Dez temas para São Paulo, cidade que completa hoje 461 anos

Nasci em São Paulo e minha memoria mais aniga da cidade é da Pizzaria Castllões na Rua Jairo Goes no Bras, em 1948. Esta é uma cidade especial que precisa recuperar o ambiente urbano e  humano que existia até os anos 60.
 
 
São Paulo tem largo espaço para melhoria de qualidade de vida. Sugestões: 
 
1 PREDIOS ABANDONADOS – São Paulo tem mais de 1.000 predios de médio e grande porte abandonados, como fantasmas. Ninguem usa, ninguem paga IPTU, planos para recuperação podem ser desenvolvidos, usando a EMURB,
 
incentivos fiscais, uso publico, a Prefeitura usa muitos predios alugados, porque não recuperar esses fantasmas e usa-los? Uma combinação de varios instrumentos pode realizar muita coisa.
 
2.MUROS VERDES – Trepadeirase plantas de parede em predios municipais amenizam o calor em até 6 graus. Muros de tuneis, pontes, escolas, creches, unidades de saude, todos com verde, embeleza e refresca, evitando pixação.
 
3.FLOREIRAS – Buenos Aires é bonita e agradavel, mesmo nas crises, uma das razões, todos os apartamentos tem floreiras nas janelas, uma beleza, porque não se faz aqui? Sugestão, a Prefeitura institui um concurso publico, a melhor floreira, a mais bonita ganha isneção de IPTU no ano, as mulheres vão caprichar.
 
4.JARDIM SUSPENSO – São Paulo ganharia fama mundial se o Minhocão virasse um jardim suspenso e parque para as crianças, ciclitstas e cooredores, com pracinhas, cafés, feiras de livros, piscinas, etc.
 
5.FONTES – São Paulo ja teve fontes, embelezam a cidade, refrescam e despoluem o ar, tem muitos pontos para fontes, precisam ser gradeadas porque se não forem no 2º dia roubam tudo e sujam a agua.
 
6.ESTACIONAMENTOS VAZADOS – Estacionamentos de shoppings e supermercados obrigatoriamente sem asfalto, com lajotas vazadas, a agua da chuva se infiltra na terra,  refresca o ar e fica mais bonito. Arvores de sombra OBRIGATORIAS nesses grandes terrenos. Todo mundo acha Paris linda e não sabe porque, é porque eles usam ARVORES, FLOREIRAS, MUROS VERDES, é tudo ajardinado, hojse são espaços feios e agressivos.
 
7.QUADRAS DE SKATES EM TERRENOS VAGOS – Skate faz a juventude gastar energia, é bom esporte e afasta das drogas. O skate é otimo exercicio fisico e mental e é muito barato, basta um chão liso, faltam quadras em S.Paulo.
 
8.AULAS DE MUSICA, TEATRO E DANÇA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS NOS FINS DE SEMANA – As escolas vazias são invadidas, com aulas ficam vivas e atraem a atenção e proteção da comunidade. Pode-se aceitar patrocinio de empresas do bairro para não onerar a Prefeitura mas é a Prefeitura que precisa organizar, pode ter patrocinio pela Lei Rouanet.
 
9.LAGOS E LAGOAS EM AREAS MORTAS – O municipio tem carencia de laminas de agua, lagos e lagoas, existem muitas areas mortas, semi abandonadas espalhadas pela cidade, lagoas refrescam e umidificam o ar, podem ser integradas a mini-parques, com grade e proteção para não virar lixão.
 
10.ORQUESTRAS E BANDAS NOS FINS DE SEMANA – A Prefeitura pode organizar apresentação de orquestras e bandas em parques nos fins de semana, atrai publico, revigora a comunidade, integra o povo com a cidade, pode-se conseguir patrocinio pela Lei Rouanet. 
 
São Paulo precisa de ideias, criatividade, a cidade está muito desumanizada, a reação precisa vir de muitas ações.
Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O uso do mapa térmico da cidade de SP

    .

    Usar o mapa térmico da cidade de SP,  para implantar parques nas áreas mais quentes e secas da cidade. Todos ganhariam.

     

     

     

     

  2. Comentários

    Item 01 – OK

    Item 02 – Conhecendo a qualidade da conservação do bem público isso será um foco de incêndio nas épocas secas.

    Item 03 – Conhecendo a preocupação do brasileiro com a sua própria segurança e a dos demais, será obrigatória a utilização de capacetes e ombreiras de futebol americano pelos transeuntes.

    Item 04 – Não é melhor demolir? Fazendo remissão ao item 2, é fácil imaginar o resultado após alguns meses da inauguração.

    Item 05 – As fontes e as grades jamais deverão ser de metais como o bronze, caso contrário São Paulo terá buracos jorrantes.

    Item 06 – Para os homens tudo bem, mas é para a turma que usa calçados com saltos finos?

    Item 07 – Remissão aos item 03, os espaços para os skatistas deverão ser exclusivos, afinal não pretendemos aumentar o índice de infanticídio.

    Item 08 – Por quê não a prefeitura disponibilizar o espaço, garantir a segurança e a comunidade decidir o quê fazer e se organizar por conta própria? Com o uso de recursos via lei roubanet ou assemelhados é fácil imaginar o que acontecerá…

    Item 09 – Remissão aos itens 02 e 03, em tempos de dengue e chikungunya…

    Item 10 – OK

    1. .

      Não reduza tudo ao simplismo contraprodutivo, Rebolla. São pontos para serem desenvolvidos a cada realidade, analisando, planejando e adequando às situações.

  3. .

    Os dez pontos de AA se aplicam não apenas a São Paulo mas, de uma forma ou de outra, às principais capitais brasileiras.

    A questão é realizar e ao mesmo tempo neutralizar o antro corruptivo que toma conta dos aparelhos municipais.

  4. Mais sobre S.Paulo. Um “copia&cola” interessante.

    A cidade de São Paulo faz amanhã 461 anos. Como paulistanos, os **** resolveram comemorar com números espetaculares.

    Décima cidade mais rica do mundo e a mais pujante do Brasil, com um PIB de 388 bilhões de dólares e 11,7 milhões de habitantes, São Paulo tem:

    a) 25% do esgoto despejado, sem qualquer tratamento, nos rios que a cortam

    b) 1.023 favelas, 1.885 cortiços e 1.155 loteamentos irregulares, onde vivem 2,9 milhões de pessoas

    c) 13.700 moradores de rua

    d) 5,5  milhões de carros

    e) 300 quilômetros de congestionamentos por dia, em média (cada paulistano passa 2 horas e 23 minutos no trânsito).

    e) o registro de 160.103 ocorrências policiais em 2014 (aumento de 27% em relação a 2013)

    f) o registro de 1.250 assassinatos no ano passado

    g) 2.295 estupros registrados no mesmo período

    f) um prefeito petista 

    g) um prefeito petista preocupado em retalhar a cidade com ciclovias pintadas de vermelho 

    por Diogo Sabino

     

  5. 4.JARDIM SUSPENSO – São Paulo

    4.JARDIM SUSPENSO – São Paulo ganharia fama mundial se o Minhocão virasse uma cracolândia suspensa e parque para menores abandonados, assaltantes e batedores de carteiras, com camelodromos, tráfico, prostituição, exploração de menores, etc.

    Esse seria o texto correto no ítem 4.

    Esqueçam…

    Todo espaço público de São Paulo acaba abandonado nas mãos da marginalidade.

    Melhor destruir por completo o elevado Costa e Silva, vulgo Minhocão, enterrar a linha férrea da Lapa até a Luz e construir no leito dos tres, outra liagção Leste/Oeste.

    Com isso, revitaliza-se a região da Santa Cecilia, reaquecendo o comércio e recuperando o Centro como local de Moradia, além de favorecer o comércio.

    Praças, infelizmente, viraram depósito de trapos humanos, viciados em drogas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador