Campos Neto, a herança maldita de Bolsonaro-Guedes, por Luis Nassif

Seria excesso de ingenuidade supor que tamanha desproporção entre taxa Selic e IPCA possa ser fruto do excesso de zelo. Trata-se de uma posição ideológica e negocial.

Campos Neto, Guedes e Bolsonaro

Ontem se viu um movimento claro de conluio entre mercado e Banco Central, visando dobrar o novo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O movimento é conhecido:

  1. O “mercado” compra dólares, elevando as cotações e gerando uma inflação em dólar.
  2. O Banco Central assiste passivamente, sob o argumento de que o câmbio é livre. E se vale da independência do banco, perpetrado pela dupla Guedes-Bolsonaro, para levar a irresponsabilidade e limites extremos.

É de uma irresponsabilidade cívica de Roberto Campos Neto, o presidente do BC, que certamente não seria aprovada por seu avô. Apesar de liberal e, especialmente no período de influenciador, hiperliberal, Campos, avô, jamais permitiria uma irresponsabilidade dessa ordem.

Tinha suficiente espírito público e responsabilidade cívica para impedir movimentos contra a estabilidade e contra o país. No final dos anos 60, quando se deu conta de que a Light & Power não tinha mais interesse em investimentos para expansão da rede, implementou a estatização da Light, mesmo sendo um defensor ferrenho das empresas privadas.

Campos Neto não tem a mesma responsabilidade pública. A não intervenção do BC nos mercados de câmbio e de juros futuros, seu discurso invocando o terrorismo fiscal, tudo mostra um notável engano dos que imaginaram que pudesse ser mais responsável que seu padrinho, Paulo Guedes.

O mesmo ocorre com a loucura de uma taxa Selic de 13,75% ao ano, para uma projeção de IPCA de 4,9%.

Alguém mais ingênuo poderia supor que é excesso de cuidados de um médico amador que, para combater uma infecção em uma criança, ministra uma superdose de antibióticos, esfrangalha seu organismo, mas elimina a infecção.

Mas seria excesso de ingenuidade supor que uma desproporção desse tamanho, entre taxa Selic e IPCA, possa ser fruto do excesso de zelo. Trata-se de uma posição ideológica e negocial.

Com essa Selic, há uma pressão sobre a dívida pública – e o enriquecimento ainda maior dos rentistas -, reduzindo a margem de ação do governo para gastos sociais, fortalecimento do BNDES e políticas selecionadas de incentivos.

Não é possível que, a esta altura do campeonato, um presidente de BC minimamente responsável possa defender a não intervenção do banco no mercado de câmbio, com o volume de reservas cambiais do país; no mercado de taxa de juros longa, sendo o Tesouro o grande ofertador de títulos públicos e permitir um diferencial tão expressivo entre Selic e IPCA.

Luis Nassif

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, acho que você quis dizer rentistas, “repentistas” são sanfoneiros do Nordeste, que fazem músicas de improviso, segundo temas do momento, no calor da hora.

  2. A PREOCUPAÇÃO DO FAMIGERADO MERCADO COM AS CONTAS PÚBLICAS, É IGUAL A DO PAPA COM A SANTIFICAÇÃO DE LUTERO.

    SÓ PODEMOS FALAR DE UMA LEVE PREOCUPAÇÃO DO MONSTRO, NA REMOTA HIPÓTESE DE O TESOURO NACIONAL DEIXAR DE PAGAR A DÍVIDA. FORA ISSO, QUALQUER IRRESPONSABILIDADE SOCIAL E FISCAL SEJA PRATICADA, COMO ACONTECEU NOS ÚLTIMOS 4 ANOS. ISTO É, SOB SEU CONTROLE.
    A ANGUSTIA ATUAL DO MERCADO É QUE POR ENQUANTO, SÓ CONTROLA O BANCO CENTRAL, A MÍDIA CORPORATIVA, PARTE DOS POLÍTICOS E SEUS PREPOSTOS, DITOS ESPECIALISTAS ECONÔMICOS. DAÍ AS MAROLAS NO CASSINO BURSÁTIL E MERCADO DE CÂMBIO.

  3. Olá, o artigo é bem escrito como os demais que Luis Nassif escreve, entretanto no penúltimo paragrafo há um erro: “e o enriquecimento ainda maior dos repentistas”. Acredito que quiseram escrever RENTISTAS, em vez de REPENTISTAS. No mais, um feliz ano novo para toda equipe GGN.

  4. Palavras de igual modo, podem ganhar avanço de significados (Polissemia), talvez este seja o casou aqui ou não… mas fato é, que a bolha sócio-econômica interna dança ao improviso repentino dos especuladores, que de tal forma, se possível fosse ao tempo, tornaria perplexo o compositor do samba do crioulo doido…

  5. Olá Nassif, gostaria de saber qual é a notícias que víncula a primeira frase!
    “O “mercado” compra dólares, elevando as cotações e gerando uma inflação em dólar.” Todo dia não é feito operações assim?

  6. O governo precisa taxar a especulação. O câmbio é livre mas a especulação não. A partir de uma cesta de moedas o governo pode aferir a realidade do valor do câmbio e,a partir disso,taxar o excesso.
    Quanto a taxa de juros o governo com certeza irá forçar uma baixa através da Caixa,BB e BNDES e,se ainda houver uma remuneração que o governo pague para compulsório dos bancos,essa,deverá ser quitada pelo BC independente.

  7. Essa narrativa tosca de que Lula vai receber um governo quebrado é apenas o mote do PT para que, caso tudo dê errado, culpem o governo Bolsonaro. Os números positivos deixados por Bolsonaro estão aí: queda do endividamento público, queda do desemprego, PIB acima das expectativas, inflação controlada, saldo da balança comercial, etc, etc. Esse mesmo discurso foi usado por Lula em 2002, em relação a uma fantasiosa “herança maldita” deixada por FHC. Curiosamente, foi graças às reformas de FHC que Lula pôde fazer um bom primeiro governo e começou a patinar no segundo mandato. Em verdade, quem deveria reclamar de alguma “herança maldita” seria a Dilma. A bomba dos desvarios econômicos dos dois primeiros governos de Lula estouraram no colo dela. A menos culpada por tudo que aconteceu entre 2010 e 2016.

    1. Sério mesmo que você não está ciente dos rombos via orçamento secreto de Bolsonaro? Ou de como o custo brasil e
      desconfiança internacional o anterior governo deixou ? Desculpe , depois de Getúlio, Lula é o melhor. Esse papo FHC não condiz com a realidade, basta ver o nível de desigualdade no governo dele.Rwal é do Itamar/Ciro. Sempre assim , tentando diminuir o talento de Lula a todo custo. Vá ver o que foi 2008 para os EuA , não foi sorte por aqui. Pare com esse pensamento liberal absurdo. As pessoas não são otarias como vx pensa , elas re votaram no melhor .

  8. Acabei de ler seu artigo Nassif. Aliás, Professor Nassif. Ontem perguntei sobre isso e hoje, vejo com preocupação, tudo que o BC tem feito. Mas, vamos aguardar nosso Ministro Haddad, pois ele tem dito que as conversas são sempre boas com esse Sr. Campos Neto, que até outro dia, era diretor de um dos bancos privados do País.

  9. Está explicado, porque a teoria de um Banco Central ‘independente’ é falsa. No atual formato, o BC é dependente, refém, de aventureiros ligados ao chamado mercado em detrimento do Estado e de políticas públicas de cunho social. Isto não tem cabimento!

  10. Poisé “seo” Nassif, disse isso em um comentário ontem….patranha tão descarada que até um bestalhão como eu em.Economia percebe…cabe ao governo ter coragem de rever essa maldita independência … poderia aproveitar e acabar com o tal Copom, outra patacoada e o ridículo coaf, dividas bilionárias devem ser ajuizadas e defendidas pelos órgãos competentes do governo…..mas aí, já viu, os rentistas abutres carniceiros não pensariam duas vezes em dar um golpe ou caírem duros mortinhos…..

  11. Foi plantado um cavalo de tróia no BC. Assim, Haddad vai ter problemas para implementar as políticas públicas do governo, sendo o BC favorecedor dos rentistas e banqueiros.

  12. QUEM É O ‘MERCADO’?!
    4/01/2023
    ________∞éser∞Prof. Negreiros Deuzimar Menezes – Professor transdisciplinar

    O ‘mercado’ não é o Brasil.
    O ‘mercado’ não é o estado brasileiro; não é o povo brasileiro e o presidente eleito dia 31/10/ 2022, e que assumiu agora, dia 1/01/2023. Nem o presidente é do ‘mercado’. O Presidente é do povo brasileiro!!

    Não é mais o bolsonaro com o guedes-‘mercado’. Agora é Luis Inácio LULA da Silva do BRASIL!! Eleito por 60.345.999 votos de eleitores BRASILEIROS PATRIOTAS que votaram em LULA por serem conscientemente antibolsonaro, antibolsonaristas, antibolsonarismo e cia.

    Portanto. O Brasil deixou de ser do temer, do bolsonaro e guedes a serviço do ‘mercado’, por seis longos anos, em 31/12/2022, para ser DO BRASIL!!

    E, quanto ao que nos diz a rede globo… é que ela não é só porta-voz bem paga do ‘mercado’. Ela é parte do ‘mercado’. É óbvio que defenda o ‘mercado’!!

    E quem é esse ‘mercado’ que quer o Presidente LULA governando só para ele, como fez temer, bolsonaro e guedes?!

    O ‘mercado’ é a bolsa de valores?

    NÃO!! O ‘mercado’ não é a bolsa!! O ‘mercado’ se esconde nas sombras das bolsas!! O ‘mercado’ é uma entidade abstrata!! Fictícia!!

    Qual é, então, a ‘definição’ desse ‘mercado’?

    Mercado deve ser entendido como o “local” em que operam as forças da oferta e demanda, através de vendedores e compradores, de tal forma que ocorra a transferência de propriedade da mercadoria através de operações de compra e venda. É o processo sistemático para estabelecer e utilizar padrões. Criação ou estabelecimento ou adoção de um padrão para algo que se faz. [https://www.ufrb.edu.br/proext/images/conceitosmercado.pdf] É O QUE NOS DIZEM os porta-vozes desse ‘mercado’!! Mas não nos esclarecem quem são os ‘vendedores’ e ‘compradores’ nesse ‘mercado’!!

    E mentem quando nos dizem que “o ‘mercado’ é você, seu pai, sua mãe, seus filhos, seu chefe, seus empregados, seus amigos; o povo”. Que “o empresário do século passado não é mais o senhor gordo, de terno, cartola e charuto que, nos desenhos e charges, representa o megaempresário monopolista e detentor dos meios de produção”, mas “o cidadão médio que, a partir de uma microempresa, gera empregos e riquezas em sua comunidade”. TUDO MENTIRA!!

    NÃO É O POVO – os ‘compradores’ – NEM É DO POVO – os ‘vendedores’ –!! Porque o ‘mercado’ a que se referem é monetário, e financeiro: as instituições financeiras!! Esse ‘mercado’ não gera riquezas. Quem gera riquezas são os trabalhadores!! Esse ‘mercado’ não é o mercado/mercadinho onde o povo faz suas compras de quem lhes vende-as!!

    O ‘mercado’ monetário/financeiro não nos representa por ser muito diferente do Mercado Consumidor que é quem nos representa porque representa o conjunto de consumidores – homens, mulheres, adultos, crianças, empresas públicas ou privadas – que compram mercadorias ou utilizam os serviços prestados pelo seu negócio. …

    O ‘mercado’ financeiro – dividido em quatro segmentos: mercado monetário; mercado de câmbio; mercado de capitais e mercado de crédito – é o local em que são realizadas as diversas negociações de ativos, como título, mercadorias, linhas de crédito e ações de empresas. Para esse ‘mercado’ funcionar, é necessário que exista um financista/investidor – agiota – e um tomador de dinheiro do investidor – agiota – a título de empréstimo. E, aí, nunca consegue quitar a dívida com o investidor – agiota.

    Fazem parte do ‘mercado’ monetário/financeiro somente as instituições financeiras. É nele – ‘mercado’ monetário – que ocorrem as ‘compras’ e ‘vendas’ entre elas – as instituições financeiras –. Elas participam desse mercado… abstrato, fictício para captar e emprestar – agiotagem – dinheiro/dólar, entre outras ações – todas de agiotagens e chantagens –. Essas ‘negociações’ acontecem para que as ‘empresas’ terminem o dia com o caixa positivo/cheio de dólares, uma obrigação ‘legal’ desse ‘mercado’… fictício. Patrimonial/ista/ismo. ‘Mercado’ propriedade do financista/financeiro patrimonial/ista capital/ista fictício, na concepção de Karl Marx.

    Nas sombras desse ‘mercado’ fictício, o financista, para ser FINANCISTA/FINANCEIRO/INVESTIDOR dono do ‘mercado’, tem que ser anti-humano. Portanto. Matador!! Assassino!! Genocida!! Veja que no Brasil, ele se manifesta contra aposentadorias para o povo, assistências médicas para o povo, auxílios para o povo. Qualquer tipo de benefício, por menor que seja, para o povo!! Ele quer que o povo desapareça!! MORRA!! Por isso se coloca contra um governo que fala em governar também para – e com o – povo, e não só para o ‘mercado’!! Com o ‘mercado’!!

    A única coisa que interessa a esse financista/investidor – agiota – é ter no fim do dia o caixa cheio de dólares resultado de lucros sob lucros!! E NADA MAIS!!
    ________
    Muy Gracias por leernos
    ________∞éser∞Prof. Negreiros – Professor transdisciplinar
    ________∞éser∞ [email protected] => Celular: (99) 98154-0899

  13. O autor parece ter se esquecido da inflação mensal de 80% em março/1990. A inflação, particularmente da espécie brasileira, tem que ser debelado rápida/energeticamente…. Tal qual Paul Wolcker fez com a persistente inflação nos EUA em 1979/1980 subindo as taxas de juros rapidamente e em doses cavalares… Houve recessão, claro !
    Mas logo em seguida a economia sob Reagan viveu um período de prosperidade enorme, já em 1983 em diante com baixas taxas de inflação. A inflação é o maior criador de pobreza jamais visto, e me causa indgnação a “tara” e leniência que os esquerdosos “bondosos” tem com ela. Reduz-se a dívida pública brasileira (responsabilidade fiscal), que essa incoerência acaba.

    Graças a atitude rápida de Campos Neto, que hoje o Brasil já está em condições de pausar as altas da selic ou até reduzi-la, enquanto o mundo inteiro ainda está correndo atrás do prejuízo, como o FED e o BCE.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador