Brasil: rumo à guerra civil? Por Arnobio Rocha

É hora da reação, STF e Congresso Nacional têm que salvar a República, Bolsonaro não vai renunciar, não recuará desse projeto cego e autoritário, as instituições estão em riscos

O ódio como método político impede qualquer diálogo.

Brasil: Rumo à Guerra Civil?

Por Arnobio Rocha

em seu blog

Dia a dia, Bolsonaro desafia qualquer lógica comum, o mínimo bom senso diante de uma situação de calamidade publica. A saída para “visitas” às cidades satélites de Brasília, 29.03, além de desobedecer diretriz do próprio governo, é uma forma de desmoralizar qualquer medida razoável que saía desse conjunto de irresponsáveis que chegou a governo, da forma como chegou.

Ainda mais surreal foi a coletiva após o passeio,Bolsonaro, cuspiu (literalmente) na cara do Brasil. Repetiu jargões como:”É crime querer trabalhar?” “Estão propondo gastar seu dinheiro, depois você vai pagar a conta”. “O vírus está aí, temos que enfrentar como Homens, pô! Não com moleques”. “Temos que poupar vidas, mas todos um dia vai morrer”. “Tem que trabalhar, a geladeira está vazia”. Por fim, “tem mulher apanhando em casa”.

Bolsonaro entra em confronto com qualquer pessoa que possa representar um risco ao seu projeto pessoal de poder sem contestação; Ele é um inepto, ambicioso, sem escrúpulos, compromisso só com a sua família. Zero empatia social.

No fundo, essa crise acaba tornando nu o caráter de Bolsonaro, não tem biombo, nenhum apelo “tudo menos o PT?”, ou qualquer outra bobagem que mascarasse quem é o presidente. É fato que ele nunca fez nada na vida, viveu de palhaçadas e declarações estúpidas, ofensivas e defendendo a escória, como torturados e ditadores canalhas, a presidência caiu no colo.

É fato que o Brasil ainda não entrou em colapso total com essa pandemia, a economia já estava muito mal, porque os governadores, de todos os espectros ideológicos agiram com firmeza e compreenderam o momento, não vacilaram e nem se submeteram às medidas e as falas estapafúrdias, desse boçal e seu grupinho de neofascistas seguidores de um lunático astrólogo.

Todos os países decidem radicalizar as medidas de combate ao Coronavírus, por exemplo, nos EUA, terça, 24.03,Trump falou para acabar o isolamento no início de abril. Porém, ontem, 29.03, com 140 mil casos, quase 2.500 mortos, mudou de posição e pede isolamento até 30 de abril, pois é só o começo, disse mais, se morrerem 100 mil a 200 mil pessoas, nos EUA, é quase um milagre.

Na esteira dessa primeira declaração de Trump, ana quarta, 25.03, Bolsonaro e seus filhos passaram a atacar a quarentena. A saída às ruas de Bolsonaro é a prova de que ele não tem nenhum receio de que as pessoas morram, e irresponsavelmente ele e seus filhos, tocaram liras, na Ode ao Caos.

Bolsonaro ameaçou de que fará decreto para derrubar todas as medidas de isolamento tomadas por governadores e prefeitos. O que propõe? Uma ruptura do pacto federativo, incentiva carreatas contra os prefeitos e os governadores que agem com responsabilidade? Seus apoiadores passam a ameaçar quem discorda dele, o clima é de uma busca, no limite, uma Guerra Civil.

Querem um governo autoritário, Rei Lear e seus filhos numéricos, com os aliados milicianos e parte das forças armadas? Aproveitando dessa calamidade para golpear o país?

É hora da reação, STF e Congresso Nacional têm que salvar a República, Bolsonaro não vai renunciar, não recuará desse projeto cego e autoritário, as instituições estão em riscos. Por que o silêncio? As denúncias aos organismos internacionais são importantes, mas insuficientes, não vão parar o genocídio.

É lutar imediatamente, antes que não tenha mais saída, senão a Guerra Civil.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Ao traçarmos as fases mais gerais do desenvolvimento do proletariado, seguimos de perto a guerra civil mais ou menos oculta no seio da sociedade existente até ao ponto em que rebenta numa revolução aberta e o proletariado, pela derrubada violenta da burguesia, funda a sua dominação”.

    Marx e Engels, Manifesto Comunista

  2. A foto é do inicio do golpe. Provável que o boca abetta de verde e amarelo já esteja quieto com outro virus além do virus da imbecilidade. Talvez desempregado ou vivendo do papaizinho.
    Mas não, nao rola guerra civil.
    Contudo, o que de antemão lamento é que este sujeito apenas será sacado, mas como nossas instituições não parecem dispostas/capazes de utilizar a Constituição e a rigidez da lei para higienizar o país após a saída deste cidadão, o virus do ódio, o virus da discórdia, da desinformação e o virus do obscurantismo, ficarão apenas inertes, só aguardando uma pequena oportunidade para através de sua letalidade propiciar que outro morcego infectado assuma o país.

  3. O congresso e o supremo foram a uma bacanal federal, portentosa mesmo, e chapados, na saída do embalo, perceberamm que cagaram nas calças. Pra não dar na vista, ficaram sentados encima de suas cagadas esperando secar.
    Até hoje estão com medo de se levantar.
    Só ficou o fedor, embora eles achem que ninguém percebeu que eles se cagaram.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador