Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

Não são as urnas quem definem as eleições, mas sim o sistema, por Armando Coelho Neto

Um lobo da caserna que muito atuou na Polícia Federal costumava dizer que o povo é um cão preso a uma coleira, que o povo é livre para se movimentar na extensão dessa mesma coleira.

Não são as urnas quem definem as eleições, mas sim o sistema

por Armando Rodrigues Coelho Neto

A esquerda formal – leia-se, partidária, bem-comportada e submissa às regras do jogo da sociedade burguesa -, não passa de uma concessão da direita – empenhada em se perpetuar no poder. A esquerda na disputa serve para que a direita pareça democrática, limpinha, cheirosa e brilhando como diamantes.

Difícil viver num país no qual se depende das instituições nas quais a pessoa não acredita. O que dizer das Forças Armadas Brasileiras (FFAA), que na prática é um canhão apontado para a democracia: braço forte contra o povo, mão amiga para as elites. Para elas, a democracia é uma concessão delas, não o contrário.

Movidas pelo sentimento absolutista, de presenteiam a sociedade civil com a democracia, são, na prática, guardiãs das classes dominantes, capitãs do mato da Casa Grande, quando não se confundem com a própria Casa Grande. Elas são a direita eternamente no poder, desde a Proclamação da República.

Jamais as FFAA escreveriam isso em lugar algum, mas agem como se todo o poder delas emanasse e em nome delas esse poder é exercido. Portanto, se escrevo, e se ontem votei, foi por generosidade delas, que não explicam seus gadanhos no Supremo Tribunal Federal, que de seu turno dá suporte às violações constitucionais.

Um lobo da caserna que muito atuou na Polícia Federal costumava dizer que o povo é um cão preso a uma coleira, que o povo é livre para se movimentar na extensão dessa mesma coleira. Justo o povo de onde supostamente emanaria todo poder, mas que só serve para legitimar os interesses das classes dominantes.

No país do povo encoleirado e oposição consentida tem urnas eletrônicas suspeitas, que são insuspeitas apenas por falta de prova em contrário, até porque é praticamente proibido que se produzam provas. São seguras apenas porque uma horda de crápulas com discursos doutorais e empolados dizem que o são.

Não creio em segurança de urnas, nem nos vídeos produzidos por ridículos minions, com suas engenhocas de plástico, com as quais difundem fake news e iludem o gado. Aliás, não creio, sequer, na honestidade intelectual de um certo Roberto Barroso, presidente do Superior Tribunal Eleitoral. Eu sei o que ele fez no verão passado.

Ok. Mas Lula/Dilma ganharam eleições nessas urnas. E daí? Entraram pelo sistema de concessão e pela própria exaustão da democracia necrosada. Quando não quiseram mais, destituíram Dilma e prenderam Lula. É, chega a um ponto em que a direita agoniza em si mesma, faz retiros estratégicos, respira e retoma o jogo.

Até hoje o sistema não esclareceu o erro dos institutos de pesquisas que davam vitória de Dilma Rousseff e Roberto Requião para o senado/2018. Não esclareceu a vitória de anônimos país afora e não importa como Bozo venceu, pois, as fraudes que se dispuseram a apurar “não tiveram o condão de desequilibrar o resultado”.

Não é de hoje que o Brasil vive de aparência. Durante a ditadura militar, havia eleições para vereadores, deputados, senadores, prefeitos e até para governadores. Assim definiram as FFAA, como também definiram ter apenas dois partidos: a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Nos primórdios da redemocratização, sabedores das mazelas do povo e da política, a ditadura militar costumava mexer pedras pró-direita. Quando ameaçados, criaram os tais senadores biônicos, ou seja, indicados por militares, de forma a garantir, logo de cara, um senador “eleito” indiretamente. Os demais precisariam de voto popular.

Nos estados onde a oposição vencia, como o Rio de Janeiro e Guanabara, eles transformaram em um só. Desse modo, tomaram um senador, governador, parlamentar da esquerda. Já onde venciam, como Mato Grosso, para suas garantias políticas, foi dividido em dois (o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul).

Com a esquerda crescendo, apesar dos entraves criados, logo descobriram que a propaganda eleitoral lhes tirava voto. Então, reduziram o horário eleitoral a simples foto dos candidatos, apenas com número, profissão e reduzidíssimo currículo, sem condições de informar suas plataformas, propostas, formularem críticas.

Apesar de todas as manobras militarescas, o pensamento crítico e a esquerda avançavam. “Finda” a ditadura, surgiu o PT, que virava eleições com boca de urna. Logo a prática foi criminalizada, de forma que o eleitor desinformado pela grande mídia passou a não ter o direito, sequer, a receber um contraponto no dia da eleição.

Mais recentemente, de olho na perpetuação no poder e despolitização do povo, a programação eleitoral anual foi abolida. Já no pós-golpe/2016, para impedir a candidatura do ex-presidente Lula, programas eleitorais foram reduzidos, muitos outros prazos eleitorais foram encurtados.

Fernando Haddad e Guilherme Boulos, entre outros, por exemplo, certamente poderiam ter destinos diferentes com mais tempo de televisão.

Sim, com urnas suspeitas e hegemonia de pensamento, eis as regras do jogo às quais à esquerda formal se submete. É o que há de possível sob a perpétua ameaça do fantasma do comunismo, serpente dos medos que aterrorizam brasileiros encantados por igrejas.

Restou à massa crítica o simbólico dizer não, do anular, do abster-se para mostrar sua insatisfação, indignação. Não havia empates técnicos e os institutos de pesquisas estão falidos. Não são as urnas que definem as eleições, mas sim o sistema viciado, blindado, que se recicla eternamente para que tudo fique como está.

Por instantes a esquerda formal superdimensionou a ilusão do avanço com o encolhimento do fascismo, de quem o sistema nunca se desgrudou e ajudou no fortalecimento do centrão. Lulistas e mínions perderam e o recado para 2022 está dado, sobretudo para os ultrarrevolucionários com filiação partidária.

Rogério dos Santos, um desconhecido poeta, amigo meu escreveu:

“Não há nada de novo nas igrejas que descem do Norte. Há somente um céu pendurado na parede, e um homem de terno e gravata, querendo que somente sua trombeta seja ouvida e os tambores esquecidos. Tiram das pessoas simples o mínimo de conflito.

Eu quero a borboleta que esmaga diamantes e o elefante que se esconde atrás da rosa, não a velha serpente incutindo medos. Quero ir para a mataria com as mãos fechadas. Guardando nelas o caos – matéria essencial de vida.”

É o que temos para hoje!

Armando Rodrigues Coelho Neto – jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-integrante da Interpol em São Paulo.

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “…o povo é um cão preso a uma coleira, que o povo é livre para se movimentar na extensão dessa mesma coleira…” 90 anos do Cabresto das Elites do Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista. Não é que conseguem enxergar sem ver? Seria Analfabetismo Funcional? É quase 1 século da Indústria da Doutrinação, do Cabresto, da Bipolaridade. Será que é o início de um tratamento e cura? A plena consciência da sua realidade já é um grande passo. E só melhora: “…Não creio em segurança de urnas,..” De Voto Obrigatório de Urnas Eletrônicas Ditatoriais de Biometria Nazista. Excrecência Corrupta, Nefasta, Hiperfaturada, Ditatorial, QuintoMundista que não é replicada nem aceita por nenhuma outra Nação de significativa influência ou parcela mundial. Nem Israel, muito menos Irã. Nem Turquia ou Síria ou Iraque. Não é aceita na Venezuela, nem em Cuba. Nem nos EUA, Inglaterra, França ou Alemanha. Será esta Matéria, o começo do fim? Será a Liberdade chegando? “Do Povo, pelo Povo, para o Povo”? Sem Messianismo ou DonSebastianismo? Finalmente Lula poderá morrer em paz? Mais um tijolo nesta Coluna torta e disforme que precisa ser demolida. Obrigado por nada !!! Aliás, a continuidade destes 90 anos de Estado Absolutista. O Estado Caudilhista Fascista que é implantado em 1930. E canalhamente omitido. Omitido a Ditadura. Omitido o Fascismo. Omitido o Nepotismo. Omitido a Desindustrialização (tardia?) de Eugênio Gudin. Omitido os Porões da Ditadura. Omitido os Paus de Arara de Cemitérios Clandestinos. Omitido FILINTO MULLER sob o comando de GETÚLIO VARGAS e SEU MINISTRO DA JUSTIÇA/FAMILIAR TANCREDO NEVES. Omitido o Trabalhismo/Sindicalismo-Nepotista Pelego de PTB e LEONEL BRIZOLA. A ESQUERDOPATIA Cúmplice-Nepotista de JANGO E LUIS CARLOS PRESTES. 20202. O Rei está nu. E as tripas da Nação novamente expostas. Vamos tentar esconder o óbvio? Novamente? Pobre país rico. Nossa Elites Esquerdopatas (a continuidade da República da USP/FFLECH de FHC, Serra, Aloísio Nunes Ferreira, Zulaiê, Gianotti, Paulo Renato, José Serra, Covas, José Dirceu,..) presenteia o Brasil com a sobrevivência de Dória. E mais 4 anos das moscas, fedor e podridão. Mas de muito fácil explicação.

  2. Pertinentes e preocupantes as observações do articulista. Não se deveria fazer chacota do presidente Bolsonaro (apenas porque fala tanta bobagem) quando menciona a possibilidade de fraudes nas urnas eletrônicas.

    Ele pode saber de algo que nós não sabemos.

    Basta fazer o seguinte questionamento: caso houvesse interesse em fraudar eleições no Brasil, quantas pessoas precisariam ser compradas, além de alguns institutos de pesquisas e alguns programadores do sistema das urnas eletrônicas?

    A resposta a essa pergunta deveria nos alertar para o fato de que não deveria depender da honestidade de tão poucas pessoas a credibilidade do sistema eleitoral.

    Aliás, nenhum sistema deve deve depender da crença e da premissa de que as pessoas são honestas e insuscetíveis de formularem sistemas perfeitos e imunes a fraudes.

    1. Claro Wilson LUIZ MULLER, ELE SABE QUE NÃO GANHOU AS ELEIÇOES PARA PRESIDENTE com o POVO votando nele e sim OS PODEROSOS O COLOCARAM LÁ… com a ajuda da REDE GLOBO…
      VC sabe que o BARROSO já foi e agora no TSE , É O OFFICE BOY , da GLOBOSTA?!
      POIS SIM, não se avexe não!

  3. O Texto do Armando está realista demais para o meu gosto: pois prefiro menos para que a nossa ESPERANÇA DE UM PAÍS MAIS JUSTO E IGUALITÁRIO, seja Renovada a cada dia e possamos partir para a luta sem prejulgar a situação… Lembro de uma FRASE que sempre foi muito valiosa e que a tenho como ORIENTADORA DAS MINHAS AÇÕES…

    “NÃO SABIA QUE ERA IMPOSSIVEL , FOI LÁ E FEZ. JEAN COCTEAU

    SERÁ QUE DEU PARA ENTENDER… espero que sim!

    SÍNTESE: SERÁ QUE AS ELEIÇÕES FORAM FRAUDADAS … em SAO PAULO, RECIFE , ETC ETC?!
    Foi difícil escrever isso , pois lembra os GOLPISTAS AÉCIO NEVES, aqui no Brasil, questionando a Vitória da Presidenta Dilma e mais recentemente o TRUMP/ EUA, apesar de que são situações totalmente diferentes , onde nesse momento o GOLPE continua aqui no BRASIL, OS GOLPISTAS SE SENTEM AMEAÇADOS , a perder o poder através de eleições limpas, contabilizando corretamente os VOTOS depositados nas Urnas…

    SERÁ?! EIS A QUESTÃO…

    POR HOJE É SÓ, INTÉ O PRÓXIMO!

  4. É risível ver esquerdistas afirmando que a oposição (eles), é uma oposição consentida pela direita, p/ que esta, se sinta limpinha, democrática, etc.
    Estão todos de mãos dadas, no mesmo jogo de poder, e querem se fazer de vítimas. Nojeira.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador