Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

Pecai e sereis perdoados, por Aldo Fornazieri

Pecai e sereis perdoados

por Aldo Fornazieri

“Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados”(Lucas 6:37). “Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis o vosso Deus! com vingança virá, sim com a recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará” (Isaías 35: 3-4). Definitivamente, o Antigo e o Novo Testamentos são expressão de duas éticas opostas. A ética do Antigo Testamento é uma ética da virtù, do combate, da coragem. É comparável à ética dos povos pagãos que, com seus sacrifícios sangrentos aos deuses da guerra, estimulavam a ferocidade e a coragem, a bravura dos homens nos campos das batalhas. O Deus do Antigo Testamento é um Deus vingativo, exige a purgação dos pecados e a punição dos malvados pelo fio da espada.

A ética do Novo Testamento, construída pelos apóstolos, principalmente por São Paulo, que sacramenta um desvirtuamento do que Jesus de Nazaré pregou e fez, é uma ética da submissão, da resignação e da covardia. Não por acaso, o cristianismo se tornou a religião a serviço dos poderosos, do Império Romano, e da subjugação dos povos. Em nome dele, os rios, as florestas, as pedras e os mares se tingiram com o sangue dos inocentes. São Paulo foi mestre em enfraquecer as virtudes combativas dos cristãos primitivos, tornando-os dóceis e submissos, para que pudessem ser aceitos e assimilados pelo Império. Essa estratégia elevou os cristianismo ao poder, às custas da mansuetude resignada dos povos. O resultado não foi a salvação e a glória de Jerusalém, mas suas destruição pelo general Tito. Como bem disse Maquiavel, o cristianismo entregou o mundo na mão dos malvados. A derrota e a destruição é a colheita última daqueles que não lutam com suas virtudes pelos seus princípios e valores. O cristianismo imperial e posterior, já não era nem a sombra dos princípios zelotas e revolucionários professados pelos primeiros seguidores do nazareno.

O fato é que o cristianismo impregnou toda a política ocidental e se erigiu em instrumento de poder de todos os regimes. Mas impregnou a política ocidental também de sua ideologia servil, povoando a mente dos deserdados com a falsa crença de que eles podem ser livres, mesmo sendo servos e escravos, pois a liberdade do espírito seria muito superior do que a liberdade real. Assim, o escravo pode ser mais livre do que seu amo. No Brasil de hoje, a ideologia cristã do perdão, da submissão, da resignação,  nunca se fez tão presente, contaminando quase a todos, seja pela falta generalizada de virtù combativa, por oportunismo, por equívoco, por capitulacionismo, por covardia pura e simples ou para exercer o poder.

No Brasil, se pode ser mercador de africanos, dono de escravos, feitor e está tubo bem. Não há necessidade de nenhuma reparação histórica. A escravidão é posta na conta de uma necessidade econômica e está isenta de qualquer juízo moral, civilizatório, humanístico. Os antigos escravocratas se tornaram os oligarcas da República Velha e continuaram a extrair o sangue dos ex-escravos, transformados em novos servos.

Com o processo acelerado de urbanização e de industrialização, o sangue e a carne dos migrantes do campo para a cidade, foram cimentados nas paredes das fábricas e nas obras da construção civil. Os novos ricos, os empreendedores e os industriais foram saudados como os grandes construtores do Brasil. E se algum direito foi garantido aos trabalhadores, foi necessária a violência impositiva do Estado orquestrada por Getúlio Vargas.

As débeis esperanças de avanços que se esboçaram em meados do século XX foram esmagadas pelos tanques e pelas baionetas, quase sem resistência. Na redemocratização, os torturadores e os assassinos dos porões da ditadura foram perdoados com a anistia e boa parte do sistema político sentou-se na mesa do conciliábulo do Colégio Eleitoral e do governo de transição.

Se a Constituinte e os governos petistas pareciam significar algum avanço, o golpe mergulhou o Brasil no lodo do retrocesso e numa ignominiosa indignidade. Agora, os golpistas, desvairados em sua fúria destrutiva de direitos e da dignidade do povo e o país, são perdoados, tal como ocorreu com a anistia ampla, geral e irrestrita. Tudo em nome do taticismo para chegar ao poder. O resultado é um passo à frente e alguns quilômetros para trás.

Os progressistas querem um progresso que é um retrocesso. Se era para perdoar os golpistas, então por que razão se pretendeu fazer oposição ao governo Temer de hoje se se buscará um governo com o PMDB de Temer para amanhã? Como ficará a moral combativa dos militantes e dos ativistas se os golpistas serão perdoados? O que terão a dizer? Como enfrentar a onda neofascista e conservadora, encubada no processo do golpe, se os golpistas podem ser perdoados? Como fica a defesa da democracia se você perdoa quem a pisoteou? Este tipo de perdão é a autorização para novos golpes futuros, novas anistias e novos perdões, repetindo a história cinza da repetição sucessiva como farsa.  

No Brasil não se quer a aspereza do combate, mas a comodidade do conciliábulo. Aqui se esquece que é mais importante uma derrota digna, com a espinha ereta, do que uma vitória que não é tua vitória, mas a vitória dos teus inimigos. Se esquece que é preferível perder uma eleição preservando força social e militante para novos combates, do que vencer e ser subordinado às forças da corrupção, da exploração, que concedem migalhas para manter inalterado o quadro institucional e legal da indignidade, da desigualdade e da injustiça.

Se não quereis julgar, saibam que eles vos julgarão; se não quereis condenar, saibam que eles vos condenarão; e se quereis perdoar, saibam que eles não vos perdoarão. Se uma nova derrota vier, será a mais vergonhosa das derrotas dos progressistas e das esquerdas, porque será a derrota da capitulação, do cálculo oportunista, do oba-oba típico da política dos salões, dos gabinetes e dos palácios de uma esquerda que perdeu o senso do combate político.

Neste Brasil de hoje, se você tem uma posição elevada, é uma pessoa pública e tem poder, você pode ser racista que não será racista; você pode ser flagrado cometendo crimes contra o Estado e contra povo e isto traduzirá numa falta de provas. Em sendo você senador ou deputado, ou até ministro ou presidente, você tem autorização para cometer crimes, pois o STF garante que você não será molestado. No governo, no Congresso, no STF, você pode ser fascista, ser contra direitos de trabalhadores, de mulheres e de minorias que contará com a indiferença de muitos e dos reclamos formais de outros.

Mas se você for militante e ativista social, cuidado. Não radicalize, não pregue o ódio, pois você será combatido pela direita agressiva e admoestado pela esquerda mi, mi, mi; ui, ui, ui; ai, ai,ai. Agora, se você for trabalhador, pobre, negro, índio, ande na linha, pois o longo braço da lei poderá te alcançar. Não cometa nenhum pequeno delito, pois as cadeias estão cheias de gente que cometeu pequenos delitos. Se você for jovem, pobre e negro, o cuidado deve ser maior. Você pode ser visto como bandido. Se você for mulher e for estuprada, poderá ter um filho indesejado, pois você não é dona do teu corpo. E ninguém te protegerá da violência machista,  dos feminicídios e dos estupros. Você, índio, terá suas terras tomadas e o trabalho escravo está autorizado nas lides do campo, nas fazendas, nas carvoarias, nas tecelagens. Vocês todos não serão vingados, nem encontrareis a justiça, pois essas coisas não são coisas da política realista. São coisas de moralistas, de idealistas. A política, neste país, nada tem a ver com virtudes. Ela é puro interesse.

No Brasil, os inimigos se sentam juntos para libar e comemorar na mesma mesa. Afinal de contas, somos uma democracia racial, somos um povo ordeiro e pacífico e Deus é brasileiro. É melhor estar nos palácios e nos gabinetes do que ter que lutar por aí. Esqueçam o Salmo de Davi, que diz o seguinte: “Disse Javé ao meu Senhor: assenta-te a minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés”. Lembra-te: “Mas eu lhes digo: não se vinguem daqueles que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na face, vire o outro lado para ele bater também”.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política (FESPSP).

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um contraponto

    Lula e o PT já tiveram mais de 80% de aprovação, sendo parte desse apoio vindo de setores conservadores, porém populares, e que hoje apoiam Bolsonaro e Marina. Quando o PT esteve no governo houve avanço e discussões em relação às minorias, com Secretarias específicas e políticas afirmativas, que não foram todas 100% adiante principalmente por conta da composição mais conservadora (conservadora em termos comportamentais) do congresso. O exercício do governo exige permanente negociação e os avanços populares são lentos.

    O Lula se propõe novamente ser presidente do todos os brasileiros, não apenas de quem Fornazieri exalta, mas também de todos aqueles que Fornazieri exatamente aqui se propõe para combater.

    No exercício do poder vale ser pragmático, inteligente e conciliador. A rigor, o Temer, sem voto algum e com apenas 3% de apoio, está conseguindo emplacar profundas reformas conservadoras que, com a chegada do Lula ao poder, mesmo com milhões de votos, teremos enorme dificuldade para revogar, se o conseguirmos. Isso que é pragmatismo!

    Fornazieri erra ao colocar a disputa nossa como se fosse entre a Globo (mais modernosa) e a Record (mais conservadora), porém, ambas ilegítimas e extemporâneas para manipular o povo e subtrair dele as coisas primárias de uma sociedade, começando pelo fato de termos, pelo menos, primeiro uma nação autônoma e justa para poder chamar de nossa.

    Eu já acho o contrário do Fornazieri, pois, tanto o Bolsonaro como Marina não tem aumentado em votos por conta dos seus próprios discursos ou propostas, mas apenas pela geração de sentimento anti-Pt e anti-Lula, extraído exatamente dos aspectos sociais, religiosos, familiares e comportamentais, que Fornazieri aqui coloca como únicas prioridades e, embora sejam sim prioritários e fundamentais na nossa sociedade, eles poderão vir como parte de políticas públicas a serem implantadas pelo futuro governo, como de fato o PT o fez e voltará a fazer.

    O Fornazieri antecipa as sete pragas do Egito:

    “Se você for jovem, pobre e negro, o cuidado deve ser maior. Você pode ser visto como bandido. Se você for mulher e for estuprada, poderá ter um filho indesejado, pois você não é dona do teu corpo. E ninguém te protegerá da violência machista, dos feminicídios e dos estupros. Você, índio, terá suas terras tomadas e o trabalho escravo está autorizado nas lides do campo, nas fazendas, nas carvoarias, nas tecelagens”.

    Tudo isso poderá ocorrer, sim, se continuamos dando votos gratuitamente para essas forças conservadoras, dando palanque ao Magno Malta, e contribuindo para colocar na cabeça do eleitor desavisado que esta é uma eleição entre a Globo e a Record, ou, como no Rio de Janeiro, entre pastores e modernosos do PSol.

    Lula e o PT estão levando a eleição para a disputa política correta, com bandeiras apoiadas por forças diversas, inclusive do centro (Requião e muitos outros), tentando apoios do PDT e do PSB, e isso nunca significou abdicar das preocupações que aqui o Fornazieri levanta, pois elas estão implícitas em pessoas que sonham com uma sociedade melhor. Brasil precisa ainda que Lula e o PT façam primeiro o trabalho do Brizola, descontinuado na década de 90, justamente por chegar com um governo “popular” dentro de um Estado despreparado para isso.

    1. Concordo com o Fornaziere,
      Concordo com o Fornaziere, mas lembrei que essa foi a tática do PT desde a época da fundação até 1998. Lula perdeu 4 eleições.
      Ao ganhar em 2002, Lula e o PT tiveram que fazer alianças e tiraram o Brasil da miséria.
      Hoje Lula está com 71 anos e o Brasil rumo ladeira abaixo sob o comando dos golpistas (eu já estou com 59 anos). Ninguém quer esperar mais 18 anos de lutas. Queremos retomar o Brasil para os brasileiros. Lula e o PT já aprenderam com os golpistas.
      Não adianta ficar orgulhoso e contribuir para a vitória do campo conservador.
      Vivi a época da vida miserável do nordeste onde se comia calango e vivi também a vida de classe média no sul antes e durante os governos do PT.
      Vamos ser pragmáticos e ganhar, depois pensamos nos quinta colunas.
      Por isso, mesmo concordando com Fornaziere, tenho que apoiar o alexis.

  2. Escândalo: colega do Papa Francisco é flagrado em festa gay

    http://br.blastingnews.com/mundo/2017/07/escandalo-colega-do-papa-francisco-e-flagrado-em-festa-gay-e-video-escandaliza-001833023.html 

    Os pecados daqueles que vocês não perdoaremnão serão perdoados

    A comunidade é testemunha de Jesus ressuscitado –Tendo falado issoJesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebam o Espírito Santo.  Os pecados daqueles que vocês perdoaremserão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoaremnão serão perdoados.»( João 20, 22-23)

  3. Tirada a questão da fé, o

    Tirada a questão da fé, o cristianismo foi um cheque sem fundos para o pobre. Não por menos que foi adotado por um imperador romano, lugarejo especialista em mobilizar as massas em favor dos ricos, e só a partir desse momento é que se consolidou.

    Deus não faria uma obra literária imperfeita a ponto de servir para um estelionatário tirar o carro e a casa do pobre com a promessa de um futuro que só vai existir depois da morte.

  4. Testemunho de Jesus diante do poder religioso

    Quando Jesus falou isso, um dos guardas que estavam aí deu uma bofetada em Jesus e disse: «É assim que respondes ao sumo sacerdote?» Jesus respondeu: «Se falei malmostre o que  de malMas se falei bem, por que você bate em mim?» (João 18, 23)

    15-27: O testemunho dado por Jesus está entre as negações de Pedro. Há um contraste de atitudes. Antes Pedro usara a violência e Jesus se entregara livremente. Agora Jesus corajosamente dá testemunho diante das autoridades, sem nada negar de sua atividade anterior; Pedro, ao contrário, nega covardemente sua condição de discípulo e seu passado de adesão a Jesus. Jesus terminou o tempo da sua atividade terrestre. Agora seu testemunho deve ser continuado pelos seus seguidores. http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PXN.HTM

  5. Lula e o PT em nome do poder

    Lula e o PT em nome do poder pelo poder perderam a vergonha na cara, eu desisto dessa gente, já levei muito carão por causa deles, quando Lula foi levado coercitivamente um colega saiu nos corredores apontando o dedo na minha cara , chamando-me de lulista e comemorando a prisão do Lula.

     

    Como é que é?, o PT volta a se aliar ao PMDB, é inacreditável, eles gostam mesmo é do “puder”, nada de princípios, nada de respeito à DIlma.

     

  6. Violência e Resistência

    “… se alguém lhe  um tapa na face direitaofereça também a esquerda! “(Mt 5,39b)

    38-42: Como se pode superar a vingança ou até mesmo a «justa» punição? O Evangelho propõe atitude nova, a fim de eliminar pela raiz o círculo infernal da violência: a resistência ao inimigo não deve ser feita com as mesmas armas usadas por ele, mas através de comportamento que o desarme.

    http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PVB.HTM#EGA5

  7. Já estou de saco cheio destas

    Já estou de saco cheio destas críticas ao Lula e ao PT. Porque este povo que tanto deita falação não parte logo para luta armada ou usa quaisquer outros métodos para tomar o poder e implantar as políticas que defende? Muita falação e pouca ação. Ah, sim, tem bastante ciranda, também. Lula e o PT tem um determinado plano, uma estratégia e estão colocando em prática. Por que cargas d’água os que tem outros planos e estratégias não as colocam em prática?

    1. já….

      O STF que inventou outro poder supremo: O Senado federal? O STF , todo empossadfo pelos esquerdopatas. Que analisam a tal Constiuição Cidadã, toda redigida por esquerdopatas? Então tudo era farsa. E farsantes esquerdopatas não querem admitir? Quanta bipolaridade como o Antigo e Novo Testamento? Mas nada como um dia após o outro: “A Verdade Vos Liberatrá”. Sem falar já falaram tudo. Obrigado.  

      1. Vá lamber sabão. É o máximo

        Vá lamber sabão. É o máximo de tempo que se deve gastar com um lunático que usa a expressão “esquerdopatas” num comentário.

  8. Responsabilidade dos governantes

    “Os pequenos serão perdoados com misericórdiamas os poderosos serão examinados com rigor.” (Sabedoria 6,6)

    6,1-11: O autor se apresenta como Salomão, o rei sábio, dirigindo-se a todas as autoridades. Começa com uma advertência: as autoridades participam do próprio governo de Deus e deveriam, por função, tornar visível o exercício da justiça. Esta, na visão bíblica, consiste em salvar os pobres e fracos diante daqueles que os exploram e oprimem. A responsabilidade das autoridades, portanto, é muito grande, pois delas depende a vida do povo. Daí a diferença do julgamento: todos serão tratados com justiça proporcional, de acordo com a repercussão social de seus atos. Os poderosos serão julgados com rigor, porque de suas mínimas decisões e atos dependem a liberdade e a vida de muitas pessoas.

    http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PLM.HTM#A1Y3

  9. Muito além do perdão, a tragica realidade de Lula

    Qual a proposta, então? Quem vai pras ruas agora pedir a anulação da setença da Sergio Moro e elegibilidade de Lula? Eu fico imaginando Lula olhando para o tabuleiro da disputa eleitoral e não vendo saida. Ele esta amarrado pelo judiciario, a imprensa continua impiedosa com ele e com seu partido, o PT enfraquecido, as esquerdas sem rumo, os sindicatos divididos. Como essa equação, como é que o PT voltara ao poder nas proximas eleições? Qual esquerda, qual petista, impediu o golpe? Então, Lula tirou da cartola o unico coelho disponivel. Eu não acredito que ele estaja satisfeito com esse caminho, mas a situação dele é muito mais grave e perigosa do que muitos não querem ver e entender. Possivelmente sera condenado novamente por Sergio Moro, sera condenado em segunda instância; nesse caso podera ser preso e as eleições de 2018 com Lula preso não sera da catarse das esquerdas. Não ha um levante das esquerdas, dos sindicatos, dos movimentos sociais de forma importante. Se Lual for preso, 2018 sera do Bolsonaro, do Alckmin ou de um arrivista neo-salvador da patria.

    1. É dona Maria Luisa,hoje a

      É dona Maria Luisa,hoje a senhora não amanheceu muito inspirada.De Lulla a senhora conhece pouquissima coisa,e quando  encarcera ele,conhece menos ainda,porque não vai acontecer nadica de nada.Quem sabe,a ex Presidenta Dilma estaria prescisando de trabalhos voluntarios.Moro,Gebran e Thompson Flores prescisam urgentemente ouvir suas certeiras previsões,por que só assim eles perdem o medo e engaiolam Lullla.

      1. Pecai e sereis perdoados, por Aldo Fornazieri

        olha em volta, velho mané! tu acha que o mundo tá igual a 2003?! pergunta o que teu painho tá vendo lá de cima. vai dar ruim. não tem como reeditar o Lulismo. perdeu, otário.

        a Lula foi dada mais uma chance. a derradeira.

        ou ele percorre o Brasil com suas Caravanas, levantando o povo para a guerra de independência. ou todo o sofrimento que Lula passou até agora, com o câncer, a morte da mulher e a caçada implacável que vem sofrendo, será um churrasco no sítio perto do que lhe sucederá.

        não esquecemos. não temos misericórdia.

        .

      2. Essas estrelas daqui,segundo

        Essas estrelas daqui,segundo o cadastrado estrelado de nome Rui,tem o mesmo valor de uma nota de 3 reais.Parecem o Viagra Paraguaio que se comercializam na Feira de São Joaquim.O preço é ao gosto do freguês.

        1. Sem querer querendo,persegui

          Sem querer querendo,persegui o meu objetivo e finalmente respiro aliviado.Desmoralizei o “compadrio”(data venia Ministro Barroso) das estrelas daqui.Agradeço penhoradamente o cadastrado nem tão estrelado assim de nome Rui(“não sou do tipo que faz um comentario e da-se ao luxo de colocar até 100 estrelas debaixo dele,tira e bota,bota e tira),que deu o tiro de misericordia.Deem-se à vontade,e atendendo um conselho do cadastrado de nome Fernando,ignore-as,faça de conta que não existem.Sugestão aceita com as mãos sobre a Biblia.

    2. Eu não devia mas vou lhe

      Eu não devia mas vou lhe ajudar.Veja o que diz o insuspeito o professor de Ética e Filosoafia da UNICAMP Roberto Romano,conservador que só ele:”Tirar Lullla da disputa em 2018,é colocar o fosforo muito perto do barril de pólvora.”Bem,a senhora faz ideia se o prenderem?Não devia,mas vou lhe ajudar de novo ou novamente.A senhora pode enxergar um deposito de combustivel,onde estão armazenados 10 milhões de litros de gasolina de avião,e um engraçadinho jogar lá dentro a Tocha Olimpica do Dr.Nuzman.Pois é,araruta tem seu dia de mingau,reza a lenda.Essas aulas que dou por aqui,não cobro nadica de nada.Nem estrelas.

  10. A culpa pela corrupção é de Deus !!

    Foi ele  que orientou seus filhos  aqui na  terra, a  escrever que, se  errares (roubares), basta fazer ” uma delação premiada ” direto com ele  e  tudo estará  resolvido !  Seu acesso ao paraíso, estará  garantido  !!  ( nem que  seja  à  estação do metrô paulista ) !!

  11. Fornazieri falando de religião…

    … lembra Bolsonaro discorrendo sobre o tripé econômico. Pouco acrescentam.

    Jesus, São Pedro e São Paulo foram assassinados pelo Império Romano justamente porque mantiverem suas espinhas eretas, em defesa de suas convicções pacifistas. O sacrifício ou renúncia por amor é a essência e a força do Cristianismo.

    Cristão que pega em armas, que faz opção preferencial pelos mais ricos, que disputa o poder do mundo, que queima bruxas, que persegue filósofos, que é violentamente reacionário, moralista e homofóbico e que não acredita em Deus chama-se Bancada da Bíblia.

    Há uma diferença entre violência revolucionária e violência fascista. A primeira acontece quando “o baixo da sociedade diz “não” para o alto e não reconhece a legitimidade do alto da sociedade”, segundo M. Chauí (https://goo.gl/vx7Z9T). “Se não há organização da classe revolucionária, se não há definição de lideranças, metas e alvos, você tem a violência fascista! Porque a forma fascista é a da eliminação do outro. A violência revolucionária não é isso. Ela leva à guerra civil, à destruição física do outro, mas ela não está lá para fazer isso. Ela está lá para produzir a destruição das formas existentes da propriedade e do poder e criar uma sociedade nova”, conclui.

    A sociedade brasileira é conservadora pacífica e resiliente. Não reconheço os traços de covardia que o professor Fornazieri menciona. Nem reconheço que o país está à beira de uma revolução popular legítima e organizada, embora os crimes e desmandos da atual elite executiva e judiciária.

    Lula só conseguiu ser eleito presidente quando se mostrou conciliador. Essa é a sua verdadeira face e essa é a sua aposta. Nunca foi um revolucionário e nunca foi de esquerda, segundo suas próprias palavras, em entrevista a Mino Carta. Deve saber o que está fazendo agora ao pisar o barro ao lado do povo nas caravanas.
     

  12. Advertência de Nietzsche aos cristãos :
    “O amor nasceu do ódio!”, a resignação e submissão de Cristo surge da sua impotência e fraqueza. Mas, sob o ódio, ferve o rancor e a mágoa, pois somente quem matou seu amor-próprio oferece a outra face!

  13. Pecai e sereis perdoados, por Aldo Fornazieri

    se toparmos com um golpista como Waack na linha de tiro, ele terá que tombar. sabemos muito bem que não se trata de nosso inimigo principal. mas ainda assim, ele terá que tombar. não temos misericórdia.

    se algum golpista for capturado vivo. terá tratamento digno. mas ainda assim, receberá uma marca. para que não se esqueça que não esquecemos.

    “Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada. Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa.” 

    São Mateus, 10:34,36

    “O caminho do homem justo é cercado por todos os lados pela iniquidade dos egoístas e pela tirania dos homens maus. Abençoado seja aquele que, em nome da boa vontade e da solidariedade, conduz os fracos através do vale das trevas, pois ele encontrará as ovelhas desgarradas e se tornará verdadeiramente o guardião de seus irmãos. Agirei com grande vingança e raiva contra aqueles que tentarem envenenar e destruir meus irmãos. E eles saberão que eu sou o Senhor quando minha fúria se abater sobre eles”

    Ezequiel 25:17, Pulp Ficction

    .

      1. Pecai e sereis perdoados, por Aldo Fornazieri

        estou me preparando para o banho. deixando secar um pouco o suor. sem camisa na frente do notebook. todo sujo de terra. com o cabelo cheio de esterco. depois de ter trabalhado na terra plantando o que como, desde as 7:15h. e vem um velho ranzinza e doente, sequelado, puxa-saco do Lulismo, cheio de dor no corpo, preguiçoso, acomodado, com problemas na vesícula, me encher o saco dizendo que eu não trabalho…

        e se não trabalhasse? que tipo de conversa é esta? é gente como vc que desonrou a Esquerda. vá perdoar golpista e lamber a sola dos sapatos do Lula.

        até que o último pelego morra enforcado nas tripas do última stalinista.

        não esquecemos. não temos misericórdia.

        .

        1. Não sou velho,tampouco

          Não sou velho,tampouco pelego,sindicatamente falando pertenço a categoria patronal.Tome seu banho,esfrie a cabeça,relaxe,retome o controle e volte para conversar comigo civilizadamente.Não entre na onda dos argonautas daqui,eles morrem de inveja de mim.Se acalme.Sambarilove.

        2. Pensando mal arkx,seu
          Pensando mal arkx,seu comentario e preconceituoso quando me agride utilizando-se de “velho ranzinza doente e cousas depreceativas”Nao vou levar em consideracao visto que,voce ta nervoso.Se for o caso Urariano Mota,Vovo Luciano Hortelio e Andre Araujo deviam lhe chamar “as falas”.Voce desrespeitou os idosos e por muito menos disso William Traack levou varios pontapes no traseiro.Cuidado,do outro lado da linha sempre pode ter um advogado defensor dos direitos humanos.

    1. arkx,com todo respeito.Se

      arkx,com todo respeito.Se você eu fosse,aproveitaria as horas vagas quando você não está adubando e praticaria incessantemente tiro ao Traack.Em condições atuais,corto meu pescoço se você sacaria a .40 primeiro do que ele.Perguntem aos argonautas daqui se tenho razão.

      1. Pecai e sereis perdoados, por Aldo Fornazieri

        -> sindicatamente falando pertenço a categoria patronal.

        se explicou. é patrão! por isto a fixação no trabalho alheio.

        -> esfrie a cabeça

        tou de cabeça quente não, Juninho. vc entrou na linha de tiro por livre e espontânea vontade. desta vez foi salva de advertência. da próxima corre sério risco de ficar no fogo cruzado, e alguma bala perdida acabar lhe queimando o crânio…

        -> eles morrem de inveja de mim.

        -> aproveitaria as horas vagas quando você não está adubando e praticaria incessantemente tiro ao Traack

        seu personagem é um bom personagem. sobretudo pela presunção. peca pelo patrulhamento. se quiser sacanear, faz parte do jogo. desde que com o devido estilo. mas a vida privada de quem quer que seja não é assunto seu.

        -> Sambarilove.

        esta conversa não leva a nada. até mesmo pq não quero desperdiçar munição contigo, qdo há muitos golpistas se oferecendo prá terem suas cabeças esquentadas.

        -> Cabeça vazia é hospedagem de Satanás

        ‘Summoning the Demon,’ ‘Tower of Babel’: Debate Over AI God Heating Up

        .

  14. erros múltiplos sobre a bíblia e história cristã

    O Deus do Antigo Testamento é um Deus vingativo – O Deus ado antigo testamento é o mesmo do Novo. O do antigo testamento perdoa os judeus inúmeras vezes. mas,geralmente as pessoas ficam ligadas nas ameças e acastigos apenas. Por outro lado, no Novo Testamento Jesus fala que o Templo seria destruido, Jerusalém destruida, que os maus seriam catigados, e nem por isso ningué diz que Jesus era vingativo. na verdade não e vingança: é justiça, quem errou deve pagar pelo erro.

    “São Paulo, que sacramenta um desvirtuamento do que Jesus de Nazaré pregou e fez, é uma ética da submissão, da resignação e da covardia.” – Jesus pregou a obediência ao  estado e poder temporal “dai a césar o que é de Cesar”. Paulo apenas repetiu oq ue Jesus explicou. Mas Jesus e Paulo não ensinaram covardia. Submissão e resignação sim, pois a verdadeira vida é a além morte, e  a vida que importa é com Deus. Este é um mundo de xpiação e tentação. portanto, de fato, naõ valeria a pena ficarmos almejando grandes coisas aqui. Deveriamos sim sermos desapegados.

    “São Paulo foi mestre em enfraquecer as virtudes combativas dos cristãos primitivos, tornando-os dóceis e submissos, para que pudessem ser aceitos e assimilados pelo Império.” – Os primeiros cristãos eram dóceis e submissos. Todos apóstolos foram assassinados sem opor resitencia violenta. Quando Pedro tentou defender Jesus com uma espada foi repreendido. Jesus foi morto sem opor resistencia.

    “O resultado não foi a salvação e a glória de Jerusalém, mas suas destruição pelo general Tito” – O erro mais absurdo, e nem é erro de interpretação bíblica mas sim arqueológica e histórica. Jerusalém era uma cidade de maioria esmagadora judia, os cristãos tinham pouca ou nenhuma influencia em suas decisões e queda perante Roma. Pior: o que levou a destruiçãod e Roma foi justamente o fato dos judeus, ao contrário dos crstãso, srem extremamente belicosos e partirem pra tres guerras suicidas contra os opressores romanos. Seguissem o exemplo de resignação cristã, e a judeia não teria sido extinta.

     

    “Como bem disse Maquiavel, o cristianismo entregou o mundo na mão dos malvados.” – Concordo plenamente: o mundo vivia sog governos honestos, pacifistas e de governantes desprendidos que só queriam saber do bem comum de todo povo a´te então, não é mesmo?

    Parei deposi desta. Minha cota diária de bobagens está ultrapassada. è difícil quando um esquerdista raivoso resolve atacar o presidente que mais fez pelo povo pobre, o partido que masi fez pelo povo pobre, e  a religião que ensonou que todos são filhso de Deus e que deveiamso amar o proximo como a n´so mesmos. E depois dizem que só a Direita carrega ódio…

  15. Acho que o Fornazieri está

    Acho que o Fornazieri está obcecado com o fato do Lula ter falado em perdão em um dos seus comícios. Agora, de fato, a tendência do Lula e do PT não é a do confronto. Surgiu assim na década 80, depois do trágico fracasso da luta armada.

    A opção de chegar ao poder via democracia institucional nasceu ao mesmo tempo que o próprio partido. O professor sabe disso, porque estava lá. 

    Claro que a democracia institucional foi esculachada com o golpe. Só que o PT vai necesseriamente lutar dentro do que ainda restou de democracia. É se sua natureza. Talvez tenha que relativizar e aprender um pouco mais sobre confrontos. Mas não é assim, da noite para o dia.

    Por isso, esse nervosismo do professor é inútil. Útil é a esquerda não PT buscar uma estratégia que viabilize o enfrentamento, como alternativa à concilliação petista. Sem porra louquice. Porque senão serão meia dúzia de corajosos a tomar bala de boracha na cara.

  16. O PODER REVOLUCIONÁRIO DA FRAQUEZA

    O PODER REVOLUCIONÁRIO DA FRAQUEZA

    Considero as análises da Aldo Fornazieri muito precisas e informativas. A forma como analisa as questões políticas no Brasil, especialmente o processo de Golpe Parlamentar de 2016 conduzem a reflexões importante para o campo da esquerda, para uma análise de conjuntura elucidativa dos dias atuais. Entendo que este texto (“pecai e sereis perdoados”) procura aprofundar a reflexão de Aldo de que os golpistas não podem ser perdoados da forma como está sendo proposto, numa evidente crítica ao hegemonismo torto praticado pelo PT e pelo ex-presidente Lula. Perdoar os golpistas não parece ser uma expressão, do ponto de vista político, correta para justificar alianças com setores de partidos e da sociedade que apoiaram o golpe contra Dilma. Neste sentido, a ideia de perdão que Aldo contrapõe à visão simplória que o PT lança mão para conduzir alianças eleitorais com o PMDB, por exemplo, é a da pensadora Hannah Arendt. O perdão no entender de Arendt tem a ver com o pedir perdão, em primeiro lugar. O dar o perdão é oferecer a possibilidade de um novo começo. Isso não significa abrir mão da memória, das situações concretas onde o mal foi praticado. A memória existe para que nunca se esqueça o horror e os crimes cometidos.

    Dito isso, a linha de raciocínio de Aldo no texto sobre perdão aos golpistas é precisa: “Reeditar a velha conciliação, pura e simples, significa reeditar uma experiência que não deu certo e que custou muito à democracia, ao povo, aos pobres e aos trabalhadores. Lula e o PT precisam abrir mão de seu hegemonismo, construindo de forma colaborativa, um novo processo com os progressistas e com as esquerdas. Se não for assim, Lula e o PT correm o risco de agregar pouco no seu flanco direito e de perder muito no seu flanco esquerdo”.

    Do ponto de vista da análise política o texto de Aldo afirma a necessária reformulação da compreensão de hegemonia em setores do PT. Contudo, a presente reflexão de Aldo, que procura encontrar as raízes religiosas, cristãs, desta visão equivocada de perdão, traz uma série de incompreensões e de imprecisões conceituais a respeito do tema na tradição cristã. E isso deixa a crítica a meio caminho, sendo preciso encontrar novos trajetos políticos para a esquerda no Brasil. A comparação da ética do Antigo e do Novo Testamento como sendo opostas, no sentido de que no AT há um Deus vingativo pronto a defender seu povo, enquanto a compreensão de ética no NT, em Paulo, é a de uma ética da subserviência revela desconhecimento sobre o pensamento cristão. Diríamos em teologia. E é preciso dizer que o texto de Aldo deixa bem evidente que a teologia é um campo do conhecimento fundamental para compreendermos a sociedade, desde que haja rigor conceitual.

    Nesta direção, o PT é fruto histórico da Teologia da Libertação, de movimentos de comunidades de base da Igreja Católica. E também, em certa medida, de igrejas tradicionais protestantes com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, entre outras. Por aí já se percebe que as críticas de Aldo são incorretas, pois justamente no seio de comunidades cristãs nasceram os pensamentos e os movimentos políticos que contestaram as políticas autoritárias do Brasil. O MST, por exemplo, é um movimento fundamentalmente nascido nas comunidades católicas. Com isso, relação entre subserviência cristã ao autoritarismo não parece ser a única forma de viver a ética cristã.

    Isso revela que o cristianismo é composto por uma diversidade de tradições teológicas, e tem conotações ambíguas e polivalentes em todos os momentos históricos. O mesmo vale para a Bíblia, que é composta por um compêndio de textos, de excertos de textos e de tradições orais de mais de um milênio. Portanto, há sempre uma disputa ideológica, religiosa, na forma de se praticar e de se compreender a religiosidade no cotidiano das comunidades judaicas ou cristãs, por exemplo. A interpretação do texto sagrado, por sua vez, é sempre uma disputa por sentidos, como afirma o hermeneuta Paul Ricouer.

    Dito isso, Aldo acerta ao dizer que no Novo Testamento o apóstolo Paulo produz a compreensão de ética teológica que vai se hegemonizar no pensamento cristão posterior. Isso não significa dizer que não haja disputas, como a de Paulo com o apóstolo Pedro, revelada em diversas passagens no NT (Gl 2.11-16; At 15, 1 Co 11). A grande questão é que o centro do pensamento paulino não é a subserviência pura e simples como princípio ético da crença no Cristo. Ao contrário, o elemento fundamental de Paulo é que Cristo representa a encarnação de um Deus que optou em ser fraco, e com isso optou preferencialmente pelos oprimidos. Deus se encarnou (Jo 1). Ao se encarnar, nascer humano, necessitar de cuidados como toda pessoa, Deus abdicou de seus poderes em favor dos mais fracos, dos pecadores. Isso fica evidente na vida de Jesus e nos seus ensinamentos: “não vim para os sãos, mas para os doentes, pecadores” (Mc 2). E ainda, bem-aventurados os pobres porque deles é o reino dos céus” (Mt. 5). E ao fim, Cristo, o filho de Deus, morreu perseguido por pregar contra o império (daí a Cesar o que é de César) da forma mais vil da época: crucificado. A cruz simboliza a total fraqueza de Deus.

    Baseado na compreensão de que Cristo representa o autoesvasiamento de Deus, a kénosis, Paulo elabora sua ética (Fp 2). A carta aos Filipenses expressa justamente o movimento anti-imperialista e subversivo da teologia paulina, na medida em que Paulo anima a comunidade de Filipenses após as suas prisões. Isso mesmo, Paulo foi preso por pregar a fé cristã! Preso com a acusação de incitar o povo com falsas interpretações da Lei judaica e por contrariar os costumes romanos como o da adivinhação, que dava lucro aos senhores da época (At 16.20-21s; Atos 21.28ss).

    O elemento central da teologia Paulina é, portanto, que Deus opta preferencialmente pelos mais pobres, pelos que sofrem. A eles se dirige a mensagem do Reino de Deus. As comunidades cristãs primitivas são formadas por gente excluída do Império Romano. O fato de o cristianismo ser a religião oficial do Império Romano só acontece no século IV d.C., num momento histórico de avançada institucionalização do cristianismo. Contudo, jamais se pode falar sobre uma única Ética Cristã. Movimentos libertários na história do cristianismo são muitos, escondidos pela oficialidade do regime de cristandade.

    O peso da compreensão da ética paulina pesa justamente na compreensão de que os fracos exercem seu poder na fraqueza. E Deus se encarna nessa fraqueza. A contestação do poder autoritário está na organização da comunidade por meio da solidariedade e pela luta pelo bem comum. Esta visão se aproxima muito da compreensão do “comunismo”. Com isso, o momento histórico atual exige a consolidação de uma frente ampla que entenda a necessidade reverter o poder autoritário instalado no Brasil, que faz uma transferência de renda ao contrário: dos pobres para os ricos. A união dessas forças passa por aproximação de diversos setores do país, não apenas a partidos políticos. O que deve nos “comungar” neste momento é a busca de um senso de igualdade e de solidariedade com os mais fracos, mais pobres, com os oprimidos. Fundamental é tornar esta compreensão hegemônica, para que as políticas progressistas de inclusão social, de desenvolvimento social e de igualdade de direitos voltem a ser políticas púbicas centrais.

    Nesta direção, a incorporação de candidaturas como a de Manuela Dávila pelo PCdoB, representam a busca por ampliar politicamente a defesa dos princípios de comunhão e de solidariedade à luta do povo brasileiro. Com isso, a hegemonização deste discurso e não apenas de um partido político, mas dos princípios e valores pregados pela esquerda e por setores das denominações cristãs que interpretam a ética cristão como a subversão da pregação do Cristo que venceu a cruz.

    Willian Kaizer de Oliveira

    Doutor em teologia  

  17. Baixou o Santo no pessoal.

    É extremamente engraçado quando pessoas ateias, agnósticas ou apateistas começam a discutir um assunto baseado citações de trexos de escritos religiosos para justificar dentro desses textos problemas seculares.

    Temos simplesmente levar em conta que a religião tanto para o homem primitivo como para o homem moderno e principalmente no Brasil, é como um buffet de restaurante, que cada um pega o que quer! Que muitas vezes, para preservação dos fiéis muitas religiões e seitas desestimulam ou proíbem que seus fiéis olhem o cardápio completo.

    Há milhares de anos que vários filósofos e mesmo religiosos tem sustentado a ideia que “o homem construiu deus conforme a sua imagem”, e mesmo podemos dizer que o cristianismo foi o ápice desta construção com a trindade, onde a figura de um deus invisível se funde com um deus que assume a figura humana em Cristo.

    Se não recuperarmos esta visão mais geral não podemos compreender nada e procurar nos livros santos as respostas é simplesmente ir numa direção que não se encontrará nada, pois não só os textos mudam de seita a seita como a interpretação muito mais ainda.

    A religião católica selecionou dentro dos diversos evangelhos existentes no cristianismo primitivo os que fechavam um corpo de doutrina que satisfazia as necessidades das pessoas da época, porém como isto foi pouco para que ela se conservasse pelo tempo que se conservou, ela simplesmente colocam as publicações papais quase o mesmo nível dos livros ditos santos, isto é feito para poder “atualizar” a religião conforme os anseios dos clérigos.

    Com a reforma surge outra forma de satisfazer os fiéis com que eles necessitam, ou mesmo com o que os reis e príncipes necessitavam. A burguesia que surgia necessitava de uma nova leitura religiosa, logo as teses de Lutero cumpriram em parte este objetivo, porém como o objetivo não é o mesmo para cada povo ou governante, assim poucos antes de Lutero, e muitos após, fazem cada um à sua leitura dos livros santos.

    A grande diferença entre as religiões monoteístas simplesmente está na sua capacidade de adaptação destas à situação. Enquanto a católica necessita que os sucessivos papas reescrevam um pouco a forma de enxergar a religião, os protestantes simplesmente criam novas religiões numa eterna adaptação ao “mercado religioso”. No Brasil por exemplo as religiões neopentecostais que tem a teologia da prosperidade como base, crescem a medida que a população vai conseguindo mais protagonismo na sociedade, porém elas num momento de crise econômica e política, como a atual, podem e estão perdendo fiéis para outros cultos e outras denominações.

    A única utilidade do conhecimento das religiões para ateus, agnósticos e apateistas é na compreensão da utilitarismo de cada religião e o uso das mesmas para fins políticos, pois discutir e citar pequenos textos religiosos é algo verdadeiramente patético.

  18. Um aliado

    “Nós, brasileiros, precisamos de libertação. Nós precisamos nos livrar dos coronéis. Nós precisamos nos livrar da injustiça. Nós, brasileiros, precisamos nos livrar dessa miséria…Nós precisamos nos livrar da corrupção…Nós, brasileiros, precisamos parar de achar graça na miséria, de achar graça nos coronéis…Eles não podem!”

    [video:https://youtu.be/1cJevyDLkvE%5D

  19. Alianças

     Essa possível aliança com setores do PMDB ( Requião concordo com uma aliança com ele.). Agora me parece que existiu um meio golpe que começa em 2016 e termina com a saída de Dilma em 2017 e agora o ano que vem tem eleição e ai termina de vez a história de golpe do ponto de vista do discurso da esquerda e do PT. Pois, em 2016 se tiver aliança com gato e cachorro o discurso de que houve um golpe acaba e a gente sai tudo desmoralizado e se não ganhar a eleição ai a gente se enterra de vez.

  20. Bom artigo com o adendo que a

    Bom artigo com o adendo que a Igreja Católica da Teologia da Libertação manda ir pra luta. E que o Papa Francisco tem tido posicionamentos libertários. Agora os pentecostais e neo pentecostais são a escória atual do cristianismo.

  21. Pecai e sereis perdoados, por Aldo Fornazieri

    afinal, quem são os golpistas que Lula está perdoando? e agora também Dilma reforça a necessidade de perdoar?

    quem deu o golpe não foi a manada de patos amarelos. tampouco o PSDB e o PMDB, estes apenas seus operadores políticos. nem mesmo a Republiqueta de Curitiba, estes seus operadores jurídicos. também não foi a Globo, esta sua principal agência de psi-op.

    o golpe foi dados pelos grandes empresários brasileiros, associados aos mega interesses trans nacionais.

    Guinle, Simonsen, Klabin, Lafer, Gerdau, Bouças, Marinhos, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Mendes Júnior, Odebrecht, Moreira Salles, Setúbal, Villela, Sarney, Lemann, Armínio Fraga, Goldfajn, Safra, Steinbruch, Henrique Meirelles…

    são a eles que devemos conceder nosso perdão para continuarem nos golpeando mais uma vez? e de novo. e novamente. e outra vez.

    p.s.: enquanto isto em Hollywood avança o fator Waack.

    vídeo: Demi Moore Passionately Kissing Boy (Full Video)

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=pjl8pK7x24w%5D

    .

    .

  22. POR TRÀS DA

    POR TRÀS DA GLOBOSFERA.Começei a blogar há uns 8,7 anos atras aqui mesmo no Blog do Nassif.Nada GGN,acho que nem minha querida Dona Lourdes estava por aqui.Começo dificil para dedeo.Eu achando-me o Rei da Cocada Preta Baiana querendo impor minha vontade a ferro e fogo.Luis Nassif,a quem devo à condição de torna-me um dos expoentes da blogosfera desvairada,queiram ou não os argonautas daqui,foi quem me deu regua,compasso e cascudo.Jamais esquecerei a deferência que me teve e tem,além da permissão que concedeu-me para homenagear o maior ser humano que meus olhos pousaram:O Papai.Textos de 100 linhas Luis me permitiu postar.Ele pode fazer um livro sobre os meus textos se quiser,dada a enorme quantidade de comentarios/artigos/textos/o escambau que produzi.Dito isso,deixemos os entretantos,vamos aos finalmente.O tempo esquentou aqui,e fui dá um tempo no Balaio do Kotscho.Fui recebido com tapete vermelho,vamos combinar.Bom salientar que lá não tinha mais do que 30 participantes,a maioria tucanos sentando a ripa na Presidenta Dilma.Apesar de achar que,politicamente ela não fala coisa com coisa,tomei a dores,e comecei a marcar posição.Escrever é meu ponto forte,vocês sabem disso.Ricardo ascendia uma vela para Deus,outra pro diabo,além de ter preferencias de fazer corar frades de ferro-gusa.Achava ou acha o ex goleiro são paulino como ele,Rogerio Ceni,o supra sumo do profissionalismo,da competencia e um exemplo a ser seguido.Na minha avaliação Rogerio Ceni era o maior alcaguete e bate pau no meio dos jogadores.Entegava todo mundo à diretoria do Clube.Fascista de marca maior.Começaram minhas dessavenças com ele.Fazia meus comentarios,lá vinha Ricardo com o blá blá blá modorrento dele,na maioria das vezes pra me sacanear.Mais ou menos como aqui,por obvio,sem Nassif no meio.Ouvi em uma Radio daqui da Boa Terra,Alexandre Garcia sentando a mamona na Presidenta Dilma,e entregar:”Até meu grande amigo Ricardo Kotscho,perdeu a paciencia com ela”,deblaterou Garcia.Fiz um comentário fazendo ver a ele que deveria escolher melhor suas amizades,e larguei brasa,a La Geraldo Bretas que povoou minha infancia.Pra que?O bicho nem me respondeu pelo Blog.Utilizou-se do meu email,armou-se com um porrete pré-historico cravejado de chuliadeiras e me disse um monte de desaforos.Respondi por email e pelo Blog,no mesmo tom mas mantendo a civilidade.Vida que segue.Lá um dia,a gota d’agua.Ricardo fez um comentario kilometrico sobre o Show anual que Roberto Carlos faz todo ano para a TV Globo.Escreveu que ele e a senhora dele,foram ao delirio,ao encantamento e as lagrimas com  Roberto Carlos.Foi demais pra mim,perdi a paciencia.Escrivi um comentario embaixo do dele,afirmando peremptoriamente que Roberto Carlos cheirava a naftalina,um pateta que alienou uma grande parte da juventude brasileira.O bicho pegou ar,perdeu completamente o controle.Armou-se não só do porrete cravejado de chuliadeiras,mais duas . 40,um carabina,um punhal,um facão de 20 polegadas,e mandou que eu fosse a PQP.Era obvio ululante,que Ricardo perdeu o controle simplesmente por que notou claramente,junto com os minguados participantes do Balaio,que eu escrevo anos luz melhor que ele.Ademais,Ricardo já tinha sido consumido pelas labaredas da fogueira Santa de Israel.E eu fui.Sabem como é né,o bom filho a casa torna.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador