4 de junho de 2026

Eu me neguei a soprar o bafômetro

Coluna Econômica

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Quase meia noite, uma blitz da Policia Militar me manda parar o carro. Saio e sou abordado por um sargento que quer que eu faça o teste do bafômetro. Recusei, apesar de não ter bebido. A intenção foi saber o que acontece com os que se negam a soprar.

***

O problema surgiu quando se constatou que nenhuma pessoa estaria obrigada a soprar o bafômetro. Para corrigir a lacuna, foi promulgada a chamada Lei Seca, com alguns absurdos (como o mínimo de 0,3 de álcool no sangue).

O motorista que recusar a soprar o bafômetro terá que assinar um termo. Se apresentar sinais visíveis de embriaguez – e apenas nessa situação – será autuado e submetido a uma perícia médica.

Voltemos à minha história para entender o que está ocorrendo na prática.

***

Quando disse da minha recusa em soprar o bafômetro, o sargento da PM  nem quis conversa.

– Se não soprar, o senhor será autuado.

Disse-lhe que não sopraria.

Aí criou-se o impasse.

Na blitz, não havia nenhuma pessoa para preencher o termo de recusa. E nenhum perito médico para atestar se eu estava ou não embriagado.

O correto seria o sargento me liberar. Mas aí sua autoridade seria arranhada.

Resolveu, então, me levar até a delegacia, enquanto um funcionário da PM conduzia o carro.

***

Chegamos na delegacia, abarrotada por problemas mais efetivos. Atrás do balcão, o delegado indagou do sargento se eu apresentava sinais de embriaguez.

Se admitisse que eu não apresentava os tais sinais, não haveria como o sargento justificar minha detenção. Na cara de pau, então, a autoridade afirmou que sim, eu apresentava sinais de embriaguez.

Reagi na hora. Perguntei ao delegado se via algum sinal de embriaguez em mim.

Nervoso, o sargento quase ordenou que não o interrompesse.

Insistiu que eu tinha os sinais, nos olhos vermelhos (poderia ser de sono mas, efetivamente, não estavam vermelhos), no hálito e… na arrogância.

Nem de arrogante poderia me acusar, já que minha reação foi apenas contra a lei, não contra os PMs. Depois, fui de viatura até a delegacia, sem abrir a boca.

***

Toca esperar na sala da delegacia, cercado de bêbados autênticos e alguns marginais.

Conversa vai, conversa vem, o delegado informou que, já que bastava a palavra do PM para me autuar por embriaguez, eu deveria ir até o Instituto Médico Legal (IML) para fazer a perícia técnica.

Na delegacia, perdi hora e meia; no IML, perderia mais duas horas.

***

A esta altura, o PM percebeu que tinha criado uma confusão do nada. Aproximou-se, mais cordato, conversou um pouco sobre a lei, mostrou bom conhecimento. E, no final da conversa, abriu o jogo:

– Faz assim: sopre o bafômetro que nós te liberamos.

Era quase um apelo.

Como já tinha material de análise sobre a aplicação prática da Lei, soprei, deu zero, e fui liberado.

***

Se a mera palavra do sargento é suficiente para me segurar por quatro horas em delegacia e IML, não há a opção de não soprar o bafômetro. A opção é, sopra ou passe quatro horas detido.

Parte do problema se resolve com a PM aprimorando seus procedimentos e não permitindo mais blitz sem a presença do escrivão e do perito médico.

Mas deveria haver formas mais efetivas de contenção de esbirros autoritários de autoridades.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

33 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. rosangela moraes

    18 de setembro de 2013 4:45 pm

    teste de bafometro

    Se o carro estiver estacionado no portão da residencia fixa, com o motorista dentro ou ao lado, a PM pode abodar o motorista e exigir que faça teste de bafometro??? E ainda aplicar multas de pneu, apreender os documentos, e por estarsem cintos…e colocar o numero do endereço dois anteriores de minha residencia…muito estranho isso…aconteceu com meu filho…

    1. daniel de castro

      2 de dezembro de 2014 1:51 pm

      pode

      pode por que de acordo com o ctb seu carro esta na via publica e com o motorista dentro configura uma açao de dirigir , sim e estacionar é dirigir tanto como andar no carro logo vc esta sujeito a todas as obrigaçoes inclusive usar cinto e ter o carro em condiçoes de conservaçao , so nao poderia acontecer isso se o carro estivesse dentro da sua garagem mas em via publica tudo deve ser observado .

  2. Manuel Siqueira

    31 de outubro de 2013 7:32 pm

    O tempo do sargento

    você julga correto o tempo que tomou do sargento….será que o sargento, caso você tivesse soprado logo o danado do bafômetro, não pegaria um bêbado e evitaria um grande problema em potencial…pense nisso….você é honesto…agiu sem pensar…pode ter causado um dano sem perceber na sua teimosia…pena.

    1. Igor M

      7 de novembro de 2013 3:22 pm

      A capacidade do sargento

      Manuel Siqueira, tudo o que você falou poderia ter acontecido, mas não em virtude da escolha do condutor em constatar o processo prático na aplicação da lei seca (que acho extremamente válida, ainda mais quando se tem um canal para divulgação das constatações), mas sim em virtude da incapacidade de um simples diagnóstico ou teimosia por parte do sargento em relação a um condutor claramente não embriagado. O profissional da lei é quem deve ter a capacidade de fazer cumprir a lei na forma mais profissional possível, e isso vale nas escolhas que fazem durante seu trabalho. Logicamente, o condutor não-embriagado fará uma escolha mais sábia ao soprar o bafômetro de uma vez, mas a responsabilidade cai sobre o profissional da lei.

      1. sirlene faria júlio

        11 de maio de 2014 11:07 pm

        Concordo plenamente.É triste

        Concordo plenamente.É triste constatar o despreparo da maioria dos Policiais. Infelizmente é o quadro brasileiro…

    2. MIGUEL CLAUDIONIR ROCHA DA ROCHA

      23 de agosto de 2014 7:46 pm

      o tempo do sargento

      o tempo do sgt. são as 12 horas de serviço pela qual nos pagamamos, se ele abordou o cidadão e logo observou que não estava alcolizado e liberado o mesmo ELE NAO TERIA PERDIDO O SEU TEMPO. minha esposa me tirou da cama as 00:30 da madrugada. estou passando mal me leve ao pronto socorro. Ela tem problemas de pressão alta, prontamente pulei da cama e entrei no carro, na volta com ela ainda não muito bem fui parado na lei seca na frente do tamoio em sao gonçalo, o agente do detran me abordou! o sr. bebeu ?? não mas estou com minha esposa passando mal e estou retornando para casa, com todos os prontuarios e receitas e exames etc.. na mao. por favor posso ir embora ela ta pasando mal. agente do detran responde! não vamos fazer o bafometro porque quando alguem passar mal chame o samu para levar. FOI A RESPOSTA QUE O AGENTE ME DEU, O SANGUE LOGO SUBIU E FALEI ENTAO CHAME O SAMU PARA A SRA. SUA MAE QUANDO ELA PASSAR MAO E NAO FAÇO TESTE ALGUM. PONTO FINAL. AI LOGO JA CHEGOU UM CAMARADA E ESNCOSTOU DO LADO. SR TA TUDO CERTO MAS NAÕ FeZ O BAFOMETRO PARA NAO DEIXAR O CARRO IR PARA O DEPOSITO EU CONDUZO O CARRO. BLZ COMEÇOU COM 400,00 E FINALMENTE POR MINHA ESPOSA FICAR PASSANDO MAIS MAL AINDA PAGUEI 150,00 NA FRENTE DOS AGENTES PARA SEr LIBERADO E TER Que PEGAR MINHA HABILITAÇAO NO DETRAN DEPOIS DE 5 DIAS. EU DIRIJO DESDE 1990. E NUNCA TIVE UM PONTO NA CARTEIRA ESSA FOI A PRIMEIRA VEZ. ESSE É O BRASIL TUDO NORMAL SO MORRER COM UM DINHEIRO, E OS 150, COM CERTEZA NAO FICOU SO NA MAO DO MEU “CONDUTOR” ISSO CHAMA-SE BRASIL.

  3. Donato

    19 de janeiro de 2014 6:13 pm

    pra que simplificar se pode complicar ?

     foi “apenas” contra a lei ..? só isso ? Tá, então que aguente os outros “apenas” como perder apenas 1 hora e meia na delegacia; perder apenas mais duas horas no IML .. e acrescente tbém a simplicidade da presença de apenas 1 escrivão e apenas 1 perito em cada blitz … essas simplicidades deixariam tudo mais simples..

  4. adv anonimo

    13 de abril de 2014 6:59 pm

    Pensei que contiruaria sem

    Pensei que contiruaria sem soprar o dito cujo, assoprou ai não vale….o lance seria não soprar ate ser liberado.

  5. Silvio Saraiva

    30 de abril de 2014 4:34 pm

    Ações meramente arrecadatórias.

    Me recusei a fazer o teste do bafômetro. O guarda municipal preencheu a infração de trânsito com o código 516-91  165  Dirigir sob a influência de álcool. Aplicou a multa, recolheu a minha habilitação e solicitou que outra pessoa dirigisse o veículo até minha residência. Pois bem, como ele pode atestar que eu estava dirigindo sob a influência de álcool sem qualquer tipo de exame ou constatação, inclusive nem chegeui a sair do carro? Como outra pessoa sem comprovar que não tinha bebido, ou seja, sem teste de bafômetro assumiu o volante? Não acredito na Lei Seca. Acredito que são apenas ações arrecadatórias. Deveriam colocar toda esta força-tarefa para nos proteger de dos verdadeiros criminosos, inclusive os de colarinho branco.

  6. ademir coelho

    20 de agosto de 2014 5:26 pm

    A Lei Seca brasileira é

    A Lei Seca brasileira é absurda. Por que? Pelo ZERO DE LIMITE.

    Há pesquisa cientifica e respeitada que atestam que até 0,9 de álcool é nula ou quase para abalar a capacidade psicomotora dos motoristas.

    A propósito, vale lembrar de que a maioria dos países do mundo, entre eles, a Inglaterra, França, Alemanha, Italia, Espanha, Canadá, Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, etc., permitem ingerir bebida alcoólica (até certo limite) e dirigir.

    ZERO DE LIMITE serve muito mais para ARRECADAR MUITO DINHEIRO PARA OS COFRES PÚBLICOS, do que para Educar Motoristas.

    Para reduzir acidentes, é necessário Educar.

    Conscientizar de que: Excesso de Velocidade, Ultrapassagem em Local Proíbido, Falta do Uso do Cinto de Segurança, Imprudência de Motociclistas, Péssimas condições das Vias e Rodovias, Omissão das Prefeituras Municipais nas construções de calçadas, Pedestres que não utilizam Faixas de Segurança, etc., são os reais motivos das causas de acidentes, indepentemente de o motorista estar ou não alcoolizado.

    Mas fiscalizar este rol de motivos, dá muito trabalho e pouca arrecadação.

    1. celso eduardo

      24 de agosto de 2014 9:21 pm

      teste de bafometro

      Nota dez pelo seu comentario concordo com fiscalizacao mais os policiais nao sei o querem pois so de olhar se ve a necessidade de prender o motorista deus o livre se voce tiver um carro bom ai piorou mesmo que voce seja daqueles do carne vao pensar que tem dinheiro vao tirar as suas calcas eu acho que existe policiais competentes e tambem eles talvez nao saibam mais o salario deles nos pagamos sao nossos funcionarios e tambem os maiores bebados que ja conheci  sao policia o que se ve pouco policia fazendo bafometro.

  7. André Moreira Labruna Quintão

    1 de setembro de 2014 10:28 am

    Curta Historia

    Praticamente aconteceu comigo a mesma historia, o problema que fui preso e levado a policia civil, fiquei lá por mais de 10 horas detido e tive que pagar uma quantia absurda de 1810,00. Simplismente me colocaram em uma sela e sem dar maiores detalhes pediram uma fiança neste alto valor e ainda me ameaçaram que se eu pagasse seria encaminhado a cadeia. Por medo e não ter nenhum advogado no momento pois já era tarde da noite de sábado para domingo tive que pagar 1810 em dinheiro vivo e trocado. Estou indiguinado com a forma com que me conduziram e o desreipeito com um cidadão que nunca precisou ir a uma delegacia. Gostaria de punir o abuso de altoridade e a falta de informação pelos nossos direitos.

     

    1. FernandoLacerda

      30 de novembro de 2014 11:56 am

         Gente pra resolver este

         Gente pra resolver este problema é simples, seja um cidadão responsavel e se beber nao dirija, pois só se nega a fazer o teste do bafometro quem tem culpa no cartorio, o fato de estar garantido na constituição o direto de nao fornecer provas contra si mesmo, não da o direito de beber e matar pessoas no transito, que alias é o maior indice de mortalidade, o grande problema é que todos os motoristas que beberam “sabem perfeitamente o que estao fazendo, e nao tem seus reflexos alterados por que tomou uma latinha de cerveja”.

  8. daniel de castro

    2 de dezembro de 2014 1:43 pm

    consciencia com o dinheiro publico

    resumindo o sr nao tinha bebido sabia disso e sabia que o o bafometro daria zero , mas ao inves de ser um cidadao colaborativo com uma medida que apesar de ser incomoda aos cidadaos de bem inibe essa catastrofe diaria que sao os acidentes de transito , o sr preferiu testar o sargento dificultar todo o trabalho policial , fazer a viatura se deslocar , gastar o tempo e o dinheiro do estado pra que ??? é simples assim se nao bebeu sopre vai dar zero e vc vai pra casa rapido e a policia vai poder gastar seu tempo com coisas mais importantes se bebeu assuma o que fez e arque com as consequencias . o sargento nao fez a lei o delegado nao a fez , mas brasileiro e assim sempre que sai uma lei nova ao invez de tentar se adequar ja pensa num jeito de burlar 

     

    todo mundo reclama que a lei é severa demais , mas coloco a seguinte situação vc de noite atente o telefone , o atendente diz :olha seu filho foi atropelado ele morreu , mas espero que o sr compreenda e perdoe o motorisa ele bebeu mas foi so um um pouquinho e ele garantiu que estava em perfeitas condiçoes motoras foi uma fatalidade,

     

     

     

     

    1. Otavio Ferreira Jr.

      2 de janeiro de 2016 11:51 pm

      Tambem sou a favor da Lei

      Tambem sou a favor da Lei seca. Acho que a irresponsabilidade ao volante é um crime, com ou sem álcool. Agora “ZERO” como limite é algo tão absurdo quanto a tolerância e a impunidade. As pessoas usam enxaguantes bucais e remédios naturais, que as vezes contém pequena quantidade de álcool ou ingerem comidas que podem ter sido flambadas com alguma bebida ( um strogonoff, por exemplo) ou comem um doce que contenha pequena porção de licor. E muitas outras situações similares (seria muito demorado listar todas as possibilidades) mas em nenhum desses casos a pessoa estaria sem condições de dirigir um veículo em segurança mas mesmo assim, seriam punidas, legal mas injustamente, pelo excesso de rigor da lei. Não me dfiga, Sr. Daniel, que o sr. já comeu uma daquelas “garrafinhas” de chocolate com açucar cristal e ficou “bêbado”.

      Quanto ao seu exemplo, a respeito de filhos mortos por motoristas com pequeno teor de álcool no sangue, o atropelamento poderia ter sido causado pelo tal filho atravessando a rua falando ao celular por exemplo, mesmo que o motorista tivesse feito o possível para evitá-lo e apresentando um teor de 0,08 mg/L no bafômetro

      Claro, a sociedasde humana seria perfeita, se de santos fosse constituida. Mas não é o caso. Somos um amontoado se seres humanos tentando aprender como viver juntos. Digo e torno a dizer: Nem todo pedestre será motorista mas todo motorista já foi, pelo menos por 8 anos, um pedestre. E um pedestre muito mal educado, indisciplinado e completamente impune pelas sua “transgressões” no transito. Bebados a pé (ou de bicicleta) já causaram muitas mortes de terceiros no trânsito e nas estradas. Mas estatísticas sobre isso não são bem vistas. São digamos, “impopulares”…Acho que se pudessem inventar um “ARROGANCIOMETRO” aí sim, poderíamos diminuir em muito os acidentes automotivos.

      Demonizar o álcool é só uma atitude moralista que tira do Governo a responsabilidade sobre as péssimas condições de segurança de nossas ruas e estradas. Gostaria de ver, nas estatísticas sobre acidentes graves em um ano, qual a porcentagem de acidentes realmente causadas por motoristas com teor de álcool inferior a 0,15 mg/L no sangue.

      Que se puna com severidade àqueles que realmente causam dor e sofrimento aos outros por imprudência na condução de veículos, alcoolizados ou não, mas não vamos fazer disso uma “caça as bruxas”. E que atire a primeira pedra, aquele que…

       

    2. claudio rocha

      3 de janeiro de 2016 6:23 pm

      lei seca

      diga para mim para onde vai o dinheiro do estado? onde esta esse dinheiro arrecadado. com lei seca. o sr. está iludido. o detran do rj é o detran mais ladrão e cheio de corruptos do brasil. uma pouca vergonha. uma máfia. foi divulgado no diario oficial a 2 meses que 8 mil motoristas foram autuados na lei seca em um determinado tempo. cada um pagando 2000, de multa mais oumenos 18 mihoes. para onde vai isso. pouca vergonha de um estado falido, cheio de corrupçao. gosto muito do rio mas sinto nojo ao mesmo tempo de um estado porco e sujo.

       

    3. anonimo

      19 de maio de 2017 1:29 am

      LEI SECA

      Aconteceu comigo fui parado numa blitz.. e recusei o bafometro. Essa tese acima nao pode ser generalizada..ha situaçoes que o condutor comete uma infraçao, alcoolizado ou nao, evadise do local, apresenta-se  posteriormente a autoridade policial, responde pelo crime culposo, nao e multado nem tem sua cnh retida, porque ja nao estaria mais sob efeito  do alcool. A questao e.. cometeu um crime de transito, tem que responder, se constatou embriaguez seja agravante. Existe o condutor irresponsavel que nao precisa estar sob efeito de alcool pra fazer barbaridades no transito. O policial esta a serviço do estado que esta com uma lei desproporcional, inconstitucional e nao minha opniao o desejo de arrecadar em cima do cidadao, para tapar os buracos da corrupçao. Blitz que sao feitas exclusivamente para encontrar condutores que ingeriram qualquer quantidade de alcool  e um absurdo.. deveria ser feito teste caso o condutor apresentasse sinais de embriaguez, isso sim seria o correto. e deveria ser gravado, testemunhado, sei la..so a palavra do agente nao e suficiente, pois sabemos que sempre podera haver o abuso.

  9. Reis

    23 de fevereiro de 2015 1:59 pm

    lei seca
    Bom dia!
    Sempre fui a favor da lei de punir motorista embriagado dirigingo. Mas uma lei completamente seca é um absurdo nacional.demonstra que este país tem um governo e legisladores que simplesmente estão pensando em arrecadar e não educar.teve casos de pessoas que almoçaram em restaurantes e comeram simplesmente um bife com temperos alcoólicos que não influenciariam em nada em sua capacidade de dirigir e acusou no bafômetro logo ao sair do restaurantes. E ai, por que uma lei seca? Tinha que ter um limite e um respeito ao cidadão que paga seus impostos. Urgente uma mudança! Nós brasileiros somos acharcados por nossos governantes e aceitamos tudo sem protestar.

  10. Soraya Rocha

    15 de março de 2015 1:33 pm

    Consequencias:

    Me recusei a fazer o teste do bafometro, não sabia o que fazer de melhor, pois fui parara na lei seca, e por volta meia noite, me dirigia para minha residencia, mais a tarde havia toma do um lata de cerveja como de costuma uma diferente de limão que possui baixo teor alcoolico, mais prefiri não fazer o teste aoreendram minha habilitação por cinco dias e o que mais ira acontecer??? Multa, pontuação, dúvidas? Fui liberada com utra pessoa habilitada para conduzir meu carro. E agora?

    1. Feitosa

      29 de julho de 2015 5:52 pm

      Boa tarde!
       
       
      Sua situação é

      Boa tarde!

       

       

      Sua situação é igual a minha, entra com recurso.

      em que pé anda a tua situação…me manda o e-mail e vamos nos falando.

      1. Wilson Lima

        31 de julho de 2015 5:08 pm

        Aconteceu o mesmo comigo também

        O mesmo aconteceu comigo quando recusei soprar o bafômetro, foram super pacificos, apenas apanharam minha habilitação e mandou ligar para que outra pessoa conduzisse o veiculo. Agora não sei se habilitação ficará suspensa? Se terei que pagar multa?

        1. Luiz Ferreira

          22 de novembro de 2015 3:32 pm

          CNH retida por 5 dias na lei seca

          Olá Winson comigo aconteceu neste sabado dia 21/11/2015, havia bebido um copo de vinho junto com minha esposa e fui parado pela Lei seca, o policial foi muito gentil perguntou se eu havia bebido e disse que sim um copo de vinho e ele me orientou.O senhor tem o direito de não fazer, pois se fizer e acuzar o senhor vai ser preso, a cnh apreendida e o seu carro rebocado alem da multa, se o senhor recuzar, tera a sua cnh retida por 5 dia, pagar multa e tera que apresentar um condutor habilitado para levar o carro.

          O balão da lei seca estava na esquina da outra rua e na rua que vinhamos e fomos abordado não dava pra ver o balão, filmei. Sera que posso apresentar isto como prova para recorrer?

          O meu marido pensou até que estava fechado com os cones, informando que estava lotado e não dava mais para entrar pois no local estava tendo um show gratis, isto aconteceu em Mangatiba-RJ.

          Luiz Ferreira.

           

      2. jonas viel

        24 de outubro de 2015 11:06 am

        Bom dia, fui abordado e não

        Bom dia, fui abordado e não fiz o teste. Ficaram com minha cnh. Como faço para sair dessa? Se souber me contate por e mail obrigado

      3. Cleber Augusto Alves

        2 de fevereiro de 2016 6:05 am

        Recusa

        Bom dia!

        O que aconteceu? Estou em situação parecida.

         

        Obrigado.

        Cleber

    2. Fabiana Lourenço de Sá

      12 de agosto de 2017 3:45 pm

      Lei seca
      Por favor aconteceu o mesmo comigo…Só que um fator diferente. ..Eu não tinha bebido nada…e recusei a soprar o bafometro pq não sou obrigada…Mas eu não sabia que essa realidade usa fosse me dar tanta dor de cabeça…
      O policial mesmo afirmando que eu não tinha indícios de embriagues…apreendeu minha carteira e uma multa de quase de 2.934.
      Onde está meu direito…Se o poficial mesmo fosse que eu não estava com sinais de embriagues. ..pq tal conduta comigo?
      Se não sou obrigada a soprar o bafometro.

  11. max

    12 de setembro de 2015 11:41 am

    comentando

    DEPOIS DE LER TODOS COMENTÁRIOS E TER LIDO MUITO SOBRE O ASSUNTO CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE DEPOIS DE 32 ANOS DE CARTEIRA NENHUM ACIDENTE DE TRANSITO E INCLUSIVE UMA CONDECORAÇÃO DO PRÓPIO DETRAN DE BOM MOTORISTA EU SOU UM CRIMINOSO POIS ME RECUSEI A SOPRAR O BAFÔMETRO, QUANTO AO SARGENTO TER PERDIDO O TEMPO DELE DIGO ELE TAVA FAZENDO O TRABALHO DELE E NÃO UM FAVOR AO CIDADÃO QUE NO SEU DIREITO SE RECUSOU A SOPRAR O BAFÔMETRO O CIDADÃO ESTA DE PARABÉNS, NESTE PAIS ESTÃO CRIMINALIZANDO A CERVEJA, EU ME RECUSEI E SEMPRE VOU RECUSAR SE FOR O CASO DE TER QUE ME SUBMETER A UM BAFÔMETRO É PORQUE A PALAVRA DE CIDADÃO BRASILEIRO NÃO VALE NADA. O POLICIAL ESTUDA PSICOLOGIA OU DEVERIA ESTUDAR AO INVÉS DE IMPOR SUA AUTORIDADE EM RODOVIAS FEDERAIS DO PAIS A PRF SUBMETE O BAFÔMETRO SE A PESSOA APRESENTAR SINAIS DE EMBRIAGUES, ISSO É O CORRETO COM EXPERIENCIA DE DIRIGIR EM VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO NUNCA VI UMA ATITUDE AUTORITÁRIA AO QUAL O BRASILEIRO TA SENDO SUBMETIDO.

  12. mk

    18 de setembro de 2015 11:40 pm

    fui abordado, não estava

    fui abordado, não estava bêbado e me neguei a soprar o bafometro, fui autuado e minha cnh ficou recolhida 1 dia. pediram pra chamar outro condutor pra tirar o veiculo. não fui preso pra fazer a analise clinica, existe recurso pra derrubar essa multa e não ficar sem carteira um ano????

  13. Katia Carneiro

    28 de janeiro de 2016 3:42 pm

    teste de bafometro

    Me recusei a fazer o teste do bafometro, apreenderam minha habilitação por cinco dias e me autuaram.Na identificação da Autuação o policial fez a observação que eu não apresentava nenhum sinal de alteração da capacidade psicomotora, porém me enquadrou no artigo 277 do CTB. Gostaria de entrar com um recurso para anular tanto a multa quanto a suspensão da CNH. Alguem de vcs já entraram com esse recurso? Deu certo? o Detran aceitou? Se sim, vocês poderiam indicar quem fez o recurso? advogado ou despachante. Preciso de ajuda… Obrigada! 

  14. José Ermes Rom

    30 de março de 2016 6:18 pm

    e viva o jeitinho de se safar

    E viva jeitinho brasileiro de ser. O certo virou errado e o errado virou o certo.

    Todos aqui devem achar que o certo era a Polícia não fazer blits de lei seca porra nenhuma, pelo direito de ir e vir, bêbado que seja. 

    Um brinde aos mortos, feridos e aleijados pela cachaçaria Brasil e hipocresia nacional.

     

     

     

  15. jefferson

    30 de maio de 2016 3:13 pm

    eu tomei essa multa por se

    eu tomei essa multa por se negar asoprar o bafometro,mas minha duvida é,essa multa demora quanto tempo para sumir da habilitaçao ?

  16. Ronaldo Santos

    25 de junho de 2016 4:02 pm

    Lei Seca

    Ontem fui parado pela Polícia Rodoviaria e me recusei a fazer o bafometro, pois não sabia se era ou não obrigado a fazer e também não sabia se isso poderia determinar minha culpa a tal ação, não havia bebido e nem apresentava sinais de embriaguês mas mesmo assim o agente reteu minha CNH! Alguém pode me orientar sobre o que devo fazer?

  17. Rodrigo Pirovani

    22 de maio de 2017 10:29 pm

    sofri acidente e não bebi, fui autoado

    em maio de 2014 eu sai de casa umas 20:15 horas para ir ao mercado, no retorno dei umas voltas pela rua e fui voltando para casa, tinha que atravessar uma Br onde tem cemaforo, isso era por volta das 21:00, quando cheguei ao cemaforo ele estava verde e comeceia passagem da rodovia, que e dupla para ir e para vir , da uns 15 metros de travessia.

    no final da travessia fui atingido por um carro que vinha na via, perdi os sentidos, acordei meio desesperado soltei o sinto, porem avia batido a cabeça não sei onde e sofri um trauma, apaguei novamente, acordei com alguem no vidro do carona e o pessoal do samu me socorrendo.

    tive o pensamento de retirar o som do carro que estava quebrado e as compras do porta malas, que pedi um conhecido presente para retirar.

    na maca simplesmente fui conduzido a ambulancia, minha CNH foi retida pela PRF e dias depois fui pegar.

    fui autoado por embreagues e digir sem o sinto de segurança.

    recorri no tempo habil mas sem sucesso, minha CNH esta suspensa.

    estou pensando em entrar com uma ação sobre o caso, pois não me lembro de forma alguma de qualquer policial ter vindo falar comigo e oferecido bafometro. estava bem abalado, levei 8 pontos. no hospital passei apenas pelos exames basicos e voltei para casa de taxi. 

    sera que com um advogado consigo resolver esse problema?

     

     

  18. Sanaik

    27 de dezembro de 2017 11:54 am

    Você teve o direito de,

    Você teve o direito de, orgulhosamente testar os meios que o Estado dispõe de fiscalizar. Testou, perdeu tempo, e viu que nada mudou…A Lei é para todos. Da próxima, se submeta ao teste e vá pra casa tranquilo, por favor.

Recomendados para você

Recomendados