Rosa Weber quase roubou a festa de Bolsonaro, diz Helena Chagas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Por Helena Chagas
 
Rosa diploma Bolsonaro com defesa contundente de minorias e direitos humanos
 
Em Os Divergentes
 
Roubar a festa de um presidente da República eleito na cerimônia de sua diplomação é missão impossível, mas a presidente do TSE, Rosa Weber, esteve mais perto disso do que qualquer de seus antecessores ao diplomar Jair Bolsonaro com um forte discurso em defesa da democracia, dos direitos humanos e do respeito às minorias. Bolsonaro fez um discurso moderado, meio protocolar, dentro do que se esperava dele, com destaque ao aceno à união nacional e à garantia das transformações feitas pelo voto popular, processo que disse ser “irreversível’.
 
Já Rosa Weber, que diferentemente do que ocorreu em outras diplomações, falou depois do presidente diplomado, foi firme e contundente. Aproveitando os 70 anos de aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, alertou que a vontade das maiorias não pode suprimir os direitos dos grupos minoritários, que não podem ser ameaçados “por instâncias de poder mais influentes em determinados momentos históricos”.
 
A presidente do TSE não citou nomes nem fatos específicos, mas não deixou margem a dúvidas de que o principal destinatário de seu recado estava sentado a seu lado na mesa que presidiu a sessão de diplomação – Bolsonaro, chefe de um governo que não demonstra grande apreço pelo tema dos Direitos Humanos. Weber fez questão de deixar claro ainda que o Poder ao qual pertence está vigilante: “a garantia à estabilidade dos direitos essenciais é uma das funções mais relevantes e irrenunciáveis do Poder Judiciário”.
 
Bolsonaro, bastante emocionado com a ocasião, não pareceu se importar muito com as advertências. Viveu seu momento de glória máxima.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aplaudo o discurso da

    Aplaudo o discurso da ministra Rosa Weber. Gostaria que na prática, ou no “pega prá capar”, como se diz aqui no Ceará, ela agisse da mesma maneira. Infelizmente, seus últimos votos no STF vão de encontro a sua retórica. 

  2. Como diria Valfrido

    Como diria Valfrido Canavieira, “palavras são palavras, nada mais do que palavras”. O Brazil virou uma Grande Chico City, Grande Sucupira ou Grande Asa Branca.

  3. As palavras de Weber são tão

    As palavras de Weber são tão vazias quando ela mesma. Bolsonaro irá mandar prender, humilhar e matar enquanto ela não irá fazer nada. E os criminosos seguidores de Bolsonaro também nunca foram a “maioria” da população brasileira.

  4. Rosa

    A Weber, está mais pra Rosa de Hiroshima.

    Deixou a bomba explodir e ainda vem fazer discurso sobre “direitos humanos”

    Minhas saudações em AAAFFF!!! para a ministra!

  5. HIPOCRITA
    É mesmo? A qual

    HIPOCRITA

    É mesmo? A qual minoria a hipócrita, medíocre e covarde Rosa Webber se referiu? A dos juizes que deixaram de receber auxilio moradia? A dos empresários que fizeram caixa 2 para o Bolsonaro ganhar eleição? A dos juizes do Supremo que se juntaram para manter a prisão em segunda instância para dar vitória para o candidato que cultua o torturador Ustra? A dos juizes do TSE que se juntaram para permitir o uso de fake news na eleição?

    Nojo é pouco para tanta falta de caráter.

     

     

     

  6. Assim Caminha a Humanidade

    Nassif: Rosinha (minha canoa) tem toda razão. Esses 91 milhões que não avalizaram o governo daBala não podem querer impor qualquer vontade em face dos 56 milhões (composto 80% de corruptos, escroques, empresários safados, políticos ladrões, judiciário cumplice e conivente, e verdeolivas despeitados por só saberem conspirar para depor governos democraticamente constituidos) de fieis seguidores da doutrina antikummunista contra Cuba, Venezuela, China e Russia. Essa maioria despreparada não tem condições, senão de fornecer mão de obra para as elites paulistas e sulistas.

    O discurso foi a pérola da coroa na diplomação do Messias. Ela e o Fuxiqueiro (Barrentão tá fora da foto) deixaram para a posteridade ariana a gloria de haverem contribuido para a construção de uma Nação sem esquerdas nem socialistas. Limparam a eira. Conseguiram afastar o tempo dos Petralhas para o advento do novo Brasil — o dos Metralhas. Os das armas garantem…

  7. Biografia?

    Lembrei da frase histórica, algo como “Não tenho provas para condenar José Dirceu, mas como a literatura permite, eu condeno.”, certamente um voto redigido por algum assessor com características psicológicas muito peculiares e uma ideologia muito clara. Depois, ao votar contra sua própria consciência,  no caso da prisão sem condenação com trânsito em julgado, um dia depois da ameaça velada dos militares, certamente ela deve estar tentando polir a biografia, o que é positivo. Mas isso não se faz somente com discursos. É muito pouco. E preciso coragem nas decisões propriamente ditas. Mas se for um pouco de remorso, pode ser um bom passo. Pessoalmente, não acredito. Vamos ver. fáo beneficio da dívida.

  8. Esse povo violou e fez pouco

    Esse povo violou e fez pouco caso de todas as leis do país e acordos internacionais assinados pelo país. Debocha na nossa cara, vota de acordo com os interesses contrários ao país. Nem o pior dos meliantes ousou tanto…. Essa Rosa Weber, então? Melhor nem comentar…

    Por isso pergunto: devo mesmo acreditar nesses imbecis? Devo levar esses iditoas a sério? Acho que não.

    Eles só se importam com os tais “proventos”. O país e povo que se danem.

    Pra eles só fica um sentimento: desprezo.

     

  9. olha só,…

    “com um forte discurso em defesa da democracia, dos direitos humanos e do respeito às minorias “

    a “ministra”, depois de participar da vergonha do judiciário, … tenta limpar a barra com um discursinho …  Como dizia aquele personagem do Chico Anísio, …” palavras são palavras, … nada mais do que palavras “

    O nosso omisso e corrompido stf fez quilometros e mais quilometros de merda…  que a tal “ministra” tenta limpar com um confete embebido em alcool …

  10. Primeiro de abril em dezembro

    Tribunal, integrantes e ministra são o que são. A família, no álbum publicado, se completa. O texto é o primeiro de abril que cai em dezembro!

  11. Bolsonaro é tão vazio e
    Bolsonaro é tão vazio e medíocre que até a figura anódina de Miss Weber, uma rosa que não fede nem cheira, consegue lhe roubar a cena.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador