Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Há no Brasil ilhas de poder, com um juiz de Curitiba no centro, por André Araújo

Por André Motta Araújo

O Brasil resiste a um poder fragmentado?

Um País continental, com 210 milhões de habitantes, pode ser governado sem um poder central? A história não registra essa hipótese. Nossa história, como o da maioria dos grandes países, foi construída a partir de um centro, de um comando hierárquico definido, com períodos bons ou ruins, mas sempre com um centro de poder. A centralidade do poder independe do modelo do regime. Ditadura ou democracia precisam de um comando. 

Hoje um juiz de 1ª instância governa o país, atuando de Norte a Sul, faz o que bem entender, quebra empresas, prende pessoas em qualquer lugar, incontrastável, por acovardamento do centro de poder. Todos morrem de medo.

Ninguém reage? Parece que não. Hoje o Poder no Brasil está em Curitiba, não em Brasília. Quando o Supremo Tribunal desafiou o Marechal Floriano, este ameaçou fechar o Supremo.

Os países sobrevivem a guerras, crises econômicas, cataclimas sociais, mas sucumbem sem um centro de Poder. Os que deveriam liderar a Nação tem medo da mídia, não enfrentam. Há no Brasil ilhas de poder, e o País se esfacela.

Se o poder central não enfrentar as corporações, vamos virar uma nova Síria. O PT será responsabilizado perante a Nação ao permitir o surgimento de forças sem controle que mandam no País. O preço será infinitamente mais alto que cem vezes uma Lava Jato.

Alguém imaginou um juiz de Kansas City fechar a Boeing, a Halliburton, a Lockheed, a Exxon? É impensável. Na crise de 2008, provocada pela corrupção do sistema financeiro, nenhum juiz deu opinião. O poder central resolveu a crise, com providências e ações destinadas a resolver a situação, não se invocou o Judiciário.

Será que o Brasil enlouqueceu, perdeu a bússula? A Globo e um juiz hoje governam o País.

Os que construíram o espetacular Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos e o lindo Aeroporto de Brasília estão presos.

Os que os prenderam nunca construíram uma churrasqueira no quintal.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

150 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nelson Jobim tentou acabar com essas ilhas de poder.

    “Em entrevista exclusiva ao Valor, Jobim defendeu uma atuação pragmática do Judiciário. Osjuízes devem pensar nas conseqüências econômicas e sociais de suas decisões. Essa “ética conseqüencialista” será importante na análisedeprocessos envolvendo agênciasreguladoras.O presidentedo STFavalia queestá acabando a fase dos planos econômicos no Judiciário e que os próximos anos serão dominados por ações envolvendo agências reguladoras e temas fiscais.” 

  2. Meu caro Costa, há um

    Meu caro Costa, há um DIFERENÇA fundamental no sistema americano. NÃO HÁ MINISTERIO PUBLICO INDEPENDENTE.

    O Procurador Geral dos EUA é TAMBEM Ministro da Justiça, são uma só pessoa e todos os 93 Procuradores Federais dos EUA e o Procurador Geral SÃO auxiliares do Presidente dos EUA, cargos de confiança, não tem concurso publico, geralmente são advogados bem sucedidos que ganham 5% do que ganhariam nos seus escritorios, para servir o Pais por um tempo.

    1. Tô contigo AA

      … Mesmo os tais “procuradores independentes” não atropelariam o Direito nem a economia de milhares de pessoas assim, fácil, fácil, não.

      Sobretudo sem ter que prestar contas pra ninguém.

  3. Absolutismo já morreu – freios e contrapesos

    A legislação brasileira tem se aperfeiçoado nos últimos tempos e está cada vez mais parecida com a legislação norte-americana e da OCDE em matéria de lavagem de dinheiro, de leis anticorrupção, falência e recuperação judicial, etc.

     

    Um juiz de primeiro grau no Brasil tem a mesma autonomia de um juiz de primeiro grau dos EUA. O modelo francês e inglês é diverso mas os modelos brasileiro e norte-americano são bastante similares.

     

    O que acontece no Brasil é uma surpresa, um torpor em função de investigações que jamais haviam sido levadas a cabo da maneira como agora estão sendo. Mas afinal de contas os EUA, a Alemanha e a OCDE são ou não são um modelo positivo a ser seguido, em matéria de investigação e de legislação penal e processual penal?

     

    O problema do Brasil não é a autonomia dos juízes, mas sim uma legislação penal e processual penal que é anterior a feitura da Carta de 88. O sistema penal e processual do Brasil é ainda inquisitorial, ao passo que vários outros países já abandonaram esta excrescência e implantaram um sistema acusatório.

     

    O problema não é a autonomia do juiz de primeiro grau, mas sim o Código de Processo Penal que permite que os juízes brasileiros atuem ao mesmo tempo como promotores e julgadores.

     

    O que se precisa é acabar com isto e implementar um sistema diferente, de juízes de instrução que não julgam e investigam ao mesmo tempo. O juiz de instrução investiga mas não julga. O juiz que julga não investiga, papel que deve ser do juízo de instrução e do Ministério Público.

     

    O problema da mídia é outro que terá que ser enfrentado, antes que essa meia dúzia de famíglias destrua a democracia para defender os seus escusos interesses comerciais. Nunca, jamais, de nenhuma forma e de nenhum jeito se permitiria nos EUA que uma Globo da vida tivesse o tamanho que tem em Pindorama.

     

    A regulamentação da propriedade cruzada, o fim dos oligopólios, a exigência de compra pelas emissoras de pelo menos 75% do conteúdo feito em produtoras independentes, etc., é uma imposição democrática que nada tem a ver com a esquerda, mas sim com o liberalismo clássico de Adam Smith.

     

    Enfim, são questões que somente a manutenção da vida democrática irá permitir que sejam enfrentadas ao longo do tempo. São questões pelas quais os países centrais passaram em tempos distintos e que tiveram que enfrentar em algum momento.

     

    Os justiceiros são uma figura podre e populista que perpassa a própria história dos EUA e de vários países europeus. Logo, nem novidade é. Cabe fazer um amplo debate a respeito disso e ir aperfeiçoando o sistema.

     

    Para quem não lembra, o sr. John Edgar Hoover foi o Diretor Geral do FBI (Polícia Federal dos EUA) durante quase 50 anos consecutivos, no século passado. Ele acumulou um poder descomunal e isto, felizmente, nunca mais se repetiu.

    1. “são questões que somente a

      “são questões que somente a manutenção da vida democrática irá permitir que sejam enfrentadas ao longo do tempo. São questões pelas quais os países centrais passaram em tempos distintos e que tiveram que enfrentar em algum momento.”

      “Com efeito”, Diogo Costa,

      mas o problema é que enquanto as “abóboras” da democracia não se ajeitam na carroça, muita gente entra em desespero.

      Não se brinca com “manuel” nem de economia liberal nem de teoria democrática.

      As pessoas nascem, crescem, se reproduzem e morrem… Eu vou reptetir: as pessoas nascem, crescem, se reproduzem e morrem… Esperar o quê de quem nasce só pra morrer.? Só pra salvar algum “manuel”? Nao, não conte conte com eles.

      Não. Mais uma vez: não. Paralisar a economia por sêde de poder é IRRESPONSABILIDADE. E isso tem que ser denunciado.

      Hoje, por exemplo, teve um que falou: “ah, o PT [o PT, o PT], não pediu o ‘fora Collor’?!

      Eu ponderei: “eh, e quem assumiu depois da queda do Collor, não foram os mesmos que querem assumir agora?!

      Ele ficou nervoso…

      Não é só uma coisa do “mercado político” e procedimentos, não… Tem ideias, crenças, valores e ideologia, é claro, em jogo. Tem muia gente que se diz democrata mas não é….

      E o campo acadêmico “só olhando”…

      Não, não é uma partida de tênis.

       

       

  4. A Veja bate o pé a Dilma corre

    A Veja, a Globo, a Folha e o Estadão batem o pé a Dilma corre. Desde 01.01.2011. E vai ser assim até 01.01.2019. 

    1. Reze para que cheguemos até

      Reze para que cheguemos até 2019.

       

      O comportamento de Dilma, lamentavelmente, tem sido esse mesmo. Desde 2011,  bem antes do surgimento desse congresso.

  5. 100% de acordo. Especialmente

    100% de acordo. Especialmente o trecho a respeito do Brasil virar uma nova Síria – ou uma nova Ukrânia, eu acrescentaria. É exatamente assim. A PF mobiliza-se por “autonomia”, ou seja, teremos uma corporação que não quer responder a ninguém… Será o 6o. poder (MP e imprensa ocupam 4. e 5. lugares, não necessariamente nesta ordem…).

    E o articulista tem razão quanto ao medo – TRF e STJ, que deveriam fazer uma análise técnica, usam subterfúgios para manter as decisões atrabiliárias. E o Supremo, bem, o supremo…

    “O que será o amanhã? responda quem quizer! O que irá me acontecer? O meu destino será como Deus quizer…”

     

  6. Erro histórico

    O constituinte de 1988 pensou que, fortalecendo a magistratura e o ministério público, estaria fortalecendo a democracia. Só se pensava no golpe vindo dos quartéis. Hoje o golpe está vindo dos tribunais e procuradorias do mp. 

  7. O que importa é o que importa

    “Os que construíram o espetacular Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos e o lindo Aeroporto de Brasília estão presos.”

    Supostamente estes empreendedores contruíram o “espetacular” e o “lindo”, superfaturando o preço das obras contratadas. Se assim foi fica entendido que o fim justifica os meios. Ponto final. A roubalheira, a corrupção que campeia no país inteiro é apenas um detalhe que não desmerece estes heróis do desenvolvimento.

    As pirâmides do Egito tem também uma história criminosa não contada que foi soterrada pela beleza do monumento.

    1. As Pirâmides do Egito!

      Caro João

      As Pirâmides do Egito ainda estão lá para provar a grandeza da História de um povo.

      O que alguns proprõe aqui como solução é a “fundamentalista” solução de derrubá-las para provar a corrupção havida, pelo fato dos corruptos egípcios, evidentemente, não podem mais ser condenados. Com ou sem julgamento e as provas devidas do crime.

      Hoje, os que corromperam ou foram corrompidos prosseguem conduzindo a opinião pública, o que é mais uma semelhança com as pirâmides e esperam que possam se esconder sob os entulhos da destruição de décadas de muito empenho brasileiro.

      Por isso querem ver muito, mas muito entulho pelo país!

      Os capitalistas, até parece, estão com medo das consequências da destituição dos seus ‘membros de confiança’ que hoje foram pegos com as calças na mão.

      Pior,  são tantos que eles já nem se sentem constrangidos de ficar mostrando a bunda suja para nós!

       

    2. Nada a ver. Esses aeroportos

      Nada a ver. Esses aeroportos são CONCESSÕES PRIVADAS, o primiro e da Gru Airport e o segundo da Inframaerica, poranto não há o que superfaturar, as construtoras são dos mesmo grupo das concessionarios.

  8. E enquanto não se toma alguma

    E enquanto não se toma alguma providência, a gente assiste a um juiz com cara de retardado e pose de boçal, deitar e rolar nos quatro cantos do país

    1. Incrível…

      Há algum tempo tento nominar o que vejo no semblante de Moro. Você definiu bem:  ” Um juiz com cara de retardado e pose de boçal” . Era isso que em vão procurava para essa definição.

  9. E enquanto não se toma alguma

    E enquanto não se toma alguma providência, a gente assiste a um juiz com cara de retardado e pose de boçal, deitar e rolar nos quatro cantos do país

  10. No vácuo.

    O PT abandonou os espaços de discussão, contestação, enfrentamento.

    O contraditório, a colocação de idéias e projetos sempre foram pontos fortes do PT.

    No poder achou que não deveria protagonizar. Abriu espaço para discursos manipuladores, mentirosos sem qualquer contestação. Silenciou.

    O surgimento de “líderes” como Eduardo Cunha, por exemplo, só se dá no vácuo de idéias, propostas e poder.

    Não é a toa que um juiz “global” seja hoje o primeiro ministro.

    Espera-se que não seja tarde para reagir.

  11. O que o governo ‘central’

    O que o governo ‘central’ poderia fazer? intervir no judiciário? intervir no MP?

    As ilegalidades e abusos de poder e autoridade verificados na condução da investigação na chamada república do paraná deve-se, exclusivamente, ao comportamento do poder judiciário como um todo, até onde acompanho juízes de instâncias superiores tem endossado as peripécias judiciais do messias moro. 

    Judiciário que pela sua mais alta corte chancelou os arbítrios ocorridos na AP470 onde pessoas foram condenadas sem provas.

  12. representantes

    O povo elege e paga os salários dos seus representantes na democracia representativa.

    Se a Presidência da República tomasse uma medida de força para obstar esse funcionário da República, logo o maior patido de oposição (PIG) denunciaria com altos brados na mídia nacional. Denúncia que seria amplificada por interêsses muitas vezes excusos pela propria midia PIG.

    Eu, sózinho não posso resolver esse problema. Mas meus deputados e senadores que represntam milhares como eu poderiam. Acontece que na sua maioria essas exelências estão tratando dos seus próprios interesses …ou, por “rabo sujo”, tem medo de fazer o seu trabalho. Dado o vulto que a criatura do Paraná tomou, pode-se presumir que no legislativo não haverá um líder ilibado para defender o Brasil.

    De toda forma, esse obscuro juiz e o plim plim, líder do PIG,

    NÃO ME REPRESENTAM ! 

  13. Um sistema tão perfeito de

    Um sistema tão perfeito de corrupção sendo desmontado por um simples juiz. Realmente o Brasil mudou. Por isso o PT precisava controlar a mídia, mostrar ao povo que toda essa corrupção era uma mentira. Hoje teríamos Andre Vargas na presidência da câmara e não na cadeia. Além disso, tanto Maduro como Cristina reforçaram o nacionalismo contra o imperialismo. Outra falta grave do sistema de propaganda petista.

      1. Se texto é perfeito. Só faço

        Se texto é perfeito. Só faço uma correção no seu comentário: ele quer matar o doente mas não quer curar  a doença.

    1. O PT precisava controlar a

      O PT precisava controlar a mídia? Que coisa mais idiota. A mídia é que controla o país. Tem até um  partido fantoche chamado psdb, coincidentemente, sempre protegido pelo judiciário. As empreteiras que estão sendo punidas fazem doações a partidos e obras no país inteiro, inclusive no estado do juiz Marotoro, mas as delações só atingem um partido, parece coisa combinada. Quanto à presidência da câmara, hoje temos Eduardo Cunha mas poderia ser o Carlos Sampaio. Grandes merdas.

    2. Inacreditável.

      “Hoje teríamos Andre Vargas na presidência da câmara e não na cadeia.”

      O digno e honesto  Eduardo Cunha na presidência da câmara tudo bem, né.

       

      Você não consegue enxergar corrupção de políticos da oposição. Acha que toda a corrupção desse país é culpa do PT e dos Andrés Vargas da vida e surgiu a partir da eleição do Lula.  É totalmente parcial e maniqueísta na forma de ver o prolema. Isso é a prova inconteste do poder de manipulação e deformação  de mentes que a grande mídia ainda exerce sobre boa parte da população. O monopólio da Globo é um câncer.

    3. Me desculpe Ze Borba, mas

      Me desculpe Ze Borba, mas você é o exemplo perfeito daquela parcela da população brasileira que se acha inteligente mas é totalmente manipulada pela desinformação midiática. Você só fala do PT e não vê que o problema é sistêmico, envolve todo o sistema político-partidário brasileiro. Assim, você só se fixa no PT e não vê os outro partidos: exatamente como a mídia quer.

    4. o bolsa troll

      O defensor dos galináceos gordos emplumados tucanos não pode gozar de folga. Peça os direitos trabalhistas garantidos, por enquanto, pelo PT.

      Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

      Tá na lista da operação “zelote”? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

  14. Os que os prenderam nunca

    Os que os prenderam nunca construíram uma churrasqueira no quintal.

    Pode ser. Mas também nunca receberam propina, nem corromperam agentes públicos, tampouco superfaturaram obras públicas ou praticaram lavagem de dinheiro.

    Essas empreiteiras sugam HÁ DÉCADAS o Estado brasileiro, seus donos estão bilionários, além de terem enriquecido toda uma casta de corruptos às custas do erário.

    Defender essa turma é levar ao paroxismo a realpolitik praticada pelo governo.

     

    1. Nova consciência

      O país bem que poderia tomar uma nova consciência de que a corrupção é um câncer. Nós poderíamos ser considerados socialmente um país de primeiro mundo se a corrupção não fosse tão absurdamente gigantesca.

    2. Meu caro, para se formar um

      Meu caro, para se formar um EMPREENDEDOR leva gerações, são peças raras e preciosas. Esses homens tem capacidade gerencial, assumem riscos imensos, a propina é um detalhe, não é o centro de suas atividades, ela é exigida pelo sistema politico, para não existir mais propina é precisa MUDAR AS REGRAS DO JOGO e não destruir os empreiteiros como pessoas fisica e juridica.

      Toda a INFRA ESTRUTURA do Brasil, o maior parque hidroeletrico do mundo, 11 refinarias de petrole, 9 aeroportos internacionais, 70 mil quilomeros de estradas centenas de tuneis,  duas entrea as vinte maiores pontes do mundo, um parque siderurgico

      que é o maior da America Latina, a exploração maritima de petroleo,  a nova capital Brasilia,  hospitais, escolas, universidades, TUDO isso foi construido por EMPREITEIROS , voce acha logico destuir essas pessoas e suas empresas?

      Muitos ficaram ricos mas outros quebraram ou foram para o ostracismo e decadencia, não é um jogo facil.

      Só um PAIS ENLOUQUECIDO destroi seu maior ativo, os EMPREENDEDORES. Voce já imaginou a Coreia do Sul destruir os grandes capitães dos CHAEBOL, os conglomerados que são o coração da economia coreana? E lá tem propina e como tem.

      Tem corrupção em todo lugar, tem no México, na China, na India, na Arabia Saudita. Nos EUA a corrupção politica não existe porque as empresas PODEM DOAR PARA CAMPANHAS POLITICAS SEM LIMITE, bilhões de dolares, dinheiro registrado e contabilizado, eles não tem hipocrisia, a politica lá custa muito dinheiro e as corporações e os bilionarios é que financiam

      EM CIMA DA MESA, não precisa lavar mas as eleições são financiadas pelo capital, como aqui, é a propina contabilizada.

       

      1. EUA&URSS

        AA

        Podemos incluir na lógica do seu  comentário a II Grande Guerra e os lados, após a Vitória, em disputa pelos 30 ou 40 mil cientistas, empresários, empreendedores nascidos e/ou formados na Alemanha nazista que foram disputadíssimos entre os dois blocos vencedores da guerra.

        Décadas depois URSS e EUA apresentaram as contas dessa capacidade de prever o futuro quando construiram a tecnologia que, por exemplo nos leva hoje aos confins do Universo.

        Tem gente que quer apenas o ‘paredão’, nem que isso represente o atraso de décadas para o Brasil.

        Nós somos assim mesmo?

         

         

         

      2. Não há como discordar de

        Não há como discordar de você, André. O tema corrupção foi insuflado no país por uma empresa de mídia corrupta até a medula. Falo da rede globo, que sempre lançou gasolina na fogueira de qualquer assunto relacionado a propina, mesmo sem existir condenação aos acusados. Segundo a lei penal, ninguém pode ser acusado de crime sem que ocorra o trânsito em julgado da sentença condenatória. Mas no Brasil, os acusados são pisoteados pela mídia golpista e a rede globo os condena publicamente sem sofrer qualquer tipo de óbice. Se os acusados são absolvidos pela justiça, a rede globo não informa aos seus telespectadores que aquele que foi por ela pisoteado era inocente, e o infeliz passa a ser mal visto pelo restante de sua vida. No país da televisão, os acusados recebem a pena antecipadamente. É melhor ser condenado de uma vez e ir para a cadeia do que sofrer a tortura inplacável da rede globo, que mata a vida social, familiar e profissional do indivíduo sem que ele possa fazer nada para se defender. A mistura, ou melhor, a meleca entre a rede globo e a justiça é um caso muito sério que necessita urgentemente de solução.

    3. A posição do André Araújo

      A posição do André Araújo nunca foi a de “defender essa turma”, mas a  de que a punição deve ser aos agentes corruptores, em vez  de se destruir  empresas inteiras, provocando desemprego em massa e paralisando a economia. O que se costuma chamar de “jogar fora a criança com a água suja do banho”.

      Quanto a “nunca receberam propina”, eu não poria tanto assim a minha mão no fogo  por membroas das corporações   MP-PF-judiciário.

    4. “… nunca receberam propina,

      “… nunca receberam propina, nem corromperam agentes públicos,  tampouco superfaturaram obras públicas ou praticaram lavagem de dinheiro.”

      Pode ser. Mas não se pode afirmar isso categoricamente. Afinal, tem aquela questão: quem fiscaliza essa turma?

      Convém tb não olvidar um outro “probleminha” levantado pelo AA. Benesses e mais benesses que se autoconcedem custam ao tesouro bilhões por ano. Como qualificar tais vantagens financeiras, vedadas a outros servidores públicos que não integram essa corporação de independentes e poderosos?

      E essa turma da Lava Jato parece que é a mesma do Banestado. O que aconteceu naquele caso em que NINGUÉM foi punido, apesar do rombo ter sido muito, muito maior?  O ímpeto moralizador estava adormecido? 

      Muito mistério. 

      1. Jaide,
        tem muito moralismo

        Jaide,

        tem muito moralismo seletivo, sim, nessa história. Os “luccros de mercado” são esses: e isso não é de hoje.

        Todos em Brasília e no mundo dos negócios, To-dos sabem disso há décadas…

        Essa hipocrisia – e a ignorância dos concurseiros – é que está a serviço da sêde de poder, em vez da melhoria das instituições.

    5. Sugiro estudar a biografia do

      Sugiro estudar a biografia do “juiz” Sergio Moro, do doleiro Youssef antes de achar que são Paladinos da Justiça. Não é a toa que estão confrontando influentes empreiteiros. Tem “apoio” (até onde der) do quarto poder. AA está correto: se o Poder Central não confrontar, de alguma maneira, estes paladinos de meia tigela a coisa vai descambar.

    6. O AA, foi bem claro, queria

      O AA, foi bem claro, queria ver um juiz nos EUA, tentar falir empresas de grande porte. Punam-se os diretores donos, mas não as empresas. Quero ver um juiz prender os cabeças dos sonegadores/corruptores  da Opertação Zelotes.? Dono da filial da Globo RBS, do grupo Gerdau e outros, que subornaram os representantes da CARF.

    7. Pode ser… e se perguntarem

      Pode ser… e se perguntarem para o Juiz Mouro e seus sequezes de onde vem o dinheiro que eles recebem no final do mês, vão dizer que veio do caixa eletrônico…

  15. Tem, um povo aí muito

    Tem, um povo aí muito preocupado em denegrir o PT, como se o PT fosse o culpado pela esbórnia que campeia no país. A única culpa do PT é de ter incluído o povo à nação e ter tirado a tampa da PRIVADA, e espalhao do fedor das ZELITES ZELOTES podres aos 4 ventos.

    Agora eles vão se afundar na própria bos…, é só dar tempo ao tempo.;

     

    OPERAÇÂO ZELOTES, LISTA DO HSBC, e desdelação da delação do delator da LAVA JATO moricinha, são sintomas disso. 

     

    O Castelo de CARAS das ZELITES ZELOTES está ruindo…

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  16. Discordo. Na verdade nem

    Discordo. Na verdade nem chegam a ser ilhas de poder. São canoas furadas comandadas por velhos impotentes que em breve irão inevitavelmente afundar. Ha, ha. ha…

    1. Insuperavel em seu

      Insuperavel em seu SURREALISMO. O Governador atual desse Estado tem uma situação bem complicada, será que não tem NENHUM ASSUNTO para o Juiz Moro investigar, lá mesmo, na terra dele? Todas concorrencias são jóia, não tem nenhum problema?

      1. Elelê

        Quando o camarada  quer defender o indefensável, não se importa de se expor ao ridículo.

        O primo do governador está preso, o ex-diretor da receita estadual está foragido e seus companheiros presos.

        O governador nem aparece mais e  a vice já está tomando conta.

        Agora o cara acha que juiz tem que investigar, E mais, acha possível que um juíz federal adentre o fórum e tome do ministério público estadual e da justiça estadual o processo.

        Ridículo.

        1. Lavagem de dinheiro é CRIME

          Lavagem de dinheiro é CRIME FEDERAL, será que só tem esse tipo de crime no Rio de Janeiro? No Paraná está tudo certinho? A Vara do Juiz Moro é especializada em crime de lavagem de dinheiro, vai ver que não tem isso no Paraná.

          1. A vara do Moro

            É especializada em bater em chicos e franciscos, onde você se encaixa não sei, mas sua insistência em defender formadores de cartel é de dar dó.

            Vou repetir, atá agora  lava-jato só pegou graúdo, não tem um motorista daqueles que geralmente levam a culpa, nem um caseiro, nem um assessor, nada. Só tem gente de gravata e colarinho branco, e é por isso é que você está apavorado.E os governistas aí vão na sua, afinal, para quem está se afogando, qualquer tábua serve.

             

    1. Toni,
      Nao me importa se o AA

      Toni,

      Nao me importa se o AA às vezes propala antiesquerdismos: o que ele está falando é certo: tem uma cruzada moralista estúpida em curso. Estão vandalizando instituições seculares do Direito por puro sentimento demagógico, ativismo e sêde de poder.

       

      Não importa se quem fala é de “direita ou esquerda”; é a civilidade e a vida de milhares de pessoas que está dependendo disso.

      A estupidez não pode grassar tanto assim. Se não, depois que ela fugir do controle….É o horror, é…

      Os boçais estão aí; muito e muito animados!

  17. Quem ainda sustenta esse juiz é a manipulação golbal

    Mas o fim está próximo. A globo não pode mais fazer uma cobertura no Morro do Alémão sem ouvir aquele coro “o povo não é bobo”. Deixa a terceirização atingir o fígado (estômago incluido) da classe coxinha, que o poder de intimidação da rede globo vira pó. E esse juiz vai acbar como Robespierre, guillhotinado (na modalidade “branca”).

    1. Não sei não

      Com a comunicação  “maravilhosa” dsse governo, não duvido nada que essa galera passe a pensar que a terceirização que vai ceifar seus empregos  é culpa do PT  e Dilma também.

      E a Globo sai dessa história  livre leve e solta.

  18. ‘Lula traiu a PF; FHC agora

    ‘Lula traiu a PF; FHC agora posa de santo’, ataca sindicalista da PF que quer juiz da Lava Jato no Planalto

     Por  | Claudio Tognolli – sex, 10 de abr de 2015Compartilhar12125Imprimir

    Em 2008 o diretor Mauro Lima, de ‘Meu Nome Não é Johnny’, resolveu começar a filmar a vida de um brasileiro e tanto. Afinal ele foi segurança particular do papa João Paulo Segundo, de Lady Di e Príncipe Charles, de 3 presidentes dos EUA –e ainda se infiltrou, como vendedor de éter e acetona, no Cartel de Medellín.

    Francisco Carlos Garisto, agente especial da PF, mereceu deste blogueiro todo um capítulo do livro O Século do Crime, lançado em 1996, pela editora Boitempo. Policial mais elogiado em folha corrida na história da PF, com quase 50 menções honrosas, Garisto não se conformava apenas em ser agente.

    Comprazia-lhe lutar pela categoria. E, assim, fundou a hoje toda-poderosa Fenapef, a Federação Nacional dos Policiais Federais (15 mil associados).

    Garisto fez a primeira greve da história da PF. Garisto nivelou seu destino com presidentes e poderosos. Conhece os bastidores do poder como ninguém.

    Hoje um consultor de segurança pública disputadíssimo, Gaga (como é conhecido na corporação),  resolveu dar a este blog pitadas sobre o íntimo do poder em que as decisões são tomadas.

    Ele revela coisas duras:  a PF anda tão tensa que delegados e agentes estão em situação de trocarem tapas; Lula, então candidato à Presidência, chegou a fazer acordo de, depois de empossado, com delegados que haviam grampeado o telefone da sua casa no ABC (a pedido de autoridades tucanas); Lula chegou a pedir a Zé Dirceu que expurgasse do PT a linha mais dura e ortodoxa do partido…Enfim: o que se segue são pílulas do que Garisto viu ( e ainda vê) naquela zona cinzenta e sublunar em que a imprensa jamais penetra…

    Foi num encontro pessoal com Zé Dirceu, nessa chamada “zona do agrião”, em que este confidenciou a Garisto uma frase de Lula, disparada pelo então futuro presidente ao Zé: “Só sairei candidato novamente a presidente da república se pararmos com esse fanatismo ideológico selvagem e separatista que amedronta tudo e todos e ainda quero muito dinheiro para a campanha e no mínimo a neutralidade da TV Globo , dos banqueiros e das empreiteiras”.

    E mais: Garisto,  o maior mito da PF, acaba de lançar no Facebook uma página lançando o juiz Sérgio Moro como candidato à Presidência da República:

    Confira:

    Qual o presidente da República que mais lesou a PF e por quê ?

    É muito difícil cravar um presidente como o que mais lesou a PF, a disputa por esse título desde o regime militar (não conta já que tudo era proibido) é muito grande.

    Acredito que nenhum deles até hoje olhou ou olha para a PF como uma parceira do governo federal na política nacional de segurança pública, os presidentes pós regime militar olham para a PF como uma “inimiga” para as suas administrações, pois sabem que o volume da corrupção em todos os governos são hoje e eram ontem quase incontroláveis.

    Sarney, Itamar, Collor, FHC, Lula e Dilma deixaram a PF na desgraçada situação administrativa  e funcional que se encontrava e se encontra desde a sua fundação. Nada significativo fizeram para melhorar de fato e perenemente a PF em nenhum quesito administrativo.

    Tudo era  maquiagem. Lula ainda fez alguma coisa na questão dos recursos materiais, mas nada mais. Porém sabemos que recursos materiais sozinhos não melhoram em nada a segurança pública brasileira que é uma verdadeira guerra. Se assim fosse os Estados Unidos teriam ganhado o confronto com o Vietnam. Acredito e pude notar nesses anos todos que tive contato em audiências intermináveis, que eles, juntamente com os seus ministros – principalmente os da justiça e planejamento, tudo fizeram para não dotar a PF do Brasil de uma estrutura capaz de atender as demandas do setor e principalmente o combate real à corrupção. Para ser mais sincero, entendo que esses presidentes , seus ministros e outros burocratas agiram premeditadamente para não dar condição para a PF poder apurar como deveria e deve a corrupção no país, com essa preocupação, que para muitos era e é até hoje uma estratégia de auto defesa pessoal, acabaram deixando a segurança pública nacional na situação que esta atualmente, onde as fronteiras estão praticamente ao relento e à mercê de mafiosos e bandidos de toda ordem. O grau de periculosidade dos vizinhos que temos é uma das maiores causas do descontrole do combate às drogas e trafico de armas. Nas grandes capitais não existem laboratórios de cocaína e muito menos fábricas clandestinas de armas. Coloco aqui somente o descaso nas fronteiras. Esse descaso se replica em todas as áreas de atuação da PF. Sintetizando a resposta à sua pergunta acredito piamente que todos os presidentes, pós regime militar fizeram deliberadamente um “cartel”contra a Polícia Federal, atuaram e atuam para que ela não funcione como deveria.

    Garisto, você colocou o Lula no mesmo rol dos outros presidentes que nada fizeram pela PF. Você não acreditava no Lula, já que na época, você como presidente da Fenapef tinha uma boa relação com  ele ?

    Cláudio, durante o governo FHC (que agora posa de anjo) a corrupção também era endêmica, ou já esqueceram os 44 Casos de Corrupção com somas estratosféricas de bilhões de prejuízos para a nação, exatamente como a corrupção de hoje. Entre os mais famosos podemos lembrar do Caso SIVAM, escândalo da compra de votos para a ampliação do mandato do FHC (‘mensalão tucano’), Banestado, Banespa, caso dos precatório e muitos outros. Acontece que nessa época a Polícia Federal tinha como Diretor Geral um delegado filiado ao PSDB  e como procurador geral da república o Geraldo Brindeiro, que pelo apelido conseguido de “engavetador geral da república”, dispensa comentários. A “república” dos delegados aniquilava as demais categorias dentro da PF e como defendiam o governo em qualquer circunstâncias, a FENAPEF – Federação Nacional dos Policiais Federais e seus 27 sindicatos estaduais resolveu denunciar essa situação para a mídia e congresso nacional. Quais os parlamentares atacavam  os tucanos? Os deputados e senadores do PT, é claro, eram oposição e os policiais federais que queriam livrar a PF de seus dirigentes politiqueiros tiveram no PT o grande aliado e o parceiro ideal. Sabíamos que estávamos sendo “usados” como instrumento contra FHC, mas a causa era justa e cívica e na guerra não se deve dispensar aliados.

    Nunca fui petista,mas levado pela necessidade da representação sindical passei a contar com os deputados do PT nas nossas lutas e reivindicações , e no Congresso Nacional o PT e seus aliados da oposição ajudavam a Fenapef em tudo e contra todos. Não tinham medo de fazer o enfrentamento com o governo e muito menos com os delegados tucanos que muitos políticos temiam.

    Nas vésperas das eleições do Lula e José Serra descobrimos através de aliados da FENAPEF que alguns delegados tucanos se reuniram e estavam montando um dossiê falso contra o candidato do PT que seria divulgado três dias antes das eleições com acusações escabrosas e mentirosas de toda ordem. Dentro do dever legal levamos a denúncia ao ministro da justiça juntamente com alguns parlamentares do PT , a mídia deu destaque e o plano conspiratório ( se fosse nos EUA estariam todos presos até hoje) acabou não saindo, já que o impacto das mentiras às vésperas das eleições presidenciais era a arma  pretendida.

    Por conta desse episódio passei a colaborar com o  candidato Lula, mais especificamente na formulação do Plano de Governo do PT no quesito da segurança pública ideal e dentre as propostas que o PT defendia abertamente era o fim do inquérito policial, a carreira única na polícia federal e a não-criação da guarda farda na PF (proposta do Serra), dentre outras coisas que poderiam deixar a PF brasileira nos moldes do FBI. O Lula alardeava isso nos comícios. Pelas minhas propostas e participação efetiva na defesa de uma segurança pública melhor, moderna e até revolucionária do ponto de vista da operacionalidade nos moldes do FBI , que era a promessa petista, acabei sendo lembrado para assumir a direção geral da PF. O deputado José Dirceu me revelou isso e disse ainda que o Lula havia concordado.

    Pois bem, Lula foi eleito e o ministro da justiça indicado (não havia tomado posse ainda) Márcio Thomaz Bastos me convidou a comparecer na sede nacional da OAB-NACIONAL no DF, onde havia instalado um gabinete provisório. Ali me comunicou que meu nome para diretor geral estava sendo analisado,e que ele via com muita simpatia a minha indicação, tanto que ao término da nossa audiência ele deu entrevista ao Jornal do Brasil do RJ afirmando isso.

    Para não alongar muito. O Lula foi procurado pelo Senador Romeu Tuma que implorou para que eu não fosse nomeado e ofereceu o seu apoio ao PT como senador e ainda lançou o nome do delegado Paulo Lacerda para o meu lugar, já que o Paulo Lacerda era assessor do senador há mais de 5 anos no senado.

    Feito, e assim noticiou o fato recheado de má fé o jornalista Luis Nassif : “Bastos limou Garisto e colocou Lacerda ”.

    Assim ,“inexplicavelmente” o “novo” governo Lula se aliou aos mesmos delegados tucanos que quase derrubaram suas pretensões de ser eleger presidente da república. Se não bastasse, ainda criou a Força Nacional fardada  (polícia repressiva e inconstitucional) e passou a defender a manutenção do inquérito policial e mais, de repente ficou contra a carreira única na Polícia Federal. Enganou os agentes federais em todas as tratativas salarias e reivindicatórias que tivemos e o ex-ministro da justiça, Marcio Thomaz Bastos se aliou de verdade com os delegados da PF e transformou o DPF nessa torre de babel que é hoje. Se você tivesse me perguntado qual o presidente que traiu descarada e inexplicavelmente os policiais federais, eu apontaria e provaria que foi Luiz Inácio Lula da Silva. Talvez só Freud  ou os envolvidos no conchavo para explicar essa atitude insana, traidora e irascível do presidente Lula.

    Quando você inaugurou o sindicalismo na PF, qual era a batalha principal ? Se fosse sindicalista hoje ainda , qual seria tua batalha ?

    A batalha principal sempre foi e é ainda a criação da carreira ÚNICA na Polícia Federal, aliás como determina a Constituição Federal. A segurança pública no Brasil tem vários problemas crônicos que se arrastam desde o império e um deles é esse sistema policial civil e militar que temos. NENHUM PAÍS NO MUNDO, repito: Nenhum país no mundo tem esse sistema falido, arcaico e inoperante que é o sistema de segurança pública brasileiro . A Polícia Militar que atende a ocorrência, prende o criminoso, junta as testemunhas e o material do corpo do delito (as provas) e pára por ai, já que  não pode fazer mais nada porque a lei determina que após e serviço pronto ela deve levar para o delegado na delegacia. Na PF queremos  uma carreira de verdade com começo , meio e fim e não como é hoje, onde os agentes federais, escrivães e papiloscopistas de NÍVEL SUPERIOR, igual dos delegados fazem todos os serviços operacionais e de inteligência, mas precisam passar tudo para o delegado iniciar os malfadados inquéritos policiais que também só existe no Brasil. Existia no Quênia, mas resolveram abolir pela ineficiência provada desse instrumento processual penal. Fazem na delegacia e depois será tudo feito novamente no judiciário.Claro que os delegados não querem essa mudança, pois o inquérito policial em um país onde temos o presidente da Câmara , do Senado Federal e dezenas de parlamentares, ministros e ex-ministros do governo acusados em inquéritos policiais é um poder e tanto. Isso é inegável. Minha luta é, sempre foi e continua sendo pela carreira única. Ciclo completo de polícia e pelo fim do inquérito policial.

    O que mais emperra  a PF hoje ?

    O que mais emperra a PF hoje é justamente o que buscamos modificar. Não existe uma carreira na PF, nem para delegado e muito menos para as demais categoria. Isso, mais a burocracia do inquérito policial e a guerra interna existente pela falta do elencado é o maior fator que emperra a PF hoje.

    Conhece episódios que envolvam uso político ou da iniciativa privada atacando a PF ?

    Na época do FHC a coisa era escancarada, usava-se politicamente a PF e FIM, quem não gostasse que fosse procurar a ONU. Alguns casos foram escabrosos e só como exemplo podemos citar dezenas de delegados que foram afastados de investigações onde apareciam tucanos e aliados. Fui dezenas de vezes no Congresso Nacional denunciar isso nas várias CPIs que fui convidado, pelo PT, é claro. Hoje em dia com o PT é diferente e tudo começou com o Lula e dura até hoje. O “controle” é velado, disfarçado, mais sutil. Usar a PF todos querem e os governantes de ontem e hoje ficam tentando isso à exaustão e como o diretor geral da PF é escolhido pelo MJ e nomeado pelo presidente, ele precisa ser mais político do que policial, senão não durará uma semana no cargo e isso não é um fato que ocorre só na PF. O sistema pode funcionar nos USA, Suécia, Suíça, mas aqui não funciona e quando funciona é por conta de abnegados. Os membros do STF, MPF e PF, já que todas essas autoridades são escolhidas e nomeadas pelo presidente da república a seu bel prazer e desses casos todos. O mais escabroso na minha opinião é o caso da nomeação de um ministro para o STF. Veja que quando ele é indicado, vai precisar (senão não será aceito) fazer um tremendo lobby no senado federal e ali, tomará “chá de banco” para ser atendido por um senador, que não muito raramente acabará investigando futuramente, se vier a tomar posse. O procurador da República é nomeado igualmente pelo presidente da República e cabe a ele fazer denuncias contra quem o escolheu e depois de dois anos para ser reconduzido, não poderá deixar de ser no mínimo polido no atendimento de ministros da justiça sem agendas em vésperas de anúncio de altas autoridades em falcatruas da Operação Lava a Jato. O que existe de ilegal nisso? Nada. Mas que é desgastante para todos é .

    A tentativa do uso político e o controle operacional da PF por parte dos governantes sempre irá existir nesse sistema atual e assim  acaba ficando para o diretor geral essa tarefa  política de se esquivar dessa nefasta ação quase que diária.

    O que falta pro Brasil melhorar ?

    Puxa Claudio essa resposta daria um livro de centenas de páginas. Sei que o entrevistado deve responder, mas vou fazer uma pergunta antes de responde: O que está funcionando corretamente nesse país?

    Para esse país melhorar antes de tudo tenho a certeza absoluta que a maioria esmagadora das pessoas que possuem o poder de direcionar as nossas vidas deveriam ter no  mínimo a vergonha na cara que os corruptos de antigamente demonstrava ter. Os corruptos de hoje não ligam mais com as manchetes de jornal os chamando de corruptos, acreditam que na época da eleição a maioria dos eleitores irá esquecer tudo e votará neles novamente. Veja a quantidade de parlamentares que respondem processos na justiça e que foram reeleitos. Pego como exemplo marcante o Deputado Paulo Maluf, que mesmo sendo “procurado” pela Interpol foi eleito e tomou posse novamente e ainda deu uma sonora “banana” para a Lei da Ficha Limpa. Nessa semana o tesoureiro do PT , João Vaccari, acusado de corrupção pelo MPF foi depor na CPI da Corrupção e quase todos os parlamentares do Partido dos Trabalhadores estavam lá prestando solidariedade total para ele. Não sabem nem se o camarada é culpado ou não, mas a alegação de corrupção não impacta mais, sabe porque? Porque os deputados, Lula, Dilma e os big bosses do PT e de outros partidos alegam com a maior candura do mundo que o Vaccari não pegou dinheiro algum para ele. É considerado honesto por isso. Para esses parlamentares do PT e seus parlamentares aliados ele é um herói, “está segurando a bronca”, como dizem os marginais nas cadeias. Foi-se o tempo em que parlamentares petistas choravam em plenário quando sabiam da corrupção de petistas . Hoje o PT e os demais partidos não entendem como corrupção,verbas suspeitas milionárias que caem como chuva na conta do partido em época eleitoral ou não. Para ganhar vale tudo. Assim foi no mensalão do PT, assim foi na compra dos votos para a reeleição do FHC, assim foi, está sendo e depois do barulho da Lava a Jato continuará sendo igual se nada for modificado pra valer, de forma legal, mas revolucionária . Essa maioria de políticos que temos não querem mudar as leis que podem atrapalhar seus planos criminosos. Para eles o Brasil que se dane e o povo só presta para votar, alguns até mandam seus eleitores se lixarem, como fez o deputado gaúcho. Repito: para melhorar o Brasil precisamos de uma revolução legal e democrática , mas quem seria hoje o condutor político capaz de  conseguir  isso?

    Qual seu conselho para quem quer entrar na PF ?

    Tenho alguns vídeos no You Tube onde procuro passar para as pessoas que pretendem entrar na PF algumas observações sobre  o que é trabalhar na Polícia Federal . De alguns anos para ca foi criada a figura do ‘concurseiro’. Isso virou “profissão” no Brasil. Outro dia li uma reportagem onde algumas pessoas que preenchem cadastros s e identificam , no quesito profissão, como concurseiro. Com isso a maioria esmagadora entra hoje no serviço público para ter instabilidade e um salário maior que na iniciativa privada. Não querem nem saber e nem levam em consideração se possuem aptidões para algumas carreiras do serviço público, para essas pessoas o que interessa é o vencimento. Assim fazem concurso para a PF, fazem concurso para o Banco do Brasil, Ibama, Receita Federal , Embrapa e outras carreiras. Uma função nada tem a ver com outras, não são nem parecidas e falo para todos que me consultam que na PF existe um pequeno detalhe que pode sair muito caro aos concurseiros de plantão. No afã de ganhar um salário de servidor público acabam esquecendo que terão que arriscar suas vidas nos locais mais inóspitos do país e nos locais mais violentos. Policial federal , civil e militares morrem de verdade, e assim o meu conselho é simples: Se você é concurseiros e quer fazer um concurso para se garantir financeiramente faça os concursos que bem entender, mas só faça para ser policial se tiver aptidão, senão vai morrer bem rápido ou ficará “escondido” atrás de uma mesa batendo carimbo por mais de 30 anos, como fazem muitos que entraram nas polícias sem aptidão alguma.

    Está pacificada a pendenga agentes/delegados na PF ou não ?

    A pendenga entre agentes e delegados na Polícia Federal nunca esteve tão acirrada como está hoje. A relação dos agentes federais, escrivães e os papiloscopistas já beira agressão física, já que a verbal é diária. Os delegados de polícia, em vez de procurarem uma solução analítica para o problema mortal existente fazem questão de provocar os agentes de todas as maneiras. Ofendem, perseguem e discriminam qualquer um que não seja delegado. Não querem o progresso da segurança pública como um todo. Querem que tudo fique como está. São contra uma carreira única na polícia e até hoje não entendo o porque são contra, uma vez que os atuais delegados nada perderão com a criação dessa carreira e os concurseiros ou não que quiserem entrar na polícia farão isso entrando como agente igualmente de nível superior e subirá na carreira por meritocracia e demonstração real de serviços relevantes e não como é hoje, que a pessoa entra como chefe, sem saber nada sobre polícia e um segundo depois de formado comandará agentes especiais de mais de trinta anos com invejáveis serviços prestados à segurança pública. Nas forças armadas ninguém faz concurso para general, coronel e etc. A pessoa entra como tenente (como é em todas as grandes policias do mundo) e através de cursos, bravura e méritos poderá galgar as funções da carreira que será única.Alguns chegarão a coronel e até a general, mas nem todos serão promovidos somente por tempo de serviço, até porque vagabundos, corruptos e policiais inúteis também envelhecem.

    Hoje a Polícia Federal tem um dos menores subsídios do serviço público em relação a outras carreiras que sempre ganharam menos e isso se dá exclusivamente pelo pelea fratricida que se pratica entre os delegados e os outros, como dizemos. Tivemos mais de 20 suicídios na PF somente em três anos, mas nenhum delegado se suicidou. O quer dizer isso? Não sei, mas acho que qualquer perda de vida humana merece ser estudada a sua razão. Milhares de agentes, escrivães e papiloscopistas já deixaram a PF por falta de uma carreira de verdade, vão embora e alguns confessam que estão indo embora para não fazerem algum confronto maior e inesperado com algum delegado, com outro colega ou até com ele mesmo. A verdadeira guerra existente hoje entre agentes e delegados está muito mais longe de acabar e por falta de uma liderança capaz de conduzir esses policiais a uma união necessária para uma profissão como essa.

    Por que você fez uma página no face lançando o juiz Moro à Presidência ?

    Quero deixar bem claro que não conheço pessoalmente o juiz federal Sergio Moro, mas conheço perfeitamente quando uma pessoa tem caráter, é íntegro e quer fazer o bem para o Brasil e para o povo brasileiro. Leio, escuto e vejo tudo que o juiz Sergio Moro vem falando, escrevendo e despachando nos autos. Hoje estou aposentado da PF, mas trabalhei como agente federal especial por 32 anos anos e sempre operacionalmente como podem ver até na Wikipédia que fizeram para mim e essa experiência me da certeza em saber o quanto é difícil ser honesto nesse Brasil corrupto , o quanto é perigoso colocar na cadeia donos de empreiteiras que venho acusando sem sucesso tem anos. Vejo no juiz Sergio Moro uma pessoa que poderia dirigir o pais com o coração de um brasileiro de verdade e não com a cabeça diabólica e corrupta da maiorias esmagadora dos políticos brasileiros. Deixo uma pergunta para reflexão: Qual o líder brasileiro existente hoje que seria capaz de transformar o Brasil em uma nação honesta , promissora e de primeiro mundo? Digam pelo menos um nome de qualquer partido político.

    Aécio, irão gritar os tucanos que sentem falta das mordomias e das tetas que mamaram por anos e mais alguns que votam pela aparência jovial, como fizeram com o Collor. O avô do Aécio era um líder de verdade, mas a liderança infelizmente não é hereditária. Alguns culpam os nordestinos pela vitória do PT, mas na verdade quem elegeu o PT e a Dilma foram os eleitores de Minas Gerais, local onde ele não poderia perder nunca. Falar no PSDB como solução para os problemas brasileiros é o mesmo em falar que o Maluf é a solução para o fim da corrupção no Brasil.Dos tucanos existentes hoje só respeito ainda o senador Tasso Jereissati, Álvaro Dias e  o prefeito de Manaus Arthur Virgílio. O resto são viúvas do poder em busca do Retorno do Jedi.

    Qual a grande liderança hoje do Partido dos Trabalhadores – PT ? Os petistas em geral gritarão, O LULA. E para ai, porém hoje o Lula é para mais da metade dos brasileiros o Lula que sabia de tudo que ocorre no  Brasil em termos de corrupção, jogos de poder imundos e sombrios, verbas de campanha e uma infinidade considerável de etc… Os religiosos acreditam que não cai uma folha sequer se Deus não quiser, pois eu acredito piamente que não acontece nada  de bom ou de ruim no PT que Lula não saiba.

    Poderia ficar aqui falando de partido por partido e não iríamos achar nenhum nome que possa ser no mínimo confundido como um líder revolucionário legal para tirar o país dessa lama sem fim. Não acredito em nenhum partido político no Brasil, não cumprem seus programas, fazem alianças com outros partidos que pregam o contrário. Entendo sim que não se faz uma democracia sem  partidos políticos fortes, mas esses partidos políticos fortes, honestos e promissores não existem ainda no Brasil e talvez ele possa surgir através de uma pessoa que seja correta. O nanico partido PRN, se transformou em um partido “grande” do dia para a noite com a vitória do Collor e se alguém aqui comparar o juiz Sergio Moro com o Collor poderá ser taxado de petista traidor ou tucano apavorado.

    Lancei sim o juiz Sérgio Moro como candidato a presidente do Brasil, é a forma que encontrei para fomentar o debate sobre a falência dos partidos políticos no Brasil que ainda acham que partido grande é aquele que elege o maior número de candidatos, não importando quem é essa pessoa ou a forma que ela foi eleita. Para mim partido político tem um significado muito diferente disso. Agora só espero que o juiz Sérgio Moro, pelo menos pense nessa possibilidade de se candidatar a presidente da República.

    Usar mais grampos  e investigar menos melhorou ou piorou a qualidade dos inquéritos ? 

    Não melhorou e nem piorou, Não tem como piorar ou melhorar o  inquérito policial que é uma peça inquisitória da época da inquisição da igreja e foi trazida para o Brasil pelo império português. O inquérito há muito tempo é uma peça que facilita o jogo de poder, a prescrição do feito e até a corrupção, em alguns casos que já foram amplamente noticiados. O inquérito policial hoje só serve para manter o poder dos delegados em alta, sabe o que ter o poder de indiciar ou não, eis a questão ? Pois é, o indiciamento no inquérito é apenas uma indicação do crime cometido para o ministério público e a justiça que aceitam ou não essa indicação. Em suma o indiciamento é NADA frente à denúncia do MP para a propositura do devido processo legal judicial. Agora quem sabe disso? Todos os bacharéis em direito, espero eu e mais alguns estudiosos. Já a grande maioria do país pensa que indiciamento é acusação terminal, a pessoa tem seu nome jogado na lama através da mídia, seus familiares são taxados de bandidos no dia seguinte da notícia, o indiciado perde o cargo, o emprego e até os “amigos” e depois, no MP e na justiça fica provado contrario e ai  saí uma notinha na imprensa ( quando sai) dizendo que o indiciado foi inocentado. Os delegados de polícia fazem um lobby agressivo e ameaçador no congresso nacional e através desse poder dado pelo inquérito policial estão aprovando o que bem entendem no congresso nacional atual e no passado. Portanto o grampo, nos países mais avançados na ciência policial desprovidos do principio bacharelesco usam o grampo como mais um meio de prova, mas nunca o único, como se vê aqui onde o grampo virou um procedimento de investigação viral.

    Garisto , já que estamos falando de investigação policial, qual a sua opinião sobre a delação premiada ?

    Olha, sou bacharel em direito com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e fiz o juramento de lutar pela boa aplicação das leis e a rápida administração da Justiça , por isso vejo com muita preocupação que possa acontecer em breve uma vulgarização desse importante instituto de provas. Entendo que assim como o grampo telefônico a delação premiada deva ser mais um mecanismo a ser usado para nortear a investigação, mas ela nunca vai poder ser o único meio de prova para uma acusação de quem quer que seja.

    Entendo que o juiz Sérgio Moro está sabendo usar com sabedoria esse novo mecanismo no Brasil, mas não sei se posso ter a segurança jurídica necessária para afirmar que todos os juízes irão atuar assim. Não podemos acreditar em tudo que um acusado falar sobre o outro. Devemos ter em mente que para se livrar da cadeia por anos a pessoa pode delatar quem bem entender.

    A minha opinião é que essa Operação Lava a Jato colocou na cadeia empreiteiros famigerados que presidem empreiteiras que estão de uma forma ou de outra citadas nos grandes escândalos de corrupção bilionárias em todos os governos, inclusive no governo militar . Ver donos de empreiteiras que são acusadas de corrupção por mais de 20 anos sem qualquer punição e constatar que isso só foi possível por conta da Delação Premiada, não é de se desprezar essa forma de provas, mas que ela deve ser fiscalizada com veemência isso também não posso negar.

    Temo que a delação premiada vire um concurso de mitômanos que tentam de tudo para se safarem de suas acusações e penas e com o passar dos anos isso se torne uma coisa inútil e esquecida, até porque outras investigações bilionárias ou não podem não ter o privilégio de ter o juiz e os procuradores da república que a Operação Lava a Jato têm e assim temos que atentar sempre e vigiar impedindo que os acusados em acordo de delação premiada “comandem” as investigações apontando quem deve ser acusado com eles ou não.

    Zé Dirceu chegou a te prometer a direção da PF… O que acha dele hoje ?

    Claudio, vou narrar aqui uma coisa que nunca contei para ninguém, ia guardar para o livro que estou escrevendo, mas vou dizer a você :

    Todos sabem que o Lula com o PT foram derrotados em três eleições anteriores para a presidência da república. Quem conhece o Lula pessoalmente sabe que ele pode gostar de muita coisa na vida, mas não gosta, odeia perder até no jogo de palitos e perder pela quarta vez era uma coisa impensável para o Lula na época.

    Dentro desse contexto e faltando três anos para as eleições de 2002, tive um encontro de trabalho com o então deputado federal José Dirceu, o chefe de gabinete dele na época era também o meu assessor parlamentar no Congresso Nacional, nessa ocasião eu era o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais e tinha uma relação sindical profissional espetacular com o deputado, o qual era apontado como um dos mais influentes na legislatura de então.

    Nesse encontro com José Dirceu, por curiosidade perguntei a ele quem seria o candidato do PT para presidente da república, o Lula dizia aos quatro cantos que havia desistido. O José Dirceu me respondeu revelando que havia falado com o Lula diversas vezes e ele repetia constantemente : “Só sairei candidato novamente a presidente da república se pararmos com esse fanatismo ideológico selvagem e separatista que amedronta tudo e todos e ainda quero muito dinheiro para a campanha e no mínimo a neutralidade da TV Globo , dos banqueiros e das empreiteiras”.  O José Dirceu ficou encarregado de realizar esses sonhos do Lula e começou a mapear as pessoas que eles achavam fanáticas demais. Quantos fundadores do PT foram afastados por exagero no discurso esquerdista? O Jose Dirceu teve um encontro com figurões da TV  Globo,  que aliás  recebiam todos os candidatos, e mais algumas audiências seguidas com os grandes banqueiros e mega empreiteiros. Tudo isso nos dois anos antes das eleições.

    Assim, dinheiro não faltou na campanha do Lula, a Globo quando não elogiava, também não atacava, assim como fez com o outro candidato tucano, o que naquela altura valia muito . A indicação do marqueteiro Duda Mendonça foi aceita  e nascia assim o ‘LULINHA PAZ e AMOR’. Lembram? O que o Deputado José Dirceu ofereceu como garantias  para o apoio ou a neutralidade da Globo, empreiteiros e banqueiros, seria leviano afirmar.

    Duda Mendonça deu um banho de loja político no Lula do ABC e só a Regina Duarte ficou com medo dele naquela eleição, a qual ele ganhou finalmente.

    Em seguida Lula sabia que se não tivesse maioria folgada no Congresso Nacional teria uma passagem breve pela presidência e o poder. Lula tinha o Collor como exemplo, ou alguém acha que o Collor seria afastado pelo impeachment se ele tivesse maioria no congresso? Claro que não.

    Enfim poderia ficar aqui falando do ex-deputado José Dirceu por longas páginas, mas vou resumir : Acreditei quando o deputado José Dirceu me convidou para chefiar a PF e isso custou muito para ele, pois mesmo que eu não tenha sido nomeado, José Dirceu deixou inimigos poderosos na PF por ter “lutado” pela minha indicação. Sei que não fui nomeado diretor da PF porque a relação entre Lula e Romeu Tuma era muito maior do que possam imaginar os simplórios, preguiçosos e inadvertidos historiadores. Quem ganhou aquela disputa pela direção geral da PF no início do governo Lula foi o senador  Romeu Tuma e quem me disse isso foi ele, dentro do cafezinho do senado e na frente de dezenas de sindicalistas da PF.

    O José Dirceu de hoje está milionário e tranqüilo financeiramente pelo resto da vida com seus trabalhos de assessoria, mas o político José Dirceu, mesmo assim  não está feliz e quer retornar  em 2018 como candidato a deputado ou senador e com certeza, na minha opinião será eleito. Se você analisar José Dirceu de Oliveira e Silva do ponto de vista clássico da ética e moral, certamente você estará propenso a condená-lo, mas se analisar José Dirceu como o grande arquiteto político que levou Lula e o PT ao poder e pagou por isso com cadeia sem apelar para uma delação premiada, então verá que ele merece respeito, se analisar dessa forma e desarmado de rancores ideológicos. Com a minha experiência posso ter a convicção que o José Dirceu , no mensalão, não pegou um centavo sequer para ele, mas que ele comandou essa verdadeira estratégia financeira eleitoral e inundou o PT de verbas eleitorais das mais variadas e possíveis formas e rótulos, isso eu não tenho a menor duvida. Entendo que a história de José Dirceu ainda não está terminada.

    O que você acha da proposta dos delegados que buscam a autonomia da PF com a PEC 412?

    Essa PEC 412 não da autonomia para a Instituição Policial Federal, ela da mais poderes e autonomia para os delegados da polícia federal fazerem normas funcionais e administrativas que irão favorecer somente os delegados. Há vinte anos travamos uma luta feroz contra os delegados dentro do Congresso Nacional, onde todos os anos tentam se equiparar a juízes e procuradores da república.

    Durante a última eleição a presidente Dilma mandou uma PEC ( parou a campanha para assinar essa PEC) onde o tratamento para os delegados fossem equipados aos juízes, advogados e procuradores. Exigiram e conseguiram ( não sei como) que a presidente da república abrisse mão de nomear quem quisesse para a direção geral da PF, sendo que hoje, somente delegado pode ser nomeado como DG, coisa que nem nos Estados Unidos existe.

    Um dia depois da PEC ser transformada em lei , em tempo recorde e em época de eleições, os delegados do Brasil inteiro fizeram memorandos internos exigindo que fossem chamados de excelências imediatamente pelos demais servidores da PF.Antes já exigiam, sem sucesso, que fossem chamados de doutores, esquecendo que doutor é título acadêmico usado apenas para quem tem doutorado.

    Essa é a verdadeira busca por “autonomia” que buscam os delegados e se os parlamentares não estudarem melhor essa PEC 412 e se ela for aprovada verão que estão criando um verdadeiro quinto poder que será a “republica dos delegados” . Quem não se lembra da PEC 27 apresentada pelos mesmos delegados para que o ministério público ficasse proibido de investigar?

    Essa PEC 27, que foi chamada de PEC da CORRUPÇÃO foi derrotada pelos agentes , escrivães e papiloscopistas da PF com a ajuda do Ministério Público e também fomos ajudados pelo clamor público através de protestos de ruas na época da copa ,que exigiu entre outras coisas a retirada dessa maldita e nefasta PEC 27, onde os delegados tentaram aniquilar o MP por completo.

    Agora voltam a carga com essa PEC 412, iludindo parlamentares,induzindo a mídia  e o povo em geral ao falso entendimento que buscam “autonomia” para a PF poder investigar, quando na verdade a PF já tem essa autonomia legal e se algum investigador avisa o ministro da justiça ou até outros ministros e a presidenta sobre investigações que deveriam ser sigilosas é porque quer fazer isso e não porque é obrigado por lei.

    Os delegados tentam “surfar” no sucesso da Operação Lava a Jato, que está sendo comandada pelos procuradores da República. Essa PEC 412 é mais uma estratégia dos delegados de polícia que buscam o poder total e incontrolável a qualquer preço. Com essas atitudes mesquinhas , separatistas, corporativas e deletérias os delegados da PF estão conseguindo criar um verdadeiro clima mortal dentro da Polícia Federal.

    https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/garisto-fundador-do-sindicalismo-na-pf-lanca-130034410.html

     

    1. bolsa troll

      O defensor dos galináceos gordos emplumados tucanos não pode gozar de folga. Peça os direitos trabalhistas garantidos, por enquanto, pelo PT.

      Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

      Tá na lista da operação “zelote”? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

  19. as empresas quebram pois

    as empresas quebram pois preferem trabalhar, preferencialmente, no nicho mais lucrativo que pouco controla e nada vê(que empresa privada, nacional ou não, tem os custos dos seus investimentos triplicados e continua achando que tudo está normal?). Quando o nicho seca é um problema…

    Por que a Sete Brasil não vende sondas para outros mercados ? não existem?

    Por que os estaleiros não direcionam suas vendas para outros grupos econômicos, que compram da Coreia e da China ?

    Morei fora do Brasil alguns anos e concordo que lá, este caso, não seria um caso de um juiz… seria caso de Polícia.

    A crise de 2008 foi fruto da corrupção do sistema financeiro ? não seria devido à quantidade de ativos podres(imóveis) recebidos pelos bancos como garantia pelas hipotecas. A desvalorização dos imóveis provoca grande inadimplência(pois as pessoas preferiam entregar as casas do que pagar um valor muito caro ao banco). Os bancos tentam vender os imóveis, que faz os preços caírem, que aumenta a inadimplência, …além disto, existiam derivativos ligados ao setor imobiliário, que perderam valor, que provocou uma saída de investidores, que aumentou a perda, que aumentou a saída de investidores,..o primeiro a sentir o golpe é o francês Crédit Agricole, depois o Bear,…crise de confiança…os empréstimos interbancários cessam ….o governo entra para desbloquear o processo..mas falha…as gigantes Freddie Mac e Fannie Mae(financiamento imobiliário) sofrem intervenção…a seguradora AIG , que segurou os bancos sobre riscos de inadimplência vai quebrar e sofre intervenção(o sistema todo está segurado pela AIG, se ela cair o “mundo acaba”)…como o sistema de empréstimo interbancário não destrava, o governo amplia o ajuste, obrigando alguns bancos a negociar a aquisição de outros e forçando os bancos a tomarem empréstimos que, em parte, deveriam ser destinados ao mercado interbancário…noves fora é isso(muito resumidamente)

     

    1. A crise de 2008 foi fruto da

      A crise de 2008 foi fruto da corrupção do sistema financeiro ? 

      Depende do que você entende como corrupção. Porque pra mim corrupção é o que o nome diz, ou seja, se algo deve fazer A e “se transforma” fazendo B, sendo A desejado e B indesejado, esse “se transforma” nomea-se especificamente de “se corrompe”.

      Logo quando um funcionário que deve zelar pela lucratividade da sua empresa se lixa para isso em troca de propina, isso é corrupção.

      Se uma agência de risco que deve bem informar ao mercado muda seus critérios visando mais oportunidades de contratos com as instituições financeiras que eles classificam, isso é corrupção.

      Se um juiz, que deve ter como sagrado a ética da imparcialidade, aceita de uma empresa de mídia tendenciosa um prêmio claramente vinculado a conveniência da sua atuação e não a méritos intrínsecos, isso também é corrupção.

      1. 1-A crise de 2008 não

        1-A crise de 2008 não aconteceu por causa das avaliações erradas feitas pelas agência de risco. Os bancos que quebraram ou que foram comprados tinham ativos( podres=não possuiam o valor contábil declarado), nem liquidez…o que gerou desconfiança e, lógico, fuga de investidores(para um banco isto é a morte).

        2-propina é corrupção em todas as situações( mesmo que o funcionário zele pela lucratividade da empresa). Exemplo, um comprador que recebe propina quer que no final do ano a empresa lucre para receber Participação nos Lucros…

        3-se recebeu um prêmio e alterou o julgamento , é corrupção. Se não podemos provar, é ilação. (o juiz não julgou nada ainda)

        4-quem jogou o País nesta crise foi a má gestão(criamos uma contabilidade própria, mágica) e a corrupção, não foi o Judiciário(nem a crise de 2008…piada que alguns contam). Cobrem dos seus Deputados e Senadores e, principalmente, do Poder Executivo, que tem a chave do cofre e das estatais.

        5-os depoimentos são disponibilizados ao Supremo(se segredo de justiça) ou abertos…os advogados podem questionar se existem direcionamentos, erros etc.

        6-delações premiadas só tem valor se tem provas…elas estão sendo procuradas. Isto não é perseguição, é o trabalho da justiça.

        7-as pessoas confundem Governo e Estado. Dizer que os funcionários da justiça são ligados ao ministro, significa que o Presidente Obama pode parar investigações delicadas, investigar adversários, não ser investigado? a justiça é função de Estado…o Governo é transitório, o Estado não…pelo menos não deveriam

        8-as empresas que corrompem funcionários públicos e políticos para ganhar licitações, lucrar mais etc são Idonêas ?

         

        1. 1-A crise de 2008 não

          1-A crise de 2008 não aconteceu por causa das avaliações erradas feitas pelas agência de risco. Os bancos que quebraram ou que foram comprados tinham ativos( podres=não possuiam o valor contábil declarado), nem liquidez…o que gerou desconfiança e, lógico, fuga de investidores(para um banco isto é a morte).

          Li uns quatro livros sobre a crise de 2008. É pouco para um especialista, mas muito para um leigo. Assim, quando falei sobre a corrupção das agências de risco estava apenas colocando um exemplo de corrupçao e não querendo dizer ser essa a causa da crise de 2008.

          Mas se posso falar de um “corruptor mor” esse foi a ideologia inabalável da plutocracia americana de que quanto maior a desregulamentação mais eficiente o sistema.

          Do ponto de vista objetivo, a crise começa com a política de aumento de liquidez promovida pelo Federal Reserve.

          Com o excesso de estoque os bancos passaram a afrouxar as garantias do tomador para dar vazão a esse excesso.

          Essa complacência por sua vez contaminou as agências de risco que passaram a referendar títulos derivados desses créditos “podres” distribuídos em massa.

          A ciranda então cresceu sem parar até o último minuto da sua implosão.

           

          2-propina é corrupção em todas as situações( mesmo que o funcionário zele pela lucratividade da empresa). Exemplo, um comprador que recebe propina quer que no final do ano a empresa lucre para receber Participação nos Lucros…

          Obviamente o parasita não deseja a morte do hospedeiro. Se posso melhorar seu texto, você está dizendo que é o fato do funcionário se valer do seu cargo para obter vantagens indevidas que caracteriza uma corrupção e não disso causar necessariamente prejuízo a empresa uma vez que é possível que a compra fechada seja o melhor negócio. Mas acontece que nunca haveria a recriminação se em todos os casos a empresa sempre fizesse o melhor negócio. O que a torna recriminável e atrela a idéia de corrupção é o risco, se não a certeza, de haver prejuízo para o conjunto da “empresa” com o ganho individual do “funcionário”.

           

          3-se recebeu um prêmio e alterou o julgamento , é corrupção. Se não podemos provar, é ilação. (o juiz não julgou nada ainda)

          Não entendeu o princípio que está em jogo. Não estou falando que o juiz alterou o seu julgamento por causa da bajulação. Mas que ele se lixou para as aparências. Aparências que não é mera frivolidade, mas uma autodisciplina importante para homens públicos que precisam dar exemplo (“Não basta a mulher de César ser honesta, é preciso parecer honesta”). E se ele não observou isso seja lá por qual motivo, ele corrompeu a ética da sua profissão.

           

          4-quem jogou o País nesta crise foi a má gestão(criamos uma contabilidade própria, mágica) e a corrupção, não foi o Judiciário(nem a crise de 2008…piada que alguns contam). Cobrem dos seus Deputados e Senadores e, principalmente, do Poder Executivo, que tem a chave do cofre e das estatais.

          Estamos em acordo aqui, menos que adianta apelar alguma coisa para os políticos e governantes. Eles estão lá graças ao sistema que está ai, e não farão nada para mudar o que os colocou no poder.

          1. 1- exato, a crise de 2008 é

            1- exato, a crise de 2008 é consequência da housing bubble (respondi ainda agora ao comentário do AA com explicações da bolha..espero que não censurem ….mas ela não foi causada pela avaliação dos riscos pelas agências de risco

            ver mais sobre o assunto no relatório do congresso americano sobre a crise de 2008:

            http://www.gpo.gov/fdsys/pkg/GPO-FCIC/pdf/GPO-FCIC.pdf

             

            e sobre a housing bubble

            http://en.wikipedia.org/wiki/Causes_of_the_United_States_housing_bubble

             

            2-eu não digo que as empresas devam ser fechadas mas devem ser, exemplarmente, punidas. Talvez algumas devam ser fechadas. No Capitalismo é assim, é o risco do negócio (o bandido que rouba sabe que se for apanhado ele pode ser preso ou morto…). 

            As empreiteiras (pessoas jurídicas) tiveram vantagens indevidas e, agora, só vamos punir as pessoas físicas ?

            ….vamos ver se a Petrobrás consegue convencer o SEC sobre esta teoria

             

            3-eu só digo que Moro não julgou nada. Ele mesmo recebeu o “prêmio faz a diferença” citando o trabalho de investigação da equipe. É melhor premiar um juiz que faz o seu trabalho(junto com o MP), do que premiar Bicheiro presidente de escola de samba, ou premiar Eike “Golpe” Batista (premiado em 2011) ou ainda Graça “não vi nada” Foster (premiada em 2012), João “minhas federações minha vida” Havelange( em 2009), “Zelote” Gerdau( em 2005), Antonio “consultor” Palocci( em 2003)

            Em 2013 foi premiada a ministra do TST Delaide Miranda Arantes…não é corrupta, é? 

            Em 2012 foi premiada o ministro do STF Carlos Ayres Brito…não é corrupto, é? 

            4- O povo brasileiro é manso e por isso fazem o que querem com ele(roubam , achacam, se esbaldam,…). Temo dizer que se Maria Antonieta mandasse os pobres no Brasil comer brioches não teríamos uma revolução, no máximo um samba enredo no ano seguinte(tipo samba deboche da mocidade independente) “a Rainha Maria Antonieta come brioche na terra da seca da fome e do samba”..lindas mulatas representando os pobres, sem roupa e aqueles gritos de “alô comunidade esfomeada de Padre Miguel, a hora é essa, vamos mostrar o samba no pé….. Aiiiii!!” .  Patrocinado pela Petrobrás. 

            Você tem razão, quem faz algo para mudar não são eles, somos nós.

          2. 3-eu só digo que Moro não

            3-eu só digo que Moro não julgou nada. Ele mesmo recebeu o “prêmio faz a diferença” citando o trabalho de investigação da equipe. É melhor premiar um juiz que faz o seu trabalho(junto com o MP), do que premiar Bicheiro presidente de escola de samba, ou premiar Eike “Golpe” Batista (premiado em 2011) ou ainda Graça “não vi nada” Foster (premiada em 2012), João “minhas federações minha vida” Havelange( em 2009), “Zelote” Gerdau( em 2005), Antonio “consultor” Palocci( em 2003)

            Em 2013 foi premiada a ministra do TST Delaide Miranda Arantes…não é corrupta, é? 

            Em 2012 foi premiada o ministro do STF Carlos Ayres Brito…não é corrupto, é? 

            Acho que vai entender que não estou entrando no mérito de quem merece mais uma premiação já tendo explicado que a razão é um problema de ética profissional. E essa ética, como eu entendo, exige que os juizes se neguem a aceitar qualquer prêmio oferecido por uma entidade que não seja uma instituição imparcial como uma academia de ciências ou uma instituição de Estado.

            Vou contar duas histórias que espero faça entender meu ponto de vista…

            A primeira ouvi a muito tempo de um professor no meu curso secundário. Esse professor além de ser o próprio diretor da escola era um advogado e em certa ocasião, falando sobre seu trabalho como advogado, explicou aos alunos a importância da imparcialidade do juiz dizendo que nas festas sociais a mesa do juiz devia ser colocada afastada das outras para não se pensar que o juiz se inclinava a confraternizar com algum grupo de pessoas em particular.

            A segunda aconteceu hoje. Estava lendo sobre o “Último Teorema de Fermat” e por uma tremenda coincidência com a nossa discussão aqui, descobri que a atividade formal de Fermat era ser juiz. E lá pelas tantas o autor conta que o aspecto de Fermat ser retraído ao convívio social podia ser explicado justamente pela sua condição de juiz:

            “Isso acontecia porque os juizes na França, do século XVII, eram desencorajados quanto a fazer amizades. Achava-se que amigos e conhecidos poderiam um dia ser levados a julgamento e qualquer confraternização com a população local seria um convite ao favoritismo.”

            Assim, respondendo a sua pergunta, qualquer juiz que não tiver escrúpulos de ir a uma cerimônia para receber com satisfação uma premiação seja da Globo seja da Acadêmicos da Beija-Flor, estará corrompendo sua ética profissional. Ética cuja razão está sublinhada no texto acima e cuja implicação [do seu descumprimento] é fácil de entender. Isto é, vamos concordar que o fato de “confraternizar” com as organizações Globo não prova desvio de julgamento ou mesmo de caráter de nenhum juiz, mas surge a pergunta… Se alguém não tem entendimento para observar uma postura que é assumida como básica da profissão, você confiaria no discernimento dele para a atividade dessa profissão?

    2. A crise de 2008 foi provocada

      A crise de 2008 foi provocada pelo EXCESSO de financiamento dos bancos a imoveis ruins para gente que não podia pagar, ai criaram TITULOS (BONDS) em cima dessas hipotecas e venderam ao fundos de investimento, eram papeis podres porque as pessoas que assumiram a duvida não tinham renda para pagar. Os bancos sabiam perfeitamente disso mas o golpe era passar os papeis para micar nos fundos de investimento e foi o que aconteceu. Os bancos ganharam bilhões em comissões sabendo que estavam produzindo TITULOS PODRES para vender para trouxas.

    3. Troca de Francês: sai Crédit Agricole entra BNP Paribas

      Troquei um Francês por outro ..onde se lê rédit Agricole leia-se BNP Paribas (em agosto de 2007 suspende a negociação de um fundo que opera títulos hipotecários americanos)

  20. Prezado Andre Araujo. Siga

    Prezado Andre Araujo. Siga aquela linha de raciocínio do outro post, ou seja, após o BANESTADO “quem deixou o Youssef porsperar em seus negócios”. Temos o mesmo doleiro, o mesmo “juiz”, a mesma “PF”, o mesmo lugar e a mesma “imprensa investigativa”. Seria a mesma coisa que dizer “follow the money”. Grande Abç

    1. Quem deixou foi o PMDB
      Quem deixou foi o PMDB querido. Mas o PT jamais poderá dizer isso.

      Então. …ficamos nessa.

      A oposição finge que não sabe e faz acordo justamente com a parte do PMDB que deu suporte ao doleiro.
      Ninguém quer saber, nem os petisca.

  21. O Brasil precisa aprender a

    O Brasil precisa aprender a sair do 8 ou 800. Querem pular da impunidade para o linchamento. Isso que dá terceirizar a justiça para  a Globo. Espetáculo da impunidade para indignar, ou espetáculo do linchamento para deleitar o respeitável público.

    Um processo penal “normal”, com todos os ditames como manda o figurino do estado democrático de direito? Com peças de acusação respeitando a constituição, amplo espaço para defesa, e principalmente, sem juizes e procuradores dando entrevistas a torto e a direito e posando para fotos? Isso não tem a menor graça, AA. Não dá audiência

    1. Sim, Juliano,
      mas isso passou

      Sim, Juliano,

      mas isso passou do “limite da irresponsabildade”. O ativismo judicial não ode paralisar a vida de centenasde milhares de pessoas só pela cara de que governa. Coisa do tipo “ah, não gosto dela!”

      Não é assim,por mais que existam estúpidos que, por sêde de poder, ou por rixas ideológicas, isso se justifique.

      A coIsa fica pio ainda quando se percebe que a demagogia FERE, FERE princípios básicos da civiilzação, nao só do Direito

      É issso que vem acontecendo de 2005 pra cá: a oposição não quer saber de nada, quer só o poder… Tudo que ela acusa nos outros.

  22. Quem precisa ser enquedrada é
    Quem precisa ser enquedrada é a OAB e o Judiciário.
    Só quem pode fazer isso é o Congresso.

    Ou uma reforma constitucional feita FORA do Congresso.

    Não fiquem tapando o sol com peneira achando que Moro é problema. Isso é só um juiz de primeira instância.
    É a OAB estúpido!

  23.  
    O GOLPE ESTÁ SENDO

     

    O GOLPE ESTÁ SENDO JUDICIALIZADO, TELEVISIONADO – E ‘RADIONIZADO’! I ENTENDA Na manhã de 09/04/2015, um médico “conceituado” na cidade utilizou uma concessão do Estado brasileiro para promover a apologia ao golpe de Estado e incitamento do ódio ao PT na população, ocupando espaço em duas emissoras de rádio que funcionam numa mesma estrutura – Rádio Sociedade 970 AM e Rádio Princesa FM.Emissoras da Rede Capuchinhos de Rádio Católicas [do lucro!], Feira de Santana, Bahia.O mote: convocar a população a participar do ato do próximo domingo promovido pelo movimento ‘#vemprarua’.Indagado sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, afirmou:“A presidente Dilma Rousseff foi ministra das Minas e Energia e da Casa Civil, integrante do Conselho de Administração da Petrobras, presidente do Brasil… Portanto, a presidente está envolvida no escândalo de corrupção da Petrobras!”A calúnia não leva em consideração que inexiste o mais tênue indício de envolvimento da atual presidente da República.Acrescentou outros motivos:Comentou sobre uma chacina que ocorrera – há poucos dias – na cidade como sendo um exemplo cabal de que o caos está institucionalizado no país, o que reforça a tese do impedimento.Em seguida, requentou um factoide criminoso divulgado na última Sexta-Feira Santa através de um *jornaleco pertencente a grupos de extrema direita da região. A denúncia de que teria havido corrupção na gestão de um hospital da cidade sob administração do governo estadual (PT). Calúnia já desmentida em razão da total inconsistência das acusações – e mediante apresentação de documentos por parte dos acusados.Disse o médico: “Se não houve corrupção em decorrência de superfaturamento na compra dos materiais, então houve porque as técnicas cirúrgicas aplicadas estão ultrapassadas!”*’Folha do Estado’O médico afirma que defende a saúde pública, no entanto, assevera textualmente que “atua exclusivamente no setor privado”! (sic)Aproveitou para anunciar a venda de camisas para o evento, em tom de deboche: “Promoção: compre uma camisa por R$ 15,00 e, pagando mais R$ 15,00, leve outra! As camisas estão à venda em minha clínica [de nome tal, endereço tal…]…” RESCALDO: “Soltos, todos soltos!” Ah se ‘nois tivéssemos um Ministério Público confiável! E Ministério das Comunicações e Justiça idem! 

  24. tá bom…o país se esfacela

    tá bom…

    dilma “magicamente conto de fadas” se transforma na rainha da inglaterra tropical e a culpa sobra para o “povo sofrido por mais tarifaço no bolso” e para um juiz mouro de província leite quente…

    o país se esfacela pelo fracasso monumental da política econômica e ideológico-social de dilma e seu socialismo de mercado sem-noção sem-fundamentos históricos… turbinado pela corrupção endêmica surpreendida, agora ou outra vez, no colo do lulopetismo e a culpa crime e castigo desse estado de coisas é do juiz mouro que atua e esgrima brilhantemente dentro da lei e da ordem igual paratodos…

    AA prega e inflama, nas entrelinhas subliminares, aos trancos e barrancos sem medo do ridículo intelectual, um estado de exceção autocrático com censura à imprensa e jogo duro discricionário, nas indefectíveis puxadas de tapete ispertas do poder de mando, pra cima da investigação criminal do estado brasileiro – representado pelo staff profissional servidor da ordem jurídico-policial do paraná – e, tais atribuições de estado constituído costumam ser soberanas e invioláveis frente às questões “aqui agora” do governo dilma sem rumo sem liderança sem apoio popular ou de qualquer outro governo e instituição brasileira, ora representada e servida por políticos e autoridades à serviço do povo e do progresso do país.

    o grande jogo político-midiático está entre a salvação sem vergonha de um governo ruim na política econômica e na gestão inteligente inovadora da infra-estrutura social e dos recursos econômicos da nação e, além do mais, afundado na lama da coalisão petista-nanico-partidária para o butim descarado ao erário ou busca-se, pela brava gente “dos homens comuns” do seu nassif, a salvação do estado de direito e das instituições brasileiras e, sobretudo, a salvação do que ainda resta, no imaginário popular, da ideia de sociedade e estado de direito.

    nas entrelinhas subliminares do libelo advocatício prega sem medo do ridículo público – em nome do poder da grana, das engrenagens obscuras do patronato e dos repaginados coronéis jagunços – o cerceamento da justiça e da independência investigativa policial, talvez, porque a investigação criminal está a desvelar uma quadrilha político-empresarial atuante, sem medo de ser feliz nem da punição impune aos poderosos (até depois da operação lava jato em campo eles continuam a “operar seus cartéis de propina e favor”), no butim ganancioso ao tesouro da república no clássico organograma e modus operandi mafioso com cartel, favor, suborno, propina, omertá, chantagem, privilégio, ganância, submissão, apadrinhamento, família, infiltração do crime nos bilionários negócios de estado e, creio, lindas mulheres com vinhos caros e festas paloccianas… e lá no alto na cabeça do crime organizado global reina onipresente onisciente onipotente o poderoso capo di tutti capi.

  25. Marechal Floriano

    Aí eu leio que “quando o Supremo Tribunal desafiou o Marechal Floriano, este ameaçou fechar o Supremo”.

    Você podia ser mais direto e falar que quando o Congresso desafiou a ditadura militar, ela fechou o Congresso. Mas aí não ficaria bacana, né?

    1. Não seria a primeira vez que

      Não seria a primeira vez que o Poder Central fecha o Congresso. Getulio fechou em 1937, o Consul Bonaparte fechou a Assembleia Nacional em 1799, Lenin fechou a Duma em 1917, Mussolini fechou o Parlamento em 1929, Franco fechou as Cortes em 1939, Salazar não fechou mas moldou a Assembleia Nacional em 1933, tudo depende das circunstancis historicas, nada e sacrossanto na Historia, tem Parlamentos que tambem não valem o cafézinho.

      1. É

        Ditadores gostam de fechar parlamentos, é verdade. Também gostam de fuzilar opositores e fazerem outras coisas bacanas.

        E alguns parlamentos podem não ter mesmo valido o “cafezinho”, porém parlamentos eleitos pelo povo sempre valem o cafezinho. Aliás, parlamentos eleitos pelo povo valem mais do que presidentes eleitos pelo povo. Afinal, o presidente é eleito pela maioria dos eleitores e o parlamento tende a representar toda a sociedade.

        Enfim, esse papo de “poder central” é muito esquisito. Sempre achei que havia três poderes “independentes e harmônicos entre si”, mas pelo visto ainda há quem sinta saudade do Estado Novo.

        1. Debate inútil. Provocação

          Debate inútil. Provocação besta.

          A questão é que tem concurseiro politiqueiro; que matou aula de “Sociologia, História, Filosofia” assim como você.

          Ninguém está defendendo ditadura coisa nenhuma; isso é retórica infantil; a primeira que aprendem, aliás… Espantalho bobo.

          Muitos ficam nele até envelhecerem e apodrecerem, inclusive. E isso não tem nada a ver com sabedoria

          Quanto mais novo sair disso melhor.

  26.  
    … E o interessante também

     

    … E o interessante também é que a Operação Lava Jato investiga a Petrobras em Curitiba…

     

    Sendo que a Petrobras, Legalmente, deveria ser julgada no Rio de Janeiro!

     

    Ainda assim, os DEMoTucanos do Paraná – envolvidos historicamente com as bandalheiras do MEGAdoleiro Albert(o) Yousseff desde o antanho do HIPERescândalo do Banestado da ‘Privataria Tucana’ – não são alvos de prisão preventiva, “estímulos” à delação premiada, ‘vazamentos midiáticos’, análises aprofundadas e denúncias escabrosas dos jornalistas do PIG e outros apetrechos!…

     

    Ah essa Guantánamo de Curitiba!

  27. André Araujo é um inocente

    André Araujo é um “inocente util” para os que defendem o projeto de poder petista.

    O petismo ta “pouco se lixando”  para as empresas, estão é defendo o projeto de poder do PT.

     

    1. o bolsa troll

      O defensor dos galináceos gordos emplumados tucanos não pode gozar de folga. Peça os direitos trabalhistas garantidos, por enquanto, pelo PT.

      Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

      Tá na lista da operação “zelote”? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

      1. Defender o petismo é defender

        Defender o petismo é defender o Brasil, sei.

        Vamo tirar o sofá da sala que a infidelidade acaba.

        E preferivel que todas as empresas envolvidas entrem em falência do que daqui a 1 ano tudo retorne.

        A falência no capitalismo e tão importante como o sucesso.

        Manter a forma de negociata de hoje é aprofundar o nosso sistema de compadrio.

        O risco moral vai ser ampliado caso não se vá ate as ultimas consequências.

         

         

    2. Meu caro, eu tenho aqui no

      Meu caro, eu tenho aqui no blog mais de MIL posts, a esmagadora maioria é anti-PT mas eu sou um pensador INDEPENDENTE e não cartilhado, ataco e defendo de acordo com a questão especifica e esta questão não é relativa ao PT e sim à GOVERNANÇA do Pais, seja qual for o partido no poder.

      Acho um perigo enorme dar poder a CORPORAÇÕES sem contrapesos e sem controle. Os poderes EXECUTIVO e LEGISLATIVO se controlam mutuamente, um briga com o outro todo o dia, já o Judiciario e o Ministerio PUblico e agora tambem a Policia Federal, NINGUEM CONTROLA e portanto eles fazem o que querem, INTERPRETANDO a Lei como lhes convem. Quem inaugurou esse modelo diabolico foi o PT, ao aceitar que as proprias corporações se auto controlassem,

      pagou caro pela sua ingenuidade, hoje são as corporações que estão liquidando com o PT.

      1. André Araujo não questiono

        André Araujo não questiono seus valores, mas você sabe que o que convêm ao petismo tudo aquilo que seja positivo para seu projeto de poder.

        O que esta em jogo é o nosso capitalismo de compadrio.

        O risco moral.

        Não se muda esta cultura sem sacrificios.

        Existe um preço a ser pago.

      2. Meu caro AA,mui

        Meu caro AA,

        mui modestamente, com toda delicadeza, gentileza eu te digo: creio que voce entenderá: esses malucos aí têm mais que ir pra Báia do Porcos! Eles estão falando com outras pessoas!

  28.  
    … Um dos textos mais

     

    … Um dos textos mais cirúrgicos que já li no transcurso desses últimos anos sob o jugo do ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do MENTIRÃO’!

    Parabéns ao autor do lapidar e pedagógico libelo histórico!

  29. Mídia Trafica Pó de Purpurina no Inferninho da Rua do Fórum!

    No teatro de revista midiático, vedetes vamp emplumadas rebolam à la Salomé com a cabeça decapitada dos PPPPetistas, eternos alvos do judiciário, para o deleite da plateia onanista de classe “comédia” voyer; a mesma que se aborrece com quem, na contra mão da crise capitalista e dos governos tucanos, dobrou o número de universitários, dividiu por três o desemprego, fortaleceu a agricultura familiar, os direitos trabalhistas, ambientais, sociais, de solidariedade e facultou o início do fim da impunidade pela PF; transformou a Petrobras de 13° em 4° maior petroleira (atraindo investimentos para os lucros de seus detratores), transformando tal conquista em financiamento da saúde e educação; enquanto os desfrutadores que consumarão o ato sexual com as bailarinas globais purpurinizadas, os donos da “biqueira”, embolsam o dinheiro deixado no guichê do michê pago por indignados contra os “irresponsáveis” pela gestão que “coincidiu” com o aumento vertiginoso da expectativa de vida de quase uma década. 

  30. Ressaltei um comentário do

    Ressaltei um comentário do Diego. E por uma questão de justiça e de lógica claro que cabe elogiar a análise do André Araújo.

  31. ”A centralidade do poder

    ”A centralidade do poder independe do modelo do regime. Ditadura ou democracia precisam de um comando.”

      Digo eu: A presidente não comanda nada,

    ”Hoje um juiz de 1ª instância governa o país, atuando de Norte a Sul, faz o que bem entender, quebra empresas, prende pessoas em qualquer lugar, incontrastável, por acovardamento do centro de poder. Todos morrem de medo.”

      Digo eu: Com apoio de 3 trubunais que o apoiam.Inclusive do S T F.

      ”Alguém imaginou um juiz de Kansas City fechar a Boeing, a Halliburton, a Lockheed, a Exxon? É impensável. Na crise de 2008, provocada pela corrupção do sistema financeiro, nenhum juiz deu opinião. O poder central resolveu a crise, com providências e ações destinadas a resolver a situação, não se invocou o Judiciário”

      Digo eu:  E qual acusado roubou o Estado? Se o ”juiz não deu opinião” é porque não foi consultado.Mas um ASSALTO dessa monta, ficaria barato nos EUA ou em outro país democrático e civilizado?

         ”Os que os prenderam nunca construíram uma churrasqueira no quintal.”

            Digo eu: Perfeito.

                  E quem os contratou?

     

  32. Excelente artigo

    Se pudesse dava mil estrelas para este artigo. André Araújo sintetizou em um artigo brilhante a real situação deste país.

    Lamento que o Sr. Araújo seja uma das poucas pessoas lúcidas que restaram em nossas terras.

    Infelizmente, o problema começou com a Constituinte “cidadã” de 1988, que esfacelou os poderes. Como Araújo percebeu, centralização de poder nada tem a ver com ditadura ou democracia, mas com sucesso  econômico. E a pulverização de poder, é a fórmula do fracaso. Dizia Sun Tzu, no Livro ” A arte da Guerra”: divida um povo para destrui-lo. Parece que que quem escreveu a Constituição fez exatamente isto.

    E hoje o poder está pulverizado. O país segue de crise em crise, e ninguém pode fazer nada. O Congresso nada fará, pois está confortável nesta situação. O executivo também não tem nem pulso nem popularidade para fazer algo.

    Ninguém teria pulso para chamar o país a criar uma nova Constituinte. A crise teria de chegar a extremos, para que criasse uma coesão nacional tamanha que pudesse centralizar o poder novamente.

    O que nos diferencia dos outros países, é que raramente passamos por catástrofes, com exceção das que o próprio sistema cria. Não temos eventos climáticos extremos, nem terremotos, nem tufões. O país tem muita terra fértil e clima bom. O povo em situações favoráveis, é tentado a adormecer, e não fazer nada.

    Mas algo está sendo feito sim. Silenciosamente, a cada crise, com a queda de natalidade, e a migração de brasileiros para o exterior, a tendência é que a população do país comece a encolher, em poucas décadas. Assim o povo se defende do aumento do custo de vida, e do desemprego que avizinha a cada crise.  Se cair bem a natalidade, é provável que o país em poucos séculos, encolha até sobrarem poucos e estes devolvam então o país para os índios, pedindo desculpas depois pelo transtorno.
     

    Isto é claro, se algum império como os EUA, não tomarem posse antes, aproveitando-se da desorganização interna.

    1. Sinto muito, amigo, mas você

      Sinto muito, amigo, mas você está confundindo o Brasil com o México. Embora muita gente adorasse se isso estivesse a acontecer, aqui a população não está desesperada para chegar ao “paraíso americano”, como acontecia nos tempos de FHC e antes, principalmente com os mineiros do interior. E se ainda temos estabilidade em nossa marcha pelas trilhas da Democracia, é porque os poderes estão mais ou menos equilibrados. A única fonte de poder que numa democracia não vem do voto popular, além da mídia quase sempre reacionária e entreguista, está no Ministério Público e no Judiciário, mas isso não é facil de sanar, que tal fonte de poder volte a ser republicana e deixe de servir aos interesses dos inimigos do Brasil, como tem acontecido. E todo o nosso progresso social se deve ao amparo da nossa Constituição Cidadã, como alguns inimigos do Brasil já assim concluiram e por isso querem acabar com ela.

      1. Não entendeu

        Na verdade o Sr. não entendeu meu comentário. Eu não quis dizer que aprovo o domínio dos EUA, nem que seja bom, ou que o povo goste que isto aconteça.

        O que eu quis dizer é que se houver um vácuo de poder aqui, algum Império simpesmente virá aqui e tomará posse, mesmo que seja na marra. Não estou julgando isto bom, nem mal, mas simplesmente este é um fato.

        Se não tomarem posse politicamente, tomam economicamente, passando a explorar o pré sal. Com um congresso cada vez mais conservador não está muito longe. José Serra já apresentou propostas neste sentido, de abrir o pré sal à exploração de outras empresas, inclusive estrangeiras. Não endosso, nem concordo, mais o fato é que estão tentando isto.

        Todos os reinos que ficaram com vácuo de poder aconteceram isto, Sempre um Império maior lançou mão deles em beneficio próprio.

         

        Discordo sobre a fonte principal de poder estar em alguma autarquia institucional, ou algum Ministério. Estes ao contrário, apenas servem ao poder economico, pois dele dependem para manter suas receitas. Na verdade a verdadeira fonte de poder de um pais é a economica. Se mantida uma crise que dure anos ou décadas, qualquer instituição sucumbe; e o desemprego se aumentar por muito tempo também corroi qualquer popularidade de qualquer Governo.

        O progresso social também depende do poder economico. Acredita que Dilma teria feito o ajuste fiscal tão impopular se tivesse farta arrecadação e os cofres cheios? Quanto tempo acha que a popularidade de Dilma duraria com desemprego crescente e PIB em queda?

        “Todos os
        Governos de esquerda que se deram bem, tiveram forte crescimento economico. Lula o teve, JK o teve. Vargas o teve. Distribuição de renda e Crescimento economico precisam andar de mãos dadas, para que o Governo de esquerda tenha blindagem contra crises.”

         

  33. Se a jurisdição é una, e a

    Se a jurisdição é una, e a competência do juiz federal está definida na Constituição Federal, então o problema de a decisão federal partir de Curitiba é: nenhum.

    Se o problema está no sistema judicial, que deu poder à instância para realizar essas prisões, efetivadas de imediato sem revisão rápida por um tribunal, então cabe aquela lição: levaram meu vizinho, nada disse; levaram o outro, nada disse; quando vieram me levar, não tinha ninguém a gritar por mim. A propósito, o CPC que deixaram um Fux fazer, substituindo nada menos que um discipulo de Enrico Tullio Liebman, dá poder semelhante ao primeiro grau. E sancionaram, significando que o projeto do partido é as coisas funcionarem assim mesmo.

    E lá nos EUA, que tem outro sistema jurídico, incomparável ao nosso, houve chiado do judiciário sim. A crítica é forte porque os procuradores não levaram o caso da crise de 2008 às instâncias judiciais. Aqui no Brasil, o MP é indepentende. Se assim não fosse, haveria impunidade como houve nos EUA: 

    http://blogs.marketwatch.com/thetell/2013/12/16/judge-rakoff-asks-why-have-no-wall-street-executives-been-prosecuted-for-their-role-in-the-financial-crisis/

  34. Hipocrisia

    Não vou dizer que é pura cara-de-pau senão me banem de novo.

    Um juiz federal do Texas SUSPENDE um ato executivo anunciado com toda a pompa pelo Obama que beneficiaria 5 milhões de imigrantes. Cadê o poder central ? Tem que recorrer da sentença, como todo mortal.

    Um juiz federal de Nevada decreta rapidamente a falência, confisca contas e bens dos sócios no caso da TELEXFREE, com validade em todos os Estado Unidos e buscar o que eles tem espalhado pelo mundo. Aqui no Brasil a justiça federal do Acre está há dois anos tentando resolver o embróglio. Há uma ilha de poder em Nevada ? Se a TELEXFREE era em Boston, Massachusetts ?

    Pior é que o cara sabe como funciona a Corte de Falências nos Estados Unidos e vem plantar bobagens aqui porque sabe que há terreno fértil. E ele sabe também como são tratados cartéis lá em cima. 

    Felizmente essa investigação e os processos decorrentes dela se iniciaram no Paraná, porque os primeiros investigados agiam e residiam aqui. É bom que assim o pessoal aprende como funciona e como tem que funcionar a justiça. Que por aqui já acabou com verdadeiras unânimidades como Jaime Lerner e nem na ditadura, quando a corrupção campeava pelo Brasil afora, corrupto amigo íntimo de ditador teve vida fácil por aqui. Médici e Leon Pérez que o digam.

    E o Richa também vai. Podem escrever aí. Já desapareceu do mapa emuita gente próxima dele está em cana.

    Felizmente, aqui é outro nível. 

    1. http://www.uscourts.gov/uscou

      http://www.uscourts.gov/uscourts/FederalCourts/Publications/English.pdf

      Meu caro, o sistema judicial dos EUA é muito diferente do Brasil, os criterios de jurisdição dependem de TIPO e VALOR de caso, há 13 distritos judiciais, os juizes federais são INDICADOS pelo Presidente com aprovação do Senado, NÃO HÁ concurso publico e nem se exige qualificação especial, não precisa nem ser advogado.

      Quando eu falei em um Juiz federal de Kansas City fechar empresas eu considero que sendo o CASO de grande valor, esse juiz local não teria essa desenvoltura ou pediria autorização da Corte de Apelos do distrito onde se encontra a empresa.ré, todo o conjunto do sistema preza valores de interesse nacional, eu vou mais tarde postar aqui o caso LOCKHEED de mega corrupção na venda de aviões de combate para muitos paises, um caso tão importante que gerou a Foreing Corrupt Practices Act de 1971. De qualquer modo eu não imagino uma Juiz Federal americano ser tão cego ou fanatico para pretender fechar uma grande empresa porque ela deu propina, muitas empresas americanas já fizeram isso e que eu saiba nenhuma foi fechada ou inviabilizada por causa disso, nos EUA empresas e empresarios são tidos na mais alta conta, o pais se orgulha de valorizar os empresarios como herois, mesmo quando são malandros

      e canalhas, caso de muitos. Aqui no Brasil, por nossa cultura anti-sucesso que vem da Igreja e não do esquerdismo, empresario é por definição bandido e sonegador, explorador de coitadinhos, sacana e merece ser queimado na fogueira.da Inquisição, que pode ser um Forum, uma cadeia ou um massacre de midia.

      A LOCKHEED não só não foi fechada como por causa da repercussão negativa do caso , o Tesouro dos EUA abriu uma linha de credito à empresa, de 195 milhões de dolares,  porque alguns bancos cortaram as linhas , devido ao escandalo mundial sobre o caso.. A LOCKHEED não sofreu maiores abalos nas suas operações, continuou prospera e hoje vale na bolsa 68 bilhões de dolares. Veja a diferença de tratamento com relação às grandes empreiteiras brasileiras, onde a “força-tarefa” de Curitiba não aceita  sequer acordo de leniencia, eles querem é FECHAR s empresas e manter os empresarios em prisão perpetua, só não os executam porque não temos pena de morte.

       

      Quanto ao Paraná ser esse paraiso de moralidade, lembro que foi ai que ocorreu o maior escandalo financeiro da Historia do Pais, 80 vezes maior do que a Lava Jato, o caso BANESTADO. Lembro tambem que o Paraná é a porta do contrabando, trafico de drogas e de armas para o Brasil. Lembro tambem que Londrina teve seis prefeitos cassados, é uma cidade notoriamente centro de corrupção.

      O Paraná teve Governadores corruptos famosos como Moyses Lupio, que vendia praças publicas,  e Haroldo Leon Peres, este ultimo demitido pelo Governo Militar e não pelo Judiciario, após uma gravação feita pelo Cecilio do Rego Almeida numa praia.

      Então, meu caro, o Paraná não é essa Santa Sé da pureza que vc invoca.

      1. Aqui no Brasil, por nossa

        Aqui no Brasil, por nossa cultura anti-sucesso que vem da Igreja e não do esquerdismo…

        Concordo com sua análise, mas discordo desse ponto. Não que a igreja Católica não seja culpada de difundir ideologia que condene a busca pela riqueza, o que é notório como sabemos. Mas o principal inimigo da cultura empresarial no Brasil vem da nossa matriz colonial; a idéia enraizada de que a riqueza vem da posse e exploração primária da terra (agricultura e mineração) desprezando ou colocando em plano menor a riqueza advinda do trabalho artesão (indústria). Essa é a nossa pior desgraça ideológica com certeza.

      2. Meu amigo

        Quem trouxe a justiça americana para o centro da conversa e fez comparações foi você, não eu, que entendo perfeitamente que lá a justiça funciona de maneira diversa daqui. Mas também de maneira diversa funciona o mundo empresarial e de resto toda a sociedade americana.

        Quando digo que você é um hipócrita, eu faço a afirmação porque nenhum americanófilo está contra as ações da operação lava-jato. Tanto a imprensa como empresários americanos elogiam a ação do MPF e da justiça.

        Você é hipócrita porque sabe muito bem que o trustee, o acordo entre empresas, o cartel, não tem perdão nos Estados Unidos. Você sabe muito bem o quando foi dolorido para os americanos, ao custo de muitas vidas, acabarem com essa praga e lá se vão mais de um século. 

        Você sabe muito bem que está na alma do americano a concorrência empresarial, e sabe muito bem também que é assim porque eles descobriram a duras penas que grupos empresarias cartelizados, que a concentração de atividade econômica na mão de pequenos grupos, é um perigo para o próprio Estado e para a democracia. Isto está nas leis, nos livros e é aprendido na escola. E o que sofremos hoje é justamente isso. Um país que deixou por décadas que poucos grupos empresariais dominassem um setor importantíssimo da economia nacional, as obras públicas e de infra estrutura, nos trouxe até a situação atual. Onde a punição destas empresas, pelo tamanho e importância que tomaram ao longo dos anos, apresente um risco a economia nacional.

        NÃO ADIANTA PERDER MAIS ESTA OPORTUNIDADE. Temos que enfrentar o problema e fazer com que as leis antitruste funcionem prá valer. 

        Você é um hipócrita porque não traz aqui sequer um caso de formação de cartel nos Estados Unidos que tenha ficado sem a devida punição. Só vou lembrar do último, recentetíssimo, quando a gigante Apple e as editoras americanas foram levadas aos tribunais por uma juiza distrital de Manhatan no caso dos e-books e mais de TRINTA Estados americanos aderiram a ação, impondo a Apple uma multa de UM BILHÂO de dólares, que por um acordo acabou ficando por duzentos e tantos milhões.

        Você confunde alhos com bugalhos propositalmente. Como disse um comentarista aí, faz textos cirúrgicos. Sim, abre a cabeça dos ignorantes com um bisturi e enfia m* dentro, para o delírio dos mesmos.

        Você é um hipócrita porque faz de conta que não sabe que o principal crime dos quais esses empresários estão sendo acusados, NÂO é de pagar propinas, é de formar um clube para monopolizar as obras da empresa pública que tem uma enorme conta de investimentos. A partir da descoberta do pré-sal e com a previsão de grandes investimentos, formaram um CLUBE para monopolizar as obras. ESTE É O CRIME.

        O capitalismo selvagem por si só já é extremamente injusto, o capitalismo selvagem com direito a cartel é o verdadeiro inferno. É insuportável. Como estamos cansados de saber por aqui.

         

        1. A subjetivação de

          A subjetivação de “”hipocrita”” não cabe neste caso porque vc não me conhece. Eu tenho um ponto de vista sobre o tema onde reconheço a existencia  de iliciots por parte das empreiteiras, nunca disse que elas são inocentes Mas não vejo em que a destruição legal e financeira dessas empresas traga beneficios ao Pais. Nos tempos de Theodore Roosevelt a  Standard OIl foi considerada um mega truste e nem porisso foi fechada porque era considerada um ATIVO da economia americana. Essas empreiteiras são centros de grupos que tem multiplas atividades, tem uma longa historia de obras e empreendimentos, se deram propina e formaram cartel nem porisso deixam de ser um PATRIMONIO empresarial do Pais, o passivo criminal delas é MENOR do que os beneficios que sua existencia propicia ao Pais.

          Cartel em licitações publicas existem desde o Imperio, existe em pequenas licitações municipais, até em fornecimento de serviços de lavanderia em hospitais publicos. Tem que ser combatidos mas não é PECADO DOS INFERNOS, tem coisas piores em economia. Em leilões de bens penhorados pelas Fazendas dos Estados os arrematantes se combinam entre si para baratear os lances, isso é do tempo de Cristo, o Estado precisa saber lidar com isso sem destruir as empresas.

          Algumas dessas empreiteiras tem obras no exterior, tinham fora do Brasil alta reputação, hoje triturada pela Lava JatoEsse pessoal, por não entender de economia, nem percebe o mal que causaram ao Pais, nenhum Pais destroi empresas por esses motivo, a Siemens e outras empresas alemãs participaram ativamente da Segunda Guerra em todos seus aspectos negativos e nunca se pensou em extingui-las, um Estado não pode ser vingativo, Estado é um ente aético por definição,

          deve operar exclusivamente por circunstancias de eficiencia e realidade economica e politica, Estado não pode ter raiva.

           

          1. Ah, por favor

            Pare de mentir. Em 1911 a Standart foi desmembrada pela Suprema Corte em mais de 30 empresas menores. Judicialmente, sem blá-blá-blá. É um caso histórico, conhecidíssimo e vocÊ nos quer fazer de idiotas.

            Por mim tudo bem, se a justiça brasileira desmantelar essas big five aí ( Odebrecht, CC, OAS, QG e AG ) tá louco de bom. Está bom prá você também ?

          2. Mas que lambança de conceitos e falta de “percepção”

            A Standard Oil era UMA empresa, monopolizando UM segmento, com UM “dono”.

            Jamais se quis destruir a EMPRESA, mas apenas o MONOPÓLIO, (conduzido pelo Joãozinho Malvadeza, digo, Rockefeller). Assim como a ATT pariu as Baby Bells, não destruiu nada (além do monopólio).

            A empresa foi apenas desmembrada, e não “destruída”. Para sua informação ou lembrança, Rockefeller continuou sendo acionista (até majoritário) na maioria delas. O efeito não foi “absoluto” como pessoas de sua posição absolutista gostariam.

            De certa forma, o que aconteceu foi a troca de um monopólio por um cartel. Marromênu como na indústria de defesa americana, Mas pelo menos há alguma concorrência, uma ganha o caça “X” a outra o bombardeiro “Y” e “la nave va”.

            O que vc torce, cegamente, não é contra a corrupção, monopólio ou cartel (misturando tudo).

            É pela consequente destruição das EMPRESAS (talvez confundido por nomes = razões sociais, né?).

            Esta “defesa” é exatamente o que as hienas, muitas acima da linha do Equador, estão babando para acontecer.

            E no fim deste arcoíris tem um “potinho” de ouro…

            Chamado “PetrobraX”.

            Ou vc é muito tolinho (se pensando esperto).

            Ou trabalha pras hienas.

             

        2. O Steve Jobs foi
          O Steve Jobs foi preso?

          Fecharam a Apple?

          Engessaram a economia dos EUA por isso?

          Suponho que este arsenal de baixarias acima foi causado, mais que pela implosão de seu comentário, foi pôr ter desnudado seu querido Paraná.

    2. aqui é diferente.


      No PR é diferente.

      Poucos entendem isso.

      Aproveitando, o artigo é uma série de bobagens. O autor já se mostrou bem próximo de empreiteiras em outros textos.

      E 5 anos teremos empresas melhores que estas – ou por que nao, empresas estrangeiras fazendo obras publicas no Brasil ? Se podem fazer computadores, carros e fertilizantes aqui, por que nao obras?

       

      M.A.

  35. um outro olhar sobre o que esta acontecendo…

    maiorias governam e minorias conspiram

    o importante é o governo não ter medo de ser odiado

    para a todos governar, questão de tempo, respeitando-se o tempo de cada um, de cada minoria ou de cada ilha

    1. convenhamos……………………vivas ao vivo para Dilma

      não ter medo de ser odiado não é para qualquer um não,

      tem que saber governar e muito bem

  36. sintético e incisivo. Um dos

    sintético e incisivo. Um dos melhores posts de André Araújo.

    Em geral concordo com ele quanto aos critérios equivocados de escolha dos juízes do STF e do PGR adotados por Lula e Dilma. Se são prerrogativas do presidente, então não há porque não exercê-la. O que não implica em desvirtuamento total, ao escolher um engavetador para a PGR, como já ocorreu. Isto desmoraliza as instituições e as reações contrárias conduzem a outra situação absurda, como a que temos hoje, na qual o ministério público tenta atropelar as garantias individuais e afetar a economia.

    Mas eu acredito que não cabe ao executivo refrear o ímpeto de juizes e procuradores que extrapolam de suas atribuições. Em primeira instância, esta é uma tarefa do poder judiciário e do ministério público. A presidência da república, diretamente, ou através do ministério da justiça, não poderia enquadrar juízes e procuradores. Estas são tarefas de suas respectivas instituições.

    Temos hoje uma situação de desequilíbrio, em que a atuação militante da mídia coloca os demais poderes contra a parede. O executivo não reage e o judiciário se intimida ou se associa. AA foi muito feliz ao dizer que a Globo e um juíz do Paraná governam o país. Mas vale lembrar que sem a Globo, aquele juiz não faria o que vemos. A sede de poder dos grupos de mídia hipertrofiados e o acovardamento dos poderes constituídos são responsável pelos absurdos que vivemos hoje.  

  37. Fantástitico texto.
    Jamais

    Fantástitico texto.

    Jamais pensaria dizer isso para um texto do AA.

    Óbvio que esse apoio tem fundamentos diferentes: ele, de direita, eu, de esquerda envergonhada.

     

  38. Ah! Se a grande mídia fosse como esse blog…

    Respiro aliviado ao ler tanto as matérias quanto os comentários desse blog, por perceber que de um e do outro apresentam-se pessoas com argumentos que, se não respeitam fielmente a verdade histórica dos fatos, seja por omissões seletivas ou interpretações tendenciosas, nos trazem informações que nos ajudam a refletir acerca do tema em debate.

  39. Meu caro André

    Meu caro André Araújo,

    condordo INTERGRALMENTE com você que essa demagogia golpista já passou de todos os limites; já virou VANDALISMO INSTITUCIONAL.

    A sêde de poder da oposição e da imprensa precisa ser contrastada, se não os teleguiados vão sair cada vem mais dos controle (até deles próprios).

    Esses concurseios que mataram aulas de Sociologia, História e Filosofia (afinal, não “cai” em concurso) já passaram do limite da irresponsabilidade do ativismo judicial.

    A raivinha e o ÓDIO dessa turma não pode desinegar a economia que é a vida de 200.0000.000 de brasileiros. Não importa se dez mil, cem mil, um milhão, dois milhões, dez milhões… O resultado das eleições foi decidido por 150.000.000 de eleitores.

    1. Lavajato
      Pelo que eu entendi tanto no artigo como no comentário, uma vez que o desgoverno permite falcatruas, as falcatruas devem ficar impunes? Ou alguém é ingênuo o suficiente para acreditar que o próprio governo iria identificar e punir os responsáveis pelos desvios?
      Estamos num momento semelhante à Itália nos anos de 1960 dominada pelas ações da Máfia. Fui preciso um JUIZ de peito para dar fim aos desmandos.
      Ou, em nome da defesa da economia nacional devemos fazer vistas grossas para esses desfalques bilionários dos nossos recursos.

      1. Nada a ver. As empreiteiras

        Nada a ver. As empreiteiras seguiram as REGRAS DO JOGO até então, se não dessem propina não tinha contrato,

        essa REGRA DO JOGO existe no Pais desde 1945, antes existia em menor escala, a partir da construção de Brasilia

        se tornou INDISPENSAVEL, pouquissimas obras se fizeram no Brasil entre milhares de obras sem alguma propina.

        A mudança dessa REGRA DO JOGO se fará pela alteração das normas de contratação do Poder  publico e não prendendo

        os executivos das empreiteiras como vingança.

        Aplica-se a lei penal aos executivos mas o que não se pode fazer e é o que conscientemente a Lava Jato está fazendo é destruir os executivos como profissionais e destruir as empresas como organizações. ISSO NÃO É COMBATER FALCATRUA, isso é de uma estupidez unica, essas empresas são patrimonio do Pais, levaram DECADAS para serem

        estruturadas, a propina não é o negocio dessas empresas, o negocio delas é CONSTRUIR, a propina é um acidente

        de percurso que não inviabiliza uma empresa, se assim fosse a SIEMENS alemã, a LOCKHEED americana, a ALSTHOM francesa, de acordo com o Ministerio Publico brasileiro, deveriam ser FECHADAS para sempre e nenhum desses paises

        jamais pensou semlehnate idiotice, todoas essas empresas pagaram ALTAS propinas e nem porisso foram demonizadas,

        estão todas muito bem e com otimos balanços.

  40. Quem diria, AA já foi um

    Quem diria, AA já foi um troll. 

    E dos barras pesadas, par e passo com tio rei, Villas…

    Quem mudou, AA, ou o blog e seus comentaristas ?

    Ou houve apenas bom senso das partes ?

    ///////

    Em relação ao post, excelente !

    1. Eu jamais fui troll, colaboro

      Eu jamais fui troll, colaboro com o Nassif desde os tempos da sua coluna na FOLHA e do Jornal da Tv Cultura, conheço o Nassif há mais de 25 anos, sou colaborador muito mais antigo do que qualquer outro aqui.

      1. De acordo

        e eu sentindo falta da na maria, do burburinho e o de de nome estranho que não consigo nem escrever, me lembro que começa com F.

  41. Fosse Dilma uma mulher com a

    Fosse Dilma uma mulher com a fibra de Floriano Peixoto e um Moreira César já teria sido enviado a Curitiba pra resolver o problema juiz Moro, procuradores tucanos e delegados Aecistas que querem afundar com o Brasil. Em tempo, a cara dos corruptores não seria livrada, pois afinal o Floriano Peixoto foi o único presidente do Brasil que não contemporizou com as elites.

    1. Ela tem fibra, só não quer

      Ela tem fibra, só não quer sofrer um Impeachment por interferir num outro poder.

      …no máximo, ela pode mandar o Moreira Franco a Curitiba(se o PMDB deixar)

      o que a Presidente Dilma pode fazer é demitir essa corja de saqueadores e aprumar o país. 

      Os empreiteiros foram achacados !! Ninguém viu nada !! o Petróleo é nosso !! é uma conspiração internacional para roubar nosso Petróleo (e talvez as nossas mulatas) !!! o juiz não pode investigar !!! nem o MP !!!

      Pai nosso que estais no céu…ajudai este povo

       

       

      1. graças a Deus existiu o

        graças a Deus existiu o Floriano Peixoto, senão Dilma I seria o governo com menor crescimento da história do Brasil. Este “título” é de Floriano Peixoto.

  42. Não tem preço

    Ver petistas se aliando a um americanófilo, digno representante da elite branca e rica deste país, para defender os herdeiros do Norberto Odebrecht, e outros da mesma laia, e os politicos da antiga ARENA, hoje PP, para condenar promotores e juízes que pela primeira vez na história estão perto de levar corruptores graúdos às barras da justiça não tem preço.

    Quem diria. 

     

  43. Por que nós juízes somos arrogantes?

    http://atualidadesdodireito.com.br/lediorosa/2013/07/20/por-que-nos-juizes-somos-arrogantes/

    Lédio Rosa de Andrade

    Doutor em Filosofía Jurídica, Moral y Política, pós-doutor em Direito e doutorando em Psicanálise, todos pela Universidad de Barcelona. Especialista em Teoria e Análise Econômica (UNISUL). Graduado em Direito (UFSC) e em Psicologia (UNISUL). Professor concursado da UFSC. Desembargador no TJSC.

     

    20 de julho de 2013 12:58 – Atualizado em 20 de julho de 2013 12:58

    Por certo a arrogância na magistratura é variável. Há julgadores sensíveis, educados e cordatos. Na ponta oposta existem os extremos narcisistas, arrogantes, mal-educados, cujo nariz empinado é a característica que se destaca.

     

    Por certo a arrogância na magistratura é variável. Há julgadores sensíveis, educados e cordatos. Na ponta oposta existem os extremos narcisistas, arrogantes, mal-educados, cujo nariz empinado é a característica que se destaca. O fato de o mundo jurídico ter cunhado o termo juizite para esses últimos (o que acaba respingado em todos) demonstra que eles são em um número bem considerável. É comum o magistrado ser arrogante ou, quando não, formal demais, distante e pretensioso. Até mesmo os democráticos, com sensibilidade social, no aspecto pessoal não estão isentos de atitudes arrogantes e sobre valor do ego. Está na ordem da megalomania crer que realmente é possível fazer Justiça, ocupar a função de julgar o certo e o errado, resolver a vida dos outros, estar acima dos conflitos sociais, interpessoais e subjetivos… Trata-se de uma crença típica da visão mítica sobre ser um juiz. Essa condição psíquica pode levar o trabalho do magistrado pela via da neurose, de realmente querer ter capacidade de corrigir o vazio do Outro, colocar o mundo em ordem, favorecer os desfavorecidos, enfim, cada um com seu senso de Justiça. Essa postura também pode ser contraída pela via da psicose, crendo que se é um Juiz, verdadeiramente. Achando-se um ser superior, um deus ou semideus, trocando a identidade de um sujeito com nome, data de nascimento e submetido a conflitos, pela de ser juiz. Não é marido, é juiz. Não é pai, é juiz. Seus filhos não são crianças, mas filhos do juiz. Os neuróticos sofrem por que, mesmo que gozem nesse lugar megalomaníaco, sabem que não conseguem suportá-lo, sustentá-lo. Já os juízes psicóticos podem sofrer menos e, inclusive, fazer um ótimo trabalho (como oficialmente é esperado), justamente por não vacilarem na sua convicção de onipotência. Esses, quando se aposentam e perdem o cargo, costumam não suportar o cotidiano sem o poder da toga, pois haviam sido tomados pela identidade de juiz e perdido a de sujeito. Ao deixar de sê-lo, surtam ou morrem. Deixar-se vestir por um convencimento de superioridade infla o ego de tal forma que chega a afetar o raciocínio e leva a atitudes como a de se achar sempre certo, ser hostil a qualquer crítica e tê-la como ataque à democracia, ao ponto absurdo de levar a Associação dos Magistrados Brasileiros e as associações estaduais a defenderem privilégios e até aberrações legais, como a aposentadoria compulsória como pena administrativa, achando-os naturais e justos, um benefício à população, uma garantia do Estado Democrático de Direito, perdendo totalmente o senso crítico, o próprio bom senso.

    Por que o magistrado age assim? Qualquer sujeito, na tenra infância, se constitui a partir do Ego Ideal, característica do narcisismo primário, quando o sentimento onipotente, o princípio do prazer, de o mundo estar à disposição sem restrições, comanda a estrutura anímica. Mas já nos primeiros anos de vida todos nós nos deparamos com a realidade, com as interdições, com o Outro afetando nossos desejos, com as frustrações à onipotência, em especial com a passagem pelo complexo de édito. O narcisismo primário tem de se dissolver e, quando o princípio da realidade substitui o do prazer, há a primeira socialização e o sujeito terá de viver com o melhor possível. O ser onipotente passa ao ser coarctado e a enfrentar o mal-estar e o sofrimento.

    Essa nova realidade transforma o Ego Ideal em Ideal de Ego, ou seja, o melhor ego possível no mundo real com suas proibições culturais e frustrações dos desejos. Cada sujeito vai constituindo seu Ideal de Ego da melhor forma que conseguir, e nesse processo o trabalho é fundamental. O ser humano se identifica pessoal e socialmente a partir do trabalho. Sua constituição subjetiva é inseparável de sua relação laboral. O seu trabalho faz parte da estrutura básica do Ideal de Ego e esse está sempre de olho na felicidade infantil. No caso específico dos magistrados, o Ideal de Ego está vinculado a um trabalho de base mítica: um demiurgo, com a função de fazer Justiça. Chama por um super ser, idealiza uma super condição humana. Isso leva os arrogantes típicos, com estrutura psicológica sádica e que são no mínimo narcisistas, a buscarem a carreira da magistratura, pois com ela se identificam. A questão se inverte: o sujeito é arrogante não porque é juiz, mas, ao contrário, tornou-se juiz porque já era arrogante. O título desse texto poderia então ser: por que nós os arrogantes somos juízes? Embora seja lamentável, é preciso que se diga: também há a arrogância masoquista e os que ficam arrogantes após a posse. Ser dócil, educado e amigável pode ser uma forma de autoritarismo, uma bondade travestida em uma maneira de também colocar o outro na submissão. O filme Dogville demonstra isso com clareza. Enfim, juízes bonzinhos ou mauzinhos sempre colocarão o outro na submissão. Mas o trabalho tem de ser feito, pelo menos até um utópico patamar evoluído de organização social. A questão crucial talvez não esteja na forma de como ser, mas de como produzir o trabalho. De como se relacionar com a sua função, já que, necessariamente, o trabalho do juiz submete. O preocupante é quando a arrogância aparece na forma de antipatia, agressividade ou violência.

    Há ainda outro fator. Qualquer trabalho, incluindo o dos magistrados, está fadado à frustração. E, para evitar o sofrimento, criam-se mecanismos de defesa, tanto coletivos como individuais. O Ideal de Ego dos magistrados está muito identificado com a “superioridade” da função, com um ser especial, com um sacerdócio na linguagem dos próprios julgadores. E esse ideal não suporta limitações. Portanto, ser cortês, educado e amável é se limitar e a limitação se direciona a igualar o sujeito magistrado a qualquer outro sujeito – e isso é insuportável! A arrogância, nesse patamar, transforma-se em um mecanismo de defesa individual do ego contra a frustração do trabalho, contra o impossível de ser demiurgo e fazer Justiça. Não tende a dissolver-se, mas a se estruturar como base de execução do ofício de julgar, com a função de escamotear e de aliviar a dor.

     É possível o mecanismo funcionar por algum tempo, mas seu fracasso possui corolários terríveis, como a depressão, os tumores malignos e a morte prematura.

  44. André, eu respeito teu ponto

    André, eu respeito teu ponto de vista e os dos outros, mas eu tenho um questionamento:

    Todos aqui estão tão preocupados com as empreiteiras que vão quebrar e vão parar o país e….

    Por que as próprias empreiteiras que imagino, são as  maiores interessadas em não quebrar, não propoem entregar nomes e valores a TCU, CGU e MP fazendo acordos de Leniência às claras ?

    Continuam negando crimes e desvios(só Gabrielli e Graça não perceberam nada estranho no valor das obras)…ou querem negocias com CGU sem o TCU nem o MP

    ….Por que será? 

     

    Isso encurtaria a investigação, salvaria as empresas e encontraria culpados…talvez o interesse delas não seja esse

    1. A Lava Jato ATERRORIZOU a

      A Lava Jato ATERRORIZOU a Petrobras, nenhum funcionario quer assinar cheques, portanto a empresa não paga as empreiteiras, estas tambem tiveram suas contas bancarias bloqueadas, estão sem caixa para pagar a folha e seus proprios fornecedores, nesse quadro NÃO adianta fazer acordos de leniencia, não resolve a situação delas, continuarão sm receber e sem obras, alem do que o MINISTERIO PUBLICOS FEDERAL é oficialmente CONTRA acordos de leniencia, por declarações publicas, eles querem declarar as empreiteiras INIDONEAS, portanto querem fecha-las.

      1. os acordos tem regras, tem

        os acordos tem regras, tem que cumprir( alguma lei tem que ser cumprida neste país). A primeira regra é assumir os crimes …depois trazer fatos novos…

        as empresas do cartel e seus dirigentes são idôneos ? ou vamos adotar o “too big to jail”(grande demais para ir para a cadeia)

         

        PS: empresas inidôneas não são fechadas, apenas impedidas de realizar contratos com o Estado.

  45. Não tinha tido coragem,

    mas, hoje, não resisti, diante de tantas fotos que já vi desse “cara”, todas em “pose”, com olhar “atirante”, acho que esse “juizinho concurseiro’ quer ser lançado como símbolo sexual/fatal pela “rede bobo”, uma vez que segue um “script”.

    1. “Juizinho concurseiro”

      Maria Carvalho preferia que os concursos públicos fossem substituídos por listas encaminhadas pelo Supremo Ente da Razão, o Partido.

      Mais uma que não passou na prova…

      1. Concurso publico é apenas um

        Concurso publico é apenas um tipo de seleção, nos EUA  Juizes Federais são escolhidos pela Presidente e aprovados pelo Senado, nem precisa ser advogado, basta saber ler e escrever.

  46. ★★★★★!
    André, quando você postou teu texto, ainda no Fora de Pauta, emiti minha opinião. Não havia, àquela altura, nenhum comentário ainda.
    Acabo de encerrar a leitura dos mais de 105 comentários postados e mantenho minha avaliação inicial. É certo que muitos dos comentários trouxeram pontos a considerar e observações importantes. Mas não consegui encontrar argumentos que invalidassem tua ponderação. Há, entre os comentaristas, capacidade multidisciplinar e vontade de contribuir que enriquecem a discussão e mais valorizam teu texto ao invés de diminui-lo.
    Salvo inteligências reconhecidas, que por motivações que me escapam, insistem numa posição indefensável de figuras centrais neste enredo, creio que para todos a discussão foi muito proveitosa.
    Assim como você, não defendo cores partidárias, não sou petista, mas me interessa e muito nosso futuro.
    Obrigada mais uma vez pelo texto e pela atenção.

  47. O nosso querido Motta Araújo

    O nosso querido Motta Araújo anda ficando sem argumentos minimamente verossímeis. Ao iniciar a leitura de seu libelo elitista-gauche fui acometido por um ataque de risos.

    O Motta continua achando que pode escrever coisas como se todos o que o leem tivessem dormido sob um reator nuclear.

    Motta, PELO AMOR DE DEUS!!!! O teu texto é atroz, atroz. Vejamos..

     

    “Hoje um juiz de 1ª instância governa o país..”

    Não, meu querido, NÃO MESMO. Qualquer criança sabe muito bem que o Brasil, hoje, é governado por este triunvirato ai.

    Resultado de imagem para michel temer+cunha+renan

     

    …”atuando de Norte a Sul, faz o que bem entender, quebra empresas…”

    Bom, para quem acompanha, e tem raciocínio verdadeiramente isento, fica fácil ver a esqualidez desta bravata. Em sua grande maioria as decisões do juiz Moro foram corroboradas por instancias superiores. É o obvio ululante.

    As empresas estão quebrando por dois motivos: Primeiro, seus administradores tungaram, sem dó nem piedade, o povo brasileiro. Agora, se há pessoas dispostas a proxenetiar estes cidadãos, vai de cada um. Segundo, o governo gastou o que tinha e o que NÃO TINHA e “TÁ LISO”. O dinheiro, dos outros, ACABOU.

     

    “…Quando o Supremo Tribunal desafiou o Marechal Floriano, este ameaçou fechar o Supremo…”

    Sem comentários e, mais, indigno de tantas boas contribuições que já deste a este espaço. Sinceramente, dá até para pensar que o Moro andou admoestando amigos teus Motta. Claro que não estou falando do condenado pela justiça josé Dirceu. Este já tem seu futuro delineado tal qual o ex-deputado do PP Pedro Corrêa. É pule de dez.

     

    “…Os que deveriam liderar a Nação tem medo da mídia, não enfrentam…”

    Os que governam esta republica presidencialista estão com sua credibilidade na lama, em virtude do ESTELIONATO ELEITORAL que cometeram. Fato que nosso Motta faz questão de obnubilar. Temos, hoje, uma presidente que é capaz de ir a um supermercado em um pais vizinho; enquanto esconde-se no seu. A iniquidade da argumentação do Motta beira a infantilidade, pena.

     

    “…O PT será responsabilizado perante a Nação ao permitir o surgimento de forças sem controle…”

    O PT, caro Motta, não tem mais condições morais e credibilidade para se responsabilizar por NADA. O PT, Hoje, não passa de um cadáver insepulto, um espectro que arrasta suas correntes e nos importuna a todos com sua gatunagem sem fim e sua ladainha de “marido traído”.

    Paro por aqui, pois, como já disse o texto é, sendo benevolente, ATROZ…vou procurar minhas edições antigas do almanaque capivarol que ganho mais…

    1. 1. Um Juiz governa o Pais

      1. Um Juiz governa o Pais porque suas decisões são MANCHETES DE 1ª PAGINA, ninguem as contesta ou barra, não importa a extensão dos danos que possa provocar e TEM APOIO INTEGRAL DO SISTEMA GLOBO.

      2.O apoio do STF corrobora o poder do Juiz e confirma o contexto acima descrito. O quadro é POLITICO e o apoio do STF é tambem politico, a decisão técnicamente pode ser para qualquer lado mas o STF é uma Corte politica e não técnica, da mesma forma que qualquer Tribunal superior em qualquer Pais, o fato do STF apoiar não significa que a decisão é correta, o STF aprovou muitas decisões ABSURDAS, como a Reserva Indigena Raposa do SIl na fronteira do Brasil com a Venezuela, totalmente condenada pelo Exercito por colocar em risco a soberania do Brasil em area estrategica e inviabilizar a economia do Estado de Roraima.

      3.As empresas estão quebrando não porque tungaram mas sim porque NÃO RECEBEM DA PETROBRAS, suas obras estão suspensas não só na Petrobras mas tambem em outros setores, suas contas bancarias foram BLOQUADAS, portanto ficaram sem caixa para pagar seus operarios e fornecedores e receberam multas bilionarias de mais de 15 BILHÕES DE REAIS, que evidentemente não serão pagas porque as empresas estão sem caixa, sem credito e sem obras. O IRREALISMO dessas multas é parte da loucura dessa CRUZADA MORALISTA que quebra as empresas.

      4.O caso do Marechal Floriano versus o STF é historico e a leitura é que o Supremo não pode emparedar o Governo, seu limite de poder para ao colocar o Governo na parede, foi esse o recado de Floriano na frase “” e quem garante o Supremo?””.

      Evidentemente pode dizer isso porque ele controlava o Exercito, portanto a força armada. O regime militar de 64 na prineira semana cassou tres Ministros do STF e dai para frente não teve problemas com o Tribunal.

      5.Sou o maior defensor aqui no blog da liberdade de imprensa, mas no Brasil o Poder tem medo da Midia, nos EUA a midia é poderosa mas geralmente o Poder não tem medo da midia, Roosevelt governou 12 anos com a midia 100% contra ele, Bush filho tambem, lá normalmente o Poder não tem medo da midia ou tem muito menos que aqui.

      6.Não defendo aqui o PT mas o partido não é um cadaver, mesmo sem a Presidencia continuará um dos tres maiores partidos, com 55 a 60 deputados, varios governos estaduais, inclusive do 2º maior Estado do Pais e muitas Prefeituras.

      Aprenda a fazer leituras realistas e não emocionais. Quando acabou a Segunda Guerra diziam que a Alemanha era um cadaver insepulto, hoje a Alemanha domina a Europa.

       

       

      1. 1-as decisões são manchetes

        1-as decisões são manchetes porque envolvem empresas grandes, muito dinheiro e personagens importantes. Se fossem sobre eu ou você, seriam no máximo, manchetes do Extra. A mídia apoia as manchetes. Elas ajudam as vendas.

        2-nem todas as ações do juiz foram corroboradas pelo PGR e pelo STF.

        3-o juiz não mandou suspender os pagamentos, isto foi feito pela Petrobras. Outros setores não estão investindo. Os problemas econômicos não começaram com a lavajato(montadoras e autopeças, energia, commodities, industria naval…)

        o mal do Capitalismo é esse: se a empresa rouba, pode ser punida (ver SEC vs Petrobras)

        4-me recuso a acreditar que você está defendendo um ato inconstitucional

        5-Nixon caiu por causa da imprensa.

        6-o PT não é um cadaver mas perdeu a sua principal bandeira: não ser um partido igual aos outros. Mas há muita água para descer ainda…

        a Alemanha se reergeu trabalhando muito, estudando muito, com valores éticos rígidos, muita muita muita disciplina e agindo dentro da lei(como diz um amigo meu: “Por que na Alemanha uma placa resolve e aqui, além da placa, tem que ter quebra-mola, sinal e pardal”). O dinheiro dos EUA ajudou. Quem já trabalhou lá sabe o que eu dizendo.

        1. Dinheiro dos EUA ajudou.

          Deste argumento sobre a Alemanha só é válido “o dinheiro dos EUA ajudou”. Veja a Alemanha Orienteal sem o dinheiro dos EUA. Como aconteceu com o Japão.

          De resto eu concordo com tudo.

  48. Eu sou contra a falência do

    Eu sou contra a falência do Sistema Globo, já pensaram quantos atores, artistas, diretores, técnicos, roteiristas, cinegrafistas, novelistas, cenografistas, jornalistas, comentaristas estariam no olho da rua? Quantos canais seriam fechados na Cabo? Quantas filiadas Brasil a fora iriam, na mesma onda, à falência? Seria um desastre para toda a cadeia produtiva do audiovisual.

     

    1. Outro que não sabe a diferença entre PF, PJ, cartel, monopólio..

      Ou que gosta de 2 pesos e 2 medidas.

      A TV Globo tecnicamente é uma ótima empresa, das melhores em seu segmento no mundo.

      Mas seu quase monopólio (agravado por um cartel com as demais de mídia) lhe faculta IMPOR um poder político NEFASTO, pela visão exatamente de seus DONOS.

      O que se busca é exatamente acabar com o monopólio, seja da Globo (ou de qualquer outra), e não “destruir” a empresa.

      Quem sabe até investigar (prender “preventivamente”?), processar e condenar seus bilionários donos por malfeitos?

      A concorrência televisiva é um problema menor (novela sex ou dramalhão? Faustão ou Gugu? Ratinho ou Datena? Pastor ou Bispo? BBB ou Fazenda? Duro de Matar XIX ou NCIS?).

      O que não dá é NÃO TER PLURALIDADE equilibrada de informação, opinião, essencial à uma sociedade desenvolvida.

      E alguns como o andarilho aí dão o exemplo sem sequer perceber seu significado.

      É como segurar distraído um escorpião enquanto fala dos perigos dos venenos.

      Cuidado aí hein, ô!

    2. A Globo vai quebrar ?

      Sem torcer para uma eventual quebra da Globo, e suas consequencias no mercado de trabalho, eu pergunto ao sabichão: Quais as consequencias piores, o desemprêgo que a Globo ocasionaria, ou o desemprêgo, que já ocorre, com as milhares de empresas parceiras da Petrobrás, que sem novos contratos, com os antigos suspensos, e sem perspectiva de novas encomendas, jé demitiram mais pessoas qualificadas(e não meros figurantes e jornalistas 1/2 boca)que o quadro total das empresas do grupo dos Marinhos?

      Outra coisa: “Cadeia produtiva do audiovisual, no Projac ? não faça-nos rir !

      Estaria o analista chamando a esta apologia à prostituição, à corrupção política, ao lesbianismo, à tara sexual, à descriminação racial, à promiscuidade social desta atual novela das 9,00 hs, que está deformando a formação de nossas crianças, de “produção audiovisual” ?

  49. Relativismo moral.

    Vá entender como funciona a cabecinha dos petistas. Quando do Mensalão queriam que o processo fosse desmembrado e enviado à instâncias inferiores, agora quando o Petrolão se iniciou em 1.a instância por um juizinho FEDERAL do Paraná, querem o processo já em última instância no STF.

     

    1. Zelotes cortou a água do lava jato fascista

      Indicações de juizes dos tribunais superiores deveriam ser de competência da equipe médica do Ministério das Relações Exteriores. Os profissionais psicólogos e psicanalistas do Itamarati não erram uma!

      Perguntem ao Joaquim Barbosa.

    2. Você escreveu isto mesmo ?

      Prezado, acho que você não está residindo no Brasil real.

      Aonde vc. leu, que algum petista, desejou que este processo fosse desmembrado, e enviado a instancias inferiores ?

      Muito pelo contrário, o PT, e a Pres.da República, não só quer que processos de tamanha importancia sejam resolvidos, na 1ª Instancia, até pela agilidade, em sua conclusão, como pediu que a malfadada AP-470, fosse resolvida nesta instancia, porém…

      Em tempo: Por que o processo do Mensalão do PSDB, do Azeredo, não foi para o STF, tambem ? Não era idêntico, e o pioneiro ?

  50.  
    O AA domina perfeitamente o

     

    O AA domina perfeitamente o tema em debate. E, o faz com maestria. Concordo que não dá, sob o pretexto de se combater a corrupção no Brasil, levando-se corretamente os corruptos e corruptores pra cadeia. Até ai, perfeito.

    O absurdo e intolerável é que, para tal desidério tenhamos que destruir o País e seu ordenamento legal, levando junto as empresas e a infraestrutura do Brasil. Ao cabo, arremessando como descarte, no desemprego, um imenso contingente de trabalhadores e suas famílias, que não roubaram, não desviaram recursos públicos, muito menos, sonegaram impostos. Isto não é justiça, só pode ser muita má fé, ou no mínimo, uma descomunal estupidez.

    Orlando

  51. Desconstruindo a tese do André, do vácuo do Poder.

    Nassif, este André Motta Araujo, é aquele nosso velho conhecido André Araujo, ultimamente ausente do blog ?

    Sendo ele, ou não, o que ele tenta “vender” é uma tese absurda, de que estaria havendo um vácuo no Poder Executivo, que não fez como Floriano Peixoto, que teria “peitado” o Poder Judiciário, numa afronta à Constituição, e o exemplo norte-americano, não nos serve, pois nem tudo que é bom para os yanques, é bom para os tupís-guaranís.

    Voltando ao surgimento de um “comandante” de verdade, que oriundo de um Estado politicamente insignificante, estaria governando de fato o país, é de uma pobreza de análise, que seria extranho, se fosse do conhecido A.A.

    O que está de fato ocorrendo, é que desde a proclamação da nossa República, jamais o Poder Judiciário(leia-se PGR; PF; STJ; STF; Min.Público e outros)tiveram tanta liberdade de ação, e tanta autonomia, para desenvolver seu trabalho, sem reportar-se a superiores exceto na prestação de contas.

    Isso não é vazío nem vácuo do Poder Central, é mais democracia, e respeito às prerrogativas de cada Poder Constitucional.

  52. Eu particularmente , após a

    Eu particularmente , após a leitura do texto , refleti muito sobre a própria história recente do país e de como , pouco a pouco , as opções políticas foram diminuindo e agora elas praticamente se resumem a PT , PSDB e PMDB , cada um com suas particularidades de caráter . Mas o que fica claro é que me parece que é o país do tudo ou nada agora.

    O que temos aí ? O PT , com sua ideologia que oferece uma opção social mínima , mas oferece alguma alternativa aos mais pobres , queiram ou não admitir os oponentes do partido . Essa , a meu ver , é a parte boa do PT .Oferece oportunidades , investe em dessenvolvimento humano , protege as empresas nacionais . O lado ruim é que nunca sabemos como funciona o partido por dentro . Nunca sabemos de fato o que há por trás dos políticos. Sempre podemos ser surpreendidos . Além da absoluta incapacidade de se renovar ideologicamente .

    O PSDB com sua opção única de favorecer o mercado , onde não há espaço para ofertas sociais e nem qualquer preocupação com agenda de desenvolvimento humano . Quem disser que há , está mentindo cinicamente . Com eles a coisa toda é dirigida para habilitar o mercado a ter poder absoluto , sem restrições . Podemos esperar tranquilamente a privatização da Petrobras , Universidades Federais , Caixa , Banco do Brasil , BNDES e possivelmente INSS . É uma agenda deles, nunca consumada apenas porque lhes faltou tempo e o poder . Socialmente o país afunda . A prova mais sólida disso foi a votação em massa a favor da lei da terceirização .

    E o PMDB vai praticamente na mesma linha , com a diferença de que é um partido de pistoleiros e/ou empresário . Faz aquilo que lhe dá mais retorno . E não tem qualquer responsabilidade ou pudores com as consequencias . Na verdade é quase a mesma coisa do PSDB . Lá no passado , na época de Ulisses Guimarães , era um partido com algum caráter democrático , um quê de republicanismo , hoje não resta nada disso. O que eles fazem atualmente sob a batuta do pastor Eduardo é de fazer vomitar . No fim de tudo , é um partido que no poder levará a rerlação empregado x empresário à ruína.Teremos milhares , sernão milhões de empregos reduzidos a pó .

    No meio de tudo isso a grande questão , que hoje é o que move milhares de pessoas a realizarem protestos absurdos nas ruas  : a corrupção .
    Muito provavelmente Sergio Moro levará essa operação Lava Jato às últimas consequencias . Ele chegará à cúpula do PT . Para ele pouco importa o preço disso . Se for necessário colocar gente na rua , só que desempregadas , por quebra de empreitreiras ou outro tipo de fornecedores , ele o fará . O homem é um  cruzado do século XXI, só faltam a armadura e a espada . Quer sangue a todo custo e inevitavelmente conseguirá .

    Mas e o depois ? Provavelmente a corrupção no Brasil estará extinta , ok ? Não mesmo . Tenho quase certeza absoluta que após isso , Sérgio Moro , Janot e outros receberão  seus prêmios da Globo , da Veja , da Folha , cruzarão os braços voltando às suas vidas normais. E o Brasil , o novo Brasil , sem travas , assistirá uma avalanche de corrupção sem fim.

    Hoje , a PF tem liberdade para investigar . Sem o PT , um abraço . As investigações serão seletivas , se houverem .
    É  assim o Brasil de hoje . Tudo ou nada . Será um país novo . Mas 4 anos de PSDB ou PMDB deixarão à mostra todos os nossos reais problemas , que não são causados apenas pelo PT .

  53. Brasil Fragmentado

    Juiz manda muito meu. Vocês não sabiam. E vai permanecer no cargo por no mínimo quatro anos. Ainda bem. Boa sorte excelência, coragem e bom uso da caneta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador