As explosões nervosas do presidente afastado da Câmara

Jornal GGN – O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) perdeu o controle. De seus correlegionários, do maior bloco parlamentar informal – o Centrão, além de antigos aliados e do próprio governo Temer, que o veem como ameaça. Após o seu papel no impeachment da presidente Dilma Rousseff, a grande imprensa, em outra frente, abandona de vez qualquer possibilidade de apoio a Cunha. Nos últimos remates para se blindar, o peemedebista teria avançado no jogo de chantagens: se não fosse salvo, levaria com ele 150 deputados federais, um senador e um ministro do interino.
De dentro do PMDB, o movimento é para que o presidente afastado da Câmara dos Deputados renuncie ao mandato. A influência parte de articuladores do governo Temer, preocupados com as ações do peemedebista respingarem, ainda mais, na imagem do interino, até em gestos de vingança contra Michel Temer e o PMDB.
De acordo com reportagem desta segunda (13), do Estado de S. Paulo, a avaliação do Planalto é de que Cunha se tornou um fator que só atrapalha o governo.
Mas o tempo a ser suportado por outros parlamentares, na mira de ameaças diretas e indiretas de Eduardo Cunha, por meio inclusive de seus aliados, parece estar com dias contados. Na semana passada, deputados do Centrão, por exemplo, grupo que o peemedebista ajudou a criar, o aconselharam a renúncia “pelo bem do governo do presidente”.
A resposta recebida pelos parlamentares foi um descontrole de Eduardo Cunha. Aos gritos, disse que “jamais tomará essa atitude”. O desespero manifestado pelo deputado foi visto por seus antigos aliados como sinal de enfraquecimento, colocando em risco o apoio em seu processo de cassação em Plenário.
Não foi a única reação agressiva de Cunha.
Segundo coluna publicada no Estado de S. Paulo, neste domingo (12), o presidente afastado da Câmara deixou seu recado. “Mandou avisar a Michel Temer que, se não for salvo, leva com ele para o fundo do poço 150 deputados federais, um senador e um ministro próximo ao interino”. A publicação também havia adiantado a reação raivosa de Eduardo Cunha aos membros da Câmara e a quem recomenda a ele a renúncia como saída: “ouve um palavrão e a explicação de que, se o fizer, será preso”.
A sustentação de Eduardo Cunha no processo de cassação que tramita no Conselho de Ética é, hoje, garantida por essa rede construída sob intimidações.
O hoje presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), que politicamente se construía contra posicionamentos de Cunha – a exemplo do impeachment da presidente Dilma Rousseff, em que votou pela sua permanência -, tornou-se fiel escudeiro de Cunha. Mesmo sem divulgações de que Cunha teria praticado ameaças ao parlamentar, Maranhão enfrenta hoje processos de investigação na Lava Jato e poderia receber, facilmente, um processo de cassação como moeda de troca.
A visão, agora, dessa mesma base de apoio é que a “criatura se tornou maior que o criador”, teria afirmado um líder do Centrão. Para tirar de cena o risco que Eduardo Cunha traz a grande parte dos parlamentares da Câmara – e que agora reproduziu em palavras diretas à Michel Temer -, os deputados vêm agindo na chamada “operação mão do gato”, em referência ao gesto do animal de bater e retirar a pata imediatamente, e às caladas.
Depois que o bloco de nanicos se viu consolidado na Câmara, os deputados querem agora manter o poder sobre as pautas da Casa e, ao mesmo tempo, afastar os riscos e ameaças de Cunha, com a sua cassação.
Mas, em opções que também não desagradem o parlamentar. Tentariam aprovar a pena mais branda ao peemedebista, na opção ofertada pelo aliado João Carlos Bacelar (PR-BA), em proposta no Conselho, e por Arthur Lira (PP-AL), em outra frente na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ), substituindo a cassação definitiva por uma suspensão de três meses.
Leia mais:

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Uma das grandes incognitas da

    Uma das grandes incognitas da vida politica atual é porque Cunha quis ser Presidente da Camara e tornar-se um alvo tão evidente, quando poderia ter continuado como todo poderoso sendo apenas lider do PMDB. Como ele não percebeu que

    se tornaria vulneravel como Presidente da Camara, sendo ele um operador inteligente, experiente e esperto?

    • Meu caro, não subestime a

      Meu caro, não subestime a vaidade humana.

      Num ambiente permissivo como aquele ela se revela de forma ostensiva e ousada.

      Poucos são capazes de controlar os seus apelos, principalmente quando agir nas sombras já não é suficiente.

    • Outra ...

      Caro AA,

       

      outra que eu tenho é por que o Temer fez o mesmo? Alias, por que ele foi o escolhido para ser o vice? para esta eu acho que os demais caciques nao queriam por a cabeca pra fora e levar tapas.

      So' que o Temer nao tem as mesmas caracteristicas do Cunha que voce mencionou.

      sds,

       

      Onkoto

       

      • DónkosÔ?

        Onkonto apontou para quê temer Dokonsô?

        De um lugar onde a classe jurídica num põe a mão nem o dedo. Os golpes são muitos. Se falhar na Câmara, vai à PGR, volta para Moro, vai MPF, se não der, vão ao TSE, tá tudo armado lá!

        É um projeto intenso para dedrrubar.

        O encontro de portugal com serra serra seraCONDOR, foi a cuurrutela, a sabatina, o encontro da caverna, da taberna, dos tabelões, dos leões e com dedos dos donos que querem que serrem a petrobrás inteira e entrguem aos senhores donos de tudo sentando mandando dá!

        Assim, será! Qui est Serrás!

        E nós, nós vai pra rua. É o cipó de aroeira no lombo de quem mandou dá!

        Volta Querida, volta, por favor!

        Sinão, d'onkto, doqueuvim, num sei pronkovô!

        E se os laser de infra-vermelho da Estação espacial queimou a estação de lançamentos de foguetes no Marnhão e as favelas de SP? O presidente da FAPESP dando veredicto que não! Foi acidente!

        • No caso de Alcântara não

          No caso de Alcântara não foram lasers de infravermelho, o mais provável é que tenha sido um girotron de alta potência na faixa de ondas milimétricas (microondas). Havia navios suspeitos por perto...

          A última informação que tenho dessas coisas é que produzem potências de pico de gigawatts (um bilhão de watts).

    • Assinale
      Assinale a alternativa correta:
      ( ) Porque quer o "pudê", como Sarney.
      ( ) Pelos mesmos motivos pelos quais Al Capone não se conformou em ser um chefinho de bairro.
      ( ) Porque não rouba para viver, vive para roubar.
      ( ) Porque não sabe fazer outra coisa.
      ( ) Porque dízimo é pouco para ele, "trabalha" com percentuais em outro patamar.
      ( ) Porque segundo suas convicções e interesses, o homem é o lobo do homem, e ele tem orgulho de ser o filho da pátria alfa.
      ( ) Porque, tal como Maluf, não dispensa nem picolé de criança.
      ( ) Todas as afirmações acima são verdadeiras.

  • Tô aqui tentando entender uma

    Tô aqui tentando entender uma coisa. O Sujeito está chantageando publicamente, todo mundo. Ou me protegem ou eu deduro a putaria toda.... O que faz o MPF e O STF? Aguardam a decisão dos chantageados. Imagina se Cunha tivesse sequestrado familiares dos que ora, ameaça e disesse que só devolviaos reféns se fosse absolvido. OMPF e STF esperariam a votação sob pressão e acatariam o resultado, alegando decisão legítima do Legislativo, é isso???????? QQ decisão que o Conselho de ética tome está viciada. O país está vendo a chantagem... até a mulher do cara já tá ameaçando as pessoas. Com certeza, tem a´´i muito mais gente do Judiciário e MPF que do Legislativo e Executivo.

    Moro tá com medo da concorrência. O único cara que pode enterrar a corrução no Brasil é o Cunha. Devia cag... e andar pro Moro e fazer  delação em vídeo e postar nas redes pq, duma certa forma, ele está sendo chantageado pelo Judiciáriio. Se for esperto, grava a delação e joga nas redes. Podemuito bem se mandar com mulher e filha do Brasil só guardando uns dois ou três pra caguetar, qdo já estiver longe, com sua famiglia. O Cunha não é o gênio do crime? Como tá nessa situação ridícula, nas mãos dos bobalhões da Farsa Tarefa? Mete o pé na porta, Cunha! Tu não é o cara? O Caixa2 de Jesus? Moro não vai prender sua mulher pq no dia seguinte o STF e a Globo travam ele. Tudo cenário. Estraga tudo, logo! Anima essa novela que já tá ficando tão chata que a Dilma que era o poste é que está respondendo pelos melhores momentos da trama. Joga areia nessa farofa, cunha. essa LsvaJato já tá tão chatinha que eu já tô torcendo pelo Cunha.

    • Um dos seus melhores comentários!

      e olha que há muita concorrência!

      De fato PGR/LV estão chantageando o Cunha, um dito mestre na arte da chantagem. Será que ele vai miar?

  • Como se os capangas de Dom Corleone fossem entregar o chefe

    Conseguem imaginar o 367 deputados entregando seu chefe mafioso, sou capaz de apostar em queima de arquivo, esse homem não vai ficar vivo muito tempo!!!

    • Achei o mesmo, com 150 vai ficar muito difícil achar quem ...

      Achei o mesmo, com 150 vai ficar muito difícil achar quem pagou o pistoleiro!

      Ou vai ter um acidente!

      • Criminosos tem muita sorte

        PC Farias se suicidou

        A modelo mineira do mensalão TUCANO, foi assassinada e não descobriram os assassinos até hoje.

        O ex assessor do DETRAN do RS Marcelo Cavalcante, ao ser indiciado, se suicidou em BSB

        O Paulo Preto não foi abandonado na estrada.

        A Mirian Dutra sumiu do noticiario

        O Zé bolinha e as ambulancias camaradas.

        E o Moro nunca foi TUCANO.

    • E ele deixaria esta possibilidade a descoberto?

      Alguém que viveu ativamente do episódio "PC Farias" não teria suas bombas acionadas? Quantos teriam que queimar além dele? Vingativo, ardiloso, psicopata... são tantos os atributos que devem até ter receio que a queima traga um estrago ainda maior.

      • O problema é que deve ter alguns que não há documentação.

        O Cunha deve ter uma série de provas documentais que comprometem grande parte dos 150, porém deve ter alguns que é só prova testemunhal, logo estes são os mais perigosos, pois acabando com a testemunha acaba com a prova!

    • PC ?

      Ta armado o script para "suicidarem" com ele:

      Abandonada pelo marido e prestes a ser presa por Moro a jornalista...

  • Só o MP e o STF é que não
    Só o MP e o STF é que não estão curiosos para saber tudo o que o Cunha vive dizendo que tem pra falar.

    • Verdade. Não querem nem saber

      Verdade. Não querem nem saber o que os Cunha tem a dizer. Se Imelda Cunha fosse mulher de petista já estaria no pau de arara ou em sessões de afogamento.

      Cunha e a Família vão ter o mesmo destino dos Farias. Melhor gravar logo o video pras redes. O esquadrão evange-sionista maçônico, vai passar o cerol.

  • O enterino e o STF protegem Cunha

    Prezados,

    Poucos têm a coragem de afirmá-lo, muito menos por escrito. Mas a verdade é que a turma do golpe (alto comando no exterior e no País - PGR , PF, sérgio moro e muitos outros do PJ, o PIG, a oligarquia plutocrata e, claro, o STF) dá proteção, blindagem a Eduardo Cunha. Se o STF não fosse conivente com as canalhices de Eduardo Cunha para perpetrar o golpe, não teria levado mais de três meses para aceitar denúncia contra o deputado e muito menos permitido que esse deputado presidisse a Câmara Federal , colocasse em votação pautas-bomba contra o governo de Dilma Rousseff, fizesse chantagem explícita a esse governo legítimo, acatasse um pedido infundado de impedimento da presidenta e conduzisse esse processo a toque de caixa, com sessões à noite e nos finais de semana, culminando com aquele circo de horrores do dia 17 de abril.

    Apenas depois de EC realizar esse serviço sujo, o lento relator do processo contra o deputado julgou apropriado que ele fosse afastado da presidência da Câmara e do mandato parlamentar, por usar o cargo em benefício próprio e para se livrar da cassação no conselho de ética; mesmo assim esse afastamento é 'de fachada', pois EC continua no comando da Câmara e do governo enterino. Teori e os outros ministros do STF fingem que não é com eles, dizendo que não poderiam interferir noutro poder da república; a hipocrisia dos ministros do STF é tal que podemos afirmar que o caráter deles não vale uma pitade de fumo; de forma totalmente inconstitucional e ilegal, Delcídio Amaral, então senador, foi mandado encarcerar por Teori Zavascki eoutros da côrte, depois de ser pego numa ratoeira que lhe armaram o filho de Nestor Cerveró, a PGR e o próprio STF. Por gravações muito mais comprometedoras, o senador Romero Jucá sequer foi exonerado da cadeira de ministro do Planejamento. Na semana passada vimos o militante do PSDB-MT, gilmar mendes, encenar um teatro de quinta categoria com o PGR rodrigo janot. Apenas os tolos, incautos, ingênuos ou de má-fé se deixam levar por essa encenação. A impunidade do alto tucanato vivo já esta acordada e garantida entre as instituições burocráticas do Estado que participam da trama golpista : PF, PGR e PJ, com destaque para o STF.

     

    • Alto comando no exterior deve estar preocupado...

      Se Cunha for  condenado, e se ele falar, as poderososas forcas no exterior que o orientaram ficarao sendo conhecidas, tambem.  Por isso, devem estar agindo por tras do pano para barrar sua condenacao.

  • "leva com ele para o fundo do

    "leva com ele para o fundo do poço 150 deputados federais"

    Como assim, ele quer 50% de desconto?

    Nada disso seu moço, o preço continua a ser 300 picaretas.

  • Como ele tem um projeto

    Como ele tem um projeto próprio que é claramente conservador, pensou ter poder para construir toda essa confusão e tirar o PT do poder e, quem sabe, "herdar" uma vice-presidência.

    Seu êrro foi não prever que o min. público suíço o dedurasse. Foi aí que ele dançou. Pois se dependesse de qualquer instituição tupiniquim ele ainda estaria tranquilo...

  • Caro Nassif
    Oba, tomara que o

    Caro Nassif

    Oba, tomara que o pau quebre entre eles.

    Mas considero como a prisão do Sarney entre outros, como uma mentira para pegarem o Lula, assim como essa do Cunha.

    O negócio, é o Lula, Dilma, o PT e o massacre aos direitos sociais, fora outras coisitas básicas, tipo Pré Sal.

    Saudações

  • Colhe-se o que se planta.

    No final o modus operandi do Cunha e de seu exército parlamentar é o mesmo, pois têm o mesma meta: poder hegemônico parlamentar, pauta retrógrada, etc. A diferença é que como Cunha maximizou a propina de muitas campanhas, tornando-se o "rei do seu pedaço". O que Cunha pode não ter se dado conta, por auto-suficiencia ou vaidade, é que no final sempre tratou com figuras do naipe dele, que podem fazer qualquer coisa para se dar bem. Inclusive se unirem para derrubá-lo.Colhe-se o que se planta.

Recent Posts

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

14 minutos ago

Concessão de terras e combate ao MST foram fake news do Bolsonaro

Ceres Hadich conta à TVGGN que concessão de 420 mil terrenos foi apenas um contrato…

27 minutos ago

Anarriê, alavantú XXVI – O espermatozoide que invadiu o Banco Central do Brasil, por Rui Daher

Como os espermatozoides são únicos, independentes, as taxas de juros no Brasil também o são…

47 minutos ago

O senador Romário continua oportunista, mesmo fora do campo, por Percival Maricato

Romário e cia conseguem emplacar outra CPI, para o mesmo fim: investigar a corrupções na…

1 hora ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Mais um desafio para o CNJ e para o CNMP. Se não for enfrentado desaparecerá…

2 horas ago

Universidade de Columbia ameaça suspender estudantes pró-Palestina, mas manifestantes resistem

Ocupação teve início em 18 de abril, após a prisão de 100 manifestantes em Nova…

13 horas ago