregados, 2400 indiretos dependentes, dezenas de fornecdores e seus funcionários…

    Hoje leio teu post porque após algumas cachaças, fui ver o que pessoas que ainda respeito, escreviam: li teu post.

    Como anônimo, mesmo não lendo mais nada na internet ou na imprensa não abjeta, nunca deixei de expressar minha opinião diante de fatos como esse do Genoíno. Lendo teu post uma tristeza enorme baixou: fomos abandonados, o sacríficio de tantos como Stuart Angel, só fica nos corações dos que sofreram a perda.

    Minha eterna solidariedade, respeito e admiração por pessoas, como você e teu irmão.

     

    SSBF

  21. Genoino

    A concentração das informações em poucos meios de comunicação permite transformar qualquer vilão em heroi e qualquer heroi em vilão. O que está acontecendo com o caso Genoino é um absurdo, uma pessoa integra, julgada de forma totalmente torcida e em paralelo transformado em vilão, junto com outros envolvidos no processo. Acho que está havendo uma omissão muito grande de muita gente mas especialmente do PT, que é o partido que deveria chamar a atenção para este fato.

    Esta situação de midia concentrada somada com a alienação de todos que estão vivendo para os “aplicativos” de celulares é algo preocupante.

  22. A culpa é do Lula e agora

    A culpa é do Lula e agora Dilma sim. Vê lá se o Brizola ia empaturrar a goebbels de dinheiro público como eles fizeram.

    Fortaleceram a golpista e sonegadora goebbels cada vez mais. Lá na Argentina os Kirchners enfrentaram a mídia corrupta desde sempre. Eles peitaram e se deram bem. Aqui sempre essa conversinha mole de ceder por puro medo.

    E de que adiantou? Nada. O PT, infelizmente, foi transformado pela mídia no partido mais corrupto da história do universo. E a gente sabe que não é. Muito pelo contrário, aqui no Brasil tem vários partidos com casos muito piores de corrupção, como o psdb, dem e pps.

    Eu não defendo mais o PT, é perda de tempo. Eu agora apenas faço adendos aos comentários de amigos, mostrando os casos de corrupção do psdb que são escondidos pela mídia. Tem sido mais efetivo. Já cansei desse negócio de me olharem como se fosse um maluco.

    1. A sociedade brasileira é muito peculiar

      Você reparou que dos presidentes neo-liberais todos foram julgados e estão presos, assim como Fujimori e Menen, menos o daqui ? O fato de ter sido uma sociedade ESCRAVOCRATA, determinou um jogo de poder entre as classes sociais diferenciado.  Argentina não foi uma sociedade escravocrata. Muitos desses traços de sociedade escravocrata não foram abolidos até hoje, após mais de 500 anos. E as elites, os brancos colonizadores originais, europeus, através de seus descendentes, lutam muito para manterem-se no poder originário, sentindo-se sempre ameaçados pelos governos populares, que chamam populistas, assim foi com GV, Jânio, Jango, e agora Lula/Dilma. São sempre os mesmos, antes UDN, agora PSDB/DEM, os donos do poder.  O Brasil foi fundado como uma colônia de exploração, a Argentina os USA e outros como colônias de povoamento. A mentalidade de exploração constante dos bens materiais, expoliativa, subsiste, e muito viva nos que não se sentem locais, nacionais. Isso dificulta muito tudo aqui, não se tem apoio sequer para regulamentar os meios de comunicação. E os que se dizem _ esquerda _ não ajudam em nada, e ainda atrapalham bastante: se posicionam sempre com os donos do poder e seus representantes, Globo, STF, tucanos etc.

       

       

      1. A Argentina…

        …não foi uma sociedade escravocrata, mas em todos os conflitos militares ocorridos no século XIX naquele país, inclusive os internos, a linha de frente da infantaria era composta por pretos e mulatos, todos que conseguiam encontrar, e já não era muitos…

          1. Foi uma fórmula mais drástica…

            …que o branqueamento republicano no Brasil. Os Ruis Barbosas deles eram mais maquiavélicos.

            Não era um sociedade escravocrata, era genocida.

          2. E a nossa não ?

            A quantos se reduziu nossa população indígena ? E Canutos, não foi um genocídio ? Aliás, quem mora em grandes cidades como São Paulo, já caracteriza há muito tempo a mortalidade por assassinatos nas periferias como com magnitude de genocídio _ de jovens negros e pardos principalmente.  

      2. Os brancos, colonizadores originais…

        …tinham uma descendência totalmente mestiça já no século XIX… ou como dizia o infame Gobineau sobre as damas de honra da Princesa Isabel… três mulheres da zelite imperial… “criaturas repugnantes, uma marron, outra chocolate-claro e a terceira violeta, todas simplesmente hediondas”

        1. O capitão do mato …

          A figura do capitão do mato _ perseguidor e caçador dos escravos fugidos e quilombolas rebelados _ se constituía em grande parte de negros. Negros que perseguiam e resgatavam os negros politizados, submetendo-os de volta aos seus donos escravocratas. Nem todos negros agiam conforme os interesses de seu grupo e cultura, assim como nem todos de uma classe portam a consciência desta, são o lumpezinato. Mas, movem moinhos as grandes forças de interesses em conflito, não os periféricos que oscilam entre estas, que estão à serviço de seus interesses individuais-subjetivos, ou, de quem paga mais. O que marca de modo indelével uma sociedade escravocrata, são relações societárias fortemente hierarquizadas. É uma relação de submissão muito forte do povo às elites, uma desigualdade fundante, que luta para se perpetuar. É de dificilmente superação. Isso não tem na Argentina, muito embora as populações e civilizações indígenas da AL tenham sido esmagadas. Mas não foi igual à escravidão, que pouco conhecemos graças a Rui Barbosa, que mandou destruir os arquivos desse período. Não sabemos direito como foi o terror do negror desses tempos.

  23. É curioso ver os

    É curioso ver os comentários.

    Gente “jogando a toalha” e cobrando dos outros o que mal se propõe a fazer.

    “O PT tem que fazer isso.”

    “A Dilma t em que fazer aquilo.”

    “O Lula…”

    Com todo o respeito… o PT, a Dilma e o Lula tem mais o que fazer.
    E acho que Dirceu e Genoino concordam.

    Suicídio não é a melhor das estratégias. 

    Dilma é Presidenta.
    Não só do Brasil dos petistas. De todos.

    Se o Lula tivesse saído em defesa do Dirceu… não teriamos mais 4 anos de Lula. Nem Dilma.

    O sonho dessa galera é justamente colar toda o mal no mundo nas costas do PT, do Lula e da Dilma.

    E muita gente aqui já aceitou esse mal colado nas costas do PT.

    Comum ler que o PT, e seu governo, é a mesma coisa que o PSDB, e seu governo.
    Se é a mesma coisa, tá com medo de quem? Se é a mesma coisa, tanto faz… Pode ser Serra. Pode ser Aécio. Pode ser qualquer um. É tudo a mesma coisa, né? Nada se perde. Nada muda.

    Se estamos bem vamos continuar bem. Se estamos mal vamos continuar mal.

    Né?

    Só que não.

  24. Como disse um senhor ai em

    Como disse um senhor ai em cima: a alienação é o caos. Nunca vi tanto alienado na vida. Na faculdade, não tive o prazer de conhecer alguem racional. A mídia é a nova bíblia dos jovens. E tinha colega aqui acreditando que o movimento de junho era algo de jovens querendo mudar o mundo. Eu fico pasmada quando vejo pessoas sendo bobamente enganas em pleno séc. XXI. Esse século parece já ter iniciado velho: volta da inquisição e inquisidores, mídía governando e ditando ordens, povo ( quase toda classe média) desejando volta da ditadura, jovens querendo ser quem não são (eles tentam ser iguais aos artistazinhos), gurias querendo casar com homem rico para usufruir a grana, muito preconceito pelo diferente e por ai…Em compensação,  esses jovens “revolucionários” de junho, têm algo de moderno: o computador para colocar fotos para detonar com amigos(?), falar um do outro, tirar um sarro danado, detonar com o amor (vergonha de amar, mas  não de ferir, matar). Infelizmente, essa geração tem como pai e mãe o capitalismo na sua pior e mais cruel lei: o ódio,  pouco ou nenhum valor pelo ser humano.

  25. A prisão do José Dirceu

    Venho escrevendo há um bom tempo que duvidava que tivessem peito para prender o José Dirceu.

    Agora vão ter que soltá-lo rapidinho rapidinho e mesmo assim, não sei se irão conseguir conter os danos e diminuir o prejuizo.

    Tava na cara, mas o STF quiz se mostrar.

    Agora é torcer para que os brasileiros sejam pacificos e bonzinhos mesmo.

    1. Creio que você equivocou-se…

      …além da militância petista na rede e agregados quais outros brasileiros estão irados com os Zés na prisão?

      1. Pois é

        E aí há outra pegunta a se fazer: Não foram 12 ( ou 11 ) presos ?

        Porque ninguém se preocupa com uma funcionária que apenas cumpria ordens ou com uma senhora que herdou um banco e que, assumindo a presidência, foi colocada frente a frente com uma velha ratazana política ocupando o segundo cargo mais importante do governo ? 

        Porque todo mundo só se comisera pelos petralhas presos ?

        1. pois é.

          Li na excelente http://www.revistapiaui.com.br.   uma reportagem sobre a presidente do banco Rural .Instituiçao que vive fazendo o que faz desde os tempos do Juscelino.Alem do melhor governo  da historia ,creio que o maior beneficio do governo PT,é a transparencia que assusta os brasileiros  ao ficar frente a frente com o “Como funciona”.O raciocinio está sendo despertado .Esse suposto(gosto dessa palavra fartamente utilizada pelo cartel midiatico para abafar os crimes dos outros partidos)impressiona a ansia do povoao alienado e tambem os mau intecionados ao perceber que colocaram outros CRISTOS na cruz e a colheita sera fatal para os desorientados midiaticos.Uma pena que esses justiceiros novamente vao se decepcionar,mas burrice eventual  tem dessas coisas.Maquiavel dizia: “Quem se apoia no povo tem alicerce de barro.”Povo que nao tem luz propria,que nao tem opiniao senao a publicada”.No instante da lucidez,brota a sabedoria e o voto consagra o justo,tem sido assim nesses poucos mais de 50 anos de democracia em nossos 500 anos de existencia.Saimos de uma ditadura massacrando os politicos e o cartel midiatico ocupa o lugar deixado pelos militares  escunlhanbando geral,tedenciosamente,demonizanando escondendo o proprio rabo.O dia que conhecerem o Genoino,Jose Dirceu e o peso que representam para nossa historia,talvez haja alguma consideraçao,mas Plutos e plutas arrependidas nao fizeram a historia da disney dessas crianças justiceiras.A infantilizaçao nao morre com idade.

          1. Que coisa né

            Bem que o Dirceu e o Genoino podiam ter pedido empréstimo pro Bradesco.

            Eu hein ? Tem neguinho que, aborrecido por ter visão, usa tapa-olhos para seguir nas trevas.

        2. Por que os “petralhas” presos

          Por que os “petralhas” presos – heróis de nossa resistência ao regime militar – legaram-lhe a oportunidade de você os criticar, com ampla liberdade. Genoíno é um herói. Sempre o será, mesmo que milhares de pessoas, máxime ludibriadas pela mídia insana, queiram-no amarrado em um fogueira.

          Viva Zé Dirceu.

          Viva Genoíno.

          1. Valeu. Isso conta pra mim

            Valeu. Isso conta pra mim também. Em tempos bicudos como esses, a lógica faz toda a diferença e pode fazer um bem inigualável.

        3. Penso que você não percebeu a diferença entre os presos

          Num país sem heróis, Dirceu e Genoíno são os que nos representam contra o autoritarismo, a ditadura, as elites gananciosas que exploram o povo e a nação até a última gota de sangue.

          Acorda meu.

          1. Que bom !

            Alçar homens a condição de heróis, idolatrá-los, considerá-los acima do bem e do mal, defendê-los até a morte, ao que me consta, nunca trouxe grandes benefícios à humanidade.

            Há uma enorme lista de nomes impublicáveis que já foram heróis de muita gente.

          2.   Bom pra você, que é a

              Bom pra você, que é a esquerda que a direita gosta.

              Lendo seus comentários penso no filme “A vida de Brian”: os “revolucionários” só ficavam de proclamação em proclamação, sem fazer P… nenhuma de palpável. Enquanto isso, o mundo gira e a lusitana roda. Deixe esse esquerdismo bobo de lado pelo menos de vez em quando, seus comentários estão quase intragpaveis.

      2. Governabilidade

        Me preocupo com a governabilidade.

        Sem políticos fica difícil manter o Estado de Direito.

        Política se faz com cidadãos de espírito público em prol do bem do povo e da nação.

        Se os que representam atualmente a classe política não têm mais condições de exercer o seu mister, então o Brasil se encontra realmente à beira do precipício.

        Especulando sobre o que está acontecendo, tenho comigo que vislumbraram no ataque a melhor defesa, não foi e vai sobrar para todos, afinal, me diga com sinceridade se você realmente acredita que um político hoje no Brasil consegue se eleger sem um caixa 2, vai ter 40 votos como eu tive nas últimas eleições

        É extrema ingenuidade dos que armaram o circo e a pantomínia do Julgamento do Mensalão, pensando com isto se por a salvo de chumbo da retaliação.

        Não vai sobrar um.

        Na assembleia mineira hoje se viu um aperitivo do que vem por ai.

        Quem perde?

        O Brasil, sua população, os jovens, os trabalhadores, os que investem na terra e na indústria e têm no seu labor a fonte da sua  sobrevivência, orgulho e respeito.

        Pessoas como você, com este pensamento dicotômico entre Fla X Flu, nós versus eles, estão com dias contados por aqui se não soltarem para ontém o Dirceu.

  26. Caciques e índios

    Algumas e poucas razões:

    – muito cacique e pouco índio, e
    – analfabetismo funcional.

    Propostas:

    – antes mesmo de pensarmos em Paris, porque não nos aglutinar aqui mesmo no Brasil, criando células de defesa da democracia

    – redigir e distribuir um jornal de qualidade de poucas páginas, nos terminais de ônibus, trem e metrô

    …….

  27. ROBERTO MARINHO, AQUELE  QUE

    ROBERTO MARINHO, AQUELE  QUE  JAMAIS  USOU  TORNOZELEIRA ELETRÔNICA PORQUE  SABIAM ONDE ENCONTRÁ-LO, pregava  métodos   mais elegantes   porém   eficientes contra seus desafetos,Brizola experimentou-o  em plena ditadura e como governador. 

    Poucos  recordam(e para quê?…),  a mais  intensa  campanha contra o  ensino público no país, via  Rio de Janeiro, foi desfechada pelo/a GLOBO. Hoje e já de algum tempo  essa organização e seus  fâmulos que   poluem    páginas  do periódico impresso, cobrando intensamente aquilo que seu ídolo e mito combateu.

    Era campanha  pessoal, posição ideológica ou banzo do cafuzo não assumido?:

     

  28. A letargia é culpa do PT.

    Cadê o PT cambativo, que chutava o balde quando estava na oposição ?

    Cadê o PT que lotava ginário com suas convenções.

    O PT broxou, focou meio … assim … assim !

    Estão esperando mais o que ? Em 10 anos de governo os seus principais líderes estão presos.

    O PSDB está metendo a mão durante 20 anos em SP, e seus líderes estão livre leve e soltos.

    O PT tem que voltar a ser PT, chutar o balde,  meter o pé na porta, o restos os seus simpatizantes seguram.

    Creia, se o PT fizer isso, a elite bota o rabo entre às pernas, eles são um bando de frouxos, gagões, detestam encândalos, são um bando de mauricinho coxinhas.

    O PT tem que virar pit bull !

  29. Repito aqui, em resposta a

    Repito aqui, em resposta a minha amiga Hildegarde, comentario sobre post acima

     

    “A quanto estamos chegando com o silêncio dos nossos formadores de opinião influentes, nossos artistas politicamente conscientes e articulados.”

     

    A Hildegarde faz tal afirmativa em post abaixo.

    E com razão.

    Onde estão nossos artistas,que lutaram tanto contra a ditadura?

    É uma pergunta que temos de responder.

    Perguntarão alguns porque estou falando disso num post sobre colocar ou não cores em fotos.

    Porque tudo faz parte de um mesmo processo.

    Isto é, a desqualificação do artista.

    E não acontece sem razões.

    Faz parte de um mesmo plano que começou com a desqualificação dos jornalistas.

    O objetivo é calar vozes que poderiam combater, revelar verdades, desvendar segredos.

    O artista era alguem que pela coragem, determinaçao e verdades que trazia a tona tinha o respeito da sociedade.

    Ate um passado recente, não seria aceitavel alguem mudar a cor de um quadro de Picasso, uma foto de Bresson.

    Eça de Queiroz manifestava que determinado texto so poderia ser publicado oitenta anos apos a sua morte.

    Hoje, um deputado do partido dos trabalhadores, trabalha para que os artistas não tenham nem mais direitos sobre as intimidades de suas vidas privadas.

    É um mesmo pacote.

    É o mesmo que acha que o trabalho de um artista deve ser gratuitamente “compartilhado”.

    Respondo a Hildegarde, os artistas não tem mais folego.

    Foram atacados demais.

    E a sociedade vai sentir muito a falta de suas vozes.

    É so esperar.

     

     

    1. Não há o que justifique a omissão

      Não se justifica a omissão dos artistas, também oprimidos assim como nós, inclusive, pela ausência de sua arte. É necessário identificar os opressores e combatê-los, não se moitir e lavar as mãos, essa não é a função da arte. Não há um deputado petista, favorecendo a publicação das intimidade de ninguém. Há várias pessoas e instituições de estudo e pesquisa indignados. Chico foi pego de surpreza, se manifestou impensadamente, e depois se retratou. Estava equivocado. Tanto quanto você ainda permanece. As biografias dos agentes históricos influentes falam dos seus tempos, seus feitos e de seu circulo: são importantes fontes de conhecimento. Suas privacidades não são objetos de biografias feitas por autênticos biógrafos. Alguém já reclamou de ser biografado por Fernando Moraes ? Nada justifica uma censura prévia, contra a qual muito lutamos. Nada impede que os injuriados apelem pós-publicação. As biografias autorizadas apontam para a mera propaganda, são peças publicitárias, não históricas.  

      1. 1. “As biografias autorizadas

        1. “As biografias autorizadas apontam para a mera propaganda, são peças publicitárias, não históricas.  “

        A senhora, por acaso, ja leu a biografia do Nelson Rodrigues?

        A considera uma”mera propaganda”?

        2.” Alguém já reclamou de ser biografado por Fernando Moraes ?”

        Acredito que não.

        E dai?

        Não reclamariam por se tratar de uma pessoa seria. 

        Outra coisa é liberar as intimidades de sua vida privada para qualquer um levantar um dinheirinho em cima.

        3.”Há várias pessoas e instituições de estudo e pesquisa indignados.”

        Que instituições?

        A academia do merdal? As que representam as editoras, avidas por lucros?

        4.”Chico foi pego de surpreza, se manifestou impensadamente, e depois se retratou.”

        O Chico não é homem de ser pego “de surpresa”.

        E muito menos se “retratou”, apenas resolveu ficar quieto.

        No apagão cultural em que vivemos,talvez o silencio seja a unica arma.

        5″As biografias dos agentes históricos influentes falam dos seus tempos, seus feitos e de seu circulo: são importantes fontes de conhecimento.”

        O Chico, por exemplo, ja deu importante contribuição ao “conhecimento”, atraves de sua obra, de suas conhecidas ações como cidadão coerente, valente, combativo.

        As intimidade de sua vida com sua mulher,seus filhos, so alimentam fofocas.

        Nada mais.

        6.”Nada justifica uma censura prévia”

        Se alguem afirmar aqui que fez uma”pesquisa”e publicar que a senhora é uma prostituta promiscua, pedofila e a senhora não aceitar, estara praticando “censura”?

        Segundo diz:

        “Nada impede que os injuriados apelem pós-publicação.”

        Então va e espere, enquanto seus filhos continuam sofrendo humilhações de seus colegas na escola, pelas intimidades davida de seus pais reveladas.

         

        1. “Não reclamariam por se tratar de uma pessoa seria.”

          Estou falando de obras biográficas propriamente ditas, literatura densa, de qualidade e responsabilidade, não de rabiscos incongruentes sobre personagens célebres, feitos por pessoas que não conhecem nada do biografado, e nunca sequer se aproximaram dele, como foi o caso do biógrafo de José Dirceu, que só fez deturpar-lhe a vida e trajetória, produzindo algo que não tem valor cultural nenhum, muito pelo contrário, só serve à desinformação. Isso é coisa de fofoqueiros, e se destina não a Pesquisadores, mas ao público do estilo da veja, como é o caso, interessados em fofocas, podres e intimidades da vida alheia, muitas vezes com objetivos escusos. Se escrevessem inverdades sobre mim, ninguém acreditaria, pelo menos, ninguém cuja opinião me interessa. Mas, mesmo assim, eu recorreria, peticionando que o lixo fosse recolhido, e o auto/editor fossem punidos para nunca mais repetirem o feito. Biografias não são coletâneas de baixarias. A relação biógrafo/biografado é que deve ser uma relação de proximidade: um biógrafo bem dificilmente pode produzir algo de bom à distância. Não estou aqui a defender a libertinagem na vasculhação de objetos de foro íntimo, nem da propagação das intimidades de ninguém destinadas a voyeristas e pervertidos: isso não interessa. A menos que justamente o detalhe preservado, considerado íntimo e sagrado, esteja interligado a outros objetos de repercussão social, de interesse coletivo, com consequências para todos, compondo, justamente, a explicação de interesse público, a lógica da ação de tal personagem, e contribua para a História. A biografia de Nelson Rodrigues, e as que sempre foram feitas, que eu saiba, tradicionalmente obedeceram a padrões estabelecidos entre os literatos; é nova a ideia de se auto-propagandear, utilizando desse tipo de publicação, assim como, o uso político desta. Vi um exemplo disso na Wikipedia, em que o texto da biografia resumida de um político foi suprimida, por ter sido considerado propagandistico. Deve-se preservar a qualidade dos textos literários seja em que forma for que estejam, essa é a luta.  A censura prévia não cabe em nenhuma manifestação artística, a diminui, esse é o princípio defendido. Mas a indignação ante a obra consumada cabe, é deve ser veemente. Os objetos íntimos devem, e podem, ser negociados entre biografado e biógrafo, em negociação particular, sem ingerência do Estado. 

          1. Nem sei bem porque ainda

            Nem sei bem porque ainda respondo a  um comentario na quarta pagina de uma lista de mais 100,mas vamos la.

            1. ” Estou falando de obras biográficas propriamente ditas, literatura densa, de qualidade e responsabilidade, não de rabiscos incongruentes sobre personagens célebres, feitos por pessoas que não conhecem nada do biografado, e nunca sequer se aproximaram dele”

            A lei, incrivelmente proposta por deputado do PT, não distingue e nem poderia as “biografias propriamente ditas, literatura densa” das outras.

            Vai liberar geral, inclusive dos que “nunca sequer se aproximaram” do biografado.

            É algo muito serio que esta sendo tramado contra um dos direitos fundamentais do homem, o direito a privacidade.

            2.”. A relação biógrafo/biografado é que deve ser uma relação de proximidade: um biógrafo bem dificilmente pode produzir algo de bom à distância.”

            Não consigo entender o seu raciocinio.

            Se acha que “um biógrafo bem dificilmente pode produzir algo de bom à distância.”, porque dispensar a participação do biografado”?

            3. “Deve-se preservar a qualidade dos textos literários seja em que forma for que estejam, essa é a luta. “

            E quem lhe disse que a liberação de biografias vai “preservar a qualidade dos textos literarios?

            Quem lhe disse que uma biografia não autorizada é mais confiavel de que uma autorizada?

            4.Se alguem publicar algo denegrindo a conduta de minha mulher levara um soco na cara e se outro vier dizendo que estou praticando “censura” levara outro.

            Talvez ainda perca meu tempo com a “justiça”,apesar de depois do “mensalão” ficar dificil esperar algo dela.

             

    2. Onde estão nossos artistas,que lutaram tanto contra a ditadura?

      Ficaram ricos, muitos deles.  Estão velhos e perderam a garra dos jovens e agora estão acomodados, desfrutando do conforto individualista. Outros mudaram de lado, foram para a direita. Ou se revelaram. Outros se venderam à Globo. Triste fim.  Malgré tout, José Dirceu é mais feliz que eles, porque continua cheio de garra, com a mesma cabeça e coragem de quando era jovem.

       

      1. “Dirceu é mais feliz que

        “Dirceu é mais feliz que eles, porque continua cheio de garra, com a mesma cabeça e coragem de quando era jovem”

        Nossa, arrasou!

      2. Quando escuto a direita

        Quando escuto a direita responder as acusações de Dirceu de que o seu julgamento foi de exceção, tenho vontade de arrancar os cabelos.

        Ela rebate, simplesmente, dizendo que os membros do STF foram escolhidos pelo proprio PT

        E infelizmente é verdade.

        Foi um erro irreparavel.

        Agora, tão grave quanto, foi a forma como o PT tratou a cultura, os artistas.

        Para o STF escolheram alguem porque “era negro”, para o MINC escolheram outro para dar “visibilidade a pasta”.

        Jamais imaginei encontrar uma justificativa politica tão idiota.

        E ficou por isso mesmo.

        Perdemos o censo critico.

        Ninguem se perguntou sobre a ideologia do escolhido, parceiro do artista mais reacionario do pais.

        Ninguem se importou que ele pertencia a um partido de direita.

        Ninguem se preocupou quando ele disse que o salario de ministro era pequeno, que poderia dar so meio expediente.

        Ficou tudo por isso mesmo.

        Ninguem ou poucos gritaram quando os problemas culturais do pais ficaram resumidos a assuntos de internet, musica comercial gratuita( “compartilhada”), falhas no ECAD.

        Ja estavamos vivendo num apagão cultural tão grave que não distinguiamos mais assuntos da industria do entretenimento com os da cultura.

        Os resultados disso estão no comentario acima:

        “Os artistas ficaram ricos”.

        Mal sabe o cidadão,que a situação dos verdadeiros artistas não é nada facil, que as verbas publicas que deveriam apoia-los são desviadas para a industria do entretenimento.

        “Estão velhos”.

        Mal sabe o comentarista que um pais tão rico culturalmente, esta cheio de novos artistas, todos perdidos, sem apoio,enquanto o ministro da cultura se apresenta como garoto propaganda de supermercado.

        “Outros se venderam a Globo”.

        Mal sabe o cidadão que a Globo é uma industria de entretenimento. Não esta interessada, nem precisa de “artistas”.

        As vezes ate os contrata, mas não para praticarem arte, mas diversão lucrativa.

        O PT, inexplicavelmente se afastou dos artistas.

        Jamais esperei tal atitude de um partido de esquerda.

        O MINC passou a lutar contra o direito autoral dos artistas,pelo “compartilhar” gratuito de seus trabalhos e agora o proprio PT trama para que eles não possam nem mais guardar as intimidades de suas vidas.

        As ações do MINC ficaram resumidas a sustentar os tais pontos de cultura.

        Mal não fazem.

        Mas cultura é algo bem maior e complexo.

        Por coencidencia acabo e receber uma mensagem do ponto de cultura proximo.

        Convidam-me para uma exibição de dança do ventre.

         

        PS.

              Hildegard, minha amiga:

        Não espere nada dos artistas,eles não estão presos, mas foram esmagados.

      1. Pode ser

        Assim como alguns consideram estar o STF sendo o bode expiatório de culpas que não são deles.

        É apenas um questão de acreditar-se ou não no maniqueísmo, que tudo a nossa volta realmente se trate apenas de uma luta do bem divino contra o mal dos infernos, na qual, devo confessar, conhecendo um pouco a natureza humana eu não acredito.

        Para esses casos de crença na luta do bem contra o mal, sempre tão insuflada pels religiões, fico com a frase definitiva de raulzito, do alto de sua sabedoria cósmica: Ói, olhe o mal, vem de braços e abraços com o bem num romance astral

        PS.: Já peguei o trem faz tempo.

  30. “Quando eu me vejo, aqui,

    “Quando eu me vejo, aqui, escolhendo palavras para não resvalar num erro, num equívoco, num excesso que me possa custar a liberdade ou que me valha antipatias graves, retaliações, sinto a gravidade do momento que estamos vivendo.”

    É isso! Não é preciso dizer mais nada. Nem sei há qto tempo ou qto tempo tivemos de liberdade completa pelos blogs e redes sociais mas, foi muito rápido… foi muito pouco. Até pq, nos acostumamos a nos conter por tantos anos que até atingir a liberdade plena, perdemos boa parte do pouco tempo nos adaptando e, agora é isso… Novamente, garimpando palavras e usando metáforas só que fazendo o doloroso caminho inverso. No lugar da euforia em direção a liberdade, a angústia em direção ao ponto de partida. Valeu STF!

        1. Porque ?

          Imagina você que relendo o texto serei tocado pelo seu apelo apolíptico ? Ou talvez pelo seu apelo ao patriotismo, último refúgio dos canalhas ?

          Desculpe, mas já estou um pouco para além disso.

          1. “patriotismo, último refúgio dos canalhas”

            É de sua própria lavra ? Justifique essa corrente filosófica, prá lá de heterodoxa, pós-pós-moderna. Quantos discípulos tem ?

          2. Quem dera fosse minha

            A citação deve ter uns 400 anos. É de Samuel Johnson. Nem a considero tão correta assim, alguns canalhas preferem o refúgio na religião.

            Mas, patriotismo e religião são apelos idênticos a medicridade humana. Ambos se utilizam de musiquinhas e imagens para, emocionalmente, fazerem aflorar alguns sentimentos pérfidos que, entre outras coisas, levam homens a se matarem em guerras estúpidas.

             

          3. Depende

            Depende do patriotismo, depende da religião. Nem um nem outro conceito em si, merece ser abolido. Religião significa Re-ligare, uma noção que remete à comunhão. Muitos dos fundamentos da ação pacífica advém de percepções religiosas. A religião é uma imanência do sêr humano. Todas culturas humanas, sem exceção, têm suas explicações do mundo e dão sentido à vida. Não confunda Religião com as modalidades de religião que se apresetam no cardápio atual, são todas religiões bem carentes de Religião. 

          4. Será ?

            Poderíamos até discutir a etimologia do termo, já que você começou pela pior de todas as opções, mas isso não mudaria em nada a minha idéia de que religião tornou-se apenas ferramenta de controle social há muito tempo.

            Mas agora não, vou dormir. Sua sabedoria me dá sono.

             

      1. Sinto, Sr. Marcos Chiapas,

        Sinto, Sr. Marcos Chiapas, que você é um dos “embrutecidos coletivamente” citado pela articulista. Com certeza é leitor de Veja e Folha e somente assiste ao JN da Globo. Se tem idade suficiente para ter vivido os anos de chumbo é dos que acha que foi uma ditabranda. Se é jovem e não viveu os anos do AI 5, tem pouca ou quase nenhuma leitura dos fatos.

  31. Leviandade

    Sinto esse momento como se estivessemos retornado para a Idade Média, onde pessoas eram enforcadas, queimadas em praças públicas o que para muitos, senão para a maioria, era um acontecimento festivo, a mais preciosa das diversões. Dia de vestir seu melhor trage e ir conferir de perto o que acontece com quem se atreve a desafiar o modelo. Temos uma infinidade de fatores que contribuiem para que a população continue agindo como agia na Era das Trevas. As ferramentas tecnológicas que poderiam servir para abrir e atalhar caminhos e iluminar as ideias está a serviço da alienação, leviandade e maldade.  As pessoas destilam seu ódio, seus recalques, suas frustrações com requintes de crueldade. A regra básica que impera no momento é: Já que não tenho nada a dizer, quero dizer ao mundo inteiro.

     

  32. Graças a Deus! o Brasil ainda

    Graças a Deus! o Brasil ainda tem pessoas como você, Hildegard Angel, com dignidade e coragem para nunca deixar de lutar, nem tudo esta perdido.

  33. TENHO MEDO

    Hildegard Angel, sua crônica é um grito de socorro aos omissos.

    Em nome de paixões políticas e de ódio a determinados grupos, um dos pilares da democracia rasga a Constituição Federal e manda para a cadeia pessoas inocentes, e os omisses se acovardam e se escondem atrás de um silêncio ensurdecedor.

    Por conveniência político partidária, a mídia esquarteja uma pessoa que lutou contra governos autoritário e assassino. e os omisses se acovardam e se escondem atrás de um silêncio ensurdecedor.

    Esses omissos se esquecem de que amanhã os injustiçados podem ser eles, pois o caminho está sendo pavimentado para isto, se não houver pessoas como você para dizer: basta.

    1. Senhor Gilson,

      Assisti há muito tempo O Homem de Kiev, filme sobre um judeu que, em plena IIGGM, se negava a tomar partido. Expõe todo caminho de agruras que teve que sofrer, na própria pele, para entender que a luta era com ele. Naquele tempo havia um debate sobre a omissão, que desapareceu com o tempo, assim como as outras prescrições do pós-guerra contra o nazismo, e pela democracia. Lemos Eric From, Karl Manheim, mas estas gerações são ôcas, são o Ôvo da Serpente, como lustrado no filme homônimo de Bergman.

      1. Judeu, Kiev, WWII…

        …nazistas, URSS… recusa-se a tomar partido… alguma coisa não fecha…

        Não vi esse filme, mas a sua sinopse é o samba do cinéfilo doido…

        Na madrugada de 22 de junho de 1941 os nazistas invadiram a URSS… até esta data qualquer crítica ao aliado de Stálin era proibida… após a invasão, de imediato, não tomar partido contra os alemães seria traição… em questão de horas uma guinada de 180º… menos de dois meses depois, em setmbro, Kiev é tomada… poucos dias após o Einsatzgruppe C começa a fuzilar os judeus (também os membros do partido comunista e demais indesejáveis) na Ravina de Babi Yar… alguns milhares por dia…

        Nessa situação o único modo de alguém não tomar partido é tomando… traindo o seu povo e a sua pátria… tentando salvar a própria pelo…

         

        1. De fato, me lembro muito pouco, era criança quando assisti

          Só me marcou essa questão da omissão. Era um filme sobre OMISSÃO, por isso me ocorreu agora. Mas o protagonista não era uma figura destacada, um militar, era um homem comum, ipso fato, se julgava no direito de manter neutralidade, embora sofresse pressões da comunidade judaica. Nunca mais achei esse filme, embora seja tipo um clássico, como aquele tcheco O último cavalheiro é o medo, muito bom, mas que nunca mais vi. 

  34. Indignação, citações

    Indignação, citações literárias e filosóficas tudo muito válido, quase um exercício mas acabou esta

    fase, e sem vitoriosos, achar que manter José Dirceu ou Genoino encarcerados e vivos é sinônimo

    de êxito  é beirar a burrice. A esquerda da esquerda  é que realmente comemora a direita joga o jogo

    e não subestima nada, voltar ao poder e descontinuar ações é suicidio, a direita só quer permanecer

    esperar o desgaste, fazer uns ajustes   e manter alguns privilégios, os pit-bulls  reaças serão a

    direita da direita no poder e irão condena-la assim como fazem os ant-pt de esquerda. O STF se tornou

     

    uma novela da globo , e não é dificil imaginar em  breve  uma ficção sobre a vida de  José Dirceu  

    fechando um ciclo  global  em direção ao fim ..plim plim.!

    1. Ninguém age sem sentido

      Ninguém age sem sentido, sem uma orientação, mesmo que inconsciente. Até mesmo o pirado Joaquim age sempre, coerentemente, na direção de um sentido bem determinado: apenar os réus bem além das penalidades prescritas. Para que fizeram toda encenação que fizeram com Tiradentes, esquartejando-o, amaldiçoando toda sua descendência em ritual macabro ? Queriam destruir não só a ele, com pena de morte, mas ao SÍMBOLO, e a MEMÓRIA de sua pessoa, feitos, ideias. A execução simplesmente não atende tão ideário. As penas desses réus vão nesse sentido, extrapolam muito às suas pessoas, incriminam todo o partido e até eleitores: isso demarca e incita perseguição política, por isso o que é gravíssimo.  É condenar, estigmatizar, discriminar, perseguir e excluir, nessa ordem. E usando técnicas nazistas, para que referir-se a apenas 3 réus com números ? Para suprimir-lhes os nomes, e as identidades. Por que não comemos cachorros ? Porque lhes damos nomes, individualidade, proximidade, afeto, só matamos e comemos animais sem nomes, distantes do nosso mundo, fora da nossa cosmologia. É isso que está fazendo JB, expulsando esses réus da qualidade de humanos, da HUMANIDADE, isso é monstruoso !

  35. Parabéns

    Parabéns, Sra. Hildegard Angel, pelo excelente texto.

    Viver numa sociedade destituída de valores básicos de cidadania, onde os nossos educadores são desrespeitados na sala de aula; onde os velhos, negros e pobres são atacados e discriminados; onde pessoas são julgadas e condenadas injustamente por uma imprensa golpista; onde conseguem inverter os papéis: bandidos são vítimas e vítimas são bandidos, o que podemos esperar? 

    Com advento da internet, os imbecis e intelectualóides das redes sociais, se acham no direito de vomitar tudo o que pensam, desrespeitando, ofendendo e atacando com ódio as outras pessoas. Isso já me cansou, não perco mais meu tempo em ler tantas idiotices para não ficar ainda mais aborrecido.

    Mas nem tudo está perdido, pois ainda bem que existem muitas pessoas boas e decentes que lutam por um mundo melhor. A Sra. é uma delas.

    Um fraternal abraço

     

  36. Falar a gente fala, nao para

    Falar a gente fala, nao para de falar. E alto e bom som. Mas a gente nao conta, nao passa na Globo (graças a Deus), nao vai no Faustao, nao participa no febeapá que assola o país… Mas por estar no exílio “voluntariamente” é ainda mais agredido. Escuto tanta coisa feia dos brasileiros, daqui e de lá. Feia pra eles, e muito muito agressiva pra nós, de fora. Quando trabalhava com Augusto Boal, sabia da vontade imensa que ele tinha de voltar. Quando chegou a anistia ele se foi. Meses mais tarde, Cecilia Tumim sua mulher me disse: ” Mônica, nem volta. Os brasileiros odeiam os que se foram. Augusto está sendo muito muito agredido por aqui.” Então, aceito até ser agredida por falar tanto e tão alto, ter que me defender daqueles, mesmo amigos, que me disseram que eu estava dando pano pra manga para que os franceses se fizessem uma má opinião do nosso país. E somos tão agredidos por não ter parado de falar desse “centrão” como você diz, querida Hildegarde, ou pior, desse amor do injusto na alma brasileira do pós-ditadura! Mas não aceito escutar que a gente não fala. Quando a gente fala, ninguém escuta! Ou nos dizem que a gente não conta! Aqui eu encho as salas sem que NUNCA tenha brasileiros, os que vêm são exceção. E não há espaço nenhum pra nenhum de nós na nossa terra. Fui fazer uma televisão no Herodoto em 2011, ele me disse ” Mônica, venha, volta pra cá,não tem nenhum artista aqui engajado e assumidamente marxista como você, é uma tristeza” pois os que falam não têm às vezes muito preparo e são esmagados logo logo pela maioria silenciosa…”. Mas não dá pra voltar, pra combater tanto desprezo…Quando ganhei o Django D’Or du Jazz em 2005, sendo a primeira mulher a ganhar na minha categoria de música improvisada, uma honra pra mim, uma alegria pro Brasil, veio jornalista de tudo quanto é canto da Europa, da América Latina ,e até do Egito, pra  entrevistar, por ser um prêmio que excluía gravadoras, um prêmio sem trambique nem padrinho.. Do Brasil não veio ninguém. Nem dos jornalistas brasileiros daqui, da Radio France Internacional, que me conheciam muito bem. A gente só leva desprezo dos daqui e dos de lá. Ódio no pior dos casos, desprezo declarado e indiferença na maior parte do tempo. Ou seja, não venham com essa história de apartamento aconchegante em Paris! O Chico assinou na hora a carta de apoio para Genoino. De que outro brasileiro “dos que contam” e que tem apartamento em Paris você fala,  Hildegarde? Não sei, mas sou dos  que aqui vivem… E que nunca se calaram. E era melhor a gente não ter que levar mais essa na cara… Um abraço!

  37. Uma avenida sem saida

    Lendo o texto acima, lembrei das palavras mais esperançosas do último discurso de Salvador Allende antes do seu sacrificio terminal: “Porque mais cedo ou mais tarde, se abrirão as Alamedas para passar o homem livre”. A crises políticas que quando entram nas avenidas sem saida, a saída é trágica, fatal. Os que mentem, os que se omitem, os que faltam com o direito e com a justiça, os que semelham o ódio, certamente assistem acomodados o sacrificio final porque sabem que esta avenida não tem saida. Lamentavelmente a historia dos povos subdesenvolvidos parece estar fadada a ser escrita – como diria o poeta espanhol – “golpe a golpe, verso a verso”. Triste, melancólico destino de um povo.

  38. Eu respeito demais o passado

    Eu respeito demais o passado de Genoíno. Mas a culpa desse ódio a que você se refere vem muito do próprio PT, que insiste em fazer dos mensaleiros vítimas, elevendo-os à categoria de heróis. A sociedade é reacionária e sua reação nada tem a ver com a “mídia manipuladora”, outro erro no seu artigo. Há de se provar a inocência de Genoino, mas sem cometer o erro absurdo de elevá-lo a herói. O PT não é vítima de nada. É um partido político igual a todos, que em vez de pautar o país em busca de uma reforma politica – mais uma, entre tantas bandeiras abandonadas depois que chegou ao poder -, prefere deixar tudo como está porque lhe favorece. E se precisar se aliar a Malufs da vida, o fará sem constrangmento. Você colabora com o maniqueísmo. O PT é bem. O PSDB o mal. Antes fosse assim fácil definir…Quero muito que Genoino prove sua inocência, mas sem a capa de super-herói que o PT tanto quer ver.

    1. Faço minhas suas palavra.

      Quero apenas isso, fazer de suas palavras as minhas. Sou marxista, mas não acredito nessa visão maniqueísta do “bonzinho” e do “malvado”. Eu tenho forte imprensão que nós, os seres-humanos, somos mais malvados do que bonzinho, seja de direita, de centro, de esquerda ou de centro-oesta. Esse negócio de ficar endeusando pessoas, esse culto de personalidade, para mim, é muito perigoso, nos tira do foco da realidade. Parabéns pelo seu comentário.

    2. provar inocência?????

      Helder, você pode respeitar o passado, mals não respeita a verdade factual. Ninguém prova a inocência. Prova-se a culpa de alguém, baseado em testemunhos, documentos, gravações, impressões digitais, DNA o o que mais vier. Não se pode culpar alguém usando como prova a total ausência de provas. Um dia você acorda e descobre que virou uma imensa barata. Olha para o lado para pedir socorro e vê Gregor Samsa abanando as antenas.

  39. Não sei em que mundo vive o

    Não sei em que mundo vive o sr. Chiapas, mas não deve ser no real. Se até as igrejas estão enterradas na lama da corrupção, da, pior, pedofilia!!! Deduzo que ele deva viver no inferno, onde tudo é “queimado” e não podem, provas, serem encontradas, mas que elas existiam, existiam, antes de serem distruidas. Onde estão os corruptores?????? Por que ninguem fala do câncer da grande corrupção? Algum grande corruptor está preso aqui no país? Onde? Na casa da moeda da justiça tupinica?? Por que somente os políticos, que  podemos, democraticamente, escolher, são os culpados por tudo? Onde estão os corruptores????? Na casa da moeda da corrupta mídia tupinica? Onde estão os CORRUPTORES??????????????????

  40. Quem permitiu isso e aquilo, como e por que?

    …Quem permitiu, por omissão, inoperância, ambições e conveniências políticas que o Brasil caminhasse para trás,…

    Quem permitiu isso e aquilo, como e por que? Sinceramente, não vejo outro culpado senão o próprio PT, pois que assumiu as rédeas do país com a missão de resgatá-lo da condição de desencontros em que se achava e, em lugar primeiramente de procurar pensá-lo e encaminhar o debate visando o novo Brasil que prometera, fez foi trair a confiança de todos passando a debruçar-se nos meandros e práticas da pior política de então, gerando agora essa colheita de calamidades que atinge e deixa todos à deriva.

    Por vias transversas e kaficanianas, chegamos a um ponto em que temos de concordar com a Regina Duarte e dizer: eu tenho medo!   

    1. O medo de Regina Duarte

      Pois eu tenho medo justamente do medo de Regina Duarte. Medo da perseguição política, do neo-macarthismo, que veio através desse pseudo julgamento. Julgamento de Dreyfus,  de Alice, Medieval, de Exceção, Um ponto fora da curva, do Mentirão.

  41. Resposta a Hildegard Angel

    Ao invés de você Hildegard  Angel achar que pela primeira vez o Pais consegue colocar Poderosos na Prisão, ao inves de você achar que os Jovens teem a cabeça limpa da Podridão dos velhos viciados na Corrupção, ao invés de você achar que agora sim o Pais está caminhando para que os Corruptos temam por algo ou alguma coisa, que nunca ocorreu no passado, vem com essa Conversa de ditadura do passado…Ve se acorda é você, sai dessa de achar que o PT são os bonzinhos salvadoreds dos Pobres, enxerga a realidade , e vira o disco!

    Larga essa de Partido, defender, lugar de Corrupto  Velhaco é na Cadeia mesmo, se não foram no passado estão indo agora.Parabéns, pelo menos estamos tentando limpar o Pais .O que não tem defesa , vem com essa do Passado…chega né?

    1. Que desrespeito menina !

      Você sabe quem é Hildegard Angel ? Procure se informar. Ela não só conhece bem a história de nossa cultura política como participou dela. Se você não sabe sequer o que é uma ditadura, respeite quem viveu sob esse regime. Respeite a Cultura, o Conhecimento. Informe-se melhor sobre o objeto tratado. Aqui não é a revista veja, ninguém aceita essa sua visão superficial de pessoa alheia e alienada da vida nacional. Se não concorda com a linha editoral deste blog por que o frequenta ? Garanto que nós aqui não frequentamos lá a sua revista.

      1. Respeito

        Respeito é o que falta ao seu comentario. Mais que respeitar o passado, a cultura e tudo isso é respeitar as PESSOAS e suas opinioes. Típico de quem se acha acima do bem e do mal…Típico do PT. Nem todo mundo é bom ou mau, seja de que partido for, mas defender incondicionalmente essa corja que se apossou da política nacional , é muita falta de respeito para com nossa inteligência.

        1. Respeitem nosso debate

          é muita falta de respeito para com nossa inteligência. Aqui costumamos debater com argumentos, dê uma lida em todos comentários, deste e de outros posts. Ninguém aqui está a professar seus desejos, suas subjetividades, ou fazendo proselitismo político. Lidamos com fatos, extraídos de fontes fidedignas ou primárias, no caso, nosso próprio acompanhamento do Mentirão. Também alguns juristas, até de direita ( ! ) como Yves Gandra Martins e Cláudio Lembo teriam desrespeitado a inteligência de vocês, pensando como nós. Os debates aqui se travam sobre um consenso obtido a partir de debates que temos tido há mais de um ano acompanhando par e passo esse evento. Cada veículo de comunicação concentra pessoas afinadas intelectual e ideologicamente, para isso é que existem as linhas editoriais. Se não concorda com a deste veiculo não é obrigado a frequentar, nem comentar, os mais hegemônicos sustentam posições iguais às suas, tem a veja, a fsp, o globo para vocês. Respeitem a história e inteligência de Hildegrad Angel, a minha e a dos que pensam diferente de vocês, sem agressões à pessoa sensível e estimada por nós, que se manifesta conforme seu direito, e fala a quem quer ouvi-la.

          1. D.Nilccemar: Parabenizo-a

            D.Nilccemar: Parabenizo-a pela serena lucidez de seu posicionamento. Ao defender Hildegard Angel expressou conhecimento do que representou e representa a mencionada jornalista para a memória nacional e para aqueles que comungam com os desejos de Justiça. Cá da planície agradeço a Deus existirem pessoas assim, o que compensa superficiais manifestações mediocres. 

          2. Agradeço a solidariedade de ambos

            Mário S F Alves e A. Aquino. Já tinha me predisposto a ignorar tal tipo de manifestação, cujas origens bem sabemos, que são leitores da veja, mas não me contive ao vê-la se dirigir de modo tão desrespeitoso à já tão sofrida Hildergard Angel, e chamando outro de velhaco. Como poderia eu silenciar, se aqui mesmo me pronunciei aqui, dizendo quem cala, consente ? No post de Leonardo Boff, também presenciei um a rolar-bostas contra o autor da expressão, respondi-lhe contestando, pois outro que admiro muito estava sendo também achincalhado, não criticado. Obrigada amigos.

          3. Solidarizo-me com você. Senti

            Solidarizo-me com você. Senti na pele o que você sentiu ante a truculência de quem visceralmente a agrediu. Agressão visceral. Agressão de quem pensa ou com o  fígado ou pela cabeça de outros.  A continuarem assim, jamais serão livres. Jamais serão verdadeiramente donos de seus destinos. O que é lamentável. Triste viver a sina de ser maria-vai-com-as-outras. E que mal uso têm feito da liberdade de expressão. Que mal uso fazem da nossa ainda insuficiente Democracia.

            ________________________________

            E é nisso que dá a irresponsabilidade política e o desprezo à ética por parte  de alguns articulistas de direita.  Seres que se criam à sombra da Democracia que temos. Fosse na Inglaterra, o respeito lhes seria cobrado. Especialmente em caso de dono de concessão pública de rádio e televisão. Por bem menos o Murdoch, dono de império midiático,  saiu corrido de lá.

             

            São não apenas inconsequentes, mas, sobretudo,  covardes e miseráveis, posto que não dão (e talvez nem tenham como dar) e nem oferecem nada de útil, nenhum ensinamento útil. O que fazem é apenas semear ventos.  E quem semeia vento, colhe tempestade.

        2. vergonha

           

          Tenho vergonha da corja que vem fazer comentários denegrindo o PT e José Genoino. Genoino é político de 1o. Mundo. É muita areia pro caminhão de vcs. Sofre um golpe político para que o mandato de Lula seja atingido.

          E vê se aprendem a respeitar partido político – se não gostam do PT então FORMEM O SEU PARTIDO e façam algo pelo país ao invés de quebrar e tacar fogo na cidade. Se não gostam de partidos políticos: FORA DAQUI!! Usem o aeroporto.

          Bando de jovens fascistas, cérebros lavados. Corrupto são vcs e seus pais, que votaram a VIDA TODA no Maluf, Collor, FHC, Pitta, Kassab, Serra, Alckmin, que FODERAM com o país e minha cidade, e vem aqui dar lição de moral. Hipócritas.

          1. Mas Maluf, Collor , Kassab e

            Mas Maluf, Collor , Kassab e outros tais como Renan, Romero Juca, Sarney são aliados petistas e têm nacos de poder na administração pública. 

          2. caudas enfiadas na calda.

            Tenho profunda repugnância por apoiadores da Ditadura, Malufistas, eleitores do Collor, de FHC e de tucanos e assemelhados, de paulistas que votaram no Roberto Freire, que se elegeu por São Paulo e nem sabe chegar à Avenida Paulista sozinho e que depois enchem a boca para dizer que o PT se uniu a Maluf, Renan, etc. Renan foi ministro da Justiça de FHC. Se uma empreiteira pagou a pensão para a filha dele, a Globo pagou para a Miriam Dutra ficar estudando em Barcelona, porque o filho era de FHC. Se não era, FHC foi enganado, porque, após 18 anos, registrou como filho dele. Roberto Jefferson foi líder dos governos Collor e FHC. Esses sujeitos que ora criticam Maluf, são malufistas puro sangue. Tenho uma amiga malufista que jura por todos os juros que jamais votou em Maluf.  Como dizia minha doce avó: “-Macaco, olhe seu próprio rabo, não fique reparando no rabo alheio”.

          3. Sem alianças não se governa

            Sem alianças não se governa neste país. O Congresso não quer fazer a necessária reforma política pois perderiam o privilégio de que gozam. O PMDB neste estado de coisas sempre estará no poder. Todos os partido o querem como aliados. 32 partidos sem programa nenhuma. O objetivo é barganhar. A bancada ruralsita, evangélica, empresarial domina o congresso. Para mudar é necessária a reforma política. Por isso é importante renovar o congresso com pessoas comprometidas com o seu país e nãoi com seus bolsos. 

             

          4. A título de curiosidade: você

            A título de curiosidade: você conhece algum partido que tenha governado o Brasil sem o apoio do PMDB e das figuras que você citou? Só para lembrar, Sarney foi Presidente e Renan foi Ministro da Justiça do  FHC.

          5.  Tudo pode ser objeto de

             Tudo pode ser objeto de crítica, portanto  pode e se deve criticar o PT, sim, apesar do progresso que o país vem conseguindo,  Ninguém é inquestionável ( toda unanimidade é burra, já dizio “o reacionário”…). coisas absolutamente  burras acontecem com os quadros do partido nos varios niveis da administração….  Agora o Genuino, Deus o Genuino! que horror tem se cometido contra essa cara, um herói sim!  É só saber da história recente desse país para sabê-lo ; eu mesmo  que fui jovem nos anos 80 sei do que falo. Preconceito ideológico cega, faz  não enxerguemos a vida como ela é, com todos os seus paradoxos.,filtra-se tudo para  a realidade se adpatar ao “dogma” ao a priori   que essa paixão ideológica impõe – ao portador dessa patologia. 

        3. Marcos 2013, outro fantoche da Globo e da Veja.

          Vá se informar, Marcos 2013. Quanta gente desinformada, sem inteligência e, por isso mesmo, sem condição de ser arrogante. Vá arranjar algo útil pra fazer, vá ler um bom livro, principalmente saber da história mais recente do Brasil. Quanta gente ignorante!!!!!

        4. Achtung!

          Marcos, “nossa inteligência”? Não basta respeitar as regras da Última Flor do Lácio. É preciso ser intelectualmente honesto, coisa que você não é. Hildegard merece nosso respeito. Teve um irmão com vinte e poucos anos assassinado sob tortura, porque seu irmão lutava pela liberdade de todos os brasileiros. Sua mãe também foi assassinada, num falso desastre automobilístico. Sabe por quê? Porque ela lutava para esclarecer o assassinato de seu filho Stuart, que a Ditadura dava como “foragido”. Se você desconhece esses pontos cruciais de nossa história recente, é um desinformado. Se é desinformado e comenta o que não sabe, é um tolo. Mas se sabe e comenta como se não soubesse, pode ser equiparado a um animal nazista despejando Zyklon B pelos buracos do teto das câmaras de gás.

    2. O Texto abaixo serve bem pra

      O Texto abaixo serve bem pra vc, Cynthia:

       

      O analfabeto midiático

      POR

      CELSO VICENZI

      O pior analfabeto é o analfabeto midiático.

       

      Ele ouve e assimila sem questionar, fala e repete o que ouviu, não participa dos acontecimentos políticos, aliás, abomina a política, mas usa as redes sociais com ganas e ânsias de quem veio para justiçar o mundo. Prega ideias preconceituosas e discriminatórias, e interpreta os fatos com a ingenuidade de quem não sabe quem o manipula. Nas passeatas e na internet, pede liberdade de expressão, mas censura e ataca quem defende bandeiras políticas. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. E que elas – na era da informação instantânea de massa – são muito influenciadas pela manipulação midiática dos fatos. Não vê a pressão de jornalistas e colunistas na mídia impressa, em emissoras de rádio e tevê – que também estão presentes na internet – a anunciar catástrofes diárias na contramão do que apontam as estatísticas mais confiáveis. Avanços significativos são desprezados e pequenos deslizes são tratados como se fossem enormes escândalos. O objetivo é desestabilizar e impedir que políticas públicas de sucesso possam ameaçar os lucros da iniciativa privada. O mesmo tratamento não se aplica a determinados partidos políticos e a corruptos que ajudam a manter a enorme desigualdade social no país.

      Questões iguais ou semelhantes são tratadas de forma distinta pela mídia. Aula prática: prestar atenção como a mídia conduz o noticiário sobre o escabroso caso que veio à tona com as informações da alemã Siemens. Não houve nenhuma indignação dos principais colunistas, nenhum editorial contundente. A principal emissora de TV do país calou-se por duas semanas após matéria de capa da revista IstoÉ denunciando o esquema de superfaturar trens e metrôs em 30%.

      O analfabeto midiático é tão burro que se orgulha e estufa o peito para dizer que viu/ouviu a informação no Jornal Nacional e leu na Veja, por exemplo. Ele não entende como é produzida cada notícia: como se escolhem as pautas e as fontes, sabendo antecipadamente como cada uma delas vai se pronunciar. Não desconfia que, em muitas tevês, revistas e jornais, a notícia já sai quase pronta da redação, bastando ouvir as pessoas que vão confirmar o que o jornalista, o editor e, principalmente, o “dono da voz” (obrigado, Chico Buarque!) quer como a verdade dos fatos. Para isso as notícias se apoiam, às vezes, em fotos e imagens. Dizem que “uma foto vale mais que mil palavras”. Não é tão simples (Millôr, ironicamente, contra-argumentou: “então diga isto com uma imagem”). Fotos e imagens também são construções, a partir de um determinado olhar. Também as imagens podem ser manipuladas e editadas “ao gosto do freguês”. Há uma infinidade de exemplos. Usaram-se imagens para provar que o Iraque possuía depósitos de armas químicas que nunca foram encontrados. A irresponsabilidade e a falta de independência da mídia norte-americana ajudaram a convencer a opinião pública, e mais uma guerra com milhares de inocentes mortos foi deflagrada.

      O analfabeto midiático não percebe que o enfoque pode ser uma escolha construída para chegar a conclusões que seriam diferentes se outras fontes fossem contatadas ou os jornalistas narrassem os fatos de outro ponto de vista. O analfabeto midiático imagina que tudo pode ser compreendido sem o mínimo de esforço intelectual. Não se apoia na filosofia, na sociologia, na história, na antropologia, nas ciências política e econômica – para não estender demais os campos do conhecimento – para compreender minimamente a complexidade dos fatos. Sua mente não absorve tanta informação e ele prefere acreditar em “especialistas” e veículos de comunicação comprometidos com interesses de poderosos grupos políticos e econômicos. Lê pouquíssimo, geralmente “best-sellers” e livros de autoajuda. Tem certeza de que o que lê, ouve e vê é o suficiente, e corresponde à realidade. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o espoliador das empresas nacionais e multinacionais.”

      O analfabeto midiático gosta de criticar os políticos corruptos e não entende que eles são uma extensão do capital, tão necessários para aumentar fortunas e concentrar a renda. Por isso recebem todo o apoio financeiro para serem eleitos. E, depois, contribuem para drenar o dinheiro do Estado para uma parcela da iniciativa privada e para os bolsos de uma elite que se especializou em roubar o dinheiro público. Assim, por vias tortas, só sabe enxergar o político corrupto sem nunca identificar o empresário corruptor, o detentor do grande capital, que aprisiona os governos, com a enorme contribuição da mídia, para adotar políticas que privilegiam os mais ricos e mantenham à margem as populações mais pobres. Em resumo: destroem a democracia.

      Para o analfabeto midiático, Brecht teria, ainda, uma última observação a fazer: Nada é impossível de mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual.

    3. Infelizmente a justiça

      Infelizmente a justiça brasileira sabe quais corruptos colocar na cadeia e ainda conta com o apoio de analfabetos políticos que se julgam bem informados pelos Civitas, Marinhos, Frias, Mesquitas e sócios do Instituto Millenium.

    4. Resposta a Cynthia, a cega reacionária.

      Não seja idiota, Cynthia. Pare de se informar pela TV Globo e pela revista Veja. Arranje uma máquina do tempo e vá bater palmas à inquisição, na Idade Média. Esse seu ódio do PT é ressentimento pela melhoria de vida de dezenas de milhões de brasileiros que viviam, antes dos governos de Lula e de Dilma, abaixo da linha de pobreza. Você não se conforma que empregadas domésticas tenham seus direitos assegurados, que um favelado tenha cartão de crédito, que um jovem da periferia vá cursar faculdade. No seu comentário, nem mencionou as falcatruas do PSDB. O seu problema é com o PT. Vá embora, saia do Brasil, pois você é nociva ao bem-estar do povo brasileiro. Você é latifundiária, grileira e assassina de índios, de sem-terra? É neta de algum general torturador e assassino? Alguma coisa ruim assim você é.

    5. Hildegard Angel

      É mesmo? e onde estão os outros? Qual é a história de luta por um pais mais justo, mnos miserável, mais humano, dos que sempre usaram de qualquer meio para chegar ao poder desde há muito? Não contribuiram com luta, não melhoraram o país, não buscaaram justiça social, até foram questionados pelo DOPS em tempos atrás, mas se safaram e não deixaram rastros de luta democrática….Você é muito mal informadado. O que sabe sobre Hildegard Angel? O que sabe de política? O que sabe de história? Coloque seus conhecimentos em sua argumentação e não fica repetindo o que ouve na mídia conservadora, esse é exatamente o discurso dela, que vc e outros tantos repetem feito papagaio…Nos poupe por favor ou adquira competência pois quem não a tem não se habilita.

  42. Eis um blog e um assunto para torcidas de partidos e políticos

    A autora lamenta a punição aplicada à Genoino, e a coloca na conta dos “mais velhos que se calaram”, já que segundo ela, os mais jovens não tem conhecimento histórico suficiente, para  terem um entendimento desconectado da lavagem cerebral midiática. Qualquer posição que seja contrária a da autora, será considerada  – POR ELA, como típica de quem não tem condições de fazer tal julgamento. Muita prepotência e conveniência!!.  Ainda contrapõe os que  não concordam com sua posição, colocando em questão que há  “outros” que julga serem piores por pertencem a outro partido político, como se estivesse num embate de torcidas irracionais de time de futebol. E ainda repetem-se aqui – pela autora e por outros participantes, um jargão que tem o mesmo conceito do “ame-o ou deixe-o”.  Estimulado pela autora, só “besteirol puxando besteirol”, quando a questão deveria ser “apenas” punir crimes de toda  ordem para sedimentar a moralidade em todos os níveis.

    1. Se condenam só por ouvir falar, deveriam ganhar salário mínimo.

      O Julio de Souza não pode falar pelos jovens porque é velho. O Partido, o PT fez uso de caixa 2? Sim. É um crime grave? É. O problema não é o julgamento do PT, é a impunidade dos membros do PSDB em crimes idênticos, acobertados pela mídia bandida, que se vende por 5.500 assinaturas de seus jornalões falidos, de suas revistas editadas por um reles bicheiro, por seus canais de televisão dirigidos por boçais fardados de fardão. Exemplo: por enquanto, não se pode condenar José Serra sem provas, mas a tal empresa de sua filha Verônica precisa ser investigada, nenhuma empresa com 42 dias de vida recebe investimento de US$ 5 milhões de empresa ancorada em algum paraíso fiscal. Além disso, José Dirceu dirigia a Casa Civil, não dava para ele ao mesmo tempo fiscalizar o que faziam Delúbio e Silvio Pereira, mesmo porque, no cargo que ocupava no Palácio do Planalto, não poderia saber o que rolava na contabilidade do partido, do qual estava afastado por seus novos afazeres. Quanto a Genoíno, não assinou cheques de caixa 2. Só um néscio acredita que algum idiota emita cheques de caixa 2. Se é caixa 2, não é contabilizado, nem precisa ser Sherlock Holmes para se abster de tamanha bobagem. Genoíno foi condenado pelo STF que alegou que ele assinara falso pedido de empréstimo com o BEMGE. Mas se o empréstimo era falso, porque o BEMGE acionou o partido, para receber o que este devia? Por que a Ministra Carmem Lúcia, à época presidindo o TSE, exigiu o pagamento por parte do PT, concordou com o parcelamento e acompanhou o pagamento até da última parcela? Algum coxinha explica isso? Algum torcedor que se abana com a Revista do Esgoto?

  43. mas dirceu não fez nada ? nem genoíno ?

    gostaria de saber se o que houve foi uma injustiça ou se Genoino realmente assinou cheques que compraram votos.

    Se Dirceu, agora gerente de hotel com sede no panamá, nunca falou “temos que ter a coragem de desvincular o salário mínimo dos benefícios do INSS(querendo matar de fome os aposentados) ?

    Se dirceu não trocou apoio em votações por cargo ou dinheiro. 

    só tem santo no PT ? e as alianças com Maluf, Sarney , Roriz, Roberto Jefferson, os superfaturamentos da copa ? 

    não é porque Dirceu e Genoino foram lutadores contra a ditadura que se tornam imunes para sempre. FHC também panfletava no ABC junto com lula(tenho uma foto com os 2 panfletando) e deu no que deu, essa coisa nefasta que é o PSDB

    a dosimetria da pena pode ter sido errada. mas santos eles não são.

    sei que vou ser espinafrado pelo comentário, mas votei no PT por anos, mas não nesse PT que aí está. tenho saudades do PT antigo, não essa coisa centrista que aí está. e peço respeitem meus cabelos brancos de um idoso politizado. vale o debate, sem ofensas.

    Ubirajara 

     

     

  44. Brasil entra em caminho sem volta

    Cara Hildegard,

    Me apena ler o primeiro parágrafo do seu texto.

    E caso, o parágrafo sobre a manipulação das mídias seja sobre os mensaleiros também.

    No passado, os petistas mensaleiros, foram lutadores e justos, mas no presente nada mais são que o copy and paste do que acusavam o PSDB e todos que estavam no poder.

    Quanto ao restante do texto acho espetacular e gostaria muito que os brasileiros virassem cidadãos.

    Mas muito desta letargia é proveniente destes programas assistencialistas que deveriam ser melhor aplicados/monitorados.

    E acho que vai tudo por água abaixo. Quem pensa e reflete está oprimido tanto quanto os estudantes pela ditadura. Sou a favor de acabarem com a maioria destas universidades privadas, da não reprovacnao em escolas públicas, do conselho tutelar não deixar expulsar alunos das escolas. Esta pseudo melhoria da do número de brasileiros com curso superior só para fazer número na ONU.

    Nosso país, está uma lástima. Quizá, por um milagre (digo milagre, pelos governantes que temos) se for feita uma reforma educacional séria daqui uns trinta anos teremos uma sociedade que poderá mudar o país.

     

     

  45. Reparem.

    Como por mágica, os trolls famosos neste blog sumiram. Surgiram em seu lugar comentários de mulheres delicadas e reacionárias. Por que será? Para não serem agredidos, ou desmoralizar a indignação dos patriotas, eles voltaram com nomes de mulheres, forma ousada de se defenderem. Se são homens se passando por mulheres, são travecos. Reparem bem e tomem cuidado com esses travecos virtuais.

  46. simples comentário
    Será que sr Genoino também não traiu seus ideais e de muitos brasileiros que acreditavam que esta esquerda poderia passar a limpo toda uma história de corrupção e autoritarismo ?

    1. Genoino não traiu ideal

      Genoino não traiu ideal nenhum porque ele não fez nada de errado.

      As acusações são falsas, a condenação foi sem provas e qualquer tribunal sério do mundo reconheceria a inocência de Genoino. O que houve no STF foi uma FARSA onde através de MENTIRAS e ARBITRARIEDADE produziram uma condenação falsa e mentirosa de forma absolutamente ilegal.

      Genoino é um herói do povo e da democracia brasileira.

    2. Quantas divisões tem “esta

      Quantas divisões tem “esta esquerda”? Eu também gostaria que tivéssemos avançado muito mais, mas a realidade impõe seus limites. Nunca esqueçamos Getúlio e Jango, 1954 e 1964.

  47. Pouca gente entendeu a Angel

    O que a Hildegard está dizendo Getulio disse há muitos anos, quando tentava implantar legislação trabalhista no Brasil que garantisse um minimo de direitos para o trabalhador. A elite da época o considerava um demonio. Ele teria dito “estar salvando as elites ” sem que eles percebessem. A ausencia  de uma legislação minimamente protetora dos trabalhadores levaria a uma revolução que tragaria as elites.

    Da mesma forma estamos vivendo situação semelhante hoje. Imaginem o clima politico nas cidades sem as politicas sociais implantadas pelos ultimos governos. Mesmo com toda esta atenção aos desvalidos as tensões são crescentes. Vejam o festival  de protestos paralisando várias cidades.

    Existem dois caminhos: perseverar na redução das desigualdades ou ir para o confronto. Parece que tem gente preferindo a segunda hipotese.

    Com relação à indignação com o Genoino, por ter assinado cheques, etc é preciso uma analise quantitativa: a politica ecnomica do PSDB, praticada por FHC, com Selic, na média, 15 % acima da inflação DURANTE 8 ANOS transferiu para os rentistas (para quem não sabe a classe mais abastada de nossa população que aplica em letras do tesouro) algo em torno de 1 trilhão de reais (UM TRILHÃO DE REAIS) sob o manto de controle da inflação. Ninguem contesta o controle da inflação mas não é necessário este desnivel de taxas. Comparem um trilhao com 70 bilhoes. Sou engenheiro, faço contas, tenho emprego por conta de termos uma grande empresa nacional compradora de serviços como a Petrobras e voto, por razões concretas como estas, no governo que aí está.

    A raiva contra Dirceu e Genoino é um ódio de quem deixou de ganhar  muito e quer retornar a boa vida da aplicação sem risco, principalmente. São os financiadores desta mídia que desvia a atenção para o assunto mensalão. É apenas isto.

  48. Brasil entra em caminho sem volta, por Hildegard Angel

    Os comentários desses que pregam a “moralidade” é o reflexo mesmo do que Hildegard fala. Quem deixou que isso acontecesse? Nós mesmos, no meio do tumulto, da despolitização constante, do sonho da casa propria, do burguês acomodado, do intelectual cansado…Nós que fomos procurar emprego na Globo, nos jornalões, quando eles já estavam mais do que tomados pela mediocridade do lucro a qualquer custo. Não soubemos, e não falo em Partidos, acreditar que o fim de uma educação pública de qualidade daria nesse bando de clicadores de iphone. Colocamos nossos filhos em escolas particulares, ao invés de sair em defesa, em guerra, pela escola pública. E isso é só um exemplo. Sociedade desmobilizada vira massa de manobra. Há pouco tempo ideologia era palavrão, só agora é que está sendo permitida como palavra, ainda. Sim, eu sou de esquerda porque ser de esquerda é ser radicalmente oposto à direita. E a Direita é isso aí que estamos vendo: cruéis, egoístas, toscos. Um país que tem Darcy Ribeiro, Florestan, Drummond, Mario de Andrade, Oswald, Machado, poetas, Adoniran e não vou me estender mais, pois quem sabe, sabe de quem falo. O gigante que precisa despertar são esses que Hildegard exorta a sair do sono letárgico. Aqueles que estão assistindo ao sucateamento da USP e que aplaudem todas as iniciativas do PT sem critica, a crítica de que tanto o PT precisa para ser realmente representativo. Genoíno é um ser hmano admirável,honesto, gentil, conciliador. Agora é o judas malhado, o mesmo Judas que na interpretação mais profunda da Biblia não é o traidor, mas a vítma, o único dos apóstolos com senso crítico.

  49. Não há mais caminho do meio…

    Infelizmente o que se vê é a absurda polarização da política nacional entre dois partidos: PT e PSDB. Aliás, polarização absurdamente falsa, pois ambos são oriundos da mesma ideologia, que se apartaram depois da democratização do país, menos por ideologias mas por interesses fisiológicos. A sensação que temos hoje é realmente de desesperança e medo: se falamos qualquer coisa em favor dos pobres e excluídos, somos “petralhas malditos”; se defendemos a economia de mercado, redução do tamanho do Estado na economia, somos”reaças malditos”.

    Sidarta Gautama devria ser lembrado, quando afirmou que a virtude está no caminho do meio…

  50. EU NAO ME OMI

     

    Paris, 06.11.2013

    Pour le Conseil Curatorial

    Aramy Machry

    LE REEL REVE ABSTRACT – L’ART GEOMETRIQUE ET LE CONTEMPORAIN  

     

     

     

    RESUME

     

    L’intention c’est renseigner par moyen d’idées intelligentes la possibilité d’une nouvelle  renaissance de la civilisation primaire d’un monde libre de domination quelconque.

    Un nouvel ordre mondial de Paix, Liberté et Rédemption Spirituelle et Social.

    Mots clefs : Démocratie, Education, Art, Ecologie, Politique, Identité Spirituelle, Droit Juste et Droits Humais.

    C’est la ou arrive l’art scientifique : le Suprématisme

    Argument scientifique :

    Apres les études artistiques du debout du 19eme/20eme siècle, initie par une série de connaissances nouvelles, définies par l’intention de transmettre l’idée d’une suprématie de le esprit sur la matière, au moyen de l’art des relations dans la vie et nous, et toutes idées de Paix, propre a la femme et l’homme simple, des sans famille et des famille et honnête… Et sa suprématie sur les animaux, j’ai conçu cette exposition.

    C’est par la voie de la recherche faite ces dernières années, quand on vie une crise d’énormes répercutions désastreuses à l’égard de l’équilibre Géologique, nous laissant sans le contrôle des phénomènes naturels et non naturels, c’est ce qui rapproche mes  recherches scientifiques et technologiques alignes aux études plus propres a l’équilibre de cette, je site : Géologie Suprématiste.

     

    L’exposition LE REVE ABSTRAIT – L’ART DE LA GEOMETRIE ET LE CONTEMPORAIN, qui traite de questionner et argumenter cette réalité qui est évidente avec le mouvement Pro-Ecologique des « sens», qui a formé mes idées :

    L’art devient optionnel et accessoire, puis que la réalité en soit est la plus pure expression plastique. Les œuvres et la pensée se servent de l’origine principale des concepts de sens éducatifs exemplaires. Au nom d’un retour a l’équilibre idéal.

    Il s’agit effectivement de construire l’essence et par définition le sens de la vie de l’homme en plein contexte d’individualisme contemporain.

    Il s’agit de produire « art » avec représentation d’un monde sans Dieu et sans Diable. Cohérence entre la vie e l’art, vantée e vécue.

     

    La conception d’une expression polie d’un monde « sens objets », est une conception de la non-propriété des choses et des notions. « L’action », dans la vie de l’homme, s’inspire de ce principe :

    L’ordre de la population, l’ordre financière, « ? » d’une population ou « objets » et « sujets » s’expriment en une forme unique, sens le contrôle financier et politique de l’Etat sur les sujets, l’art et le Droit Juste, lui conférant son pouvoir révélateur au monde contemporain qui avance.

    L’art de savoir faire raisonner l’esprit à l’instant présent, comme l’espoir en face de l’inconnue et la croyance que tout homme est égale, malgré sa race, croyance ou nationalité. Une croyance de résistance et d’un pouvoir de Paix justement. Une croyance qui appartient  au monde du rêve/réel, ou tout et tous se confondent en ce que chaque individu est. L’Harmonie qui évoque la création d’un monde ou « le travail de vivre l’art de vivre en Paix » est capable d’opérer dans l’esprit de l’homme. 

    Toutes les formes représentent au même temps la présence et l’absence de l’humain survivant, conduisant ainsi le sens « suprématisme ».

    Un retour a la logique classique ou le langage se suis par la réalisation concrète de ce qui ait été dit, pour conduire l’oeüvre humaine, si irrépréhensible que elle doit être ; au tant que la mathématique, éloigné de l’erreur de la main de l’homme. Par cette raison dominant de la Nature, « l’argument » semble avoir arrive a sa fin. Celle si est peut-être mon message contenue dans mes photos habillés par l’appareil photographique. Tel une logique de plus.

     

    Un Etat de droit est celui qui subie lui même un régime de droit.

    Aramy Machry

    25/01/2014

  51. Combate

    Todos nós devemos nos preparar para combater

    Tenhamos decisão,

    mesmo que seja enfrentando a morte

    Porque para viver com dignidade,

    para conquistar o poder para o povo, 

    para viver em liberdade,

    para construir o socialismo e o progresso,

    vale mais a disposição ,

    CADA UM DEVE APRENDER A LUTAR EM SUA DEFESA PESSOAL

     

    [video:http://youtu.be/w76yPbjKldg%5D

  52. Não foi o Barbosa que estava

    Não foi o Barbosa que estava em Paris e comendo com o nosso dinheiro? Dá licença!!! Democracia é *no voto* e é *na discussão*, e se a mídia tem se omitido (sim, tem repórter do PIG que merecia o ostracismo, como diz o Barbosa). Mas não dá para apagar ninguém e muito menos pegar em armas para fazer tudo do nosso gosto. Então, a Hildegard tem que se conformar que as coisas infelizmente andam devagar. O ser humano anda devagar… sempre andou! Porque aqui no Brasil seria diferente? Agora, se PSDB estivesse no poder, aí minha amiga, a coisa ia ficar mais difícil, não concorda? Então, abra você os baús que ainda guardam algum documento não-digital… eu de minha parte faço o meu trabalho de formiguinha, via rede social para a Cia ver mesmo… rs!

    1. Nao se trata de que se

      Nao se trata de que se estivesse A ou B no poder…mas sim de gente competente..so pq nao gosta do PSDB vai votar em qualquer lixo do PT e vice versa..precisamos exigir politicos de qualidade e nao partidos de qualidade.

      1. Parabéns,

        Parabéns, Moisés.                      

         Parabéns! Pra você

        Parabéns! A camada dominante da sociedade brasileira, que oprime as camadas subalternas, faz cinco séculos de exploração e miséria, com competência e com a conivência da Justiça. E a tem (a justiça) em rédeas curtas. Selada no curral. Pronta pra impedir a organização das camadas subalternas. A qualquer tentativa mais concreta no desvendamento dos mecanismos de dominação da hegemonia das frações dominantes e no avanço da veiculação dos seus interesses de classe. O ferro e fogo, dos fuzis e tanques, com o tempero do gás lacrimogêneo é a receita aviada. Parabéns! Aos juízes, promotores e desembargadores, com penas de aposentadorias, quando praticam crimes. Parabéns! Aos banqueiros, Daniel Dantas, solto em menos de 48h pelo STF, Salvatore Cacciola, provas substanciais dos crimes. Parabéns aos industriais sonegadores, grandes latifundiários que impõem a escravidão no campo, proprietários das empresas de ônibus no Brasil inteiro, que cobram passagens exorbitantes, multinacionais, enfim, aos estupradores, principalmente Roger Abdelmassih, condenado a 278 por estuprar 37 mulheres. Solto pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes. Assassinos, com destaque para Reginaldo Pereira Galvão, matador sanguinário da missionária Dorothy Stang (solto pelo STF). Parabéns! Para todos os banqueiros e outros criminosos que passeiam nas ruas e avenidas do Brasil. Parabéns! Ao STF por ter jogado na lata de lixo a Constituição Brasileira e 4 auditorias (que inocentariam vários acusados). Parabéns! Ministro Barbosa, pelo duplo julgamento; o transmitido em cadeia nacional e o dos porões escuro do Supremo (que escondeu as provas da inocência). Parabéns!A qualquer juiz de beira de rodagem. Vai escolher o crime, condenar qualquer um sem provas. Lotar ainda mais as cadeias, os presídios com a clientela cativa: os pobres, as prostitutas, os negros, e agora os petistas. É fato: independente dos crimes, o STF mostrou a sua dependência e relação perniciosa com os barões da mídia e dos interesses da camada dominante, no julgamento de exceção mais macabro da história brasileira, AP 470. Por fim, o nosso respeito a todos aqueles que denunciaram os desvios, as artimanhas, as condenações sem provas, a truculência contra a Constituição, a exclusão de provas pelo Supremo, mesmo não sendo do PT. E a todos os ex-militantes do PT que foram contra a ilegalidade do julgamento e tiveram coragem de lutar. Ao contrário do PT. Em se mantendo de cócoras, acovardado, assiste passivamente a instalação da Ditadura do Supremo, e a maior e mais bem orquestrada investida da camada dominante contra os trabalhadores do campo e da cidade. Parabéns! Também pra você Mané, que bate palmas ao comando da mídia. A festa é sua, de quem quiser. Por Renato Uchôa(Educador)

         

         

         

          

        1. Renato, que viagem esse seu

          Renato, que viagem esse seu comentário, beira a imbecilidade.

          O Brasil teve vários governos péssimos ao longo de sua história, assim como qualquer outro país nesse mundo. O fato de serem de esquerda, centro ou direita não faz diferença alguma quando quem esta no comando é incompetente ou bandido, no presente momento ambos.

          Infelizmente, você anda cego e surdo pela crença partidária e isso é algo perigoso que acontece a milhões de pessoas neste mundo, veja Venezuela, Argentina, Cuba, Corea e tantos outros que acreditam no discurso populista de seus governantes. O interessante é que todos estes países tentam os piores índices de pobreza e alfabetização e idolatram o governo por migalhas. Da pra entender, mas não da pra concordar.

          Sabe Renato, eu votei no Lula e acreditei, assim como muitos, queria um governo que olhasse para os menos favorecidos, que desse educação e educação e educação e também saúde e alimentação. Para isso acontecer precisaria fazer mudanças verdadeiras como a reforma tributária, trabalhista e criar as condições para um crescimento sustentável de fato. Não vi nada disso, só programas populistas quem mantém os pobres na mesma condição e pior, sem perspectiva para as próximas gerações que continuaram a viver de bolsa disso e daquilo sem saber fazer nada melhor.

          Renato, se pra você esse país ta bom desse jeito, pra min não esta e esse seu discurso reacionário não ta com nada.

      2. Não se trata

        GOSTARIA QUE  ME INDICASSE UM CANDIDATO, OU UM PARTIDO  QUE NA SUA OPINIÃO NÃO SEJA LIXO.

        E PORQUE O PT É LIXO? PORQUE FOI CRIADO POR PESSOAS  MENOS ESCOLARIZADAS DO QUE OS LADRÕES QUE HÁ 500 ANOS FICARAM NO PODER E NUNCA  RESOLVERAM NADA DE NADA, SÓ ROUBARAM ATÉ DIZER CHEGA, ESCONDIDOS ATRÁS DE DIPLOMAS, ATRÁS DA ÉTICA E MORAL, E QUE MORAL NÃO TEM NENHUMA.  PESQUISE MEU AMIGO…PESQUISE E SAIBA O PORQUE O POVO TIROU AQUELA CORJA QUE SEMPRE MAMOU A VONTADE NO GOVERNO E NADA FAZIA PELO POVO BRASILEIRO.

      3. Caro Moises!!!
         
        Desculpa,

        Caro Moises!!!

         

        Desculpa, mas enquanto definirmos o nosso voto por pessoas continuaremos na mesma labuta. Temos sim, que definir nossos votos por partidos, por planos de governos (exequíveis e confiáveis), por propostas políticas e partidárias. Temos que ter posição partidária e não devemos adentrar no discurso demagógico de que os partidos são todos iguais e não tem propostas e ações diferentes. Temos e devemos nos alinhar politicamente com os nossos semelhantes e nos aproximarmos cada vez mais do partido que nos representa, e se possível disputar e defender as nossas ideias e convicções, fazendo cada vez mais, com que o partido que optarmos em defender tenha como linha principal as nossas convicções e visões…

         

        Saludos!!!

         

  53. PT

    1) para isenção de opinião não soa razoável um blog que tenha como apoio oficial principal a Caixa Econômica Federal. “Governo Federal, País rico, País sem pobreza”.

    2) A 6a economia do mundo apresenta números OFICIAIS. Repito, OFICIAIS alarmantes. Inflação em alta, um dos PIB mais baixos do Globo, Caos na logística portuária (e a Dilma em financiamento sigiloso via BNDES inaugura obra monumental em Cuba, 1500% de aumento de IOF. Se os nossos produtos são os mais caros do mundo vamos encarecer o consumo lá fora e criar altas taxas para dificultar a importação, dificultando a livre concorrência. O Governo do PT acabou com o proálcool (pasmem, importamos etanol), e, mantém artificialmente o preço da gasolina…Petrobrás em estado delicado…Gastos públicos inchados, sem qualquer planejamento de corte, principalmente de custeio, fuga de investimento estrangeiro em produção, com exceção daqueles que muito lucram por aqui (automóveis etc). Manutenção do capital especulativo apenas. As revistas, e, estudiosos mais renomados de economia através de Financial Times, Economist, o próprio NY Times alertando com frequência o pessimismo do mundo em relação ao Brasil…e o PT apoiando tiranos feito Cuba, Venezuela etc…

    Enfim, teria um livro pra pontuar a péssima/sofrível atuação na economia. Ponto forte, não do Governo, mas do Brasil, apesar do PT.

    De resto, somos top 8 em analfabetismo (levando-se em conta o critério vergonhoso do IBGE: saber ler e escrever um “bilhete simples”.), transporte, saúde e saneamento melhor nem mencionar.

    Não me preocupo se esse ou aquele partido assumirá o Governo a partir de 2015. Apenas desejo para que haja esperança de um Brasil melhor, a, saída urgente da pior chaga partidária que esse país já viu.

     

  54. PT

    1) para isenção de opinião não soa razoável um blog que tenha como apoio oficial principal a Caixa Econômica Federal. “Governo Federal, País rico, País sem pobreza”.

    2) A 6a economia do mundo apresenta números OFICIAIS. Repito, OFICIAIS alarmantes. Inflação em alta, um dos PIB mais baixos do Globo, Caos na logística portuária (e a Dilma em financiamento sigiloso via BNDES inaugura obra monumental em Cuba, 1500% de aumento de IOF. Se os nossos produtos são os mais caros do mundo vamos encarecer o consumo lá fora e criar altas taxas para dificultar a importação, dificultando a livre concorrência. O Governo do PT acabou com o proálcool (pasmem, importamos etanol), e, mantém artificialmente o preço da gasolina…Petrobrás em estado delicado…Gastos públicos inchados, sem qualquer planejamento de corte, principalmente de custeio, fuga de investimento estrangeiro em produção, com exceção daqueles que muito lucram por aqui (automóveis etc). Manutenção do capital especulativo apenas. As revistas, e, estudiosos mais renomados de economia através de Financial Times, Economist, o próprio NY Times alertando com frequência o pessimismo do mundo em relação ao Brasil…e o PT apoiando tiranos feito Cuba, Venezuela etc…

    Enfim, teria um livro pra pontuar a péssima/sofrível atuação na economia. Ponto forte, não do Governo, mas do Brasil, apesar do PT.

    De resto, somos top 8 em analfabetismo (levando-se em conta o critério vergonhoso do IBGE: saber ler e escrever um “bilhete simples”.), transporte, saúde e saneamento melhor nem mencionar.

    Não me preocupo se esse ou aquele partido assumirá o Governo a partir de 2015. Apenas desejo para que haja esperança de um Brasil melhor, a, saída urgente da pior chaga partidária que esse país já viu.

     

  55. COMO NESCEU O PT
    Senhores ,Senhoras!!!vocês tem noção como nasceu o PT ????.
    Pode parecer loucura, ou teoria da conspiração, mas seu idealizador foi justamente um Militar!! Golberi Couto e Silva.
    1-Delfin Neto então embaixador do Brasil na Inglaterra durante regime Militar. Sr Ministro ou chefe da Casa Civil na época., pediu ao Embaixador que fosse a Polônia negociar um calote junto ao Brasil. ( Polenetas)…
    2- Durante a chegado do estivador Lessa Valessa ao Poder, foi decretado o calote ao Brasil, dinheiro este revertido a investimento no Partido que estava surgindo no Brasil ( PT).
    3- Sr Luis Inácio Lula da Silva foi preso pelo regime Militar nos anos 80, detido no prédio da Brigadeiro Luis Antônio ( Sede do DOI CODI ( Romeu Tuma).
    4-Durante sua permanência foi educado e doutrinado a ser líder da esquerda Brasileira (Estudando Karl Max.e outras teorias de esquerda).
    5-Para surpresa de todos o Risadinha ( FHC), esteve presente a todos os momentos.
    6-Então apareceu o PT no cenário Politico do Brasil… Lula era o Boi para policia Federal. delatava a todos os procedimentos, a ponto de manter o SR Romeu Tuma como Diretor da Policia Federal durante seu Governo.
    7-hoje temos um Governo de Politicos Bandidos , atendendo os interesses internacionais, roubando nosso povo e traind, o a Patria.
    8-Porque Dilma pAraou em Portugual, para receber a mala de diamantes , vinda de Angola ( Reduto do PT ), ao para em Cubda, contribuiu com alguns milhões de US$, é dever´para na Venezuela, para completar a carga deixada em Cuba.

    VAMOS QUESTIONAR A BAGAGEM DEIXADA EM CUBA, AI MORA O PERIGO DESTE GOVERNO DO CRIME..

  56. Não seja idiota, Cynthia.

    Não seja idiota, Cynthia. Pare de se informar pela TV Globo e pela revista Veja. Arranje uma máquina do tempo e vá bater palmas à inquisição, na Idade Média. Esse seu ódio do PT é ressentimento pela melhoria de vida de dezenas de milhões de brasileiros que viviam, antes dos governos de Lula e de Dilma, abaixo da linha de pobreza. Você não se conforma que empregadas domésticas tenham seus direitos assegurados, que um favelado tenha cartão de crédito, que um jovem da periferia vá cursar faculdade. No seu comentário, nem mencionou as falcatruas do PSDB. O seu problema é com o PT. Vá embora, saia do Brasil, pois você é nociva ao bem-estar do povo brasileiro. Você é latifundiária, grileira e assassina de índios, de sem-terra? É neta de algum general torturador e assassino? Alguma coisa ruim assim você é.

    1. Pois é… e os petistas de

      Pois é… e os petistas de hoje são assim: odiosos, fundamentalistas, partem para o ataque na primeira oportinidade…

      Me identificava no passado com o partido… agora não me identifico com mais nada (ainda bem!)… :-/

    2. Ai que preguiça desse

      Ai que preguiça desse discurso. Odio da classe media, do proletariado usando avioes, da falta de domesticas, etc….Use argumentos mais convincentes por favor. Papinho cansativo esse ! Não cola mais! Muda o CD!

  57. Desencanto

    Já apoiei o PT. Já votei em candidatos petistas. Achei importante apoiar uma nova força política que surgia, mesmo não sendo filiado, porque achava que precisávamos de um antagonismo saudável às forças políticas da epoca. Achava que os petista eram sinceros e que defendiam realmente a causa dos mais necessitados.

    Ledo engano. O que tenho visto nesse tempo todo até aqui é um partido igual aos outros, nos meios, e pior ainda, nos fins. Não tenho pena do Genoino. Não tenho pena do Suplicy. Só tenho pena dos pobres cegos seguidores (ainda sonhadores ) e do povo iludido que se farta com tão poucas migalhas( estas sim midiáticas) que lhe são oferecidas.

  58. O texto perdeu todo sentido

    O texto perdeu todo sentido quando o autor começa a defender valores nefastos que degradam a paz da Humanidade, quais sejam, o “patriotismo”, “soberania”. Que bobagem é essa desatualizada, velha. Exatamente o que o autor clama para nós? Chama pelos antigos, espero que não para transmitir esta bobagem que nos foi transmitida no passado. Temos que derrubar nossas fronteiras de uma vez por todas.

     

     

  59. Engano

    O grande problema do Brasil não é ter sido lesado pela direita ou pela esquerda… A direita nos lesa há décadas, todos já sabemos… mas o pior de tudo isso (eu digo porque já estive desse outro lado e me sinto do mesmo jeito) é perceber que foi enganado pelos seus heróis… a esquerda sempre apregoou ser a salvação da pátria literalmente, e desempenhava um ótimo papel como oposição, ganhando cada vez mais força, o que parecia ser bom para a população… no entanto, fazem agora o mesmo jogo sórdido e corrupto que a direita e justamente a que tanto atacavam em prol de um ideal libertador, justo e igualitário… se o Genuíno (só no nome) é tanto atacado (“este homem combativo” foi de doer…) é pela revolta da enganação que sofremos… eu mesmo era do outro lado, e hoje em dia eu tenho ojeriza maior da esquerda pela falácia a que fomos submetidos por eles por tantos anos… Triste… 

    1. Muito bem colocado vc, Luiz

      Muito bem colocado vc, Luiz Canalonga, me sinto da mesma maneira e vc expressou com suas palavras os meus pensamentos, grata.

    2. Perfeito, comentário lúcido e

      Perfeito, comentário lúcido e de acordo com o pensamento da grande maioria do povo.

      FOMOS ENGANADOS E  ESPOLIADOS PELOS NOSSOS ANTIGOS “HERÓIS”.

      1. E POR ISSO DEVEMOS RETROCEDER E…

        … ENTREGAR DE NOVO O BRASIL ÁS OLIGARQUIAS DE EXTREMA DIREITA QUE SEMPRE SE LOCUPLETARAM ?

        SE ALGUNS DESSE DITOS “HERÓIS” ERRARAM, FORAM CONDENADOS, EMBORA NUM JULGAMENTO APÓCRIFO, EXIJO AGORA QUE O OUTROS TAMBÉM O SEJAM E NÃO SE USE UM TAL DE “JOAQUINZINHO DO STF” PARA CAMUFLAR E JOGAR PARA DEBAIXO DO TAPETE TODA A PORCARIA QUE EXISTIU EM SP E MG…

  60. Divisões e amadurecimento social

    Quando somos novos – até os 30, mas, especialmente, até os 20 – não queremos saber dos velhos: eles não tem nada a aportar, são de outra época, já não compreendem as novas correntes da história, não aceitam as mudanças sociais, etc.

    Quando somos velhos (ainda que rechacemos o termo, por preconceito adquirido na juvetude) – dos 50 em diante, mas especialmente a partir dos 65 – assumimos a responsabilidade, e, algumas vezes, a culpa, pelo estado das coisas, e olhamos para os jovens com pena, pois são apenas ignorantes bem intencionados, não conhecem as coisas, não tem experiência – estão iludidos e, na verdade, não podem fazer nada.

    E uma das coisas que impede o amadurecimento civil de nossa soceidade é isso: essa divisão da sociedade, essa incapacidade de as gerações pararem da atribuir a si mesmas o protagonismo, negando às demais gerações a capacidade de contribuir em pé de igualdade, ainda que por diferentes atributos, para o amadurecimento da sociedade. E isso, que vale para a questão geracional – jovens e velhos – vale para outras formas de diversificação entre os indivíduos: mulheres e homens; descendenes de indo-americanos, de africanos, de caucasianos e de asiáticos; ricos e pobres; diplomados e sem-diploma; povo da cidade e povo do campo; povo do litoral e povo do interior; etc.

    É preciso voltar ao essencial. Somos todos humanos e isso nos une a todos, nos torna especiais, nos diferencia de tudo o que não é humano, e nos dá – a todos e a cada um de nós – uma responsabilidade especial diante da natureza e da história: a responsabilidade de tornar a natureza ainda mais bela e de fazer da história uma história feliz. Enquanto nos negarmos a reconhecer isso – enquanto ficarmos perdendo tempo sobrevalorizando o que nos diferencia em vez de valorizar e ancorar nossa ação naquilo que nos une – não viveremos à altura de nossa responsabilidade. Em vez de tornar o mundo ainda mais belo, continuaremos a destruir sua beleza. Em vez de fazer da história uma história feliz, continuaremos a construir uma história de tristeza, solidão e ódio.

  61. Hildegard DEVIL

    É ridículo. O Brasil bate todos os recordes negativos de sua história, seja com a derrocada de sua bolsa de valores, seja na educação, seja na violência… A inflação voltou, a moeda enfraqueceu, os investimentos fogem do país (nem a área de Oil&Gas se garante mais por aqui), o PIB diminui a cada publicação, a cultura está em frangalhos (seja com a mediocrização geral, seja com o “cala-boca” da Lei Rouanet)… e não há saída. Não há oposição, não há pensamento conservador e tampouco liberal nas academias, mas apenas a unidimensionalização de esquerda, estabelecido desde os livros didáticos. Raros são os partidos sem as letras “s” ou “t”. Não há empregos e, consequentemente, todos se tornam aos concursos públicos. Os maiores parceiros políticos são ditaduras de esquerda. Assistencialismos e cotas crescem a cada Lei orçamentária anual. A classe média empobrece como nunca e tem menos filhos. E aí, vai dar certo? 

     Para quem não vi, procurem o Brsilianas.org em que o Nassif junto a “adÊvogados” sentenciam que o STF não podia ter condenado os mensaleiros… um absurdo só. Esse programa é do final do ano passado.

    1. Todos os recordes negativos de sua história

      Adoro estas generalizações pueris e desfundamentas, comprometem todo o discurso narrativo do mancebo…. “todos os recordes negativos de sua história…”  Faça o favor de se instruir. Qualquer raciocionio mais embasado que não se limite  a “todos os recordes negativos de sua história” é bem vindo (engraçado, imagino uma pessoa desesperada gritando qdo vejo algo assim… “TODOS OS RECORDES NEGATIVOS!!…AHHHHHHHH!!”). 

       

  62. Acima de tudo?

     Ainda precisamos aprender que em um estado democrático de direito ninguém está acima da lei. Genoino foi condenado por cometer crimes, que foram investigados e julgados conforme manda nossa constituição. Não se trata se ele é bom, ruim, herói ou vilão. A questão é simples, cometeu um crime, foi julgado e condenado. Condenado por cometer um crime, não por ser qualquer outra coisa, foi julgado seu ato criminoso, não seu passado, sua história.

    Muitos dizem que ele não deveria pagar por um crime porque lutou pelo país ou porque é boa pessoa, não é assim que funciona, graças a deus.  Na verdade estão querendo politizar um julgamento e condenação penal.

     

    Não, o direito penal não é só válido para direita, ou para esquerda, e o passado, seja qual for, só pode ser usado como atenuante, não disrimina nem absolve ninguém.

     

    Graças a de deus,

    1. comentário

      Pois é, assim deveria ser sempre, válido para TODOS que cometem crimes, como vc diz.  Mas aí é que vai a grande diferença; TODOS os corruptos foram apontados, julgados e condenados?

      E o fato a que a jornalista se refere é a “sede de vingança”, o “sangue na boca” de pessoas que acham que esses políticos agora condenados devem “pagar o pato” sozinhos…

      Veremos no que vai dar o processo contra o Azeredo (MG), a ladroeira lá de São Paulo, etc, etc… 

       

       

    2. Nem Genoino cometeu crime,

      Nem Genoino cometeu crime, nem a “investigação” e o “julgamento” foram feitos dentro do que preve a Constituição. A verdade ainda virá a tona. Incrível é que, com tanta propaganda contra, ele tenha recebido tanta ajuda (pessoas físicas que se identificaram via CPF), mostrando o que de fato pensa o brasileiro disto tudo ( STF foi julgado…) Muito da raiva e irracionalidade se deve exatamente a toda esta desinformação, todas essas mentiras (inclusive a do crime que não houve). A RESPOSTA virá nas próximas eleições. Temo que, se continuar do geito que vem vindo, possam passar a haver respostas fora do processo eleitoral… .

       

  63. Endosso

    Com humildade, além do pedido de desculpas pela quase nula participação nesse processo político, endosso  o que afirma a Hildegard Angel, brasileira no mais completo sentido da palavra.  

  64. Meu Comentário ….

     Muito feliz o autor do texto. Colocou em palavras toda a minha angústia! ” Onde por DEUS estão nossos Homens e Mulheres do Bem..?

     

  65. Como assim omissão? Estão aí

    Como assim omissão? Estão aí Olavo de Carvalho e Lobão, entre outros, sentando a Pua ( para a maioria que não vai fazer a menor idéia do que “Senta a Pua” quer dizer: é o grito de guerra do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, originado na Segunda Guerra Mundial), e sendo seguidos e comentados por dezenas de milhares de internautas. 

    1. Apoiado 100%

      Aos amigos e colegas Civis e Militares de boa conduta, fé e família.

      Também penso da mesma forma.

      Hoje, com 48 anos, vejo o sentido nas coisas e o suor de tantos para que se cumpra a paz e os direitos civis de nossos familiares.

      Vejo o sentido do porque a luta se caso for preciso, pois a liberdade de expressão, ir e vir podem estar ameaçados, com o crescimento do descontrole e da corrupção de nossos políticos.

      Acompanho os manifestos dos amigos descontentes e ponho-me a disposição em prol da manutenção da liberdade e dos direitos dos cidadãos de bem, que trabalham, estudam e pagam seus impostos.

  66. Para quebrar o silêncio

    Gostei bastante do texto e senti também um pouquinho de culpa, porque me encaixo sim no grupo daqueles que se calam, apesar de ter conhecimentos da história do país e de política. 

    Aproveito a brecha para explicar o por quê do silencio.

    Nunca falo de política porque confesso ter preguiça de toda a discussão que gera e sempre acaba em um generalismo entre direita ou esquerda, normalmente totalmente a favor do PT ou totalmente contra. Uma visão maniqueísta do mundo, pessoas e partidos que me incomoda profundamente,. 

    Quando criança (nasci em 83), participava das passeatas a favor do PT e sim, cultivávamos o sonho a cada 4 anos de que, se um dia o Lula realmente fosse presidente (o que parecia ser um sonho inalcançável), o país realmente ficaria bom. Eu cresci assim e adorava levantar a bandeira do PT, mas se tivesse nascido em outra família, com outros ideais, levantaria a bandeira com o mesmo entusiasmo e com a esperança das mesmas melhoras. E acho que infelizmente é assim que quase todo mundo adquire um partido, uma religião, um time de futebol e uma forma de pensar… Por inércia. 

    Não acredito que nenhum partido queira realmente piorar a vida de pobres, piorar o sistema. Eu sei que às vezes é difícil acreditar, porque há muitos políticos corruptos que fazem diariamente aberrações no nosso país, mas duvido que algum partido tenha 100% de idéias maléficas à população e também duvido que algum partido no poder tenha forca para “salvar” uma nação inteira. Acho errôneo atribuir atos de uma pessoa a um partido e vice-versa. Tudo bem que políticos deveriam representar seu partido, mas se um político é corrupto, não significa que o partido todo é corrupto.  

    Muitos atribuem o boom econômico brasileiro a Lula. Mas acho que um presidente, seja ele qual for, é muito mais uma figura representativa para a população, do que alguém que realmente pôe a mão na massa e salva um país, como se fosse um super-herói. E acho que apesar disso, sim, ele fez coisas incríveis ao país e fez outras também não tão boas, mas não sei até que ponto seus atos foram seus. Durante o mandato do Fernando Henrique também houve algumas aberrações políticas, mas por outro lado, economicamente o Brasil ganhou uma base estável que não existia há anos. Por isso acho que o mérito do crescimento econômico ou qualquer outro mérito ou falha, não pode ser dado a uma pessoa só, porque é um movimento muito mais complexo, que envolve vários outros âmbitos, além do político.   

    Mas em um aspecto, todos os partidos pecam feio. Na educação. E acredito que enquanto ficar assim, o país permanece da mesma forma, na inércia. 

     

  67. Para quebrar o silêncio

    Gostei bastante do texto e senti também um pouquinho de culpa, porque me encaixo sim no grupo daqueles que se calam, apesar de ter conhecimentos da história do país e de política. 

    Aproveito a brecha para explicar o por quê do silencio.

    Nunca falo de política porque confesso ter preguiça de toda a discussão que gera e sempre acaba em um generalismo entre direita ou esquerda, normalmente totalmente a favor do PT ou totalmente contra. Uma visão maniqueísta do mundo, pessoas e partidos que me incomoda profundamente,. 

    Quando criança (nasci em 83), participava das passeatas a favor do PT e sim, cultivávamos o sonho a cada 4 anos de que, se um dia o Lula realmente fosse presidente (o que parecia ser um sonho inalcançável), o país realmente ficaria bom. Eu cresci assim e adorava levantar a bandeira do PT, mas se tivesse nascido em outra família, com outros ideais, levantaria a bandeira com o mesmo entusiasmo e com a esperança das mesmas melhoras. E acho que infelizmente é assim que quase todo mundo adquire um partido, uma religião, um time de futebol e uma forma de pensar… Por inércia. 

    Não acredito que nenhum partido queira realmente piorar a vida de pobres, piorar o sistema. Eu sei que às vezes é difícil acreditar, porque há muitos políticos corruptos que fazem diariamente aberrações no nosso país, mas duvido que algum partido tenha 100% de idéias maléficas à população e também duvido que algum partido no poder tenha forca para “salvar” uma nação inteira. Acho errôneo atribuir atos de uma pessoa a um partido e vice-versa. Tudo bem que políticos deveriam representar seu partido, mas se um político é corrupto, não significa que o partido todo é corrupto.  

    Muitos atribuem o boom econômico brasileiro a Lula. Mas acho que um presidente, seja ele qual for, é muito mais uma figura representativa para a população, do que alguém que realmente pôe a mão na massa e salva um país, como se fosse um super-herói. E acho que apesar disso, sim, ele fez coisas incríveis ao país e fez outras também não tão boas, mas não sei até que ponto seus atos foram seus. Durante o mandato do Fernando Henrique também houve algumas aberrações políticas, mas por outro lado, economicamente o Brasil ganhou uma base estável que não existia há anos. Por isso acho que o mérito do crescimento econômico ou qualquer outro mérito ou falha, não pode ser dado a uma pessoa só, porque é um movimento muito mais complexo, que envolve vários outros âmbitos, além do político.   

    Mas em um aspecto, todos os partidos pecam feio. Na educação. E acredito que enquanto ficar assim, o país permanece da mesma forma, na inércia. 

     

    1. Muito boa colocação,

      Muito boa colocação, principalmente vindo de uma pessoa de 30 anos. Importante essa consciência que não tenho encontrado em seus contemporâneos. Amplitude de raciocínio e análise. É com a história e a razão que devemos analisar os aspectos políticos e econômicos de nosso país e se possível com inteligência. Paixão é muito bom para casos amorosos, time de futebol e outras coisas em que seu posicionamento não ifluenciem tantas questões como a trajetótria que deve ter um país com um mínimo de responsabilidade. Tenho 60 anos e confesso a minha decepção com os conceitos arcaicos presentes na juventude de hoje, como se o tempo não tivesse passado e acontecimentos importantes não tivessem ocorrido. Sinto-me aliviado com seu cometário.

  68. Texto Brasil entra em caminho sem volta do blog da Hildegard Ang

     

    Vivemos sob o domínio do dinheiro, representado pelas entidades financeiras de todo o mundo, o famoso “Bezerro de Ouro” dos antigos contos bíblicos.

    Sob o domínio hipnótico e falso de um Mágico de Oz, composto e mantido pela ostentação repetitiva do poder esmagador de quem tem, usa, e nos bombardeia cada vez com mais eficiência através de todos os meios de comunicação (me recuso a dizer “mídias”, aff…) pra nos assustar.

    Ficamos atordoados e acabamos como autômatos repetidores, mesmo quando falamos contra este poder, na oculta ambição de estar no camarote do privilégio. Há também os que estão acima de oprimidos e opressores porque sabem, com sua mente brilhante, que de nada adianta tomar partido nesse caos.

    Não é nada disso, companheiros. Vamos acordar para uma realidade, sim devastadora: nós somos em número infinitamente maior do que a casta privilegiada. Em outras épocas da história humana, nunca fomos tantos.

    E parece que este número ainda está crescendo. Somos um rebanho gigante, mas um rebanho de seres humanos, que têm consciência e portanto força para quebrar este feitiço e criar uma tempestade de provas na cabeça dos delinquentes protegidos por trás de uma parede de dinheiro. Papel impresso, nada mais.

    Se, aos poucos as pessoas forem saindo da sua inércia mental natural, mantida pelo bombardeio o dia inteiro da mídia criada por uns poucos – que se mostram privilegiados – e em quem nós hipnoticamente acreditamos poderemos realmente criar um mundo novo.

    A responsabilidade pesa, dá trabalho, e nossa tendência natural é evitá-la. Afinal, já temos tantos problemas quotidianos para resolver…

    A rigor, porém, a nossa qualidade de vida só depende de nós. E é também um problema quotidiano.

     

  69. Brasil entra em caminho sem volta, por Hildegard Angel

     

    Vivemos sob o domínio do dinheiro, representado pelas entidades financeiras de todo o mundo, o famoso “Bezerro de Ouro” dos antigos contos bíblicos.

    Sob o domínio hipnótico e falso de um Mágico de Oz, composto e mantido pela ostentação repetitiva do poder esmagador de quem tem, usa, e nos bombardeia cada vez com mais eficiência através de todos os meios de comunicação (me recuso a dizer “mídias”, aff…) pra nos assustar.

    Ficamos atordoados e acabamos como autômatos repetidores, mesmo quando falamos contra este poder, na oculta ambição de estar no camarote do privilégio. Há também os que estão acima de oprimidos e opressores porque sabem, com sua mente brilhante, que de nada adianta tomar partido nesse caos.

    Não é nada disso, companheiros. Vamos acordar para uma realidade, sim devastadora: nós somos em número infinitamente maior do que a casta privilegiada. Em outras épocas da história humana, nunca fomos tantos.

    E parece que este número ainda está crescendo. Somos um rebanho gigante, mas um rebanho de seres humanos, que têm consciência e portanto força para quebrar este feitiço e criar uma tempestade de provas na cabeça dos delinquentes protegidos por trás de uma parede de dinheiro. Papel impresso, nada mais.

    Se, aos poucos as pessoas forem saindo da sua inércia mental natural, mantida pelo bombardeio o dia inteiro da mídia criada por uns poucos – que se mostram privilegiados – e em quem nós hipnoticamente acreditamos poderemos realmente criar um mundo novo.

    A responsabilidade pesa, dá trabalho, e nossa tendência natural é evitá-la. Afinal, já temos tantos problemas quotidianos para resolver…

    A rigor, porém, a nossa qualidade de vida só depende de nós. E é um problema quotidiano.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador