Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
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Coragem de Haddad está mudando São Paulo, por Aldo Fornazieri

Desde Aristóteles, a prudência tornou-se a principal virtude política. Mas antes da prudência, a coragem forjou-se como a primeira virtude do agir em prol da comunidade. Com efeito, a  garantia de segurança foi uma necessidade inicial dos primeiros grupos humanos e continua sendo até hoje. A segurança tornou-se, assim, a primeira razão para a fundação de estruturas coletivas institucionais, projetadas sobre um território e sobre uma comunidade humana. Ao ser percebida como uma necessidade, ela tornou-se também uma finalidade das comunidades gregárias primitivas. A transformação de necessidade em finalidade, de modo geral, é o processo de constituição de praticamente todos os fins e bens públicos.

Prevenir o perigo, estabelecer defesa comum, são medidas de segurança e razão fundacional das cidades por um largo período histórico. Garantir segurança — que quer dizer também garantir a vida, a integridade física e os bens — constitui o primeiro e fundamental bem público. Os homens antigos agregaram-se por necessidade e por interesse, por temor e esperança, e a liderança de um chefe constituiu o ponto de convergência desta agregação. Nos corpos comunitários originários, a direção e o comando, que se traduzem em ordem e sentido, eram exercidos de forma imediata. O primeiro fundamento da organização era natural e empírico: baseava-se na força física e no valor moral da coragem. Foi necessário que um líder dotado de força e coragem se colocasse à frente do grupo,  liderando-o e protegendo-o para que a segurança fosse garantida.

À medida que as sociedades humanas tornaram-se complexas, o comando, para ser exercido, passou a exigir a presença de normas explícitas e de instituições, configurando-se formas de ordenamentos políticos. Neste processo, como é mostrado por Maquiavel, a direção e comando passaram de seu estado físico para uma existência institucional e simbólica. Percebeu-se que a força física não era o único elemento a conferir legitimidade ao comando. A aliança entre sabedoria e justiça, origem da virtude da prudência, passaram a ser exigidas na escolha da liderança. O caráter moral das comunidades foi se tornando explícito. Se o primeiro elemento da moral inerente ao comando foi a coragem exigida do chefe, o segundo, que veio a tornar-se o valor cardeal da atividade da liderança política, foi a prudência.

Platão irá conferir à coragem o status de uma das quatro virtudes cardeais, definindo-a como “opinião reta e conforme à lei sobre o que se deve e sobre o que não se deve temer”. Ao defini-la como “firmeza de propósitos”, Aristóteles a situa como meio termo entre o medo e a temeridade. Cícero conferiu dois atributos principais à coragem: “desprezo pela morte e desprezo pela dor”. Ao notar o caráter primordial da coragem, Aristóteles sustentava que ela “se mostra como a base do desenvolvimento das demais virtudes”. Maquiavel não a confunde com a impetuosidade, mas no famoso capitulo do O Príncipe onde trata da fortuna, sustenta que é melhor que o líder seja ousado. A ousadia não é oposta à prudência. O fato é que para fazer aquilo que deve ser feito e deixar de fazer aquilo que não deve ser feito, que é uma determinação da prudência, é preciso ser corajoso. Somente o líder corajoso, que age com ousada prudência, agirá adequadamente para promover o bem público.

A Coragem de Haddad

A política brasileira, por ter se tornado um negócio no qual prevalece mais os interesses de grupos particulares e de indivíduos, carece de líderes corajosos. Essa política das conveniências, que expressa a falta de coragem, é uma das causas do deserto de novas lideranças no país. É também causa da falta de capacidade inovativa nas ações de governo e da crise da capacidade de governar, entendida como crise de capacidade de resolver os problemas existentes e de antecipar-se ao advento de problemas futuros, com soluções e transformações inovadoras.

O prefeito Fernando Haddad é um dos poucos líderes atuais que foge deste anátema da política como negócio e conveniência, que são também duas funções da corrupção, seja no sentido da malversação dos recursos públicos, seja no sentido da corrupção da personalidade política que perde a autonomia em face da realidade limitante da ação e das decisões que um governante deve adotar. O empenho na aprovação do Plano Diretor, o expurgo da quadrilha que fraudava o ISS e a implantação das ciclovias e das faixas exclusivas para ônibus são exemplos suficientes para mostrar que Haddad está incurso em outro paradigma de governante que “faz aquilo que deve ser feito”, independentemente da mera conveniência pessoal, sem considerar se isto poderá render-lhe uma reeleição e elevar-lhe a popularidade. “Fazer o que deve ser feito” demanda coragem, pois o que está em jogo é um presente e um futuro melhores para a cidade.

Nos primeiros meses de seu governo, Haddad foi tolhido pela tormenta das manifestações de 2013, que derrubaram a popularidade de quase todos os governantes. Na maré baixa de sua avaliação, o prefeito não deixou de adotar medidas estruturantes para o futuro da cidade, mesmo sabendo que elas não lhe trariam saldos imediatos de popularidade. Suportou críticas de aliados e ataques erosivos de setores da imprensa que são contrários a uma São Paulo melhor. Agora começa a colher os primeiros resultados da mudança da opinião pública a seu favor, como mostra a pesquisa do Datafolha.  

Muitos se perguntam acerca da razão de implantar 400 km de ciclovias e centenas de quilômetros de faixas exclusivas para ônibus se não existe ainda uma demanda imediata para tudo isto. Tal como a coragem é condição da prudência, a existência das ciclovias e das faixas exclusivas é condição para um transporte melhor, para uma condição de vida melhor e para uma cidade mais humana. Implantá-las representa “fazer aquilo que deve ser feito”. Sem elas, não haverá a criação da cultura do uso da bicicleta e não se buscaria a exigência de ônibus melhores, mais limpos e com redução do tempo de espera para os passageiros.

É um equivoco olhar paras as ciclovias apenas como um sistema alimentador dos demais modais de transporte público. Todas as cidades do mundo precisam de alternativas públicas e privadas ao carro. Em 2013, na Europa foram vendidas mais bicicletas do que carros, num claro sinal de que o automóvel à gasolina começa a se tornar uma tecnologia que vai morrer. O mundo precisa de soluções simples, baratas e não poluentes. Os prejuízos humanos e materiais que a cidade travada por carros provoca são incalculáveis. Muitas pessoas perdem 4 anos de suas vidas no trânsito. São Paulo agora precisa estimular o comércio, a indústria e o setor de serviços a implantar bicicletários e vestiários para os funcionários. Ciclovias, faixas exclusivas, o novo Plano Diretor e o Arco do Futuro são projetos que irão melhorar a vida dos paulistanos, reduzindo as distâncias entre moradia e trabalho, diminuindo a poluição e produzindo ganhos de bem viver.

Aldo Fornazieri – Cientista Político e Professor da Escola de Sociologia e Política. 

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

28 Comentários

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        1. Renovação, em SP, é isto:

          Renovação, em SP, é isto: Serra disputou presidência em 2002, alckmin virou governador eleito; alckmin diputou presidência em 2006, serra virou governador; serra disputou presidência em 2010, alckmin virou, denovo!, governador… Aí apareceu Aécio 15% em 2014 e descobriu-se o verdadeiro tamanho do psdb. O que a direita oferece como ‘promessa’ para o futuro? Quem sairá candidato pelo psdb nas próximas eleições municipais paulistas? Péraí, já sei, talvez aquele rapaz, um tal de “Serra”! Os outros, já conhecemos: Aerotrem, Eyamael, Soninha, Kassab, Russomano, Havanir… Se vacilar convencem o Tiririca a entrar para o psdb. Pior do que tá, não fica!

    1. São, eram ou foram?

      Haddad passeia de bike (como diz a moçada) no coração do paulistano.

      É bom dar um update (como também) diz a moçada nos índices de aprovação.

      Acho que vc ainda está na do Reinaldo Azevedo (é isso, Azevedo?)

       

      1. Duvida

        Não é minha capacidade de compreensão que esta em debate

        Estou discordando de uma ciclivia sem ciclista inaugurada há 06 anos pelo Kassab, como a de Moema

        As do Analia Franco, que nem barata passa

        Sou Hadad desde criancinha, mas dai a apoiar esta bobagem vai um diferença brutal.

         

      2. Educação

        E é bom que se diga, não respondi com ofensas e sim com argumentos.

        Se o senhor quiser responder com ofensas é um direito seu, mas seria muito mais convincente que respondesse com argumentos ( coisa que o senhor não constuma fazer em seus posts)

  1. Lucidez e razão…

    Parabens Fornaziere, por lançar um pouco de luz em meio a tanta escuridão. Todos que gostam de luz valorizam muito este espaço que a coragem do Nassif nos proporciona. Que espaços como este se multipliquem.

  2. Muito fera

    Caramba, o cara é muito fera.

    Se a paulistagem num quiser, apareça aqui por Fortal que tá faltando prefeito.

    A gente dá um jeito e elege vc.

  3. bela matéria.
    o poeta san

    bela matéria.

    o poeta san juan de la  cruz teria dito

    há quase quinhentos anos que

    a esperança venceria o medo.

    o antropólogo marcel mauss tem

    um antológico estudo sobre

    a dádiva nas sociedades primitivas.

    paulo freire fala da importancia do outro em nossas vidas.

    tudo isso eu acho que ajuda o haddad a ser corajoso.

     

    há aí verdadeiramemnte

    um novo mundo possível.

    novo não porque eu quero,

    mas porque é refletido na busca da história

    para que através de sua análise e

    interpretções diversas das ruínas

    passadas possa

    possbilitar a

    transformação do presente e do futuro,

    como diria

    walter benjamin.. 

     

    .

     

  4. Talvez esteja em gestação uma

    Talvez esteja em gestação uma NOVA, realmente NOVA, não simulacros como Marina Silva, lideração política no país. Sempre vi neste rapaz uma pessoa além de competente, com honestidade de propósitos. 

    A meu gosto, deveria primeiro tentar o governo de São Paulo para só depois ir adiante. 

    1. Eu tambem.
      Nao por sua razao

      Eu tambem.

      Nao por sua razao tecnica, mas porque me da calafrios pensar em outro paulista na presidencia brasileira.  A populacao de Sao Paulo EH golpista, e EH concentradora de renda, uma das maiores concentradores de renda do continente.  Renda tem.

      Agua nao tem, mas renda tem.  Weeeeellllll…  por enquanto.

  5. Um luxo São Paulo ter um

    Um luxo São Paulo ter um prefeito como o Haddad. Espera-se que reelegam o cara. Tem que ficar claro para esses paulistanos masoquistas que se a cidade não for administrado por um sujeito como Haddad ela se enviabiliza. Ele veio no momento certo, caso não ganhasse, São Paulo entrava em barafunda definitiva

  6. Virtudes

    Fernando Haddad tem mostrado ter grandes virtudes, àquilo que Socrates e Platão legaram ao pensamento ocidental.

    Eh ousado, sem ser impetuoso;

    é firme, sem ser truculento;

    busca a justiça social numa sociedade de grandes amalgamas;

    e, fundamental para qualquer possibilidade de transformação (inovação), é corajoso.

    Espero que colha os frutos, que a população paulistana entenda que tem, enfim, um verdadeiro prefeito administrando a cidade.

    Um homem que pensa seu tempo, sua cidade e o devir. 

    1. Parabéns à Maria Luisa!!!

      Perfeito seu comentário para quem considero o mais brilhante, inteligente e competente político que o destino nos presenteia!  Admiro Haddad desde que observei seus feitos quando ministro!  Tenho fé que ainda votarei em HADDAD para Presidência de nosso país! Sempre digo que é uma criatura bonita por fora e por dentro também.

  7. tanto post simuladão enem

    tanto post simuladão enem apostilado da história da filosofia aplicada pelos caros doutores teólogo-políticos de plantão 24h. para explicar o óbvio ululante da vida política dos posts e postes no sentido de corroborar de que há post e posts há poste e postes…

    alcaíde haddad está levando da breca somente um ano precioso de seu “califado socialista espaço gourmet” para aprender astutamente a dar nó em pingo d’água como para acertar confiante a embocadura just time do poder quando no poder graças ao seu instinto político de sobrevivência acima de favores partidários apadrinhados graças a práxis mascate ancestral da boa conversa da boa política temperada com conversa e mais conversa desconversa tergiversa e conversa tudo de novo… e graças ao sábio preceito do manejo do poder no lugar do exercício teimoso protoautoritário fascista do poder inoperante lá do poste de cima… tudo isso porque haddad maneja o poder no intuito executivo para atender seus objetivos de sobrevivência política, para cumprir o plano de metas haddad.jh.50.5 de seu governo para a maltratada sampa e nos finalmente para seu sucesso na indefectível política tapuia de marca pessoal no modo livre leve solto do plantador de postes, o criador… da baita confusão dos diabos! por debaixo do tapete voador presidencial…

     

    1. Manda o currículo pra campanha da marina

        é contratado na hora e fará parde do jogo da apolíticagem pseudoapartidária  por meio do trololero e tergivemalconverversação dos espaços de discursozão públicos protoneutrofacisndadista sucupirence.

      trará um pouco mais de conteudo mais continuará a conversa biruta.

  8. Que materia é essa????

    …como assim o carro vai morrer??? plano diretor…ah sei aquele que foi feito durante a gestao anterior e votado agora….

    a pessoa fala de petrolio como se fosse o vilão…ignorancia no maximo…..so esqueceram de contar pra ele que o petrolio proporciona o mundo que ele vive….do fertilizante e muito provavelmente a roupa dele tb…o automovel movido por hidro carboneto é poluente???…. sim isso fato……. entao pq ele nao cria incentivos fiscais para taxis hibridos….nao patrocina pesquisas para outros tipos de motores como hidrogenio…mais isso da trabalho né……..logico que é muito mais facil pintar rua de vermelho  pra dizer que é ciclo faixa…e falar pro peao ir de bicicleta trabalhar….pq ele nao abaixa a tarifa do transporte….pq nao amplia os onibus movido a energia eletrica????isso deve dar trabalho né prefeito….

    ah e fala tando das ciclo faixar mais isso começo onde mesmo ….ah é na adm anterios…com alguns pilotos…..

    so nao entendo pq a materia nao fala dos pontos de onibus e dos relogios inuteis que ele colocou pela cidade….ah detalhe ponto de onibus que nao funciona…ja que é todo de vidro e ninguem guenta ficar em baixo ….e esta colocando propaganda pra tudo que é lado….uma das poucas coisas que a gestao anterior fez de bom que fou livrar sao paulo de tanta placa e poluição visual….ah é mais o pt pode….

    sei que na ultima adm ja foi dado incentivos a empresas que precisam de grande quantidade de mao de obra (callcenters) para que decem preferencias a bairros da periferia para que a mao de obra nao precise se deslocar tanto para trabalhar…isso sim é util e melhora a cidade…….agora ciclo via….tenha do né….

     

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