Cunha facilita julgamento das contas de 2014 de Dilma

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Eduardo Cunha, presidente da Câmara, prepara a Casa para julgar as contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff e, possivelmente, pedir o impeachment. Para isso, Cunha planeja retomar contas de governos anteriores, que travam a análise dos parlamentares. A informação é da Folha de S. Paulo.
 
Na última segunda-feira (06), o presidente da Casa solicitou um levantamento da situação das contas de governos anteriores, que ainda estão pendentes. “Seu plano é colocá-las em votação quando os parlamentares voltarem do recesso de julho, limpando as gavetas para que as contas de Dilma possam ser julgadas logo que o TCU (Tribunal de Contas da União) concluir sua análise”, divulgou o jornal.
 
Com a chance de auditores do TCU apontarem as irregularidades no balanço apresentado pelo governo, o presidente da Câmara estaria adiantando a participação do Congresso no julgamento, buscando eliminar os obstáculos que atrasariam essa análise. 
 
“Depois que o TCU apreciar e enviar ao Congresso as contas de 2014, a gente começará a análise em ordem cronológica”, disse Cunha, ressaltando que uma manobra é possível dentro do regulamento interno, de que se um deputado pedir o plenário da Câmara aceitar, as contas da presidente poderão ser apreciadas antes. Ele também admitiu que “combinará tudo” com Renan Calheiros, presidente do Senado – assim publicou a Folha.
 
Existem hoje 16 processos pendentes no Congresso. A última vez que os parlamentares julgaram as contas de um presidente foi em 2002, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), aprovando o balanço do tucano. Nenhuma das contas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma foram analisadas pelas Casas. O TCU rejeitou as contas do governo federal apenas uma vez, em 1937, durante a presidência de Getúlio Vargas.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Criam-se dificuldades para

    “Criam-se dificuldades para depois vender facilidades”, não existe um ditado assim? No mais, fico me perguntando: quantos votos cunha e sua patota tiveram na eleição? Dá pra comparar com os mais de 50 milhões de votos diretamente dados em Dilma, já que existem aquelas regras nas eleições proporcionais que fazem com que candidatos com menos votos se beneficiem dos votos dados apenas na legenda ou até mesmo em outros candidatos do mesmo partido? cunha já encheu o saco!

  2. Possivelmente pedir impeachment ?

    Isso é futurologia ou adesão ao PIG ?  Tá muito difícil, um dia vocês publicam uma coisa noutro dia o oposto. Se não sabem, melhor não chutar. 

  3. Nada de novo no front!

    Ou o governo tem alguma carta na manga, que ninguem sabe ou esta postura blasé pode ser o preludio de uma grande tragédia, para todos os brasileiros.

    Os animais de rapina, os predadores ou os contendores das batalhas, sabem que a presa fragilizada deve ser perseguida até o abate final. Não se perde a oportunidade. Os dignos signatarios dda frente de extinção do PT e sua representante maior, ja deram sinais suficientes de que ética ou qualquer moralidade não fazem parte do repertorio que defendem, as coisas caminham inexoravelmente, para nos finalmentes o minimo que pode acontecer é deixar o governo numa situação de maior fragilidade de que ele ja se encontra. Não existe sinal algum de reação a não ser a bravata proferida no exterior, que a bem da verdade não serviu pra nada. A posição equidistante do monarca orgulhoso e acreditando no mandato divino, no fim da monarquia e a sua queda, deixaram uma lição dramatica que os governantes teimam em não apreender.

    É carta na manga ou estamos esperando a coisa acontecer pra ver como que fica?

  4. E Cunha lá quer impedir

    E Cunha lá quer impedir presidente? Ele quer é negociar emendas parlamentares, negociar sua não punição na Lava Jato, cargos em estatais lucrativas, um bom reajuste para o judiciário,  mais verbas de gabinete…

  5. Deixar a cama pronta não é problema
    O problema é que há contas da gestão Lula ainda pendentes de aprovação. Podem matar dois coelhos com uma só cajadada…

  6. O apetite desse político pelo

    O apetite desse político pelo poder é incomparável, é uma patologia.

    O partido dele é da base,  o vice-presidente é do mesmo partido.

    É inacreditável o que esse parlamentar está fazendo contra o governo que deveria apoiar.

    O Boff disse que ele é um bandido político.

    Está sendo investigado na Lava Jato, junto com o Renan.

    Se o Janot não cair e o governo permanecer, há possibilidade real daqueles dois serem bastante incomodados.

    Eles têm que derrubar o Janot e o governo, somente assim terão chance de escapar das garras da lei.

    A população não tem  informação suficiente para entender o que está acontecendo nesse país.

    Embora 74% dos brasileiros, conforme pesquisa, não queiram financiamento privado para eleições ( e o caso da Petrobrás mostrou a desgraça que isso é para o país ), o Cunha e seus comparsas conseguiram aprovar esse financiamento.  

    E o grande aliado do Cunha é a grande mídia, que trucida a mente das pessoas com tanta manipulação 24 horas por dia, ininterruptamente, especialmente a partir de junho de 2013, quando os fascistas conquistaram o passe livre nesse país.

    QUEM VAI PARAR ESSE  VEÍCULO DESGOVERNADO E SEM FREIOS?

     

     

     

  7. Isso pra colocar no poder Aecio ou Eduardo Cunha.

    KKK … esse golpe é eterno . Esses caras só sossegam quando derrubarem a Dilma e acabarem com Lula . Isso pra colocar no poder Aecio ou Eduardo Cunha.
    O que é que o povo pensa de ter um desses dois no poder ? Pensam quier terão um país melhor do que temos agora ?

  8. Os personagens ai da foto não morrem nunca, existem há séculos

    Artistas como Gustavo Doré, Hornoré Daumier, Bosch e tantos outros, cada um no seu tempo, mas atuais como nunca, retrataram de forma fiel os ilustres fotografados na foto que ilustra o post

    O poder do medo na obra A Nau dos Loucos, de Bosch (1450-1516) 

    Presos por séculos aos escândalos

    Detalhe de um Quadro de Bosch

    “(…) Reduzidos a lacaios inconscientes, percebo-nos iguais aos tripulantes da “Nau dos loucos” de Bosch. Nosso medo nem é mais objetivado ao pos mortem. Não é Satã o objeto do medo, mas fomos tomados pela incosciência da própria vida, vivificados por prazeres fugazes. Assim, vejo que nunca seremos felizes. Pois a felicidade, antes de tudo é a total ausência do medo. Principalmente do medo de ser feliz(…)”

    Saiba mais

    https://gustavomutran.wordpress.com/2010/03/23/o-poder-do-medo

     

     

  9. Vai ser o teatro do ano, vão

    Vai ser o teatro do ano, vão aprovar as contas dos compadres e reprovar a conta dos adversários, além do mais deputados vigaristas respondendo a vários processos serão os juízes.

    Não duvido o povo encher o saco dessa corja e botar fogo no país de vez.

  10. Povo nas ruas e porradas

    Povo nas ruas e porradas nesses putos corruptos.

    Vão da golpe na pqp.

    Bando de ladrão, hipócritas, vendilhões, safados !

    A injustiça não prevalecerá !

  11. Tudo como dantes no quartel de abrantes

    O parlamento na descrição de Honoré Daumier

    Gustavo Doré também registrou eeses tipos imbecilizantes (

    http://trimano.blogspot.com.br/2014_06_12_archive.html)

     

    “(…) A destruição é mais fácil porque é irmã gêmea da entropia. Destruir é simplesmente favorecer o curso natural das coisas. Aquele que destrói tem ao seu lado o aliado da probabilidade. Como acender um fósforo em um armazém de pólvora. Já quem constrói tem contra si as tendências naturais. Assim, neutralizar a destruição e perpetuar a vida e a felicidade é criar ordem e harmonia onde impera o caos e a insignificância. O que exige muito trabalho. Consome muita energia. Produz lágrimas de esforço. Por isso são coisas tão improváveis. E portanto extremamente valiosas. E por isso a maldade e o caos reinam soberanos.”

    Engraçado, gostei deste texto, vou deixar o link aqui, depois leio cm atenção

    https://zeocit.wordpress.com/2011/03/13/memorias-parte-dois

     

     

     

     

  12. Os dirigentes do PT e do

    Os dirigentes do PT e do governo federal ainda não se deram conta de que estão diante de um elemento capaz de qualquer coisa para atingir seus objetivos. Se trata de um psicopata, sem qualquer escrúpulo ou sentimento de culpa, e que não medirá esforços para chegar a primeiro ministro num parlamentarismo meia boca que pretende implantar, em conluio com tucanos e demos, após derrubarem a presidenta Dilma. Só o povo nas ruas poderá deter esse golpismo em curso, que reúne o congresso, parte da PF, do MP, o TCU, Gilmar Dantas no STF, o complô do Paraná do delegado-juiz Moro, além da mídia golpista, Globo à frente, que costura e sustenta essa aliança demoníaca.

    Se o governo federal quiser sobreviver e ganhar apoio popular, precisará fazer política, o que significa mudar os rumos do governo. Lançar um pacote do BEM, em favor dos de baixo, porque este pacote neoliberal de Levy está gerando desemprego, recessão, queda nos salários, cortes nos direitos dos trabalhadores e impopularidade ao governo. Tudo o que os golpistas precisam neste momento para destruir o pouco que resta da democracia brasileira.

    O governo Dilma corre o risco de cair com reservas externas de 400 bilhões de dólares, com um mercado interno ainda funcionando, com políticas sociais de grande alcance, mas sem nenum poder de comunicação com o povo brasileiro e total incapacidade de se articular politicamente com os movimentos sociais, com as forças políticas e com o povão brasileiro, através de propostas que atendam suas demandas. Acordem, Lula e Dilma! E façam política porque vocês (Dilma e Lula estão inseparáveis neste caso) foram eleitos pela maioria do povo brasileiro para isso. Depois que derrubarem o governo não adianta choradeira vazia de quem não teve coragem e capacidade de enfrentar o golpe quando pode fazê-lo. Chega de amadorismo, com este ministro da justiça totalmente incapaz para enfrentar a crise atual do Brasil – sem falar nos outros ministros  da articulação política do PT que simplesmente desapareceram. 

  13. Histeria contaminante

    Ultimamente o que mais encontramos seja no PIG, blogs coxinhas e também nos progressistas são os oráculos do golpe. Está ficando chato demias ler as matérias como se já fossem  favas contadas essa situação.

    Menos, essa histeria está ficando constrangedora e irritante, depois quero ver a mesma coragem para virem aqui justificar por que não deu certo o tal golpe.

    1. ministerio

      Pode não dar em nada, mas tambem pode e ja esta dando, ataques, ameaças constantes contra o governo, tudo publicamente, é evidente que não interssa para uma oposição, que não tem programa algum, um ambiente ameno e que de tempo ao governo se recuperar politicamente, abem da verdade estão sendo coerentes, a estranheza é com o mutismo e a paralisia do governo, a impressão 1ue passa é que o Brasil não sofre crise alguma, parece que vivemos na mais harmoniosa democracia e que td vai muito bem.

      É oito ou oitenta ou o governo se torna um demagogico populista ou desaparece num mutismo inexpicavel, ja disseram que ate existe um ministerio da comunicação? 

  14. De um presidente da Câmara

    De um presidente da Câmara ex-amigo de PC Farias, pode se esperar tudo. Agora, que é uma vergonha para o RJ eleger um indivíduo desses deputado federal..

  15. EEssa foto é o inverso da

    EEssa foto é o inverso da SANTA CEIA, lá era Jesus Cristo e os 12 Apóstolos, aqui é o DEMO e seus seguidores.  XÚ COISA  FEIA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador