5 de junho de 2026

Primeiro ano de casamento gay em SP contabiliza mais de 700 cerimônias

Jornal GGN – Primeiro ano de vigência do casamento gay marca 701 matrimônios em cartórios na capital paulista. É o que mostra um levantamento inédito da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) que contabilizou com os 58 cartórios de São Paulo.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O mês de outubro foi o que mais realizou as celebrações entre pessoas do mesmo sexo: foram 90. No mês de novembro foram 80 casamentos; 73 em maio; 71 em agosto e em abril, 57 casamentos gays.

A norma foi editada em dezembro de 2012, pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo (CGJ-SP), autorizando todos os cartórios do estado a realizarem casamentos homoafetivos, passando a valer em março de 2013.

Depois do estado de São Paulo, dois meses depois, em maio, o Conselho Nacional de Justiça autorizou todos os cartórios do país a celebrarem o matrimônio homoafetivo.

No levantamento, as regiões que mais registraram os casamentos foram Cerqueira César, com 41, seguido de Bela Vista (38), Tucuruvi (35), Santa Cecília (30) e Saúde (25).

O primeiro casamento gay do Brasil foi realizado em junho de 2011, quando um juiz local de Jacareí – interior de São Paulo – interpretou com a autorização do matrimônio.

Com informações da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados