CPMI tentará responsabilizar o próprio governo Lula pelos atos golpistas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Nas mãos da oposição, a Comissão tentará tornar o alvo da tentativa de derrubada de poder o responsável pela mesma

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro no Congresso não deverá investigar a rede bolsonarista que fomentou, financiou e organizou as invasões às sedes dos Três Poderes. Nas mãos da oposição, a Comissão tentará tornar o alvo da tentativa de derrubada de poder, de alguma forma, o responsável pela mesma.

Na noite desta segunda-feira (27), a oposição ao governo Lula conseguiu assinaturas de 189 deputados e de 33 senadores para criar a CPMI “com a finalidade de investigar os atos de ação e omissão ocorridos no último dia 08 de janeiro nas Sedes dos Três Poderes da República, em Brasília”.

O resultado obtido foi a reação dos opositores a Lula, a partir do momento que o governo entendeu que uma investigação dentro do Congresso não avançaria como as apurações que já tramitam nas Justiças Federais e no Supremo Tribunal Federal (STF), a cada dia revelando e avançado sobre a teia da rede bolsonarista que promoveu o episódio.

A ideia original da CPI partiu da bancada do PSOL, no dia seguinte ao 8 de janeiro, quando deputados do partido começaram a coletar assinaturas para apurar os organizadores e financiadores dos atos terroristas, além de investigar as forças de segurança pública, militares e governo do Distrito Federal.

A medida, inicialmente endossada pelos governistas no Congresso, se viu esvaziada em meio à celeridade do avanço das investigações da Justiça. Ao mesmo tempo, o governo Lula identificou que a CPI aumentaria os conflitos entre os parlamentares, dos quais necessitará apoio de voto para diversas propostas que serão empenhadas na Câmara e no Senado pelo governo federal este ano.

Com o sinal negativo dos governistas, a oposição entrou em campo e viu na CPMI dos atos golpistas a oportunidade para se dissociar dos vândalos, mas também para expor possíveis violações contra golpistas presos e lançar responsáveis externos à cadeia bolsonarista.

Foi o que o deputado André Fernandes (PL-CE), que liderou o recolhimento das assinaturas, admitiu, desviando o objetivo inicial: “Tendo em vista que a prisão de quase 2.000 pessoas foi efetuada um dia após o ocorrido, a instauração desta CPMI se mostra necessária para que não haja injustiça contra aqueles que efetivamente não participaram e não concordaram com os atos de vandalismo.”

Como a própria descrição da Comissão criada nesta segunda traz, a finalidade será “investigar os atos de ação e omissão”, esta última devendo ser o mote dos trabalhos, lançando contraditoriamente responsáveis do próprio governo federal, seja por omissão ou por uma atuação menos efetiva ou tardia na depredação dos espaços públicos.

No documento que justifica a CPMI, os deputados ainda afirmam: “segundo informações publicadas pelos veículos de imprensa, há notícias que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) alertou sobre os riscos de violência na véspera de ataques em Brasília” e “despachos alertando sobre perigo de depredação chegaram a 48 órgãos do governo federal”.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. AS MENTIRAS JÁ BATERAM NO TETO,SERÁ PRECISO ESTIMULAR O ESPÍRITO CRÍTICO NO POVO,ELE SABE Q OS DISCURSOS MENTIROSOS DO PASSADO NÃO PRODUZIRAM AVANÇOS OU COISAS POSITIVAS EM NOSSA SOCIEDADE,O ORGULHO DOS BOLSONARISTAS JÁ ESTÁ SENDO QUEBRANTADO, SERÁ PRECISO RELEMBRAR AS PROMESSAS PASSADAS E MOSTRAR OS FATOS CONCRETOS(INCLUSIVE EM NÚMEROS)DOS ESTUPENDOS RETROCESSOS,ATRASOS EM NOSSO PAÍS,ESSA COISA DE CUBA, VENEZUELA,JÁ NÃO COLA MAIS, NÃO BRINQUEM COM A SABEDORIA POPULAR,ELA FALA POR SI SÓ !!!
    OBS.: SEM MAIS !!!

  2. Como sempre, os bolsonaristas não fazem nada de útil, só tumultuam o país. Só sabem fazer isso: causar desordem, atritos políticos, desarmonia no país. Vão dar um tiro no pé

  3. Direito da “minoria”, mas posto que tem CPI pode ser a chance de expor os financiadores do ato.
    Mas o sr Dino será convocado.
    Chance de expor também o pessoal da “segurança do DF”.

  4. Quer dizer que “segundo informações publicadas pelos veículos de imprensa, há notícias que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) alertou sobre os riscos de violência na véspera de ataques em Brasília” e “despachos alertando sobre perigo de depredação chegaram a 48 órgãos do governo federal”? Vou refrwescar a memória dessas ascharis lumbricoides: “Ontem [sábado, 7/1] conversei com governadores, inclusive que não são do nosso campo político. Queremos que a lei prevaleça e não haja crimes. Estou em Brasília, espero que não ocorram atos violentos e que a polícia não precise atuar. ‘Tomada do Poder’ pode ocorrer só em 2026, em nova eleição”. – Fávio Dino. Quem é o responsável pela segurança no DF? O governo Federal ou o governo distrital?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador