Cunha diz que julgamento das contas de Dilma será político

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Eduardo Cunha, presidente da Câmara, disse nesta quinta-feira (16) que caberá ao Congresso dar a palavra final sobre as contas de Dilma Rousseff em relação ao exercício fiscal de 2014. Segundo o deputado do PMDB, a discussão em torno de uma possível rejeição das contas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) é “supervalorizada”. Isso porque, segundo ele, “pode haver um parecer pela rejeição [por parte do TCU] e o Congresso aprovar. E vice-versa.” O julgamento, ao final, será de ordem “política”, endossou o parlamentar. “O que tem que ser valorizada é a posição que o Congresso vai tomar para votar o parecer da decisão”, disse, segundo informações do portal Veja.

Cunha conversou com jornalistas na manhã desta quinta-feira, para fazer um balanço do primeiro semestre de trabalho do Legislativo. Na ocasião, ele afastou novamente as teses de impeachment infundado da presidente da República. Segundo Cunha, o afastamento pelo Congresso não pode funcionar como uma “tábua de salvação pela impopularidade ou pela ingovernabilidade”. “Essas coisas têm de ser resolvidas na politica, não pelo impedimento constitucional, que é um passo grave. Senão pode acontecer no Brasil o que aconteceu com o Paraguai. E o Brasil não é o Paraguai. Não pode ser assim: você elege e retira depois porque não está bem ou não está gostando”, apontou, de acordo com a Agência Brasil.

Apesar do tom cauteloso em relação ao impeachment, Cunha fez duras críticas à gestão Dilma, afirmando que ela ainda não começou a trabalhar e que ainda não explicou à população qual a finalidade de promover um ajuste fiscal. Ele ainda disse que se não fosse pela articulação de Michel Temer (PMDB), o Planalto não teria conseguido aprovar o chamado pacote Levy. Depois, defendeu que Temer deixe a coordenação política do governo tão logo o ajuste fiscal seja concluído no Congresso.

Além disso, Cunha defendeu que o PMDB só segue como aliado, em tese, porque tem um compromisso com o eleitor. Mas adiantou que a maioria do partido não vê a hora de romper a aliança com o PT. “O PMDB não está no governo. Estão os ministros, mas se pegar a estrutura abaixo é toda do PT. O PMDB não manda nos ministérios. A gente fica com o ônus e não com o bônus.  A aliança não teve apoio de 40% do partido. E esses mesmos 40% continuam contrários ao governo. O PMDB só serviu para votar e nunca para preparar uma elaboração política,” avaliou.

O presidente da Câmara ainda disse que o segundo semestre no Congresso será ainda mais difícil para a presidente. “Aqueles que acham que terão alívio com os deputados de folga, na verdade eles vão ficar duas semanas com o povo no ouvido. O aprofundamento do desemprego vai gerar muita pressão nos deputados no período do recesso. Eles tendem a voltar ainda mais duros. Quando rodo num fim de semana, volto horrorizado. O povo vem falar comigo da situação como está. E o povo vai falar com todos eles. Há uma dificuldade de governabilidade, que pode se agravar muito. É importante que eles saibam disso”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. A Cunha o que é de Cunha, A Cunha, o que pertence a Satanás.

      Cunha não é um bandido político, discordo. Ele é mais um político bandido. E dos piores.

  1. Disse o obvio. Se não fosse

    Disse o obvio. Se não fosse seria no Judiciário.

     então, é ali ou no STF onde o preto é preto e o branco é branco…em tese.

    1. Athos, afinal, isso é notícia

      Athos, afinal, isso é notícia ?  kkk

      Julgamento no Congresso poderia ser o que, se não político ?

      Vamos melhorar a qualidade do que é replicado aqui no blog ?

  2. Justiça doa a quem doer.

    Quando será que o Janot vai finalmente denunciar esse cafajeste? Ele tem que fazer isso agora, hoje. Tem que denunciar os dois – Cunha e Calheiros,  e mais todos os 178 deputados estaduais ligados às construtoras. 

    Se querem derrubar a Dilma, façam justiça antes.  Não podemos aceitar nada menos que isso.

  3. E ai Rodrigo Janot ?

    As palavras desse camarada só dizem uma única coisa : É tudo revanche pelos cargos que ela não deu ao PMDB, para que roubássemos mais e mais. A vingança “sará malígna” ! E aí Rodrigo Janot ? Uma presidente ser impedida pelo que ela não deu ao partido coligado ? Pode isto ?

  4. Fala sério,  ele acha que sua

    Fala sério,  ele acha que sua pessoa e o PMDB são a última bolachinha do pacote. Não faz diferença, pois quando a Dilma precisa de aprovar algo tem que ficar negociando cargos e nem assim a bancada toda vota a favor, então qual a diferença de, sem aliança, continuar negociando com cada um?

  5. Cunha é o terceiro na

    Cunha é o terceiro na hierarquia democrática.

      Como pode estar com essa bola toda ?

         Governo fraco ? 

       Não é esse o motivo.

        O motivo é que NÃO EXISTE GOVERNO.

       ”tipo tipo ” ”mandioca” não vou cair,não, não vou” ”Dilma irá terminar seu mandato” ”eu sou honesta” ” mulher sapien”

          E uma infinidade de barbaridades faladas , mais a incompetência, arrogância do erro, incrivelmente incapaz  de ouvir NINGUÉM…

                      Dá nisso.

     

     

  6. Alô alô @MPF_PGR
    O
    Alô alô @MPF_PGR
    O @DepEduardoCunha segue confundido sua situação pessoal (bandido procurado pela Justiça) com o cargo que tem na Câmara.

  7. Cidadania

    Alguem entre os leitores saberia dizer se há algo que nós possamos fazer?

    Vamos passar um abaixo assinado pedindo o impeachment dele, por falta de decoro parlamentar, por abuso de poder, pela ficha suja!

    Acredito que as condições adversas atuais só podem ser revertidas pela acão da cidadania. Na política e na economia.

    1. Tem razão

      E penso que na falta de uma liderança forte como agora com um Executivo enfraquecido, tem-se que fortalecer o Judiciário, o PGR, o MPF. Janot está sendo vilmente ameačado por essa corja Collor, Cunha e Renan. Inadmissível.

  8. Cunha disse o óbvio: o

    Cunha disse o óbvio: o julgamento será político. Não precisava o achacador que preside, por enquanto, a Câmara Federal dizer isso, pois os mais atentos e bem informados já sabiam. O resto do discurso é para impressionar e chantagear o governo. Seja no TCU, no TSE, no Parlamento ou no STF, o julgamento será político. Rodrigo Janot e outros vaidosos do MPF  já deveriam ter pedido ao STF para autorizar os também vaidosos da PF, a realizar “visitas de cortesia” às propriedades de Eduardo Cunha. Ou o PGR e os policiais federais querem apenas manchetes na mídia e chances de dirigir os carros de luxo do Collor? Onde está aquela tornozeleira eletrônica que Rodrigo Janto sugeriu ter encomendado para Eduardo Cunha?

  9. Cunha sentiu o tranco da ação do PGR e partiu para o ataque

    O recado de Janot foi bem claro. Ele, Renan e Collor são farinha do mesmo saco: a quadrilha do finado PC Farias. Impressionante como esses caras sobreviveram à renúncia de Collor e vêm conseguindo se eleger, reeleger, comandar bancadas, sempre na base da ética da bandidagem.

    Dos três, Cunha é o mais esperto e o mais resiliente. Todo oposicionista, todo revoltado, todo golpista, todo indignado contra o PT trabalha para ele se tornar o presidente ou o 1º ministro. Quem acha que Aécio vale alguma coisa nessa história é muito burro.

    Na crise política de hoje, só há 2 saídas: ou Dilma ou Cunha. Ou Democracia ou Golpe. Quem é contra o PT é contra o Brasil.

  10. Para “entendedor” reclamão,

    Para “entendedor” reclamão, APENAS ISSO, tem que tirar Dilma porque o eterno corrupto, pmdb, não deixa ela governar. Quer dizer: vamos tirar a não corrupta e deixemos os corruptos assumirem porqur Dilma tem que negociar com o partdo que sempre governou esse país. Ao inves de lutar para derrubar o bandido que assumiu a presidencis da câmara, no COSTUME dos acomodados reclamões que NUNCA APONTAraM UMA SOLUÇÃO, apenas chororo, lutar contra o grande bandido nao é opção. Derrubar, pedir para uma presidenta sair e deixar a bandidagem assumir, é o obvio para os bundões  Quando renan era monistro da justiça(fhc) alguem viu algum bundão falar algo do corrupto pmdb? Acho que muitos homenzinhos desse país, estão sentindo-se reclacados por ter uma mulher comandando esse país. Se assumir o bandido da câmara ou do senado, nenhum problema, né? NUNCA IRÃO RECLAMAR ou golpear . O rabinho ficará entre as pernas, porque derrubar mulher deve fazer parte  da ideologia masculina do vira-lata latino. Vão tomar vergonha nessa cara e começar a lutar pró país e impedir que bandidos etertnos derrubem uma mulher que foi torturada para que vocês pudessem ser livres.

  11. Ou seja, a Câmara rejeitará

    Ou seja, a Câmara rejeitará as contas e ele dará seguimento ao processo de impeachment.

    Teremos novo presidente e novas eleições.

    Está tudo certo.

  12. Não vejo nessa fala do Cunha, de todo, uma “ameaça”

    Vejo mais como como um recado direto, ao TCU, para lembrá-lo de que é órgão acessório do Legislativo e não tem lá essa “otoridade” toda. Isso é bom! Melhor ainda se os funcionários do TCU lembrassem disso, na hora em que buscam protagonismo na imprensa como se fossem “vestais do reino”, quando tem lama até nas cuecas, que dirá nas botas.

    Mas claro… “tudo tem um preço”.

  13. Julgamento político!

    Isso transcende o CERTO E O ERRADO além do que os JUIZES serão ALGOZES SEM ESCRÚPULOS!

    É GOLPE DE ESTADO!

    Tão feio quanto foi o Golpe Militar!

    É declaração de GUERRA CIVIL!

  14. Chii, malandro! O cara já

    Chii, malandro! O cara já abriu as cartas antes de começar a rodada! Quer dizer que se o TCU aprovar as contas, o congresso, recheado de ilustres parlamentares podem, eles, rejeitarem essas contas?

    Que cara lento! Por que não coloca já em votação a rejeição das contas? Ou não deu tempo para fazer antes do recesso?

  15. Os ovos de Cunha estão fitando

    Ultimamente, deu de mandar recados e ameaças. É claro que o  “animal” está acuado. Quer que Dilma e Cardozo interfiram no processo para que política brasileira continue como sempre foi e a “governabilidade”  e a impunidade estejam asseguradas.

    Desconfio que Dilma  aguentará mais uma vez, silenciosa e firme, as  torturas e ameaças. Não defenestrará Janot.  

    O preço é alto, mas pode abrir uma nova página em nossa história.

      1. Não sei se algum dia, José…

        …as portas estiveram fechadas. A política talvez seja a arte de tornar o inferno habitável (embora certos políticos se esforcem em fazer da vida um inferno).

        *

        Como pode haver tanto movimento nesse repouso e tanto repouso nesse movimento?

         

  16. A cartilha de Eduardo Cunha. . .

    A cartilha de Eduardo Cunha aos seis anos de idade deve ter sido “O Príncipe” de Maquiavel, nunca houve ninguém tão maquiaevélico na política brasileira, nem ACM, nem MALUF, o homem é campeão, fico pensando no que ainda vai dar a estrepolias desse cara.

  17. Uma lata óleo Singer

    Aos que tanta certeza do golpe têm, vai aqui uma sugestão: – uma lata de óleo Singer para usar tanto na limpeza quanto na lubrificação.

    A minha lata já foi comprada.

  18. Achacador Cunha

    Ok. Para bom entendedor, uma palavra basta…

    Forças obscurantistas e do atraso, entreguistas, sabotadores, chantgistas achacadores e “oligarcas de mierda”, mais uma vez, desde seu egoismo, não desejam à Nação aquilo que está escrito no bastião nacional: Ordem e Progresso.

    O Congresso será um dos responsáveis. E se oposição,  midia e judiciário não recuarem na sua loucura, então, preparemo-nos para a guerra civil. De graça, é que não vão levar.

    Só espero, na hora da luta,  que o povo saiba reconhecer quais são os verdadeiros enemigos…

  19. Não há a menor dúvida: são todos pelófilos!!

    Tanto o Congresso Nacional como o Ministério público está cheio de criaturas que nasceram para viver na lama e para jogar lama em toda  a sociedade.  Estamos sitiados por centenas de pelófilos.  Enquanto isto o ministrozinho-que-se-acha-bonitão-cardoso olha de cima de sua petulância não faz absolutamente nada.  No fundo ele também deve ser um pelófilo e pouco se importa com a sujeira que todos vem fazendo no Brasil.  Por sua vez a chefa de tudo só reage quando é atingida por pingos de lama.  Porque tanto temor de ser também tachada de pelófila?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador