Colunista de O Globo pressiona Janot, Zavascki e pede prisão de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Em artigo, Marco Antonio Villa diz que o ex-presidente escapou do mensalão, mas dificilmente vai se livrar da Lava Jato

Jornal GGN – Colunista de O Globo, o historiador Marco Antonio Villa endossou, com uma publicação que data desta terça-feira (9), a campanha para pressionar o ministro Teori Zavascki, responsável pela Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, e o procurador-geral da República Rodrigo Janot, que faz a ponte no âmbito do Ministério Público Federal, por resultados que afundem caciques do PT e aliados.

Villa não mede palavras ao exigir que ambos punam todos os culpados pelas denúncias de formação de cartel, superfaturamento de obras, desvio e lavagem de dinheiro e formação de caixa 2 para campanhas nas entranhas da Petrobras.

E, nesse cenário, segundo Villa, Lula não pode ficar de fora. O petista já “escapou” no julgamento do mensalão, mas não ficará impune no caso Petrobras, pois, segundo argumento o colunista, é impossível que o ex-presidente da República não tivesse conhecimento da magnitude dos crimes cometidos logo abaixo de seu nariz.

“Pela primeira vez neste país poderemos ter um ex-presidente não só indiciado, mas condenado pela Suprema Corte. Resta saber se o STF vai agir dentro da lei ou permanecerá um mero puxadinho do Palácio do Planalto, como em outras oportunidades”, escreveu.

No artigo, Villa ignora que o Ministério Público trabalha com a tese de que os esquemas de corrupção na Petrobras existem ao menos desde a década de 1990, quando Fernando Henrique Cardoso iniciava sua trajetória no comando do Palácio do Planalto.

“Ficamos cada dia mais estarrecidos com a amplitude do projeto criminoso de poder que controla o país desde 2003. Bilhões de reais foram desviados da Petrobras. Agora as investigações devem também alcançar o setor elétrico, as obras do PAC e aquelas vinculadas à Copa do Mundo. Ou seja, se já estamos enojados — aproveitando a expressão utilizada por Paulo Roberto Costa na acareação na CPMI da Petrobras, na semana passada — com o que foi revelado, o que nos aguarda? E quando soubermos da lista de parlamentares e ministros envolvidos?”, sustentou.

Para ler a coluna original, clique aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

63 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Resta saber se o STF vai

    “Resta saber se o STF vai agir dentro da lei ou permanecerá um mero puxadinho do Palácio do Planalto”:

    Falando em puxadinho, o STF ja sumiu Barbosa do apartamento “funcional” dele?

  2. Questão de ordem

    Antes de meter o Lula na cadeia, vamos estabelecer que a pena nos casos de corrupção é imprescritível, assim poderemos ver na mesma cela Lula e FHC em função da Lavajato.

  3. Esse “intelectual” tucano é

    Esse “intelectual” tucano é patético. Nunca vi ele se insurgir contra ou pedir prisão dos tucanos do Trensalão, a Privataria Tucana e demais malfeitos da tucanaiada. Ridículo” 

  4. Esse senhor é ridiculo

    Não seja por falta de Ex. Pode arrolar Fernando Henrique Cardoso vulgo Principe da Privataria, também. O tal Villa esta achando que Zavascki é um Barbosa? Pode ir tirando seu cavalinho da chuva, que Zavascki tem espinha dorsal.

  5. Os cães do golpismo não descansam…

    Olha a que ponto essa imprensa canalha quer chegar, continuar a prender pessoas pois o partido não é a que lhes convém, entre outros interesses inconfessáveis. Quando o PT tomará uma atitude de processar essa corja de comentarista lunáticos a soldo sabe-se lá de quem (quer dizer, sabemos, nós sabemos…)???

     

    Precisamos de regulação e democratização, ou jogaram o país na lama, como em 1964!

  6. O blog está descendo

    O blog está descendo perigosamente à um nível baixo demais.

    Daqui a pouco vira um Brasil247 sem Daniel Dantas…

    A troco de quê repercutir as imbecilidades que esse sujeito diz?

    O cara já escreve no Globo e tem cadeira cativa na Tv Tucana, digo Cultura.

    Já não é o suficiente?

    1. Tens razão, mas entre ele e o

      Tens razão, mas entre ele e o Lobão que por vezes ” emerge por  aqui

      eu  fico com nenhum dos dois.Que são iguais!

  7. Infelizmente fui forçada, de

    Infelizmente fui forçada, de uns tempos pra cá, de assistir à Tv Cultura, canal que tanto preenchia minhas horas, sempre com bons jornais, um Roda Viva exemplar, entre tantos programas de debates políticos de alto nível. Hoje, pra piorar, temos um imbecil comandando o Roda Viva, que deixa falar solto quem é contra o Governo. É nítido o desconforto dele se algum convidado, não importando sua significação, se dispuser a debater um assunto em favor do Governo. 

    Marco Antônio villa tem cadeira cativa no jornal da noite, que é feito pra dois jornalistas debaterem os diversos temas em pauta. Aí, o Hisotriador (de mera), não varia: ataca tudo que pode contra o PT, Lula e Dilma. É um jornalista de uma nota só. Apequena o jornal, e enoja quem quer ser informado. Acho que, dentre tantos, foi um dos mais sofridos com a derrota de Aécio. Vía-se na cara dele, após os resultados das eleições o quão infeliz se tornou, mais infeliz, claro. Só falta ter um infato de tão tenso.

  8. Ele vive dando o endereço do

    Ele vive dando o endereço do Lula no Jornal da Cultura e pedindo que façam manifestações em frente a casa dele.

  9. Pretensão…

    Conseguiu um carguinho na Cultura e já está se achando. Gostou do jabá…

    Dizem as más linguas que o pseudo-historiador e fantoche tucano, almeja substituir um dia, o decadente Arnaldo Jabor na Platinada.

    Inutil, falta-lhe a notável veia histriônica daquele…

  10. Entre as pernas

    Gostaria de saber se o colonista terá coragem de pedir cadeia para os irmãos Marinho por sonegação de imposto federal, criação de trama criminosa para lesar a república de impostos, etc… Basta ele pesquisar na internet que o processo que corre contra a empresa de seus patrões está disponível por completo e com todas as letras. Será que a coragem dele avança os campos da é parcialidade, do partidarismo, da perseguição e outros ou fica escondida entre as pernas quando se trata de seus patrões?

  11. Esse cretino não deveria

    Esse cretino não deveria receber esse destaque todo. Um historiador idiota que não reconhece a existência de Tiradentes dentro da história brasileira deveria ser desprezado. Mas como estamos no Brasil, pais que tem uma elite desclassificada, ele escreve num dos veículos de imprensa mais importantes( mas não decente) e tem uma sinecura na Tv Cultura dos tucanos.

    1. É assim mesmo

      QUando o sujeito é incompetente e irrelevante em sua área de atuação começa a atacar Lula, Dilma e o PT para receber a atenção e o beneplácito da mídia e com isso se promover sem precisar ter um mínimo de qualidade.

      Basta não ter escrúpulos.

      É um imã para os medíocres, incompetentes e decadentes.

       

       

  12. Esse sujeito não regula bem!

    Pois vejam. Esse mesmo “contador de histórias” disse, no Jornal da Cultura, que não se pode desprezar os 51 milhões de votos que o Aécio teve – mas esqueceu da maioria formada por 54 milhões de votos que deram a vitória a Dilma. Se não estou enganado, disse, ainda, que 88 milhões (somados brancos, nulos e abstenções) de brasileiros não votaram na Dilma – mas esqueceu, em contrapartida, que 91 milhões, a maioria, é que não votaram no Aécio.

  13. Esse sujeitinho de palco,

    Esse sujeitinho de palco vazio, metido a fazer história intrapsíquica na Tv, num país de leis rígidas estaria jogado na cela de um manicomio judiciário.

  14. O BAIXO MERETRÍCIO ESTÁ MUITO

    O BAIXO MERETRÍCIO ESTÁ MUITO COMPETITIVO. SOFRE GRAVE INFESTAÇÃO DE ROLA BOSTA.

    Este rapaz anda mais apetrechado pra cafajeste do que pra intelectual de merda. Mesmo porque, o aluguel de sua opinião, pouco valor comercial apresenta. Pois, além de muito monótonas e sem graça, sua cantilena é repetitiva.

    Para produzir essa mixuruca patacoada semanal, melhor ficar com as porcarias da lavra do jabor. Naquelas pelo menos, o ex cineasta, ora performático rola bosta, realiza graciosos trejeitos e viradas de olhos, que dão o que pensar.

    Orlando

  15. Não entendo como deixam este

    Não entendo como deixam este sujeito falar tanta besteira no jornal da cultura. A direção do jornal mesmo sendo escandalosamente pró PSDB, não tem o direito de deixar este “comentarista”  com o dedinho em histe ficar acusando sem provas uns e escondendo outros.

  16. Conheço o “peça”

     O Marco Antonio, sempre foi histérico – o conheci em 1979, quando ele ainda fazia economia na PUC-SP – era simpatizante do PCdoB e ex- membro do DCE-Livre da PUC-SP, namorava a Olguinha, que creio ainda é psicologa ( colega de turma de minha namorada), a ultima vez que o vi, o Lacerda ( o Correa) estava presente (faz um 10 anos), foi em um encontro do “Pessoal de 77/78 da PUC-SP”, e Marco Antonio continuava o mesmo – sempre contra tudo e todos, menos seu patrono, no Tancredo Neves e Imprensa Oficial do Estado, a qual editou seus ultimos livros, o Zé “Careca” Serra.

       Marco Antonio, é só mais um que surfa na onda disponivel, um assalariado publico federal (UFSCAR) nervosinho como sempre foi, torcedor do Santos, fã de Elis Regina, morador da Cantareira, e quase um porta voz de Zé Serra.

  17. Haja paciência para aturar estes “doutores”…

    Essa é de lascar! O cara é totalmente preconceituoso, não gosta do Lula, do PT, de nada que beneficie o povão. Quer por quer quer punir Lula, independentemente do que as investigações mostrem. O Lula é culpado por antecipação. Os fatos vão ser moldados para cumprir o desejo deste idiota. E pronto!

  18. Impressionante o ódio que

    Impressionante o ódio que determinadas pessoas tem do sapo barbudo. Não sei se é um ódio conveniente, desses que ajuda a pagar as contas, ou se é um ódio de classe, por tudo que o sapo barbudo fez pelo país e que os iluminados anteriores não conseguiram ou não se preocuparam em fazer.

    Já pensou se anulam a eleição e o sapo candidata-se e ganha? Vai ter uma onda de suicídios por aí!

  19. Este comunista do Globo é um
    Este colunista do Globo é um rola bosta. Deram a ele algum espaço na mídia e ele está se enforcando a cada artigo que publica. Em algum momento as autoridades que ele ousa julgar e ofender farão ele sentar no banco dos réus e então ele aprenderá uma valiosa lição: o dono do jornal não vai mijar sentado ao lado dele no Judiciário ou na prisão.

  20. Oh, cara chato!!!

     

    Este  Marco Antônio Villa é mal intencionado e previsível em tudo que diz.

    Deveria ser condenado a passar o resto dos dias ao lado de Lobão e Diogo Mainardi em uma praia nordestina.

    1. Charge

      Imagina a cena: o Villa “proseando” sobre a “sua” história, o bovino Mainardi escrevendo “Lula, minha anta volume 25”, ao som do Lobão cantando “Me Chama”…

  21. O temor é a reedição do

    O temor é a reedição do BANESTADO, por isso URGE jogar toda a culpa no PT E ACABAR COM O GOVERNO DILMA LOGO!

    Por que o está parecendo é que a articulação da direita no ambito da justiça já não conta com tanto poder assim!

    Por isso essa URGÊNCIA!

  22. Os Lanternas na Proa

    A verdade escancarada não dá para os donos esconderem, o máximo que conseguem, nesses tempos de mídia líder da oposição, para vocalizar os inconfessos desejos golpistas, são as vozes de, villa, lobão, augusto nunes, nelson motta, sardemberg, waldvogel, waak, o namorado da narciza, reinaldo rolabosta, jabor, mainardi, merdal, Dra. cantânhede, constantino, josias, pondé, olavo, gullar, tutinha, sherazade, ronalducho, huck, dolabella, as meninas do jô (que caiu fora),  tas, gentili, vereza, madureira, bolsonaro, roberto freire, alvaro dias, sampaio, agripino, caiado, betos, mendonça filho, rubens bueno, aloysio, zé bolinha, grampinho, gedel, boto virgilio, aécioporto, gilmar, marco mello, fux, feliciano, boris, jefferson, marina, neca do itaú, betos, etc. Para quem já desfrutou de, Jackson de Figueiredo, Alceu de Amoroso Lima, Gustavo Corção, Golbery, Merquior, Roberto Campos, etc., a decadência grita com a vozes disponíveis no estoque da Casa Grande.           

  23. Quem são os alunos do Villa?

    Villa é professor da UFsCar. Não sei se dá aulas, mas está quase todos os dias nos “debates” da GloboNews. É sempre convidado especial do Waack e da Vai-de-Volks. Professores sempre dão aulas. Terminadas as aulas, correm para seus laboratórios ou bibliotecas para fazerem suas pesquisas. Como São Carlos dista 180km de São Paulo e os voos comerciais não são comuns, ou Villa viaja em jato particular (com o salário de professor?), carro (dirige 360km, ida e volta e ainda dá aulas?) ou vem de ônibus. Conheço os horários de ônibus e a viagem. Só tenho uma conclusão: Villa mora em SP e não trabalha. Quem controla o ponto desse meliante? Atenção, MEC, precisa fiscalizar esses preguiçosos que fogem da sala de aula como Satanás da Cruz.

  24.   Sempre usando o Presidente

      Sempre usando o Presidente Lula para se promover. Só assim mesmo para ter espaço na mídia.

      É mais um indignado seletivo. 

  25. Todos já o conhecem da tv
    Todos já o conhecem da tv cultura é um antipetista neurótico mesmo. Parece doente mental. Acho interessante que um acadêmico ter este tipo de postura com uma ideologia impregnada de ódio só nos resta compreender que faz um senso comum alienante e não ciência. Longe está do fazer científico. Deplorável

  26. Cachorro covarde

    Cachorro covarde late bastante e, se não for enfrentado, acaba mordendo. As  mordidas já começaram e a vítima – digo, o governo – nada faz…. Certamente as mordidas vão aumentar em volume e intensidade. Já está passando da hora de reagir. E a primeira reação seria demitir o Cardozo e, de fato, assumir o leme desta nau que está cada vez mais entregue aos insensatos….

  27. Inacreditável o nível da nossa imprensa

    Inacreditável o nível da nossa imprensa, pois tendo Villa como um de seus íncones, só temos a ficar pessimistas com o futuro desse pais cuja elite não suporta viver pelo menos 30 anos sem um golpe.

  28. E aí, quando o PT, o governo

    E aí, quando o PT, o governo e as pessoas decentes que tem algum poder que os simples cidadãos não tem começarão a enfrentar com um mínimo de agressividade estes hidrófobos golpistas? Pô, tem anos que só o que se vê é isto, o PT e o governo apanhando calados de gente que não reúne mínimas condições morais de criticar nem técnico ou jogador de futebol.

  29. tb acho que esse villa

    tb acho que esse villa  deveria ser preso por desrespeito humano e

    à democracia,mas não fico repetindo no globo porque não tenha acesso

    a esse conluio canalha entre tucanos e  o pig.

    villa é um oportunista, e como comentarista é um dos mais fracos do país….

    parte para a agresssão logo de cara, não justifica seus argumentos…

    é um pittbull descarado e é incrível que seja

    respeitado

    – se o é –

    no meio academico!!!!

    só causa nojo!!!

  30. Deploro, e muito, merce de

    Deploro, e muito, merce de ressaltar ser uma prerrogativa indiscutivel do Portal, o GGN dar guarida as estultices desse sujeito.

    Não porque seja anti-petista radical e tenha pelo ex-presidente Lula um ódio tão imenso tal qual a sua capacidade de arguir aleivosias, mas porque seu radicalismo e desonestidade intelectual o faz indigno de qualquer condescendência. Está, nesse sentido, no mesmíssimo plano de um Reinaldo Azevedo.

      1. Concordo com vocês

        Porque esse colunista é, de fato, por incrível que pareça, historiador, credenciado pela USP, pela FFLCH. O que dá pistas do atual nível dessa tradicional escola. Muito embora, não se possa dizer que seja representativo do pensamento lá vigente, pode-se ver um exemplo de como os alunos lá podem permanecer impermeáveis ao ensino e ao saber, e se formarem mesmo assim.

    1. Essa hiena repete essa tolices todos os dias em TV aberta

      Essa hiena repete essa tolices todos os dias em TV aberta, e vários telejornais, concessão de serviço público, sem que o MPF tome providências. Publicar aqui o que sai da boca suja desse sujeito é baixar e muito o nível do portal: Puro lixo.

    2. Informação Pura e Preciosa!

      Não se trata de “dar guarida a estultícies desse sujeito”, mas de puro jornalismo. Informar aos que não assistem estes canais golpistas da existência destes audaciosos “doutores” preconceituosos que pregam a punição a pessoas apenas pelo seu desgosto pessoal com tal pessoa e por pertencerem a partidos diferente do seu.

      Passamos a conhecer melhor que o nível dos oposicionista é inacreditavelmente rídículo. Imagina o desastre destas pessoas terem em mãos o timão e o leme governamental.

  31. Este sujeito, ao lado de
    Este sujeito, ao lado de Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes e Rachel Sheherazade são as faces mais caricatas da extrema direita brasileira.

  32. Historiador?. De que

    Historiador?. De que história.Deve ser da villa da sua cabeça.Esse “historiador” dos tecnocratas do PSDB deve seguir seu “co-irmão Lobão. 

  33. COLUNISTA MARCO VILLA

    O tal colunista Marco Villa não ignora que a ladroeira vem desde Fernando Henrique Cardoso (é óbvio que sempre existiu, mas eu faço como o colunista Villa e miro naquele que eu não gosto), na verdade é um empulhador  e sua atuação é bem emblemático de como anda a educação no país, pois o elemento se diz historiador. É um farsante, nível baixíssimo, dele e de todos os que “odeiam Lula”. O ódio vem de que não suportam um operário, um analfabeto chegar onde ele chegou, admirado no mundo, e principalmente até que enfim: provou que é possível acabar com a miséria de tantas pessoas no Brasil e ainda crescer e se desenvolver.  

  34. Marco Antonio Villa é uma

    Marco Antonio Villa é uma nulidade. Nulidade política, nulidade acadêmica, nulidade intelectual.

    Por mim ele pode pedir a interdição do Coríntians, a liberação da pedofilia, o impeachment do Obama, a criminalização da cachaça, o que quiser.

    É completamente irrelevante.

  35. Nassif, acabei de ler o

    Nassif, acabei de ler o comentario da Maria Rita sobre o Juiz Moro. Sugiro que todos leiam. A imprensa do Parana e de Maringa continua em silencio sobre isso tudo. Se a justiça liberar os depoimentos, nao vai sobrar politico do PSBD em liberdade.  

  36. Mais um escravo do patrão.

    Mais um escravo do patrão. Pra ter aumento de salário diante dos patrões, a dignidade dança. Seria mais digno ele sentar, olhar pra cara do patrão e pedir aumento de salário, sem ter que estar de joelhos.

  37. Estoriador/jurista

    Segundo o grande Estoriador/Jurista, “é impossível que o ex-presidente da República não tivesse conhecimento da magnitude dos crimes cometidos logo abaixo de seu nariz”.

    No entendimento dele, basta uma mera desconfiança para levar Lula para a Papuda. Prova. Para que prova, se Lula é filiado ao PT?  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador