A última tacada de Campos Neto, o Flautista de Hamelin, por Luís Nassif

Selic matará o crescimento econômico em 2025 e 2026, abrindo espaço para o candidato de Campos Neto nas eleições presidenciais.

Não há diferença entre o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o Centrão.

O Centrão conseguiu se apossar do orçamento e fazer maioria. Com a maioria, eterniza as emendas parlamentares garantindo a reeleição dos atuais e o aumento da bancada. Com isso, perpetua esse desequilíbrio para as próximas gestões.

No Banco Central, Campos Neto alimentou a instabilidade monetária com suas declarações, conseguiu elevar a Selic a níveis inimagináveis e, com esse movimento, perpetua o desequilíbrio fiscal, a manutenção da Selic em níveis absurdamente elevados, no esforço para inviabilizar o governo Lula.

A decisão de ontem do Copom provavelmente não foi unânime – a ata nada fala sobre isso. Mas amarra a próxima gestão a elevações sucessivas da Selic pelo menos até meados do ano que vem. Com isso, matará o crescimento econômico em 2025 e 2026, abrindo espaço para o candidato de Campos Neto nas eleições presidenciais.

A conta é simples:

Há dois álibis para a elevação da Selic: a inflação futura e a situação fiscal. A projeção do próprio mercado é do IPCA ser um pouco acima do limite superior da meta inflacionária.

Com a elevação da Selic em 1 ponto agora e mais 2 pontos nas duas próximas reuniões, qual o efeito fiscal?

No plano fiscal:

  1. Aumentará a relação dívida/PIB em níveis impossíveis de serem compensados por cortes fiscais.
  2. Muitas grandes empresas, que recorreram a créditos de mercado (amarrados à CDI), terão enormes dificuldades em honrar seus compromissos, provocando um aumento ainda maior nas recuperações judiciais. Haverá impacto sobre a arrecadação fiscal do varejo e, por consequência, da indústria.
  3. Haverá outro aumento da inadimplência das pessoas físicas, reduzindo ainda mais o potencial de demanda do mercado de consumo.

No plano inflacionário:

  1. A incapacidade de atender às novas exigências fiscais continuará pressionando o dólar, com impacto direto da inflação.
  2. O impacto na inflação reforçará o ciclo de alta da Selic.

Não há a menor lógica nessa loucura. Então porque o mercado endossa as medidas? Porque mercados têm a síndrome do Flautista de Hamelin – o flautista que, com sua música, atraía todos os ratos da cidade e os jogava ao mar.

Não se pense que uso a imagem do rato como depreciativo do mercado. Uso como representativo dos estudos de Skinner – o cientista que estudava a maneira como choques condicionam o comportamento dos roedores.

Não interessa ao mercado saber o que é bom ou não para a economia, o que leva ou não para o desastre. O papel do gestor é ganhar dinheiro para si ou para os clientes. E a maneira de ganhar dinheiro é acertar o que o BC iria fazer. Se o BC cometer um grande erro, ganha dinheiro quem acertar qual o erro cometido, pouco importa se levará a economia e o país para o buraco ou para um desastre próximo ou distante.

Aliás, grandes desastres são ótimas oportunidades para ganhar, se conseguir acompanhar os movimentos do cartel da Faria Lima.

Não há diferenças entre o presidente da Câmara Arthur Lira, e o presidente do BC, Roberto Campos. Aliás, há uma diferença: Lira quer sua parte à vista; já a parte de Campos consiste na inviabilização do governo Lula, para a volta dos seus amigos bolsonaristas.

Ontem o mercado fechou com investimentos externos com 3.714.661 contratos em juros futuros. É o famoso bife a cavalo, em que o investidor é o ovo e a população o cavalo.

Leia também:

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A partir de janeiro a Sabesp privatizada será o principal árbitro dos juros.
    O aumento do preço da irá se refletir na inflação aumentando a pressão do mercado para que o BC eleve as taxas de juros. E assim, os acionistas da Sabesp poderão colher lucros não apenas com a distribuição dos lucros da empresa. Na verdade eles poderão reinvestir esses mesmos lucros no mercado financeiro a fim de colher os benefícios dos juros altos, pressionando a empresa a aumentar o preço da água porque a espiral virtuosa de especulação dependerá apenas da ganância deles.

    1. O governo Lula entregou a Petrobras aos Prazeres do mercado que nada em dividendos bilionários. A Petrobras poderia sozinha trazer a inflação pra dentro da meta sem ter prejuízo ou prejudicar sua saúde financeira. O mesmo vale pra ANS e ANELL, ambas entregues ao mercado e que controlam preços fundamentais.

      1. É a grande dificuldade de a esquerda ser esquerda quando está no poder. Lula, o quadro mais possível de algo à esquerda, não irá contra o dito mercado. Fará gestos mas não atuação firme e consequente a favor das estatais. E nem seu sucessor à vista entre os possíveis. Apenas um – Flávio Dino – tem firmeza e visão para tanto mas foi para o STF. Há outros bons mas não mas meu candidato seria Dino.

  2. A fábula do flautista vai mais longe. Primeiro ele leva os ratos ao mar e supostamente salva a cidade, mas, como não recebe o prometido, ele leva todas as crianças embora. A ideia não é só inviabilizar a economia como acabar com o futuro da nação.

  3. Nassif, um pequeno adendo.

    Não há entre essa taxa de juro obscena e o calabouço fiscal, e agora, o pacote de MALHADDAD, nenhuma falta de sinergia.

    São medidas complementares entre si, relacionadas como causa e efeito recíprocos.

    Campos sabotou?

    Óbvio, é o jogo, ele foi colocado ali para isso.

    Mas o pior é a sabotagem do governo a si.

    Mesmo com juros altos, a economia resistiu e cresceu.

    Agora, juros e as amputações promovidas pelo moço do Insper/Faria Lima, não vai restar nada mesmo.

  4. Eu compararia o mercado com vermes ao invés de ratos e o BC o médico que dosa o medicamento que combate os vermes para que o organismo não morra

    Agora quando o médico e os vermes se unem não há paciente que aguente, tanto que as doses de vermífugo aplicadas no governo anterior foram bem maiores do que as aplicadas no governo Lula o que fez com que os helmintos se multiplicassem e muito, lavando o paciente a sentir fortes dores

  5. Vivemos há décadas na ditadura do mercado e ela impede o nosso crescimento e a nossa independência.Tivemos um alívio nos anos 2000, mas a carnificina do lucro fácil voltou em 2016 com o verdadeiro golpe. Portanto, explorar essa narrativa de perigo de golpe militar parece inverossímil. Ela tem a força da retórica da balela para justificar a permanência de uma democracia que já não mais existe e q ficou pra trás em 2016. Deram a Lula uma nação tutelada e destruída como forma de se criar uma aura de justiça no país q ainda e um dos mais desiguais do mundo e agora jogam com a saúde fragil do presidente para obterem mais lucro na Faria Lima. Vão explorar essa chegança de patetas fardados como faz Hollywood com a questão da tragédia do holocausto para justificar o avanço do imperialismo sionista e dos EUA. Todos os dias vamos ouvir q devemos aceitar a ditadura do mercado q ceifa vidas e empregos em vez da ditadura fardada, como se essa já não houvesse por intermédio das polícias que só matam pobre e preto. Desde o início, tanto o Departamento de Estado dos EUA qto a polícia federal já sabiam dessa patacoada dos quartéis e nada fizeram para deter o 8 de janeiro. Dele tiram proveito para justificar essa encruzilhada brasileira a q chamam de democracia. Não nos esqueçamos q quem trouxe os militares de volta à baila foram o judiciário, a grande imprensa e o mercado. Não nos esqueçamos também q um dos símbolos do golpe promovido por Temer foi o “comunista” Alexandre de Moraes vestido de Kid Preto agarrado a pés de maconha numa lavoura em Pernambuco, como Che ceifando um canavial em Havana, o mesmo Alexandre q prendera terroristas imaginários em nome da “democracia” q se instalara em 2016 e q agora nos atormenta. Também não se esqueçam q foi Toffoli o introdutor de assessoria militar no STF, o mesmo q negou a Lula velar o corpo do irmão.Muitos outros ministros do STF, pra não dizer quase todos empurraram o país para esse lodaçal, mas não o fizeram, claro, sozinhos, mas c o auxílio luxuoso do mercado, da grande imprensa e do congresso. Por isso também soa como falsa essa rivalidade entre bolsonaristas e judiciário, visto q o STF trouxe essa gente do sarcófago e q o embate entre ambos assemelha se a uma encenação q esconde, na verdade a luta pelo butim e pelos holofotes oferecidos pelo mercado, o verdadeiro leviatã tupiniquim

  6. O jogo da especulação patrocinada por Campos Neto precisa ser investigado pelo TCU, MPF e PF com urgência. Tem muita gente envolvida nisso. É para ontem!

  7. Se eu fosse um bilionário mimadinho mamador na teta do governo(huuuum gotosooo)estaria todo orgulhoso do meu menino pois fez um astronômico oti mo trabalho !!!

  8. Em termos Nassif.

    O governo erra desde o início em manter essa meta absurda de 3% de inflação.

    Uma meta razoável seria 5% e +-2%. Pq o governo não a altera, permitindo assim uma selic mais razoável ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador