Comissão no Senado aprova CPI da Petrobrás, Metrô e Porto de Suape

Jornal GGN – O texto da base governista para a CPI da Petrobrás – que adiciona investigações sobre os metrôs de São Paulo e sobre o Porto de Suape – foi aprovado em votação simbólica pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O clima foi de tensão.

A Comissão acatou o entendimento do relator, presidente do Senado, Renan Calheiros, de que uma CPI pode tratar de fatos diversos, havendo jurisprudência no Supremo Tribunal Federal e na Lei das CPIS (Lei 1.579).

A reunião correu entre os argumentos divergentes. A bancada oposicionista, com a mesma justificativa levada ao Supremo Tribunal Federal – que invocou a jurisprudência de esfera do Judiciário para protocolar um mandado de segurança, a fim de garantir a instalação da CPI para investigar exclusivamente a Petrobrás – afirmando que fere o direito da minoria de fiscalizar o governo. A bancada governista, alegando que o pedido de CPI solicitado pela oposição trazia fatos desconexos.

A senadora Gleisi Hofmann (PT-RR) acusou de usarem a CPI “com objetivos eleitorais”, provocando o desgaste político do governo diante das campanhas à presidência.

“No fundo, no fundo, a oposição não quer uma CPI contra a Petrobras ou da Petrobras, quer a CPI da presidenta Dilma, do governo da presidenta Dilma”, disse o senador Jorge Viana (PT-AC).

“Os órgãos de Estado estão todos funcionando e todos investigando, mas, por ser um ano eleitoral e por ser uma CPI política e não investigativa, volta à mesma matéria”, afirmou José Pimentel (PT-CE), referindo-se às apurações de Pasadena levantadas em 2009.

“Aprovar uma CPI para investigar e misturar Petrobras, porto e metrô, é não querer fazer nada”, disse o senador Pedro Simon (PMDB-RS), criticando a decisão de Renan.

 “Estratégia governista acaba por canonizar a oposição representada por aqueles que querem eliminar a soberania brasileira no petróleo”, defendeu Roberto Requião (PMDB-PR), e acrescentou: “o governo se desgasta de forma tola, ao se opor a uma investigação que será feita, queira a base ou não, porque o Supremo vai se pronunciar nesse sentido”.

A afirmação de Requião refere-se às estratégias que a bancada de oposição vem traçando para combater o relatório de Romero Jucá (PMDB-RR).

Ontem (08), um grupo formado pelos senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Álvaro Dias (PSDB-PR), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Pedro Simon (PMDB-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), José Agripino (DEM-RN), Mendonça Filho (DEM-PE) e Cristovam Buarque (PDT-DF), e pelos deputados Domingos Sávio (PSDB-MG) e Paulinho Pereira (Solidariedade-SP) atravessou Praça dos Três Poderes rumo ao Supremo Tribunal Federal.

O objetivo era manter na esfera da Suprema Corte a garantia da instalação da CPI para investigar exclusivamente a compra da refinaria de Pasadena (EUA) e outras denúncias de irregularidades da estatal.

Sobre o assunto, a senadora Gleisi Hofmann adiantou que os governistas entrarão também com um mandado de segurança no Supremo, pedindo a anulação da CPI da oposição.

A Comissão rejeitou uma proposta governista: a investigação de superfaturamento de convênios de órgãos estaduais e municipais para compras com recursos da União.

Ainda vai a Plenário do Senado a decisão de abertura da CPI para investigar a Petrobrás, a refinaria de Abreu e Lima (PE) e as licitações de trens e metrôs de São Paulo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

38 comentários

  1. Hoje nem vou assistir os
    Hoje nem vou assistir os telejornais, porque a choradeira tucana será colossal, irritante e persistente em todos os canais. Ponto para Dilma, que muitos pensavam estar morta e derrotada. Os ataques pessoais à presidenta serão tão previsíveis quanto a ilegal e acintosa descriminalização do trafico de meia tonelada de cocaína no helicóptero do “mano” do Aécio Neves. Os jornalistas farão de tudo para defender as carreiras dos tucanos e do candidato deles. Ha, ha, ha…

  2. Ontem,  o filho do Roberto

    Ontem,  o filho do Roberto Marinho foi ao Palácio………Audiência fora da Agenda……..Será que o Malungo foi levar o DARF ?????????rsrsrsrsrsrsrs.

    • Entregou os pontos

      Um passarinho me disse que foi confessar a falta de influência e operacionalidade para reverter o atual quadro de denuncias e transformá-las em fatos irrelevantes e olvidáveis.

      Ou seja, a discussão sobre o mau uso do dinheiro do povo vai continuar presente na agenda de candidatos e cidadãos que não se conformam em serem surrupiados pelos que devem gerir a coisa pública.

      Vivemos em tempos interessantes.

  3. Não vejo problema nenhum em

    Não vejo problema nenhum em fazer cpi do metro e porto sei la onde. Até porque já se sabe que as empresas envolvidas foram useiras e vezeiras dos mesmos métodos em licitações da união, não é mesmo? Então para o aposição é fácil trazer o fato análogo disso e ninguem pode reclamar.

    O que me incomoda é o governo com ampla maioria que já poderia ter instalado cpi pra isso não tê-lo feito e ao fazer isso agora junto com a cpi da petrobrás demonstra apenas querer encobrir a sujeira.

     

    • Ah sim. O PT deve se

      Ah sim. O PT deve se comportar com uma vestal e esperar ser massacrado. Pois o que essa turma do Aócio quer é só achar deslizes na Petrobrás, da época do PT claro, e deitar e rolar. Eles não querem moralizar p. nenhuma. Querem apenas desgastar a Dilma e de quebra arrumar argumentos para privatizar a Petrobrás.

       

  4. CPI é um instrumento da

    CPI é um instrumento da minoria e é sempre política.

    A partir do momento em que, na base da malandragem, a maioria passa a ter direito de desvirtuar qualquer CPI, o instrumento deixará de ser o que deveria, um direito da minoria.

    Nenhuma CPI será jamais instalada se prevalecer a possibilidade da maioria infla-la com assuntos desconexos.

    Manobra tosca que vai voltar na cara do governo

    O PT  deve cada vez mais ao “satã” PMDB, depois não adianta chorar…

     

  5. A senadora Gleisi Hofmann

    A senadora Gleisi Hofmann está sendo porreta na defesa do governo. Se os parlamentares homens do PT não fazem o que deveriam, temos uma mulher que faz.

  6. CPI

     

     

     

    Aloysio Nunes declarou que é a ” ditadura da maioria ” .

    Quer dizer que a minoria deve vencer ??

    É uma politicagem safada de todos os lados . A petrobras e o povo é que pagam o pato . O cidadão já está saturado dessas tais CPIs que só servem de palanque eleitoral .  O nu falando do esfarrapado .

    • Não. CPI é um instrumento da

      Não. CPI é um instrumento da minoria, não da maioria.

      Por isso CPIs são criadas com uma minoria de assinaturas.

      Mas é difícil de explicar para quem quer defender o governo a todo custo.

      E não vou nem falar da questão do ‘objeto definido’….

      Enfim, é o PT desmoralizando mais uma ferramenta da democracia. Típico.

  7. Mais uma CPI pra boi

    Mais uma CPI pra boi dormir…vai terminar como a CPI do Cachoeira….pois todo mundo de todos os partidos tem o rabo preso……principalmente do PMDB, que esté em todas….e para o s PtTstas que colocaram o metrô e Alstom/Siemmens de SP, só se esqueceram  que vão começar a vazar dctos do metrô de Brasília e do Agnelo….

     

  8. Acompanhei pela TV Senado.
    Acompanhei pela TV Senado. Inclusive me surpreendi com a posição aparentemente rebelde do Senador Requião.
    É visível a má vontade da situação, mas reclamar de objetivo político é chover no molhado. Afinal lá não se faz outra coisa. E, penso ainda, que a CCJ corre o risco de ser desautorizada pelo STF.
    Não faz sentido ampliar o foco se a situação tem maioria para criar CPI paralela para fustigar a oposição.
    Mas há coisas nebulosas tanto no caso Pasadena como no caso do Metrô de SP que precisam vir a público.

  9. Reallmente essa senadora

    Reallmente essa senadora Gleisi Hoffmann é uma voz que não deveria estar ausente no Senado, porque em tão poucos dias que retornou ao Plenário já fez uma baita diferença, como uma mulher de fibra, que tá se lixando para as caras feias de seus opositores. Cheia de argumento, sem sair de sua elegância, está incomodando, e muito, os trogloditas. Estes são tão fervorosos quando sozinhos e muito moleques se juntos. Hoje mesmo reuniram-se aloysio Nunes, Aécio Neves, entre outros, para tentarem diminuir as falas dos governistas, sempre com piadas incômodas, num total desrespeito. Nessas horas, como nas CPI’s havidas, a turma da pesada age como se o espaço de atuação dos diversos parlamentares fosse deles apenas. O PT e a base governista não faz contraponto a esses procedimentos de baixarias, mas deveria se impor mais, e mostrar a quem ver a televisão que eles não são menores. 

    Por fim, é uma pena que a senadora citada precise se ausentar do Congresso para se candidatar. Fará muita falta ao Governo. Essa mulher tem tanta força que nem duvido seja capaz de governar o País.

  10. Estratégia acertada do governo

    Como cidadão acho lamentável ver que o governo e oposição não possuem a verdadeira intenção de averiguar a existência ou não de crimes praticados contra o bem público.

    Se o governo tivesse essa intenção já teria criado há muito tempo a CPI do Metrô de São Paulo, da Privataria Tucana, apurado a “suposta” sonegação de impostos da Globo etc etc.

    Por outro lado, diante do partidarismo dos grandes veículos de comunicação, a decisão foi acertada. Se forem criadas CPIs separadas, uma da Petrobrás e outra do Metrô, por exemplo, adivinhem qual será a única que será exibida dia e noite nos jornais e nos noticiários: Petrobrás.

    Uma CPI que abarque mais temas diluirá parte do poder de fogo do PIG.

  11. Se é prá investigar a fundo…
    Comentei rapidamente no Fora de Pauta de hoje, este assunto, que para mim, vai acabar como sempre acabou, em todas as CPIs das quais lembro: em pizza.
    E se realmente, houver imprecisões que justifiquem punições a funcs e/ou ex-funcs. da Petrobrás, que tenham cometido alguma improbidade administrativa que causara prejuízos à nação, que se puna e que essas pessoas, devolvam o que hipoteticamente tenham desviado, da nossa estatal, desde que a mesma coisa ocorra, com os envolvidos nas relações entre os governadores e seus staffs, nos governos paulista e pernambucano, nestes casos que tambem estão na mídia, que envolvem irregularidades nos metrôs(e as compras de equips.) e no Pôrto de Suape, sobre os quais existem tantas ou mais irregularidades, quanto na Petrobrás, e com o agravante de que ao contrário da estatal, estes prejuísos não foram revertidos..

  12. Serra e Alckmin vão ser presos nesta CPI

    Esta CPI só vai terminar na eleição de 2018. Espero que com o Serra e o Alckmin presos, na Papuda, na mesma cela.

  13. Qualquer decisão que atenda a

    Qualquer decisão que atenda a OPOSIÇÃO no STF, será um convite a TODA BANDIDAGEM PLANETÁRIA A USAR O STF COMO BALUARTE DA IMORALIDADE!

    Por que toda MARACUTÁIA É IGUAL PERANTE A JUSTIÇA, ATÉ QUE PROVE QUE É DO PSDB…

  14. que mulher danada..

    essa Gleise é danadinha, hoje botou os tucanos no bolso na sessão do Senado já colocando em prática a diretriz que lula deu na entrevista aos blogueiros: fazer o debate político ou seja, se querem guerra terão guerra..muitos aqui já clamavam porisso, demorou mas finalmente o PT se moveu..

  15. “Aprovar uma CPI para

    “Aprovar uma CPI para investigar e misturar Petrobras, porto e metrô, é não querer fazer nada”, disse o senador Pedro Simon (PMDB-RS)”…Estará senil o Senador ? Se o PSDB, PSB, DEM…esperneiam…é sinal que tem “gato na tuba”. Vamos investigar tudo…, principalmente São Paulo e Suape. Quem não deve…, não teme.

  16. Agora começa a campanha eleitoral…

    Agora começa a campanha eleitoral…

    E a caça aos petistas.

    Eita povo que roba. Só que vão deixar o dinheiro para os netos. O dinheiro está bem escondidinho debaixo do colchão.

     

  17. Cogito sobre denuncias

    Fico a me perguntar qual o tamanho da força tarefa que existe hoje para abafar as denuncias feitas por descontentes, ou meros curiosos que tomaram conhecimento de ilícitos e não se locupletaram a contento.

    Deve ser um aparato monumental a censurar a internet, pois a mídia é cooptada, mas que deve ter muita informação correndo por aí, pois um bilhão de Dólares são mil milhões de Dólares e um milhão de Dólares são mil mil Dólares, que mesmo com o Carry Trade comendo solto por terras brasilis, ainda são mais de dois mil realis, ou seja, muita grana em muitas maracutais, que parou nas mãos de muitos poucos, mas que é do conhecimento de muitos mais.

    Vai dar encrenca!

    • Rss e a censura no blog

      Aqui mesmo no Nassif já foram várias denuncias e deslises.

      Imagino o que não está chegando nas mãos dos deputados. Falar em chantagem aqui é até bobagem.

      • A candidatura Requião – Ciro é a solução

        Têm legitimidade e tarimba suficiente para coordenar as apurações sem que a complexidade do Brasil, que está agora fragilizada pelas denuncias, se comprometa ainda mais e ameace o Estado de Direito.

        É a hora da responsabilidade, abrir mão de interesses menores pelo bem do País e do Povo, na verdade, o que separa o verdadeiro patriota do vendilhão canalha.

  18. Essa vai ser a grande

    Essa vai ser a grande oportunidade de abrir a forceps a caixa preta da roubalheira de São Paulo. É inacreditável que lá, em todos esses anos de governo do psdb nenhuma cpi foi autorizada, todas foram barradas pela tropa de choque de Alckmin e Cia. Até no Tribunal de Contas do Estado tem um cara indicado pelo governador que está enterrado até o pescoço nas maracutaias do governo paulista, e ninguém fala nada. Além disso eles contam com a blindagem da mídia brasileira, que não critica nada da gestão tucana. Então, ai chegamos a esta oportunidade única de entrar, abrir com força e expor ao distinto público a enorme  quantidade de sujeira escondida nas diversas gestões tucanas. Os tucanos levaram um drible sensacional, esperavam colocar o governo nas cordas com o caso da Petrobras, mas inesperadamente vão ter que encarar uma devassa nos malfeitos dos governos de São Paulo e Pernambuco. Valeu, Gleisi e bancada do PT. Agora temos que ir bem fundo, entrar pesado, com extremo rigor, sem pena, sem contemplação, para revelar ao povo quem verdadeiramente são eles, que posam de vestais, mas se escondem atrás da mídia.

  19. Mas claro, baseado na

    Mas claro, baseado na “jurisprudência” do STF em condenar apenas petistas, a oposição foi lá bater na porta dos togados. O argumento é esse mesmo, “exclentíssimos ministros, a jurispridência é investigar exclusivamente governos petistas”. Os senhores mesmos que a determinaram.

    Se o supremo estivesse sob a “maioria de circusntâncias” da época da criminalização do PT em curso, a oposição seria atendida em todas suas vontades.

    Mas como está mais equilibrado, eu espero que o STF diga “voces estão querendo fazer CPIs uns contra os outros, e não querem investigar a sério coisa alguma, ambos, oposição e governo. Então deixem de agir como crianças pedindo que a mamãe escolha um la do e resolvam entre voces”

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome