Alexandre de Moraes e as respostas polêmicas: “a imprensa inventa”

Sabatina deve terminar por volta das 20h30 desta terça, seguida de votação. Presidente do Senado, Eunício Oliveira, também pretende concluir votação do plenário imediatamente depois
Jornal GGN – Em sabatina, o indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por Michel Temer, Alexandre de Moraes, negou ter trabalhado para a facção criminosa PCC, sobre as acusações de ter recebido R$ 4 milhões de empresa alvo da Operação Acrônimo disse ser “invenção da imprensa” e disse não existir “desmonte” da Lava Jato pelo governo.
Até o momento, foram quase seis horas de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Sobre a Operação Lava Jato, tema recorrente e de interesse dos senadores, sobretudo os aliados e a cúpula peemedebista, Moraes minimizou as críticas contra o governo e sua atuação frente ao Ministério da Justiça.
Questionado sobre as mudanças que ocorreram na Polícia Federal desde a sua entrada, disse: “Não há desmonte [da Lava Jato]. Todos os delegados que saíram foram motivados por pedidos. Temos que lembrar que eles têm uma carreira”, disse.
Entre os interessados no tema Lava Jato, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) criticou os parlamentares, afirmando que era preciso “abandonar a disputa política” na sabatina. Sobre os questionamentos de que Moraes no STF é uma tentativa de Temer de atuar a favor de sua cúpula e governistas, uma vez que o novo ministro herdará a revisão da Lava Jato, Aécio disse que é preciso “superar essas sabatinas e ultrapassemos essa disputa menor, político-partidárias”.
Ainda, criticado por atuar na defesa de tucanos e do PSDB, Alexandre de Moraes disse que se julga “absolutamente capaz de atuar com absoluta imparcialidade, absoluta neutralidade dentro do que determina a Constituição”.
Não comentou outros temas delicados, como a atuação da Polícia Militar de São Paulo, durante manifestações no período em que era secretário estadual de Segurança Pública, a sua relação de atuação na advocacia para o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e sobre a sabatina informal no barco do senador Wilder Morais (PP-GO).
Sobre a acusação de ter advogado para o PCC, disse que um deputado estadual solicitou a seu irmão, vereador e cooperado da Transcooper, uma garagem emprestada para uma reunião, em 2014. Nesse encontro, estavam presentes duas pessoas investigadas por ligação com o PCC.
“Absolutamente nada ficou comprovado em reação ao deputado, à Transcooper, que emprestou a garagem, muito menos nada em relação ao escritório. Primeiro que [o escritório] não sabia da reunião, segundo nada sabia em relação à garagem”, disse o ministro licenciado de Temer.
“Não tenho absolutamente nada contra aqueles que são, que exercem a advocacia dentro das normas éticas e legais em relação a qualquer cliente, inclusive o PCC. Jamais fui advogado do PCC e de ninguém ligado ao PCC”, completou.
Sobre as acusações de ter praticado plágio do jurista espanhol Francisco Rubio Llorente, afirmou que a história foi “inventada” por um candidato reprovado de concurso público, disse que a reportagem da Folha de S. Paulo foi “maldosa” e que a viúva do autor teria sido “induzida pelo repórter” a se manifestar sobre o plágio.
“A imprensa inventa o que bem entender”, disse, também, sobre a acusação de ter recebido R$ 4 milhões da JHSF, empresa alvo da Operação Acrônimo, e que teve a investigação arquivada monocraticamente pelo ministro do STF, Luiz Fux, sem aprofundar quaisquer apurações.
Outro tema polêmico, ao ser questionado se ele foi o escolhido de Temer para “estancar a sangria” da Lava Jato, desviou e respondeu, por outro lado, que é contrário ao vazamento de informações das investigações, como a Lava Jato. “São criminosos. Seletivos ou não, a legislação não permite”, disse.
“Não tenho relação com essas gravações, nem ministro eu era. Não poderia saber que seria indicado, nem da fatalidade que aconteceu com o ministro Teori Zavascki”, continuou.
A sabatina de Alexandre de Moraes deve ser concluída por volta das 20h30 desta terça-feira. Após as perguntas e respostas, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) votará a indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF), em procedimento secreto, bastando seu nome ser aprovado por maioria simples.
Em seguida, se aprovado pela CCJ, uma nova votação secreta ocorre no Plenário do Senado. O presidente da Casa, Eunício Oliveira, já manifestou que pretende fazer esta votação ainda hoje (21). Neste caso, precisará da aprovação de, pelo menos, 41 dos 81 senadores para ocupar o cargo no Supremo.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Barra pesada. E parece q vai

    Barra pesada. E parece q vai piorar antes de melhroar....

    pra quem dizia q não tinha tanque na rua (entao nao era golpe): no rio, ja tem tanque e os milico já tão matando gente na rua. Largando o dedo, provando q não deveriam estar ali..

    não vai levar 21 anos de novo.

    BRASIL, corrija seus erros: reDILMA-se!

  • Baita cretino: dizer em

    Baita cretino: dizer em discurso eleitoreiro em sua terra "natal" pessedebista não foi vazamento? Pobre país de merrecas. Mentiroso contumaz, aí estão seus plágios, não se constrange em jurar-judas. Mais um sacana a enlamear a (in)justiça. Deverá ter o gabinete - sempre - lotado dos demais ministrecos acumpliciados.

  • Si hay dedito del Temer, soy contra (em portunhol dilmático)

    Não tenho a menor simpatia pelo indicado ao STF. Mas é melhor não ir fundo nessa "gafe" de que a imprensa inventa porque essa é a tese  de 9 entre 10 blogs ditos de esquerda ou progressistas. Não é essa a crítica quando se fala dos jornalões, do PIG, da Globo, do Estado, da Folha, etc.? É tudo mi-mi-mi normal de antigovernista. Se o Temer nomeasse o Papa Francisco, o coitado ia tomar pau do mesmo jeito. Mesmo que nomeasse o Ze Eduardo Cardoso a esquerda iria torcer o narizinho.

  • Kojak está no $TF por mérito, não de favor político

    É por conta de seu Notável $aber Jurídico e de sua Conduta Ilibidinosa que o home chegou lá.

    E viva a meritocracia! E viva a Republiqueta das Bananas!

    Como diria o Bardo:

    "Uma coisa é um país
    outra um ajuntamento. Uma coisa é um país,
    outra um regimento. Uma coisa é um país,
    outra o confinamento.

    Mas já soube datas, guerras, estátuas
    usei caderno "Avante"
    - e desfilei de tênis para o ditador.

    Vinha de um "berço esplêndido" para um
    "futuro radioso"
    e éramos maiores em tudo
    - discursando rios e pretensão. Uma coisa é um país,
    outra um fingimento. Uma coisa é um país,
    outra um monumento. Uma coisa é um país,
    outra o aviltamento.

    Deveria derribar aflitos mapas sobre a praça
    em busca de especiosa raiz? Ou deveria
    parar de ler jornais
    e ler anais
    como anal
    animal
    hiena patética
    na merda nacional?"

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago