15 de outubro de 2026

Com os jovens nas ruas, nada será como antes, por Luís Nassif

As manifestações reeditam a campanha das diretas, mas também trazem a sensação de um preparativo para a construção do futuro
Lula dança sarrada - Foto de Ricardo Stuckert

A campanha das diretas evidenciou o amadurecimento político do Brasil antes da percepção da classe política.
Escândalos envolvendo Flávio Bolsonaro foram manipulados pela mídia e STF para desviar foco e controlar investigações.
Manifestações recentes preparam o país para o governo Lula, exigindo ação coletiva para superar desafios históricos.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

A campanha das diretas não foi um acidente de percurso na política brasileira, mas o sinal mais evidente de que o país amadurecera antes que a classe política se desse conta.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

De fato, a emenda Dante de Oliveira – que trouxe de volta as eleições diretas -, inicialmente foi recebida com ceticismo pela classe política. Só quando as ruas começaram a se coalhar de gente, que os artistas entraram na luta, que os estudantes saíram às ruas, é que caiu a ficha de que o País estava pronto.

Algo semelhante começa a acontecer no país. Os últimos anos foram de encolhimento total da política, acuada pelo Centrão e pelo fantasma do bolsonarismo, pelas emendas parlamentares, e por um mercado financeiro embalado pelo dinheiro do crime organizado, e sonhando com a volta à promiscuidade inaugurada por Roberto Campos Neto.

A estratégia Flávio Bolsonaro começou a ser preparada muito antes, com a participação fundamental da imprensa – especialmente os jornalões e o Jornal Nacional. A estratégia seguia os princípios de Steve Bannon, de saturar o noticiário com toda sorte de escândalos fabricados, de maneira a diluir os escândalos reais e comprovados de Flávio Bolsonaro.

Era nítida a estratégia, pelo menos para quem tinha olhos para ver e cérebro para pensar.

Como se sabe agora, o escândalo do INSS tinha relação direta com Flávio Bolsonaro, através do eixo Careca do INSS —> Willer Tomaz —> Flávio Bolsonaro. Do mesmo modo, o escândalo Master, com seus mil desdobramentos, tinha um dos eixos principais fincados no coração do bolsonarismo.

No entanto, o que a mídia fez foi, inicialmente, transformar o escândalo Master em um escândalo exclusivo do Supremo Tribunal Federal. Era nítida a intenção. Não se tratava de punir Dias Toffoli, mas de arrancar dele a relatoria do caso Master. Depois, com a colaboração preciosa do algoritmo do STF, direcionar o caso Master, o INSS a André Mendonça. O primeiro ato de Mendonça foi quebrar o sigilo bancário de Fábio Luís Lula da Silva. Nada encontrou. Mesmo assim, abriu um terceiro inquérito, agora contra Fábio Luís. E toda essa manipulação era endossada, de forma vergonhosa, pelos jornalões. E jornalistas-sela, instrumentalizados por Mendonça no vazamento de informações sigilosas, eram saudados como grandes repórteres.

Ao mesmo tempo, havia todo um terrorismo em torno da “gastança” – entendida, exclusivamente, como o ato civilizatório de destinar recursos para políticas sociais. Tudo para ampliar o espaço para a dívida pública, em um momento em que, a expulsão do crime organizado do mercado, ameaça derrubar as pirâmides financeiras criadas nesses tempos de devassidão financeira.

Não apenas isso. A quebra da institucionalidade, acelerada pelo golpe do “impeachment”, produziu alguns dos períodos de maior devassidão da história da República. Brasília transformou em uma corte de Versailles. Daniel Vorcaro tornou-se Luis Felippe II, duque de Orleans, por sua vida libertina, suas amantes e pelas festas no Palais-Royal, centro de jogos, prostituição e encontros políticos. O encontro de Londres foi um dos episódios mais vergonhosos da corte de Versailles de Brasilia. Só faltaram as meninas ucranianas de Vorcaro.

Confira, abaixo, as cenas mais humilhantes da história contemporânea brasileira. Nela, as mais altas autoridades da República, e esposas deslumbradas, em salões imperiais, ao som de violino e cenas de balé. Nunca imaginei que um país da dimensão e da história do Brasil, seria exposto a tal humilhação.

A rapaziada assistia a tudo isso calada. Mesmo após as declarações de Flávio Bolsonaro, prometendo participação dos Estados Unidos no governo de transição, a Nação parecia tomada por uma inércia cívica, como se a responsabilidade total pela defesa da democracia repousasse exclusivamente nos ombros de um político octogenário, o mesmo que garantiu quatro décadas da manutenção da democracia e a última herança da Constituinte, as políticas sociais permanentemente ameaçadas. Mas que foi incapaz de enfrentar os desafios da financeirização e de falta de projetos para o futuro.

As manifestações dos últimos dias não apenas reeditam a campanha das diretas, mas também trazem a sensação de um corte no tempo, de um preparativo para a construção do futuro, como foram as diretas para a Constituinte e para a redemocratização.

Elegerão Lula e, mais que isso, impulsionarão o 4º governo. A partir de agora, nada será como antes. Não serão mais toleradas as vacilações, a demora em preparar o futuro nem as cautelas excessivas em nome de uma governabilidade que não leva a lugar algum. Lula não poderá ignorar a voz das ruas. Desde a transição, terá de reunir as forças intelectuais e produtivas do país, os movimentos sociais e o cooperativismo em um esforço coletivo para superar, de uma vez por todas, a síndrome do gigante adormecido.

LEIA TAMBÉM:

Receba os artigos de Luís Nassif pelo WhatsApp

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Recomendados para você

Recomendados