Solidariedade é a chave, por Fábio Felix e Gabriel Elias

Solidariedade é a chave

por Fábio Felix e Gabriel Elias

A ameaça do novo Coronavírus nos desafia a substituir o pensamento individualista pela solidariedade. Essa é a chave para conseguirmos poupar o máximo possível de vidas frente a essa pandemia. Um problema comum a toda a humanidade exige que o compromisso para frear o ritmo de contágio seja de todos, sob pena de os serviços de saúde não darem conta da demanda por cuidado intensivo. A consequência será o aumento do número de perdas humanas. 

Em razão dessa necessidade de maior solidariedade e cuidado comum para o bem-estar de todas as pessoas, uma série de esforços e sacrifícios coletivos têm sido feitos. Escolas e comércios fechados, indústrias paradas, milhares de pessoas trabalhando de suas casas, outras sem poder trabalhar. Para compensar esses sacrifícios, o poder público tem atuado para suspender cobranças de aluguéis, diminuir tarifas e impostos, além de ter aprovado uma renda mínima emergencial, através da qual famílias poderão receber entre 600 e 1200 reais durante o período em que o distanciamento físico as impede de garantir o sustento através do trabalho. Mesmo pessoas físicas têm atuado de forma solidária para compensar sacrifícios pessoais, como é o exemplo de jovens se oferecendo para ir ao mercado ou a farmácias para idosos e outras pessoas em situação de risco que precisam ficar mais isoladas.

Um entrave em particular para esse esforço solidário tem sido encontrado na tentativa de conter a disseminação do vírus no sistema prisional. O sistema já sofre com o que o Supremo Tribunal Federal classificou como “estado de coisas inconstitucional”, por não garantir direitos básicos fundamentais à dignidade humana. É nesse contexto que uma pessoa dentro do sistema, hoje, tem 35 vezes mais chance de adquirir tuberculose (outra doença infecciosa) do que fora do sistema. Com a chegada do Coronavírus ao Brasil, aumentou o receio de que ele pode ter uma ação devastadora entre as pessoas presas. O receio não é apenas de que o contágio ocorra de forma extremamente rápida, mas também de que as pessoas contagiadas – por terem outras vulnerabilidades decorrentes da situação do sistema prisional – desenvolvam formas mais graves da doença e exijam mais internações, aumentando de forma significativa o risco de morte. 

Por essas razões, o Conselho Nacional de Justiça editou uma recomendação dando diretrizes para o sistema de justiça atuar diante dessa crise. A recomendação estabelece o óbvio: que juízes evitem ao máximo ordens de prisão provisória; que juízes de execução penal concedam saída antecipada dos regimes fechado ou semiaberto, especialmente para pessoas que fazem parte do grupo de risco em presídios superlotados; que pessoas contaminadas cumpram pena em prisão domiciliar, entre outras medidas. A recomendação vai no sentido do que também foi recomendado pelo Subcomitê das Nações Unidas para Prevenção da Tortura (SPT) e foi saudada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. De fato, essa é uma preocupação mundial, uma vez que situações semelhantes levaram a rebeliões em presídios da Itália e obrigaram o Irã a libertar cerca de 70 mil presos. Ainda estamos em tempo de encontrar uma solução planejada para o problema aqui no Brasil.

Infelizmente, a estratégia de contenção da pandemia nos presídios tem sofrido resistência. O próprio Ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou que, “se a estratégia de contenção do vírus é ficar em casa, não tem que determinar prisão domiciliar pois a casa do preso é a prisão”. O ministro ignora que a estratégia de contenção do vírus não é simplesmente ficar em casa, mas praticar o isolamento físico, o que é impossível em presídios superlotados. Com um argumento fraco, o Moro disse ainda que um preso que ganhou direito à prisão domiciliar havia sido preso com drogas e fuzis. Era mentira. Pode ter agradado ao seu chefe, entusiasta da estratégia de usar notícias falsas para minar esforços de combate ao Coronavírus, mas prestou mais um desserviço ao país. 

O que parece difícil para essas pessoas entenderem é o aspecto obrigatoriamente solidário das estratégias de contenção à pandemia. Todos nós dependemos do mesmo sistema de saúde. Um, dezenas ou centenas de presos que se contaminem e necessitem de cuidado intensivo usarão dos mesmos leitos que pessoas livres. Cuidar de um é cuidar de todos. E vice-versa. Essa regra solidária, tão difícil para tantos compreenderem, poderá ser útil quando essa tempestade passar. Nossa relação com o sistema prisional precisa mudar não só em tempos de Coronavírus, mas permanentemente. 

Cuidar do bem-estar das pessoas presas não faz bem apenas ao indivíduo receptor dessas políticas públicas, mas para toda a sociedade. Da mesma forma, maus tratos cometidos contra essas pessoas retornam com custos altíssimos para toda a sociedade fora dos muros das prisões. Solidariedade é a chave. Estamos juntos nessa e em outras batalhas. Precisamos pensar soluções conjuntas para os nossos problemas. 

Fábio Felix, deputado Distrital e doutorando em Ciências Políticas

Gabriel Elias, membro da Plataforma Brasileira de Política de Drogas

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago