Fake News: Ancelmo Gois na mira de Luiz Fux, por Sergio Saraiva

Fake News – notícias falsas – essa está despontando para ser a palavra do ano de 2018, no Brasil. O título deste texto é uma delas. Mas poderia não ser.

fake news

Fake News: Ancelmo Gois na mira de Luiz Fux

por Sergio Saraiva

Fake News se tornaram tão importantes para resultados eleitorais que, no âmbito de TSE, planeja-se a criação de um grupo de trabalho formado pelo próprio TSE, pelo Ministério Público e pela Policia Federal para combatê-las nas eleições de 2018.

Tal notícia – o TSE como guardião da verdade noticiosa – imediatamente acendeu o sinal de alerta na blogosfera progressista, escolada que está com a censura judicial e os processos intimidatórios. Motivos, por certo, não lhe falta. Seria mais um cheque em branco na mão do nosso politizado Judiciário para decidir quando teria ou não ocorrido divulgação de falsa notícia e, a partir de então, a deflagração das já indefectíveis conduções coercitivas e prisões preventivas. Além das buscas e apreensões de equipamentos.

As fake news, porém, estão por aí a entupir as redes sociais e são facilmente identificáveis como tais. Bastaria descrever-se alguns modelos de falsas notícias para guia do tal grupo de trabalho. Como contribuição, apresento, para discussão, dois casos que, se me perguntassem, eu diria tratar-se de fake news.

O caso da “conexão cubana” que planejava agir armada em Porto Alegre – RS no dia 24 de janeiro de 2018. Dia do julgamento de Lula em segunda instância no TRF da 4ª região.

ancelmo1

Para quem disponha de quinze minutos para pesquisar na internet, não é difícil rastrear como um caso real, um acidente fatal envolvendo cubanos de Miami que estariam no Brasil a turismo ou buscando imigração, torna-se primeiramente uma fictícia investigação da CIA e do FBI e, logo após, transforma-se em uma fantasiosa ”Conexão Cubana”Quem conta um conto aumenta um ponto e o limite é o limite da imaginação e da má-fé. Daí para frente, é só deixar que os robots ou os “cabeças-fracas” repercutam acriticamente a fake news até ela se tornar “verdade”.

Fake news padrão. Mais um produto do mercado do anti-petismo alinhado com o momento de outra fake news – o factoide do prefeito de Porto Alegre solicitando intervenção do Exército e da Força Nacional de Segurança para conter possíveis perturbações à ordem pública motivadas pelas manifestações em torno do julgamento de Lula em Porto Alegre. Uma fake news alimentando outra.

Como agiria o TSE em relação ao prefeito de Porto Alegre? E em relação aos sites que divulgaram a tal “Conexão Cubana”? Creio que promover pânico na população – principalmente com fins político-partidários – já é tipificado criminalmente.

Mas as fake news podem ser ainda mais rudimentares.

O caso Eduardo Cunha arrecadando fundos para o “filme de Lula”.

ancelmo

Aqui há uma não-notícia. Seria o mesmo que eu declarar que “em determinado momento da minha vida, em 1978, propus casamento a Sonia Braga, mas ela achou melhor não”.

Fake news da qual poderia desculpar-me dizendo trata-se antes de wishful thinking. Todavia, com o mesmo valor da “notícia” de Ancelmo Gois no Globo. Ocorre que o Globo é o Globo e Ancelmo é uma grife do jornalismo nacional. Como agiria em relação a isso o ministro Luiz Fux – quem demandou a criação do grupo anti-fake news e que será presidente do TSE, a partir de fevereiro de 2018?

Basta ver o efeito causado para perceber-se que tal não-notícia não é inconsequente do ponto de vista eleitoral.

ancelmo2

PS: Oficina de Concertos Gerais e Poesia – não vende o peixe como lhe entregaram, nem o embrulha na manchete do dia anterior.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ancelmo

    O nome já está errado, mas talvez seja uma griffe, assim como Noblat …. e tantos outros que de há muito se especializaram em Fake News. Nem mesmo um coroinha temente a Deus como Camarotti escaparia do Fux them all se fosse sério. Afinal o proprio Fux não escaparia de Fux, afinal produziu, ele mesmo,  algumas Fake News, como por exemplo a posição prévia de  um presidente do TSE de que não vai deixar Lula ser presidente. A News é velha e portanto Fake. 

    1. fake news realmente não tem nada de novo…

      são criadas há tempos pelos que sabem como funciona. E a Globo e a Band sabem muito bem

      do contrário não estaria funcionando perfeitamente bem, como podemos ver nas respostas dos idiotizados que acreditam

      é coisa de profissionais da mentira

  2. Ancelmo, Xexeo, Noblat…

    Eh que na cabeça de toda essa “boa gente” fake news quer dizer blogs e redes sociais. Quanto aos jornais, radios e tevês, que é isso, eles fazem “grande jornalismo”, né não, Fux?!

  3. A fake news mostrada como

    A fake news mostrada como exemplo neste ótimo texto de Sergio Saraiva (“conexão cubana”) meio que confirma o que escrevi (confira AQUI) sobre o caso, ou seja, a turba de Bolsonaro tomou conta da web no modus operandi. O perfil no Facebook “Em defesa do Brasil” é bolsonarista e conta inclusive com ataques contra o PSDB. Já Leudo Costa, responsável pelo site “Cristal Vox” (que “embasa” a fake news publicada no Facebook) sempre militou pelo PSDB e, ao que parece, mergulhou apaixonadametne no bolsonarismo. Alguém acredita que essa paixão é gratuita? Se os ‘Sherlocks Holmes’ do MP, da PF etc querem combater de fato as fake news bolsonaristas, sigam o rastro da grana. No caso dos tucanos, creio que estes levarão vantagem na guerra – já que contam com as fake news “legalizadas” da mídia estilo essa do Anselmo Gois. 

  4. A GLOBONEWS abriu um novo

    A GLOBONEWS abriu um novo programa homistico, o CAT, onde um espectador envia um ELOGIO a algum jornalista e o proprio elogiado lê o elogio e emocionado agradece. Mas vamos ser justos, teve uma critica lida pelo Valdo Cruz, o espectador,

    uma boa alma samaritana, disse que o Valdo cumprimenta seus colegas mas não cumprimenta os espectadores, coisa gravissima, ai o Valdo constrangido se desculpou e disse que de agora em diante vai cumprimentar os espectadores.

    Os demais elogiados Leilane Neubarth, Cristiano Lobo, Cristiane Pelajo, até o Gabeira, estão orgulhosos com esse novo canal de interação da GLOBONEWS com os espectadores. O aplicativo é o SÓ ELOGIOS PARA NÓS, que falta faz o Chico Anisio.

  5. Ancelmo

    Ancelmo foi o cara que disse para Dilma em sua entrevista à Globo.

    “Fale menos para que a gente possa fazer perguntas” …

    Poderiam ter dispensado a candidata , troço chato você fazendo pergunta e uma chata resposndendo …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador