Itamar 9: o lado positivo do político

O maior momento de Itamar foi quando desmascarou publicamente a chantagem de Antonio Carlos Magalhães – que ameaçava divulgar um “dossiê”, prática de assassinato de reputação já amplamente acobertada pela mídia.

Itamar marcou uma audiência para recebê-lo. Assim que sentou na cadeira, Itamar abriu as portas do salão e mandou a imprensa entrar. Pediu, então, que ACM divulgasse o que prometera.

Foi o maior momento de Itamar.

Em outros episódios, sua falta de preparo permitiu trotes inesquecíveis. Em uma reunião, presentes o deputado Delfim Netto, o presidente do BC Gustavo Loyolla e todo o estado menor de Juiz de Fora, sacanamente Delfim sugere que as reservas cambiais fossem utilizados para investimento interno.

Na época, as reservas se constituíam na contrapartida de depósitos efetuados por investimentos externos. Não era possível, sequer constitucionalmente, aplicá-las em outras finalidades.

Loyolla tentou argumentar que a Constituição não permitia. José de Castro foi supimpa:

–       Pode deixar por minha conta que a gente dá um jeito.

Obviamente a proposta nunca foi adiante.

Com todo esse despreparo, com a irracionalidade que o caracterizava, Itamar tinha uma virtude essencial, totalmente ausente de seu sucessor Fernando Henrique Cardoso: achava genuinamente que a política deveria estar a serviço do cidadão. Às vezes não sabia como. Mas o foco sempre foi o bem estar do cidadão.

Seu Ministro Elizeu Rezende foi injustamente sacrificado, por ter viajado em um avião comercial ao lado do representante de uma empreiteira. Seu trabalho destrinchando os nós do setor elétrico foi o primeiro grande feito de consolidação do regime fiscal brasileiro.

Outro Ministro fundamental foi Jamil Haddad com sua Lei dos Genéricos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador