Nocaute e Conversa Afiada dão adeus. Sites disseminadores de fake news seguem firmes, por Eliara Santana

Duas dessas vozes potentes ontem se calaram. E isso é muito triste. Isso é muito perigoso e deveria nos deixar a todos muito preocupados.

Nocaute e Conversa Afiada dão adeus. Sites disseminadores de fake news seguem firmes

por Eliara Santana

Alguma coisa está muito fora da ordem no Brasil. Totalmente. Ao fim deste primeiro semestre maluco e desconcertante, dois sites entre os poucos no país que faziam o hercúleo trabalho de garantir um acesso plural à informação, simbolicamente “fecham as portas”. “Conversa Afiada” e “Nocaute” encerram suas atividades. Deixam de existir. Deixam de fazer o excelente trabalho que faziam há tanto tempo. Não é fácil fazer jornalismo decente, não é fácil atuar pela informação plural e de qualidade, não é fácil remar contra a maré neste país da desinfodemia.

Neste momento em que mergulhamos num mar revolto de desinformação, não poder mais contar com a criticidade e a palavra arguta do Nocaute e do Conversa Afiada é uma tragédia. Uma grande tragédia, que diz muito de um país que passou a acreditar em mamadeira de piroca e kit gay. Um país que passou a defender um medicamento condenado no mundo inteiro. Um país que duvida da ciência e compra alho pra combater coronavírus.Um país que dá voz e recursos financeiros a grupos disseminadores de fake news.

Na edição de quinta-feira, um Jornal Nacional meio incomodado mostrava o horror das investidas de fake news contra o influencer Felipe Neto. Pois é, em 2018, quando talvez fosse possível deter o monstro, todo mundo fingiu que não viu. O Nocaute, Conversa Afiada, GGN, The Intercept estavam lá na linha de frente gritando pra dizerem que aquilo era um perigo, que aquela máquina de fake news não era só máquina de espalhar boato, como muita gente gostava de dizer.

Duas dessas vozes potentes ontem se calaram. E isso é muito triste. Isso é muito perigoso e deveria nos deixar a todos muito preocupados. Porque os disseminadores de fake news estão aí, firmes e fortes. E cheios de grana.

10 comentários

  1. Toda estrutura que viabilizou a ascensão do fascismo,vai permanecer intacta. É a garantia de perpetuação no poder. Alguém espera que os lavajateiros respondam pelos crimes que cometeram? Quem vai denunciá-los? O MP? Quem vai aceitar as denúncias ou condená-los? Os tribunais que garantiram o desmonte da nação perpetrado por eles? Quem vai esclarecer a sociedade sobre essa aberração das instituições aliadas a país inimigos para acabar com a nossa soberania e destruir o país com todo mundo dentro. colocando 20 milhões de brasileiros à mercê das milícias do Rio de Janeiro? A Globo que fez o marketing da farsa? A Record do bispo que ofereceu o gado para o abate?
    Acabou pessoal! Não temos instituições e o governo colocado ( nada a ver com eleições) pelo golpe é de força milicianos aliados a militares e PM’s.
    Ainda temos eleições para dar uma fachada de democracia, sabe-se lá para quem ou para que. Toda estrutura para usar MP,mídia e judiciário para eliminar desafetos políticos das ” disputas”, continua aí. O STF se recusa a julgar a suspeição de Moro pq é obrigado a manter Lula “inelegível”. Enquanto essa situação perdurar, está claro que toda eleição será decidida pelas togas e não pelo voto. Vão deixar rolar uma eleiçãozinha pra prefeito ou outra,mas sem chances para esquerda, a menos que seja cidade pequena. Quem nos trouxe aqui foi o STF e só vamos sair qdo a Corte puder exercer seu papel, o que não acontece desde a eleição de Lula. Qdo GM diz que só vão colocar a suspeição de Moro em pauta, depois da pandemia, está papagaiando uma ordem que recebeu. Do mesmo modo que não podiam decidir acerca da prisão de Lula, tb não podem decidir NADA acerca da suspeição de Moro que significaria viabilidade política de Lula. STF e TSE só estão ” funcionando” pra fachada democrática mas não se pode esperar que cumpram suas funções. Os disseminadores de FN financiados pela milícia foram aprovados pelo TSE ( aprovação de contas bilionárias ) e continuam funcionando a pleno vapor pq ou não são denunciados, ou denuncias são desconsideradas, arquivadas ou em caso de condenações, ignoradas ou desrespeitadas. Chegamos onde o Judiciário planejou que chegaríamos. Acharam que viria um cara de direita,veio a milícia e, eles não souberam o que fazer. Arrogância,própria de nossa elite. Faz merda mas não pede ajuda. Conclusão: 11 caras afundaram uma nação e, continuam querendo dar lição de moral.

    29
    3
    • Parabéns. Excelente texto. Penso exatamente como você. Devemos esse desastre que abateu nosso país ao STF que colaborou com o golpe que destituiu a nossa Presidenta Dilma.

      • O STF começa a implodir o Estado de Direito na AP 470, que abre as portas para a LavaJato. Foi tudo consciente e calculado. Deu ruim pq quem tava na porta de entrada não era o tucanato e, sim a milícia. A primeira condenação sem provas, figura juiz, relator revisor,acusador… interdição das defesas…magistrados usando votos para atacar e agredir e, xingar réus ( nascia ali o discurso de ódio. peguem os votos de JB, CL, decano… ) O que Moro virou na LJ, nasceu na AP470 com JB. Tb ali estava a Globo fazendo marketing anticorrupção. Ali o STF decidiu que o maior partido da America Latina era uma quadrilha. O Antipetismo gestado ali, foi parindo fascistas abrigados nas instâncias inferiores do judiciário e na quase totalidade do MP. Como disse mais de mil vezes no mensalão que se aquilo gerasse condenações, nosso MENOR problema seriam as prisões,digo agora que nosso MENOR problema é Bolsonaro. A estrutura de elege e derruba ” representantes” é que tem que ser eliminada. A questão é como fazer isso sem violência. O correto seria os envolvidos serem denunciados, julgados e condenados,mas a estrutura que deveria denunciar e julgar é que cometeu os crimes. Ou seja, as chances dessas pessoas responderem por seus crimes é inexistem. Um governo de milicianos tem alguma chance pq trabalha na lógica da marginalidade e não do republicanismo,por isso tanto respeito e cuidados como governo Bolsonaro e os ataques ilegais e ilegítimos aos governos populares. Agora vamos ver como o país vai sair desse inferno. A arrogância e prepotência de nossas elites não permitem que peçam socorro a quem pode dar um jeito na merda que eles fazem. Ao fim e ao cabo Há 500 anos o trabalhador brasileiro vive para limpar as merdas de uma elite incompetente.

    • Parabéns. Excelente texto. Penso exatamente como você. Devemos esse desastre que abateu nosso país ao STF que colaborou com o golpe que destituiu a nossa Presidenta Dilma.

  2. Os blogs da imprensa alternativa patriota, resistente e corajosa, reverberam a voz do povo, a voz das multidões. Nunca nos enganaram e nunca negaram fogo ao incessante combate político, em defesa da ética, da moral, da honradez do patriotismo verdadeiro e da soberania nacional. Eles sabem que fazendo assim também estarão defendendo o povo, a democracia e o estado de direito. É lamentável e imerecida a temporária ausência de dois ícones da honrada resistência jornalística nacional. Acredito firmemente que não houve nenhum nocaute e nenhuma conversa fiada, nas decisões que foram tomadas pelas duas redações. Muito ao contrário, eu imagino um necessário recuo não estratégico, mas momentâneo por força da ocasião e de alguns fatos.
    Até breve Nocaute, até já Conversa Afiada, eu sou muitíssimo grato por cada estilo de notícia que recebi de vcs. Sou agradecido pela verdade, pela correção, pelo respeito, pela dedicação e pela coragem que muitos de nós não tivemos, mas que sentíamos estar sendo plenamente representada por vocês e com nobreza, com destemor, com grandeza e com muita galhardia.
    Abraços.

  3. É preciso dar o diagnóstico ao invés de se buscar paliativos ao mundo edificado sob a psique abrâmica, cuja disfuncionalidade, com propriedade, atesta Freud.

    É a cosmovisão a origem do problema onde o corpo envergonhado e a expulsão do Édem geram o não-ser e o não-estar em um não-lugar, em furiosa busca pelo fruto proibido por seu deus: sua própria vida eterna.

    É preciso desligar a central de energia da máquina.

    O C-19 nos coloca contra a parede da caverna e precisamos aproveitar essas paredes para desenharmos uma nova história, onde até mesmo o Platão de fora dela tem a energia dessa ilusão.

    O caminho está com os Povos Originários.

    A humanidade precisa vencer a civilização.

    Receba bem

    1
    3
  4. A sobrevivência destes sites supostamente tinha como coluna de sustentação seus patrocinadores do Estado e do governo.A mudança de governo e sua ideologia foi a trinca fatal .
    Hoje temos JC online

  5. Nocaute e Conversa Afiada, dois sites de imprensa honesta e investigativa, onde a informação verdadeira era o ideal dos jornalistas profissionais, sempre atuando com ética e moralidade na elucidação dos fatos e denúncias. Ficamos órfãos, de um dia para o outro. Morte por sufocamento, a mais sofrível delas. E, o pior, outros sucumbirão em breve, varridos pelo momento neo liberal e nazifascista estabelecido no país. A população, em sua maioria ignorante e com suas atenções voltadas à Covid-19 e ao desemprego, não está percebendo a “boiada passar” como um trator sobre toda a nação brasileira. Lamentável!

  6. Surpresa, não houve nem aviso prévio.
    Nassif sabe se houve algo além de dificuldades financeiras?
    Acho que essa catástrofe merece um post aqui.

  7. Fechou porque a forma de se comunicar hoje, não é a mesma de ontem
    Os mecanismos de financiamento que garantiam a viabilidade econômica devem ter mudado também.
    O que falta na minha visão é entender o contexto atual e avaliar o que é necessário fazer pra se adequar.
    O que se fazia ontem não serve para hoje. A logística da informação mudou. É aquela máxima o Meio é a Mensagem. E tem gente que ainda não sabe como operar no meio.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome