No Financial Times, FHC diz que “não é verdade” que Lula é vítima de perseguição

Foto: George Gianni/PSDB

Jornal GGN – O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso escreveu, em artigo divulgado pelo Finantial Times na terça (21), que é uma ficção de Lula a história de que ele é vítima de perseguição da Lava Jato, com o objetivo de retirá-lo da eleição e, consequentemente, golpear (ainda mais) a democracia.

“Lamento que o ex-presidente enfrente acusações adicionais de corrupção e lavagem de dinheiro. Mas o fato é que os processos judiciais em que ele esteve envolvido seguiram o devido processo e foram conduzidos de acordo com a constituição e o estado de direito”, afirmou o tucano.

FHC disse que as instituições no Brasil não permitiram essa conduta e que dizer o contrário é falta de respeito com o País. “É uma grave distorção da realidade (…) dizer que há uma campanha direcionada no Brasil para perseguir indivíduos específicos.”

Segundo FHC, Lula “se apresenta falsamente como vítima de uma conspiração da ‘elite’”. “Em um artigo recente, o ex-presidente retrata o Brasil como uma democracia em ruínas, na qual o estado de direito deu lugar a medidas arbitrárias destinadas a enfraquecer ele e seu partido. Isso não é verdade”.
 
FHC ainda escreveu suas críticas a Lula não são motivadas por “antagonismo pessoal”.
 
Ele ainda defendeu o impeachment de Dilma Rousseff com o mesmo argumento que usa para a prisão de Lula: as instituições operaram dentro da normalidade.
 
Leia o artigo original aqui.

É uma grave distorção da realidade, no entanto, dizer que há uma campanha direcionada no Brasil para perseguir indivíduos específicos. Meu país merece mais respeito.

25 comentários

  1. Ah, se o cotovelo falasse…

    Relataria a vida de dores e aflições e as inúmeros horas de hospitais e antiinflamatórios…A vida de príncipe não é fácil. Desculpo o Fernando quando usa o pronome possessivo “meu” (país). É um outro país o dele, não é o do Lula, nem do povo brasileiro. Nessa cidadela não há o Direito do Inimigo e só juízes amigos; não há pobreza, não há questões de somenos importância, como o o voto. Lá não tem nada, pois tudo foi vendido em transações que não merecem dúvidas contábeis. Ah, Paris! Como a grama é verde em tons de dólares.

    • Direto ao ponto
       

      Cara, você tocou no ponto sensível da questão.

      Como é que o BHC flanava mavioso pelos parlatórios da vida achando-se ” estadista intelectual”  e “sábio” dirigente de uma população da qual 1/3 estava abaixo da linha da pobreza?

      Será que ele achava cafona que Lula, enquanto dirigente dessa mesma população chorasse aos olhos de todos pela sorte de seu povo e se empenhasse em melhorá-la?

      Deve doer, realmente nos cotovelos e nos chifres do indigitado ex, a capacidade inata do iletrado lider em conduzir com sabedoria  os destinos de seu povo, coisa que nem com 100 anos de estudos e treinos ele conseguiria.

       

  2. Eu dei risada ao ler o

    Eu dei risada ao ler o “artigo”. Claramente Cardoso está sob o efeito de pesadas drogas alucinógenas, e eu me pergunto se ele realmente acredita nessas mentiras patéticas que ele escreveu. Que dado o nível de mediocridade da escória que ele faz parte é possível que ele realmente acredite no que ele diz.

    • FHC é muito vaidoso e a

      FHC é muito vaidoso e a vaidade às vezes cega as pessoas. Ele acha que foi o mentor do plano Real, que não comprou votos para sua reeleição, que seu apartamento de Paris foi comprado com o salário de professor, que deixou uma herança bendita para o Lula (será que nunca mostraram pra ele os índices sociais e econômicos de 2002?) e que o filho da jornazista golpista era dele. 

  3. O mais cansativo

    O mais cansativo de tudo é saber que até gente boa faz força para não aceitar que FHC foi o principal embaixador do golpe. Neste momento vai lá ele, entufadamente, fazer mais uma defesa do golpe no front externo…

    Os golpistas realmente o têm em alta conta.

    Não foi nada à toa que foi escorraçado da reunião da LASA.

    E ainda saiu xingando os integrantes de estarem motivados por vinculações “partidarias”, ou seja, uma maneira de chamar de “petistas” quem não embarca na conversa mole dele de …

    Qual a diferença para alguém do centrão ou mesmo da extrema direita?

  4. Pimenta nos olhos do Lula é refresco nos olhos do FHC

    Olha a matéria da Reuters sobre o Fernando Henrique:

    ““Se alguém tem mais responsabilidade política por isso (caso Petrobras), é ele, não ela”, disse Fernando Henrique, lembrando que os ex-executivos da Petrobras agora acusadas foram nomeações políticas feitas durante o governo Lula.

    Entretanto, um dos delatores de esquema, o ex-gerente de serviços da Petrobras Pedro Barusco, disse que o esquema de pagamento de propinas na Petrobras começou em 1997, durante o governo tucano. (PODEMOS TIRAR, SE ACHAR MELHOR).

    Apesar das turbulências políticas e dos protestos das ruas pedindo a saída da petista do cargo, o PSDB, principal partido de oposição a Dilma, não tem interesse no impeachment da presidente, segundo o ex-presidente tucano.

    FHC, que aos 83 anos ainda é um líder influente no PSDB, disse que a deposição de Dilma pouco depois de sua reeleição, em outubro de 2014, seria um processo destrutivo para a democracia brasileira, retomada somente há 30 anos, principalmente porque o Ministério Público ainda não encontrou nenhuma evidência de que ela tenha participado do esquema de corrupção na Petrobras…”

     

    O que o Lula fez que o Fernando Henrique não fez? Duas coisas: Lula não sustentou uma amante na Europa por conta do dinheiro público e foi preso. Fernando Henrique sustentou uma amante na Europa por conta dos recursos públicos e está livre, leve e solto.

    Ah, e fumou maconha mas não tragou.

  5. E Bem, e o resto?

    Não adianta FgHC.

    Seu lugar na História já está garantido.

    “FgHC? Aquele ex-presidente corno que registrou o filho que não era dele?”

    “Ele mesmo.”

    “Ah, tá. E vamos à História dos Subúrbios.”

  6. É mesmo?

    Mas quantas outras pessoas estão presas por serem donas de um imóvel que não está em seu nome, que nunca usaram, e pelo qual jamais receberam um centavo de aluguel?

    É uma loucura completa, e o problema não é sequer o amplo desrespeito aos aspectos processuais (condução coercitiva, escutas ilegais, delações decoradas de acordo com o texto prévio do MPF): é a total falta de embasamento fático. Não é só que a “narrativa” do MPF foi montada com recurso a métodos ilegais de investigação: é que ela é óbvia e completamente falsa, totalmente contrária à prova dos autos.

  7. Espero MUITO que o PT ganhe

    Espero MUITO que o PT ganhe essas eleições e deixe de ser o partido frouxo, o coroinha católico que sempre foi e parta para cima destes canalhas.

     

    Pessoalmente já me coloco como voluntário a ainda em Janeiro do ano que vem abrir investigação sobre o patrimônio do Sr. FHC e faço questão de participar de uma coercitiva para que ele deponha sobre seu patrimônio, sobre a compra da reeleíção, sobre a Miriam Dutra, sobre a Privataria Tucana, entre outras.

  8. FHC não pode ver Lula crescer

    FHC não pode ver Lula crescer nas pesquisas que tenta desqualifica-lo de todas as formas, esquecendo-se dos inúmeros crimes cometidos no seu governo que continuam impunes.

  9. Quanto mais abaixa, mais se aproxima do verdadeiro “selfie”…
    Quem? E este fulano é o quê mesmo?
    O desespero golpista tem a vantagem de obrigá-los a escolher qual a mentira mais lhes importa, no caso dele, teve que abrir mão da imagem internacional construída sobre falsas idéias, agora postas à prova pelo conhecimento do mundo sobre países como o Brasil. Ele está numa situação em que não é uma suposta autoridade intelectual que influencia opiniões alheias a partir das suas, mas a opinião que ele expressa que, contraposta à realidade conhecida e cada vez mais familiar ao mundo, determina o que se pensa sobre ele. Finalmente a máscara de intelectual e autoridade representativa nacional tem o seu lugar, a lata de lixo reciclável – depois de FHC, ninguém mais compra empulhação de pseudo intelectual como liderança politica, um duplo estelionato pois não é intelectual nem político, e não se trata de qualidade boa ou ruim, é a própria substância que não existe, é um truque pra enganar trouxa. Talvez seu legado seja o de modelo da farsa institucional político- acadêmica, que nos permite, por contraste, confirmar a grandeza de um Darcy Ribeiro e a potencialidade de Haddad, cujas dificuldades na conjunção das duas artes – política e pensamento – apenas afirmam sua honestidade moral e seu “valor-verdade” no jogo de falácias a que muitos reduzem o debate político e a vida intelectual, em carreira acadêmica ou não.

    P.S. E eu nem sabia que esse FHC ainda arriscava humilhação pública, deve ser o fenômeno que atinge alguns octogenários que pensam estar liberados pra falar e fazer bobagem sem risco à reputação petrificada. Pois nos EUA virou moda derrubar estátuas de confederados; o que faz FHC pensar que o ajuste de contas histórico vai demorar tanto por aqui? Ele tem a sorte que dele não haverá estátuas a derrubar pois não serão feitas, e da fama internacional, ainda que falsificada, ele próprio se encarrega de por no devido lugar, baixo, em breve invisível e esquecido até dos rodapés de livros ruins, sua última veleidade (será ela a explicação para tanto esforço em se tornar destaque de alguma coisa, nem que seja um golpismo colonial tardio e natimorto?).

    Sampa/SP, 22/08/2018 – 16:15 (alterado às 16:20 e 16:29).

    • Pedacinho bonito
       

      O cerne de suas observações aqui reside:

      “o que faz FHC pensar que o ajuste de contas histórico vai demorar tanto por aqui? Ele tem a sorte que dele não haverá estátuas a derrubar pois não serão feitas, e da fama internacional, ainda que falsificada, ele próprio se encarrega de pôr no devido lugar, baixo, em breve invisível e esquecido até dos rodapés de livros ruins…”

  10. Normalidade
     

    Fernando Henrique, o corno chique, do alto de sua arrogância despretenciosa(pode?) diz que 

    “as instituições operaram dentro da normalidade.”

    Faltou com a verdade o distinto senhor de higienópolis.

    Se as instituições estivesem operando dentro da normalidade, ele estaria no asilo tomando o seu leitinho

  11. É verdade que os Aposentados são vagabundos?

    Ok. Não é verdade que Lula é vítima de perseguição.Mas é verdade que o FHC perseguiu os aposentados?

  12. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome