Porque não houve uma Lava Jato para FHC

Existem dois FHC. Um que fala para os iletrados – classe média, empresários pouco politizados, leitores da mídia – e outro que ambiciona falar para os historiadores.

 

O primeiro se vale de um moralismo rasteiro, primário e de uma falsa indignação. O segundo tenta se mostrar o homem de Estado, frio e calculista, dominando as regras da real politik.

 

Pelos trechos até agora divulgados, as memórias de governo de Fernando Henrique Cardoso – frutos de gravações que fez durante sua gestão – visam a história. Dê-se o devido desconto para algumas passagens repletas de indagações hamletianas sobre dar e receber. Essas cenas FHC provavelmente gravou olhando-se no espelho e fazendo pose. Nas demais, emerge o político esperto, o homem de Estado cujo maior papel foi ter garantido a governabilidade para que seus economistas implantassem o modelo neoliberal.

 

Acomodado, pouco ambicioso na implantação de políticas de corte, com baixíssima capacidade de entender os fenômenos do desenvolvimento ou da massificação das políticas sociais, FHC cumpriu competentemente o papel que lhe caiu no colo, de viabilização política de um modelo neoliberal de economia.

 

Ele admite, então, que em 1996 foi alertado por Benjamin Steinbruch, dono da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) sobre a corrupção na Petrobras, então presidida pelo notório Joel Rennó. Havia a necessidade de intervenção na empresa mas, apesar da gravidade dos fatos, ele nada fez. Segundo ele, não queria mexer no vespeiro antes da aprovação da lei do petróleo.

Leia também:  A eugenia tupiniquim e a “carta branca” de Oswaldo Cruz, por Carlos Russo Jr.

 

Em relação ao presidencialismo de coalizão, tem a honestidade de admitir que, sem as concessões, não se governa.

É curioso analisar o discurso atual de FHC, enfático contra o loteamento político, e suas alegações na época, enfáticas na defesa do loteamento político.

 

“A responsabilidade é minha, a decisão é minha, mas não vou fazer um ministério sem levar em consideração a realidade política. Com a experiência dos últimos anos sei que, se não existe base de apoio político, é muito difícil o governo fazer as modificações de que o Brasil necessita”.

 

“Não estou loteando nada. Estou simplesmente fazendo o que disse que faria: buscaria o apoio dos partidos políticos, das forças políticas da sociedade, e o faria para poder governar tendo em vista a competência técnica”, relatou.

 

É o mesmo presidente que loteou a Petrobras para o grupo de Joel Rennó e admitiu que nada faria para mudar a situação.

É igualmente curiosa sua indignação contra uma CPI dos Bancos, preparada por José Sarney e Jader Barbalho para investigar as jogadas com o Econômico e o Nacional. Taxou a CPI de “falta de juízo absoluto (…) Foi uma manobra para abalar meu poder, para me limitar politicamente, me atingir indiretamente”.

 

É retrato de outros tempos, a maneira como enfrentou as denúncias da Pasta Rosa – com documentos comprovando o financiamento de campanha de vários políticos pelo Banco Econômico. A Polícia Federal intimou o presidente da Câmara, Luiz Eduardo , filho do senador Antônio Carlos Magalhaes. A reação de FHC foi imediata: “A Polícia Federal foi além dos limites desse tipo de mesquinharia (…) Em todo caso, o procurador Brindeiro colocou um ponto final nisso”.

 

Leia também:  Deltan tira ação da cartola para atenuar impacto de sua fundação, por Márcio Chaer

Por tudo isso, não se tenha dúvida que, em um ponto ele foi nitidamente superior a Lula: na capacidade de entender o jogo dos demais poderes de Estado – Polícia Federal, Ministério Público, Justiça – e saber conservá-los sob redea curta.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

112 comentários

  1. Bravo Nassif, talvez o

    Bravo Nassif, talvez o espírito da ópera seja mesmo esse seu último parágrafo, que achei magistral por resumir perfeitamente as coisas:

    “Por tudo isso, não se tenha dúvida que, em um ponto ele [Fernando Henrique] foi nitidamente superior a Lula: na capacidade de entender o jogo dos demais poderes de Estado – Polícia Federal, Ministério Público, Justiça – e saber conservá-los sob redea curta.”

    É isso aí.

  2.  
    Olá Nassif,
     
    Antes de mais

     

    Olá Nassif,

     

    Antes de mais nada gostaria de te agradecer pois sou leitor assíduo de seus textos há algum tempo. Senti falta neste das fontes dessas falas citadas. 

     

    Um abraço.

  3. Real Politik de FHC. Lula e

    Real Politik de FHC. Lula e Dilma pensam que governam a suécia. Mas lá não tem os bárbaros e os celerados que temos aqui na política e incrustrados na justiça, ministério público e tcu: são os taradinhos por poder e fama. Para tê-los, tocam fogo em Roma.

  4. Diário da Vaidade e da Cara de Pau

    A revista Piauí de outubro, edição 109, adianta alguns trechos de 1995/1996 do diário do FHC, registradas em gravador entre 1995/2002. Página 31:

    25 DE ABRIL (1996), MEIA-NOITE – “… Enfim, começo a sentir o travo amargo do poder, no seu aspecto mais podre de toma lá, dá cá, porque é isto: se eu não der algum ministério , o PPB não vota; se eu não puser o Luiz Carlos Santos, o PMDB não cimenta, e muitas vezes – o que Dorothea diz tem razão – fazemos tudo isso e eles não entregam o que prometeram.”

     

  5. Off course!
     
    Ele tinha a

    Off course!

     

    Ele tinha a mídia, economistas iniciantes e idealistas ludibriados  (muitos do mundo jornalistico), ele tinha o JN, ele tinha classe média, ele tinha um simulacro de alternativas, todas ali, de mão beijada.

     

    Acho, desconfio, acredito, que não se faz história em condições ideais – como as que ele teve. Escreverá mil livros, dará milhares de entrevistas para o centro sul, mas jamais entrará para a história dos homens, se muito dos farsantes.

    Inté!

     

  6. A historia do Brasil que os bebes nao sabem e os imbecis apagam

        Nos brasileiros , de medico e louco temos um pouco, e agora de treze anos pra ca, analistas politico-economico, historiadores e comentaristas e cientistas politicos, que so conhecem a nossa historia de treze anos pra ca.  Semelhante ao apagao eletrico no governo FHC,  para alguns brasileiros so existe a historia do Brasil de treze anos pra ca. Muito boa materia , NASSIF.

  7. Quem mudou ?
    Nassif, resumindo hoje não existe mais diferença entre PT e PSDB , mas não é que o PSDB e FHC são disimulados. A questão é que o PT aceitou o jogo imposto pela elite, aceitou desde e nunca mais fez nada pra mudar, pelo contrário se aprofundou nesse jogo sujo.
    O PT sabia onde estava entrado quando aceitou o governança de coalizao, não pode alegar surpresa, injustiça. O PT jogou fora todo capital politico, a aliança com o povo, preferiu o caminho mais facil, deu no que deu.

    • Mais um…

      Fico bastente esperançoso que mais pessoas consigam entender o valor dos fatos como o Jackson, porque o Nassif só sabe falar do que já aconteceu sem comentar o que o PT está fazendo.

      Que o FHC errou, todos sabemos. Entretanto o Nassif nunca analisa do ponto de vista de que o PT entrou com a bandeira da moralização do país, e o que estamos vendo é que foi muito pior que seus antecessores.

      Como uma “rapariga”, se vendeu para todos os politicos da velha guarda como o Sarney, se vendeu para os corruptos como o Maluf e agora mais uma vez confirmado o Collor, e ainda criou mais 30.000 vagas para os “cumpanheros”.

      PSDB e FHC vem cada dia mais se tornando uma decepção para quem neles acreditou, mas o PT se pintou de salvador da pátria para isso que estamos vendo?

  8. câmara federal

    Olá

    NASSIF, 

    gostaria de saber o que os deputados fazem atualmente na câmara federal

    abraços

    fernando

     

  9. Muito bem Nassif

    Muito bem Nassif.

    Você só não foi perfeito por falta de mais escrita! Há muito mais a ser dito. Certamente você e muitos outros brasileiros sérios tem muito mais a dizer sobre esse almofadinha entreguista travestido, agora, de patriota, assassino adjunto de reputações. Basta lembrar quando ele vivia correndo atrás do Lula mendigando um lugar ao seu lado, tentando o “pobre metalúrgico ignorante” com suas ideias burguesas. Esse metalúrgico que conquistou os intelectuais, parte do empresariado, a maioria da nação, enfim as grandes massas simples e sofridas, que mais tarde, a muito contra gosto seu (FHC), faria um governo voltado ao social, aversão de elites. Governo que também comtemplou com generosidade a classe alta. Deu liberdade como nunca houve nesse país a todo judiciário, liberdade que acabou por se voltar contra seu estimulador e incentivador.

    Para o desgosto do almofadinha, metido a intelectual perfumado e sublime, o peão suado, sem instrução, cheirando a povo, mas povo simples, ganhou eleições e fez governos melhores que os seus, o dengoso impoluto pai da matéria, tucano nauseabundo. Tudo o que lançaram de “medo” foi lavado com a esperança e desejo de dias melhores, sem medo de ser feliz.

    Querem ver só um dos medos que lançaram? Vejam quanto estava a nossa dívida externa no início do governo FHC, quanto ele deixou, e o que aconteceu depois com o governo do povo.

    Esse almofadinha sai do nosso país para falar mal daqui! No tempo dele não havia a liberdade que de hoje, inclusive para se acusar a tudo e a todos sem provas e fundamento algum. Hoje juízes viram heróis, paladinos da justiça, salvadores da pátria! Mal sabem os incautos, manipulados pela imprensa mal intencionada, que isso tudo é jogo de cena.

    Querem derrubar o rei… Querem atingir o criador destruindo a criatura… Vão fazer de tudo, como já foi dito por um tucano: “faremos a Dilma sangrar até a morte”; “vamos impedi-la de governar”. Mas jamais destruirão o bem que foi erguido e consolidado com amor e dedicação a nação brasileira, pelo despertador dessa esperança. Mesmo com todo esforço sujo e a qualquer preço para destruir o responsável pela da virada do país para olhar social, esse brasileiro chamado Lula permanecerá com os sensatos e nunca se apagará da memória do povo humilde, esse sim que carrega o país no lombo.

  10. EfeAgáCê entendeu também o

    EfeAgáCê entendeu também o poder da mídia e, com muita grana, soube mante-los com rédea curta, teve até repórter da Globo engatando o golpe da barriga sendo exiliada para a Espanha para não comprometer a reputação do tucano.

  11. sinto vergonha em saber que o

    sinto vergonha em saber que o FHC sabia da corrupção da Petrobras e não fez nada para impedir.

    • FHC e a Lava Jato

      Mas a Presidenta Dilma afirmou que não existe corrução no governo dela.   Acho que o ?FHC  usou do mesmo artificio

      • FHC / Çerra / Globo criaram a

        FHC / Çerra / Globo criaram a PETROBRAX, é o encosto remanescente que tem a PETROBRÁS de hoje.

        Um dos gran.des legados desses lixos tucanos

  12. Lava Jato ali não resolve.
    Lava Jato ali não resolve. Talves com soda caustica, acido sulfúrico, lixa de ferro, agua sanitária, martelo e talhadeira??????

  13. Porque não houve uma Lava Jato para FHC

    Tivesse ocorrido uma operaçao desta magnitude durante seu mandato, com certeza hoje não estariamos vivenciando toda esta vergonha deslavada em nosso pais. A esse senhor FHC atribuo o sofrimento de uma geração que trabalhou uma vida inteira, pagou seus impostos, etc, foram chamados de vagabundos por querer ter seu direito a aposentadoria respeitados, enquanto ele mesmo se aposentada ainda jovem. O que vivemos hoje e o legado de sua irresponsabilidade em não apurar a corrupção na Petrobras que era de seu pleno conhecimento, como diz a propria materia.

     

     

  14. As diferenças.

    FHC pertence à classe social que manda no Brasil desde Tomé de Souza. Tem o mando e o reconhecimento do “direito” ao mando inscrito no nosso DNA social.

    Lula é o bom selvagem. É útil como símbolo e como símbolo deveria servir à burguesia esclarecida. Ousou governar e obteve sucesso. Mas não sabia ainda mandar, nem tem seu direito ao mando reconhecido como válido. Dado, no Brasil, ainda valer o mando por direito divino e hereditário e o poder imanente a Lula ser o democrático.

    Ainda não somos um país democrático, de certo modo, D.Pedro II jamais deixou o Palácio Imperial do nosso imaginário e estamos permanentemente à espera de sua volta travestido do salvador da pátria – somos sebastianista.

    Ocorre que na democracia um homem vale um voto e essa é, por enquanto, a melhor condição de igualdade que conseguimos construir. Diante da urna, todos estamos nus, do instante em que nascemos ao que morremos e por toda a vida imperam as diferenças sociais, exceto no valor do voto secreto e universal. E o povo escolheu Lula, se identificou com Lula e o reelegeu mais três vezes. Mas Lula também é um homem do seu tempo e de seu Lular. Tempo e lugar que levaram Lula, Evo e Obama ao poder, cada um, ao seu modo, simbólico de uma ruptura. Todos enfrentaram resistências que foram vencidas ou contornadas mais pelo que cada um representa do que pelo reconhecimento do direito ao mando que o poder democrático lhes conferiu.

    E, aqui, voltamos a questão do reconhecimento ao direito ao mando. O momento de sucessão. Também é sempre um momento de restituição do status quo. 

    Obama, de um país com suficiente vivência democrática, deixará o poder para quem o povo americano assim o decidir. Não seria impensável que fizesse seu sucessor ou sucessora. E ele será um branco. Obama deixa o poder sem melhorias significativas ao povo preto americano – do qual é icônico, mas sem nenhum trauma ao modelo democrático do seu país.

    Após Evo, que branco poderá ser aceito na Bolívia? Evo caminha para a ditadura. Manter-se-à enquanto tiver bons economicos, mas não fez sucessor. 

    No Brasil, vivemos a crise. Os brancos querem voltar ao poder, mas dependem do povo e o povo não é visto pela classe dominante como branco. Além de que, têm agora Lula como um modelo, alternativo de poder. O povo deixou de ser confiável à burguesia. Daí o momento de crise.

    O Brasil mantendo Dilma caminha para a consolidação do seu processo democrático, condição necessária para evoluir para uma nação desenvolvida, mas sem garantias aos brancos. O Brasil restitui os brancos ao poder através de um golpe e se condena a ser um país periférico.

     

  15. Fosse um Lula afirmar o que

    Fosse um Lula afirmar o que EfeAgáCê afirmou, a mídia hegemônica estaria replicando no Brasil inteiro  o famoso “Lula sabia” muito grave em se tratando de petista em tempos de condenação com base no “domínio dos fato”(sem provas) ou delação caluniosa. FHC confessou um crime que não vai virar processo parido em algum membro do MPF, se não é PT, deixa prá lá…,,., não vem ao caso, dizem..,,..FHC agiu tal qual os goriletes da ditadura militar que, ao confessarem seus crimes na Comissão da Verdade ou para setores da imprensa, o fizeram na maior tranquilidade, afirmaram, sem ao menos ruborizar,  que arrancaram línguas, unhas e outras partes dos presos sob custódia do Estado e, se assim agiram, é pq tinham certeza da impunidade…FHC faz o mesmo, sob a mesma certeza de inimputablidade:  o  “brilhante” Ustra acabou de bater as botas sem que tenha respondido por seus crimes e, como se fosse pouco,  acabou de ser homenageado pelas parasitas do Clube Militar..,…

  16. Na relação mídia e FHC, é

    Na relação mídia e FHC, é incrível que admiradores confessos do príncipe ( gente até do bem como ex-colunista da veja Ricardo Setti ) nunca mencionam que foi esse presidentintelectual que fez a única mudança política de peso desde a redemocratização – a reeleição – mudando a regra do jogo no intervalo do primeiro e do segundo tempo. Imagino se qualquer outro tivesse feito o mesmo, Itamar ou Lula (para um tercerio mandato) seriam chamados de golpistas de última categoria. Mas no caso de FHC, foi a realpoliktic ( no caso, impedir Lula em 98 ). 

  17. Texto e Comentário de

    Texto e Comentário de Fernando J.:

    – “FHC admite, que em 1996 foi alertado por Benjamin Steinbruch, dono da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) sobre a corrupção na Petrobras, então presidida pelo notório Joel Rennó. Havia a necessidade de intervenção na empresa mas, apesar da gravidade dos fatos, ele nada fez. Segundo ele, não queria mexer no vespeiro antes da aprovação da lei do petróleo”

    – “A revista Piauí de outubro, edição 109, adianta alguns trechos de 1995/1996 do diário do FHC, registradas em gravador entre 1995/2002. Página 31:

    25 DE ABRIL (1996), MEIA-NOITE – “… Enfim, começo a sentir o travo amargo do poder, no seu aspecto mais podre de toma lá, dá cá, porque é isto: se eu não der algum ministério , o PPB não vota; se eu não puser o Luiz Carlos Santos, o PMDB não cimenta, e muitas vezes – o que Dorothea diz tem razão – fazemos tudo isso e eles não entregam o que prometeram.”

    E agora flasos moralistas??? e agora moro, mpf e policia federal??? (em minúsculas)

    • Ja pensou O Lula

      Fico imaginando se o Lula terá uma Biografia e se nela ele terá coragem pra contar tudo,desde seus tempos de “Metalúrgico” Lider Sindical, Das Greves que patrocinou e das mentiras cometidas quando de sua candidatura até sua eleição.

      Aguardemos,pois será um “Best Seller” desde que sej a verdade ,porqwue mentiras eu ja cansei.

      Hã pros Ptistas devo dizer que EU,fui um dos que acrediteiquando foi eleito.

        • Eu mudei

          Fui sim eleitor do Lula no seu primeiro mandato.Como todo brasileiro que nunca acreditei no FHC,votei no “Novo”.

          Infelizmente me decepcionei, da mesma forma que como todo brasileiro,acreditava .

          Mas aprendi e vc tb deveria aprender.

          Que o Lula é tão igual ou pior do que FHC.

          Te digo isso pq,Eu acreditei no Lula.Nunca acreditei no FHC.

          E pra seu Governo votei na Marina e depois anulei meu voto.

          Mas que o LULA é um mentiroso lhe asseguro.

          Pergunte a alguem que fzia parte do Sindicato no ABC e vc terá a resposta.

          Abraços 

  18. Comparações com era FHC

    Não entendo o porquê de ptistas e simpatizantes sempre olharem para trás e se comparam com a era FHC. Não diziam que fariam bem melhor? que transformariam esse país? Pois bem, não me parece que foi isso que aconteceu, muito pelo contrário.

    • E não transformou?

      Erik, concordo que o “seu” Brasil, o da classe média-média e média-alta pode não ter mudado tanto, afinal, essas classes sociais já estavam bem, afinal, o governo, quando do advento do Lula, era neoliberal, mas a transformação do Brasil dos pobres e miseráveis mudou radicalmente. Só não vê quem não tem sinceridade para querer ver de forma imparcial. e não vamos nem falar de outras mudanças, como o respeito internacional granjeado pelo País, de, mais ou menos 2004 pra cá.  

  19. Vender

    Essa eraa palavra de ordem, vender!! Ele não se preocupou em por a mão no vespeiro pois estava preparando para vender e se livrar do problema. Para quem queria ser visto como um estadista era preciso trabalhar pelo país e não fazer o que fez. Agora lança um livro de memórias para entrar para a história, a história de um passado que não queremos mais para nosso Brasil.

  20. Nassif

    Senhor Brasileiro Patriota Nassif.

     

    Excelente matéria.

    E não podemos esquecer que também mereceria uma Lava Jato nas Privatizações havidas no período deste cidadão (Telecomunicações, Embraer, etc, etc) Que foram motivios de muitas denuncias, 

     

    Como é duro ser Brasileiro e Patriota vendo que fazem com os nossos impostos.

  21. PRIVATIZAÇÕES

    Excelente matéria.

     

    Porém não nos esquecemos das privatizações que foram noticias (denuncias) em revistas na época.

     

     

  22. FHC revela agora que havia

    FHC revela agora que havia corrupção na Petrobras no seu governo porque não vem ao caso.

    FHC é inacreditável:  condena o atual governo pelos mesmos motivos que justifica o seu e ainda prega o golpe.

    Vai entrar para a história como o presidente que vendeu o país na bacia das almas, locupletando de grana algumas pessoas físicas, além de abafar todas as tentativas de investigação da corrupção no seu governo.

    Sem falar no golpismo e na inveja indisfarçável que sente pelo metalúrgico.

    Desconheço algum político que, no conjunto da obra, mereça o maior título de honoris causa em cara de pau.

    • Disse tudo!

      Perfeito o seu comentário. O Nassif não fez um elogio no último parágrafo e sim usou de sarcasmo. Obviamente, entender isso é para poucos, pois muitos carecem de base educacional suficiente para interpretar um texto.

      Este é o FHC – parece os ex-ministros da fazenda dos anos 80 e 90 (ele foi um deles): Só depois que largam a pasta é que vêm com soluções para os problemas do país.

      Está mais do que na hora desse senhor retirar-se da cena cotidiana brasileira.

  23. Pois é. Por causa desse tipo

    Pois é. Por causa desse tipo de política de toma-lá-dá-cá e outros escândalos superpostos ao longo de 8 anos de PSDB., eu e minha família votamos no Lula em 2002. Deu no que deu. DO PSDB eu não esperava outra coisa, mas ver o PT adotar as mesmas práticas dos antecessores e aparelhar o Estado pra se manter no poder eterno foi um pouco demais. 

  24. Excelente

    Muito bom mostrar o quanto foi desonesto esse FHC. Aguardando o mesmo em relaçao ao mau-caratismo e canalhice de Lula e Dilma. Fico no aguardo.

    • Realmente é muito bom que se

      Realmente é muito bom que se mostre o outro lado de FHC, PSDB e Cia Ltda.

      Vamos esperar agora que você mostre o outro lado de Lula, Dilma, PT e Cia Ltda.

      Não tenho dúvidas que o páreo será duro… mas eu diria até que o segundo time vai ganhar de lavada (en torno de 7 a 1), pois para o partido que falava de peito aberto que era o partido da ética, que não roubava e não deixava roubar, vemos agora que não passava de um verdadeiro ENGODO….

       

  25. FHC

      Não houve uma Lava Jato no governo FHC, porque naquela epoca a Policia Federal praticamente não existia, alguem pode me dizer alguma operação da PF naquela epoca? quando o PT entrou, aparelhou e contratou agentes, deu liberdade (autonomia)de operaçoes a PF, dali a alguns meses começaram as operaçoes e hoje  o que se vê são politicos, desembargadores, juizes etc indo pra cadeia, só que a população, até direcionada pela midia, pensa que o governo é o pior de todos em corrupção devido a tanta gente roubando, mas a realidade é que essa gente roubava desde sempre, alguns desses integrantes do PT sim, não sou ingenuo de dizer o contrario, mas se provarem culpados, estão na cadeia, sem nehum favorecimento do governo.

  26. Corrupção na Petrobras

    Hoje grande parte da população brasileira, os que não “enxergam direito” criticam Lula e Dilma por “deixarem” que se investiguem esta roubalheira na petrobras que vem desde a epoca dos “santinhos do PSDB”. Se na epoca tivesse feito uma investigação dessa, concerteza o brasil hoje seria um pais bem melhor para se viver.

  27. FHC: O demagogo.
    Assim como a maior parte da oposição, FHC não passa de um oportunista que se aproveita de uma crise para aparecer e passar uma impressão daquele que nunca foi: Alguém, de fato preocupado com o povo brasileiro e com o Brasil. FHC = Uma mentira.

  28. Republiqueta ou grande nação

    O elogio a FH no final do texto me remete à pergunta do Barroso: “temos de decidir se queremos ser uma republiqueta das bananas ou uma grande nação”.

    Queremos um país onde o presidente age com autoritarismo e permite um engavetador geral,  uma polícia federal amarrada e a nomeação de Gilmar Mendes ou queremos um país onde o poder do presidente não interfere na procuradoria, na justiça e libera a ação da PF? Para mim a resposta é clara.

    Lamento que para você, Nassif, não seja.

    Eu reescreveria o último parágrafo da seguinte forma:

    Por tudo isso, não se tenha dúvida que, em um ponto Lula foi nitidamente superior a FH: na capacidade de entender a diferença entre ser um estadista ou um oportunista de plantão e não impor limites nos demais poderes de Estado – Polícia Federal, Ministério Público, Justiça.

  29. Republiqueta ou grande nação

    O elogio a FH no final do texto me remete à pergunta do Barroso: “temos de decidir se queremos ser uma republiqueta das bananas ou uma grande nação”.

    Queremos um país onde o presidente age com autoritarismo e permite um engavetador geral,  uma polícia federal amarrada e a nomeação de Gilmar Mendes ou queremos um país onde o poder do presidente não interfere na procuradoria, na justiça e libera a ação da PF? Para mim a resposta é clara.

    Lamento que para você, Nassif, não seja.

    Eu reescreveria o último parágrafo da seguinte forma:

    Por tudo isso, não se tenha dúvida que, em um ponto Lula foi nitidamente superior a FH: na capacidade de entender a diferença entre ser um estadista ou um oportunista de plantão e não impor limites nos demais poderes de Estado – Polícia Federal, Ministério Público, Justiça.

    • Intervenção de Flavio Bercott

      Acho que você não entendeu o último parágrafo… Tanto é que até hoje os nazitucanos e adjacentes comandam Polícia Federal, Ministério Público, Justiça. E mais, a Imprensa. Precisa desenhar?

    • Ironia, meu caro

      Amigo, acho que você não entendeu ao tom nitidamente irônico que Nassif utilizou no parágrafo mencionado.

      Logicamente, o teor do parágrafo foi este, ou seja, FHC foi superior a Lula em, digamos, “malandragem”. Cada um valoriza essa “malandragem” como quiser. Infelizmente, em nossa sociedade, essa falha de conduta ainda é relativamente bem vista.

  30. Muito bem Nassif…

    Muito bem Nassif.

    Você só não foi perfeito por falta de mais escrita! Há muito mais a ser dito. Certamente você e muitos outros brasileiros sérios tem muito mais a dizer sobre esse almofadinha entreguista travestido, agora, de patriota, assassino adjunto de reputações. Basta lembrar quando ele vivia correndo atrás do Lula mendigando um lugar ao seu lado, tentando o “pobre metalúrgico ignorante” com suas ideias burguesas. Esse metalúrgico que conquistou os intelectuais, parte do empresariado, a maioria da nação, enfim as grandes massas simples e sofridas, que mais tarde, a muito contra gosto seu (FHC), faria um governo voltado ao social, aversão de elites. Governo que também comtemplou com generosidade a classe alta. Deu liberdade como nunca houve nesse país a todo judiciário, liberdade que acabou por se voltar contra seu estimulador e incentivador.

    Para o desgosto do almofadinha, metido a intelectual perfumado e sublime, o peão suado, sem instrução, cheirando a povo, mas povo simples, ganhou eleições e fez governos melhores que os seus, o dengoso impoluto pai da matéria, tucano nauseabundo. Tudo o que lançaram de “medo” foi lavado com a esperança e desejo de dias melhores, sem medo de ser feliz.

    Querem ver só um dos medos que lançaram? Vejam quanto estava a nossa dívida externa no início do governo FHC, quanto ele deixou, e o que aconteceu depois com o governo do povo.

    Esse almofadinha sai do nosso país para falar mal daqui! No tempo dele não havia a liberdade que de hoje, inclusive para se acusar a tudo e a todos sem provas e fundamento algum. Hoje juízes viram heróis, paladinos da justiça, salvadores da pátria! Mal sabem os incautos, manipulados pela imprensa mal intencionada, que isso tudo é jogo de cena.

    Querem derrubar o rei… Querem atingir o criador destruindo a criatura… Vão fazer de tudo, como já foi dito por um tucano: “faremos a Dilma sangrar até a morte”; “vamos impedi-la de governar”. Mas jamais destruirão o bem que foi erguido e consolidado com amor e dedicação a nação brasileira, pelo despertador dessa esperança. Mesmo com todo esforço sujo e a qualquer preço para destruir o responsável pela da virada do país para olhar social, esse brasileiro chamado Lula permanecerá com os sensatos e nunca se apagará da memória do povo humilde, esse sim que carrega o país no lombo.

  31. noves fora….

    Coloquei em formula de matemâtica o fhc o que ele se acha +10 e aquilo que realmente é -10.

    O resultado é exatamente zero.

  32. Nem um , nem outro!

    Estes são os anlistas de visão curta – para não dizer outra coisa – que vivem nesta polarização PTxPSDB, FHCxLULA, etc.

    São todos iguais, pertencem ao Foro de São Paulo, e portanto participam do mesmo projeto bolivariano para o Brasil. 

     

     

     

  33. petrobras

    Falta um pouco de conhecimento de alguns ao falar do governo FHC e relacao a PETROBRAS, se a Petrobras consequiu crescer foi depois da abertura de mercado, mas o senhor Lula com a ideia de fazer o Brasil andar com o sonho do Pre Sal,nao quiz subir a escada dO ENVESTIMENTO degrau por degrau , AI ESTAMOS ONDE ESTAMOS

  34. PORQUE NÃO HOUVE LAVAJATO PARA FHC

    Olá Nassif,

    Não se esqueça de mencionar o achaque do PSDB que houve sobre Benjamin Steinbruch, denunciado pelo mesmo ao Serra, que perguntou ao FHC e recebeu como resposta: ‘Não sei de nada, esqueça isso.’. Está lá na VEJA, em 1998. Naquela época eu lia aquilo.  

  35. Puxa mas é piada isso ? E nos

    Puxa mas é piada isso ? E nos precisamos mesmo fazer muito força para entender isso ? Pois com nossa mídia (PIG)  nossa justiça 101% blindando e protegendo descaradamente, desde sempre, o PSDB/tucanos nunca que eles serão punidos pelos seus atos, eles, os tucanos,  podem fazer,  o que bem querem com a população a vontade e ainda assim “são aplaudidos” graças a essa ampla blindagem que recebem diariamente. Enquanto não tivermos no Brasil uma mídia equilibrada, que mostre os dois lados, da moeda, exatamente com a mesma força ,como ocorre no países verdadeiramente democráticos como EUApodemos esquecer , nada mudará por aqui . Enquanto aqui,a Globo, “reinar” e, decidir previamente ,o resultado  dos  julgamentos do STF que apenas  da uma “carimbada” no que já foi, antes,  decidido pelo PIG , pois se essa situação no Brasil  não mudar então as coisas ficarão exatamente como estão …Não é mesmo ?Puxa mas é piada isso ? E nos precisamos mesmo fazer muito força para entender isso ? Pois com nossa mídia (PIG)  nossa justiça 101% blindando e protegendo descaradamente, desde sempre, o PSDB/tucanos nunca que eles serão punidos pelos seus atos, eles, os tucanos,  podem fazer,  o que bem querem com a população a vontade e ainda assim “são aplaudidos” graças a essa ampla blindagem que recebem diariamente. Enquanto não tivermos no Brasil uma mídia equilibrada, que mostre os dois lados, da moeda, exatamente com a mesma força ,como ocorre no países verdadeiramente democráticos como EUApodemos esquecer , nada mudará por aqui . Enquanto aqui,a Globo, “reinar” e, decidir previamente ,o resultado  dos  julgamentos do STF que apenas  da uma “carimbada” no que já foi, antes,  decidido pelo PIG , pois se essa situação no Brasil  não mudar então as coisas ficarão exatamente como estão …Não é mesmo ?

  36. FHC o entreguista

    Bom dia , para mim Fhc só se preocupou em pegar carona no Plano Real pois quem deu carta branca a ele e para mim é o Pai do plano foi Itamar franco que era muito ruim mais deu pro gasto , não alterou o governo e passou batido . Fhc foi é seu partido e do entrega tudo e vamos para Paris depois . Ele e o Aecio tem as mesmas convicções com Whashiton e isso me preoculpa muito pois sabemos que os sangue sugas do Norte querem nosso pré sal e se colocarmos pessoas ligadas a eles estaremos mais ferrados ainda . O neo liberalismo foi um problemão para este País pois foi feito por anti patriotas , temos que topmar muito cuidado pois alem de corruptos eles não são Patriotas e muito menos Nacionalistas . Fora corja do psdb .

  37. Por que não houve um lava jato para FHC

    Eu sempre, intuitivamente, acreditei que a corrupção sempre existiu nos governos. Este artigo prova que eu estava certa.

    A realidade é muito diferente do que é mostrado para os governados.

    Os que criticam muito estão tentando ocultar suas próprias falhas.

    Jesus disse: “Atire a primeira pedra aquele que nunca pecou”. 

    E aí povo como devemos nos posicionar em relação a isto?

  38. Para os que acreditam em Estado Grande…

    … mostrem-me quem são os estadistas, porque os aproveitadores eu já sei quem são.

     O pressuposto do socialista e do social-democrata (a versão envergonhada do primeiro) parte do seguinte raciocínio: o Homem é falho, a sociedade é falha, cabe ao Estado dar o ordenamento e dirigir essa sociedade com vistas ao equilíbrio e à harmonia. Lindo né? Esse Estado irá legislar e orientar cada aspecto da vida em sociedade, da energia nuclear à tampa do iogurte e se você pode se casar com alguém do mesmo sexo ou não. Esses iluminados têm resposta para tudo!

    Bem, mas o Estado é formado por quem? Por Homens (!). Que saíram de onde? Daquela mesma sociedade que ele pretende reformar (!!). E o que nos garante que eles serão melhores do que a sociedade de onde saíram?

    Nada – por isso continuamos um país ruim e injusto e que ficou cada vez mais caro de 88 para cá. Os fatos mostram que estou certo. Pior: os tais “reformadores” aumentam cada vez mais seus próprios privilégios, dos quais não irão abrir mão. Por isso “liberalismo” soa como uma heresia para essa turma. Por isso advogam o tal “Estado Grande” – não é para nós, é para eles.

     

    • Logo

      Ser de esquerda, centro, direita ou qq coisa similar, nao passa de rótulo. Somos todos uns grandes fdp´s interesseiros.

  39. A Mudança está acontecendo?

    Prezado Luis Nassif, muito obrigado pelas palavras esclarecedoras e parabéns por elas.

    Qual seria o papel dos membros (diversos escalões e hierarquias) das Forças Armadas para o

    fortalecimento da democracia?

  40. Ministro

    Simplesmente rídicula e inócua a comparação como sempre os petistas fazem. Sempre “FHC Fez para justificar o que se faz. Já tem 13 anos que este senhor não mais apita. Esqueçam o FHC e falem do Cara que é o verdadeiro presidente em exercício.

  41. “Nas demais, emerge o

    “Nas demais, emerge o político esperto, o homem de Estado cujo maior papel foi ter garantido a governabilidade para que seus economistas implantassem o modelo neoliberal.”

    O Paulo Nogueira batista Jr. já na época dizia: “para quem quiser um dia fazer a biografiade FH eu já sugiro o título: ‘Dependência: da teoria à prática'”.

    O José Murilo de Carvalho se referia à FH sempre assim: “quando ele era Sociólogo…”

    Há quem diga até que mesmo a sua trajetória intelecctual nada mais foi do que mera racionalização de suas ambições políticas.

    “Por tudo isso, não se tenha dúvida que, em um ponto ele foi nitidamente superior a Lula: na capacidade de entender o jogo dos demais poderes de Estado – Polícia Federal, Ministério Público, Justiça – e saber conservá-los sob redea curta.”

     

    Com a mídia inteira à favor é mole “entender o jogo”.

  42. Silêncio Misterioso

    Por isso que temos um silêncio misterioso no “ar”. Por isso que acho que todos aqueles políticos que tomam cachaça ou aueles que elegantemente tomam champanhe SÃO IGUAIS. Pior….algumas pessoas ainda tem justificativa para estes assuntos….BRINCADEIRA! Para Gilmar Mendes contestado por muitos, PT tinha ‘plano perfeito’ para se ‘eternizar’ no poder. Para ele, investigações mostram ‘CLEPTOCRACIA’ como modelo de governança. E ele errou a “CLEPTOCRACIA” está estabelecida a muito tempo, por todos aqueles que foram expulsos do pais e tinham a solução dos problemas. Mas……resolver problemas de quem? Do povo? ou resolverem os seus respectivos problemas e administrar em favor do seu bolso? Não é um problema só do PT e sim de todos aqueles que administram ou legislam em municípios, estados ou o país. Vejam o noticiário todos estão “AMARELOS” inclusive o candidato MINEIRINHO. Somente o nanicos se manifestam. E será que não estão sendo orquestrados pelos grandes partidos que tem interesses, mas não podem se manifestar senão pode haver alguma denúncia. Falei a mais ou menos 13 anos que estava sendo eleito o ultimo que foi “expulso e espancado” e que tinha soluções para o povo. Acabou todos que foram expulsos formaram grupos com interesses próprios e tudo continua a mesma coisa, pois são autoritários, tem interesses próprios e o povo? O povo trabalhador que se vire! Pessoal estamos presenciando o fim de uma sociedade civilizada.  

     

  43. Eu estava lá e vi você

    FHC sempre foi a expressão da dualidade. Vaidoso, falastrão, verborrágico, arrogante, dono da verdade.

    E foi responsável pelo desmonte da indústria nacional, pela perda de muitos milhões de empregos, pela queima de verbas rescisórias em períodos prolongados de desemprego ou então nas tentativas de abertura de muitos pequenos negócios próprios que não deram certo, tais como franquias, empresinhas de prestação de serviços, postos de lavagem de autos, etc.

    Ele era protegido pela imprensa, lembro-me muito bem.

    A rede Globo e o jornal O Estado de São Paulo encabeçavam sua tropa de escudeiros. E muitas coisas completamente erradas aconteceram no período em que ele foi governo. Um exemplo disso foi a decantada privatização, que em muitos casos não foi mais do que a terceirização dos mais lucrativos serviços prestados pelos governos estaduais para empresas constituídas por amigos e ex-políticos.

    Aqui em São Paulo, empresas conhecidas por “Amigos de Covas”, prestam esses serviços até hoje. Pedágios, aplicação de multas por aparelhos eletrônicos, construções do CDHU, segurança, manutenção e limpeza do metrô e cptm, limpeza de hospitais,  e há empresas deste grupo que definitivamente não recolhem os valores de substituição tributária ICMS e permanecem imunes porque são integrantes deste grupo.

    Veja-se assunto recente relativo à máfia dos fiscais do Estado de São Paulo. Quem ainda anda atrás disso? Você?

    Fato é que o PSDB é protegido pela mídia. E nenhum foca se atreve a colocar a colher na salada que eles fazem.

    Mas para encurtar a conversa, não sei porque você vem agora dizendo o óbvio em tom de crítica. Naqueles tempos você estava lá também. Eu me lembro. E você era mais um dos que ficava abanando o rabo para o FHC, como faz agora para o PT, só porque te deram espaço na TVT.

    E digo mais: sempre fui a favor do impeachment de FHC. Houve inúmeros pedidos, nenhum vingou. Se pelos um tivesse vingado o exemplo estaria dado e talvez a Bandilma teria sido mais cuidadosa hoje em dia com as tolices que faz.

    Há um fato a ser perseguido. A sociedade precisa mostrar a estes políticos vagabundos que eles não são imunes. O FHC escapou dessa, mas a Madame Dilma não vai escapar. É preciso provar que mandato se perde, quando o sujeito mente para se eleger, erra para encobrir os erros, corrompe para obter apoio e abusa do poder.

    • Estude

      FHC acabou com a indústria???? Só você que acredita nisso…. Procure informações e dados que você vera oque aconteceu com as industrias brasileiras nós últimos 5 anos… ela encolheu só meros 35% para empresas e 40% da produção delas despencou!!!! Estude mais filho e procure ler sobre economia!!!!

  44. Politica
    Bom dia… FHC nunca foi investigado por calar a boca dos outros com dinheiro e realmente pode ter sido superior a Lula neste tipo de sujeira calando a boca dos outros com dinheiro e jogando toda a sujeira para debaixo do tapete…
    A maior revolta hoje é dos ricos por os pobres ter alcançado uma classe média com o governo Lula e os ricos nã telo como continuar escravizando… Lula o pai dos pobres e dos Brasileiros…

  45. Uma coisa que o PT deveria ter feito…

    Uma coisa que o PT deveria ter feito, e talvez nunca mais tenha a oportunidade de fazer, era voar na jugular do FHC logo após chegar ao poder. Todos os desmandos dessa era de mentiras e assalto ao país parece ter se perdido no tempo, em grande parte pela convardia do PT.

    Agora o que temos é esse bando de criminosos posando de heróis graças a impunidade e o silêncio mentiroso da mídia. A era FHC parece ser apenas leite derramado. Parece que nenhuma força política esteja disposta a rever essa narrativa forjada por esses traidores da pátria.

  46. Porque não houve…

    O que existia e existe até houve é falta de pólitica. Temos um monte de politiqueiros do time de Sarney, Renam, Cunha e vai por aí afora. Falam de mensalão como uma novidade, em um entrevista da pelo insigne exdeputado Aginaldo Timótio, este confessou que para a eleição de Tancredo cada deputado recebeu R$ 500 mil. Esta nossa TRepública é um desastre deste a sua burlesca proclamação.

    Na época de FHC tivemos como procurador o “Gaveteiro Mor” Geraldo Brideiros indicado pelo Sr. Marco Maciel, da Arena, PFL e DEM. 

    Estranho o fato de PSDB abraçar a bandeira da não reeleição, quando no poder, criou o mensalão para promever a reeleição do Sr. FHC, o arauto do neoliberalismo.

    O segundo mandato de FHC foi conseguido à custa de muito dinheiro dos contribuintres, quando foi instiuido o mensalão.

     

    Fernando 

  47. Não, Nassif
    FHC não entendeu o MP, a PF e a Justiça melhor do que Lula.

    Simplesmente seu governo atendeu o que o “sistema”, propagandeado pela mídia, queria.

    Aí é muito fácil, não?

    Essas instituições apontadas, representam caninamente a elite, sobretudo a internacional, desde os tempos do império.

  48. Uma vez o FHC, com a fineza

    Uma vez o FHC, com a fineza que  o caracteriza, disse que duas coisas eram impossiveis de fechar: a braguilha do Clinton e a boca do Serjão Mota. No caso de FHC, as duas são difíceis de fechar, como comprovou a inolvidável Miriam Dutra. Ele diz e faz coisas como essas ai mencionadas – e tudo parece normal. Só tem uma explicação. Como se dizia antigamente: ele pode porque é branco. No sentido amplo e figurado do temro “branco”.

  49. Isso tudo de não houvesse
    Isso tudo de não houvesse luta de classes

    Os governos do PT sofreram fortes resistências.

    Enquanto vigorou a”carta ao povo brasileiro” a elite engoliu à seco, Lula.

    Bastou começar a implantar os programas do PT para darem o chega prá lá.

    • Pois é, Paulo Francis morreu

      Pois é, Paulo Francis morreu por causa das denúncias que fez contra os diretores da Petrobrax de FHC, que Francis apoiou contra Lula. O processo milionário foi bancado pela empresa, e FHC nada fez, nem para investigar, nem para apoiar o “amigo”, que também deve ter morrido de raiva dele.

  50. Comentar FHC nao me faz muito

    Comentar FHC nao me faz muito bem ao estomago mas o primeiro paragrafo me chamou atencao.

    FHC trata audiencias diferentes, dependendo de serem brasileiras ou estrangeiras.  E ai delas se tiver preto.

    Pra estrangeiros, ele fala mal do Brasil enquanto oferece riquezas que nao lhe pertencem.  Pra brasileiros, ele simplesmente NAO fala, fala pra elite dele que mantem intacto seu casulo de arrogancia.

    Nao se enganem a respeito disso:  Fernando Henrique Cardoso eh o homem mais odiado do Brasil..

  51. Por que não houve uma Lava

    Por que não houve uma Lava Jato para FHC?

    … porque o juiz mouro ainda não havia nascido para prender! os bacanas maiorais desde sempre… lá nos tempos bicudos de FHC, o Pai do Real e Vovô do Bolsa Família.

    … porque não surgira ainda no imaginário popular do povo sofrido nas feiras livres e nos botecos casa do norte a figura política mística do Presidente-picareta, o Sinatra das Palestras; somente havia então os 300 picaretas de Lula Lá, que hoje, retificando a conta da picaretagem política, são 301 pela entrada, triunfal no clube dos políticos picaretas de Lula lá Bum! lai cai… do nobre fio do bigode Luiz Sérgio e sua excelência política de pequena estatura em todos os sentidos….

    • Há equivocos no seu texto o

      Há equivocos no seu texto o pai do plano Real é o Itamar Franco, não sei porque insistem em dizer que o pai é um ministro dele(FHC), que nem de economia ele entende pois é formado em sociologia, o juiz Sergio Moro talvez já tivesse nascido mas sua operação Lava Jato seria engavetada e não entendi nada do quevoce disse do povo sofrido das feiras …

  52. É, Nassif… FHC foi superior a Lula…

    … ter uma imprensa amiga e disposta a tudo para protegê-lo nada teve a ver com isso.

    No final, ele não fez o sucessor.  De tão superior que foi seu governo.

    Queria que ele tivesse 1/10 da cobrança que o governo do PT tem.  Ele não se reelegeria.

    Mas uma coisa você acertou: ele é o chefe da PF e ponto final.  Quem mandava era ele… e a CIA, claro!

  53. É Incrível

    É incrível como os petistas se comparam… Em 13 anos esta roubalheira que pode sim ter começado no governo FHC (Até pq santo ele não é e nunca vai ser) só vem aumentando e sugando oque a Petrobrás construiu desde a década de 70 e oque o PT fez???? Só usou o dinheiro desviado para fazer suas campanhas caluniosas e cheias de mentiras!!! Se todos os políticos colocassem a mão na consciência e olhassem para o seu umbigo este pais seria menos corrupto e um pouco melhor!!! Educação é oque precisamos porque ter um povo bitolado achando que Cuba e linda esta difícil… ACORDA BRASIL!!!

      • Oque não entendeu?

        Oque você não entendeu Buque48? Se quiser eu posso desenhar também ai deve ficar mais fácil para você… Se não soube pensar para votar ler um gibi deve ser bem difícil mesmo…

    • é incrível a desinformação.

      O que é incrível, além do número enorme de exclamações, é a falta de fontes. As pessoas não lêem mesmo. O FHC falou e fala para brasileir@s medros@s e covardes, que precisam conservar seus privilegiozinhos de classe mérdia. Assim, quando um calhorda qualquer fala que a corrupção aumentou, nem se preocupa em identificar a função de um BRINDEIRO. Que merda, povo. Acorda.

      • Desinformação?

        Bem pelo que você fala esta tudo certo no Brasil não é? A corrupção não aumentou certo? Ai esta seu engano Furnandes Albaralhim. O POVO JÁ ACORDOU.

    • Então tá

      Sei, sei.

      Então quando se trata de FHC a gente pode tirar se achar melhor?

      Ou quando se trata de FHC, não vem ao caso?

       

      • Nenhum tem defesa

        Não estou defendendo o FHC, pra mim o Sr. Molusco deveria ter é colocado a boca no trombone e falado “O Sr. FHC recebia propina da Petrobrás” ou até a nobre senhora Dilma poderia ter feito.

    • cidadão
      esse discurso seu está demasiadamente desatualizado. esta indignação não é novidade para maioria dos foristas.
      Eu, por exemplo, tenho fhc atravessado desde os tempos da compra da reeleição e da privataria. Já são passados 19 anos….
      E nao sou louco de juntar no mesmo saco tods os políticos.
      Enfim, o post se refere , em outras palavras, que FHC é um monstro da corrupção e ele precisa se alimentar ao custo de vidas humanas que ele não esta nem aí, na forma de mortalidade infantil, favelas, desemprego, miséria geral. É uma doença mental, não tem outra explicação. o próprio ex-sqn-ministro de Aecioporto Neves admitiu que o desemprego é “normal” e ” necessário”. A arrogância da oposição e tamanha, que atualmente a sensação é de que eles que decidem para onde o país vai…. pro buraco, que é o procedimento neoliberal de privatizar: sucatear e desvalorizar.
      Lucro, acima de qualquer coisa, nao importa os efeitos colaterais, como explosões de violência nas metrópoles, cerceamento de direitos, etc etc etc
      essas revelações sobre os tucanalhas não é novidade pra ninguém, todo mundo sabe que é um bando de safado e usa a politica a saquear o país. diferente do atual governo que faz as politicas sociais e conrrariam os patrões e puxa-sacos da vida….
      pronto falei

      • Educação.

        Sabe até concordo com algumas coisas que você escreve, o FHC fez muitas privatizações e acabou com muitas empresas que eram nossas tivemos um lado positivo (Qualidade) mas teve muitos lados negativos como a saída de muito dinheiro gerado por nós para outros países, um exemplo a privatização da telefonia. Mas vou te fazer uma pergunta simples a violência de hoje é maior ou menor do que a de ontem? Nós temos mais saúde e educação?

        Eu acho que oque o Lula Molusco fez no seu 1º mandato foi muito valido melhorou muito a vida de muitas pessoas que estavam na miséria mas não acho a melhor forma de se fazer isso dando dinheiro para eles e não tendo Estudo e Emprego para que ele saia do Bolsa Família e cresça como cidadão honrado e trabalhador.

    • Até a pf

      Se até a pf, depois de vasculhar tudo e todos do pt, já desistiu de encontrar qualquer corrupção, porque você ainda acredita nesta balela. Agora estão fazendo denúncia vazia da tia da nora da prima do lula. Se o pt tivesse cometido QUALQUER ato corrupto, estaria frito. Não vê? Não está msia que claro?

      Das mil acusações da revistinha do esgoto e encampadas por eles, qual, uma só que seja, vingou?

  54. “capacidade de entender o

    “capacidade de entender o jogo dos demais poderes de Estado – Polícia Federal, Ministério Público, Justiça – e saber conservá-los sob redea curta.”

    Não acho que tenha sido ele; mas o staff agora materializado no Instituto Milleniun. De fato, ele mandou porque não mandou; apenas bem interpretou o papel.

  55. FHC x Lula: não ser ou não ser

    existe alguma diferença entre FHC e Lula? obviamente que sim! muito embora a política econômica de ambos seja fundamentalmente neoliberal (BC independente, juros reais altos, câmbio flutuante, metas de inflação, superávit primário, carga tributária regressiva).

    e não há nenhum enigma a ser decifrado no motivo pelo qual o tradicionais setores dominantes no Brasil preferirem FHC a Lula.

    se Lula atende quase todas as demandas da minoria tentando se legitimar através de poucos benefícios para a maioria, FHC atende a todas as demandas da minoria e não concede nenhum benefício para a maioria.

    FHC nem sequer conseguiu executar a políticas sociais compensatórias preconizadas pelo Banco Mundial, algo que Lula operou magistralmente bem – enquanto o contexto econômico internacional lhe foi favorável, conforme agora é evidente.

    os setores dominantes no Brasil ainda são escravocratas e descompromissados com qualquer projeto nacional. FHC e Lula não são dois projetos diferentes, e sim dois modelos de gestão de um mesmo projeto. de acordo com as circunstâncias um ou outro será apoiados pelos setores dominantes, mas não existe antagonismos entre eles.

    em 1927, publicação do Centro dos Industriais de Fiação e Tecelagem de São Paulo contestava a Lei de Férias, então de apenas 15 dias e promulgada em 24/12/1925, nos seguintes termos:

    “o operário é um trabalhador braçal, cujo cérebro não despende energias. assim, é ilógico que o trabalhador braçal necessite de um período de descanso, pois nada, ou quase nada, pede ao cérebro – a não ser os atos habituais e puramente animais da vida vegetativa.”

    “o período de férias representa um perigo eminente para o homem afeito ao trabalho. nos lazeres e no ócio o trabalhador encontra seduções extremamente perigosas, se não tiver suficiente elevação moral para dominar os instintos subalternos que dormem em todo ser humano.”

    “o homem do povo não teve suas faculdades morais e intelectuais afinadas pela educação e pelo meio. sua vida física, puramente animal, supera em muito a vida psíquica. o que fará um trabalhador braçal durante o período de férias, se for compelido por uma lei? como não tem o culto do lar, procurará matar suas longas horas de inação nas ruas.”

    “o trabalhador é, pois, um elemento da coletividade que as férias estragarão.” 

    qualquer semelhança com a “Agenda Brasil”, e mesmo com as proposta de Mangabeira Unger, não se trata de mera coincidência…

    a necessidade de um projeto para o país impõe definir qual o papel dos trabalhadores neste projeto. para se ter um mercado regulado, a única força capaz de fazê-lo são os trabalhadores, o trabalho. para se ter um mercado de massas é necessário uma população com poder aquisitivo. aqui se produz, aqui se vende, também. quem irá comprar com salários aviltados?

    ocorre que todo o nosso modelo econômico, desde os tempos da colonização, sempre foi voltado para fora, dirigido de fora, para atender interesses de fora. nunca houve qualquer motivo para se criar um mercado de massas. portanto, quanto menor o salário melhor. quanto menor os custos do trabalho, melhor! não há democracia sem mercado de massas. não há mercado de massas com desemprego e salários rebaixados.

    após quase 13 anos de lulismo, é a História quem confirma: FHC x Lula sempre foi uma falsa questão. a questão brasileira sempre foi, é e será: só através da efetiva participação popular e sob a perspectiva do trabalho e dos trabalhadores é que conseguiremos formular e executar um projeto de desenvolvimento com inclusão social

    .

    • Utopias

      Existem várias utopias…

      A sua  – que tem o meu apoio – é uma delas.

      Lula/PT realizaram a utopia possível sem uma revolução, num país onde o poder político da burguesia é secularmente enraizado.

      Mas as diferenças entre Lula e FHC, pessoas, são gritantes.

      Idem, as diferenças entre as duas “eras”, são igualmente enormes. 

      Prova disso é o pano de fundo de toda essa tentativa de golpe. Que é constituído por:

      – fortalecimento do Estado e das estatais, programas como os PACs…

      – substituição das privatizações pelas concessões

      – políticas sociais como o BF, o MCMV, PROUNI, PRONATEC

      – criação de Universidades Federais

      – Comissões da Verdade

      – desalinhamento com o EUA e maior independência nas relações internacionais.

      Tudo isso não foi aceito e deglutido pela elite branca nacional. Que conta com a habitual “assessoria” norte-americana em suas aspirações…

      Ainda que não tenha havido uma desejada ruptura com o sistema dominante – por absoluta falta de condições políticas e sociais = uma população, em sua grande maioria, semi-analfabeta politicamente e recém saída de um período de ditadura, uma mídia dominada por grupos conservadores etc… – não se pode minimizar as grandes diferenças existentes entre os dois modelos. 

       

      • ponderação

        em respeito a sua ponderação, trago à reflexão:

        ->”Ainda que não tenha havido uma desejada ruptura com o sistema dominante – por absoluta falta de condições políticas e sociais = uma população, em sua grande maioria, semi-analfabeta politicamente e recém saída de um período de ditadura,“

        como então explicar que com esta mesma população, num contexto político ainda mais hostil, tenha em 1980 nascido o PT, como o primeiro partido brasileiro surgido das bases e das lutas dos trabalhadores, e já em 1989 disputado o segundo turno das eleições presidenciais?

        o problema não é a população, tampouco a mídia entreguista, nem mesmo a elite anti-nacional e anti-povo. elas são um problema, mas não o problema. o problema é a direção, é a liderança!

        a crise da humanidade é a crise de suas lideranças, é a crise daqueles que deveriam ser a vanguarda apontando e construindo uma saída para a crise.

        .

      • duck, you sucker

        ->  Chega a ser repugnante.

        -> aja ramo de arruda para segurar todo veneno destilado 

        -> para você morder a língua e se intoxicar com sua peçonha. 

        o primor de sua argumentação é um estupendo exemplo de como o lulismo pauperizou o debate político, relegando-o à indigência intelectual, à truculência do coronelismo, à intimidação dos prepotentes… lamentavelmente, mais um motivo de não haver futuro para o Brasil sob o lulismo.

        ao menos Villega teve a dignidade de morrer como um homem honrado… tem fogo? “duck, you sucker”

        .

  56. Os historiadores saberão

    Sim. Os historiadores saberão comparar os dois FHCs e entender o quão mediocre, canalha e pilantra é esse senhor. Não precisava envelhecer dessa forma, fazendo politica de maneira nociva, estupida e infame.

  57. fhc continua mentindo para o povo
    GRAÇAS  AO  SR  FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, QUE O BRASIL ESTA NESTA SITUAÇÃO, ELE VENDEU AS PRINCIPAIS E MAIORES EMPRESAS DO BRASIL, FALIU O COMERCIO E EXTINGUIU A CLASSE MEDIA, ELE FOI O MAIOR CABO ELEITORAL DO LULA, DEPOIS FICA ESCREVENDO LIVRO ” A MISÉRIA DA POLÍTICA ” DEVERIA SE CHAMAR ” OS POLÍTÍCOS MISERÁVEIS”, ASSIM COMO ELE. TEM UMA FRASE DE RUI BARBOSA:“Não se deixem enganar pelos cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem.”

  58. por que não houve uma Lava Jato para FHC?

    porque Lula nunca auditou a privataria de FHC. tampouco os lulistas exigiram que isto fosse feito. .

    • E quando tentou foi acusado

      E quando tentou foi acusado de estar preparando dossiês. Mas que os comercializava era o Álvaro. Roberto Jefferson se indignou quando percebeu que haveria quebras dos esquemas que funcionava como um relógio. E saem por aí dizendo que quem montou o maior esquema de roubalheira foi o PT. As “cunhadas” enterradas até o pescoço nessas falcatruas de sempre não se inibem em sair repetindo a mesma ladainha que o PIG e parte considerável do aparelho judicial – que atende por encomenda – também repetem. Não aceitar isso, por injusto e mentiroso que é, lhe vale o rótulo de petista. Inclusive pelas doutorices míopes.

      • Lula vai ser preso

        Lula vai ser preso só e somente só o indômito juiz e a destemida força–tarefa de procuradores também prenderem Aécio e FHC e investigarem as doações de campanha feitas pelos bancos.

        então, por que Lula não pode ser preso? não porque o indômito juiz e a destemida força-tarefa de procuradores não queiram fazê-lo. não porque lhes faltem provas e motivos para tal.

        Lula não pode, e não vai ser preso, porque a bravura do indômito juiz é seletiva! a Lava Jato jamais ousaria avançar sobre Aécio e FHC as doações de campanha feitas pelos bancos.

        a prisão de Lula sem a contraparte da prisão de Aécio e FHC não será admitida, não será permitida, não será tolerada nem sequer em hipótese.

        a Lava Jato não abre nenhum novo ciclo no Brasil. apesar das vãs pretensões do indômito Juiz e da destemida força-tarefa, a Lava Jato é a expressão escandalosa do mal que o lulismo fez ao Brasil, tanto daqueles que o perpetraram quanto dos que a ele se opuseram, mas apenas para serem seu caricatural reverso.

        a Lava Jato só ainda continua para cumprir sua principal missão: expor as entranhas do lulismo como continuidade das entranhas da privataria tucana, e neste processo se desmoralizar a si própria como a expressão de uma Justiça seletiva e a serviço do interesses anti-nacionais e anti-povo..

        .

        • hum hum hum hum!!!!

          Aécio e FHC não serão presos porque o que devem (e obvio que devem algo, não existem virgens em puteiros) é insignificante diante da magnitude da corrupção lulopetista, não vou entrar no mérito de visão social, ideologia política, nem qualquer coisa do gênero, estou falando que Lula é o maior corrupto da história democrática mundial, simples assim… Outra coisa, só vai dar em algo porque Sergio Moro è um juiz serio (rara exceção), 95% dos juízes federais teria arquivado a denúncia e caído fora dessa briga… Todo o resto que vocês estão dizendo é balela esquerdista (juris espertiantis)!! 

          • finados

            agradeço seu comentário por exemplificar de modo formidável minha argumentação:

            “a Lava Jato é a expressão escandalosa do mal que o lulismo fez ao Brasil, tanto daqueles que o perpetraram quanto dos que a ele se opuseram, mas apenas para serem seu caricatural reverso.”

            muito embora o atraso: feliz dia dos mortos!

            .

             

  59. Gostei da parte que afirma

    Gostei da parte que afirma que FHC tem “baixíssima capacidade de entender os fenômenos do desenvolvimento ou da massificação das políticas sociais”. Acho que não tem nenhuma. Na verdade é o tipo de intelectual (sic) bem brasileiro que pode entender de livros, fala francês e inglês, estudou na Sorbonne (chique né?) mas não entende nada de país e de povo. Aliás, para esse tipo de intelectual o problema é o povo.

    Para concluir. Acho que tirando o Marco Antonio Villa os historiadores já julgaram FHC: ele vai entrar para a história com a mesma fama de Joaquim Silvério dos Reis. Ou coisa pior….

  60. Porque não houve

    É simples… não é a primeira vez que temos políticos presos, a roubalheira sempre existiu ou alguém dúvida disso !

  61. Porque meus comentários nunca

    Porque meus comentários nunca são aprovados – não uso palavões.

     

    Não vou perder mais tempo comentando no Luis Nassif.

     

    Só usei este nome porque o nome João nunca é aceito…..se tiverem interesse podem me esclarecer.

     

     

  62. Por que só agora a Lava Jato chegou a Cunha?
    Por que só agora a Lava Jato chegou a Cunha? Os indícios de que Eduardo Cunha possui contas no exterior são conhecidos pela Justiça há meses. As investigações começaram já em abril na Suíça, e poderiam ter ocorrido antes, se as autoridades brasileiras tivessem reagido às primeiras suspeitas. Enquanto os réus da Lava Jato e seus familiares eram presos com uma afoiteza que até prejudicou inocentes, Cunha seguiu ocupando o terceiro cargo da sucessão presidencial do país. Podendo movimentar suas fortunas. Eis que ele cai em desgraça justo agora, na fase crítica dos planos golpistas. Não antes, prejudicando as manifestações promovidas pela mídia conspiradora. Nem depois, no recesso parlamentar ou na paralisia do ano eleitoral. Claro que não se trata de mero acaso. O cerco ao deputado é uma forma de forçar a sua derradeira investida contra o governo. Acuado pelo noticiário negativo e incapaz de fazer acordos salvadores, ele não teria saída senão apressar os ritos do impeachment. A estratégia consiste em mantê-lo refém dos investigadores, prestando serviço ao roteirotraçado para a Lava Jato. Prática adequada, aliás, aos métodos coercitivos de Sérgio Moro: sob ameaça de ver parentes presos por sua causa, a vítima faz tudo que os meganhas ordenarem. Estes são os verdadeiros bastidores das vicissitudes de Cunha, e que a mídia golpista se esforça tanto para ocultar. O teatro punitivo não muda a essência do arranjo. Desmoralizam o sujeito, bloqueiam suas contas, expõem seus familiares, mas ele preserva o poder de alavancar a cassação da presidente da República. Sugiro, portanto, certa parcimônia comemorativa com o indiciamento de Cunha. O episódio mancha para sempre a memória dos seus aliados, mas também ilustra a força do conluio institucional que patrocina o impeachment. Não será sob aplausos crédulos que o Congresso ou Judiciário barrarão o ataque final do golpismo. http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

  63. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome