Mês da Memória e Verdade relembra 25 anos da Vala de Perus

A equipe GGN exibirá o documentário “Ossadas da Vala Clandestina de Perus, de 1970 a 2015” no encerramento da programação no CEU Perus
Jornal GGN – Para relembrar os 25 anos da descoberta da Vala Clandestina de Perus, neste mês de setembro, a Coordenação de Direito à Memória e à Verdade e o CEU (Centro Educacional Unificado) de Perus apresentam uma mostra de filmes e realização de atividades para promover o debate e a reflexão sobre o desaparecimento e o legado deixado pela ditadura do regime militar no Brasil. A programação se encerra com a exibição do documentário “Ossadas da Vala Clandestina de Perus, de 1970 a 2015”, produzido pela equipe GGN, no dia 25 de setembro.
A abertura será realizada nesta sexta-feira (04), às 19h, com o filme “Você também pode dar um presunto legal”, de 1970, do diretor Sérgio Muniz. O conteúdo do documentário, que foi filmado clandestinamente em plena ditadura militar, foi transferido para Cuba e o projeto finalizado apenas em 2006. Ele reflete a atuação do Esquadrão da Morte e do Delegado Sérgio Fleury, chefe do DOPS, em São Paulo. Apesar dos registros passados, o filme traz uma conexão com o presente, provocando a reflexão sobre legados da ditadura e o modus operandi da polícia militar. Em seguida, haverá um debate com o diretor.
Na sexta-feira seguinte, dia 11 de setembro, será a vez do filme “Atrás de portas fechadas”, uma investigação sobre as convicções político-ideológicas de mulheres durante a ditadura. Enquanto as integrantes de organizações de esquerda lutaram pela participação política, as da elite brasileira se mobilizaram para defender seus lares e famílias da “ameaça comunista”. A exibição também será seguida por debate.
O espetáculo teatral “O Pai” será apresentado no dia 19 de setembro, sábado, às 14h. Contando a história de duas mulheres que perderam um ente querido, tido como desaparecido político. Um telefonema desperta emoções e lembranças, causando um impacto grande na relação de mãe e filha. Depois da peça, haverá uma mesa de bate-papo com o diretor Izaias Almada, a presidente da Comissão da Verdade da Prefeitura de São Paulo, Tereza Lajolo, e Márcia Hattori, do Grupo de Trabalho Perus.
Por fim, a programação se encerra com o documentário da equipe GGN “Ossadas da Vala Clandestina de Perus, de 1970 a 2015”, que representa o atual trabalho realizado para identificar os resquícios ósseos encontrados na vala do Cemitério Dom Bosco, em Perus, nos anos 90, depois de mais de vinte anos de negligência.
https://www.youtube.com/watch?v=6vGOGdehLQA width:700 height:394
O GGN acompanhou esse processo, produziu uma série de reportagens e um documentário, que podem ser acompanhados no mutirão “Ossadas de Perus: A Difícil Transição“. A exibição no evento também será seguida de debate.
Confira a programação completa:
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Trabalho muito importante

    Parabéns às equipes! Devem ter feito tremendos esforços para chegar aos atuais resultados. 

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

14 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

14 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

17 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

18 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

18 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

19 horas ago