Apagão da Enel chega ao quinto dia para 200 mil imóveis na Grande São Paulo

Prestes a completar 96 horas sem energia, milhares de imóveis seguem sem luz. Escolas não abrem e unidades de saúde atendem de forma limitada

São Paulo (SP), 06/11/2023 – Produtos alimentícios estragados por falta de refrigeração na padaria Porto Maria após blecaute de energia da Enel desde sexta-feira (3), em Vila da Saúde. | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

do Vermelho

Apagão da Enel chega ao quinto dia para 200 mil imóveis na Grande São Paulo

por Murilo da Silva

A empresa privatizada Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, informou nesta terça-feira (7) que cerca 200 mil imóveis continuam sem energia. A previsão dada pela empresa é de que todos estes imóveis devem ter a energia restabelecida até hoje.

Segundo informam, 90% dos clientes afetados pelo vendaval de sexta-feira (3) já tiveram a energia reestabelecida. No entanto, a incapacidade da empresa em reestabelecer os seus serviços afetou grande parte da população durante os últimos 5 dias.

Diversos bairros estão prestes a completar 96 horas sem energia. A falta de luz tem afetado o dia a dia de muitas famílias que perderam alimentos, ficaram sem energia para carregar equipamentos eletrônicos fundamentais nos dias atuais, impossibilitando estudo e trabalho, ou seja, tiveram que modificar toda a sua rotina.

Isto sem contar empresas e comércios que não puderam abrir as portas sem energia, com um prejuízo maior para quem trabalha com alimentos perecíveis.

Diversos pequenos comércios espalhados pela capital perderam seus estoques com a falta de energia, pois não tiveram como bancar geradores para manter os alimentos refrigerados.

Além disso, há informações, como noticiado pelo g1, de que escolas como a Escola Estadual Alcides Boscolo, na zona leste da capital, não abriram as portas pela falta de luz, e unidades de saúde, como a UBS/AMA do Jardim Santo André, em São Mateus, está com o atendimento comprometido. Cerca de 30 unidades de saúde ainda têm falta de luz, conforme aponta a Secretaria Municipal da Saúde.

Governo federal cobra a Enel

O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, a pedido do ministro da Justiça Flávio Dino, disse em suas redes sociais que a Enel será notificada a prestar informações sobre a falta de serviço. O prazo será de 24 horas para explicar a falta de resposta aos consumidores pelos canais de atendimento como também pela demora para a solução dos problemas.

A Enel ainda será cobrada para apresentar um plano de contingência para enfrentamento de eventos climáticos extremos como forma de que a situação não volte a se repetir.

‘Apagão’

O verdadeiro ‘apagão’ que acomete São Paulo se refletiu em declarações infelizes do presidente da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

O ‘apagão de ideias’ veio com Cotugno, que disse para a Folha de São Paulo que a Enel está fazendo um “trabalho incrível” no reestabelecimento da energia, ao comparar o evento de sexta-feira a um furacão no Texas (EUA): “Quando chega um furacão no Texas, o problema não é a empresa elétrica, é o furacão. Aqui estamos acostumados com eventos menores, mas se olharmos de forma racional e não emocional, a gente está fazendo um trabalho incrível por um fenômeno pelo qual não tivemos controle”.

Já o prefeito achou o momento oportuno para falar em cobrança de “taxa de melhoria” para realizar o enterramento de fios, como forma de evitar situações similares.

A fala foi vista como uma afronta em um momento em que diversas pessoas estão sem energia e a prefeitura e o governo do estado não conseguem oferecer uma solução junto à Enel para melhorar a situação. O prefeito recorreu a Folha, posteriormente, para dizer que foi mal interpretado.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) deverá abrir nesta semana uma investigação para averiguar se a empresa Enel agiu corretamente no reestabelecimento de energia para os 2,1 milhão de consumidores que foram afetados.

Leia também:

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ENGRAÇADO NA RUA DOMINGOS DE MORAIS, NOS SEUS PRIMEIROS QUARTEIRÕES, NÃO HÁ ÁRVORES PARA CAIREM NA REDE ELÉTRICA, MAS DO BANCO DO BRASIL ATÉ O CRUZAMENTO COM A RODRIGUES ALVES, (80 M) HÁ DOIS FIOS CAÍDOS ATÉ O CHÃO!
    E O PROBLEMA É DAS ÁRVORES, SR. CEO DA ENEL, SR. PREFEITO, SR. TARCÍSIO??!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador