Xadrez do inacreditável mundo dos Bolsonaro, por Luis Nassif

Peça 1 – os núcleos de poder

Conforme já descrevemos em outros Xadrez, há quatro grupos iniciais de poder do futuro governo Bolsonaro.

  1. A corte familiar, englobando os três filhos, mais os ministros ideológicos.
  2. A núcleo militar, ocupando a infraestrutura e monitorando as ações de Bolsonaro, corrigindo cada declaração estapafúrdia.
  3. Paulo Guedes e seus chicagos boys.
  4. Correndo por fora, Sérgio Moro tentando fincar uma torre fora do alcance de Bolsonaro.

Peça 2 – sobre a a família Bolsonaro

Trata-se de um jogo de fácil previsão:

  1. Bolsonaro, o Jair, é emocionalmente frágil, intelectual e socialmente dependente dos filhos.
  2. Os filhos têm a agressividade dos toscos. Não se trata meramente de grossura. Grosso por grosso, ACM era, assim como Gilmar Mendes e outros personagens da política, mas que sabem utilizar a grossura como recurso político. Os Bolsonaro são grossos de graça, primários, valentões de rede social.
  3. Agora, as revelações do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) comprovam que a família compartilha hábitos comuns ao baixo clero político, de receber mesadas e dinheiro de fontes desconhecidas. Não têm escrúpulos, mas também não têm a sofisticação para as grandes tacadas.
  4. O caso COAF foi apenas um aperitivo. A rapidez com que Flavio Bolsonaro e o futuro governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, correram a anunciar negócios milionários com Israel, na área de segurança, mostra um apetite e uma imprudência que atropelam qualquer noção de autopreservação.
  5. Há pistas que surgiram ao longo dos últimos tempos, mostrando ligações dos Bolsonaro com policiais ligados a milícias. Pode ser que sejam apenas apoiadores da família. Mas, com a total falta de noção dos irmãos, e com dinheiro brotando nas contas dos seguranças, reforçam as suspeitas de seu envolvimento com as milícias.
  6. A maneira como reagiram às denúncias demonstra falta de malícia a toda prova. Indagado sobre o dinheiro recebido pelo segurança, Flavio Bolsonaro limitou-se a responder que ele é de sua estrita confiança e não há nada que o desabone. Claro que é de sua estrita confiança! Como o contador de Al Capone era de sua estrita confiança. Só faltava terceirizar operações dessa natureza para alguém que não merecesse sua confiança.
  7. Indagado sobre o tema, Onyx Lorenzoni, o porta-voz político, limitou-se a perguntar “onde estava a COAF” nos escândalos petistas. Recorreu ao álibi universal – de se defender mencionando o PT -, sem saber que a COAF foi peça central no rastreamento do dinheiro pela Lava Jato.
  8. O pai Jair teve comportamento pior. Depois de segurar a taça do campeonato do Palmeira com total desenvoltura, alegou recomendação médica para fugir do primeiro evento público após a divulgação da denúncia. Bateu em retirada mesmo.

Tem-se aí, portanto, um quadro de ampla vulnerabilidade para a governabilidade do futuro governo.

Peça 3 – a esperteza de Sérgio Moro

O abre-te Sésamo de Sérgio Moro continua sendo a cooperação internacional. Sua última tacada é a tentativa de induzir o Congresso a aprovar uma legislação tendo por base a resolução 1373, de 2001, do Conselho de Segurança da ONU, sobre lavagem de dinheiro e terrorismo.

 

 

Hoje a CBN diz que se o Brasil não adotar essa legislação irá para as catacumbas do inferno, perderá investimentos, dinheiro sairá do Brasil.

Explica nosso colunista André Araújo:

  1. Resoluções da ONU são milhares, e de valor sempre RELATIVO. Alguns países cumprem, muitos nem tomam conhecimento. Os EUA usam essas resoluções quando lhes convém, quando não ignoraram completamente. Israel nem se fala, a Rússia e a China descumprem a maioria.
  2. Essa Resolução veio no rescaldo do 11 de Setembro nos EUA e seu foco é muito mais o terrorismo do que o tráfico, corrupção, crimes financeiros. Mas como é um balaio onde cabe tudo o que se quiser colocar.
  3. A Resolução já está rondando há mais de 15 anos, e o Brasil até agora não tomou conhecimento. A própria consultoria jurídica da ONU opinou que a resolução 1273 é ilegal dentro do direito internacional. Lia aqui: “Medidas do Conselho de Segurança contra terrorismo não têm base legal, afirma especialista independente da ONU
  4. O Ministro Moro joga com a bandeira da ONU, na verdade ele quer  mais poder. O Brasil não está sendo pressionado pela ONU. Esse modo de usar a mão da ONU, do FMI, da OCDE, do Banco de Liquidações Internacionais como arma interna de poder é esperteza antiga.

Nos próximos meses Moro terá que enfrentar desafios bem mais complexos do que como juiz da Lava Jato. Estará sob exposição constante. E terá que demonstrar uma desenvoltura muito maior do que nos interrogatórios de réus e testemunhas.

Além disso, terá pela frente as denúncias contra aliados. Na Lava Jato havia o álibi de que o alvo único era o PT por ser ele o partido que estava no poder.

Será difícil encontrar outra narrativa para eximi-lo de atuar nas denúncias envolvendo o governo Bolsonaro.

Peça 4 – Paulo Guedes e seus chicagos boys

Paulo Guedes continua preso ao dogma de que um ajuste fiscal imediato e radical trará imediatamente os investimentos de volta. A ideologia cega o impede de pensar qualquer política anticíclica.

Esta semana, Michel Temer divulgou a relação das heranças virtuosas que deixará para o sucessor, provavelmente antes de ser preso por corrupção. Entre elas, investimentos de ordem de R$ 300 bilhões prontos para serem deflagrados.

Na verdade, a carteira de financiamentos aprovados pelo BNDES é bem maior do que essa quantia. Mas está tudo paralisado pelas loucuras cometidas pela Lava Jato do Rio de Janeiro, os atos atrabiliários contra funcionários do banco, criminalizando operações normais. O governo Temer não teve sequer a competência de destravar esses financiamentos. E, agora, os apresenta como se tivessem sido preparados em sua gestão.

Nesse ponto, a entrega da infraestrutura para os militares facilitará esse destravamento.

Mas as expectativas fantasiosas do mercado – como a de uma reforma radical da Previdência – não sairão do papel.

Tem-se, hoje em dia, um quadro complexo:

A recessão continua derrubando a arrecadação fiscal. A nova lei trabalhista, ao desestimular o emprego formal, está reduzindo drasticamente as contribuições previdenciárias e a arrecadação fiscal.

A ideia de instituir um regime de capitalização é totalmente fantasiosa. Hoje em dia o sistema é de repartição simples: isto é, a arrecadação de hoje paga os benefícios de hoje. Se a arrecadação está sendo insuficiente para a repartição simples, de onde tirará recursos para a capitalização? Por acaso irá reduzir os benefícios aos militares ou ao funcionalismo público?

A reforma ocorrida anos atrás, instituindo um regime de capitalização para novos funcionários, é a maneira correta, com os benefícios aparecendo gradativamente. Não há milagres que tragam resultados instantâneos.

As únicas medidas de resultado imediato seriam um encontro de contas com os estados, visando resolver a questão da previdência estadual. Mas dificilmente a equipe de Guedes terá imaginação criadora e convicção cartesiana para superar o ideologismo rotundo que a domina.

Peça 5 – o fator militar

A cada dia que passa, a cada declaração dos filhos, dos Ministros da cota dos Bolsonaros, mais nítido fica a falta absoluta de condições de governabilidade. Já se abriram as comportas do escândalo, apesar de todo antipetismo da mídia e do tempo de carência que, geralmente, se trata um novo governo.

Dependendo do ritmo dos escândalos, será inevitável o enquadramento final de Bolsonaro, obrigando-o a afastar os filhos e a reduzir a máquina de falar besteiras. E, pelo fato de ser o único centro de racionalidade do governo, cada vez mais os militares assumirão poder.

Luis Nassif

75 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Assino embaixo o que

      Assino embaixo o que escreveu,Alan. E adiciono que, na economia, em novembro, mês em que há mais movimento econômico porque é nele que o grosso pro Natal é comprado pelo comércio, houve DEFLAÇÃO de 0,21 por cento, o que é totalmente ilógico – mas não faltam “economistas” vendo isso como um ótimo sinal, um presente de natal. E o pior dos mundos será a guerra que haverá da passagem do poder de bolsonaro e filhos pros militares. Boçal e prole não vão perderão o poder bovinamente, como fez Dilma, e aí o país com uma deflação de final de ano pode ser levado a uma depressão, e aí os manuais de economia estão com as páginas em branco, pois não se descobriu um remédio pra resolver depressão econômica dum país com o tamanho populacional do Brasil. Enfim, a imagem é duma casa totalmente encharcada de gasolina e o barulho do raspar do fósforo com a caixa. 

      1. Não é para tanto a arrogância

        Várias pessoas haviam detectado corretamente que isso é o que que devia ser feito, todos vivemos em uma bolha, na de Lula e de alguns petistas eles acreditavam que em algum momento o poder judiciário iria seguir a constitução (Nassif também documentou essa crença tolda aqui em diversas vezes, o PT não foi o único).

        Na minha bolha por exemplo já falávamos que isso devia ser feito meses antes do golpechement. Inclusive a estratégia, correta, de nomear Lula como ministro foi feita as pressas e com meses de atraso.

        E não, não deviam ter consultado, só nos consultam de dois e dois anos.

      2. Não é para tanto a arrogância

        Várias pessoas haviam detectado corretamente que isso é o que que devia ser feito, todos vivemos em uma bolha, na de Lula e de alguns petistas eles acreditavam que em algum momento o poder judiciário iria seguir a constitução (Nassif também documentou essa crença tolda aqui em diversas vezes, o PT não foi o único).

        Na minha bolha por exemplo já falávamos que isso devia ser feito meses antes do golpechement. Inclusive a estratégia, correta, de nomear Lula como ministro foi feita as pressas e com meses de atraso.

        E não, não deviam ter consultado, só nos consultam de dois e dois anos.

    2. Se Lula fugisse seria
      Se Lula fugisse seria considerado um cagão,,,,,
      Isso sempre foi o que seus inimigos mais queriam,,,
      Acha que Lula eleito como deputado não seria preso,,,?
      Prenderam até um senador,,,,,mais recentemente um governador. Se não Lula prenderiam antes membro de sua família,,,O que Lula poderia fazer como deputado?

    3. E adianta falar?

      Dilma já pode preparar o chinelo de dedo e a camiseta branca.

      Esse povo parece que vive no mundo de Bob.

      Somente nisso FHC é melhor que Lula. Ele sabe a hora da retirada estratégica.

      [Blog do Walter Filho] ®: SOLUS PEROBUS! A Teologia do "Só ...

  1. embaçou

    O projeto golpista tomou outra “embaçada”….era pra ser o PSDB: o xuxu não vingou.

    Sobrou a clã de imbecis. O bolso anal, digo nabo, digo naro.

    E, como se vê, são imbecis demais ( o Guedes ganhou o bolso nabo, digo nario, na manha…e prepara um “puta banquete” enquanto os ‘coisos” estão achando que vão receber algo além dos ossinhos pra chupar).

    MAS os milicos estão à postos: pra roubar!, digo administrar, mas….como não sabem como faze-lo ( olha o temer aí minha gente!)

    MAS como os fake do PSL também não são de nada, exceto por ter o mesmo desejo e imcompetencia para administrar, digo roubar, digo administrar….então restam os entreguistas, de novo

    OS MILITARES estão prontos e juntos!

    Será que bolso anario, digo nabo, anal, digo naro, volta vivo dessa cirurgia???

    Será que não o pegam noutra burrada? Já empoçado? Digo, empossado?

    ( Pensar que Collor e Temer dão conselhos bons ao “coise”, digo, coisa, digo BOLSONAURO…ai!  como é “embaçado”!)

    Excelente comentário do Allan!!!

  2. O aspecto do barata-voa político

    E isso que não entramos na questão da articulação político-institucional.

    O nome de chuveiro foi escolhido para porta-voz político pelo simples fato de ser antipetista radical; fora isso, não tem nenhum controle de nada sobre ninguém dentro do balaio de gatos que se tornou este novo governo. Gente esperta, como a inacreditável Joice Hasselmann, já notou esse absoluto vácuo político e começou a botar as asinhas de fora, tentando criar uma situação para o nome de chuveiro, para os donos do PSL e para os príncipes herdeiros.

    Não sei se o Jair renuncia com 6 meses, mas acho que, nesta conformação, este governo não chega a 1º de janeiro de 2020 – provavelmente sendo trocado por um governo em que os militares tutelam o capitão reformado.

  3. Quem imaginar que as
    Quem imaginar que as fragilidades do Clã Bolsonaro e de seus exóticos ministros irão comprometer e também fragilizar Moro está redondamente enganado.
    Com o Coaf sob seu comando Moro terá as rédeas da República sob suas mãos.
    Quanto mais fraco o governo mais forte Moro se tornará.

  4. Os generais como “centro de racionalidade do governo”
    Acho exagerada a sua recorrente aposta numa suposta racionalidade dos generais no poder, quando cada um deles – com o vice presidente à frente – faz uma profissão de fé por dia, como todo convertido, ao mais alucinado neoliberalismo (a la Pinochet e aos mesmos chicagos boys).Sinto muito em lembrá-lo que militar brasileiro nacionalista é uma espécie (quase) extinta. Estes seres parecem ter percorrido o caminho inverso da evolução. De primatas dotados de razão e inteligência, parte regrediu às condições de amebas outra à alguma espécie peçonhenta, como escorpiões, por exemplo. Que o diga o ex-presidente Lula, que tanto prestigiou as Forças Armadas, com um considerável programa de modernização, devolvendo-lhes a dignidade e as condições operacionais surrupiadas pelos governos FHC, para quem as comemorações da Independência eram, nas suas palavras, uma “palhaçada”.

  5. Bonecos manipuláveis do

    Bonecos manipuláveis do sistema financeiro, assim como nos governos anteriores, porém, sem contrapartida desenvolvimentista 

    Anos atrozes nos aguardam pois elegeram o mercado como condutor da nossa democracia vigiada, ter esse pessoal no comando direto nunca dá em boa coisa, a Cia com um super ministério num país de terceiro mundo? Pensei que só em filmes de James bond

    A Turquia, a França e a Argentina já estão dando ou deram seu recado, cabe a nós, que usamos nossos neurônios, tentar resgatar o país dessa gente rica

  6. Nassif, apenas para correção:
    Nassif, apenas para correção: o filho enrolado é o Flávio e não o Carlos como citado no texto. De resto, excelente análise como sempre.

  7. Pois é futuro ministro que já não é mais juiz e em breve saindo

    do ministério não volta a ser juiz. Talvez secretário do Dória, quem sabe? 

    Se é para respeitar resoluções da ONU, manda soltar o Lula.

    1. Francisco Mola Rezek foi e
      Francisco Mola Rezek foi e voltou. Com jeitinho tudo se resolve, basta evoluir a interpretação das normas, bem ao gosto do decano.

  8. tenho um blog e quando tento

    tenho um blog e quando tento compartilhar algum post no Facebook, vejo que o mesmo foi bloqueado por ter sido delatado como abusivo por delator de plantão.

    Meu blog é sobre mitologia, não entendi porque o mesmo foi denunciado.

    Alguém pode me ajudar?

    Este o blog DELATADO

    https://josecarloslima.blogspot.com/

    Para publicar um tema não político, criei outro blog, que não demorou ser também delatado

    http://spinmitografo.blogspot.com

     

    1. Funcional

      José Carlos,

      se funciona contra você, por que não funcionaria contra eles?

      É frequentar as privadas fétidas que são os blogs de direita e fazer a mesma coisa sem sentir constrangimento, já que os assuntos e comentários por lá são, efetivamente, impróprios mesmo.

       

      Abraços

  9. BOLSOGATE: Tá começando a feder
     Publicado em 7 dezembro, 2018 9:02 pm 

    De Machado da Costa e João Pedroso de Campos na Veja.

    Sete servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que passaram pelo gabinete do deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) fizeram transferências bancárias para uma conta mantida pelo ex-policial militar Fabrício José Carlos de Queiroz.

    O levantamento foi feito por VEJA com base em um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf),órgão ligado ao Ministério da Fazenda, mas que irá para a pasta da Justiça no governo de Jair Bolsonaro, pai de Flávio. Sergundo o relatório, esses servidores transferiram no total 116.556 reais para a conta de Queiroz entre 1º de janeiro de 2016 e 31 de janeiro de 2017.

    O ex-PM trabalhou durante cerca de dez anos com Flávio e foi motorista dele na Alerj. Além desses sete servidores, o próprio Fabrício Queiroz depositou outros 94.812 reais nesta conta, mantida em uma agência do banco Itaú no bairro da Freguesia, zona oeste da capital fluminense.

    O relatório foi produzido no âmbito da Operação Furna da Onça, que levou à prisão dez deputados estaduais do Rio em 8 de novembro. Flávio não é investigado pela operação. Contudo, todos os servidores da Alerj tiveram suas contas bancárias esmiuçadas pelo Coaf, a pedido da Polícia Federal.

    O Coaf alertou ao Ministério Público Federal (MPF) que havia uma movimentação suspeita de 1.236.838 reais na conta de Queiroz entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017. No documento, foram listadas as transferências dos servidores que passaram em diferentes momentos pelo gabinete de Flávio.

    Os nomes citados no relatório são os da filha do ex-PM Nathalia Melo de Queiroz – que trabalhou no gabinete de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados -, o de sua mulher, Márcia Oliveira Aguiar, e dos servidores Agostinho Moraes da Silva, Jorge Luís de Souza, Luiza Souza Paes, Raimunda Veras Magalhães e Wellington Servulo Rômulo da Silva.

    O Coaf não informa as datas exatas dos repasses, apenas que eles foram feitos no período investigado, entre 2016 e 2017. O órgão chama atenção para a “recorrência de transferências envolvendo servidores da Alerj”.

     

     

  10. Sobre Paulo Guedes

    “A ideologia cega o impede de pensar qualquer política anticíclica.”

    É ideologia ou ganância cega? Banqueiro (ou bancário de alto escalão) pensa em algo mais do que o sacrossanto lucro?

    Penso que esse sujeito só pensa em como ficar mais rico.

  11. Mundo inacreditável é o mundo real, quando aparece

    O mundo dos Bolsonaro apenas agora começa a ser conhecido. Políticos medíocres que ganharam notoriedade com discursos anti PT e aspectos comportamentais conservadores, abaixo da linha da cintura. Como aconteceu com a corrupção e também na política, em modo geral, o discurso anti PT acaba quando aqueles detratores devem falar e agir por conta própria e ainda responder pelas suas próprias declarações e atos públicos. Bolsonaro e a sua medíocre família irão caindo pelos seus próprios atos e olha que ainda nem começaram a governar!

    Obviamente, a justiça irá continuar defendendo tucanos e afins, não por opção política, mas por autodefesa perante eventuais delações de “fogo amigo” de coleguinhas de elite.

  12. O reinado do Messias.

    Ainda não começou, e já está desmoronando. A cada dia mais fraco e desacreditado pelas besteiras dele e dos filhos príncipes, provam que este messias é falso.

  13. Xadrez do inacreditável mundo dos Bolsonaro

    ->  E, pelo fato de ser o único centro de racionalidade do governo, cada vez mais os militares assumirão poder.

    a História é magnânima, mas impiedosa. sempre há muitas chances.

    teriam os Generais aprendido algo com a infâmia de seus porões e o fracasso de seu Milagre?

    o atoleiro do Haiti e o lodaçal da intervenção no Rio de Janeiro são provas recentes de que nada mudou.

    afinal, quem matou Marielle? e o suicídio do Gal. Urano e do “infarto fulminante” do Gal. Jaborandy?

    da mesma forma, uma Esquerda sob a hegemonia do Lulismo também julga poder ficar para sempre sem fazer seu acerto de contas com a História. nada mudou, mesmo com o impeachment, a prisão de Lula e a derrota para Bolsonaro.

    Generais e Lulistas, todos continuam tão soberbos quanto antes.

    em transe, o Brasil continua vagando em seu interregno. nenhum sistema de poder ainda em estruturação para se impor no vácuo da decomposição da Nova República. apenas criaturas monstruosas e fenômenos bizarros.

    num Capitalismo Global em crise, não há qualquer viabilidade para uma neo-colônia semi-escravagista com 210 milhões de habitantes.

    o jogo não está jogado. ainda rolam os dados.

    “- Chame o Capitão Maurício. Diga que é o Clamart, comandante militar da ALN.

    – Alô. É você mesmo, seu terrorista filho-da-puta, quer se entregar ou agora se diverte passando trote?

    – Filho-da-puta é você que tortura prisioneiros. Eu e Bacuri presenciamos a prisão de Letícia. Ela está grávida e foi afastada da militância direta. Não adianta torturá-la, não conhece nenhuma esquema, não pode entregar ninguém. Tenho uma proposta. Trocamos a vida dela e do bebê pela vida do general-comandante do II Exército.

    – Está blefando, Clamart. Não tem condições de cumprir esta ameaça.

    – Sigo o general há tempos. Localizei o fusca vermelho que ele usa para visitar a amante, incógnito e sem seguranças.

    – Seu terrorista de merda. Eu te pego mais dia menos dia. Terei o prazer de te encher de porrada e de choque nos culhões. Te matar bem devagar.

    […]

    – Alô, Clamart, o trato foi aceito. Apresentaremos Letícia à imprensa. Em troca vocês não divulgam a história do fusca e da amante do general.

    – Fechado. Mas saiba que você não está incluído nisto. Se o encontro, mando bala, criminoso demente.”

    {fonte: “Viagem à Luta Armada”, Carlos Eugênio Paz}

    .

    1. O MBL de Bigode resolve voltar pra atacar o Lulismo, logo agora?

      Desde que Bolsonaro assumiu, o MBL de Bigode tinha nos dado uma trégua em sua guerra contra o “Lulismo”.

      Bastou a primeira acusação séria contra Bolsonaro e adivinha quem está de volta???

      -ARKX RETORNA PARA ATACAR O LULISMO!!!

      Quanta coincidência… aparecendo sempre em época de eleição ou quando Bolsonaro está sendo atacado. Sempre atirando para o mesmo lado… o incansável “ex-querdista” que posa de “crítico da esquerda”… uau.

       

      “Uma esquerda sob Hegemonia do Lulismo”… hahahahahahahahah bela piada! 

       

      Depois dos escândalos dos “robôs do Bolsonaro”… depois do fakes de whatsapp e facebook… esse sujeito continua aqui com essa conversa mole.

      1. Xadrez do inacreditável mundo dos Bolsonaro

        -> tinha nos dado uma trégua

        não dei “trégua” alguma:

        Brasil em Transe: SitRep BolsoNazi – 01

        Brasil em Transe: paralisia progressiva (2)

        Brasil em Transe: a grande extinção

        Brasil em Transe: o Capitão chegou

        Brasil em Transe: descansem em paz

        Brasil em Transe: necropsia do primeiro turno

        -> esse sujeito continua aqui com essa conversa mole.

        o Lulismo se tornou uma seita de fanáticos. por onde se apresentam, não cresce a combatividade, a criatividade, a sensibilidade e a inteligência.

        a área de comentários deste Blog do Nassif disto se tornou um lamentável exemplo.

        glória!

        que Lula esteja convosco. Ele está no meio de nós.

        namastê.

        .

        1. “Lulismo” é o espantalho que você inventou para panfletar

          Arkx acha que ninguém percebe que ele usa a mesma tática do MBL e de Olavo de Carvalho:

          -FINGE QUE O PT E LULA SÃO UMA “MEGA ORGANIZAÇÃO” QUE DOMINA O MUNDO… DESSA FORMA, FAZEM A PANFLETAGEM POLÍTICA DOS SEUS BANDIDOS DE ESTIMAÇÃO LIVREMENTE, POIS ESSES SERIAM “VÍTIMAS” DO “LULISMO”.

          É a mesma ladainha do “Foro de SP”, da “Rússia invadindo o Brasil”, dos infiltrados de Cuba e Venezuela… é o “Lulismo que ameaça a esquerda toda”…  SUBSTIUIU-SE “MARXISMO CULTURAL” POR “LULISMO DA ESQUERDA”

          “o Lulismo se tornou uma seita de fanáticos.”

          ONDE ESTÁ ESSA SEITA??? EU NÃO VEJO ELA EM LUGAR ALGUM!

          1-FACEBOOK: Dominado por Bolsonaristas, MBL e teorias da conspiração

          2-YOUTUBE: Maiores canais são de direita… mais uma vez Bolsonaristas e MBL.

          3-WHATSAPP: A mesma coisa… piorada.

          4-NO GOVERNO NÃO ESTÁ

          5-A MÍDIA… TODA ANTI-LULA E ANTI-PT

          6-NO BLOG DO NASSIF??? O blog que abre espaço para você fazer sua panfletagem seria uma espécie de “seita”??? Mas onde estão os discípulos??? Não vejo ninguém aqui defendendo nenhuma postura irracional sobre Lula e o PT.

          VOCÊ PODERIA CITAR EXEMPLOS DE PESSOAS “FANÁTICAS DO LULISMO” AQUI??? EU GOSTARIA MUITO DE VER QUEM SERIAM ESSES TAIS FANÁTICOS AOS QUAIS VOCÊ SE REFERE.

          FICO NO AGUARDO… (claro que você não vai me citar com exemplo, afinal eu já fui citado como um dos fanáticos… quero só ver quem são os meus iguais e onde eles defendem cegamente o tal “Lulismo”).

           

           

          1. Xadrez do inacreditável mundo dos Bolsonaro

            -> Não vejo ninguém aqui defendendo nenhuma postura irracional sobre Lula e o PT. VOCÊ PODERIA CITAR EXEMPLOS DE PESSOAS “FANÁTICAS DO LULISMO” AQUI??? 

            a imensa maioria dos que aqui postam, seja comentários e mesmo artigos, são membros da seita do Lulismo. mesmo que não saibam. mesmo que não percebam. mesmo que saibam e percebam, mas se recusem a admitir.

            a pergunta que deve ser feita é:

            quantos aqui neste Blog do Nassif fazem a racional, justa, imprescindível e inadiável crítica ao Lulismo?

            e isto frente a seguinte deplorável situação dada:

            – depois de concretizar um estelionato eleitoral com o Plano Levy, Dilma foi chutada da Presidência sem opor resistência, para depois ser humilhada nas urnas em MG, junto com a excrescência Pimentécio;

            – Lula se entregou voluntariamente, na frente de uma multidão exortando-o a não fazê-lo e após desprezar todas as oportunidades para o asilo político. agora vai apodrecer na prisão;

            – Haddad foi vergonhosamente derrotado por Bolsonaro, após o Lulismo manter engessado o movimento de massas desde os primeiros momentos de preparação do impeachment, na tola certeza de que a vitória nas Eleições de 2018 estava garantida;                  

            – Haddad chegou ao absurdo de afirmar: “- Sérgio Moro ajudou o Brasil. Em geral ele fez um bom trabalho.”

            ainda assim, onde estão as críticas? onde está o balanço? a avaliação?

            ao contrário! hoje mesmo podemos ler aqui neste Blog algo do tipo: “O petista [Lula] é, hoje, o político brasileiro (e talvez do mundo) mais inteligente que existe.”

            a verdade é: a suposta inteligência política de Lula é diretamente proporcional à cegueira de seus adoradores fanáticos.

            não se trata de algo restrito a este Blog. está profundamente enraizado e disseminado não apenas na mídia alternativa, como mesmo no modo de vida da quase totalidade daqueles que se pretendem de Esquerda, ou mesmo progressistas.

            a vida, ela própria, vai se encarregar de extirpar este fanatismo das pessoas. infelizmente, às custas de muito sofrimento.

            p.s.: em meu comentário inicial abordei diversos pontos da conjuntura. postei até uma citação de fato pouquíssimo conhecido durante a luta armada. mas só o que gera polêmica, como sempre, são as críticas ao Lulismo. o que é isto, senão prova cabal de fanatismo?

            .

          2. Continua seguindo a tática do Olavo e MBL: Fugiu da pergunta!

            VOCÊ PODERIA CITAR EXEMPLOS DE PESSOAS “FANÁTICAS DO LULISMO” AQUI??? 

            ONDE ESTÃO OS EXEMPLOS???

            “a imensa maioria dos que aqui postam, seja comentários e mesmo artigos, são membros da seita do Lulismo. mesmo que não saibam. mesmo que não percebam. mesmo que saibam e percebam, mas se recusem a admitir.”    O-N-D-E???????????????????

            ARKX, JÁ QUE VOCÊ AQUI É O ÚNICO FORA DA SEITA… O QUE TE IMPEDE DE MOSTRAR A TODOS NÓS ONDE OS MEMBROS DESSA SEITA ESTÃO AGINDO???

            FAVOR COLOCAR QUAIS DOS COMENTÁRIOS DESSE POST SÃO EXEMPLOS DE AÇÃO DA TAL “SEITA”… POR QUE ATÉ AGORA FICOU PARECENDO PAPO FURADO…

            -ESSA SEITA LULISTA É IGUAL A AMEAÇA COMUNISTA DE OLAVO???

            -IGUAL AOS GUERRILHEIROS CUBANOS INFILTRADOS NO “MAIS MÉDICOS”???

            -IGUAL A AMEAÇA DE INVASÃO DA VENEZUELA QUE A JANAÍNA PASCHOAL FALOU???

            -É IGUAL O MARXISMO CULTURAL??? IGUAL A DOUTRINAÇÃO COMUNISTA NAS ESCOLAS???

             

            AS TEORIAS DA DIREITA SÃO TODAS IGUAIS… ALGUM GRUPO DE ESQUERA QUE ESTÁ DOMINANDO O BRASIL MAS NINGUÉM TEM EXEMPLOS CONCRETOS PRA MOSTRAR DE AÇÕES DO GRUPO. 

            ARKX = MBL = ALEXANDRE FROTA = OLAVO DE CARVALHO 

            TODOS QUANDO QUESTIONADOS SOBRE SUAS “TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO” COMEÇAM A ENROLAR… ESSE TEXTÃO AÍ NÃO VAI MUDAR O FOCO DA DISCUSSÃO:

             

            ONDE ESTÁ A TAL SEITA????????

             

            RESPONDENDO SUA PATÉTICA PERGUNTA:

            quantos aqui neste Blog do Nassif fazem a racional, justa, imprescindível e inadiável crítica ao Lulismo?

            TOMARA QUE NINGUÉM FAÇA… POIS É EXATAMENTE ISSO QUE BOLSONARO, O PSDB, MORO, A GLOBO, O PSL, PLAVO DE CARVALHO, ALEXANDRE FROTA, O MBL… E ARKX QUEREM. 

            JÁ NÃO BASTA A CRÍTICA DA VEJA, GLOBO, JOVEM PAN, ISTO É… BASICAMENTE TODA A MÍDIA E GRANDE PARTE DOS POLÍTICOS VIVEM DE FALAR MAL DO PT E LULA. 

            AGORA VOCÊ QUER QUE BLOGS DE ESQUERDA COMECEM A TAMBÉM FALAR MAL DO MAIOR LÍDER DE ESQUERDA QUE O PAÍS JÁ PRODUZIU??? ISSO É DAR UM TIRO NO PÉ!

             

            VIU COMO É FÁCIL CITAR EXEMPLOS… AGORA É SUA VEZ. CITE OS EXEMPLOS QUE EU PEDI!

             

          3. Xadrez do inacreditável mundo dos Bolsonaro

            -> CITE OS EXEMPLOS QUE EU PEDI!

            -> VIVEM DE FALAR MAL DO PT E LULA.

            não basta saber ler. é preciso interpretar politicamente o que se leu. e analfabetismo político funcional é um dos mais perversos legados do Lulismo.

            de fato, seu comportamento é um excelente péssimo exemplo do fanatismo Lulista, pois sua conduta o expõe exatamente como ele é: tosco, grotesco, caricato, simplório, patético, infantil, rude, medíocre, autoritário, discriminador, vingativo e vulgar.

            aliás, do mesmo modo que Bolsonaro expõe a classe dominante brasileira. há muito mais coisas em comum entre um Lulista e um eleitor de Bolsonaro do que supõe uma vã sociologia política.

            todo Lulista se desmascara através deste seu comportamento. deveriam se envergonhar.

            mesmo aqueles mais cultos e sofisticados, como o exemplo que citei (e agora repito): “O petista [Lula] é, hoje, o político brasileiro (e talvez do mundo) mais inteligente que existe.”

            crítica não é “falar mal”. falar mal é fofoca e intriga. crítica faz parte de todo processo de gestão. planejar/executar/avaliar. sem isto nem processo se mantém vivo. entra em estagnação e acaba morrendo. é o que já algum tempo ocorre com o Lulismo.

            postei um comentário consoante com o ponto central do artigo: o retorno dos militares ao governo federal. nele minha crítica ao Lulismo foi lateral.

            fiz referências a pontos vitais, quanto a eles sua réplica foi cega, surda e muda. como sempre, só a crítica ao Lulismo lhe interessou. o que é isto, senão prova cabal de fanatismo?

            – quem matou Marielle e sua ligação com os esquemas da ALERJ? nenhuma palavra!

            – suicídio do Gal. Urano e “infarto fulminante” do Gal. Jaborandy? do que se trata?!

            – Clemente, este sim um mito da luta armada no qual a repressão jamais logrou encostar um dedo. não sabe quem é, não quer saber e tem raiva de quem sabe.

            mas sabe por que vc aqui pode ter este tipo de comportamento? porque encontra um ambiente propício que o respalda. tanto da parte dos participantes quanto da moderação e da Editoria.

            depois não sabem os Lulistas o motivo de estarem afundados na depressão e no pânico…

            Lula cometeu muitos erros. quase sempre as consequências destes erros caíram, em seu maior peso, sobre costas alheias.

            ao se entregar voluntariamente, sob a alegação de acreditar na Justiça da classe dominante, Lula terá que enfrentar sob suas próprias costas o peso do maior de todos os seus erros.

            vai apodrecer um bom tempo na prisão.

            .

          4. 12 OFENSAS E NENHUMA RESPOSTA… DEU CHILIQUE MAS NÃO RESPONDEU

            MAIS UMA VEZ… AO SER CONFRONTADO, ARKX AGIU COMO TODOS OS “BOLSOMINIONS” E SEGUIDORES DO MBL AGEM… ME ATACOU… DEU CHILIQUE… E FUGIU DA PERGUNTA.

            -MEU QUESTIONAMENTO FOI SIMPLES: CITE 1 EXEMPLO DA TAL “SEITA” LULISTA QUE DOMINA TODA ESQUERDA.

            COMEÇOU COM O INSULTO CLICHÊ DA DIREITA NEO-CON: “analfabetismo funcional”. 

            UI, QUE MEDA! JÁ MOSTRA O QUE VEM PELA FRENTE:

             “tosco, grotesco, caricato, simplório, patético, infantil, rude, medíocre, autoritário, discriminador, vingativo e vulgar.”

            12 OFENSAS, SÓ POR QUE EU PEDI UM ÚNICO EXEMPLO QUE JUSTIFICASSE OS ARGUMENTOS DE ARKX.

            CALMA, ENGOLE O CHORO… 

            LEMBRE-SE QUE TODAS ESSAS OFENSAS SÃO DIRIGIDAS A ALGUÉM QUE ACABOU COM TODO SUA ARGUMENTAÇÃO APENAS AO PEDIR UM EXEMPLO SIMPLES DO QUE VOCÊ DISSE… LOGO, VOCÊ É O CARA QUE FOI HUMILHADO POR ALGUÉM “tosco, grotesco, caricato, simplório, patético, infantil, rude, medíocre, autoritário, discriminador, vingativo e vulgar”.

            SEU ARGUMENTO DEVE SER É MUITO RUIM MESMO… EU SUGIRO A VOCÊ UM CURSO DO OLAVO DE CARVALHO PARA MELHORAR A SUA “TEORIA DA CONSPIRAÇÃO”… TALVEZ CONSIGA ATÉ UMA VAGA NO MBL.

            ME OFENDER NÃO VAI TE LIVRAR DO QUESTIONAMENTO:

            VOU REPETIR:

            CITE EXEMPLOS DA TAL SEITA LULISTA QUE DOMINA ESSE BLOG… ONDE ESTÃO OS SEGUIDORES DA SEITA(ALÉM DE MIM, LÓGICO)… QUEM MAIS AQUI É ” tosco, grotesco, caricato, simplório, patético, infantil, rude, medíocre, autoritário, discriminador, vingativo e vulgar”.

            ONDE ESTÁ ESSA SEITA LULISTA??? SERÁ QUE SÓ EU SOU CEGO??? MOSTRA PRA TODOS NÓS!!! SE TODA ESQUERDA ESTÁ DOMINADA PELA SEITA… POR QUE É TÃO DIFÍCIL MOSTRAR EXEMPLOS DISSO???

             

             

            “depois não sabem os Lulistas o motivo de estarem afundados na depressão e no pânico”… UÉ, MAS OS LULISTAS NÃO SÃO OS LÍDERES DA SEITA QUE DOMINA A ESQUERDA??? POR QUE ESTARIAM EM PÂNICO??? SUA TEORIA ME LEMBRA OS NEGACIONISTAS DO AQUECIMENTO GLOBAL… PRIMEIRO NEGAM QUE EXISTE O AQUECIMENTO DEPOIS FALAM QUE O AQUECIMENTO NÃO É CULPA DO HOMEM… UÉ, MAS NÃO TINHAM NEGADO??? EM UM MOMENTO O LULISMO DOMINA TUDO… NO OUTRO ELE É DECADENTE… 

             

            FICO NO AGUARDO SOBRE OS EXEMPLOS DOS REPRESENTANTES DA TAL SEITA… CALMA… SEM XINGAR… SEM CHORAR… É SÓ CITAR UM EXEMPLO… SEM TEXTÃO… SEM LÁGRIMA… 

          5. Xadrez do inacreditável mundo dos Bolsonaro

            -> ME ATACOU

            -> COMEÇOU COM O INSULTO CLICHÊ DA DIREITA NEO-CON:

            -> 12 OFENSAS

            não tem ataque, insulto ou ofensa de modo algum!

            destaco o que postei:

            de fato, seu comportamento é um excelente péssimo exemplo do fanatismo Lulista, pois sua conduta o expõe exatamente como ele é: tosco, grotesco, caricato, simplório, patético, infantil, rude, medíocre, autoritário, discriminador, vingativo e vulgar.

            sua persona não foi citada!

            me referi ao seu comportamento. e os adjetivos especificamente se referem ao Lulismo.

            note-se como temos mais um excelente péssimo exemplo de analfabetismo funcional. não basta saber ler. é preciso compreender e interpretar o que se leu.

            além disto, “vc” aqui não existe. é apenas um participante não cadastrado, um nickname. nada além de palavras numa tela. assim como “eu”.

            a rigor, na web não existe diálogo, pois se trata de “conversa” entre surdos e mudos. ninguém fala, ninguém ouve. quando muito, mal lê. e na maior parte das vzs sequer compreende o que leu.

            só estou alimentando esta troca de msg para expor o problema. sua atitude não é o problema. não é a causa. é consequência. é sintoma.

            a causa está numa Moderação e numa Editoria que permitem, portanto apoiam, este tipo de conduta. mas isto não é prerrogativa minha, e sim deles. só me cabe expor a questão e registrar meu desacordo.

            a triste e lamentável constatação é: como quase tudo e todos no Brasil atual, este Blog poderia ter sido, poderia ser mas parece decidido a não sê-lo.

            foi assim que Lula acabou apodrecendo na cadeia.

            .

          6. 12 ofensas + 2 Chiliques e ZERO RESPOSTAS!

            QUER DIZER QUE EU SOU O “EXCELENTE EXEMPLO DO LULISMO: “tosco, grotesco, caricato, simplório, patético, infantil, rude, medíocre, autoritário, discriminador, vingativo e vulgar”… MAS EU MESMO NÃO FUI CITADO… ENTENDI… REALMENTE EU DEVO SER MUITO “ANALFABETO FUNCIONAL”… POIS AINDA FICOU PARECENDO QUE AS OFENSAS FORAM DIRIGIDAS A MINHA PESSOA… MAS FORAM APENAS PARA AQUILO QUE EU EXEMPLIFICO… AH… AINDA BEM… UFA… FAZ TODA DIFERENÇA…

            ENTENDI… MAS FIQUE A VONTADE PARA ME XINGAR NA INTERNET… ISSO SÓ MOSTRA QUE FOI O “ATINGIDO” NO FIM DAS CONTAS…

             

            NÃO PUDE DEIXAR DE NOTAR QUE VOCÊ AINDA FICOU ME DEVENDO AQUELE EXEMPLO…  “tosco, grotesco, caricato, simplório, patético, infantil, rude, medíocre, autoritário, discriminador, vingativo e vulgar.”

            ONDE ESTÃO OS MEMBROS DA SEITA??? SE ESCONDERAM HOJE???

            SE EXISTE UMA SEITA LULISTA DOMINANDO TODA ESQUERDA… QUEM SÃO OS MAIORES NOMES E LÍDERES DESSA SEITA??? SERIA O PRÓPRIO NASSIF??? EXISTE ALGUM YOUTUBER REPRESENTANDO ISSO??? ALGUM JORNALISTA??? QUEM SERIAM ESSAS PESSOAS???

            POR EXEMPLO: OS BOLSONARISTAS ESTÃO NO PODER… CITO VÁRIOS EXEMPLO: REDE RECORD E BANDEIRANTES… SOMADAS À JOVEM PAN… ANTAGONISTA…. OS MAIORES YOUTUBERS COMO NANDO MOURA E SEUS CLONES… AINDA TEM A TURMA DO OLAVO…

            E AGORA VEM SUA PARTE… E A TAL SEITA LULISTA??? 

            ONDE ESTÃO OS NOMES LIGADOS A ESSA SEITA QUE DOMINA A ESQUERDA???

            VAMOS LÁ… NÃO DEVE SER TÃO DIFÍCIL ASSIM CITAR NOMES… ATÉ AGORA O ÚNICO EXEMPLO DA SEITA QUE VOCÊ CONSEGUIU FUI EU??? MAS COMO VOCÊ MESMO DISSE… EU SOU APENAS UM “ANÔNIMO” EM UM BLOG DE INTERNET… ONDE ESTÃO OS PODEROSOS E INFLUENTES NOMES DO LULISMO???

            FICO NO AGUARDO!

             

            PS. REPETIU 2 VEZES QUE “LULA APODRECE NA CADEIA”… ISSO AÍ SERIA PARA ATIÇAR OS FANÁTICOS DO LULISMO??? TENTA UMA TERCEIRA VEZ… ACHO QUE A SEITA TÁ MEIO DISTRAÍDA… 

             

             

          7. Xadrez do inacreditável mundo dos Bolsonaro

            -> ONDE ESTÃO OS NOMES LIGADOS A ESSA SEITA QUE DOMINA A ESQUERDA???

            continua o excelente péssimo exemplo de analfabetismo funcional.

            sua “resposta” já foi dada em minha tréplica de 08/12/2018 – 16:19. repito:

            não se trata de algo restrito a este Blog. está profundamente enraizado e disseminado não apenas na mídia alternativa, como mesmo no modo de vida da quase totalidade daqueles que se pretendem de Esquerda, ou mesmo progressistas.

            exemplo concreto:

            – em sua entrevista a SBT, Haddad chegou ao absurdo inadimissível de fazer a seguinte afirmação: “- Sérgio Moro ajudou o Brasil. Em geral ele fez um bom trabalho.”. quanto artigos, aqui neste Blog do Nassif ou nos demais, se posicionaram contra?

            minha crítica lateral ao Lulismo, feita no comentário inicial, rendeu 5 réplicas suas. mas até o momento nada de sua parte em relação aos temas principais que abordei, consoante com o ponto central do artigo em questão (a volta dos militares ao governo federal):

            – quem matou Marielle e sua ligação com os esquemas da ALERJ? nenhuma palavra!

            – suicídio do Gal. Urano e “infarto fulminante” do Gal. Jaborandy? do que se trata?!

            – Clemente, este sim um mito da luta armada no qual a repressão jamais logrou encostar um dedo. não sabe quem é, não quer saber e tem raiva de quem sabe.

            foi assim que Lula acabou apodrecendo numa cela fria na nublada Curitiba…

            .

          8. Alah é grande!

            Mas Lula é maior.

            Maior e mais forte.

            Tão maior e tão mais forte que mesmo anulado, calado e preso, elege seu adversário  pelo simples fato de ser oposição a ele.

            Nenhuma qualidade, nenhuma benesse, nenhum plano de governo, nenhuma promessa, nenhum diálogo ou debate.

            Bastava se declarar inimigo de Lula para ser eleito.

            Lula, o Satanás do PT e sua legião.

            Se não existisse Satanás o que seria de deus.

            Assim o messias reinou sobre os fiéis iniciando uma nova era.

            Ora, Arques, ocê já foi melhor que isso.

            Nunca votei em Lula e sempre tive alergia a petista justamente pelo seu fanatismo,  mas chegar ao cinismo de criticar Lula depois da qualidade de sua gestão e sucessora é mergulhar na profunda ingratidão do povo cego ou no despeito por não poder fazer frente ao seu legado.

            Inté, procê!

             

          9. Xadrez do inacreditável mundo dos Bolsonaro

            postei um comentário consoante com o ponto central do artigo: o retorno dos militares ao governo federal.

            fiz uma crítica lateral ao Lulismo.

            aí vem os trolhas e começam a inquisição: heresia! apóstata! agente da CIA! infiltrado do MBL!

            a desqualificação do interlocutor é, como sempre, acompanhada de nenhuma referência aos diversos ítens que abordei:

            – quem matou Marielle e sua ligação com os esquemas da ALERJ? nenhuma palavra!

            – suicídio do Gal. Urano e “infarto fulminante” do Gal. Jaborandy? do que se trata?!

            – Clemente, este sim um mito da luta armada no qual a repressão jamais logrou encostar um dedo? não sabe quem é, não quer saber e tem raiva de quem sabe.

            mas sabe por que os trolhas podem agir assim? porque encontram um ambiente propício que os respalda. tanto da parte dos participantes quanto da Editoria.

            depois não sabem o motivo de estarem afundados na depressão e no pânico…

            p.s.: cabe ainda indagar: em nossas várias trocas de mensagens já fiquei alguma vez lhe enchendo o saco com minhas críticas ao Lulismo? claro que não! existe toda uma gama de assuntos, muito mais importantes até. mas os trolhas não sabem dialogar. não respeitam a opinião alheia. na Esquerda este vício tem um nome: stalinismo.

            .

          10. Sabe o que é, Arques

            É a generalização.

            Se não houve reação às demais pautas declinadas e nem ao assunto principal, significa que as pessoas aceitaram os seus argumentos.

            O ataque generalizado sempre vai suscitar reações, e toda vez que atacamos generalizadamente também estamos sendo iracundos, radicais e totalitários.

            Respeito as suas opiniões ainda que possa não concordar com elas, pois todos nós temos nossas razões de pensar.

            O que não podemos a generalizar as coisas.

            Abraços

          11. Xadrez do inacreditável mundo dos Bolsonaro

            -> iracundos, radicais e totalitários.

            simpatizei com vc desde que notou o dente de ouro da Cameron Diaz, naquele filme “The Counseler”. aliás, estou colocando um. acrescido de um recurso interno bastante útil. mas isto já é outro filme: “Os 12 Macacos”. afinal, o futuro é logo ali.

            .

             

          12. O futuro é hoje
             

            Cadê os 12 Macacos, v. vai postar?

            Falar em filme, um comentarista aqui fez referência ao filme “Terra Prometida”, que fui caçar na internet e assisti ontem.

            Como é que um filme tão interessante e sem apelações passa tão batido.

            No mais, Arques, temos mais compatibilidades que dissenções, e estas, podem muito bem ser contornadas com entendimento de parte a parte.

             

            Abraços

        2. O Mundo encantado

          “a área de comentários deste Blog do Nassif disto se tornou um lamentável exemplo.”

          Transformou-se mais exatamente no Mundo Encantado da Petelândia

  14. Penso que essa delação é só

    Penso que essa delação é só um aviso para o clã Bolsonaro: ou andam na linha ou vão fazer companhia pro Cunha. Mais ainda: mostra como será fácil apeá-los do poder com a velha tática do “cumbatiacorrupição”. Eles estão abaixo da linha da imbecilidade. É até difícil de qualificá-los.

    Tem mais:

    – E se fosse com os filhos do Lula, hein? Já pensou o que estaria estampado nos jornais de hoje?

    – E se fosse com um petista, hein? Já pensou como a imprensa cobriria?

    – E já que é com o Bozo et lixeira, como o Moro reagirá?

    Mas não esqueço: são 57.796.986 os culpados por essa aberração toda. Agora, meu prazer é ver a cara de otário desses otários.

  15. Estão corretas as colocações
    Estão corretas as colocações do texto,com uma ressalva.O editor já tem pleno conhecimento de que os militares já assumiram o poder de fato.De direito,contam-se as horas.

  16. Estão corretas as colocações
    Estão corretas as colocações do texto,com uma ressalva.O editor já tem pleno conhecimento de que os militares já assumiram o poder de fato.De direito,contam-se as horas.

    1. Vão ser quatro anos de um presidente ao estilo Temer

      Porque o Congresso não é bobo, vai preferir um Bolsonaro fraco na presidência do que um Mourão forte.

      1. Bem meu amigo,nao sei se voce
        Bem meu amigo,nao sei se voce conheceu ou ouviu falar do politico mineiro,Jose Bonifacio Lafayette de Andrada,o Zezinho Bonifacio para os intimos e de saudosa memoria para muitos em dias de hoje,golpista de altissimo coturno e que dava no em pingo de eter.Deblaterava ele nas catacumbas do Congresso Nacional:”Aqui tem todo de gente:Corrupto,safado,descarado,traidor,moleque,descente,honesto,de carater,agora so nao tem bobo ou besta”Moral da minha historinha:Nao tem essa conversa de Bolsonaro fraco,Mourao forte,vice versa.Ali companheiro impera o famoso e onipresente OU DA,OU DESCE.Voce vera.

        1. Ouco dizer que a ex
          Ouco dizer que a ex Presidenta Dilma,relutava em DAR.DESCEU sem ter uma viva alma que,cavalheiramente,lhe estendesse as maos.Alem de tudo,sao uns maleducados.

          1. Mas DiJei

            Entre o dá ou desce, ele poderia ter alegado “forças ocultas” e picado a mula.

            Agora ela está num perigo imenso, do qual parece não ter-se dado conta.

  17. Esse governo é
    Esse governo é natimorto…..

    Mefistófeles não chega ao final, ou saem com ele, ou vira decorativo.

    São broncos, toscos, primários, incompetentes, incrível como esse tipo consegue ser eleito…….e a bancada que segue a malta é até pior…..formada de tresloucados de discurso único, são anti-tudo que não reze pela cartilha bizarra que seguem…. .

    A falta de visão do justiceiro também é digna de nota, não pensou duas vezes pra se juntar ao clã ignóbil, outro incompetente que é empurrado ao país por forças obscuras …..

    E assim, de gente tosca, apalermada, fanática, o país vai se afundando, empobrecendo, emburrecendo…..

  18. Me arrisco até a sugerir o

    Me arrisco até a sugerir o nome do livro que o Nassif vai escrever daqui uns anos:

    “Todos os moleques do presidente”.

  19. Não foi a primeira vez que os

    Não foi a primeira vez que os militares chegaram ao poder MENTINDO, conspirando, detratando partidos, movimentos e cidadãos, criando e plantando o caos, reescrevendo e criando falsas histórias, criminalizando contrarios, pregando E PRATICANDO o ódio e a violencia. ..fato é que não dá pra confiarmos neles, nem em suas “expertizes”, a começar pelo rombo da previdência que desde sempre, eles, entre os principais beneficiados, ajudaram a criar. Não tão distante, persegue-os tb a responsabilidade pela não solução, ou agravamento, devido a muitas das suas políticas e ALINHAMENTOS, enquanto estiveram no poder ..o deficit habitacional, as dividas descomunais, a qualidade e carencia educacional, a concentração da renda, falta de integração regional, o xenofilismo excessivo, a matriz econômica de dependência etc Dito isso, somo-me aos que não entendem a aparente esperança que o missivista deposita nesta classe de FUNCIONARIOS PÚBLICOS.

  20. CPF dos assessores aparece entre doadores da campanha???

    CPF DOS ASSESSORES DE BOLSONARO APARECEM ENTRE OS DOADORES DA CAMPANHA???

    -Alguém já pensou em conferir se o CPF dos assessores de Bolsonaro aparece na lista de doadores de campanha?
    Tivemos vários escândalos envolvendo a campanha de Bolsonaro, nenhum deles foi devidamente investigado. Sabemos que a campanha oficialmente foi financiada por doações de CPF, sabemos que empresas e pessoas pagaram por disparos em massa do whatsapp.
    Agora com esse novo escândalo… uma coisa pode estar conectada à outra:

    -Assessores do Bolsonaro podem ter repassado parte do salário para a campanha do PSL!

    Seria uma forma muito mais fácil de “lavar” o dinheiro.

  21. Podem ficar tranquilos. O

    Podem ficar tranquilos. O pavão inquisidor de Curitiba vai matar no peito. A partir do ano que vem, toda sujeira envolvendo a tal famiglia vai sumir até da imprensa. Vai parecer que é o governo mais honesto da história da humanidade.

    E tome factóides em cima do PT. Haddad e Dilma que se cuidem, se não, vão pra cadeia.

    1. O pavão de curitiba e a sede de poder

      Caro amigo: Sempre achei o Moro um fascista mais astuto que o capitão. ele não vai segurar nada. ele vai capitalizar poder com a sujeira. A rivalizaçção dele será com os militares. De qualquer forma estaremos ferrados. 

      1. Os militares engolem o Moro.

        Os militares engolem o Moro. Não precisam dele pra nada. Nem o Moro tem cacife para enquadrar os militares. Vai ser engraçado de ver.

  22. Na minha ja longa
    Na minha ja longa existencia,nunca presenciei Governo algum no Brasil ou quejandos,levar vantagem toreando com a Midia,seja ela decadente ou ascendente.Segundo o Pastor Malacofaia,ja perdoado pela Lei Lorenzony,os tempos da vaca louca vieram para ficar.O distinto,ao que parece,queimou a lingua e engatou uma marcha re.Na minha terra ouve-se dizer que desmantelo so quer comeco.As vezes “fake news” nao resolve tudo.

  23. Nova Ordem

    A vaca foi pro brejo e atolou . 

    A Nova Ordem , pregada pelos lavajateiros, não passou de Resende …

    Como disse   o grande Manuel Bandeira, ……………………………………………………………………………………. 

    — O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado. 
    — Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax? 
    — Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.

     

  24. O inacreditavel jogo do poder

    O inacreditavel mundo de Bob, aquele desenho dos anos 90, tinha a vantagem de ser criativo, engraçado e curioso. Ja o inacreditavel mundo dos Bolsonaro tem a estupefação de ser totalmente bruto. Se Bolsonaro sera assassinado, se o governo vai durar, se isso ou aquilo, dependera de varios fatores, como narra o Nassif.

    Nesse emaranhado, chama a atenção Sergio Moro louco atras de formas de marginalizar os movimentos sociais por um lado e por outro deter as chaves do “combate a corrupção politica”. Assim tera nas mãos quem ele quiser e no futuro sera o candidato “Savonarola” a presidente da republica brasileira. Porque sonhar baixo, se ele podera ser o verdadeiro candidato dos “sem corrupção?”

    Como num jogo de caça, ele podera tirar do caminho um a um de seus concorrentes. Bolsonaro ao tentar dar uma cartada com Sergio Moro ministro, trouxe para perto de si uma cascavel.

    Sergio Moro teria contato dentro da ONU?

  25. Eu já visualizo no horizonte,

    Eu já visualizo no horizonte, um novo Janio Quadros, Nassif. Renuncia alegando forças ocultas, no caso dele ocultas e cagadas no sistema digestivo.

  26. Quer dizer que a ONU vai arrebentar o Brasil?
    Não tiveram medo da ONU quando esta drtermomoi o redpeoto aos doreitos fo Lula mas agora edtso com medo?

  27. Ja apelei para fisica
    Ja apelei para fisica quantica,teorema de Pythagoras,algebra em hehraico,contornei o Triangulo das Bermudas,apelei para um Pai safado que deu um beico no senhor Editor,falei com a filha da Madame Bratriz,a mais famosa vidente bahiana,que decifrava com masetria,passado,presente e futuro,fui ate a torcida do contra,e joguei a toalha.Nao tem milagre que salve o Governo de Jair Messias Bolsonaro & Cia Ltda.Esquecam Bolsogate.Nada a ver.Na esquina,com faca nos dentes,está o General Hamilton Mourao,com a sutileza de uma porta de um Castelo,deblaterou:Quem manda nesta josta aqui sou eu,voces entenderam?Verificou-se uma debandada geral em direcao aos toaletes da corte.

  28. ?

    Será esse Messias o Anticristo?

    Brincadeiras à parte, o que me espanta não é o entorno do “presidente”, tão chucro quanto ele próprio. O que me pega é a questão: qual o motivo de a elite brasileira preferir:

    – um imbecil completo;

    – um governo fraco que será uma imensa crise, do início ao fim;

    – um governo que terá milhares de contradições e oposições;

    – um governo que causará um colapso econômico do país, ao contrário do que afirmam alguns feiticeiros travestidos de economistas;

    – enfim, um desastre auto-anunciado;

    ao governo de um PT totalmente domesticado e endireitado representado pela figura de Fernando Haddad (aquele que desejou sucesso à catastrofe supracitada)?

    1. Mães-Senhoras, pais Corujas, vejam como as águas
      De repente ficam sujas
      Nao se iludam, tudo permanecerá do jeito que tem sido: Os Bozos abofelando recursos publicos

    2. $ergio Moro vai emitir juízo de consistência
      Se houver provas robustas, a bic vai entrar em ação. Mas se os Larapios admitirem e pedirem perdão…

  29. Tem um sensível. Tão sensível

    Tem um sensível. Tão sensível que teve piripaque de “tragam meus sais” num debate ao vivo, e tocou a Jandira Feghali socorrer o moço.

  30. É fácil resolver este dilema:
    É fácil resolver este dilema: Basta inundar a Globo com 80% das verbas publicitárias e o resto do PIG com os outros 20%, que tudo volta ao normal, e o povo, em menos de uma semana vai estar louvando o canalha do Bolsonaro, seus filhos e fascista do Sérgio Moro, como deuses.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador