Vinte e nove morrem em conflitos no Egito

 
Jornal GGN –  Vinte e nove pessoas foram mortas no Egito, durante passeatas antigoverno neste sábado (25), enquanto milhares se reuniam em comícios de apoio às autoridades lideradas pelo Exército, sublinhando as voláteis divisões políticas no Egito três anos após a queda do presidente autocrata Hosni Mubarak, informa a Reuters.
 
Forças de segurança dispararam gás lacrimogêneo e até armas automáticas para o alto na tentativa de evitar que osmanifestantes opostos ao governo chegassem à Praça Tahir, coração simbólico do levante de 2011 que depôs o ex-comandante da aeronáutica.
 
À medida que a polícia procurava acalmar as ruas politicamente convulsionadas do Cairo, um carro-bomba explodiu perto de um acampamento policial na cidade de Suez, disseram fontes de segurança.
 
A explosão, seguida de uma intensa troca de tiros, deu a entender que as autoridades podem estar envolvidas em uma batalha de longo prazo com os insurgentes islâmicos, que vêm ganhando impulso, enquanto a violência crescente não prejudica a popularidade do general Abdel Fattah al-Sisi, cuja deposição do islamista Mohamed Mursi, primeiro presidente eleito do Egito, mergulhou o país no caos.
 
Ao invés de comemorar a queda de Mubarak, dezenas de millhares de egípcios se juntaram em Tahir para oferecer seu apoio a Sisi, em um evento orquestrado pelo Estado. Uma banda marcial do Exército tocava enquanto ambulantes vendiam camisetas com a imagem do general. Grandes cartazes e pôsteres mostravam Sisi com seus típicos óculos escuros no comício deste sábado. Algumas mulheres beijavam os pôsteres, informa a agência de notícias.
 
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador