Colunista de O Globo pressiona Janot, Zavascki e pede prisão de Lula

Em artigo, Marco Antonio Villa diz que o ex-presidente escapou do mensalão, mas dificilmente vai se livrar da Lava Jato

Jornal GGN – Colunista de O Globo, o historiador Marco Antonio Villa endossou, com uma publicação que data desta terça-feira (9), a campanha para pressionar o ministro Teori Zavascki, responsável pela Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, e o procurador-geral da República Rodrigo Janot, que faz a ponte no âmbito do Ministério Público Federal, por resultados que afundem caciques do PT e aliados.

Villa não mede palavras ao exigir que ambos punam todos os culpados pelas denúncias de formação de cartel, superfaturamento de obras, desvio e lavagem de dinheiro e formação de caixa 2 para campanhas nas entranhas da Petrobras.

E, nesse cenário, segundo Villa, Lula não pode ficar de fora. O petista já “escapou” no julgamento do mensalão, mas não ficará impune no caso Petrobras, pois, segundo argumento o colunista, é impossível que o ex-presidente da República não tivesse conhecimento da magnitude dos crimes cometidos logo abaixo de seu nariz.

“Pela primeira vez neste país poderemos ter um ex-presidente não só indiciado, mas condenado pela Suprema Corte. Resta saber se o STF vai agir dentro da lei ou permanecerá um mero puxadinho do Palácio do Planalto, como em outras oportunidades”, escreveu.

No artigo, Villa ignora que o Ministério Público trabalha com a tese de que os esquemas de corrupção na Petrobras existem ao menos desde a década de 1990, quando Fernando Henrique Cardoso iniciava sua trajetória no comando do Palácio do Planalto.

“Ficamos cada dia mais estarrecidos com a amplitude do projeto criminoso de poder que controla o país desde 2003. Bilhões de reais foram desviados da Petrobras. Agora as investigações devem também alcançar o setor elétrico, as obras do PAC e aquelas vinculadas à Copa do Mundo. Ou seja, se já estamos enojados — aproveitando a expressão utilizada por Paulo Roberto Costa na acareação na CPMI da Petrobras, na semana passada — com o que foi revelado, o que nos aguarda? E quando soubermos da lista de parlamentares e ministros envolvidos?”, sustentou.

Para ler a coluna original, clique aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • "Resta saber se o STF vai

    "Resta saber se o STF vai agir dentro da lei ou permanecerá um mero puxadinho do Palácio do Planalto":

    Falando em puxadinho, o STF ja sumiu Barbosa do apartamento "funcional" dele?

  • Questão de ordem

    Antes de meter o Lula na cadeia, vamos estabelecer que a pena nos casos de corrupção é imprescritível, assim poderemos ver na mesma cela Lula e FHC em função da Lavajato.

  • Esse "intelectual" tucano é

    Esse "intelectual" tucano é patético. Nunca vi ele se insurgir contra ou pedir prisão dos tucanos do Trensalão, a Privataria Tucana e demais malfeitos da tucanaiada. Ridículo" 

  • Esse senhor é ridiculo

    Não seja por falta de Ex. Pode arrolar Fernando Henrique Cardoso vulgo Principe da Privataria, também. O tal Villa esta achando que Zavascki é um Barbosa? Pode ir tirando seu cavalinho da chuva, que Zavascki tem espinha dorsal.

  • Os cães do golpismo não descansam...

    Olha a que ponto essa imprensa canalha quer chegar, continuar a prender pessoas pois o partido não é a que lhes convém, entre outros interesses inconfessáveis. Quando o PT tomará uma atitude de processar essa corja de comentarista lunáticos a soldo sabe-se lá de quem (quer dizer, sabemos, nós sabemos...)???

     

    Precisamos de regulação e democratização, ou jogaram o país na lama, como em 1964!

  • marco villa

    O profissional de historia da familia marinho é uma vergonha para os Historiadores Brasileiros.

  • O Vilarejo não tem equilíbrio

    O Vilarejo não tem equilíbrio emocional para ser considerado um historiador

     

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

7 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

8 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

8 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

9 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

9 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

9 horas ago