A carga tributária no Brasil e em outros países

Por Marco Antonio L.

Da Carta Capital

Os assaltantes

Os queixosos contribuintes brasileiros, apoiados pela “grande” imprensa, deveriam mirar-se no exemplo da França, da Alemanha, da Suécia… Até dos EUA

por Claudio Bernabucci

Alguns ingratos brasileiros consideram impiedosamente que a chamada “grande” imprensa e a tevê nacional são afetadas pela ausência de pluralismo e por atitudes de descriminação racial. Em particular, os três principais jornais do País expressariam exclusivamente “um pensamento de direita”, ou seja, conservador ou reacionário.

Este colunista não pode deixar de compartilhar as perplexidades de tais minorias inquietas. De fato, encontro dificuldade em adquirir informação imparcial sobre a realidade nacional através das principais mídias, as quais tendem à exaltação de notícias que interessam aos próprios donos e chegam ao obscurantismo de censurar as que são incômodas à categoria. Mas, ao contrário dos detratores indômitos, devo confessar sincero reconhecimento ao maior jornal do Rio de Janeiro, por ser fonte inesgotável de inspiração para as minhas colunas quinzenais.

Em temporada de declaração de renda, por exemplo, ouvir em bares e botequins conversas estapafúrdias sobre a insuportável carga do Fisco, é quase normal no mundo inteiro. Em geral, para os alterados fregueses, sejam alemães ou argentinos, o Fisco pior é sempre o próprio. Mas no Brasil constatamos maior originalidade: é possível ler comentários similares na “grande” imprensa. É o que me aconteceu dias atrás ao folhear O Globo: uma ampla crônica escrita por badalada comentarista foi dedicada a descrever o “desgosto” por ter de declarar o Imposto de Renda, descrito, com riqueza de detalhes, como “pior que um assalto”. Depois de minuciosos paralelos com bandidagem comum e agudas descrições psicossomáticas da “violência que praticamos contra nós mesmos” ao preencher o IR, chega-se às inevitáveis queixas sobre os péssimos serviços e as roubalheiras públicas (neste aspeto, concordamos, é óbvio). As conclusões da crônica, não particularmente originais, são que no Brasil se pagam “impostos suecos por serviços dignos do Afeganistão”. Com toda franqueza, fosse eu afegão, ficaria ofendido, mas, como observador internacional, limito-me a algumas observações críticas sobre o que li.

Difundir na opinião pública ideias e sentimentos tão radicalmente hostis ao difícil dever cívico de pagar impostos é fato muito grave em si, em qualquer parte do mundo, e prescinde de qualquer atenuante: estimula egoísmo e incivilidade. Tal atitude é, sobretudo, lastimável da parte de quem pertence à classe privilegiada brasileira, ou seja, aquela que paga menos impostos do que os outros.

A carga tributária, ou seja, a relação porcentual entre o somatório de todos os impostos e a riqueza produzida por um país, é no Brasil muito menor que em outras economias de destaque. Em 2012, foi de 36%, mas na Europa tal relação transita hoje tranquilamente acima de 40%, tocando 45% na França e 46% na Alemanha, até chegar a 55% no caso da Suécia, citada pelo O Globo na ridícula comparação com o Brasil. Na potência econômica onde aparentemente se pagam menos impostos, os EUA, com  carga tributária de 28%, é preciso aperfeiçoar a análise para evidenciar outro dado importante: a contribuição fiscal per capita. Assim, se constatará que cada cidadão americano paga, em média, 13.550 dólares de impostos ao ano,  quando o brasileiro se limita a 4.000.

É notório, enfim, que a taxação progressiva e direta constitui elemento de equidade democrática e redistribuição de renda. O Brasil, ao contrário, é um dos países com os impostos mais regressivos do mundo, ou seja, onde os pobres, através dos prevalentes impostos indiretos (no consumo e produção), pagam muito mais do que os ricos. Qualquer jornalista de média cultura deveria conhecer essa realidade e o fato de ignorá-la explica-se só com grande ignorância ou profundo preconceito. No caso dos donos do poder, não: trata-se de pura má-fé.

O Estado brasileiro é patentemente refém desses patrões, que, controlando o  Parlamento, impedem qualquer reforma fiscal mais equilibrada e democratizante. Como se sabe, o destinatário dos impostos é o Estado e não o governo vigente, como a comentarista carioca afirma levianamente. Parafraseando-a, vem espontâneo o comentário de que certos brasileiros pretenderiam serviços públicos franceses pagando impostos de república bananeira.

Então, fique claro: os verdadeiros assaltantes do bem-estar social são os ricos, em prejuízo dos pobres.

Luis Nassif

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Retorno

    Concordo plenamente. Esperar que o Brasileiro tenha o mesmo retorno de países de povos ricos que pagam carga tributária ou alíquota de imposto semelhantes ou mais altas que nós, mas têm salários muito superiores é tão fantasioso quanto esperar que 36% do nosso salário mínimo compre o mesmo que que é 26% do salário médio Americano (7000 Reais) Infelizmente os custos em saúde e educação são em valor absoluto de dinheiro por habitante, e não em porcentagens do PIB de cada país cujo o valor total de dinheiro pode variar junto com o número de habitantes. Baseado em médias mundiais onde há bons serviços, nossa arrecadação total é muito baixa para uma população de 195 milhões de habitantes Então o “índice de retorno” baseado em carga tributária ou % do PIB e não em arrecadação per capita em valor é um ilusionismo sem valor estatístico.

  2. Medida

    A culpa é dos ricos mesmo, vamos adotar o sistema igual ao de Cuba. Olha que qualidade de vida! Que modernidade! Que liberdade de imprensa. Se o senhor Marco Antonio L. estivesse lá, onde não tem ricos para ferrar todos, nem poderia estar escrevendo este artigo.

     

    Agradeça a elite por estar vivo

     

  3. Vendetta

    Comentário perfeito do leitor. É graças à Elite que Luis Nassif é livre, fosse outrora o criticado em Cuba seria utilizado com heroísmo pelos defensores da liberdade. Como as elites compõe as mais extensas ditaduras fascistas, é fato devermos nossa sobrevivência a eles, agradeço-lhes por permitir minha existência. Desde que a critique sem qualquer possibilidade de mudança real. Nessa hipótese a outra seria a história, os que fariam o mesmo seriam salvadores do perigo comunista. Tudo é Cuba, implante cerebral, nada exime sua menção, fato, retirá-la das argumentações implica olhar para a própria realidade. Qual o paralelo entre Cuba e o assunto em questão, só explicar-se-á com incapacidade de interpretação de texto, normal em terra de analfabetos funcionais. Repitam Cuba em voz alta tempo todo e o resultado será esse, o preço do Playstation é vingança de Fidel Castro, esquizofrenia será signo de saúde mental.

    1. Condição irreversível
      É, já não existe esperança de salvação no seu caso. Já escreveu seu texto subjetivo e alienado por hoje né, já deu. Estou te enviando uma passagem pra Cuba pra você ir pra lá e ser feliz! Vá e fique por lá.

  4. Larga de ser ridículo

    Larga de ser ridículo, comparando carga do Brasil com Alemanha e França, só poe ser PTista mesmo que acha que o povo é otário. Eu já estive nestes dois países e te falo, a coisa lá é bem diferente, desde índices de criminalidade, IDH e TODOS os outros. O Brasil é o décimo segundo País com maior carga tributária do MUNDO e entre os 30 com maior carga o Brasil é o que menos dá retorno pelo que é pago. Antes de tentar manipular alguém lembre que tem gente que não é leigo e nem PTista lendo…

     

     

  5. Concordo em muita coisa com o

    Concordo em muita coisa com o texto, 

    No fim das contas o brasileiro é igual a qualquer outro povo, a única diferença é que eu tenho a impressão que o senso de “vira lata” aqui é maior que em todo o mundo. Tudo que é feito aqui, é pior que em outros paises, somo os mais corruptos, os mais ineficientes, temos os maiores impostos e por ae vai…

    É verdade que temos os nossos problemas, em muitos aspectos estamos longe de alcançar padrões desenvolvidos. entretanto fatores como qualidade do trabalho e da gestão são muito mais impactantes do que toda essa questão de impostos e corrupção por exemplo. (Já trabalhei no setor publico a maior parte dos serviços é ruim não por que existe corrupção mas sim porque não existem metas, muitos funcionários relaxam porque não podem ser mandados embora entre outras coisas).

    Bom.. com relação aos impostos, o brasil nunca vai ter uma carga tribuitária igual a americana, afinal aqui os serviços publicos são gratuitos, saude é gratuita, educação é gratuita, a maior parte das estradas é bancada pelo governo isso sem falar na quantidade de beneficios que existem ao trabalhador. Coisa na maioria dos lugares la fora não é bem assim.

    As rodovias americanas são boas? são sim! mas todas pagam pedágio!

    A saude publica na alemanha é boa? é sim! mas todos devem ter um plano de saúde! (e mesmo assim a carga tribuitária na alemanha é maior que no brasil).

    Harvard é melhor do que a USP? é sim! mas lá existe mensalidade!( o curso de economia em Harvard gira em torno de R$ 300 mil).

    Isso sem falar na sonegação de impostos, tem gente que não paga o que deveria e ainda reclama que esta ruim!

    O unico ponto que eu não concordo com o Marco Antonio é que o ricos são culpados, eles não tem culpa de modo geral, a culpa é de um governo que não tem coragem de realizar mudanças reais, que não tem coragem de cobrar mais dos ricos para poder distribuir a renda de maneira eficiente.

    O que realemente precisa mudar não é a carga em si, e sim como ela é cobrada, existe muita “burrocracia” na cobrança de impostos, e precisamos fazer como o mundo, cobrar mais da renda do que do consumo, para que quem pode mais contribua mais e não o contrario. Só assim vamos conseguir fazer uma reedistribuição de renda que possa alavancar este pais e nos transformar em uma nação realmente rica.

     

    1. Vai se informar melhor
      Acho que você vive em outro mundo, outra realidade….
      Primeiro você tem que estudar e ter um mínimo de inteligência. Ai você se informa melhor e poderá compreender melhor os fatos para assim poder fazer essas comparações. Só argumentarei uma das suas para não perder muito meu tempo, pois trabalho e 1/3 do meu trabalho é imposto que não tenho retorno em troca. Os EUA tem imposto menor. A segurança é garantida. A Educação básica muito boa também. As pessoas são facilmente empregadas após a conclusão da educação básica, e assim podem arcar com a educação superior (tem emprego pra quem quer!!!!!). A assistência médica não é para todos, mas sim garantida para idosos após os 65 anos (contribuíram com valor JUsTo durante seu tempo de trabalho para poder usufruir) e também para pessoas de baixa renda. Quem tem condição paga a sua. Este.quesito pode não ser o ideal para um mundo perfeito mas é muiito mais justo do que o daqui.

  6. Facismo à solta

    É lamentável ver que as pessoas não conseguem entender um simples artigo de jornal. Claro que a questão tratada é complexa o que torna ainda mais complicada a compreensão. O artigo faz uma comparação entre países desenvolvidos e o Brasil. Certo? Claro até aqui? Não houve menção a Cuba. A razão deste país ter entrado na discussão só pode ser o delírio de alguns leitores. É incrível o que a mídia fez com a classe média brasileira. Não se pode fazer uma análise de destoe dos jornalões e redes globos que o sujeito já é tachado de comunista. E olha que o artigo não fala do governo do PT. Imagine se falasse. Parabéns aos leitores pelo elogio ao facismo das elites. Foram salvos por elas. Como???? Ou são filhos de banqueiros ou são ingênuos demais para serem levados a sério. Não entenderam que pagam altos impostos para que o seu dinheirinho vá direto para os bancos. Que são os principais financiadores da mídia “isenta”….e dos políticos. São diariamente explorados pelos bancos e os adoram. Isso já não é mais um problema de informacão ou ideologia facista. É um problema psicanalítico. Adorar aquele que te expora e humilha. Isso não é novo na História. Um filósofo e jurista chamado Étienne de la Boétie se perguntava porque é tão difícil mudar o mundo? Ele mesmo respondeu: porque boa parte daqueles que são exporados se identificam apaixonadamente como o sistema que os oprime e engana. Porque? Porque acham que poderão, um dia, estar  no topo. Junto com as elites. Como isto não acontece, óbvio, eles se tornam infelizes, amargos e…..facistas. Assim envelhecerão. Na linguagem machista brasileira e mais próximo do nível da “argumentacão” de alguns dos nossos leitores, e me desculpem as feministas agora, é coisa de mulher de malandro. 

    1. É irresistível dizer que é

      É irresistível dizer que é inacreditável a quantidade de besteiras que escreve por frase.

      Se é para comparar o BRASIL com países desenvolvidos, compare TUDO, não somente os impostos cara-pálida…

       

    2. Minha nossa. Achei que não
      Minha nossa. Achei que não podia piorar. Inacreditável. Impossível já de discutir nas duas primeiras frases. A incoerência já te desanima….

  7. Achei muito legal! As pessoas

    Achei muito legal! As pessoas no Brasil, principalmente a classe média, falam sobre impostos como se dominassem o assunto…Eu tive que estudar 5 anos para aprender uma parte de direito tributário, no curso de direito. Sem falar que as pessoas não sabem que os nossos legisladores são financiados pelos empresários, latifundiários e ricos em geral. Isso já da pra levar uma luz aos olhos de quem quer saber mais sobre o assunto. Ora, se eles representam as classes dominantes, ou seja, são marionetes, então acho que temos que começar a ver quem realmente governa. Alguém já viu grandes empresários, latifundiários fazerem uma paralização, greve, ou algo para precionar o governo? Claro que não! Quem acredita no que jornais tradicionais e emissoras de tv incutem, empurram “guela” baixo para população sofrida e que realmente paga impostos, faz parte da massa de manobra, dos hipossuficientes dos alienados. Segue um link para que as pessoas tenham um pouco mais de entendimento sobre quem realmente é ganancioso. E diga-se de passagem, não pensem que isso é só no Brasil não meus queridos simplórios, isso é no mundo todo!

    1. Sugestão
      Sugiro estudar mais uns 45 anos então. Se com 5 anos não consegue sequer formular uma opinião, quem dirá entender um simples conceito de análise de imposto real e nominal. Se esforce bastante quem sabe um dia poderá acrescentar algo sobre este assunto. Bons estudos!

      1. Convenhamos que visivelmente
        Convenhamos que visivelmente você não é uma pessoa com atributos intelectuais razoaveis para menosprezar outra. É notório que esse escárnio é típico daqueles que não possuem argumentos sólidos ou capacidade para argumentar. Aliás, outro recurso desse tipo de gente é a divagação e a tergiversação. De qualquer forma, não se ofenda, vá estudar, porque a arrogância e a ignorância andam de mãos dadas… Kkk

  8. Apesar de na minha opinião

    Apesar de na minha opinião ser justo que quem tenha maior renda pague mais imposto, o PT não fez nada para transformar esta situação. Teve de vir um economista de Chicado (Levy) para propor aumente de aliquota de IR e reforma tributária que tente reverter um pouco essa forma perversa de tributar (os pobres pagarem mais do que os ricos(.

    Não vale o caso generalizar, a maioria dos ricos do pais trabalha duro para ter o que tem, este estado de Medo que se criou no pais é que mais contribui para as diferenças socias. A CLASSE POLITICA, essa sim, é a responsável. Seja a Esquerda querendo tomar todo o patrimonio das pessoas ou a direita querendo 3% do que a população arrecada. Isso é que gera essa desigualdade e a corrupação. O Brasil precisa sair desse discurso atrasado da esquerda e mirar na Alemanha ou França, como exemplos para Previdencia Social e impostos, justiça tb, para poder transformar a sociedade é uma sociedade mais justa e igualitária de forma consistente (e náo esse discurso romantico da esquerda). 

     

  9. Muito bom
    Parabéns pelo texto. Ele reforça a realidade dos fatos e desmistifica a os comentários empobrecidos de que o Brasil tem a ” maior tributação do mundo”.

    Agora aqueles que estão criticando o artigo ou são ricos, e assim é explicável a defesa de seus interesses pessoais, ou são pobres alienados pela mídia fascista e elitista do pais.

    E meus parabéns aqueles que realmente entenderam o texto e não fizeram conjecturas partidarias extrapolantes. Nós somos menoria em um país de marionetes.

  10. comentario

    So que no brasil esse tanto de tributo è realmente uma carga pra burro,pois nao se tem retorno prefiro pagar os 26.000,00 nos usa.

     

    1. esquecimento

      Esqueceram de contar quanto é o salário médio nos EUA, e quanto é o salário médio no Brasil… Mostrar o valor absoluto do imposto é absoluta má fé…

  11. Sobre carga tributária no Brasil

    Contribuindo com um dado ignorado pela população e que mostra ser nossa carga tributária, para os donos de terras, uma piada e para os cofres públicos, um peso burocrático inútil:

     

    A receita total de ITR (ImpostoTerritorial Rural – uma espécie de IPTU dos proprietários de terras) em 2014 pouco passou de um bilhão de reais.

    Ora, o Brasil tem 8 milhões e meio de quilômetros quadrados, ou seja, 850 milhões de hectares.  Mesmo se admitindo que o total de terras sujeitas ao tributo seja entre 500 e 600 milhões de hectares (descontados os rios, lagos, lagoas, parques nacionais e terras indígenas), a conta é simples: a média do ITR anual por hectare foi de R$ 2,00 – que corresponde àmenor cédula em papel de nossa moeda.  Ou seja, os grandes proprietários certamente estão pagando mais para seu contador minimizar o valor de seu imposto do que do tributo de seus latifúndios.

    João Monlevade, especialista em financiamento da educação básica pública no Brasil. 

  12. Carga tributária

     

    Chamar o povo brasileiro de queixoso é realmente uma verdade, nós realmente não sabemos fazer outra coisa. Vivemos a vida mais obscena do mundo. Nós reclamamos do excesso de trabalho, do lucro do patrão, dos ônibus lotados, dos hospitais deploráveis, da imprensa avassaladora, do poder dos políticos, dos empresários, da corrupção. Mas esquecemos de tudo isso, no carnaval, na copa do mundo, nas olimpíadas, no natal, nos feriadões e nas fabulosas promoções dos shoppings centers. Somos realmente, diferentes de todo os povos do mundo. Mas uma coisa é certa a carga tributária dos brasileiros, é faraônica.

    1. Contribuindo com um dado

      Contribuindo com um dado ignorado pela população e que mostra ser nossa carga tributária, para os donos de terras, uma piada e para os cofres públicos, um peso burocrático inútil:

       

      A receita total de ITR (ImpostoTerritorial Rural – uma espécie de IPTU dos proprietários de terras) em 2014 pouco passou de um bilhão de reais.

      Ora, o Brasil tem 8 milhões e meio de quilômetros quadrados, ou seja, 850 milhões de hectares.  Mesmo se admitindo que o total de terras sujeitas ao tributo seja entre 500 e 600 milhões de hectares (descontados os rios, lagos, lagoas, parques nacionais e terras indígenas), a conta é simples: a média do ITR anual por hectare foi de R$ 2,00 – que corresponde àmenor cédula em papel de nossa moeda.  Ou seja, os grandes proprietários certamente estão pagando mais para seu contador minimizar o valor de seu imposto do que do tributo de seus latifúndios.

      João Monlevade, especialista em financiamento da educação básica pública no Brasil. 

  13. Impostos

    Vicê com certeza não écontador, administrador ou economista. Além de ser parcial, mal informado e agir de má fé com este post absurdo. Da onde que a carga tributária doBrasil é regressiva? Na circulação de mercadorias taxamos em cima de taxas e com um percentual alto. Outra coisa, quando comparar valores entre Brasil e outros países não faça conversão de moedas, isso é atestado de burrice. Faça comparação entre poder de compra do país x com o y. Outra coisa, os EUA (como a maioria dos países desenvolvidos) taxam a renda de forma federal sobre o excedente. Mais outra, nenhum banco estatal toma um percentual absurdo da sua renda com a falácia de que garantirá um fundo ao trabalhador, só por aqui mesmo. Se aproveitar da ignorância alheia é uma coisa feia. Coisa essa que os governos sempre fizeram por essas terras, sejam militares, tucanos ou petralhas. Ah! Não posso esquecer de um certo admirador do Mussolini que presidiu esse país na primeira metade do século passado.

    1. Alívio
      É bom saber que, por mais que raras, ainda existam pessoas coerentes e com capacidade de discernimento, raciocínio e o mais importante, imparciais e com um único objetivo de acreditar e defender o certo e justo.

  14. Carga por PIB

    A maneira mais correta de se calcular a carga tributária é fazê-la em relação ao PIB de cada país e, nesse caso, realmente o Brasil não está entre as faixas mais altas.

    1. Ahn???? O Brasil está em 14o
      Ahn???? O Brasil está em 14o lugar no mundo nesse quesito.!!
      E em ultimo lugar em retorno dos impostos à populaçao, entre os 30 países com maior carga tributária.
      O consumo é muito taxado sim e isso precisa mudar! Mas que a carga tributaria é muito alta, isto é.
      Comparar Brasil com EUA, Alemanha e França é piada de mal gosto. Lá pelo menos há retorno dos impostos. Aqui não. Inclusive nos ultimos 13 anos de PT.
      Só nao devemos nos esquecer que impostos altos tornam o país menos atrativo à investimentos, o que reduz geraçao de empregos. Portanto, num país onde impera a corrupçao e a carga tributária já é alta, deveríamos nos focar na eficiencia em utilização destes impostos! E punir corruptos já é um bom começo!!

  15. Carga tributária no mundo.

    Então, fique claro: os verdadeiros assaltantes do bem-estar social são os ricos, em prejuízo dos pobres.

    Taí.  Por isso sou comunista.

  16. Indignação
    Cara, procure tratamento. Se ainda assim achar que não precisa e que tem razão nesse monte de incoerências e absurdos que falou, pague meu imposto, já que acha pouco (pelo retorno obtido, óbvio), assim me sobra mais pra pagar minha assistência médica humana e digna para minha família, educação com alguma qualidade para os meus filhos, segurança privada em minha vizinhança, manutenção do meu veículo (com carga de impostos absurda) por andar somente em vias esburacadas, etc.

    1. Para algumas pessoas desenhar
      Para algumas pessoas desenhar não é o suficiente… O texto é muito claro, não se trata da quantia de impostos arrecadados no Brasil, e sim da forma como é arrecadado e a eficiência no retorno em serviços e políticas públicas para a população. A forma pela qual é feita a arrecadação no Brasil amplia a desigualdade social, enquanto que em outros países com uma arrecadação progressiva promove uma redistribuição de renda. Bom, tem mta gente que acredita é burguês sem o ser… e acaba empreendendo uma batalha contra a arrecadação, quando deveria lutar pela forma como é feita e pelo seu retorno. O problema do pseudo burguês é que o verdadeiro burguês não exitará em demiti-lo quando uma A.I. tornar seus serviços desnecessários… Kkkkkkk

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador