22 de setembro de 2026

O Brasil sob ameaça externa, por Bruno Lima Rocha

A mobilização nacional deve vir conexa com a garantia de compromisso de melhoria real das condições materiais de vida. A conta é de chegada.
Reprodução

Estados Unidos tentam influenciar eleições brasileiras de 2026, com convite de Flávio Bolsonaro para equipe de transição conjunta.
Debate sobre soberania nacional destaca importância do PIX e das terras raras para a independência econômica do Brasil.
Lições do Irã e América Latina indicam necessidade de mobilização social e uso estratégico da riqueza para reduzir desigualdades.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

O Brasil sob ameaça externa: debatendo a condição prévia para um país impor a vontade sobre si mesmo

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

por Bruno Lima Rocha

O Brasil está vivendo seus dias prévios ao primeiro turno das eleições gerais de 2026 e explicitamente, um dos dois países mais poderosos do planeta (Estados Unidos), intenta influenciar diretamente tanto o resultado do pleito como os marcos do processo decisório do governo que venha a assumir em 1o de janeiro de 2027.

Um dos candidatos favoritos, o senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ) teria convidado o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio (chanceler do governo Trump 2), a criar uma equipe de transição conjunta binacional. Na prática, é admitir uma subordinação direta, sem travas, sem eufemismos e nem pudor algum.

O que era para ser um escândalo, fica “normalizado” como parte das “narrativas” de campanha. Como uma sociedade chega a esse ponto de relativização? A noção de soberania parece ser para uma ampla camada da população algo abstrato, a não ser que toquem em algum ativo importante na vida cotidiana, como o meio de pagamento eletrônico nacional automático e não tributado, o PIX.

Ameaçar o PIX é ameaçar a sobrevivência de milhões de brasileiras e brasileiros. Isso é compreensível. E o tema das terras raras e minerais estratégicos? Proporcionalmente, essa riqueza mineral está para o século XXI como o petróleo e o combustível fóssil esteve para o século XX. Mas, o debate de uma estatal de Terras Raras, a Terrabras, foi pautado? Houve um movimento do tipo “O Petróleo é nosso”? Evidente que não.

Pelo argumento lógico, a “defesa da soberania” é uma bandeira política que só pode ser acionada em nível massivo, indo além da simbologia, escapando das armadilhas da chamada “guerra cultural”. Os passos são lógicos. A demonstração de uma liderança consequente, disposta a realizar os sacrifícios necessários, e o acionamento das maiorias, com grandes concentrações e objetivos diretos.

As lições tomadas pelos países latino-americanos quando passaram situações semelhantes ao longo dos séculos XIX e XX é a mesma. No corrente século, o sequestro do presidente Nicolás Maduro e Cilia Flores em janeiro deste ano de 2026 na Venezuela é o exemplo do que não se deve fazer. Intensas manifestações populares em defesa da República Bolivariana não foram acompanhadas de um dispositivo militar à altura do desafio.

Se retrocedemos para o ano de 1982, algo semelhante se deu na Argentina. A ditadura militar – ilegítima e genocida – não se preparou corretamente para um conflito prolongado com o Reino Unido (patrocinado pelos EUA). Seria uma guerra convencional assimétrica de longo prazo e não uma vitória fácil como fora vendida pela mídia oficialista argentina. O resultado todos conhecemos e as mazelas seguem até hoje, com a exploração da riqueza natural oceânica por empresas ocidentais e sionistas.

A mobilização nacional deve vir conexa com a garantia de compromisso de melhoria real das condições materiais de vida. A conta é de chegada. Se o “objetivo soberano” traz ou não melhora direta nos índices de desenvolvimento humano e social? Porque, por mais estratégica que seja uma riqueza – como o petróleo – se os ganhos não estiverem diretamente alocados em políticas públicas universais, transferência de renda e aumento real de salário sem inflação significativa, tudo fica mais difícil.

Entendemos que as lições do Irã são transferíveis. Se o modelo de república islâmica é específico de uma sociedade, os elementos básicos não. Vejamos:

– a renda nacional estratégica (petróleo, gás e derivados) é preservada como forma de investimento em industrialização e novas cadeias de valor;

– a noção de soberania está diretamente vinculada às condições materiais de vida, apesar de bloqueios e sanções impostos por EUA e aliados;

– a sociedade civil não está atravessada por algoritmos manipulados por empresas estrangeiras (a exemplo do que ocorre no Brasil);

– as instituições formais têm um sistema de complementaridade onde não se pode hipotecar ou vender o país, apesar da alternância dos partidos políticos no comando do Poder Executivo.

Trazendo as lições para a América Latina, dada nossa complexidade e diversificação, alguns apontamentos mínimos podem indicar caminhos:

– mobilizar socialmente por objetivos diretos, como na campanha O Petróleo é nosso;

– comprometer publicamente que as riquezas primárias sejam industrializadas e a renda nacional alocada ao menos em parte para diminuir a desigualdade e garantir os aumentos reais de salário mínimo e benefícios (como Bolsa Família e BPC);

– admitir de uma vez por todas que a soberania nacional é a soberania popular na formação de um povo real, concreto e diverso, superando os complexos da herança maldita neocolonial e a estupidez de uma elite subalterna que se contenta em impor péssimas condições de vida internas e ser braço auxiliar de um Império Decadente, ou viver da parasitagem financeira e da venda de commodities primárias.

O que parece sair de um manual de geopolítica é mais que válido para os dias atuais e ganhará importância ainda maior nos anos que seguem.

Bruno Lima Rocha Beaklini é jornalista da HispanTV Brasil, doutor em ciência política, tem pós-doc em economia política internacional e é professor de relações internacionais.

Publicado originalmente em https://hispantv.substack.com/p/o-brasil-sob-ameaca-externa-debatendo

Para mais textos de informação econômica e análise tendo o Irã como referência, acessar o Substack – https://hispantv.substack.com/publish/home

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: https://www.catarse.me/JORNALGGN

Observatorio de Geopolitica

O Observatório de Geopolítica do GGN tem como propósito analisar, de uma perspectiva crítica, a conjuntura internacional e os principais movimentos do Sistemas Mundial Moderno. Partimos do entendimento que o Sistema Internacional passa por profundas transformações estruturais, de caráter secular. E à partir desta compreensão se direcionam nossas contribuições no campo das Relações Internacionais, da Economia Política Internacional e da Geopolítica.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Recomendados para você

Recomendados